• Nenhum resultado encontrado

Protocolo COVID-19 PROTOCOLO PARA RETORNO DAS ATIVIDADES VERSÃO 1 JULHO /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Protocolo COVID-19 PROTOCOLO PARA RETORNO DAS ATIVIDADES VERSÃO 1 JULHO /"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

@ az u lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

PROTOCOLO PARA RETORNO DAS

ATIVIDADES

VERSÃO 1 JULHO / 2020

(2)

lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

O cuidado com a segurança alimentar dos alimentos e a saúde dos nossos colaboradores e clientes, sempre foram nossas principais preocupações desde que iniciamos nossas atividades anos atrás. Com o surgimento do COVID, uma das áreas mais afetadas com a pandemia foi a alimentícia, fazendo com que, ao nosso retorno de atividades, tenhamos medidas mais rígidas de segurança nas nossas operações. Não só nas áreas de produção, como também, nos veículos que transportamos as refeições e nos locais onde realizamos as entregas das mesmas.

Para ajudá-los nesse momento, nós elaboramos este protocolo de retorno das atividades, fornecendo informações e orientações pertinentes as atividades realizadas, focando na segurança de todos.

Equipe de Nutrição Direção

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

(3)

@ az u lb an an af o o d .c o m .b r

Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

Protocolo COVID-19

O CORONAVÍRUS

O CORONAVÍRUS

<ahref='https://br.freepik.com/fotosvetoresgratis/saude'>Saúde foto criado por freepik

-O QUE É

(4)

lb an an af o o d .c o m .b r

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

Tosse Febre Coriza

Dor de garganta

Dificuldade para respirar Perda de olfato (anosmia) Alteração do paladar (ageusia)

Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia) Cansaço (astenia)

Diminuição do apetite (hiporexia) Dispnéia ( falta de ar)

Em alguns casos, o quadro pode se agravar, evoluindo para insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos por falta de oxigênio, podendo levar o indivíduo a óbito.

Protocolo COVID-19

• SINTOMAS

(5)

@ az u lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

• Toque do aperto de mão contaminada; • Gotículas de saliva;

• Espirro; • Tosse; • Catarro;

• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

COMO É TRANSMITIDO?

COMO É TRANSMITIDO?

Persistência do novo Coronavírus em superfícies Plástico ( 5 dias )

Papel ( 4-5 dias ) Vidro ( 4 dias ) Madeira ( 4 dias ) Aço ( 4-5 dias )

Luva cirúrgica ( 8 horas ) Alumínio ( 2-8 horas )

Fonte: MedScape, 2020

Além disso, o vírus é altamente sensível a detergente ou sabão, e a altas temperaturas (acima de 45º C).

QUANTO TEMPO O VÍRUS SOBREVIVE NAS

QUANTO TEMPO O VÍRUS SOBREVIVE NAS

SUPERFÍCIES ?

(6)

lb an an af o o d .c o m .b r

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.

Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.

Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas. Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.

Protocolo COVID-19

• COMO SE PROTEGER?

• COMO SE PROTEGER?

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

(7)

@ az u lb an an af o o d .c o m .b r

Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados. Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.

Durma bem e tenha uma alimentação saudável. Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes. As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

Protocolo COVID-19

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

(8)

lb an an af o o d .c o m .b r

Local deve estar limpo, desinfetado e organizado.

Realizar um procedimento de limpeza de modo que todos os equipamentos, utensílios, superfícies e instalações sejam higienizados antes do retorno das atividades.

Os produtos utilizados devem estar registrados e regularizados pela ANVISA e/ou Ministério da Saúde (MS) – se atentar ao rótulo do produto.

LIMPEZA

Retirada da parte visível de alimentos e sujeira da superfície (bancada, piso, utensílio, pia e entre outros).

DESINFECÇÃO Remoção dos

microorganismos (vírus e bactérias). Ocorre sempre

após a limpeza.

Protocolo COVID-19

RECEBIMENTO DAS REFEIÇÕES

RECEBIMENTO DAS REFEIÇÕES

No recebimento das refeições entregues pelos nossos motoristas, vale destacar alguns pontos importantes para os colaboradores responsáveis pelo procedimento, realizarem da forma correta.

(9)

@ az u lb an an af o o d .c o m .b r Atenção às recomendações de uso dadas pelo fabricante de cada

produto.

Protocolo COVID-19

Para a limpeza, indicam-se os seguintes produtos: detergente neutro, desengordurantes, limpadores multiuso (sem perfume) e álcool (em concentrações abaixo de 54º);

Para a desinfecção, indica-se o uso de: álcool líquido 70%, água sanitária, desinfetante de uso geral com ação virucida, produtos químicos com ativos específicos – hipoclorito de sódio a 0,1%, alvejantes contendo hipoclorito de sódio ou de cálcio a 1%, iodopovidina 1%, peróxido de hidrogênio 0,5%, Ø ácido peracético 0,5%, quartenários de amônio e compostos fenólicos. As águas sanitárias e alvejantes comuns podem ser utilizados diluídos para desinfetar pisos e outras superfícies, seguindo o tempo de contato de 10 minutos para ação ou conforme indicação do rótulo. Recomenda-se a seguinte diluição para solução de hipoclorito de sódio a 0,1%, que deve ser feita no momento do uso:

Água sanitária: Diluir 2 1/2 colheres de sopa de água sanitária para 1L de água.

Alvejante comum: Diluir 2 colheres de sopa de alvejante para 1L água.

(10)

lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

Obrigatório o uso de máscaras.

Dentro do estabelecimento todos deverão seguir integralmente as orientações sobre o tipo de máscara a utilizar, o uso, a troca e a higienização da mesma, para que seu uso não se torne veículo de contaminação.

O uso da máscara não reduz a necessidade de intensificação dos hábitos de higiene, inclusive da lavagem das mãos e de manter o distanciamento.

As máscaras podem ser nos modelos descartáveis ou de tecido (obrigatório ser de duplo tecido), bem ajustadas no rosto e cobrir totalmente a boca e nariz do usuário, sem deixar espaços nas laterais. No caso de máscaras reutilizáveis (tecido), essas devem ser higienizadas corretamente.

O estabelecimento que optar pelo uso das máscaras reutilizáveis (tecido), deve disponibilizar um kit com quantidade suficiente para as trocas corretas durante o expediente. Um exemplo seria adotar um sistema de cores para cada período de utilização ou marcações para o devido controle e verificações.

As máscaras confeccionadas em TNT podem ser danificadas durante o processo de higienização, por isso, não se recomenda a sua reutilização. As máscaras confeccionadas em tecidos, de algodão ou mistos, podem ser reutilizadas, para tanto, devem ser higienizadas, sendo recomendado, no máximo, 30 lavagens.

(11)

@ az u lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

Lavar em água corrente com sabão neutro e enxaguar;

Deixar de molho em solução de água + água sanitária por 30 minutos (2 colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água);

Enxaguar bem em água corrente e deixar secar naturalmente, evitar torcer com força;

Passar a máscara com ferro quente e guardar em local protegido e limpo

para o próximo uso.

1. 2.

3. 4. 5.

A higienização das máscaras deve ser feita diariamente.

A máscara deve ser lavada separadamente das outras roupas; Caso seja utilizada máquina de lavar roupas, pode-se programar o ciclo completo de lavagem (lavagem, enxague, secagem) de pelo menos 30 minutos com uma temperatura de lavagem de 60ºC. Revisar seu estado frequentemente e substituir sempre que apresentar qualquer dano que comprometa sua função;

Recomenda-se a troca a cada 3 horas de uso ou se a máscara ficar úmida ou, suja. É importante que o colaborador utilize durante o expediente somente as máscaras ou protetores adotados pelo estabelecimento, garantindo que estão utilizando os materiais corretos e mais indicados para sua função;

Higienização das máscaras Higienização das máscaras

Observações: Observações:

(12)

lb an an af o o d .c o m .b r

Visores/face shield: são indicados para colaboradores responsáveis pela distribuição dos alimentos e para os que tiverem contato com prestadores de serviços externos. Se o estabelecimento optar pelo uso dos visores de proteção facial, é necessário utilizar a máscara descartável ou reutilizável comitantemente. Deverá ser disponibilizado álcool 70% ou outro desinfetante de ação imediata para que possam higienizar os protetores com a frequência necessária. Desde que higienizado adequadamente, antes e após o uso, com as devidas verificações, o estabelecimento pode realizar o uso compartilhado deste protetor.

As máscaras deverão estar limpas, íntegras (sem rupturas, rasgos ou furos), com bom ajuste e tamanho suficiente para proteger plenamente o nariz e boca;

O uso de máscaras não poderá ser compartilhado em hipótese nenhuma, exceto os visores, como citado acima;

Evitar tocar na máscara, quando isso acontecer, higienizar imediatamente as mãos;

As máscaras não deverão ser retiradas para falar nem deslocadas para o queixo, pescoço, nariz, topo da cabeça, etc. Caso precise retirá-la momentaneamente para atividades inevitáveis, como beber água, dentre outras, seguir as orientações abaixo – como colocar e como remover as máscaras:

(13)

@ az u lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

Uso de luvas descartáveis

O uso de luvas descartáveis é recomendado em atividades específicas, principalmente com o objetivo de evitar o contato direto das mãos com alimentos prontos para o consumo.

Devem-se utilizar as luvas descartáveis no momento de manuseio das refeições quando chegarem ao local e no momento de distribuição dos alimentos (ao colocar no balcão térmico ou ao montar os pratos dos alunos).

A utilização das luvas descartáveis, não substitui a lavagem frequente e correta das mãos e outros cuidados.

As luvas descartáveis deverão ser desprezadas após o término da atividade, quando o funcionário precisar interromper a função do momento ou se tocar em algo inapropriado com as mãos (rosto, nariz, outros objetos). Não realizando o descarte nesses momentos, o equipamento que serviria como proteção, torna-se um veículo de contaminação.

Higienização frequente das mãos

A higienização das mãos é uma das estratégias mais efetivas para reduzir os riscos de transmissão e contaminação pelo novo coronavírus, entre outras doenças.

3

4

Tossir, espirrar, coçar ou assoar o nariz; Coçar os olhos ou tocar na boca;

Mexer em alimentos crus, como frutas;

Manusear celular, dinheiro, lixo, chaves, maçanetas, entre outros objetos.

Ir ao sanitário;

Retornar dos intervalos.

Os funcionários deverão realizar a higienização cuidadosa e frequente das mãos, principalmente depois de:

(14)

lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

1 Umedeça as mãos e punhos;

2 Coloque sabonete nas mãos já úmidas; 3 Esfregue as palmas das mãos uma na outra; 4 Esfregue cada um dos dedos por completo; 5 Esfregue as unhas nas palmas das mãos; 6 Esfregue a parte de trás das mãos e punhos;

7 Passar a máscara com ferro quente e guardar em local protegido e limpo para o próximo uso.

Higienização dos equipamentos e utensílios

Os equipamentos e utensílios deverão ser higienizados em água corrente, com detergente neutro e desinfetados com álcool 70%. Se possível, utilizar água quente no processo de lavagem.

4

ATENÇÃO

Ao utilizar álcool 70% para a desinfecção dos equipamentos e

utensílios, manter afastado de equipamentos e fontes geradores de

calor, pois podem causar acidentes.

Não devem ser utilizados panos têxteis, mas sim descartáveis (tipo perfex), para a higienização e secagem de equipamentos e utensílios. Após a higienização completa dos equipamentos e utensílios, os mesmos devem ser armazenados em local limpo e protegidos para uso posterior. Caso a unidade tenha balcões térmicos, devem ser higienizados antes e depois do término das refeições. Eliminar toda a água suja, higienizar com água e

Passo a passo da higienização das mãos:

(15)

@ az u lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

ADEQUAÇÃO DO REFEITÓRIO

ADEQUAÇÃO DO REFEITÓRIO

Os alunos devem manter o distanciamento de 1,5 metros na fila; Os talheres, pratos e copos devem estar protegidos;

É recomendável a instalação de barreiras físicas em toda a extensão do balcão térmico (por exemplo: uso de divisórias, como protetor salivar frontal e lateral);

Substitua e higienize os utensílios e superfícies da área a cada 30 minutos;

Disponha os alimentos em menor quantidade e maior frequência de abastecimento;

É necessário conhecer o número de alunos que realizam as refeições no local para organizar previamente os espaços e turnos, com o distanciamento adequado e sem aglomeração de pessoas. A área deve ter ventilação natural, quando possível.

Os assentos nas mesas de refeições devem ser demarcados (como por exemplo, com adesivo) e os alunos devem manter a distância de, no mínimo, 1 metro, preferencialmente em posições diagonais. Todos os alunos e funcionários devem ser orientados a higienizar as mãos antes de entrarem no refeitório (seguir passo a passo citado anteriormente).

Escolas que utilizam o sistema de self-service, devem se adequar quanto à distribuição.

Ofereça os temperos em sachês ou porcione em recipientes higienizados a cada uso;

(16)

lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

Verifique a possibilidade de treinar e designar funcionário para servir. Estes deverão utilizar máscara, máscara tipo visor (face shield), luvas descartáveis, touca para proteger os cabelos e avental. Adotar procedimento de troca de pegadores, conchas, colheres e outros utensílios para servir, com frequência e conforme necessidade;

Os alimentos expostos deverão ficar protegidos com plástico filme ou tampa;

Os utensílios sujos devem ser dispostos em caixas plásticas identificadas para esta finalidade e retirados com frequência para não ocorrer acumulo, correndo o risco de contaminação do ambiente.

Se houver auxílio aos alunos durante as refeições por parte das professoras e auxiliares, devem estar devidamente paramentadas com máscara, touca e luva descartável.

Importante que os responsáveis pelos alunos fiquem atentos para que não ocorra compartilhamento de

(17)

@ az u lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

RECOMENDAÇÕES GERAIS

RECOMENDAÇÕES GERAIS

O estabelecimento deve dispor de planilha específica para anotação das aferições de temperatura dos colaboradores ao chegarem no local de trabalho – a temperatura deve estar abaixo de 37,3 ºC – providenciar termômetro infravermelho específico para essa finalidade;

Orientar e reforçar aos colaboradores o uso de uniformes e calçados próprios somente para o ambiente de trabalho, sem contaminação externa;

Verificar se a vacinação dos colaboradores está atualizada; Devem ser higienizados e desinfetados antes do retorno das atividades: equipamentos de refrigeração, armários e prateleiras da cozinha, balcão térmico (se houver no local), equipamentos gerais, utensílios e todos os ambientes, com foco nas superfícies (cozinha e refeitório);

Ao receber as refeições, acondicionar em superfície já higienizada com álcool 70% e higienizar os potes ou cubas que chegaram. Se for guardar sob refrigeração levar imediatamente a geladeira após a higienização e, se o uso for imediato, retirar o plástico filme e porcionar utilizando luvas descartáveis;

(18)

lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

Sabonete líquido neutro ou antisséptico; Papel toalha branco não reciclável;

Álcool 70%; Água sanitária; Detergente neutro; Pano descartável; Luva descartável; Luva multiuso; Máscara; Touca descartável.

É importante que no estabelecimento sempre tenha disponível os seguintes itens:

Verificar sempre os documentos abaixo e manter arquivados no estabelecimento:

• Certificado de limpeza da caixa d’água e controle de potabilidade da água;

• Certificado de dedetização e desratização; • Certificado de troca dos filtros;

• Atestados de saúde ocupacional dos colaboradores atualizados; • Certificado de calibração dos termômetros.

(19)

@ az u lb an an af o o d .c o m .b r

Protocolo COVID-19

REFERÊNCIAS UTILIZADAS

REFERÊNCIAS UTILIZADAS

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é COVID – 19, de 2020.

Disponível em: <https:

//coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid>.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota Técnica 47/2020 - Recomendações sobre produto saneantes que possam substuir o álcool 70% na desinfecção de superfícies, durante a pandemia da COVID - 19, de 15 de Maio de 2020. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota Técnica 47/2020 - Uso de luvas e máscaras em

estabelecimentos da área de alimentos no contexto do enfrentamento ao COVID - 19, de 03 de Junho de 2020. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota Técnica 48/2020 – Documento orientativo para produção segura de alimentos durante a pandemia de Covid - 19, de 05 de Junho de 2020. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nota Técnica 49/2020 - Orientações para os serviços de alimentação com atendimento direto ao cliente durante a pandemia de Covid - 19, de

02 de Junho de 2020. Disponível em:

http://portal.anvisa.gov.br/documents.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria de Turismo. Protocolos de Retomada COVID - 19, de Abril de 2020.

Referências

Documentos relacionados

Não se esqueça: higienize as mãos antes e após o contato com alimentos, após o uso das instalações sanitárias e contato com superfícies em que várias pessoas tocam

Consulte Utilizar o modo de Hibernação (página 28) para obter informações sobre como pode activar o modo de Hibernação manualmente.. Porque é que não consigo carregar totalmente

promoveu um declínio com a instalação dos prolongamentos, ficando claro que no prolongamento de 60 mm a queda de pressão e o comportamento foi menor nas velocidades média de ar

A Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Nova Friburgo (COMMAM-NF), também Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Vívian

uma análise conjunta dos dados de segurança de estudos clínicos de registro do ácido zoledrônico para prevenção de eventos relacionados ao esqueleto em pacientes com

Os alunos da educação especial devem ser avaliados de forma individualizada quanto ao retorno ou não das atividades presenciais a partir de uma análise conjunta entre os pais,

No Modo de espera, ajusta o volume do telefone e faz uma chamada falsa (mantenha pressionado para baixo); no modo de Menu, envia uma mensagem SOS1. Dependendo do seu provedor

Este produto foi projetado e fabricado de forma a atender às principais demandas e necessidades do consumidor’. Para tanto, é importante que este termo de garantia seja