• Nenhum resultado encontrado

Student Guide Kids 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Student Guide Kids 2"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

Bem-vindo ao Student Guide do Kids 2!

Este guia traz instruções de como ajudar a criança a praticar mais o idioma,

expandindo a prática da língua para além da sala de aula. A participação e envolvimento dos pois e responsáveis são muito importantes para o processo de aprendizagem da criança.

Uma boa maneira de ajudar a criança é demonstrar interesse pelas atividades feitas em sala de aula: pergunte sobre as músicas, as histórias e os jogos que aconteceram em aula e peça para ela lhe ensinar um conteúdo trabalhado. Incentive e elogie a criança por tentar usar o idioma.

A aprendizagem deve acontecer de forma natural, reproduzindo situações que fazem parte da rotina de cada faixa etária. Dessa maneira, você pode fazer o mesmo em casa com as sugestões de atividades apresentadas neste guia. Você irá perceber que os conteúdos são sempre trabalhados dentro de um contexto, por isso pedir para a criança traduzir o vocabulário ou as estruturas estudadas não é a maneira mais eficaz de acompanhar seu progresso. É muito importante que o ritmo do aluno seja respeitado durante o processo para que a experiência de aprender um novo idioma seja inesquecível.

O guia está dividido de acordo com as unidades que serão trabalhadas no nível e para cada unidade você saberá:

• o material utilizado, Referências

• o que a criança está aprendendo, Estamos aprendendo a • lista de palavras, My words

• dicas de como ajudar a criança a praticar o idioma fora da sala de aula,

English at home, com uma das dicas abaixo:

Let's talk! Aqui você encontrará opções de diálogos para praticar

com a criança, por exemplo: A: What's your favourite animal? B: (My favourite animal is… / It's…)

Você pode fazer a pergunta (A) e a criança responde (B). É importante mencionar que a produção da criança mostrada aqui é uma sugestão, aceite e parabenize a criança por tentar responder a pergunta.

Let's play! Aqui você encontrará opções de jogos.

Por meio de jogos, a criança poderá praticar: pronúncia, vocabulário, gramática, compreensão e produção oral.

Let's sing! Aqui você encontrará opções de músicas.

Músicas podem facilitar a memorização de estruturas e vocabulários, por causa da repetição natural que criança faz ao cantar - gestos e danças também podem potencializar a memorização. Sempre que possível, demonstre interesse pelas músicas que ela cantar e peça para ela o ensinar.

Movie time e Story time! Aqui você encontrará opções de filmes e/ou

histórias (tradicionais ou contemporâneas).

As crianças estão acostumadas e, geralmente, gostam de ouvir e contar histórias, sendo para elas divertidas, motivadoras e melhorando a imaginação. Dessa forma, elas podem despertar a curiosidade da criança em relação a língua e ajudá-las a desenvolver uma atitude positiva em relação ao idioma.

Ao final do nível Kids, a criança deverá estar apta a, no que tange a produção oral, dizer palavras e frases e cantar canções relacionadas a tópicos familiares com pronúncia clara e boa entonação. Com relação à compreensão oral, consegue seguir instruções, entender a trama de histórias e responder bem a diversos comandos. Com relação à produção escrita, consegue facilmente ler e copiar palavras simples. Porém, a produção escrita não faz parte da avaliação da criança, sendo avaliado durante as aulas a compreensão e produção oral; além do envolvimento

(3)

Material de uso exclusivo da Associação Cultura Inglesa São Paulo - 2016

3

Let's play! Abre-fecha:

Você pode jogar abre-fecha com a criança. Escolha com ela as categorias (cores, números, objetos escolares, membros da família e partes da casa) e escreva com a criança no abre-fecha.

Depois, vocês precisam escolher oito cores, uma para cada lado. Vocês podem repetir categoria, por exemplo, em um lado vocês podem escrever 'Say 4 school objetcs' e no outro 'Say 2 school objects'; assim cada lado terá uma categoria e com nível de desafio diferente. Para jogar, primeiro vocês precisam escolher um número e abrir e fechar o 'abre-fecha' de acordo com número escolhido. O próximo passo é escolher uma cor, levantar o papel e ver a categoria. Para fazer com que o jogo fique mais divertido, vocês podem estipular um tempo para dizer as palavras e o número de palavras em cada categoria. Uma outra opção é tentar produzir frases completas.

É importante que você incentive a criança a usar inglês, mas aceite as contribuições dela e a ajude se necessário. Lembre-se que o objetivo desse jogo é ajudar a criança a reciclar o vocabulário estudado durante o primeiro semestre.

Para sugestão de como fazer o abre-fechar, veja: http://divertudo.com.br/videotudo/abrefecha3.html Let's sing!

Você pode pesquisar a música 'I have a Pet' no YouTube e convidar a criança para cantar a música e fazer as ações, imitando os animais. Você poderá usar o Pupil's Book p. 7, p. 17, p. 29 como referência

ou mesmo o guia do primeiro semestre.

My words

English at home

Welcome Week!

Estamos aprendendo a • Apresentar-se (dizer nome

e idade);

• Reciclar os vocabulários e estruturas estudados durante o primeiro semestre.

Referências

(4)

Let's talk!

A: What do you want to play? B: (I want to play hide and seek) A: Do you want to play tag?

B: (Good idea! Let's play! / No thanks, I want to play football) Let's sing!

Uma opção de música é a 'I want to play'. Você e a criança podem usar a página 33 (Activity Book) como referência. Incentive a criança a fazer as ações enquanto ela canta a música.

Let's play!

Você pode convidar a criança para jogar 'Rock, paper, scissors' - 'Papel, pedra e tesoura'. Peça para a criança ensinar o jogo e vocês também podem usar a página 48 (Pupil's Book) como referência.

Outra opção de jogo é mímica. Vocês podem usar os cut-out cards, página 89 (Pupil's Book), a criança precisa pegar um card e fazer a mímica da brincadeira e você precisa adivinhar. Depois, você pode fazer a mímica e a criança adivinha a brincadeira.

My words

English at home

Unit 4:

Break Time

Estamos aprendendo a • Falar sobre jogos e convidar

os amigos para brincar; • Identificar e dizer lugares

na escola;

• Falar sobre a sua escola regular. Referências Pupil's Book pp. 39-48 e p. 89 / Activity Book pp. 31-38 / Progress Journal pp. 10-11.

School

classroom, gym, library, canteen, playground, corridor

Games

board game, cards, hide and seek, football, basketball,

tag, hopscotch, computer game

(5)

Material de uso exclusivo da Associação Cultura Inglesa São Paulo - 2016

5

Story time!

Você pode convidar a criança para contar a história ou partes da história. Vocês também podem pesquisar a história no YouTube para assistirem antes da criança contar a história.

'How do dinosaurs go to school?' é uma história que mostra como que

os dinossauros se comportariam em uma escola e como que eles iriam para a escola. Eles vão de ônibus escolar? Eles prestam atenção à aula ou brincam durante a explicação?

Let's play!

Uma opção é jogo é Mímica. Vocês escolhem uma das ações, que podem ser encontradas no 'My word', para fazer a mímica e você precisam adivinhar.

Let's talk!

Você pode pedir para a criança falar sobre a rotina escolar dela. Lembre-se de encorajá-la a usar o vocabulário do 'My words'.

My words

English at home

Big Book:

How do dinosaurs go to school?

Estamos aprendendo a • Entender e contar partes da

história 'How do dinosaurs

go to school?';

• Identificar e dizer a rotina da escola.

Referências

História 'How do dinosaurs

go to school?'.

At school

race up the stairs, interrupt

the class, yell, stir up the class by making noise, tease

boys/girls, raise your hand, help out your classmates,

play with friends, tidy your desk

(6)

Let's talk!

A: What's the matter? B: (I'm feeling ill) A: Have you got a cold? B: (Yes, I have / No, I haven't) Let's play!

Uma opção de jogo é mímica. Você pode pedir para a criança usar os cut-out cards da unidade (página 91 - Pupil's Book) e para ela fazer a mímica de acordo com os cards. Depois, você pode fazer a mímica para ela adivinhar! Lembre-se de usar as perguntas do 'Let's talk!'. Let's sing!

Você pode convidar a criança para cantar a música 'I'm feeling ill'. Vocês podem usar como referência a página 43 (Activity Book).

Story time!

Você pode incentivar a criança a contar a história ou partes da história da unidade 'What's the matter?'. Vocês podem usar os cards ou mesmo as páginas 52-53 do Pupil's Book.

My words

English at home

Unit 5:

What's the matter?

Estamos aprendendo a • Identificar e dizer hábitos

saudáveis;

• Entender e contar uma piada. Referências

Pupil's Book pp. 51-60 e p. 91 / Activity Book pp. 41-48 / Progress Journal pp. 12-13.

I have got a cold

Keeping

healthy

drink water, wash, do exercise, eat well,

play, sleep well

Health

problems

toothache, headache,

cough, cut, earache, cold, tummy ache,

(7)

Material de uso exclusivo da Associação Cultura Inglesa São Paulo - 2016

7

Let's talk!

A: Is there an ice rink?

B: (Yes, there is / No, there isn't) A: Let's go to the swimming pool

B: (Yes, that's a good idea! / No, I want to go to the funfair) Quando você estiver andando na rua com a criança, ou mesmo de carro, peça para ela falar algumas das regras e avisos de segurança que foram vistos na unidade.

Let's sing!

Você pode pesquisar a música 'A sailor goes to sea' no YouTube e convidar a criança para assistir a um vídeo e cantar a música.

A sailor goes to sea, sea, sea, to see what he can see, see, see. But all that he can see, see, see,

is the bottom of the deep blue sea, sea, sea.

Let's play!

Você pode pedir para a criança fazer um desenho de alguns lugares da cidade que vocês moram. Depois, peça para ela descrever o desenho usando 'There is / isn't...'.

My words

English at home

Unit 6:

On Holiday

Estamos aprendendo a • Identificar, dizer e perguntar

sobre lugares na cidade; • Descrever a sua vizinhança; • Identificar avisos de segurança. Referências

Pupil's Book pp. 61-70 e p. 93 / Activity Book pp. 49-56 / Progress Journal pp. 14-15.

Places

beach, water park,

funfair, aquarium, zoo, park, ice rink,

swimming pool

Road safety

stop, stand on the pavement, look left,

look right, listen, cross the road

Referências

Documentos relacionados

(UNESP)/NALingua-CNPq 1 , no Brasil; b) explicitaremos os conceitos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças, tais como sujeito, língua, gêneros

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Desde 2012, um grupo de docentes, investigadores e alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) têm vindo a desenvolver

• Application window shortcut key (Tecla de atalho de janelas de aplicações): para abrir um menu rápido de opções no Auto Mode (Modo Automático) e no Easy Arrange. •

Diante disto, este trabalho tem por objetivo, analisar o impacto financeiro no investimento de um projeto de geração solar fotovoltaica distribuída, conforme cenários

[r]

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque