• Nenhum resultado encontrado

Siafi, Siasg e instrumentos de transparência dos gastos do governo federal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Siafi, Siasg e instrumentos de transparência dos gastos do governo federal"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Governet de Orçamento e Finanças

Artigos e Pareceres » Artigos

Siafi, Siasg e www.comprasnet.gov.br: instrumentos de

transparência dos gastos do governo federal

MAURÍCIO CORRÊA DA SILVA

Bacharel em Ciências Contábeis. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional das UnB/UFPB/UFPE/UFRN (Núcleo Nordeste). Professor Assistente I do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ex-Professor da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, Faculdade Boa Viagem (FBV) e da Faculdade Santa Catarina – Recife – PE.

RESUMO

O estudo tem por objetivo mostrar a forma de acesso livre para os cidadãos verificarem os gastos do Governo Federal. Divulga os sistemas informatizados utilizados pelo Governo para registrar os gastos públicos, por intermédio do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG). Indica a legislação básica, transcreve os conceitos sobre os referidos sistemas e evidencia as formas de acesso. Enfoca a conexão existente entre o SIAFI e o SIASG, sistemas de acesso restrito, e a divulgação de acesso livre para os cidadãos no portal de compras do Governo Federal na “INTERNET”, no “site” www.comprasnet.gov.br. Exemplifica casos de consultas de resultados de licitação. Relaciona algumas Unidades Gestoras/Unidades Administrativas de Serviços Gerais do SIAFI/SIASG. Conclui que os sistemas evidenciam formas de verificação de transparências na utilização dos recursos públicos e que falta divulgação sobre o acesso livre para os cidadãos.

Palavras-chave: SIAFI, SIASG, portal de compras. 1 INTRODUÇÃO

As aquisições de materiais e prestações de serviços contratadas pelo Governo Federal estão regulamentadas pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, com as alterações introduzidas pelas Leis nº 9.648, de 27 de maio de 1998, e 9.854, de 28 de outubro de 1999.

A Lei nº 8666/93 estabelece normas gerais sobre licitações, casos de dispensas e inexigibilidades de licitações, contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Os sistemas informatizados utilizados pelo Governo Federal nos registros são: Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) é um sistema informatizado de Contabilidade que registra e controla toda a execução orçamentária, financeira e patrimonial, em tempo real. É utilizado por todas as entidades da Administração Pública Federal, inclusive pela Administração Indireta. Este sistema evidencia os demonstrativos contábeis em consonância com a Lei nº 4.320, de 17 de Março de 1964. O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) é um conjunto informatizado de ferramentas para operacionalizar internamente o funcionamento sistêmico das atividades de gestão de materiais, edificações públicas, veículos oficiais, comunicações administrativas, licitações e contratos. É utilizado por várias entidades da Administração Pública Federal (Ministérios, Secretarias, etc.).

(2)

www.comprasnet.gov.br e do Diário Oficial da União, as aquisições de materiais e prestações de serviços contratadas por dispensas de licitação por emergência ou não, inexigibilidade de licitação, bem como os avisos dos processos administrativos de licitação: convite, tomada de preços, concorrências, pregões e os contratos até a fase da elaboração da minuta da nota de empenho e o SIAFI emite as notas de empenho e as ordens bancárias (pagamento).

A Lei Complementar nº 101, de 04 de Maio de 2000, estabelece, no art. 49, que as contas apresentadas pelo Chefe do poder Executivo ficarão disponíveis para consulta e apreciação pelos cidadãos.

O art. 16 da Lei 8666, de 21 de Junho de 1993, estabelece que seja dada publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial, à relação de todas as compras feitas pela Administração Direta ou Indireta.

A Lei 9755, de 16 de Agosto de 1998, estabelece que devam ser divulgadas na “INTERNET” com o título “Contas Públicas” as informações sobre as arrecadações de tributos, os relatórios resumidos da execução orçamentária, os balanços consolidados, bem como os Orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A relevância deste estudo está em demonstrar a maneira dos cidadãos consultarem as contas públicas do Governo Federal, atendendo a legislação pertinente.

O estudo está dividido em seis seções. Após essa introdução, são destacados os objetivos do estudo e a metodologia utilizada (seções 2 e 3). A seção 4 trata da divulgação dos sistemas SIAFI e SIASG. A seção 5 do acesso livre ao portal de compras do Governo Federal. Finalizando, na sexta seção, as conclusões.

2 OBJETIVOS DO ESTUDO

O objetivo geral deste estudo é mostrar que existe uma forma de acesso livre para os cidadãos verificarem os gastos públicos, através do “site” www.comprasnet.gov.br.

Para o atendimento ao objetivo geral, é necessário expor: – os conceitos e objetivos dos sistemas SIAFI e SIASG; – as formas de acesso aos referidos sistemas;

– a conexão dos sistemas e a divulgação de dados sobre as compras e as licitações disponíveis na “INTERNET” a serem acessadas pelos cidadãos.

3 METODOLOGIA

Considerando os propósitos caracterizados anteriormente, será feito um estudo exploratório na legislação existente sobre os sistemas SIAFI e SIASG. Serão, também, fornecidas dicas de acesso ao portal de compras do Governo Federal.

4 CONHECENDO OS SISTEMAS

Neste estudo são enfocadas as bases conceituais necessárias para o suporte do estudo em questão. Serão abordados os conceitos, objetivos dos sistemas, legislação básica, formas de acesso e as conexões entre os sistemas.

4.1 Conceitos

SIAFI: Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal; SIASG: Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais;

www.comprasnet.gov.br – Portal de compras do Governo Federal; UG: Unidade Gestora do SIAFI; e

UASG: Unidade Administrativa de Serviços Gerais do SIASG. 4.2 Objetivos dos Sistemas

(3)

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), tendo como responsável pela sua manutenção, desenvolvimento e gerenciamento a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda, possui os seguintes objetivos:

– Prover de mecanismos adequados ao registro e controle diário da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, os Órgãos Central, Setorial, Seccional e Regional do Sistema de Controle Interno e órgãos executores;

– Fornecer meios para agilizar a programação financeira, com vistas a otimizar a utilização dos recursos do Tesouro Nacional;

– Permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os níveis da administração pública federal;

– Integrar e compatibilizar as informações disponíveis nos diversos Órgãos e Entidades participantes do sistema;

– Permitir aos segmentos da sociedade obter a necessária transparência dos gastos públicos; – Permitir a programação e o acompanhamento físico-financeiro do orçamento, em nível analítico;

– Permitir o registro contábil dos balancetes dos Estados, dos Municípios e de suas entidades supervisionadas; e

– Permitir o controle da dívida interna e externa do Governo Federal, bem como a das transferências negociadas.

O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), tendo como responsável pela sua manutenção, desenvolvimento e gerenciamento a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, possui os seguintes objetivos:

– Catalogar toda a linha de material e serviços do Governo Federal (Módulos: CATMAT – SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE MATERIAL e CATSER – SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE SERVIÇO);

– Cadastrar os fornecedores de material e serviços (Módulo SICAF – SISTEMA DE CADASTRAMENTO UNIFICADO DE FORNECEDORES);

– Publicar a execução do cronograma físico-financeiro dos contratos (Módulo SICON/GESTÃO DE CONTRATOS/CRONOGRAMA);

– Divulgar eletronicamente as aquisições de materiais e prestações de serviços por dispensa, inexigibilidade e dos processos administrativos de licitação: convite, tomada de preços, concorrências e pregões (Módulo SIDEC – DIVULGACÃO ELETRÔNICA DE COMPRAS);

– Elaborar as minutas das notas de empenho das aquisições de materiais e prestações de serviços por dispensa, inexigibilidade e dos processos administrativos de licitação: convite, tomada de preços, concorrências e pregões (Módulo SISME – MINUTA DE EMPENHO);

– Registrar os preços praticados pelo Governo Federal nas aquisições de materiais e prestações de serviços por dispensa, inexigibilidade e dos processos administrativos de licitação: convite, tomada de preços, concorrências e pregões (Módulo SISPP – PREÇOS PRATICADOS);

– Evidenciar os registros de preços praticados pelo Governo Federal nas aquisições de materiais e prestações de serviços por concorrência e/ou pregão que servirão de base para outras aquisições (Módulo SISRP – SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO).

4.3 Legislação básica

O SIAFI encontra-se regulamentado basicamente pela Instrução Normativa da Secretaria do Tesouro Nacional nº 03, de 23 de maio de 2001, e pela Norma de Execução da Secretaria do Tesouro Nacional nº 01, de 13 de junho de 2001. Tais normas tratam da unificação dos procedimentos de controle, das normas de acesso ao sistema, atribuições dos cadastradores e operadores e manutenção da segurança.

O SIASG é regulamentado pelos Decretos nº 4.485, de 25 de novembro de 2002, 3.722, de 9 de janeiro de 2001, 1.094, de 23 de março de 1994, e pelas Instruções Normativas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) nº 01, de 08 de agosto de 2002, nº 01, de 17 de maio de 2001, nº 03, de 20 de fevereiro de 1997, e pela Instrução Normativa MARE nº 05, de 21 de julho de 1995. Estes dispositivos tratam dos procedimentos destinados à operacionalização dos módulos que compõem o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) e o Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF). Tais procedimentos são observados pelos órgãos civis e militares da Administração Federal Direta, das Autarquias Federais e Fundações Públicas Federais.

(4)

Os acessos para utilizar o SIAFI e o SIASG são feitos mediante solicitações por escrito, pelos responsáveis titulares das Unidades Gestoras/Unidades Administrativas de Serviços Gerais, para os servidores de suas entidades aos Órgãos de manutenção e controle dos referidos sistemas.

O acesso aos referidos sistemas é restrito. Utilizam-se senhas e controle de usuários com termos de responsabilidade.

4.5 Conexão entre os sistemas

A conexão entre o SIAFI e o SIASG é realizada por ocasião da emissão das notas de empenho e as apropriações de valores de contratos e de suas notas fiscais. Os registros iniciais são feitos no SIASG e enviados automaticamente para o SIAFI, onde recebem a numeração inicial 900.001 (Notas de Empenho e Notas de Lançamento).

O SIASG realiza toda a publicidade via Diário Oficial da União e através do “site” www.comprasnet.gov.br. A título de exemplo, a Secretaria de Administração do Gabinete da Presidência da República necessita adquirir plaquetas de identificação patrimonial no valor de R$ 1.440,00. No SIASG é realizado o registro da dispensa de licitação: nome do fornecedor, código do material/serviço, valor e a elaboração da minuta de empenho. Os dados são registrados no módulo SIDEC – Divulgação Eletrônica de Compras. A minuta da nota de empenho é feita no módulo SISME – Minuta de Empenho e enviada para o SIAFI.

O SIAFI emite as notas de empenho e as ordens bancárias (pagamento). No exemplo anterior, será elaborada a nota de empenho na conexão (ligação) entre o SIASG e SIAFI.

O último estágio da despesa pública, que corresponde ao pagamento, é realizado no SIAFI. As execuções orçamentárias (provisão de crédito, destaque de crédito, emissão de notas de empenho), financeiras (emissão de ordens bancárias, relações bancárias) e patrimoniais (controle de contas de patrimônio) são realizadas no SIAFI.

As aquisições e prestações de serviços, por meio dos processos administrativos de licitação, também são processadas via SIASG. Por exemplo, o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), entidade ligada ao Ministério dos Transportes necessitou realizar uma concorrência para a realização de recuperação de rodovias federais. O aviso da licitação foi divulgado no Diário Oficial da União e na “INTERNET” no referido “site” por intermédio do módulo SIDEC – Divulgação Eletrônica de Compras. Os eventos da licitação (habilitação e resultado de julgamento) serão também divulgados pelo referido módulo. O cadastro de fornecedores e a situação dos documentos exigidos pela Lei 8666, de 21 de Julho de 1993, são registrados no módulo SICAF – Sistema de Cadastramento de Fornecedores. O registro do preço praticado é feito no módulo SISPP – Preços Praticados. Através do módulo SISME – Minuta de Empenho – é elaborada a minuta da nota de empenho e enviada para o SIAFI. O contrato administrativo advindo da licitação será divulgado pelo módulo SICON – Gestão de Contratos – bem como a execução físico-financeira (etapas e medições do contrato). Os módulos citados anteriormente (SIDEC, SICAF, SISPP, SISME e SICON), pertencentes ao SIASG, realizam a publicidade da licitação. Os registros dessa publicidade estão disponíveis no portal de compras para acesso livre aos cidadãos que desejarem verificar os gastos do Governo Federal. Os registros feitos diretamente no SIASG e no SIAFI somente podem ser vistos e analisados pelos usuários dos referidos sistemas com acesso restrito e sob sigilo.

5 ACESSO LIVRE AO SITE WWW.COMPRASNET.GOV.BR

No “site” www.comprasnet.gov.br existe uma janela (ícone) chamada de ACESSO LIVRE, em que podem ser acessadas as informações sobre os títulos:

– SICAF/WEB:

– Informações – pré-cadastramento no SICAF; – Perguntas mais freqüentes sobre o SICAFWeb; – Fornecedor Pessoa Jurídica;

– Fornecedor Pessoa Física;

(5)

– Balanço contábil;

– Representante do fornecedor. – PREGÕES:

– Agendados; – Em andamento;

– Realizados, Pendentes de Recurso/Adjudicação/Homologação; – Consulta Ata.

– CONSULTAS: – Atas de pregões;

– Ata de Registro de Preços; – Extratos de contratos;

– Resultados de licitações: Convite – Tomada de Preços – Concorrência – Concorrência Internacional – Pregão – Dispensa de Licitação – Inexigibilidade de Licitação – Concurso – Tomada de Preços por Técnica e Preço – Concorrência por Técnica e Preço e Concorrência Internacional por Técnica e Preço;

– SICAF – CRC (Certificado de Registro Cadastral); – Linhas de fornecimento;

– Aviso de Licitações (sem itens); – Aviso de Licitações do dia – Todas; – Certidão Negativa; e

– Unidades Administrativas de Serviços Gerais. – COTAÇÃO ELETRÔNICA:

– Em andamento;

– Com Sessão Pública Encerrada. – CATÁLOGO DE MATERIAL.

As consultas sobre o SICAF/WEB versam sobre informações e instruções para as Pessoas Físicas e Jurídicas se cadastrarem previamente no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores do Governo Federal (SICAF), indicando suas linhas de fornecimento de material e serviço, inclusão, alteração e exclusão de balanços patrimoniais e a indicação de seus representantes junto ao Governo.

As consultas sobre Pregões, modalidade de licitação criada pela Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, relacionam os pregões agendados, em andamento, realizados, pendentes de recurso/adjudicação/homologação e consulta de ata.

A cotação eletrônica foi criada pela Portaria nº 306, de 13 de dezembro de 2001, do MPOG, com a finalidade de que se possam adquirir bens de pequeno vulto por meio do Sistema de Cotação Eletrônica de Preços, objetivando ampliar a competitividade e racionalizar os procedimentos das aquisições com base no inciso II do Art. 24 da Lei 8.666/93 (compras por dispensa de licitação).

As consultas de resultados de licitação a serem realizadas no acesso livre do portal de compras do Governo Federal são feitas através do número do Órgão e Unidade da Federação e/ou do número de código das UASG – Unidades Administrativas de Serviços Gerais, que correspondem aos mesmos números das UG – Unidades Gestoras do SIAFI (seis dígitos), conforme quadro a seguir:

CONSULTA RESULTADO DE LICITAÇÃO – DADOS A SEREM INFORMADOS: UF, Órgão ou UASG (seis dígitos ou nome)

EXTRATO DA TELA DE ACESSO: UF: (o sistema lista)

Órgão: (o sistema lista) Ou

UASG – Código: (seis dígitos) ou Nome (da UASG)

A operacionalização do SIAFI e do SIASG foi feita através da codificação da Administração Pública Federal em órgãos com cinco dígitos (exemplos: 01000 – Câmara dos Deputados Federais; 20114 – Advocacia Geral da União) dividida em Unidades Administrativas de Serviços Gerais (UASG) no SIASG e Unidades Gestoras (UG) no SIAFI com seis dígitos (exemplos: UG/UASG – 110001 – Secretaria de Administração do Gabinete da Presidência da República; 393003 – Departamento Nacional de Infra–estrutura de Transporte – DF).

(6)

A seguir estão relacionados alguns Órgãos e UG/UASG que poderão ter seus registros de resultados de licitação acessados no portal de compras do Governo Federal:

ÓRGÃO: 01000 – CÂMARA DOS DEPUTADOS UG/UASG: 010001 CÂMARA DOS DEPUTADOS – DF 010003 CÂMARA DOS DEPUTADOS – AUDITORIA – DF ÓRGÃO: 02000 – SENADO FEDERAL

UG/UASG: 020001 SENADO FEDERAL – DF

020002 SECRET. ESPECIAL DE EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÃO – DF ÓRGÃO: 03000 – TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

UG/UASG: 030001 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO – DF 030002 SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO PARÁ – PA 030004 SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO PIAUÍ – PI 030005 SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO CEARÁ – CE ÓRGÃO: 10000 – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – DF

UG/UASG: 040001 SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL – DF ÓRGÃO: 20101 – GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA UG/UASG: 110001 SECRETARIA DE ADMINISTRACÃO/PR – DF 110002 SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS – DF

110005 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO/PR-SET. ORC. E FIN. DF ÓRGÃO: 26252 – UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UG/UASG: 158195 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – PB 158196 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO/UFCG

ÓRGÃO: 26233 – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UG/UASG: 153045 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CE ÓRGÃO: 26262 – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

UG/UASG: 153031 – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO – SP ÓRGÃO: 26242 – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UG/UASG: 153080 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – PE ÓRGÃO: 52121 – COMANDO DO EXÉRCITO

UG/UASG: 160001 7 BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO – AC 160002 COMANDO DE FRONTEIRA ACRE/4 BIS – AC

160003 20 CIRCUNSCRIÇÃO DE SERVIÇO MILITAR – AL 160004 59 BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO – AL ÓRGÃO: 20114 – ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO

UG/UASG: 110060 COORDENAÇÃO-GERAL DE ORC. E FINAN./DGA/AGU – DF 110061 COORDENAÇÃO EXEC. ORÇAMENT. E FINANCEIRA – DF

110062 COORDENADORIA-GERAL RECURSOS HUMANOS/DGA/AGU ÓRGÃO: 25000 – MINISTÉRIO DA FAZENDA

(7)

UG/UASG: 170001 GABINETE DO MINISTRO – MF – DF

170002 SUBSECRETARIA DE ASSUNTOS ADMINISTRAT/MF – DF 170003 SETORIAL DE CONTABILIDADE/MIN. DA FAZENDA – DF ÓRGÃO: 30000 – MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

UG/UASG: 194037 DEPTO. DE PATRIMÔNIO INDÍGENA E MEIO AMBIENTE – PI 200001 GABINETE DO MINISTRO – MJ – DF

ÓRGÃO: 34000 – MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO

UG/UASG: 200007 DEPARTAMENTO DE APOIO ADMINISTRATIVO/MPDFT – DF 200008 MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR – DF

200009 MINISTÉRIO PÚBLICO DO DF E TERRITÓRIOS – DF ÓRGÃO: 36000 – MINISTÉRIO DA SAÚDE

UG/UASG: 250001 GABINETE DO MINISTRO – MS – DF

250002 SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – DF 250003 SETORIAL DE CONTABILIDADE/MIN. DA SAÚDE – DF ÓRGÃO: 39000 – MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

UG/UASG: 390002 COORD. GERAL DE ORÇAM. E FIN./SETORIAL/M.T. – DF 390003 DEP.NAC. ESTRADAS DE RODAGEM DNER-EM EXTINÇÃO – DF 390004 COORDENAÇÃO GERAL E RECURSOS LOGÍSTICOS – DF

ÓRGÃO: 39252 – DEPTO. NAC. DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES UG/UASG: 393003 DEPTO. NAC. DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE – DF 393004 DIRETORIA DE ADMINISTRACÃO E FINANÇAS – DF

393005 DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E PESQUISA – DF 393006 DIRETORIA DE INFRA-ESTRUTURA TERRESTRE – DF

Nem todas as UG/UASG acima possuem dados de consultas no portal de compras do Governo Federal, visto que o SIASG ainda não é obrigatório para toda a Administração Pública Federal.

A título de exemplo de resultado de licitação pesquisado, a UASG/UG 153080 – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO realizou o Pregão Eletrônico nº 15/2003, onde contratou a Empresa REPRESENTAÇÕES MELO VITAL LTDA. – CNPJ: 01.956.653/0001-01, nos serviços de hotelaria para a realização do Seminário Kellogg de Liderança e Desenvolvimento Social para América Latina e Caribe.

Outro exemplo: a UASG/UG 393003 – DEPTO. NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES adquiriu, através do Pregão nº 58/2003, café, açúcar e água potável das Empresas FINO SABOR INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. ME – CNPJ: 00.354.138/0001-99, D & R COMERCIAL LTDA. – CNPJ 05.098.536/0001-05 e PURÍSSIMA ÁGUA MINERAL LTDA. – CNPJ 72.602.303/0001-95, respectivamente.

6 CONCLUSÃO

Os atos e fatos administrativos do Governo Federal relacionados com as aquisições de materiais e prestações de serviço são evidenciados nos sistemas de acesso restrito (SIAFI e SIASG) e de acesso livre (“site” www.comprasnet.gov.br).

A publicidade é feita no Diário Oficial da União e no referido “site”.

Durante a pesquisa, foram observados fatos relativos à contestação do acesso restrito ao SIAFI e SIASG, bem como sobre a determinação da divulgação na “INTERNET” dos balanços e orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios no “site” www.contaspublicas.gov.br. Entretanto, esses pontos não foram explorados por não fazerem parte do objetivo do estudo, ficando a sugestão para outros estudos.

(8)

O acesso aos dados dos resultados das aquisições de materiais e prestações de serviços por dispensa, inexigibilidade e dos processos administrativos de licitação: convite, tomada de preços, concorrências e pregões no “site” www.comprasnet.gov.br, atende, em parte, a Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, visto que falta divulgação do “site”, não existe o controle do número de pessoas que realizaram consultas e o acesso apresenta dificuldades na formatação de dados para consulta, o que deixa os cidadãos com dificuldades para efetuarem as consultas, principalmente para obterem os códigos da UASG.

Finalmente, espera-se ter despertado o interesse nos cidadãos em realizarem as consultas sobre os gastos do Governo Federal, apesar das dificuldades encontradas.

Referências

BRASIL. Lei complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Brasília: Imprensa Nacional, 2000. _____. Lei n° 4.320, de 17 de março de 1964. Brasília: Imprensa Nacional, 1964.

_____. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Brasília: Imprensa Nacional, 1993. _____. Lei nº 8.883, de 08 de junho 1994. Brasília: Imprensa Nacional, 1994. _____. Lei nº 9.755, de 16 de dezembro de 1998. Brasília: Imprensa Nacional, 1998. _____. Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002. Brasília: Imprensa Nacional, 2002. _____. Decreto nº 1.094, de 23 de março de 1994. Brasília: Imprensa Nacional, 1994. _____. Decreto nº 4.485, de 25 de novembro de 2002. Brasília: Imprensa Nacional, 2002. _____. Decreto nº 3.722, de 9 de janeiro de 2001. Brasília: Imprensa Nacional, 2001.

_____. Instrução Normativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) nº 03, de 23 de maio de 2001. Brasília: Imprensa Nacional, 2001.

_____. Norma de Execução da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) nº 01, de 13 de junho de 2001. Brasília: Imprensa Nacional, 2001.

_____. Instrução Normativa da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) nº 01, de 17 de maio

de 2001. Brasília: Imprensa Nacional, 2001.

_____. Instrução Normativa da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) nº 01, de 08 de

agosto de 2002. Brasília: Imprensa Nacional, 2002.

_____. Instrução Normativa da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) nº 03, de 20 de

fevereiro de 1997. Brasília: Imprensa Nacional, 1999.

_____. Instrução Normativa do MARE n° 05, de 21 de julho de 1995. Brasília: Imprensa Nacional. 1995

_____. Ministério da Fazenda – Secretaria do Tesouro Nacional. Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI): http://www.stn.fazenda.gov.br/siafi ou https://acesso.serpro.gov.br. Acesso em: 31 de jul. 2006.

_____. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Portaria nº 306, de 13 de dezembro de 2001. Brasília: Imprensa Nacional, 2001.

_____. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG). Portal de compras do Governo Federal: http://www.comprasnet.gov.br. Acesso em: 31 de jul. 2006.

Voltar ao topo da página

Detalhes do Documento

Data: 01/01/2007 Publicado em:

Referências

Documentos relacionados

A agenda de atividades pode ser considerada um dos instrumentos que contribuem para o sucesso ou fracasso da proposta de disseminação dos resultados. Essa é

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Essa modalidade consiste em um “estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, com contornos claramente definidos, permitindo seu amplo e detalhado

Entre as ações que mais cresceram no Supremo na última década estão as de direito do consumidor (FALCÃO et al., 2014, p. A Oi é a primeira das 20 empresas privadas com mais

Em 1979, o Centro Nacional de Referências Culturais, sob a denominação de Fundação Pró-Memória, se fundiu com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,

O novo acervo, denominado “Arquivo Particular Julio de Castilhos”, agrega documentação de origem desconhecida, mas que, por suas características de caráter muito íntimo

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como