• Nenhum resultado encontrado

MecanismosCoesaoCoerencia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MecanismosCoesaoCoerencia"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Esta unidade tem por objectivo ajudá-lo a compreender o conceito de textualidade, isto é, as características que conferem a determinadas manifestações linguísticas humanas a designação de texto. Os mecanismos que asseguram a unidade/ estruturação de um texto (tecido) são a coesão e a coerência

1. COESÃO

1.1. Mecanismos de coesão gramatical

Conceitos e Aplicações

1.1.1. Coesão frásica 1.1.2. Coesão interfrásica 1.1.3. Coesão temporal 1.1.4. coesão referencial

1.2. Mecanismos de coesão lexical 1.2.1. Repetição 1.2.2. Substituição a) sinonímia b) antonímia c) hiperonímia/ hiponímia d) holonímia/ meronímia 2. COERÊNCIA 2.1. Coerência lógico-conceptual a)Princípios lógico-conceptuais

* ordenação lógica das situações apresentadas * relações lógicas entre as situações

* propriedades e características dos objectos de um mundo “normal”

2.1. Coerência textual

a)Regras de coerência textual

* repetição * progressão * não contradição * relação

Utilidade

“Quando usam a língua, os falantes não produzem palavras ou frases isoladas, desligadas umas das outras e do contexto situacional e discursivo. Pelo contrário, tanto os produtos resultantes do uso primário da língua na situação básica da conversa como os que

resultam da língua escrita em situações não pessoais, tanto os produtos de um só locutor como os que resultam de uma actividade colaborativa de vários falantes são objectos dotados de sentido e de unidade – ou seja, são produtos coesos internamente e coerentes com o mundo, relativamente ao qual devem ser interpretados. A tais produtos chama-se textos.”

Mª Helena Mira Mateus et alii, Gramática da Língua Portuguesa

(2)

A coesão designa o conjunto de processos linguísticos que asseguram as ligações na frase e entre frases. A coesão, enquanto aspecto de gramaticalidade, está ligada à competência linguística dos falantes.

Conhecer os conceitos Os processos

Coesão frásica: processo que assegura a unidade entre os diferentes elementos linguísticos de uma frase simples ou de uma oração

Ordenação das palavras na frase; concordância das palavras em género e/ou número; regência de preposições.

Para que uma frase seja gramaticalmente correcta (coesa), os elementos linguísticos que a compõem devem obedecer quer a uma organização interna, quer a fenómenos de concordância. Vejam-se os exemplos:

a) Os pais discutiram o assunto

Lendo a frase, não restam dúvidas de que esta é um exemplo de frase coesa e isto porque:

* os seus constituintes se organizam segundo a ordem sintáctica normal da língua portuguesa – sujeito/verbo/objecto

*nela estão respeitados todos os princípios de concordância: determinante e nome, masculinos e plural, que constituem o sujeito da frase, concordam com o verbo, também ele plural

b) O aluno mais velhos da escola tiveram o privilégio

de encabeçar a lista da associação de estudantes

Esta frase é um exemplo de frase não coesa, dado que, no grupo nominal, não há concordância entre o nome e o adjectivo que o caracteriza. Também o verbo não concorda em número com o sujeito.

(3)

Conhecer os conceitos Os processos

Coesão interfrásica: processo que

assegura a articulação de orações, frases e parágrafos entre si.

Coordenação; subordinação; articulação por outros conectores/organizadores

O João leu um romance, a Maria leu uma revista.

A frase é coesa pela simples justaposição das orações

Existem dois processos que asseguram a unidade das frases constituídas por mais do que uma oração (frases compostas ou complexas): a coordenação (sindética e assindética) e a

subordinação.

Coordenação assindética

Fui a Paris, mas não visitei a Torre Eiffel.

A conjunção mas, apesar de prescindível, une as duas orações e torna a frase coesa

Coordenação sindética

O João pensa que vencerá mais um obstáculo.

A segunda oração, introduzida pela conjunção completiva integrante que, completa o sentido da primeira oração e é imprescindível para a coesão da

frase.

Subordinação

A conexão entre várias frases, com vista à formação de unidades mais amplas, o parágrafo, é assegurada por conectores/ organizadores discursivos ou sinais de pontuação (que marcam a pausa e a melodia).

(4)

EXEMPLOS DE COESÃO NO INTERIOR DO PARÁGRAFO

"A casa era grande, branca e antiga. Em sua frente havia um pátio quadrado. À direita um laranjal onde noite e dia corria uma fonte. À esquerda era o jardim de buxo, húmido e sombrio, com suas camélias e seus bancos de azulejo."

Sophia de Mello Breyner Andresen,"O Jantar do Bispo? Contos Exemplares

"Desde sempre a poesia foi, de entre todas as actividades do espírito, aquela em que os portugueses mais se distinguiram. Com efeito, num momento em que particularmente importa avaliar o que, ao longo dos tempos, foi o nosso contributo para a formação de uma cultura europeia, há que reconhecer que muito poucas pessoas serão as figuras capazes de ombrear noutros domínios com as suas congéneres de outras nações."

Luís Miguel Nava,"Introdução"Antologia de Poesia Portuguesa

"Pequenos ou mesmo minúsculos em tamanho, gigantes em número e em idade, campeões do disfarce e do ardil, mestres na arte da sobrevivência, os insectos são os verdadeiros senhores do planeta. Joaninhas, grilos, pirilampos, insectos-pau, eles sim - muito mais provavelmente do que nós - serão naturais protagonistas no distante amanhã que cantam."

Notícias Magazine, 11 de Agosto de 2002

Nesta descrição, os elementos estão organizados através de expressões: Em sua frente, À direita, À esquerda

(organizadores discursivos).

A conexão entre as duas frases faz-se por meio de com efeito, conector que exprime a confirmação do que foi anteriormente dito.

Neste parágrafo, que integra duas frases, a pausa, representada graficamente pelo ponto final, é determinante para a organização e encadeamento das ideias.

(5)

EXEMPLOS DE COESÃO NO INTERIOR DO PARÁGRAFO

"Se, nos dias de hoje, os mais pequenos gestos da nossa vida são enquadrados pela presença de entidades derivadas da ciência, como é que isto pode ter acontecido? Se chegámos ao ponto de funcionar por obra e graça de microchips, alimentos enriquecidos com vitaminas, ou antibióticos ou vacinas, porque é que sabemos tão pouco sobre logaritmos, enzimas de restrição, ou a organização de colónias bacterianas? O que falhou?

O que falhou, fundamentalmente, foi que a explicação da ciência ao público não foi cuidadosamente programada desde o início."

Clara Pinto Correia, Clones Humanos Sobre o Texto

"(...) o Body Jam garante uma significativa melhoria cardiovascular, ajuda a perder peso e favorece uma maior consciência corporal, pela coordenação motora que é estimulada durante as aulas. Tudo isto, claro, aliado ao prazer do ritmo e à descontracção proporcionada por uma hora de dança...

Em suma, uma modalidade que assegura excelentes resultados para o corpo e mente."

In Saúde e Bem-Estar, Outubro de 2003

"Até há bem pouco tempo, pensou-se que os recursos da Terra eram inesgotáveis e que a intervenção do Homem não teria grande influência no desenvolvimento normal dos ciclos da Natureza.

No entanto, actualmente sabemos que o mundo civilizado lança grande quantidade de gases para a atmosfera e que esses gases que deveriam ser absorvidos pelas plantas não o são em quantidade suficiente."

In Notícias Magazine, Setembro de 2003

A conexão entre os dois parágrafos é feita pelo jogo pergunta/resposta, assinalado graficamente pelo ponto de interrogação, ao qual corresponde a entoação.

A ligação entre os parágrafos faz-se através do organizador em

suma, que introduz a conclusão

do exposto anteriormente.

A ligação entre os parágrafos faz-se através do conector no

entanto, que estabelece uma

oposição entre o que vai ser dito e o anteriormente referido.

(6)

COESÃO

TEMPORAL

Conhecer os conceitos Os processos

Coesão temporal: processo que consiste na sequencialização dos enunciados, segundo uma lógica temporal.

Expressões adverbiais ou preposicionais com valor temporal; datas; expressões que assinalam ordem; utilização correlativa de tempos verbais.

Há vários processos que estabelecem nexos temporais entre acções. As frases que se seguem exemplificam esses mecanismos.

A patroa discutiu com todos os empregados e saiu zangada.

A ordenação dos acontecimentos é feita

segundo a ordem cronológica

Primeiro dirigiu-se ao indivíduo, depois pediu-lhe contas pelo sucedido.

Utilização de expressões que assinalam a ordem dos

acontecimentos

Quando a polícia chegou, o ladrão já tinha fugido.

Emprego correlativo de tempos verbais

Ela é uma pessoa inconstante: ontem tinha uma ideia, hoje tem outra.

Uso de expressões de tempo em consonância com

os tempos verbais

O dia 25 de Abril de 1974 foi decisivo para o país.

(7)

COESÃO

REFERENCIAL

Conhecer os conceitos Os processos

Coesão temporal: propriedade dos textos (orais e escritos) em que determinadas expressões linguísticas estabelecem relações de dependência com o discurso anterior, o discurso subsequente ou a situação de comunicação.

Anáforas lexicais, anáforas pronominais, elipses, catáforas lexicais, pronominais, deícticos.

Para que um texto progrida, mas mantenha sempre activados certos referentes, é necessária a retoma desses mesmos referentes, o que assegura a coesão textual. Designamos por referente a entidade do mundo real ou fictício para a qual remete uma expressão linguística.

"Havia um rei que tinha uma filha. Era ele não só muito impertinente, mas desconfiado. Logo que a criança nasceu, meteu-a numa torre com uma ama por companheira e mestra. Permitia-lhe sair ao jardim, passear pelo terraço, mas não consentia que [-] frequentasse reuniões ou [-] fizesse visitas."

Cadeia referencial:

uma filha —> a criança —> a —> lhe —> [-]—> [-]

referente antecedente: uma filha anáfora nominal: a criança anáforas pronominais: o/ lhe anáforas através da elipse: [-]

No excerto transcrito, as expressões sublinhadas não têm referência autónoma, só podem ser interpretadas enquanto dependentes da expressão inicial (referente ante-cedente) - uma filha. Assim, designamos as expressões sublinhadas por anáforas, na medida em que remetem para algo que foi dito anteriormente. Integrados nesta cadeia referencial surgem dois lugares vazios na posição de sujeito, assinalados por [-]. Esses espaços seriam preenchidos pelo referente a filha. Aos elementos da cadeia referencial, porque têm o mesmo referente, chamam-se co-referentes.

(8)

COESÃO

REFERENCIAL

"Sonhava ser jogadora de futebol para tentar seguir os passos de Eusébio.(...) O desejo da jovem musculada foi transformado pelo escritor Craveirinha, que a viu correr e jogar e acreditou imediatamente que tinha encontrado uma verdadeira campeã das pistas. (...) Três anos depois - e após a presença [-] nas Olimpíadas de Seul - Maria de Lurdes Mutola já estava nos Estados Unidos (...)."

"Única" Expresso, 6 de Setembro de 2003

Cadeia referencial:

jogadora de futebol —> jovem musculada —> a —> uma verdadeira campeã das pistas —> [-] —>Maria de Lurdes Mutola catáforas nominais: jogadora de futebol/ jovem musculada/ a/ uma verdadeira campeã das pistas

catáforas pronominais: a catáforas através da elipse: [-]

referente subsequente: Maria de Lurdes

Mutola

Lido o texto, apercebemo-nos de que as expressões sublinhadas têm de ser interpretadas como dependentes de uma outra que só ocorre no final do excerto. Assim, e dado que a cadeia referencial não corresponde à ordem linear, as expressões sublinhadas são catáforas relativamente à expressão nominal final (Maria de Lurdes Mutola).

-O teu é maior! Troca pelo meu…!

(Pedido do locutor - uma criança, depois de verificar que o seu gelado é mais pequeno que o do alocutário.)

Referentes - não explicitados no enunciado, mas reconhecíveis no contexto situacional. Deícticos - o teu; o meu

Neste exemplo de situação de comunicação oral, o referente não está nomeado no enunciado, surge apenas pronominalizado. Isto é possível pelo facto de locutor e alocutário estarem presentes no mesmo contexto situacional, identificando, assim, facilmente o referente. Estas expressões que remetem para o contexto situacional (locutor, alocutário, momento e lugar de enunciação) são os deícticos.

(9)

Mecanismos de

coesão lexical

Conhecer os conceitos Os processos

Coesão lexical: processo que assegura a relação co-referencial entre expressões linguísticas presentes nos enunciados.

Repetição

Substituição (sinonímia, antonímia, hiperonímia/hiponímia, holonímia/ meronímia

Vários são os processos que, ao nível do léxico, asseguram a coesão textual:

"Elas são quatro milhões, o dia nasce, elas acendem o lume. Elas cortam o pão e aquecem o café. Elas picam cebolas e descascam batatas."

Repetição

O rapaz sempre que se dirigia ao prior corava. O padre questionava-o até ao pormenor.

Sinonímia

O João jurava à namorada que dizia a verdade, mas ela sabia que ele mentia.

Antonímia

Os meios de transporte marítimos são mais poluentes do que os aéreos. Veja-se o exemplo do petroleiro "Prestige" que ao partir-se em dois largou enormíssimas manchas de crude, poluindo assim toda a costa da Galiza.

Hiperonímia/ hiponímia

Os universitários reuniram-se uma vez mais para protestar contra o aumento das propinas. Recorde-se que as acções dos estudantes são cada vez mais frequentes no nosso país.

Hiponímia/ hiperonímia Repetição

Substituição

O João tem um carro espectacular! Caixa automática, estofos em pele, tecto de abrir, jantes de liga leve, ar condicionado automático, caixa de CD!

(10)

A coesão designa a aceitabilidade de um enunciado oral ou escrito. Resulta da interacção entre o conteúdo informacional dos enunciados e o conhecimento do mundo de cada falante. A coerência está, pois, ligada à competência enciclopédica e ao conhecimento da situação comunicativa. É um factor determinante para a textualidade

Conhecer os conceitos Os processos

Coerência lógico-conceptual: uma frase ou um texto é coerente se as situações nele/a recriadas estiverem conforme àquilo que sabemos do mundo e se forem respeitados os princípios de natureza lógica

1. ordenação lógica das situações apresentadas;

2. estabelecimento de relações lógicas entre as situações;

3. atribuição de propriedades e características dos objectos conformes ao mundo normal

Um texto para ser coerente tem de respeitar os princípios lógico-conceptuais

1. Ordenação lógica das situações apresentadas

A) Entrei no consultório. Havia revistas de capas coloridas. Uma pequena mesa estava debaixo delas.

B) Entrei no consultório. Havia revistas de capas coloridas em cima de uma pequena mesa.

C) Entrei no consultório. Primeiro vi vi revistas de capas coloridas. Só depois reparei na pequena mesa

que estava debaixo delas.

A frase a) é uma frase incoerente, pois a ordenação dos elementos descritos não corresponde ao modo como, geralmente, os percepcionamos na realidade.

A frase b) é uma frase coerente, pois a ordem dos elementos descritos corresponde ao modo como, geralmente, os percepcionamos na realidade.

A frase c) é uma frase coerente, pois as formas linguísticas primeiro, só depois determinam a ordem pela qual a realidade foi percepcionada.

(11)

2. Relações lógicas entre as situações

A) As ruas estão molhadas porque não choveu.

B) O piso está escorregadio porque choveu.

A frase a) é uma frase incoerente, visto que o nexo de causalidade nela estabelecido entra em ruptura com o nosso conhecimento do mundo.

A frase b) é uma frase coerente, visto que nela se estabelece um nexo de causalidade conforme a nossa visão do mundo.

3. Propriedades e características dos objectos conformes ao mundo normal

A) A mesa dançou toda a noite.

B) A rapariga dançou toda a noite no palco iluminado.

A frase a) é uma frase incoerente, visto que as propriedades atribuídas ao objecto mesa não são conformes à nossa visão do mundo.

A frase b) é uma frase coerente, pois as propriedades/ características atribuídas aos indivíduos e ao objecto palco estão de acordo com o nosso conhecimento do mundo.

(12)

Conhecer os conceitos Os processos

Coerência textual: para que um texto seja coerente, isto é, possua uma unidade de sentido, as relações de ordem e de lineariedade das ocorrências textuais não podem ser arbitrárias. A unidade semântica global obedece, pois, a um conjunto de regras.

1. Repetição 2. Progressão 3. Não contradição 4. Relação

1.) A regra da repetição assegura o desenvolvimento temático do texto, sem rupturas nem

ambiguidades. São vários os recursos linguísticos que garantem a repetição (ou retoma): as anáforas, as catáforas e os deícticos .

COERÊNCIA

TEXTUAL

"Um homem de grandes artes tinha na sua companhia um sobrinho que lhe guardava a casa enquanto ele dormia. De uma vez, [-] deu-lhe duas chaves e [-] recomendou:

- Estas chaves são daquelas duas portas. Não as abras por nada deste mundo, senão morres.

O rapaz, assim que [-] se viu sozinho [-] não se lembrou mais da ameaça e [-] abriu uma das portas."

"O Aprendiz de Feiticeiro" Contos Populares Portugueses

Repare-se como neste parágrafo a repetição assegura não só a coesão como também a progressão temática. O texto vai progredindo pela retoma pronominal e lexical sucessiva dos referentes "Um homem" (sua, lhe, ele, [-]) e "um sobrinho" (que, lhe, o rapaz, [-], se, [-], se, [-]).

2.) A regra da progressão assegura que, num texto, a informação conhecida e partilhada

pelos intervenientes no processo comunicativo (tema) seja constantemente acompanhada de informação nova e relevante (rema).

"Oceanos

Os oceanos e os mares abertos cobrem um pouco menos de 71% da superfície terrestre (361 milhões de km2) e encerram 1322 milhões de km2de água. Desempenham no equilíbrio natural da Terra um papel proporcional à sua extensão e ao seu volume consideráveis."

Enciclopédia Larousse, Círculo de Leitores

Progressão por tema constante (tema/tema)

Um mesmo tema é retomado em frases sucessivas associado a diferentes remas. 1 a frase:

Tema - os oceanos e os mares

Rema- cobrem... superfície terrestre 2a frase:

Tema - [-] (os oceanos e os mares) Rema: desempenham na Terra um papel...

(13)

"- Olha o macaco do rabo mariola que do rabo fez navalha

da navalha fez sardinha da sardinha fez farinha da farinha fez menina da menina fez camisa da camisa fez viola e agora deu à sola e agora deu à sola."

António Torrado, O macaco do rabo cortado

Progressão linear (tema/rema)

O rema da primeira frase torna-se o tema da seguinte:

Baleias

As baleias contam-se entre os maiores mamíferos do mundo animal. Certas espécies são sociais enquanto outras são mais solitárias. As baleias mais sociais são as baleias-cinzentas.

Enciclopédia Larousse, Círculo de Leitores (adaptado)

Progressão por temas derivados (hipertema/ subtemas)

Um tema dá origem ao desenvolvimento de outros subtemas.

3.) A regra da não contradição assegura que nenhuma ocorrência textual entre em contradição

com algo já referido, explícita ou implicitamente, no mesmo enunciado.

Foi com Gil Vicente que nasceu o teatro em Portugal. As manifestações teatrais anteriores a este autor, de carácter religioso e profano, dirigidas ao povo ou à corte, eram rudimentares

Este texto é contraditório, porque se afirma que Gil Vicente é o pai do teatro em Portugal e, de seguida, é referida uma característica das manifestações teatrais anteriores ao autor.

4.) A regra da relação assegura que num texto se estabeleça uma relação directa entre os

factos enunciados.

Foi com Gil Vicente que nasceu o teatro português enquanto categoria literária. Em Portugal, as manifestações teatrais anteriores a Gil Vicente, que existiam desde a fundação da nacionalidade, eram de carácter religioso e profano.

Neste texto, não se estabelece uma clara relação entre as ideias das duas frases. De facto, à ideia de teatro enquanto categoria literária deveria contrapor-se uma outra: a de que as manifestações teatrais anteriores a Gil Vicente eram rudimentares, embrionárias e não tinham suporte escrito, sendo contudo fulcrais para a obra vicentina. Ora, o facto de estas últimas serem religiosas ou profanas em nada as distingue das peças vicentinas. Para assegurar a relação entre as ideias, teria de referir-se que:

Em Portugal, as manifestações teatrais anteriores a Gil Vicente, que existiam desde a fundação da nacionalidade, eram muito rudimentares e existiam sem um suporte escrito. Estas manifestações, de carácter religioso e profano, foram, contudo, determinantes para a obra vicentina.

Referências

Documentos relacionados

“Minha cidade é muito famosa e eu vou todos os dias ao cinema, por isso as ruas são todas arborizadas e eu tomo sorvete na escola”. Não podemos estabelecer a

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

O segundo Beneficiário será designado pelo Segurado na Proposta de Adesão, podendo ser substituído a qualquer tempo, mediante solicitação formal assinada pelo próprio Segurado, para

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

• Lista de argumentos tipados como uma função; • Resposta tipada declarada ou inferida;. • Captura de contexto no escopo onde foi declarado; • Modificar o contexto no escopo

Fica estabelecido que no caso de não ser efetuado pela empresa o pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês subseqüente ao vencido, bem como do 13º salário e