• Nenhum resultado encontrado

Normas de publicação Imprensa de Universidade de Coimbra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Normas de publicação Imprensa de Universidade de Coimbra"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Normas de publicação

Imprensa de Universidade de Coimbra

Introdução

Estas instruções foram escritas com a finalidade de o ajudar a preparar o seu trabalho para a Imprensa da Universidade de Coimbra. O seu objetivo é assegurar que o livro publicado terá o aspeto gráfico pretendido pela IUC e possa passar pelas fases de pré-impressão e impressão de forma rápida e eficiente.

Entrega dos documentos

Os documentos devem ser entregues em formato digital (CD, PenDrive ou DVD) juntamente com duas cópias em formato de papel, segundo as normas a seguir indicadas, quer para o texto, quer para as figuras.

Os trabalhos entregues devem fazer-se acompanhar pela ficha de receção de originais

devidamente preenchida (em anexo).

A editora estima um prazo médio entre 4 e 8 meses para a publicação da obra desde a data de entrega do documento (versão definitiva). Este prazo pode variar em função da programação anual da editora.

Organização do documento

Os textos (prefácio, introdução, capítulos individuais e referências) e as figuras (gráficos, equações matemáticas, fotos, desenhos, tabelas, etc.) devem ser gravados individualmente e enviados por «partes» de modo a que, por exemplo, a pasta correspondente ao Capítulo 1, contenha o texto e as figuras correspondentes.

As figuras, não devem ultrapassar a «mancha» horizontal do livro (122 mm de largura), ser numeradas pela ordem em que surgem no texto e apresentar as respetivas legendas.

Com o intuito de reduzir os custos de paginação, solicitamos uma verificação prévia dos espaços entre palavras, sinais de pontuação (especialmente a colocação das vírgulas) e recomenda-se a colocação das aspas portugueses (« ») bem como o travessão (—).

Em caso de utilização de caracteres ou símbolos especiais, chame a nossa atenção para os referidos caracteres, assinalando os mesmos na margem direita das páginas onde se inserem.

Material gráfico e ilustrações

As equações e fórmulas são extremamente difíceis de paginar e por isso é imperativo que todos os elementos — numéricos, letras, espaçamento, símbolos e outros sinais — sejam apresentados de forma precisa e consistente. Indique o local em que a fórmula pode ser dividida quando esta ocupe mais do que uma linha no livro.

Execute os gráficos, mapas e desenhos em Illustrator e salve-os no seu formato nativo (extensão.ai). Também poderá executar os gráficos em Excel desde que os mesmos sejam guardados como imagem (formato TIFF).

Certifique-se que as fotos se encontram em modo CMYK, formato TIFF e com 300 dpi(s) de resolução e na dimensão 17 x 24 cm.

Documento

Os originais devem ser apresentados em Microsoft Word quando a paginação for realizada pela Imprensa da Universidade ou em PDF quando se destinar a impressão tipográfica.

(2)

Dimensões da página: formato A4 (Largura 170mm; Altura 240mm; Mancha útil: Largura

-122mm; Altura - 195mm);

Margens: 25 mm (superior) e 24 mm (esquerda e direita); 22mm inferior

Os números das páginas devem ser inseridos no final da página, usando a fonte ITC Garamond Std Light, corpo 9. Deve manter-se um espaço de 8 mm entre a última linha do texto e o número da página.

Não são numeradas, embora contem para numeração, as páginas pré-textuais (folha vestibular, página em branco, página de rosto e ficha técnica) nem as páginas em branco. Também não devem ser numeradas as páginas que contenham quadros na horizontal que ocupem toda a página.

No texto não deve apresentar caracteres sublinhados, traçados, sombreados ou negritos.

Formato do Texto

O texto deve apresentar as seguintes configurações:

Tipo de Letra (fonte): ITC Garamond Std Light, tamanho 10pt (solicitar à Imprensa).

Os títulos dos capítulos devem ser apresentados em ITC Garamond Std Book, Small Caps (Versalete), corpo 14pt, espaçamento entre caracteres 10pt, com alinhamento ao centro. Os subtítulos, na mesma fonte, tamanho 9,5pt (sem Versalete) e alinhados à esquerda.

Nas citações deve iniciar o parágrafo com 10 mm, utilize a mesma fonte do texto mas diminua o tamanho do carácter para 9pt e o espaçamento para 11pt.

Insira as notas de rodapé utilizando a ferramenta do processador de texto de forma a que estas surjam no pé de página. Utilize a mesma fonte do texto mas reduza o tamanho para 8pt e o espaçamento para 10 mm. Nas referências bibliográficas deve-se utilizar o mesmo corpo e espaçamento das notas de rodapé.

Parágrafo

Alinhamento: justificado ou justificado à esquerda; Início do parágrafo: 5 mm (Indentation).

Espaçamento entre linhas: 16,36 mm:

Estrutura do Texto - Badanas

Resumo - Deve ser escrito em ITC Garamond Std Light, tamanho 10pt. Deve apresentar uma exposição breve e clara que não exceda os 1000 caracteres.

Nota curricular do(s) Autor(es) – Deve ser escrita em ITC Garamond Std Light, tamanho 10, não excedendo os 1000 caracteres.

Página 1: folha vestibular da série ou coleção Página 2: Ficha Técnica

Página 3: Página de rosto

Título e Autoria(s)

Página 4: em branco Página 5: Sumário

Apresentar, de forma organizada, os capítulos e subcapítulos do texto.

Corpo do trabalho Anexos

(3)

Bibliografia Índices

Normas para as referências bibliográficas:

A bibliografia deverá ser guardada num ficheiro separado no seu disco.

As referências e as citações bibliográficas devem ser elaboradas de acordo com as seguintes normas:

NORMA NP 405-1

1. Monografias

APELIDO AUTOR, Nome próprio - Título. Local de publicação : editor, ano. Descrição física (facultativo). ISBN (facultativo).

Ex.: SILVA, Armando Malheiro da - Sidónio e Sidonismo. Coimbra : Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006. 415 pp. ISBN 972-8704-54-2.

2. Partes ou artigos de monografias

APELIDO AUTOR, Nome próprio - «Título do artigo». In Título da monografia. Local de publicação : editor e ano. ISBN (facultativo). Localização na monografia.

Ex.: Banac, Ivo - «Nacionalismo no Sul da Europa». In Nacionalismo e Nacionalismos na Nova

Europa. Itaca : Cornell University Press, 1995. pp. 50-56.

3. Publicações em série

Título. Edição. Numeração (num. e/ou data). Local de Publicação : Editor, ano. ISSN.

Ex.: Universitas. Quarterly English language ed. Vol. 1, n.º 1 [1946]. Stuttgart : N.B.H, 1946. ISSN 0341-0129.

4. Artigos de publicações em série

APELIDO AUTOR, Nome próprio - «Título do artigo». Título da publicação periódica. Local de Publicação : Editor. ISSN. Localização na publicação.

Ex.: Keirstead, Carol, «Lowell looks for answers». Equity and Choice. Boston : Institute for Responsive Education. ISSN 0882-3863. Vol. 3, n.º 2 (1987), pp. 28-33.

5. Traduções

Autor(es), Título. tradutor. Local de Publicação : editor, ano.

Ex.: Calame, Claude, The Craft of Poetic Speech in Ancient Greece, trad. Janice Orion. Itaca : Cornell University Press, 1996.

6. Documentos Governamentais

Ex.: Gabinete das Relações Internacionais, Transporte em Águas Internas, Série Diversos n.º 119 (Local, 1923), 10

7. Manuscritos ainda não publicados (tais como dissertações)

Autor(es), Título. Local : Faculdade ou Universidade, ano. Tese de Doutoramento, Mestrado, etc.

Ex.: T. H. White, O Poder das Mulheres na França Medieval. Coimbra : Universidade de Coimbra, 1997. Dissertação de Doutoramento.

8. Sítios da Internet

Ex.: Base de dados de plantas carnívoras.

http://www.hlp.hp.com/botany/public_html/cp/html/acttualcp.htm

NORMAS DA APA (AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION)

a) Escrever as referências em minúsculas (excepto iniciais de nomes e sobrenomes dos autores ou iniciais de títulos e nomes de publicações);

b) Ordenar alfabeticamente as referências pelo nome do autor (e por ordem cronológica

(4)

c) No caso de uma obra ou livro, colocar em itálico o respetivo título (em caso de capítulo de livro, deve ser assinalado em itálico o título do livro e não o título do capítulo);

d) No caso de um artigo publicado numa Revista, colocar em itálico o nome e volume da

Revista;

e) No caso de uma comunicação ou apresentação em reunião científica, colocar em itálico o

título da comunicação.

f) Se for referida mais do que uma publicação (livro, artigo) do mesmo autor e do mesmo ano,

as letras a, b, c, etc. devem seguir o ano.

Exemplos de referências a um livro, capítulo de um livro, artigo de revista e comunicação em reunião científica:

Nelkin, D. (1995). Selling science: How the press covers science and technology. New York: W. H. Freeman and Company.

Monk, M., & Dillon, J. (2000). The nature of scientific knowledge. In R. Millar, J. Leach & J. Osborn (Eds.), Good practice in science teaching: What research has to say (pp. 72-87). Buckingham: Open University Press.

Reis, P., & Galvão, C. (2004). The impact of socio-scientific controversies in portuguese natural science teachers’ conceptions and practices. Research in Science Education, 34(2), 153-171. Ellis, A. (1991, Julho). The revised ABC’s of Rational-Emotive Therapy (RETI). Conferência apresentada no “International Congress on Stress, Anxiety and Emotional Disorders”. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

OUTRAS NORMAS QUE PODEM SER UTILIZADAS:

McGill - Humanities and Social Sciences Library Modern Language Association

Norma de Harvard

Durante a fase de revisão de provas, devem ser utilizados os sinais de correção de acordo com a NP-61 - Download Mapa de Correções

(5)

FICHA DE ENTREGA DE ORIGINAIS 1. Dados sobre a obra

Titulo Autor Co-autores (se existirem) N.º de caracteres, incluindo espaços Suporte de apresentação Tipo de publicação Público-alvo: Caracterização Quantificação aproximada de potenciais compradores por ano Localização Língua (s) da obra. Se traduzida, inserir língua original Países onde a obra poderá ser vendida Indicar número de Breve resumo da obra (máx. 1000 caracteres), que deverá figurar na badana da capa e no site da IUC.

(6)

Por favor, insira o Sumário da obra (anexar se necessário)

Que outras obras deste

género/tema já existem no mercado?

Nome da obra concorrente Diferenças da obra proposta

Que

características distinguem esta obra das outras obras da mesma temática? (razão de ser da publicação) Possíveis instituições interessadas em financiar a obra

2. Manuais de ensino (se aplicável)

Para que

disciplinas/cursos específicos se dirige esta obra Para que ano ou ciclo de ensino será a obra Nº médio de alunos A disciplina/cadeira é opcional ou obrigatória?

(7)

O manual seria de leitura obrigatória, suplementar ou recomendada? Possíveis prescritores do manual (nome, grau académico e curso/disciplina leccionada)

3. Dados sobre o autor/coordenador

Nome N.º de BI/CC NIF Instituição Categoria Telefone- telemóvel Morada: E-mail URL Redes Sociais (Facebook, Twitter, Blog, etc.) Disponibilidade do autor para divulgação da obra (apresentações, fóruns online, etc.) Endereço Postal Nota curricular (máx. 1000 caracteres), que deverá figurar na badana da capa e no site da IUC.

(8)

Outras obras publicadas pelo autor: Modalidade de pagamento dos direitos de autor que prefere (em valor monetário – 10 % sobre o preço de capa dos livros vendidos

anualmente - ou 10% da tiragem da obra).

Muito obrigado por completar esta ficha e pelo interesse mostrado na Imprensa da Universidade de Coimbra. Se a proposta de edição for aprovada, entraremos em contacto com o autor de forma a iniciar uma próspera relação profissional.

Imprensa da Universidade de Coimbra Telefone: 239 410 098

Referências

Documentos relacionados

É de total responsabilidade do candidato o preenchimento correto do seu endereço eletrônico (e-mail), não sendo permitidos endereços eletrônicos de uso coletivo ou

Consultar a Secção 11 para obter informações pormenorizadas sobre sintomas e efeitos na saúde.. Classificação de acordo com o Regulamento (CE)

Em termos de atividades humanas importa fazer a distinção entre a área marinha e a área terrestre da área de intervenção e, ainda as áreas abrangidas pela Reserva Natural

As sementes tem dormência imposta pelo tegumento e para a superação é necessário submetê-las à embebição em água (24 a 48 horas), escarificação mecânica ou

Apresentaremos como a convergência de tecnologias de produção tem trazido benefícios específicos para o ambiente operacional, onde a criatividade é cada vez mais explorada

pouca presença de receptores opióides mu, em tartarugas pode justificar uma menor interferência na ação do propofol e do etomidato, permitindo que esses fármacos

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

O objetivo das regulamentações modernas de segurança contra incêndio é pro- teger a vida e evitar que os incêndios, caso se iniciem, se propaguem para fora de um compartimento