• Nenhum resultado encontrado

1.1 Direitos Políticos ativos: atingem todos os cidadãos. Direito-obrigação de alistamento eleitoral e de votar.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1.1 Direitos Políticos ativos: atingem todos os cidadãos. Direito-obrigação de alistamento eleitoral e de votar."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Curso TRE-RS – Analista Judiciário

Aula 02 – Direitos Políticos, Cadastro Eleitoral (Resolução TSE

21538/2003) e Código Eleitoral (administração das Eleições)

1 - Direitos Políticos

“ prerrogativas e os deveres inerentes à cidadania. Englobam o direito de participar direta ou indiretamente do governo, da organização e do funcionamento do Estado”. (José Jairo Gomes)

1.1 – Direitos Políticos ativos: atingem todos os cidadãos. Direito-obrigação de alistamento eleitoral e de votar.

1.2 – Direitos Políticos passivos: cidadão submete-se à escolha daqueles outros cidadãos que exercem o direito/dever de voto. Candidato a cargo eletivo.

Requisitos: possuir condições de elegibilidade e a inexistência de hipóteses de inelegibilidades. Condições de Elegibilidade (Artigo 14, §3º da Constituição Federal)

a) nacionalidade brasileira: vínculo político (não confundir com vínculo de nascimento).

b) pleno gozo dos direitos políticos: não estar enquadrado em alguma das hipóteses de perda ou suspensão disposta no artigo 15 da CF.

c) alistamento eleitoral: inscrição como eleitor ativa e regular.

d) domicílio eleitoral na circunscrição: União, Estado ou Município de acordo com a eleição. Prazo: 1 ano antes da eleição. Algum vínculo com a localidade.

e) filiação partidária: Prazo: 6 meses anteriores à Eleição (novidade) f) idades mínimas de acordo com o cargo almejado.

Alistamento eleitoral e voto Obrigatório: 18-70 anos.

Facultativo: 16-18 anos; Mais de 70 anos; Analfabetos

Artigo 14 CF - § 2º - Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

§ 4º - São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos. Art. 5º Código Eleitoral - Não podem alistar-se eleitores: I – não recepcionado

II - os que não saibam exprimir-se na língua nacional;

III - os que estejam privados, temporária ou definitivamente dos direitos políticos. Podem se alistar:

1) Naturalizados (Portaria do Ministério da Justiça) (art. 12 II – Português: 1 ano de residência, demais: 15 anos de residência) + idoneidade moral.

2) Natos:

a) nascidos no Brasil, filhos de pais estrangeiros, desde que não estejam a serviço do país b) nascidos no estrangeiro, filhos de pai ou mãe brasileiros, que estejam a serviço do Brasil.

c) nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

(2)

Artigo 7º - Justificativa eleitoral (não votação): prazo 60 dias. (enfermos, fora do domicílio, funcionários públicos em serviço. - Efeitos do não cumprimento do voto/alistamento obrigatório, da falta de justificativa de ausência:

a) inscrever/posse – serviço público / receber salário. IMPOSSIBILIDADE DE: b)contratar com o poder público/ empréstimos.

c)Obter passaporte / matrículas / etc. - Cancelamento de inscrição: 3 pleitos consecutivos sem voto ou justificativa. - Prazo para alistamento: até 19 anos ou 1 ano após obter nacionalidade brasileira.

- Documentos: I - carteira de identidade expedida pelo órgão competente do Distrito Federal ou dos Estados; II - certificado de quitação do serviço militar;

III - certidão de idade extraída do Registro Civil; IV – não recepcionado.

V - documento do qual se infira a nacionalidade brasileira, originária ou adquirida, do requerente.

Transferência de domicílio: O eleitor ficará vinculado permanentemente à seção eleitoral indicada no seu título, salvo: I - se se transferir de zona ou Município hipótese em que deverá requerer transferência.

Obs: necessário domicílio mínimo de 3 meses (exceto: militares ou removido no serviço público) + 1 ano da primeira/última inscrição ou movimentação.

Segunda via: No caso de perda ou extravio de seu título, requererá o eleitor ao juiz do seu domicílio eleitoral, até 10 (dez) dias antes da eleição, que lhe expeça segunda via.

- Pode requerer em qualquer cartório eleitoral. - Só é possível requerer se estiver quite.

Prazo para deferimento: 48 horas.

Recurso: 3 dias (indeferimento: recorre o eleitor - deferimento: recorrem os partidos) TRE julga: 5 dias.

Obs: Partidos (Diretórios municipais) podem fiscalizar o processo de inscrição: 3 delegados perante o Juízo e 2 perante os preparadores.

Fechamento de cadastro eleitoral:

Nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos 100 (cem) dias anteriores à data da eleição.

Art. 68 - Em audiência pública, que se realizará às 14 (quatorze) horas do 69 (sexagésimo nono) dia anterior à eleição, o juiz eleitoral declarará encerrada a inscrição de eleitores na respectiva zona e proclamará o número dos inscritos até as 18 (dezoito) horas do dia anterior (…)

Cancelamento da inscrição eleitoral: Causas:

(3)

c) pluralidade de inscrições (artigo 75) d) falecimento do eleitor

e) deixar de votar em 3 eleições consecutivas.

Obs: promovida direto pelo Juiz, a requerimento de delegado de partido ou de qualquer eleitor.

Art. 81. Cessada a causa do cancelamento, poderá o interessado requerer novamente a sua qualificação e inscrição.

2) CADASTRO ELEITORAL - RESOLUÇÃO TSE 21.538/2003

ALISTAMENTO ELEITORAL. SISTEMA ELETRÔNICO DE DADOS. REGULARIZAÇÃO DE SITUAÇÃO ELEITOR.

REVISÃO DO ELEITORADO. FISCALIZAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS

- O alistamento é formalizado perante à Justiça Eleitoral através do RAE (Requerimento de Alistamento Eleitoral. É utilizado para as seguintes operações: primeiro alistamento

Transferência de domícilio Revisão cadastral de eleitor Segunda via de título

Obs: inscrição cancelada por decisão judicial (A.S.E 450)- novo alistamento.

Transferência: mudança de município. (número da inscrição permanece a mesma) – 1 por ano no máximo. - Vedada a transferência de inscrição envolvida em Duplicidade, Suspensão Dir. Políticos. - Possibilidade de utilização e reutilização do número de inscrição em caso de falecimento (A.S.E 019), cancelamento por revisão de eleitorado – desde que não tenha outra inscrição para o mesmo.

Revisão: alteração cadastral no mesmo município / regularização de inscrição. RAE – preenchido na presença do eleitor. Eleitor escolhe o local de votação. Cada TRE fornece uma numeração em série para as zonas eleitorais.

Numeração: oito primeiros números seqüenciais, os dois números seguintes serão com base na Unidade da Federação (RS- 04), mais dois números como dígitos de verificação.

Documento de identificação com foto Documentos obrigatórios

certificado de quitação do serviço militar ( sexo masculino – 18 anos)

Obs: Em ano eleitoral, possibilidade do menor de 16 em se alistar (se completar 16 até o primeiro turno das Eleições) OBS: O brasileiro nato que não se alistar até os 19 anos ou o naturalizado que não se alistar até um ano depois da recebida a naturalização  multa.

Observar prazo do Parágrafo único art. 15

(4)

A.S.E - ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DE ELEITOR (registro de informações no histórico cadastral) Formato do título  art. 22

Partidos Políticos podem fiscalizar os RAEs (3 delegados): recorrerem das decisões que indeferirem ou deferirem. a) As informações constantes no cadastro eleitoral serão acessíveis às entidades públicas e privadas, com exceção das informações de caráter personalizado. (filiação, data de nascimento, profissão, estado civil, escolaridade, telefone e endereço)

b) Essas exceções não valem para requerimentos do MPE ou entidades autorizadas pelo TSE.

BATIMENTOS – evitar duplicidade ou equívocos de preenchimento. OBS: inscrições só serão válidas após o processamento desse batimento.

DUPLICIDADES = COINCIDÊNCIA : inscrições agrupadas por conterem similaridade de informações como: nome da mãe, data de nascimento e não apresentarem a situação de Gêmeo.

Regularização: decisão judicial. (Arts. 35-50) - R.R.I. (eleitor: prazo 20 dias)

Duplicidade – juiz da zona onde foi efetuada a inscrição mais recente Competências

decisões e conflitos Juiz Eleitoral: inscrições na mesma zona

Corregedor Regional: inscrições de zonas eleitorais de Pluralidades uma mesma circunscrição.

Corregedor Geral: inscrições de zonas eleitorais de diferentes circunscrições.

OBEDECER AO PRINCÍPIO DA JURISDIÇÃO. (art. 42)

Competência, em aspecto penal: juiz eleitoral da zona onde foi efetuada a inscrição mais recente. Inscrições agrupadas e não liberadas  sem decisão dentro do prazo  canceladas.

Duplicidades/Pluralidades  salvo evidente erro do servidor - remessa ao MPE para averiguar a resp. penal

SUSPENSÃO DE DIREITOS POLÍTICOS - A.S.E 337 - cada juízo anota sobre os seus eleitores. Obs: quando não há inscrição eleitoral – anotação para a base de perda e suspensão de direitos políticos.

Brasileiros com direitos políticos em Portugal  suspensão de direitos políticos no Brasil. Após os efeitos da suspensão - nova anotação para regularização: A.S.E 370.

PETES dos RAES: 5 anos ARQUIVOS DE DOCUMENTOS ELEITORAIS: Cadernos de Votação: 8 anos.

CORREIÇÃO: auditoria das Corregedorias nas Zonas Eleitorais.

REVISÃO DE ELEITORADO :

normalmente em municípios pequenos. Recadastramento total de eleitores. + Biometria

(5)

Principais Transferências 10% maiores do que no ano anterior Hipóteses de revisão de eleitorado: eleitorado for superior à 65% da população projetada

Eleitorado superior ao dobro da população (10-15 + 70 anos)

Efeitos da revisão de eleitorado: caráter obrigatório, sob pena de cancelamento de inscrição. Necessária a comprovação de residência.

JUSTIFICAÇÃO DO NÃO COMPARECIMENTO À ELEIÇÃO

- para todos os eleitores obrigados a votar e que não comparecerem à uma seção eleitoral no dia da eleição - prazo: 60 dias do turno da eleição , sob pena de multa.

- prazo para eleitor no estrangeiro: até 30 dias após o retorno ao país - justificação da falta ou pagamento de multa registrados com A.S.E

- 3 ausências ao pleito , sem justificação  cancelamento da inscrição. A.S.E: 035

“Artigo 85 da Res. 21.538/2003 - A base de cálculo para aplicação das multas eleitorais previstas pelo Código Eleitoral e leis conexas, bem como das de que trata esta resolução, será o último valor fixado pela UFIR multiplicado pelo fato 33,02 até que seja aprovado novo índice, em conformidade com as regras de atualização dos débitos para com a União.”

3) Registro de Candidatos ( Código Eleitoral ) Competência: TSE : Presidente/Vice

TRE : Governador / Senador / Deputado Federal e Estadual Juíz : Prefeito / Vice / Vereadores

Cargos do Poder Executivo: chapa única e indivisível

Cargos Legislativos: Senador: inscrição junto com os suplentes. Prazo: 15 de agosto do ano da eleição (NOVIDADE)

4) Voto Secreto

Art. 103. O sigilo do voto é assegurado mediante as seguintes providências:

I - uso de cédulas oficiais em todas as eleições, de acordo com modelo aprovado pelo Tribunal Superior;

II - isolamento do eleitor em cabine indevassável para o só efeito de assinalar na cédula o candidato de sua escolha e, em seguida, fechá-la;

III - verificação da autenticidade da cédula oficial à vista das rubricas;

IV - emprego de urna que assegure a inviolabilidade do sufrágio e seja suficientemente ampla para que não se acumulem as cédulas na ordem que forem introduzidas.

5) Atos preparatórios, Seções Eleitorais e Mesas Receptoras

Art. 115. Os juízes eleitorais, sob pena de responsabilidade comunicarão ao Tribunal Regional, até 30 (trinta) dias antes de cada eleição, o número de eleitores alistados.

Art. 117. As seções eleitorais, organizadas a medida em que forem sendo deferidos os pedidos de inscrição, não terão mais de 400 (quatrocentos) eleitores nas capitais e de 300 (trezentos) nas demais localidades, nem menos de 50 (cinquenta) eleitores.

(6)

Cada seção = uma mesa receptora.

→ Ao presidente da mesa receptora e ao juiz eleitoral cabe a polícia dos trabalhos eleitorais. → Não podem ser nomeados presidentes e mesários:

I - os candidatos e seus parentes ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge; II - os membros de diretórios de partidos desde que exerça função executiva;

III - as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; IV - os que pertencerem ao serviço eleitoral.

Preferência: curso superior + professores + serventuários de Justiça. Prazo para nomeação: 60 dias antes da eleição Recurso: 2 dias.

Penas para mesários faltosos: multa administrativa + suspensão 15 dias se servidor público

Fiscalização: 2 delegados de Partido por seção (um por vez).

Locais de votação: preferência bens públicos (designação: 60 dias anteriores à eleição)

6) Votação e apuração

No dia do pleito: 7 horas (preparação e instalação da mesa) 8 horas (início da votação) 17 horas (encerramento)

Obs: cuidar o parágrafo único do artigo 145 (época da eleição manual)

Podem votar fora de sua seção, mas dentro da circunscrição: candidatos aos cargos eletivos + militares (para Presidente) + policiais militares em serviço.

Parágrafo único. Com as cautelas constantes do ar. 147, § 2º, poderão ainda votar fora da respectiva seção:

I - o juiz eleitoral, em qualquer seção da zona sob sua jurisdição, salvo em eleições municipais, nas quais poderá votar em qualquer seção do município em que for eleitor;

SISTEMA ELETRÔNICO:

Ordem de votação (Eleições Gerais) - Lei 12.976/2014

1 – Deputado Federal 2 – Deputado Estadual 3- Senador 4- Governador/vice 5 – Presidente/Vice. Eleições Municipais: 1 – Vereador 2- Prefeito/Vice

art. 59 § 4 - A urna eletrônica disporá de recursos que, mediante assinatura digital, permitam o registro digital de cada voto e a identificação da urna em que foi registrado, resguardado o anonimato do eleitor. (Lei 10.740/2003)

(7)

7) Votação no exterior: para o cargo de Presidente e Vice. (Realizada nas embaixadas e consulados com no mínimo 30 eleitores por seção).

8) Garantias eleitorais:

Art. 234. Ninguém poderá impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio.

Art. 235. O juiz eleitoral, ou o presidente da mesa receptora, pode expedir salvo-conduto com a cominação de prisão por desobediência até 5 (cinco) dias, em favor do eleitor que sofrer violência, moral ou física, na sua liberdade de votar, ou pelo fato de haver votado.

Parágrafo único. A medida será válida para o período compreendido entre 72 (setenta e duas) horas antes até 48 (quarenta e oito) horas depois do pleito.

Art. 236. Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

§ 1º Os membros das mesas receptoras e os fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, não poderão ser detidos ou presos, salvo o caso de flagrante delito; da mesma garantia gozarão os candidatos desde 15 (quinze) dias antes da eleição. § 2º Ocorrendo qualquer prisão o preso será imediatamente conduzido à presença do juiz competente que, se verificar a ilegalidade da detenção, a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator.

Art. 237. A interferência do poder econômico e o desvio ou abuso do poder de autoridade, em desfavor da liberdade do voto, serão coibidos e punidos.

§ 1º O eleitor é parte legítima para denunciar os culpados e promover-lhes a responsabilidade, e a nenhum servidor público. Inclusive de autarquia, de entidade paraestatal e de sociedade de economia mista, será lícito negar ou retardar ato de ofício tendente a esse fim.

QUESTÕES:

1 – Assinale a opção correta acerca dos princípios constitucionais relativos aos direitos políticos:

a) O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de sessenta e cinco anos e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos de idade.

b) O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil por período superior a quinze anos ininterruptos e sem condenação penal.

c) O pleno exercício dos direitos políticos e o domicílio eleitoral na circunscrição pelo prazo mínimo de um ano antes do registro de candidatura são condições de elegibilidade.

d) O militar alistável é elegível e, contando menos de dez anos de serviço, deve ser agregado pela autoridade superior; se eleito, passará, automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

e) A soberania popular é exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular.

2- Assinale a alternativa correta:

a) o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os maiores de sessenta e cinco anos; b) o alistamento eleitoral é obrigatório aos conscritos durante o serviço militar obrigatório; c) o alistamento eleitoral é obrigatório aos analfabetos, embora o exercício do voto seja facultativo.

d) As únicas formas de soberania popular admitidas pela Constituição são o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. e) Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros.

(8)

3- Com relação a alistamento eleitoral, assinale a opção correta.

A) Proíbe-se o alistamento de menor que não tenha dezesseis anos de idade completos na data de requerimento de inscrição eleitoral. B)Ao brasileiro nato que deixar de se alistar até os dezenove anos de idade ou de requerer sua inscrição eleitoral até o centésimo quinquagésimo primeiro dia anterior à eleição subsequente à data em que completar dezenove anos de idade será aplicada multa, cobrada no momento da entrega do título eleitoral.

C) Para efeito de transferência de domicílio eleitoral do eleitor, a residência mínima de três meses no novo domicílio eleitoral deve ser cabalmente comprovada pelo interessado por meio de comprovante de residência.

D) No caso de dilaceração de título eleitoral, o requerimento da segunda via deverá ser instruído com o título danificado.

E) Cabe ao alistando preencher o requerimento de alistamento eleitoral no cartório eleitoral ou no posto de alistamento, e ao servidor da justiça eleitoral apenas digitar posteriormente esse requerimento.

4- Assinale a opção correta com referência ao sistema eletrônico de votação.

A) O juiz eleitoral pode votar em qualquer urna eletrônica da seção da zona eleitoral sob sua jurisdição, mesmo sem ter seu nome incluído na listagem de eleitores da seção.

B) Após a implementação do voto por meio de urnas eletrônicas, proibiu-se o uso de cédulas de papel no processo eleitoral.

C) Na votação para as eleições majoritárias, os votos em que seja impossível a identificação do candidato são computados para a legenda partidária, desde que o número identificador do partido seja digitado de forma correta.

D) A urna eletrônica exibe para o eleitor, primeiramente, os painéis referentes às eleições majoritárias e, em seguida, os referentes às eleições proporcionais.

E) A urna eletrônica mostra, em seu painel, a expressão designadora do cargo disputado no masculino ou feminino, conforme o caso. Acerca do alistamento eleitoral, julgue os próximos itens.

5) A suspensão ou perda de direitos políticos não dá causa ao cancelamento do alistamento eleitoral.

6) Caso seja detectada a existência, nos registros de determinado tribunal regional eleitoral, de inscrição de um mesmo eleitor em mais de uma zona eleitoral sob sua jurisdição, o fato deverá ser comunicado ao juiz competente para que se proceda ao cancelamento de uma das inscrições.

7) Cessada a causa do cancelamento, o eleitor estará automaticamente qualificado a votar.

8) O processo de cancelamento de alistamento eleitoral não pode ser iniciado de ofício por juiz eleitoral.

Acerca do alistamento eleitoral julgue os seguintes itens.

9) Mesmo que o alistamento eleitoral se dê por processamento eletrônico, o alistando está obrigado a apresentar em cartório, ou local previamente designado, o requerimento de alistamento acompanhado de três fotografias.

10) É facultado o alistamento, no ano em que se realizarem eleições, do menor que completar dezesseis anos até a data do pleito, inclusive, sendo certo que o título eleitoral emitido em tais condições somente surtirá efeitos com o implemento da idade de dezesseis anos. 11) Não se aplicará a pena de multa ao brasileiro nato, não analfabeto e não alistado, que requerer sua inscrição eleitoral até o centésimo primeiro dia anterior à eleição subsequente à data em que completar dezenove anos de idade.

12) O analfabeto que deixa de sê-lo não fica sujeito a multa quando requer sua inscrição eleitoral.

13) Em caso de mudança de domicílio, configura exigência para transferência de inscrição de eleitor a observância do prazo de entrada do requerimento no cartório eleitoral do novo domicílio no prazo de até cem dias antes da data da eleição.

14) No caso de perda ou extravio de seu título eleitoral, o eleitor que se encontre fora de seu domicílio eleitoral pode requerer a expedição da segunda via do título a juiz de outra zona até sessenta dias antes da eleição, esclarecendo se vai recebê-la na sua zona de origem ou na em que a requereu.

15) É garantido a toda instituição pública o acesso às informações constantes do cadastro eleitoral inerentes a relações de eleitores acompanhadas de dados como filiação do eleitor bem como sua data de nascimento.

(9)

17) O formulário de atualização da situação do eleitor, cuja tabela de códigos é estabelecida pela corregedoria-geral, é a ferramenta para registro de informações no histórico de inscrição no cadastro.

18) A competência para decidir a respeito das duplicidades e pluralidades de inscrições, na esfera penal, será sempre do juiz criminal com atuação na circunscrição da zona onde foi efetuada a inscrição mais recente.

19) A certidão do juízo criminal é documento comprobatório apto a possibilitar o restabelecimento de direitos políticos de indivíduo condenado criminalmente junto à justiça eleitoral.

20) O eleitor que deixar de votar e não se justificar perante o juiz eleitoral em até trinta dias após a realização da eleição incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral.

21) As eleições:

a) para o legislativo federal, estadual e municipal são realizadas sempre pelo sistema proporcional;

b) para o Executivo federal e estadual são realizadas segundo o princípio majoritário, sendo adotado o sistema distrital misto para o Executivo municipal;

c) para o Executivo municipal, na hipótese de nenhum candidato alcançar a maioria absoluta dos votos na primeira votação, não computados os brancos e nulos, haverá segundo turno em qualquer município;

d) para o Legislativo são realizadas pelo sistema proporcional para Deputados Federais, Estaduais e Vereadores, observando-se o princípio majoritário para os Senadores.

22) A Constituição Federal e o Código Eleitoral, ao tratarem das eleições para diferentes cargos do Poder Legislativo, determinam que o sistema eleitoral brasileiro:

a) seja sempre proporcional de listas abertas; b) seja distrital ou majoritário nas eleições municipais; c) varie de acordo com a circunscrição do pleito; d) seja, de regra, proporcional de lista fechada;

e) ocorra sempre, no sistema majoritário, nas eleições para o Senado Federal. 23) Assinale a opção correta acerca do sistema eleitoral brasileiro:

a) o quociente partidário é definido pela divisão do número total de votos válidos pelo número de lugares a preencher; b) somente partido ou coligação que alcançar o quociente eleitoral participa do rateio das sobras, se houver;

c) são realizadas novas eleições caso nenhum partido ou coligação alcance o quociente eleitoral;

d) os votos de legenda conferidos aos partidos são contados apenas para o cálculo do quociente partidário, mas descartados ara o cálculo do quociente eleitoral;

e) não há distinção entre quociente eleitoral e quociente partidário em termos práticos.

24) João é agente policial. José desempenha cargo de confiança no Executivo. Paulo pertence ao serviço eleitoral. Pedro é advogado militante na região. Podem ser nomeados membros das Juntas Eleitorais, apenas:

a) Paulo; b) Paulo e Pedro; c) João e Paulo; d) José e Pedro; e) Pedro

Considerando um eleitor que esteja respondendo a processo de exclusão de inscrição, julgue os itens subsequentes. 25 A lei admite que o eleitor, durante o processo de exclusão, vote validamente.

26 É defeso ao juiz eleitoral conhecer de ofício a exclusão do eleitor.

27 Como o interesse de agir é exclusivo do eleitor, outro eleitor não poderá promover a sua defesa em caso de exclusão. Com referência ao alistamento eleitoral, julgue os itens a seguir.

28 No caso de algum cidadão maior de dezoito anos ser privado temporária ou definitivamente dos direitos políticos, a autoridade responsável pela imputação da pena deve providenciar a comunicação do fato ao juiz eleitoral ou ao TRE da circunscrição em que o delito tenha sido praticado.

(10)

29 O Código Eleitoral prevê que, se o juiz tiver dúvida quanto à identidade do requerente ou sobre qualquer outro requisito para o alistamento, deve indeferir o requerimento.

30 De acordo com o Código Eleitoral, somente o eleitor pode retirar o seu título e o documento que instruiu o requerimento de alistamento junto ao cartório eleitoral.

31 Qualquer eleitor pode requerer a exclusão de outro eleitor em razão de este ter deixado de votar em três eleições consecutivas sem as devidas justificativas ou o pagamento de respectivas multas.

No que se refere aos privilégios e garantias eleitorais, julgue os próximos itens.

32 É autorizada a disponibilização, pela União, à justiça eleitoral, de veículos e embarcações, incluídos os de uso militar, para o transporte gratuito de eleitores em zonas rurais nos dias de eleição.

33 Nenhum membro de mesa receptora poderá ser preso durante o exercício de suas funções, salvo em flagrante delito, garantia essa que se estende, em iguais condições, a fiscal de partido político.

34 A interferência do poder econômico e o desvio ou abuso do poder de autoridade, em prejuízo da liberdade do voto, serão coibidos e punidos na forma da legislação eleitoral.

GABARITO

1- E 2- E 3- D 4- E 5- errado 6- certo 7- errado 8- errado 9- errado 10- certo 11- errado 12- certo 13- errado 14- certo 15- errado 16- certo 17- certo 18- errado 19- certo 20- errado 21- D 22- E 23- B 24- E 25- certo 26- errado 27- errado 28- errado 29- errado 30- errado 31- certo 32- errado 33- certo 34- certo

Referências

Documentos relacionados

Partindo dos elementos focais que se apresentam nesse trabalho como, o absenteísmo docente nas escolas da rede municipal de ensino; a falta de controle dessas

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que conforme a

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o