• Nenhum resultado encontrado

Forte do Bom Sucesso e Museu dos Combatentes. Exmo(a). Sr(a). 10.ª edição, Novembro 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Forte do Bom Sucesso e Museu dos Combatentes. Exmo(a). Sr(a). 10.ª edição, Novembro 2010"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Forte do Bom Sucesso e Museu dos Combatentes

Newsletter

A 28 de Junho de 1914, em Sarajevo, o herdeiro do trono Austro-Húngaro Francisco Fernando e a sua mulher, foram vítimas de um atentado. Este facto serviu de pretexto para o início da Primeira Guerra Mundial. A 1 de Agosto de 1914, a Alemanha declarou guerra à Áustria e a 5 de Agosto, a Inglaterra declarou guerra à Alemanha.

Era o princípio de um conflito sangrento em que Portugal participou, constituindo uma das maiores catástrofes militares portuguesa depois da Batalha de Alcácer-Quibir (1578). Mais concretamente, com a entrada de Portugal no conflito em 1917 e com o respectivo destacamento para a Flandres de um Corpo Expedicionário Português (C.E.P), sob o Comando do General Tamagnini. Dando-se em 9 de Abril de 1918, a Batalha de La Lys (entre o vale da ribeira de La Lys, na região da Flandres, na Bélgica), que foi marcada pela ofensiva ―Georgette‖, uma ofensiva alemã que tinha como objectivo provocar uma profunda desorganização da frente aliada antes da chegada das tropas norte-americanas, o que significaria um devastador ataque ao sector português nos flancos do C.E.P. O ataque alemão deu-se no dia em que as tropas portuguesas tinham recebido ordens, para finalmente, serem deslocadas para posições mais à retaguarda, o que fez com que este ataque surpresa alemão provocasse uma estrondosa derrota para as tropas portuguesas; acrescendo-se o facto das tropas britânicas terem recuado as suas posições deixando expostos os flancos do C.E.P .

No entanto, a resistência lusa a este ataque ficou marcada pelo esforço heróico com que se debateu nos campos da Flandres, evitando que a frente aliada na zona fosse envolvida por um movimento de cerco em ambos os flancos – o que poderia levar ao colapso dos aliados.

Finalmente, em 11 de Novembro de 1918, entrou em vigor o acordo firmado entre os aliados e a Alemanha, pondo um fim há Primeira Guerra Mundial. O Armistício foi assinado por representantes da Alemanha, numa carruagem de caminhos-de-ferro na floresta de Compiègne. O cessar-fogo tornou-se efectivo às 11h, do 11.º dia, do 11.º mês de 1918.

Bem-vindo à nossa newsletter mensal FBS!

Exmo(a). Sr(a). 10.ª edição, Novembro 2010

Iniciando-se assim os preparativos da conferência de paz de Versalhes.

Passados 92 anos do acordo que pôs fim à guerra, a Liga dos Combatentes assinala este evento no próximo dia 13 de Novembro de 2010, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar (no Forte do Bom Sucesso, em Belém), a par das cerimónias comemorativas do 87.º Aniversário da Liga dos Combatentes. Esta será uma cerimónia com Honras Militares, e com especial significado para esta Instituição, uma vez que, foi após a I Grande Guerra que ―os combatentes, animados por um são espírito de fraternidade, sentem o imperativo de se associar para defenderem os seus interesses e ajudarem os inválidos de guerra, as viúvas e os órfãos‖.

Para ficar a conhecer o programa das Comemorações Oficiais, pedimos o favor de consultar o website da Liga dos Combatentes através da hiperligação: http://www.ligacombatentes.org.pt/arquivo_de_noticias/ mais/235

Comemorações do 91.º Aniversário do Armistício, em 14 de Novembro de 2009, no Monumento aos

Combatentes do Ultramar (em Belém).

Notícias

No dia 02 de Outubro de 2010, o Batalhão de Caçadores 1936 — Moçambique 1967/69, familiares e amigos, realizaram o 18.º almoço convívio no Forte do Bom Sucesso. O encontro foi antecedido por uma cerimónia de homenagem e respectiva colocação de coroa de flores pelo Bat. Caç. 1936, no Monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar (no Forte do Bom Sucesso).

Seguindo-se uma breve visita guiada ao Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso. Sendo o almoço/ convívio preenchido com inúmeras histórias, recordações e camaradagem. No final deu-se ainda lugar ao descerramento do quadro do Batalhão, o qual permanecerá na sala do Forte dedicada aos convívios, como já vem sendo hábito, por forma a ilustrar a passagem do Batalhão neste local. A tarde foi dedicada a um passeio mais pormenorizado pelo Forte, apreciando a magnífica paisagem da zona de Belém.

Deposição de coroa de flores e respectiva homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar, pelo Batalhão de Caçadores 1936. Elementos do Batalhão de Caçadores 1936, percorrendo as lápides nominativas e os nomes dos combatentes que tombaram durante a Guerra do Ultramar.

(2)

Newsletter

Em 16 de Outubro de 2010, decorreu no Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso, a comemoração institucional do 87º Aniversário da Liga dos Combatentes. Do programa do evento constou a colocação de uma coroa de flores em homenagem aos combatentes, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, seguido do Hino da Liga; um almoço-palestra intitulado ―A Música de Mozart como benefício para o nosso equilíbrio‖, por José Soares (Membro da Liga); um breve discurso do Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, General Chito Rodrigues, precedido pelo ponto de situação e apresentação do actual programa ―Conservação das Memórias‖ e atribuição de galardões de mérito a funcionários desta Instituição. Acrescendo-se ainda a pré-abertura das exposições — ―Umbelina Ribeiro‖ e ―História da Aviação Militar‖, o lançamento do livro ―Coping e stress traumático em combatentes‖, do Dr. Carlos Anunciação e ed. Liga dos Combatentes e por fim, uma breve demonstração de aeromodelismo realizada pelo Clube Aeromania.

As comemorações honraram com a presença do actual Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello.

Deposição de coroa de flores em homenagem aos Combatentes do Ultramar. Visita à nova exposição permanente do Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso, ―História da Aviação Militar‖.

Endereçamos o nosso convite para que compareça à inauguração oficial da nova exposição permanente do Museu do Combatente — ―História da Aviação Militar‖, no dia 13 de Novembro de 2010, pelas 16h30, no Forte do Bom Sucesso. Com o patrocínio oficial da Liga dos Combatentes.

Convite

Convite para a exposição, ―História da Aviação Militar‖.

Endereçamos o nosso convite para que compareça à inauguração oficial da exposição de fotografia — ―Os Combatentes na I República‖, no dia 13 de Novembro de 2010, pelas 16h30, no Forte do Bom Sucesso.

Com o patrocínio oficial da Liga dos Combatentes e apoio do Centro de Audiovisuais do Exército Português.

Convite para a exposição, ―Os Combatentes na I República‖.

No dia 16 de Novembro de 2010, às 15h, na Livraria-Galeria Municipal Verney/Colecção Neves e Sousa em Oeiras, a Liga dos Combatentes em cooperação com a Cãmara Municipal de Oeiras e a Comissão Portuguesa de História Militar, lançam o 2º livro da colecção ―Fim do Império‖, subordinado ao tema ―Tempo Africano‖, de Manuel Barão da Cunha.

O produto das vendas do livro destina-se à continuidade da colecção.

O livro poderá ser adquirido na Liga dos Combatentes e nas livrarias Barata, Portugal e Oficina do Livro .

(3)

Newsletter

Forte do Bom Sucesso e Museu dos Combatentes

Exposições Temporárias

Publicações

―A Mulher Portuguesa na Guerra e nas Forças Armadas‖, editado pela Liga dos Combatentes, com a coordenação do Coronel Alberto Ribeiro Soares e prefácio do Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues (Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes).

Este é um livro dedicado à Mulher Portuguesa nas duas vertentes que a marcaram nos últimos 50 anos da vida nacional. É a compilação de vários textos de Mulheres que viveram a guerra do Ultramar, quer como enfermeiras pára-quedistas, quer como mães, esposas, viúvas, filhas noivas e madrinhas de guerra. Há ainda espaço para testemunhos na primeira pessoa de Mulheres com serviço num dos três ramos das Forças Armadas Portuguesas, experiências vividas no país e no estrangeiro e homenagens de maridos às companheiras, de filhos combatentes às mães que os apoiavam de longe e de filhas aos pais combatentes.

São mais de uma centena de depoimentos de pessoas que evocam a memória colectiva de um País, que teve grandeza e viveu epopeias e sacrifícios em tempos recentes.

O livro pode ser adquirido na Liga dos Combatentes e nas livrarias — Barata, Portugal e Oficina do Livro (Diário de Notícias - Restauradores).

Capa do livro, ―Mulher Portuguesa na Guerra e nas Forças Armadas‖, ed. Liga dos Combatentes.

Exposição de fotografia, ―Os Combatentes na I

República‖

A par das Comemorações do 92º Aniversário do Armistício, do 87º Aniversário da Liga dos Combatentes e do 36º Aniversário da Guerra do Ultramar, será inaugurada no dia 13 de Novembro de 2010, às 16h30, no Museu do Combatente - Forte do Bom Sucesso (junto à Torre de Belém), a exposição de fotografia ―Os Combatentes na I República‖.

A exposição organizada pela Liga dos Combatentes com o apoio do Centro Audiovisuais do Exército retrata os Combatentes portugueses na I República durante a I Guerra Mundial.

Em Janeiro de 1917, Portugal marcava presença no conflito, tendo destacado para a Flandres, um Corpo Expedicionário (C.E.P) sob o comando do General Tamagnini constituído inicialmente por uma Divisão sob o comando do General Gomes da Costa e posteriormente por Duas Divisões, com efectivos totais de 1551. A cobertura fotográfica destes acontecimentos e da respectiva participação de Portugal apresentada nesta exposição, são de autoria de dois fotojornalistas ao serviço de Portugal – Arnaldo Garcez e Joshua Benoliel. Ambos os autores oferecem fotografias de um panorama rico e completo desde o dia-a-dia do mais humilde soldado, aos momentos de lazer, à convivência com os ingleses em cujo exército se integrava o CEP, sobressaindo-se também imagens chocantes da destruição de estradas, campos e casas, até aos batalhões a caminho da frente de combate, visitas de entidades oficiais, actuação das Damas Enfermeiras da Cruz Vermelha e desfiles do exército português nos Campos Elísios (14 de Julho de 1918). As imagens em exibição são ainda fonte histórica de 1º plano para o estudo da participação portuguesa na I Guerra Mundial, é um forte manancial de informação (e quase único) sobre a intervenção do nosso País neste conflito; de salientar a escassez de investigação que a historiografia portuguesa detém sobre esta temática.

De referir que o trabalho de recuperação fotográfica esteve a cargo do Coronel Conde Falcão.

Corpo Expedicionário Português destacado para a Flandres.

Embarque do Corpo Expedicionário Português para a Flandres.

(4)

Newsletter

Exposições Temporárias

Um dever cívico e uma obrigação moral – Homenagear e ajudar todos os combatentes que outrora serviram Portugal!

Todas as receitas de bilhetes e afins do Museu do Combatente revertem a favor da Liga dos Combatentes, na ajuda a todos os combatentes e respectivas famílias carenciadas.

Os sócios da Liga dos Combatentes têm entrada livre! Inscreva-se como sócio através do website da Liga dos Combatentes.

www.ligacombatentes.org.pt

Faça-se amigo do Museu! Visite-nos no Facebook .

h t t p : / / w w w . f a c e b o o k . c o m / a l b u m . p h p ? s u c c e s s = 1 & a i d = - 3 & i d = 1 0 0 0 0 0 6 9 5 5 3 3 2 8 9 & s a v e d # / p r o f i l e . p h p ? ref=profile&id=100000695533289

Esperamos que tenha gostado e até o próximo mês! Com os melhores cumprimentos,

Catarina Carvalho

Departamento de Comunicação e Marketing Museu do Combatente

Forte do Bom Sucesso, Junto à Torre de Belém 1400-038 Lisboa Tel. 92 738 31 39

E-mail. fbs.marketing@ligacombatentes.org.pt Horário da Bilheteira:

Seg a Domg: 10h—18h

Acessos: Autocarros: 28, 29, 714; Eléctrico: 15; Comboio: Estação Algés. Preços:

Entrada Gratuita: Sócios da Liga dos Combatentes

2€: Crianças até 10 anos; Reformados; Militares; Grupos com marcação para visitas guiadas

3€: Bilhete regular

Visitas Guiadas: mediante marcação prévia e condições a acordar.

Marque visitas guiadas e todo o género de actividades connosco, nós cedemos o espaço e todo o material ao nosso alcance. Não hesite em contactar-nos!

Umbelina Ribeiro.

Umbelina Ribeiro.

Exposição de pintura, Umbelina Ribeiro

Académica de Mérito na Academia Internacional Plattonia de Las Artes y Las Letras, de Plasência, Espanha e agraciada com a Medalha de Prata de Mérito Cultural pela Câmara Municipal do Seixal, a artista plástica Umbelina Ribeiro, expõe o seu trabalho de 16 de Outubro de 2010 a Janeiro de 2011, no Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso (junto à Torre de Belém).

Esta exposição contará com alguns trabalhos realizados desde 2002 até à presente data. Sendo a sua obra caracterizada por uma estética abstracta, onde o matizado de cores confere expressividade e movimento à tela. Representada em diversas colecções particulares, nacionais e estrangeiras, a artista plástica é ainda referência no ―Anuário de Artes Plásticas‖, contando com a apresentação de um dos seus trabalhos na Exposição Internacional de Salamanca 2009. Actualmente Presidente da ARTES – Associação Cultural do Seixal, a artista plástica ainda se dedica à pintura e ao ensino de aguarela. Da sua formação académica destacam-se o curso de Aguarela, de Teoria da Cor e de Filosofia da Arte na Universidade Internacional de Lisboa e os cursos de História de Arte (pintores do séc. XX), de cerâmica e de modelagem, organizados pela ARTES. Acrescendo-se o curso de Serigrafia e frequência dos cursos de ―Temas de Estética e Teorias da Arte Contemporânea‖, leccionado pelo Dr. David Lopes, de ‖História de Arte - Séc. XX‖, leccionado pela Profª Cristina Azevedo e de ―Introdução à História de Arte‖, leccionado pela Professora Margarida Calado, na Sociedade Nacional de Belas Artes.

(5)

Newsletter

Para remover o seu nome da nossa lista de correio, envie um e-mail com o assunto “Remoção” para fbs.marketing@ligacombatentes.org.pt. Perguntas ou comentários? Envie-nos uma mensagem de correio electrónico para fbs.marketing@ligacombatentes.org.pt

AVISO LEGAL: Esta mensagem é confidencial e dirigida apenas ao destinatário. Se a recebeu por erro solicitamos que o comunique ao remetente e a elimine assim como qualquer documento anexo. Não há renúncia à confidencialidade nem a nenhum privilégio devido a erro de transmissão. Esta mensagem não pode ser considerada como "SPAM", porque inclui todos os nossos contactos, assim como instruções para remover o email da nossa mailing list.

Forte do Bom Sucesso e Museu dos Combatentes

RESERVAS ATÉ 08 DE DEZEMBRO DE 2010 — sinalização 250 euros.

6 dias — preço por pessoa 1.200 euros (+ taxas de aeroporto).

CONTACTOS:

Catarina Carvalho

Tel. 92 738 31 39

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Buscamos desenvolver diferentes características e dimensões da iniciação à docência, como um diagnóstico da realidade escolar por meio de observação

I – de 30% do valor total corrigido da avença, no caso de inexecução total do contrato; II – de 30% (trinta por cento) do valor corrigido da avença, relativo à parte da obrigação

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

A través de esta encuesta fue posible comprender el desconocimiento que existe sobre este tema y lo necesario que es adquirir información para poder aplicarla y conseguir