• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA Considere o texto 1 para responder às questões 1, 2 e 3. Texto 1 O filósofo alemão Max Weber ( ) foi o primeiro a identifica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA Considere o texto 1 para responder às questões 1, 2 e 3. Texto 1 O filósofo alemão Max Weber ( ) foi o primeiro a identifica"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL PRH Nº 2/2011, de 21 de fevereiro de 2011

Médico

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA

Considere o texto 1 para responder às questões 1, 2 e 3.

1 O texto apresenta duas características da população brasileira, no que se refere à atuação do Estado. Essas duas características podem ser reveladas por meio das expressões: a) segurança e liberdade b) desconfiança e medo c) ameaça e medo d) violência e direitos e) liberdade e desconfiança

2 Segundo a tipologia textual, podemos dizer que o texto se classifica como:

a) dissertativo com passagens narrativas b) apenas narrativo

c) descritivo com passagens narrativas d) narrativo com passagens descritivas e) apenas dissertativo

3 No fragmento “No Brasil, onde a população não apenas desconfia da polícia, mas também tem medo dela, isso é ainda mais exacerbado.”, encontramos expressões que conectam elementos da mesma natureza, estabelecendo, assim, a clareza do texto. Essas expressões são:

a) mas também e ainda mais b) onde e não apenas

c) isso e ainda mais

d) não apenas e mas também e) onde e isso

4 Assinale a opção em cujo enunciado foi empregada a linguagem formal.

a) Fernando ouvia tudinho e, mais tarde, com os amigos, dava demonstrações do maior entusiasmo: “Tenho uma sogra que é a minha segunda mãe”.

b) Os mamíferos mais bem estudados são os primatas, principalmente os chimpanzés, pela boa razão de serem muito parecidos conosco.

c) Alô, bom dia, aqui é da Empresa de Telefonia Celular. Eu gostaria de estar informando que o senhor estará recebendo em sua casa um novo aparelho inteiramente gratuito. d) Texto e papel. Parceiros de uma história de

êxitos. Pareciam feitos um para o outro. Disse “pareciam”, assim, com o verbo no passado, e já me explico: estão em processo de separação.

e) O mosquito da dengue também gosta de samba. Foram localizados focos de Aedes Aegypti nos barracões das escolas de samba Acadêmicos da Rocinha, Império Serrano e Caprichosos de Pilares.

Considere o texto 2 para responder às questões 5, 6 e 7.

5 Sobre o texto, é correto afirmar:

a) Apresenta os benefícios que a tecnologia pode trazer para a sociedade.

b) Valoriza os efeitos positivos da tecnologia apenas sobre os deficientes auditivos. c) Informa que somente a Europa utiliza

tecnologia de ponta.

d) Convence o deficiente auditivo a adquirir uma tecnologia de ponta.

e) Faz uma apologia às descobertas da ciência por meio da tecnologia.

Texto 1

O filósofo alemão Max Weber (1864 – 1920) foi o primeiro a identificar a monopolização da força pelo Estado. Weber disse que, para viver sob a tutela social, seria obrigação de cada um abdicar do direito de resolver conflitos na porrada – com armas, por exemplo. Por outro lado, a liberdade individual é algo que sempre vem à tona quando a sociedade se sente ameaçada diante da repercussão de um crime brutal e se coloca em discussão a capacidade dos governos de garantir a segurança. No Brasil, onde a população não apenas desconfia da polícia, mas também tem medo dela, isso é ainda mais exacerbado.

(Revista Superinteressante. São Paulo: Abril, jun. 2004)

Texto 2

Um computador que gera imagens de rostos em movimento a partir da fala está ajudando deficientes auditivos a se comunicarem pelo telefone.

A tecnologia, batizada de Synface – a junção das palavras inglesas synthetic e face, ou “rosto sintético” – foi desenvolvida por pesquisadores do Royal Institute of Tecnology, de Estocolmo, na Suécia, e do University College London, de Londres.

O sistema foi elogiado por 40 voluntários que o testaram na Grã-Bretanha, e agora os cientistas vão usar os resultados obtidos para aperfeiçoar a tecnologia antes de colocá-la no mercado, dentro de cinco anos.

(BBC Brasil.com.www.bbc.com.uk.BBC. Londres, 2/8/2004.

(3)

6 Leia o período abaixo e, a seguir, assinale a opção em que o termo destacado, do ponto de vista morfossintático, está classificado adequadamente.

Um computador que gera imagens de rostos em movimento a partir da fala está ajudando deficientes auditivos a se comunicarem pelo telefone.

a) “fala” – verbo com função de núcleo do predicado

b) “movimento” – substantivo com função de complemento nominal

c) “deficientes” – adjetivo com função de adjunto adnominal

d) “que” – pronome relativo com a função de sujeito

e) “telefone” – adjetivo com função de agente da passiva.

7 O segundo parágrafo do texto apresenta as seguintes características:

a) É composto por subordinação, contendo duas orações: uma principal e outra subordinada adverbial temporal.

b) É um período simples, embora contenha frases nominais.

c) É composto por coordenação, contendo duas orações: uma coordenada assindética e outra coordenada sindética aditiva.

d) É composto por coordenação e subordinação, contendo três orações: uma coordenada sindética aditiva, outra principal e outra subordinada substantiva apositiva. e) É composto por subordinação, contendo

duas orações: uma principal e outra subordinada adjetiva.

8 Assinale a opção que apresenta verbo com a mesma regência do verbo ”elogiar” em: O sistema foi elogiado por 40 voluntários que o testaram na Grã-Bretanha [...]

a) Com a Internet, o mundo se tornou pequeno. b) A Internet fez desaparecer as distâncias

entre os homens.

c) O computador é uma tecnologia de informação e de comunicação.

d) O homem do século XXI convive com tecnologia de ponta.

e) A informática contribui com o progresso da humanidade.

9 Assinale a opção em que o emprego da vírgula está adequado, considerando as normas da língua escrita.

a) As tecnologias, estão em permanente evolução, por isso a aprendizagem contínua é consequência natural do momento social e tecnológico, que se vive.

b) Para que todos possam ter informações, e utilizar de modo confortável, as novas

c) A democratização do acesso aos novos produtos tecnológicos, como computadores e Internet, é um desafio para a sociedade atual.

d) A Internet é por assim dizer, um livro interativo. Plugados à rede somos autores e leitores, por isso, podemos visitar as páginas de um clássico da literatura.

e) A era digital, está revolucionando o uso do texto, estamos virando uma página, ou por outra, estamos pressionando a tecla enter. 10 No texto 2, encontramos palavras acentuadas

graficamente. Sobre a acentuação das referidas palavras, é correto afirmar:

a) duas palavras são acentuadas por serem oxítonas terminadas em A; duas, por serem paroxítonas terminadas em ditongos crescentes e 1 (uma), por ser proparoxítona. b) três palavras são acentuadas por serem

oxítonas terminadas em A; duas, por serem paroxítonas terminadas em ditongos crescentes e 1 (uma), por ser proparoxítona. c) três palavras são acentuadas por serem

oxítonas terminadas em A e três, por serem proparoxítonas.

d) duas palavras são acentuadas por serem oxítonas terminadas em A; duas, por apresentarem ditongos abertos e 1 (uma), por ser proparoxítona terminada em O. e) duas palavras são acentuadas por serem

oxítonas terminadas em A; duas por serem paroxítonas terminadas em ditongos decrescentes e 1 (uma), por ser proparoxítona.

LEGISLAÇÃO

11 Assinale a opção correta:

a) A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais, quando o sigilo for imprescindível à segurança do Estado. b) Nenhum brasileiro nato será extraditado,

salvo em caso de comprovado envolvimento em tráfico de entorpecentes. c) Não cabe mandado de segurança enquanto

não for apreciado pedido de reconsideração do ato feito em via administrativa.

d) A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não poderá ser objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva.

e) O juiz pode vetar o ingresso do público na sala de audiências a pedido das partes, ficando garantido apenas o acesso de

(4)

12 Assinale a opção correta:

a) A publicação de veículo impresso de comunicação depende de licença de autoridade.

b) A censura de natureza política, ideológica ou artística se justifica quando atende ao princípio da razoabilidade.

c) O direito fundamental à inviolabilidade do domicílio se estende ao cidadão que resida em quarto de hotel.

d) É exigência, para a impetração de mandado de segurança coletivo, que o partido

político seja detentor de registro definitivo.

e) A exigência de depósito recursal em sede de procedimento administrativo não viola o princípio da ampla defesa.

13 Assinale a opção correta:

a) Quando de eficácia plena, as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação restrita à edição de lei complementar.

b) O concurso público que estabelece como título o mero exercício de função pública não viola o princípio da isonomia.

c) Diretor de sociedade de economia mista da qual o Município participa pratica ato lesivo ao patrimônio da empresa. A anulação do ato pode ser pleiteada em ação popular proposta por qualquer pessoa residente no país.

d) A apreensão de mercadorias pela fazenda pública, como forma de coagir o contribuinte ao pagamento de tributos, não ofende o preceito constitucional que garante o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão; atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

e) Viola a garantia constitucional de acesso à jurisdição a taxa judiciária calcada sem limite sobre o valor da causa.

14 Sobre a Administração Pública, a Constituição Federal e a legislação pertinente estabelecem que:

a) é vedado ao servidor civil o direito à livre associação sindical.

b) a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

c) o direito de greve será exercido conforme previsão em lei complementar.

d) os atos de improbidade administrativa importarão a cassação dos direitos políticos, a suspensão da função pública e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

e) a autonomia, gerencial e financeira, dos órgãos e entidades da administração direta e indireta não poderá ser ampliada

mediante contrato, cabendo exclusivamente à lei dispor sobre a matéria.

15 Julgue os itens abaixo e assinale a opção correta:

I. Os servidores públicos distritais submetem-se exclusivamente ao regime jurídico da União, em razão de sua peculiar condição.

II. Os servidores públicos têm teto remuneratório afirmado segundo parâmetro limitador nacional, qualquer que seja o ente empregador.

III. Os servidores públicos dos entes federados submetem-se ao regime firmado pelas pessoas políticas às quais se acham vinculadas.

IV. O princípio constitucional da legalidade refere-se à imposição de cumprimento de todas as normas que compõem o sistema jurídico.

V. O princípio constitucional da impessoalidade não obriga a Administração Pública enquanto não sobrevier lei para lhe impor os termos de sua aplicação.

a) Somente três enunciados são verdadeiros. b) Somente um enunciado é verdadeiro. c) Somente dois enunciados são verdadeiros. d) Todos os enunciados são verdadeiros. e) Nenhum enunciado é verdadeiro.

(5)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

16 Lactente com 4 meses, 5,5 Kg, com história de broncopneumonia de repetição, e cianose somente ao choro, apresenta no exame clínico taquipnéia, cianose labial, estertores pulmonares, sibilos esparsos, sopro sistólico +/4 ejetivo na borda esternal esquerda alta, sopro diastólico no 3º intercostal esquerdo e no dorso à esquerda e à direita. Segunda bulha cardíaca é única e normofonética. ECG SAQRS a 120°, SBD. RX de Tórax cardiomegalia ++/4 TP abaulado e congestão hilar bilateral. O diagnóstico mais provável é:

a) comunicação interventricular e estenose pulmonar

b) atresia pulmonar com comunicação interventricular

c) tetralogia de Fallot com agenesia de valva pulmonar

d) atresia pulmonar com septo interventricular íntegro e canal arterial patente

e) persistência do canal arterial com persistência do padrão fetal.

17 São fatores de mau prognóstico no pós-operatório da correção cirúrgica da tetralogia de Fallot.

a) arritmias supraventriculares, insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência pulmonar b) duração do QRS superior a 180 ms,

insuficiência pulmonar, arritmias ventriculares

c) duração do QRS superior a 180ms, insuficiência cardíaca congestiva, estenose pulmonar residual

d) comunicação interventricular residual, estenose pulmonar residual com GS máx.VD-TP superior a 50 mmHg, insuficiência cardíaca congestiva

e) hipertrofia ventricular direita, insuficiência pulmonar, comunicação interventricular residual

18 As más formações do arco aórtico estão relacionadas a alterações do cromossomo 22. A mais conhecida delas é a Síndrome DiGeorge caracterizada por:

a) truncus arteriosos, persistência do canal arterial, asplenia

b) coartação da aorta, truncus, hipotireoidismo c) coartação da aorta, deficiência imunológica

fagocítica, hipotireoidismo

d) hipoplasia do arco aórtico, hipercalcemia, hipoplasia tímica

e) truncus arteriosus, poliesplenia, deficiência imunológica humoral.

19 Qual das seguintes afirmações sobre os efeitos da epinefrina durante a tentativa de ressuscitação é verdadeira?

a) A epinefrina reduz a resistência vascular periférica e diminui a pós-carga miocárdica, de modo que as contrações ventriculares são mais eficazes.

b) A epinefrina tem potente ação vasoconstritora e taquicardizante, por isso é a primeira indicação na ressuscitação. c) A epinefrina é contra-indicada na

fibrilação ventricular, pois aumenta a irritabilidade miocárdica.

d) A epinefrina reduz o consumo de oxigênio miocárdico.

e) A epinefrina melhora a pressão de perfusão da artéria coronária e estimula as contrações espontâneas quando há assistolia.

20 Não podemos afirmar em relação à coartação da aorta

a) A coartação da aorta é acompanhada frequentemente de valva aórtica bicúspide.

b) Após a correção cirúrgica bem sucedida, a permanência da hipertensão arterial sistêmica é rara.

c) Cefaléia, claudicação intermitente e extremidades frias são comumente observadas em crianças maiores e adultos. d) A palpação simultânea dos pulsos das

extremidades superiores e inferiores pode revelar o diagnóstico.

e) A ressonância magnética é o método de excelência para o diagnóstico.

21 Nas cardiopatias congênitas em lactentes e crianças não observamos frequentemente: a) As cardiopatias congênitas são mais

frequentes no sexo masculino.

b) A persistência do canal arterial é mais comum no sexo feminino.

c) Aproximadamente um terço dos lactentes com anomalias cardíacas e extracardíacas tem uma síndrome estabelecida.

d) O lupus eritematoso sistêmico materno associa-se a cardiopatias congênitas, tais como a comunicação interventricular e a estenose pulmonar.

e) A transposição das grandes artérias é a cardiopatia congênita cianogênica mais frequente nos recém-nascidos.

(6)

22 Na comunicação interventricular sem HP, o eletrocardiograma mostra:

a) sobrecarga das cavidades direitas b) somente sobrecarga do átrio direito c) sobrecarga das cavidades esquerdas d) somente sobrecarga do átrio esquerdo e) sobrecarga biventriculares

23 Sobre a comunicação interatrial, é correto afirmar:

a) O fechamento anatômico do forame oval se dá no final do primeiro mês de vida.

b) É a cardiopatia congênita acianogênica mais frequente 6 a 10% de todos os defeitos cardíacos congênitos.

c) É comum o hiperfluxo pulmonar e resistência vascular pulmonar elevadas.

d) A segunda bulha apresenta desdobramento amplo e variável, pois o “shunt” através da comunicação interatrial depende da diferença pressórica entre os átrios direito e esquerdo.

e) O fechamento percutâneo do defeito com prótese de Amplatzer é amplamente

reconhecido; restringe-se à

disponibilidade do SUS.

24 Em relação ao sopro venoso observamos: a) É um sopro contínuo, relacionado à veia

jugular e somente audível com a criança deitada e/ou em pé.

b) Pode apresentar frêmito. c) É um sopro sisto-diastólico.

d) É um sopro audível com a criança deitada, na região subclavicular, próximo ao esterno, bilateralmente.

e) É um sopro diastólico.

25 Pacientes com início de insuficiência cardíaca tipicamente apresentam:

a) sem sintomas

b) dispnéia aos mínimos esforços c) dispnéia aos esforços

d) dispnéia em repouso

e) desconforto respiratório agudo

26 Em relação ao canal arterial, não podemos afirmar:

a) Origina-se do 6º arco aórtico e conecta o tronco pulmonar com a aorta descendente. b) O fechamento percutâneo do canal arterial é a primeira opção nos recém-nascidos a termo e lactentes.

c) No canal arterial, a magnitude do “shunt” E-D depende do diâmetro e comprimento que determinam a resistência oferecida ao fluxo, do gradiente pressórico entre a

aorta e a artéria pulmonar e das resistências vasculares pulmonar e aórtica. d) O tratamento do canal arterial inclui desde

o controle tanto dos valores de hemoglobina e hematócrito quanto da insuficiência cardíaca, evitando-se a evolução para hipertensão arterial pulmonar. Nos recém-nascidos prematuros, uma opção na primeira semana de vida é a indometacina na dose de 0,2 mg/Kg por sonda nasogástrica ou endovenosa.

e) O fechamento espontâneo do canal se dá em duas fases: na primeira, ocorre um fechamento funcional com contração e migração celular; na segunda etapa, com fechamento anatômico, com proliferação da camada íntima, fibrose e formação do ligamento arterioso.

27 Devido à característica morfológica do coração, o Rx de tórax auxilia no diagnóstico de determinadas cardiopatias. Assim, na Tetratologia de Fallot, transposição das grandes artérias, Anomalia de Ebstein e Drenagem anômala total das veias pulmonares, podemos encontrar, respectivamente :

a) “Coração em “Sabot”, “coração ovoide”, “boneco de neve”, “moringa”

b) “Coração ovoide”, ” Sabot”, “boneco de neve”, ”moringa”

c) “ovoide”, “boneco de neve”, ”moringa”, “Sabot”

d) “boneco de neve”, ”moringa”, “Sabot”, ”ovoide”

e) “Sabot”, “ovoide”, “moringa”, “boneco de neve”

28 Cardiopatias mais frequentes na Síndrome de Down:

a) comunicação interventricular, persistência do canal arterial, dupla via de saída do ventrículo direito, estenose pulmonar b) drenagem, anomalia, veias pulmonares,

comunicação interventricular, transposição das grandes artérias, comunicação interatrial

c) comunicação interventricular, comunicação interatrial, anomalia de Ebstein, atresia triscúpide

d) defeito do septo atrioventricular, comunicação interventricular, persistência do canal arterial, comunicação interatrial. e) comunicação interventricular, coartação

de aorta, persistência do canal arterial, defeito do septo atrioventricular

(7)

29 Tetralogia de Fallot é caracterizada por: a) comunicação interatrial, comunicação

interventricular, dextroposição da aorta e estenose pulmonar

b) comunicação interventricular, dextroposição da aorta, estenose pulmonar, infundíbulo valvar e hipertrofia ventricular

c) comunicação interventricular, dextroposição da aorta e estenose pulmonar

d) comunicação interatrial, comunicação interventricular, coartação de aorta, estenose pulmonar

e) comunicação interventricular, estenose aórtica, estenose mitral e coartação de aorta

30 São patologias cianogênicas:

a) transposição das grandes artérias, tetralogia de Fallot, atresia pulmonar, dupla via de saída do ventrículo direito b) anomalia de Ebstein, transposição das

grandes artérias, atresia pulmonar, coartação de aorta

c) estenose aórtica, estenose pulmonar, tetralogia de Fallot, anomalia de Ebstein d) transposição das grandes artérias,

tetralogia de Fallot, atresia tricúspide, drenagem anômala de veias pulmonares e) estenose aórtica, hipoplasia do coração

esquerdo, transposição das grandes artérias, coartação de aorta

31 Qual das opções abaixo caracteriza a crise hipoxêmica?

a) hiperoxia, alcalose metabólica, hipercapnia b) hipoxemia, alcalose metabólica,

hipocalenia

c) hipoxemia, hipercapnia, acidose metabólica

d) hiperoxia, acidose respiratória, hipocalenia

e) hipóxenia, acidose respiratória, hipocapnia 32 Complicações no pós-operatório da correção

da comunicação interatrial:

a) BAVT, derrame plural, síndrome baixo débito cardíaco

b) taquicardia ventricular, taquicardia funcional

c) hipertensão arterial sistêmica,

insuficiência cardíaca congestiva

d) derrame plural, derrame pericárdico quilotórax

e) arritmias atriais, derrame pericárdico,

33 No pós-operatório de cirurgia cardíaca da persistência do canal arterial, as complicações mais frequentes podem ser:

a) hipertensão arterial sistêmica, dor intercostal

b) lesão nervo-laríngeo recorrente e derrame pericárdico

c) hipertensão arterial pulmonar, derrame pericárdico e pleural

d) hipertensão arterial pulmonar, arritmias ventriculares, dor intercostal

e) hipertensão arterial pulmonar, Hipertensão arterial sistêmica e derrame pleural

34 A Coartação de aorta é uma patologia cujo diagnóstico clínico é evidenciado por:

a) pulsos amplos e Hipertensão arterial pulmonar

b) diminuição da ausência de pulsos em membros inferiores, hipertensão arterial sistêmica

c) pulsos finos e sopro diastólico em foco aórtico e hipertensão arterial

d) pulso paradoxal, sopro sistólico, foco aórtico, hipertensão arterial

e) hipertensão arterial pulmonar, cianose generalizada, pulso diferencial

35 A desproporção entre os comprimentos da via de entrada e da via de saída ventricular ocorre em corações com:

a) atresia pulmonar com comunicação interventricular

b) transposição corrigida das grandes artérias

c) defeito do septo atrioventricular d) dupla via de saída de ventrículo direito e) isomerismo de apêndices atriais

36 Na coarctação da aorta, qual das anomalias abaixo se acompanha mais frequentemente? a) atresia pulmonar com comunicação

interventricular

b) atresia tricúspide clássica

c) tronco arterial comum persistente

d) síndrome da hipoplasia do coração esquerdo

e) comunicação interventricular perimembranosa

37 Qual das alterações é a mais característica no isomerismo atrial esquerdo?

a) atresia pulmonar

b) interrupção do segmento intra-hepático da veia cava inferior

(8)

d) drenagem anômala total das veias pulmonares

e) brônquios-fonte assimétricos

38 No pós-operatório de correção total de tetralogia de Fallot, a mais frequente alteração eletrocardiográfica encontrada é: a) flutter atrial

b) bloqueio completo do ramo esquerdo c) bloqueio atrioventricular total d) bloqueio completo do ramo direito e) hemibloqueio anterior esquerdo

39 Na síndrome de Eisenmenger, é manifestação mais tardia em qual cardiopatia congênita: a) comunicação interventricular ampla

b) transposição corrigida das grandes artérias com comunicação interventricular c) defeito do septo atrioventricular total d) comunicação interatrial grande e) persistência do canal arterial grande 40 Qual das condições abaixo não representa

efeito colateral da amiodarona? a) hipertiroidismo

b) hipotiroidismo c) toxicidade pulmonar d) disfunção neurológica e) policitemia

41 Qual o tipo mais comum de tumor primário do coração? a) rhabdomioma b) mixoma c) lipoma d) angiosarcoma e) fibroma

42 Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que corresponde a uma das formas de miocardiopatia “primária” do recém-nascido. a) doença de Pompe

b) miocardiopatia da Síndrome de Leopard c) fibroelastose endocárdica

d) miocardiopatia da Síndrome de Noonan e) miocardiopatia hipertrófica em filho de

mãe Diabética

43 A presença de sopro funcional no recém-nascido pode estar relacionado à:

a) estenose de ramos pulmonares b) estenose valvar pulmonar c) estenose do istmo aórtico d) persistência do canal arterial e) estenose supravalvar aórtica

44 Qual das cardiopatias congênitas ocorre sopro contínuo?

a) comunicação interatrial b) comunicação interventricular c) anomalia de Ebstein

d) tetralogia de Fallot

e) persistência do canal arterial

45 Não é considerado critério maior de Jones: a) cardite

b) eritema marginado c) coreia

d) artralgia

e) nódulo subcutâneo

46 A causa principal da pericardite constritiva é: a) pericardite reumática

b) pericardite tuberculosa c) pericardite idiopática d) pericardite lúpica e) pericardite bacteriana

47 O acometimento articular típico da febre reumática na infância não apresenta as seguintes características:

a) acometimento articular simétrico b) atinge grandes articulações

c) acometimento articular migratório

d) duração do acometimento da articulação de1 a 3 dias

e) responde bem aos antiinflamatórios não hormonais

48 A alteração eletrocardiográfica sugestiva de hiperpotassemia:

a) alargamento QRS b) achatamento de onda T c) fibrilação ventricular d) ondas T altas e aculminadas e) fibrilação atrial

49 Na comunicação interventricular, sem

hipertensão arterial pulmonar, o

eletrocardiograma mostra:

a) sobrecarga das cavidades direitas b) somente sobrecarga do átrio direito c) sobrecarga das cavidades esquerdas d) somente sobrecarga do átrio esquerdo e) sobrecargas biventriculares

50 A presença de sinusoides se encontra mais frequentemente em qual das cardiopatias? a) comunicação interventricular

b) transposição das grandes artérias c) tetralogia de Fallot

d) comunicação interatrial

Referências

Documentos relacionados

A distância que me separava de alcançar um dos meus maiores sonhos – estudar numa faculdade pública – foi diminuída consideravelmente com o Fundo de Bolsas. Durante os

fluxo de notícias falsas dentro da rede social. Ao entrar na sua conta do Facebook, você verá um aviso chamando para uma lista de dicas para identificar uma notícia falsa. “O Feed

É notável em Manuel Botelho de Oliveira, além de uma forte presença da poesia de Giambattista Marino, assim como a de Luis de Góngora y Argote e Francisco de Quevedo,

Depolvoración Selecionadora de metais Seleccionador de metal DESEMPOEIRAMENTO DEPOLVORACION SELEÇÃO DE FLOCOS COLORIDOS E METAL SELECCION ESCAMAS COLORADAS Y METAL

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS, nos locais apropriados, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. • Em cada

À luz do entendimento da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, — objeto do parecer mencionado no texto —, assinale a opção correta a respeito

Uma pessoa que deseja por exemplo adquirir hábitos saudáveis para emagrecer por mais que queira muito conseguir isso acabará se não tiver disciplina cedendo aos