• Nenhum resultado encontrado

UFCD4RA3TIS3fichanº2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UFCD4RA3TIS3fichanº2"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE

Curso de Educação e Formação de Adultos FICHA DE TRABALHO nº 2

Formadoras: Elisabete Costa e Liliane Ramos Área: Cidadania e Profissionalidade

CP4 – RA 3

Núcleo Gerador: Processos Identitários Tema: Políticas públicas de inclusão

Critérios de Evidência:

Identificar a diversidade de políticas públicas na sociedade Situar-se face à inclusão da população migrante

Formando António Tomatas tis 3 Data: 02/05/2011

Actividade nº1

“Sou capaz de Identificar a diversidade de políticas públicas na sociedade.”

“Entende-se por Políticas Públicas” o conjunto de acções colectivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público em diversas áreas. Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em acções colectivas no espaço público”

(adaptado)

As políticas públicas estão relacionadas com questões de liberdade e igualdade, ao direito à satisfação das necessidades básicas, como emprego, educação, saúde, habitação, acesso à terra, meio ambiente, transportes, etc.

1 – Indique exemplos de políticas públicas portuguesas.

Resposta: Na minha opinião a política públicas portuguesas foram criadas

principalmente seguir ao 25 de Abril de 1974, em relação à liberdade, usufruímos da mesma, igualdade perante o outro também.

Em relação as necessidades básicas, como o emprego o mesmo não é garantido um posto de trabalho para cada cidadão, em relação á educação até ao secundário o acesso é universal a partir daí os estudantes filhos de pais ricos, estudam nas universidades públicas e os estudantes filhos de pais menos abastados têm de estudar nas universidades privadas. O

(2)

2

acesso á habitação que devia ser um direito fundamental é garantido através das câmaras municipais e dos seus bairros sociais. A saúde é garantida através do sistema nacional de saúde e na minha opinião funciona dentro do possível, devia funcionar melhor, com mais médicos, mais postos de saúde libertar os hospitais para os casos mais graves. Em relação ao acesso à terra é um pouco complicado já que a mesmas têm proprietários, poucas são as que estão disponíveis para serem doadas as pessoas, mesmo aquelas que as queiram trabalhar. Os transportes públicos em Portugal no meu ponto de vista, são bons em Lisboa e no resto do Pais são satisfatórios, em Lisboa também devido ao número de pessoas existem mais carreiras, com horários entre elas mais curtos, ao nível de comodidade penso que são bons. Em relação ao meio ambiente penso que ao actuais e anteriores governantes não têm tido o cuidado suficiente quer com o território, já que deixam construir em qualquer zona Desgovernadamente, quer com a implementação de energias renováveis, porque sendo Portugal um País com bastantes recursos naturais, as energias renováveis já deviam estar em prática há bastante tempo, mas se investirmos agora, quem sabe se daqui a 20 ou 30 anos, podemos ter energia verde suficiente para os nossos gastos, e não dependermos de outras energias casos do petróleo, gás que irão acabar e o seu preço vai aumentar para níveis brutais.

Actividade nº2

“A União Europeia tem uma nova posição perante a migração, tendo definido uma política migratória europeia. O objectivo é desenvolver políticas que abranjam todos os assuntos relacionados com as migrações, desde instituir regras claras e justas para a imigração legal (incluindo políticas de integração, leis laborais e anti-discriminatórias mais fortes) até melhorar o combate ao tráfico de pessoas e à imigração ilegal, melhorando a cooperação com os países de origem e desenvolvendo um sistema de asilo para aqueles que necessitam de protecção. (…)

A integração é a chave da política de imigração da U.E. Desde a adopção da Agenda Comum para a Integração, em 2005, que a U.E. ajuda os Estados-Membros a partilhar informação sobre políticas e a comparar as melhores práticas utilizadas em toda a Europa. As iniciativas incluem a publicação de um Manual de Integração e a organização de um Fórum Europeu de Integração. O Fundo Europeu da Integração, que financia a cooperação nesta área, possui um orçamento de 825 milhões de euros até 2013.

(3)

3

Outro aspecto da política migratória da U.E. é o combate à imigração ilegal. (Desde 1996, já se perderam no mar cerca de 8000 pessoas que tentavam alcançar as costas de Espanha, Malta e Itália.) Esta é frequentemente controlada por contrabandistas e traficantes que exploram os imigrantes, especialmente mulheres e crianças, depois de chegados ao destino. O combate a estas redes criminosas, assim como aos empregadores dos imigrantes ilegais, é uma prioridade. A U.E. criou uma agência chamada Frontex, que disponibiliza meios de informação para ajudar os Estados-Membros a combater estas redes e coordena a segurança nas fronteiras externas da União.

Outra importante acção da União Europeia é a diminuição do incentivo à imigração ilegal: os povos imigram para a Europa em busca de emprego e estabilidade económica. A Política Europeia de Vizinhança, por exemplo, tenta ajudar os nossos vizinhos a melhorar as condições de vida nos seus países do Mediterrâneo, Europa de Leste e Cáucaso.

1– Após a leitura do texto, indique os diferentes instrumentos que a União Europeia tem ao seu dispor para a integração dos imigrantes e para o combate à imigração ilegal.

Resposta: A União Europeia criou a Agenda comum para a integração em

2005, que ajuda os Países membros a partilharem informação sobre as melhores politicas a aplicar nos estados-membros. As iniciativas incluem a

publicação de um Manual de Integração e a organização de um Fórum Europeu de Integração, este projecto tem um orçamento de 825 milhões de euros.

A união europeia criou uma agência chamada Frontex, que coordena a segurança nas fronteiras externas da união.

Outra política da união Europeia é a politica europeia de vizinhança que é fazer com que os Países de onde vêm os imigrantes, se desenvolvam criem empregos, a economia cresça e as pessoas não tenham de emigrar para a Europa.

(4)

4

Actividade nº3

“Sou capaz de me situar face à inclusão da população migrante .”

“Nos últimos anos temos assistido à construção de uma sociedade aberta à diversidade étnico-cultural. As diferenças revelam-se em cores, línguas, hábitos e costumes. Para a sociedade de acolhimento coloca-se o desafio constante de respeito pela diferença. Para as comunidades de imigrantes, a integração plena exige uma intervenção activa e participativa. Os exemplos nesse sentido são o grande dinamismo. O espaço social é hoje constituído por uma rede mais complexa mas forçosamente rica. Integrar implica assumir a diversidade como uma oportunidade para criarmos riqueza.

Da nossa vivência na sociedade verificamos que esta se torna cada vez mais diversificada e multicultural. No entanto, enquanto para uns isso é sinónimo de riqueza e de enriquecimento cultural, outros só conseguem olhar para este fenómeno com olhos de desprezo e discriminação. Mas, no fundo, somos todos cidadãos do mundo.”

1 – Explique o significado da expressão “cidadãos do mundo”.

Resposta: A expressão na minha opinião quer dizer que todos somos deste mundo, que por estarmos noutro país também pertencemos a esse pais, somos cidadãos de todos os países.

(5)

5

Actividade nº 4

“ (…) Actualmente, Portugal é "desafiado a criar e gerir mecanismos sustentáveis de acolhimento de migrantes ao nível social, incluindo urbanismo e oportunidades de emprego", referiu a especialista em políticas da ONU Isabel Pereira. A investigadora - que colaborou na redacção do Relatório de Desenvolvimento Humano 2009 com o título "Ultrapassar barreiras: mobilidade e desenvolvimento humano" hoje divulgado - defendeu que "podem existir grandes ganhos com o acolhimento de migrantes".

Entre os 27 países da União Europeia (UE), Portugal é dos que maior número de iniciativas para migrantes apresenta, sublinhou a investigadora, referindo que o impacto destas, tendo em conta que são "muito recentes", tem de ser avaliado.

Depois de durante anos ter sido um país exportador de migrantes, Portugal inverteu a tendência recentemente, disse a investigadora das Nações Unidas.

(…) No relatório, Portugal é destacado como exemplo de boas práticas em matéria de integração e é citado como um dos países, onde os cuidados de saúde "estão acessíveis a todos imigrantes, independentemente do estatuto legal". (…) O documento também sublinha que Portugal é um dos "países desenvolvidos" onde é possível prolongar "licenças temporárias" e onde a população está menos preocupada com os custos para o Estado resultantes da presença de migrantes.”

Fonte: http://www.jn.sapo.pt, 2009-10-05

1 – Indique alguns bons exemplos de integração da população migrante através da pesquisa de notícias.

Resposta: Um bom exemplo de integração de imigrantes é através de

associações de imigrantes existentes em Portugal como por exemplo a

caso do Brasil, associação cabo-verdiana, CAPELA - Centro de apoio à

população emigrante de leste europeu e amigos.

José Reis, de origem cabo-verdiana, que viveu em barracas e, depois, num bairro social, antes de se licenciar em direito e ter conquistado uma

(6)

6

2 – Demonstre a sua opinião acerca da imigração, explicando os prós e contras resultantes da imigração.

Resposta: No meu ponto de vista, a imigração é bem-vinda, desde que

seja para trabalhar, penso que todos temos a aprender com a imigração, já que eles podem trazer novas ideias, novos métodos de trabalho, e nós podemos aprender com eles e quem sabe melhorar, recentemente o Estado tem contratado médicos estrangeiros para o serviço nacional de saúde. Penso que é uma boa prática a sua contratação os mesmos devem ser encaminhados para o interior do País, locais onde actualmente há falta de médicos, porque os médicos portugueses só querem trabalhar nas grandes cidades.

Em relação aos contras o Estado tem um papel fundamental na organização do trabalho, e não permitir que os estrangeiros recebam menos que os portugueses, já que isso leva a que as empresas optem pelos estrangeiros em detrimento dos nacionais, gerando desemprego para os portugueses, se os ordenados forem equivalentes a concorrência é leal, e o posto de trabalho é para o trabalhador mais profissional. Outra razão é o Estado não permitir que os estrangeiros venham para Portugal, para pedir, roubar etc. … Penso que devia de haver um critério mais elevado na admissão de estrangeiros em território nacional.

3 – Sugira medidas de integração para a população imigrante.

Resposta: No meu ponto de vista, deviam ser criados gabinetes de

acolhimento á população imigrante, para que os mesmos fossem esclarecidos em relação ao mundo de trabalho direitos e deveres, segurança social, finanças, acesso aos centros de saúde, acesso a formação para aprender a língua portuguesa, e a nossa cultura e outros assuntos como legalizar a situação da carta de condução, as habilitações literárias que os mesmos possuem, alugar uma casa, abrir uma conta num determinado banco, etc. …

(7)

7 Bom trabalho! 

Referências

Documentos relacionados

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

As for climate action, and based on a survey conducted by WeWorld in 2021 in 23 EU countries, Italian youth display higher levels than the European average regarding

à sua atuação como lobista junto ao Partido dos Trabalhadores. PABLO KIPERSMIT também não soube informar o porquê dos pagamentos, uma v e z que nunca contratou serviços

• Na época da chegada dos portugueses, entre 3 e 5 milhões de nativos habitavam o território brasileiro, distribuídos em mais de mil povos, que falavam aproximadamente 1.300

Em 2006, o Governo Bush enviou para o Senado e para a Câmara um projeto que proibiria a união entre pessoas do mesmo sexo, seria a primeira clausula restritiva de direitos

O objetivo deste artigo é demonstrar como maiores investimentos em educação, infra- estrutura e combate à economia informal podem contribuir para o aumento da produtividade

Todos os vírus possuem um capsídeo proteico. Essas proteínas são importantes para proteção e para identificação da célula-alvo do vírus. No interior do

A resposta passa por preços maiores para quem estiver disposto a pagar por melhores serviços, e com essa margem adicional financiando o mercado de preços baixos para mais