• Nenhum resultado encontrado

OBRA:ADAPTAÇÃO DE SALA DE AULA PARA LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PADRÃO ENG. EMANOEL OLIVIO / FABIOLA RAFAEL/ SAMARA KÉLVIA UNIDADE ESCOLAR E.E.F.M.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBRA:ADAPTAÇÃO DE SALA DE AULA PARA LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PADRÃO ENG. EMANOEL OLIVIO / FABIOLA RAFAEL/ SAMARA KÉLVIA UNIDADE ESCOLAR E.E.F.M."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

OBRA:ADAPTAÇÃO DE SALA DE AULA PARA LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PADRÃO

ENG. EMANOEL OLIVIO / FABIOLA RAFAEL/ SAMARA KÉLVIA UNIDADE ESCOLAR E.E.F.M. GOV. FLÁVIO MARCÍLIO

01. OBJETO:

01.01. Estas especificações diz respeito à construção de um Laboratório de Ciências, modelo padrão.

01.02. Ela tem por finalidade definir e esclarecer os materiais e os serviços a serem executados na construção do Laboratório de Ciências.

02. ENCARGOS:

02.01. Os encargos do construtor são aqueles estipulados no Caderno de Encargos do DERT/SEINFRA, que o empreiteiro declara conhecer.

03. EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS:

03.01. Os serviços serão executados rigorosamente de acordo as Normas e Recomendações Técnicas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), bem como as Normas das Concessionárias de serviços públicos locais, pelo Caderno de Encargos acima mencionado e especificações, salvo referência em contrário.

03.02. Os materiais a serem empregados na obra deverão ser obrigatoriamente novos, de primeira qualidade, obedecendo as especificações e recomendações dos fabricantes, neles contidos. Quaisquer modificações pretendidas pelo construtor com finalidade de substituir materiais especificados, dependerá da aprovação antecipada da fiscalização do Núcleo de Engenharia da SEDUC.

03.03. O construtor deverá exigir o fornecimento de todos os detalhes e especificações referentes à obra antes da licitação, pois será obrigado a executá-los, não podendo, para não cumprir esta determinação, alegar seu desconhecimento. Compete ainda ao construtor a verificação “in loco”,

(2)

antes da licitação, de condições tais como: acesso a escola, situação de ruas, alocação de mão-de-obra, compra de materiais, características físicas da sal de aula, pois não serão pagos custos adicionais.

03.04. Para que todo e qualquer “similar” possa ser utilizado, o construtor deverá consultar o Núcleo de Engenharia da SEDUC, por escrito, sobre seu uso e se houver aprovação, esta será dada também por escrito.

03.05. Qualquer discrepância entre este documento, quantitativos, projetos, especificações, será resolvida pelo Núcleo de Engenharia da SEDUC e de acordo com os projetos.

03.06 Será de inteira responsabilidade do licitante , a sua planilha de Proposta Orçamentária(quantidade e preços), pois o orçamento base fornecido pela SEDUC, possuir meramente informativo e roteirista, salvo referência ao contrário.

04. SERVIÇOS REDE ELÉTRICA : 04.01 QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO:

 Será utilizado quadro de distribuição de embutir com barramento e com 12 circuitos;  A alimentação do quadro de distribuição será feita com cabo isolado de 6 mm². 04.02 ATERRAMENTO:

 Será instalado através de uma haste Copperweld ¾” x 3,0 m com conector e cabo de cobre nú de 6 mm².

04.03 AR CONDICIONADO :

 Será instalado 1(uma) tomada ARSTOP(25 A);

 A alimentação dos ar condicionado será feita através de circuitos individuais com cabo isolado de 4 mm², a partir do quadro distribuição.

04.04 ILUMINAÇÃO:

 Para iluminação serão utilizados lâmpadas fluorescentes em luminárias tipo calha, em chapa de aço, com pintura antiferrugem e acabamento em esmalte sintético branco.

04.05 TUBULAÇÃO ELÉTRICA:

 A tubulação da instalação elétrica que alimentará as tomadas e interruptores será eletroduto de PVC roscável.

04.06 TOMADA ELÉTRICA :

 Serão utilizada tomadas de 2P + T(20 A). 04.07 CABO ELÉTRICO:

(3)

 Será utilizado cabo isolado PVC 750 V bitola 2,5 mm² na rede elétrica que alimentará as tomadas e luminárias.

05. SERVIÇOS ÁREA CIVIL : 05.01 DEMOLIÇÕES

 Demolições porventura necessárias serão efetuadas dentro da mais perfeita técnica, tomados os devidos cuidados de forma a serem evitados danos a terceiros. Incluem-se nas demolições as fundações e os muros divisórios remanescentes e a retirada das linhas de abastecimento de energia elétrica, água, esgoto , etc., respeitadas as normas e determinações das empresas concessionárias.

 A remoção e o transporte de todo o entulho e detritos provenientes das demolições serão executados pelo construtor de acordo com as exigências da fiscalização e da municipalidade local.

 Os materiais remanescentes das demolições e que possam ser reaproveitados, serão transportados pelo construtor para local indicado pela SEDUC. A distância máxima de transportes destes materiais será de 5 km a partir do local da obra.

 O eventual aproveitamento de construções e instalações existentes para funcionamento à guisa de instalações provisórias (escritório, almoxarifado, etc.) ficará a critério da fiscalização.

05.02. PISO :

05.02.01 PISO DA BANCADA:

 O piso abaixo das bancadas deverá ser elevado em 10 cm com relação ao nível do piso da sala e revestido em cerâmica.

05.02.02 PISO DO LABORATÓRIO:

 O piso da sala será revestido em cerâmica. 05.03 REVESTIMENTO:

05.03.01 NORMAIS GERAIS:

 Antes de iniciado qualquer serviço de revestimento, deverão ser testadas as canalizações, à pressão recomendada para cada caso. As superfícies a revestir deverão ser limpas e molhadas abundantemente com jato de mangueira. A limpeza deverá eliminar gorduras, vestígios orgânicos e outras impurezas que possam acarretar futuros desprendimentos. Os

(4)

revestimentos deverão apresentar parâmetros perfeitamente desempenados, aprumados, nivelados e com as arestas vivas.

Todos os cantos vivos executados em argamassa deverão, salvo indicação expressa em contrário, ser protegidos por meio de cantoneiras de alumínio até uma altura mínima de 1,80cm (um metro e oitenta centímetros) a contar do piso.

05.03.02 CHAPISCO MANUAL:

 Toda as alvenarias de tijolo furado receberão chapisco de argamassa de cimento e areia de rio no traço 1:3.

05.03.03 REBOCO:

 Será em argamassa de cimento e areia nas paredes, sendo cortado com régua, nunca desempenado ou queimado à colher.

05.03.04 EMBOÇO:

 Será em argamassa de cimento e areia, sendo cortado com régua, nunca desempenado ou queimado à colher.

05.03.05 CERÂMICA :

 Deverá ser executado um revestimento cerâmico no laboratório até a altura do forro.

 Deverá ser executado um revestimento de cerâmica nas bancadas da lateral e central da

sala do laboratório.

 Deverá ser executado proteção nos cantos das bancadas com cantoneira de alumínio.

05.04 PAREDE E PANÉIS :

 Alvenaria de tijolo executada para sustentação das bancadas, na altura de 80 cm em relação ao nível do piso da sala do laboratório.

 Deverá ser executada prateleiras em madeira de lei plainada abaixo das bancadas, conforme projeto.

 Os tampos das bancadas deverão ser executados em peças pré-moldadas de concretos com espessura de 10 cm.

05.05 ESQUADRIAS, FERRAGENS E MOBILIÁRIOS :  Grade de proteção na porta.

 Janelas de ferro tipo caixilho com dimensões de 0,40x2,00m.

 Deverá ser executado gaveteiros revestidos com fórmica na cor branca, conforme detalhe no projeto(G1).

(5)

 Deverá ser executado armário de correr em alumínio natural e acrílico, conforme detalhe no projeto(PC).

05.06 FORRO:

 Deverá ser executado forro PVC em toda a sala do laboratório. 05.07 PINTURA:

 A grade de ferro de proteção deverão ser pintadas em esmalte sintético após lixamento das superfícies e aplicação de base em zarção ou ferrolac para posterior aplicação do esmalte em duas demãos.

 A pintura das paredes externas e pilares deverão ser em textura acrílica. 05.08 COBERTA:

 Retirar toda a coberta da sala, substituindo todo o madeiramento danificado(incluindo tesoura, linha, caibro e ripas).

 Fazer o retelhando com reaproveitamento de 20%.  Será feita a cumeeira emboçada.

 Será feito todo o beira e bica.

06. INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS: 06.01 -NORMAS GERAIS

 Todo serviço referente a qualquer das instalações hidráulico-sanitárias deverá ser executado por profissional habilitado, sendo usadas as ferramentas apropriadas a cada serviço e material utilizado. Os serviços serão executados em perfeito acordo com os projetos e especificações fornecidos. Qualquer alteração ou adaptação do projeto ou especificação só será feita com prévia autorização do SEDUC, através do departamento técnico.

 A execução de qualquer serviço deverá obedecer às normas da ABNT específicas para cada tipo de instalação. Deverá obedecer, ainda, às disposições constantes de atos legais do estado e dos municípios.

 Na execução de qualquer serviço deverão ser atendidas as recomendações e prescrições dos fabricantes para os diversos materiais.

 As colunas de canalização correrão embutidas nas alvenarias, salvo quando forem criados em projeto espaços previstos para este fim ou quando, por condição do projeto arquitetônico, devam correr aparentes.

(6)

 Quando não correrem embutidas, as canalizações serão fixadas por braçadeiras espaçadas convenientemente, de acordo com a bitola do cano. As derivações correrão, sempre que possível, embutidas em paredes. Vazios, lajes rebaixadas ou abaixo de pisos, evitando-se sempre sua inclusão no concreto da estrutura.

 Não se permitirá a concretagem de tubulações dentro de colunas pilares ou outros elementos estruturais. As buchas e caixas necessárias à passagem prevista de tubulações através de elementos estruturais deverão ser executadas e colocadas antes da concretagem.

 Na passagem através de elementos estruturais de reservatórios ou piscinas devem ser tomadas medidas acessórias que assegurem perfeita estanqueidade e facilidade de substituição. Durante a construção, até o momento da montagem dos aparelhos, todas as extremidades das canalizações serão vedadas com “plugs” ou bujões rosqueados, convenientemente apertados. Não será permitido o uso de buchas de papel ou de madeira com essa finalidade.

 Sob nenhuma hipótese se permitirá a curvatura de dutos a quente em substituição ao uso das conexões.

 As tubulações passarão a distâncias convenientes de qualquer baldrame ou fundação, a fim de se prevenir a ação de eventuais recalques.

 As cavas abertas no solo para o assentamento de canalizações só poderão ser fechadas após verificação, pela fiscalização, das condições das juntas, tubos, níveis e declividade.

07. DESPESAS:

07.01. Todos as despesas referentes aos serviços, mão-de-obra, materiais , leis sociais, licenças, multas, danos ao Patrimônio da SEDUC ou de terceiros, enfim, taxas de qualquer natureza: federais, estaduais e municipais, ficarão a cargo do construtor, bem como prêmios de seguros quaisquer.

08. FISCALIZAÇÃO:

08.01. A fiscalização da obra ficará a cargo da Núcleo de Engenharia da SEDUC, através de técnico legalmente habilitado.

(7)

09. REQUISITOS MÍNIMOS DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA :

09.01 - Certidão de registro ou inscrição da empresa junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Ceará(CREA-CE).

09.02 Atestado(s) fornecido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, em nome da empresa , comprovando que a mesma executou ou está executando atividade pertinente e compatível em características do escopo do objeto.

09.03 Anotação de Responsabilidade Técnica(ART) - fornecido pelo CREA-CE, que comprove a responsabilidade do profissional pela obra.

10. INSTALAÇÃO DA OBRA:

10.01. Ficarão a cargo do construtor todas as instalações provisórias bem como equipamentos e ferramentas que permitam a perfeita execução dos serviços dentro do prazo previsto no cronograma físico.

10.02. Deverão ser observadas as exigências do CREA-CE no que diz respeito a colocação de placas, indicando os nomes e atribuições dos responsáveis técnicos pela execução da obra e autores dos projetos, tendo em vista as exigências de registro no citado conselho.

10.03. Caberá ao construtor o cumprimento das disposições no tocante ao emprego de equipamentos de segurança dos operários e sistemas de proteção das máquinas instaladas no canteiro de obras. Deverão ser utilizados capacetes, cintos de segurança, luvas, máscaras etc., quando necessário, como elementos de proteção dos operários. As máquinas deverão conter dispositivos de proteção, tais como: chaves apropriadas, disjuntores, fusíveis, etc.

11 . PRAZO PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS: 11.01 29(vinte e nove) dias

12. INFRAESTRUTURA, SUPERESTRUTURA E OBRAS COMPLEMENTARES:

12.01. Fica o construtor obrigado a quebrar e refazer os elementos que forem julgados defeituosos pela fiscalização. Quando esta tiver qualquer dúvida sobre a resistência de uma ou mais partes da estrutura, poderá exigir a realização de provas de carga, por conta do construtor.

(8)

13.01. O entulho proveniente de demolições e da limpeza deverá ser removido diariamente, do canteiro da obra.

13.02. A obra deverá ser entregue totalmente limpa com pisos e azulejos devidamente lavados, instalações em perfeito funcionamento e ligados às Redes de Serviços Públicos.

13.03. As áreas externas deverão estar limpas, sendo removido todo e qualquer tipo de entulho existente em volta do prédio, sendo cuidadosamente limpos e varridos todos os acessos.

14. LIVRO DE OCORRÊNCIA :

14.01. A firma construtora deverá manter na obra, um livro de ocorrências, porque todas as ordens de serviços da fiscalização serão transmitidas por escrito e só assim produzirão efeitos.

Fortaleza, 05 de agosto de 2011.

Conforme:

______________________________________ Eng.ª MARIA FABIOLA DE C. RAFAEL NUENG / SEFOR

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo controlado randomizado comparando duas abordagens para reconstruir o osso vestibular em conjunto com implantes imediatos na presença de

Uma vez a esterilização cirúrgica executada antes dos seis meses de idade, observa-se redução em 91% para o risco de desenvolvimentodo carcinoma no tecido mamário, mas nas

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política