• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DA ABENDI JANEIRO/2017 A DEZEMBRO/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DA ABENDI JANEIRO/2017 A DEZEMBRO/2018"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA

DIRETORIA DA ABENDI

JANEIRO/2017 A DEZEMBRO/2018

Diretoria

Presidente - João Gabriel Hargreaves Ribeiro (PUC-Rio) Vice Presidente - Pedro Feres Filho (Mistras)

Angelo Alberto Bellelis (Bellelis Cia. Consultoria) João Trofino (Uniforja)

Oswaldo Rossi Junior (Inter-Metro)

Conselho de Administração

Presidente - Vicente Abate (Abifer) Afonso Mamede (Sobratema)

Angelo Alberto Bellelis (Bellelis Cia. Consultoria) Armando Juliani (Siemens)

Carlos Donizetti Correa Madureira (Cieme Engenharia Eireli) Clayton Moura de Oliveira (Magnaflux)

Edson José Eufrásio (Vallourec)

Fernando Antonio Rodrigues Monteiro (TechnipFMC) Fernando Jardim Mentone (Concremat)

Gonçalo Maria Santos Marques Pimentel (ISQ) Jorge Eduardo Teles de Azevedo (Furnas) Robson Pedroso Manão (Tenaris-Confab)

Sérgio Damasceno Soares (Petrobrás - CENPES)

Conselho Fiscal

Cláudio Ricardo Hehl Forjaz

Fernanda Cristina Laczko Gebrael de Moura (Metal-Chek) José Carlos Paioli (SERV END)

(2)

2017

 Recebida visita do Centro Integrado de Formação Tecnológica de Angola (Cinfotec) com o objetivo de estreitar o relacionamento e discutir eventuais possibilidades de ações conjuntas.

 Realizada a 100ª Reunião da Comissão Setorial de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas em 16 de fevereiro.

 Firmado convênio voltado ao desenvolvimento de pessoas, qualificação e certificação de empresas e profissionais com a Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva – ABRATT.

 Assinado Convênio de Cooperação com a Associação Brasileira de Energia Eólica – Abeeólica para promover as melhores práticas de segurança, inspeção e monitoramento de condições dos equipamentos e componentes utilizados no setor.

 Renovado acordo entre Abendi e ASNT o qual prevê a cooperação em eventos, com a participação de representantes das duas entidades em congressos no Brasil e nos EUA.

 Firmado acordo com a Associação Colombiana de Soldagem e END – Acosend para promover o intercâmbio de experiências entre ambas entidades, com foco na qualificação e certificação de pessoas.

 Realizado o 3º Encontro de Profissionais Certificados em END para discutir as situações do mercado de trabalho e dos próprios profissionais.

 Realizada a 14ª COTEQ, de 15 a 18 de maio, no Rio de Janeiro, com a presença de aproximadamente 900 pessoas. Realizadas 64 palestras, 20 mesas-redondas e painéis, 138 trabalhos técnicos, 3 conferências e 40 expositores.

 Realizado o XX Encontro do Comitê Setorial Mercosul de Normalização, com a participação de especialistas argentinos e brasileiros, em maio, no Rio de Janeiro, durante a 14ª COTEQ.

 Representantes da Abendi, Abraco, Abraman e FBTS reúnem-se com o INMETRO, no Rio de Janeiro, para propor melhorias com base nas dificuldades atuais do cenário e elaborar plano de ação.

 Realizado o 2º Seminário de Acesso por Corda durante a 14ª COTEQ, com duas premiações: Campeonato de Fotos Radicais e o Prêmio Abendi Destaque no Ano em Acesso por corda.

 Firmado Convênio de Cooperação Educacional e Tecnológica com o Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Ceará – IFCE, o qual tem como principais objetivos: estimular o ensino dos END na região; promover a qualificação e certificação de professores; difundir a tecnologia de END e Inspeção e reunir profissionais e especialistas através da realização de eventos.

 A Abendi, através de seu presidente, João Gabriel Hargreaves Ribeiro, esteve representada no Encontro Anual da Associação Alemão de END – DGZfP, em Koblenz, noroeste da Alemanha.

(3)

 A Abendi esteve presente ao evento sobre Corrosão, em Alagoas, através de seu representante regional, Jarbas Cabral Fagundes.

 Definidas ações conjuntas com a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais Explosivos e Agregados – Abimex, em reunião realizada na sede da Abendi.

 A Abendi tornou-se Regional do Comitê Brasileiro da Qualidade – CB 25 da ABNT. A função da Regional é ser um braço do CB 25 e colaborar com o desenvolvimento de normas sobre sistemas de gestão da qualidade, tecnologias de suporte e avaliação da conformidade.

 Realizado o 7º Encontro de Profissionais Níveis 3, dia 1 de dezembro, em São Paulo – SP.

 Firmado Acordo para potencializar as ações da Abendi com os Portais de Saneamento Básico e Tratamento de Água de forma a permitir uma interação para divulgação, nos sites e demais veículos, informações sobre cursos, eventos e atividades em geral voltadas ao tema de saneamento básico.

 Apresentadas, pela sra. Alessandra Alves, as atividades de normalização da Abendi ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, sra. Renata Matsumoto, Chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho – Segur.

 Realizado o Encontro Anual sobre Certificação de Competências Pessoais em Atmosferas Explosivas, com público aproximado de 100 pessoas, realizado em Santos – SP.

 Participação da Abendi, através de stand, no Congresso Internacional de Radioproteção Industrial, realizado no mês de setembro, em Goiânia – GO.

 Realizada palestra sobre ENDs aplicados à eficiência industrial, pelo Gerente do Bureau de Certificação, Eng. João Rufino Teles Filho, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, em Fortaleza.

 A Abendi, através de seu presidente João Gabriel Hargreaves Ribeiro, participou da Conferência da Federação Ásia-Pacífico para END – APFNDT, em Singapura.

 Firmado Convênio de Cooperação Técnica/Institucional com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP, assinado durante a realização do Rio Pipeline, no Rio Janeiro – RJ.

 Abendi esteve presente na Conferência Anual da Associação Americana de END – ASNT, em novembro, em Nashville – EUA, através de seu diretor executivo, João Antonio Conte.

 Realizado o 21º Encontro Mercosul de Normalização, na sede da Abendi, em São Paulo – SP.

 Realizadas palestras em Universidade.

- Durante a Semana Nacional de Engenharia, na UniSant´Anna - Durante Workshop de END, na Universidade de São Paulo - USP

 Faleceu o sr. Baldev Raj, aos 71 anos, colaborador da área de END & Inspeção na India.

(4)

 A Solenidade Anual de Confraternização da ABENDI ocorreu em dezembro, na sede da Associação e o Prêmio ABENDI 2017 foi concedido à Sra. Maria Izabel Lackzo Gebral – Metal Chek.

2018

 Assinado Protocolo de Cooperação com o Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT)

 Reunião com representantes do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN, na sede da Abendi, para discutir formas de apoiar a comunidade tecnológica envolvida com o tema.

 Desenvolvido Projeto Piloto entre a Abendi e a Vale – Unidade Maranhaense para ministrar curso de nivelamento de ultrassom para trilhos e soldas, para profissionais do setor de manutenção preditiva de via permanente.

 Realizado Workshop de Acesso por Corda, na Instalação Autorizada Rope, em Canoas – RS.

 Enviada carta à diretoria da Petrobras, juntamente com Abraco, FBTS e Abraman, solicitando reunião para discussão da situação de profissionais certificados.

 Recebida visita de Kleber Grasso, representante do Instituto Invoz, no sentido de promover a difusão dos ENDs no Parque Tecnológico de São José dos Campos – SP.

 Participação na Conferência Anual da Associação Alemã de END – DGZfP, em Leipzig/Alemanha.

 Recebida visita do Diretor do Centro de Coordenação de Estudos, Comandante Rogério Prado Lima de Souza e o Capitão de Fragata Antonio Augusto Murat Torres, da Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico, ambos da Marinha do Brasil, para discutir formas de cooperação entre as instituições.

 Candy Hong, Gerente Comercial da SIUI, localizada em Shantou, principal fabricante de ultrassom da China, visitou a sede da Abendi.

 Representantes do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – IBP e Comissão Regional de END e Inspeção da Abendi – CORENDI, reúnem-se na Bahia para apresentarem as novidades da área de inspeção.

 Recebida visita de Arny Berenson, Diretor Executivo e David Bajula, presidente do Conselho de Administração da Associação Americana de END – ASNT com o objetivo de estreitar o relacionamento entre as entidades.

 Participação na 12ª Conferência Européia de END realizada em Gothenburg, Suécia.

 Participação da segunda reunião da Frente de Entidades da Área Nuclear – FASEN, durante encontro realizado no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSI, em Brasília – DF.

(5)

 Realizado o CONAEND&IEV 2018, de 27 a 29 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo – SP, com a participação de 1000 pessoas, 350 visitantes, 95 palestras e 77 trabalhos técnicos.

 Promovida reunião com ASNT durante CONAEND com o objetivo de atualizar o plano de ação entre as duas entidades.

 Grupo Brito & Kerche tornou-se Sócio Patrocinador da Abendi.

 Participação na Conferência da Associação Americana de END - ASNT, em Houston – USA, no período de 28 a 31 de outubro.

 Assinado Protocolo de Cooperação com o Instituto de Engenharia.

 Realizada auditoria pelo ICNDT – International Committee for NDT no período de 19 a 21 de novembro.

 Realizado o 8º Workshop de Examinadores e Instrutores de Acesso por Corda, em Curitiba, nas instalações da CERRO Engenharia, dias 25 e 26 de novembro.

 A Solenidade Anual de Confraternização da ABENDI ocorreu em 6 de dezembro, na sede da Associação e o Prêmio ABENDI 2018 foi concedido ao Sr. Amilton Carvalhal, ex-Presidente na gestão 1997/1999 e atualmente Diretor de Produtos na Mistras South America Ltda.

(6)

Treinamentos 88 treinamentos reconhecidos END e Inspeção 51 treinamentos reconhecidos RAC 1.773 1.344 2017 2018

(7)

Eventos

13º Encontro Regional de END e Inspeção ConaEnd&Iev 2018

Campeonato de END e Inspeção NDT Aerospace

4º Encontro Anual Abendi sobre Atmosferas Explosivas Workshop de Radioproteção Industrial

(8)
(9)

Normalização 10 2 2017 2018

 77 reuniões

 770 participantes

Em 2018:

Acervo de Normas ONS-058

162 normas produzidas

(10)

Comissões e Comitês

Participantes em Reuniões Reuniões Realizadas 1.901 1.416 2017 2018 210 159 2017 2018

(11)

Certificação

21.635

Quantidade de profissionais certificados

Total de profissionais com certificação SNQC

31.840

Quantidade de certificados

Total de certificações SNQC

Exames teóricos

Total de exames teóricos aplicados

Exames práticos

Total de exames práticos aplicados

2.233 2.130 2017 2018 2.453 2.189 2017 2018

(12)

Recursos Humanos

Número de Colaboradores

63 64

(13)

Comunicação

1.934.644

Visualizações de página

Total de visitas ao site da Abendi

240.042

Total de Acesso Total de sessões Redes sociais 10.800 seguidores 6.868 seguidores 7.567conexões 1.900.938 1.934.644 2017 2018

Referências

Documentos relacionados

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

¾ Segundo nível • Terceiro nível – Quarto nível A FAMÍLIA PROFIBUS A FAMÍLIA PROFIBUS PROFIBUS-FMS PROFIBUS-FMS é a solução de propósito geral para comunicação de

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Foi avaliada a influˆ encia do banco de filtros de an´ alise e do tamanho da janela utilizada no algoritmo de separa¸c˜ ao empregado, para dois ambientes com diferentes tempo