• Nenhum resultado encontrado

COMPROMETIDOS COM AS PESSOAS COMPROMETIDOS COM O FUTURO COMPROMETIDOS COM O AMBIENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPROMETIDOS COM AS PESSOAS COMPROMETIDOS COM O FUTURO COMPROMETIDOS COM O AMBIENTE"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

COMPROMETIDOS COM

O AMBIENTE

COMPROMETIDOS COM

O FUTURO

COMPROMETIDOS COM

AS PESSOAS

Projection & Display Technology

Umweltflyer_29_04(E).indd 2

Umweltflyer_29_04(E).indd 2 12.06.2008 15:34:06 Uhr12.06.2008 15:34:06 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(2)

Umweltflyer_29_04(E).indd 3

Umweltflyer_29_04(E).indd 3 12.06.2008 15:34:09 Uhr12.06.2008 15:34:09 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(3)

A filosofia empresarial do Grupo Toshiba dá ênfase ao respeito pelas pessoas, à criação de novo valor e à sua contribuição na sociedade. O slogan do Grupo "Compro-metidos com as pessoas, compro"Compro-metidos com o Futuro" reflecte a essência da nossa filosofia. Reconhecemos que é nossa res- ponsabilidade empresarial (CSR) colocar em prática a nossa filosofia e o nosso slogan nas actividades empresariais do quotidiano. Deste modo, damos a máxima prioridade à vida humana, à segurança e ao cumpri-mento das leis. A Toshiba reconhece que a Terra é insubstituível e que é dever da hu-manidade protegê-la para as gerações futuras poderem usufruir dela.

PROTEGER O PLANETA

PARA AS GERAÇÕES

FUTURAS

Visão Ambiental de 2050

A Toshiba explica como se compromete a atingir a longo prazo os seus objectivos que contribuirão para um melhor cenário na "Visão Ambiental de 2050". Através da implementação desta visão, a Toshiba au-menta o valor e a eco-eficiência dos seus produtos e procesos de negócio, reduzindo as emissões de CO2 em 57.6 milhões de

toneladas por ano.

Através a "Visão Ambiental de 2050", a Toshiba planeia contribuir beneficamente para a sociedade ao atingir 2 objectivos: criar valor aos produtos e serviços que fornece à comunidade global e manter um ambiente saudável no planeta. A empresa irá atingir estes objectivos específicos e tratar de questões ambientais através de duas pers-pectivas: Visão Energética e Visão dos Eco Produtos.

A Visão dos Eco Produtos promove o desenvolvimento e o fornecimento de produtos amigos do ambiente, melhoria na avaliação dos ciclos de vida e impacto dos produtos e o fabrico de produtos que, em última instância, ofereçam uma elevado valor aos seus clientes.

Da mesma forma, a Visão dos Eco Produtos tem como objectivo a redução de 10.6 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Politica Ambiental

Na Toshiba fornecemos produtos e serviços na vanguarda da tecnologia. Destacamo-nos pela inovação e design dos nossos projectores, contribuindo para que os nossos clientes usufruam de um estilo de vida mais seguro, confortável e produtivo. Estes produtos e serviços são fornecidos de acordo com a Visão Ambiental do Grupo Toshiba.

Toshiba e o Ambiente

Umweltflyer_29_04(E).indd 4

Umweltflyer_29_04(E).indd 4 12.06.2008 15:34:16 Uhr12.06.2008 15:34:16 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(4)

PROCESSO DE FABRICO

COM IMPACTO

MINÍMO

Conceito de Produtos Ambientalmente Conscientes (ECPs)

O Grupo Toshiba dá prioridade ao desen-volvimento de Produtos Ambientalmente Conscientes (ECPs) com impacto Ambien-tal minímo durante todo o seu ciclo de de vida.

De modo a atingir ao objectivo de aumentar a produção de produtos eco-eficientes em 2,2 vezes do seu actual valor no ano fiscal de 2010, a Toshiba tenta fortemente reduzir

o impacto ambiental dos produtos de três formas: prevenção do aquecimento global, gestão de substâncias químicas e utilização eficiente de recursos.

Design Ambiental de Produto – Para a Toshiba um design "ambientalmente cons-ciente é uma desafio chave. A Toshiba pretende seguir de perto este ideal de projectores construidos com “consciência ambiental" através de várias medidas: ■ Design de Poupança de Recursos: Limitamos os materiais usados nos produtos,

enquanto mantemos a sua performance. ■ Poupança de Energia: Aumentamos a eficiência energética dos nossos produtos: consumo energético mais reduzido por cada utilizador o que aumenta a poupança energética global.

■ Design de Reciclagem: Implementamos design de produtos que facilitem a reclicagem de materiais, incluindo o design que torne o produto fácil de desmontar no seu final de vida. ■ Design Compatível com RoHS:

Construímos e lançámos o nosso primeiro projector compatível com RoHS (Restrição de Certas Substâncias Perigosas) no início de 2006. A partir desse momento, apenas desenvolvemos projecções compatíveis.

Perspectiva do Ciclo de Vida: Trabalhamos para reduzir o impacto ambiental dos produtos durante as diferentes etapas do seu ciclo vida, assegurando que estamos a desenvolver produtos conscientes ambientalmente. Avaliamos o design dos produtos durante todo o seu ciclo de vida - estas avaliações têm lugar durante o desenvolvimento dos produtos e apenas aqueles que mostrem uma perfor-mance satisfatória são expedidos.

Umweltflyer_29_04(E).indd 5

Umweltflyer_29_04(E).indd 5 12.06.2008 15:34:18 Uhr12.06.2008 15:34:18 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(5)

■ Etapa de Concepção – Eliminação/redução

de substãncias restritas e proibidas (Green Procurement); redução de materiais e partes com-postas que são difíceis de desmontar; minimizar o uso de recursos naturais.

■ Etapa de Fabrico – Eliminação/redução de

substâncias restritas e proibidas (Green Manufacturing). Redução dos materiais utilizados no processo de embalagem

■ Etapa de Testes – Redução do consumo de

energia (desenvolvimento de produtos que poupem energa). Redução dos produtos em volume.

■ Etapa de Distribuição – Redução dos materiais da

embalagem.

■ Etapa de Final de Vida – Design para mais facilmente

desmontar os produtos; fornecer informação sobre reciclagem e tratamento.

PRODUTOS CONSCIENTES

AMBIENTALMENTE EM

(ECPS) TODAS AS ETAPAS

VISÃO AMBIENTAL DE 2050

O Grupo Toshiba partica uma gestão ambiental que promove a harmonia com o planeta Terra, contribuindo com a criação de um estilo de vida mais rico para toda a sociedade.

Umweltflyer_29_04(E).indd 6

Umweltflyer_29_04(E).indd 6 12.06.2008 15:34:21 Uhr12.06.2008 15:34:21 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(6)

O "FACTOR T"

Toshiba: O único indicador de eco-eficiência

O Grupo Toshiba desenvolveu um indicador único de eco-eficiência, o "Factor T". Óbvio, "T" de Toshiba. ”Factor“ é um termo utilizado para indicar o grau de melhoria de eco--eficiência.

Desde da aplicação do conceito Factor T aos nossos produtos no ano fiscal de 2003, o Grupo Toshiba tem trabalhado para expandir o seu leque de produtos ambien-talmente conscientes (ECPs). No ano fiscal de 2006, o Factor T estava disponível para 70 dos 100 produtos do Grupo Toshiba. O nosso objectivo é aumentar a sua cobertura, incluindo, no futuro, a totalidade dos 100 produtos do Grupo.

Factor T =

Eco-eficiência do produto sujeito a teste

Eco-eficiência do produto benchmark

O produto benchmark é, normalmente um modelo anterior do produto sujeito a teste. Este último é frequentemente um produto recente. Assim, o valor do factor indica qual a medida em que a eco-eficiência do produto aumenta, isto é, indica o maior equilibrio atingido entre o valor e o impacto ambiental do pro-duto sujeito a teste.

Factor T

2.45

Factor de Valor

3.76

Impacto Ambiental Factor de Redução

0.65

Quanto maior o factor, maior será o benefício do produto.

=

x

Umweltflyer_29_04(E).indd 7

Umweltflyer_29_04(E).indd 7 12.06.2008 15:34:27 Uhr12.06.2008 15:34:27 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(7)

Melhoria no Estilo de Vida

Consciência Ambiental

Cálculo do Factor de Valor

Para obter o factor de valor de um produto, o cálculo é baseado nas funções e perfor-mance do produto, utilizando a técnica "Casa da Qualidade" (ou Quality Function Deployment - QFD). O grau de importância da qualidade requerida é obtido através das exigências dos clientes. O grau de melhoria das especificações do produto é comparado com o modelo benchmark e é expresso numericamente.

Impacto Ambiental Factor de Redução

Uma avaliação intensiva de vários impactos ambientais e não apenas de um único im-pacto é o resultado do Método de Avalia-ção do Impacto em cada Ciclo Vida. Este Este método baseia-se no "Endpoint Modelling" (LIME), desenvolvido pelo Research Center for Life Cycle Assessment (LCA) do National Institute of advanced Industrial Sciences and Technology (AIST).

O grau pelo qual o impacto ambiental do

pro-duto é reduzido é expresso numericamente.

Projector de Ultra-short-focus TDP-EW25 (Introduzido em Outubro de 2007)

Produto Benchmark TLP560

Factor T

2.45

Umweltflyer_29_04(E).indd 8

Umweltflyer_29_04(E).indd 8 12.06.2008 15:34:29 Uhr12.06.2008 15:34:29 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(8)

Exemplo 1 - Acção Ambiental:

O TLPX2000 está equipado com uma lâm-pada que permite escolher o modo de brilho (standard mode/eco mode). Assim, o consu-mo energético é reduzido em cerca de 40 %, quando comparado com o anterior TLP-670.

Exemplo 2 - Acção Ambiental:

O FF1 é o melhor exemplo de como são to-madas medidas pela Toshiba mas optimizar o consumo energético dos seus projectores. O FF1 é um projector LED que funciona com um consumo de apenas 35 Watt. Ao usar o LED como fonte luminosa, reduzimos o con-sumo energético do FF1 em quase 90 % em relação, por exemplo, ao TDP-T8 (275 Watt

POUPANÇA DE ENERGIA

E OS PROJECTORES

TOSHIBA

Ao usar os projectores Toshiba, pode ajudar o ambiente de várias formas. Todos os nossos projectores passaram e ainda passam por várias etapas de melhoria para uma maior eco-eficiência e um menor consumo energético. Centramo-nos, principalmente, nas nas seguintes características:

Eco-mode: A maioria dos nossos projec-tores estão equipados com “Eco-mode“, permitindo a redução do brilho da lâmpada aproximadamente 20 %, reduzindo igual-mente o consumo energético em cerca de 20 %.

Interruptor on/off: Cada vez mais, os pro-jectores são equipados com um interruptor de on/off que reduz o consumo energético a 0 quando não está a ser usado.

Alimentação altamente eficiente:

Sistema de arrefecimento inteligente que impede o consumo energético em excesso.

Lâmpadas e lentes altamente eficientes:

Ao utilizar uma unidade óptica optimizada com lentes côncavas e lâmpadas elipticas, conseguimos reduzir o consumo energético. Adiante poderá encontrar vários exemplos de acções ambientais concretas que a Toshiba implementou de forma a melhorar a sua performance ambiental:

Os Projectores Toshiba e o Ambiente

O pirilampo é um exemplo brilhante de eficiência energética – tal como os Projectores LED da Toshiba.

Umweltflyer_29_04(E).indd 9

Umweltflyer_29_04(E).indd 9 12.06.2008 15:34:35 Uhr12.06.2008 15:34:35 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(9)

em modo standard). O FF1 projector LED

da Toshiba foi o primeiro do género a nível mundial alcançando um novo record de consumo energético.

Exemplo 3 - Acção Ambiental:

Quando comparado com o TLP-670, o Toshiba TLPX2000, lançado em 2006, melhorou o rácio de brilho e consumo energético em mais de 30% ao utilizar uma unidade óptica optimizada com lentes côncavas e lâmpadas elipticas.

Umweltflyer_29_04(E).indd 10

Umweltflyer_29_04(E).indd 10 12.06.2008 15:34:39 Uhr12.06.2008 15:34:39 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(10)

Os Projectores Toshiba e o Ambiente

OS PROJECTORES TOSHIBA

E A EMBALAGEM

Design e Uso dos Materiais de Embalagem Na Toshiba trabalhamos arduamente para para reduzir a embalagem dos nossos pro-jectores. Nos últimos anos, a embalagem foi optimizada, utilizando agora a quantidade mínima de materiais.

■ Utilização de materiais reciclados

PVC não é utilizado na embalagem

■ Minimização da embalagem

Material de Embalagem:

A Toshiba implementa as seguintes po-líticas relativas aos materiais de embalagem:

■ Papel 100 % reciclado para os Manuais de

utilizador e caixas de cartão

■ Materiais de embalagem sem polystyrene

foam

■ Minimização do material de embalagem ■ Todos os materiais são 100% reciclaveis ■ Utilização de malas bio-degradáveis para

os acessórios.

Umweltflyer_29_04(E).indd 11

Umweltflyer_29_04(E).indd 11 12.06.2008 15:35:33 Uhr12.06.2008 15:35:33 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(11)

Poupar de Recursos Naturais: Para aumentar a eco-eficiência, a mala de trans-porte do TLPX2000 é também utilizada co-mo material de embalagem, reduzindo a quantidadede material desperdiçada.

TLP-670 (lançado em 2000)

Caixa de Cartão

(Cartão canelado): 1155g

Cartão Interno para

fazer espaço: 100g Caixa interna para

acessórios: 420g Embalagem (pulp mold): 460g

Total 2135g TLPX2000 (lançado em 2006) Caixa de Cartão (cartão canelado): 780g Total 780g

Comparação:

A Toshiba melhorou e minimizou as embalagens com o lançamento do projector TDP-P9, em 2007. Na sua embalagem apenas são utilizados 377 gramas de materiais.

TDP-p9

Umweltflyer_29_04(E).indd 12

Umweltflyer_29_04(E).indd 12 12.06.2008 15:35:40 Uhr12.06.2008 15:35:40 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(12)

A Toshiba desenvolve e comercializa produ-tos e serviços ambientalemnte conscientes que contribuem para a redução do impacto ambiental durante todos os seus ciclos de vida. Implementamos nos nossos projectores um design que utiliza materiais reciclados, adoptamos materiais facilmente recicláveis e promovemos a reciclagem de materiais no final da sua vida útil.

O objectivo da reciclagem é obter uma me-lhoria ambiental através da reutilização, do re-acondicionamento ou através da recolha materiais. Centrais de REEE asseguram que os componentes periogosos, são tratados

GRANDES ESFORÇOS

PARA O BENEFÍCIO

DA REUTILIZAÇÃO

correctamente e em segurança pelo Grupo Toshiba e seus parceiros, através da con-tratação de fornecedores que asseguram um processo de reciclagem eficiente.

Utilizador Final

Na Europa, os nossos clientes têm a op-ção de se desfazer dos seus produtos Toshiba gratuitamente em centros de reco-lha. A forma como os equipamentos são separados difere consoante os países. Informações, como morada e horário de abertura dos centros de recolha, podem ser encontradas em guias ou websites de cada país.

Outra forma é devolver o seu velho equipa-mento através da loja onde comprar o novo equipamento.

Reutilizar e Reciclar as embalagens dos produtos Toshiba

Na maioria dos países europeus, as em-balagens são recolhidas e tratadas sepa-radamente do lixo doméstico. Desta forma, a Toshiba participa em vários sistemas de recolha e reciclagem de embalagens, de-pendendo dos procedimentos que os di-ferentes países da Europa adoptam.

Reutilizar e Reciclar

Umweltflyer_29_04(E).indd 13

Umweltflyer_29_04(E).indd 13 12.06.2008 15:35:46 Uhr12.06.2008 15:35:46 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(13)

QUESTÕES SOBRE

REGULAMENTAÇÕES

AMBIENTAIS

No que respeita às leis ambientais e ao alcan-çar e superar das metas definidas, a Toshiba toma sempre a dianteira. Esforçamo-nos em seguir regras mais rigorosas que a própria re-gulamentação, implementando-as com alguma antecedência. A seguir poderá encontrar um pequeno resumo das regulamentações am-bientais mais importantes.

Responder a algumas FAQ's

O que significa RoHS?

RoHS stands for Restriction of

Hazardous Substances, ou seja Restrição a Certas Substâncias Perigosas . A Directiva Europeia RoHS limita a utilização de certas substâncias perigosas em equipamento eléc-trico e electrónico. Esta Directiva Europeia pretende reduzir o uso de substâncias que possam representar risco para a saúde ou para o ambiente. Desde 1 de Julho de 2006, a maioria dos equipamentos eléctricos e elec-trónicos novos não podem ser vendidos na UE se contiverem as seguintes substâncias con-centradas e com os seguintes níveis:

■ Chumbo (0.1 %) ■ Mercúrio (0.1 %) ■ Cádmio (0.01 %)

■ Cromo Hexavalente (0.1 %)

■ Bifenilos Polibromados (PBB) (0.1 %) ■ Éteres Difenil-Polibromados (PBDE) (0.1%)

Umweltflyer_29_04(E).indd 14

Umweltflyer_29_04(E).indd 14 12.06.2008 15:37:18 Uhr12.06.2008 15:37:18 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(14)

O que é a Directiva EuP 2005/32/EC?

A EuP abrange todos os produts que usem energia. Esta directiva fornece uma base para a integração de aspectos ambientais no desenvolvimento do design dos produ-tos que usam energia. A EuP não introduz requisitos obrigatórios a produtos especí-ficos mas define condições e critérios para a fixação de exigências relativas a caracte-rísticas de produtos relevantes a nível am-biental (tal como o consumo energético desses produtos).

Responder a algumas FAQ's

O que é a legistação REACH da União Europeia?

A sigla REACH significa Registo, Avalia-ção, Autorização e Restrição de Quimicos e entrou em vigoe a 1 de Junho de 2007. Empresas que fabriquem ou importem, por ano, mais que uma tonelada de subs-tâncias químicas, deverão registar essa mesma substância numa base de dados central administrada pela ECHA, a Euro pean Chemicals Agency, com sede em Helsinquia.

O que é o ISO 14001?

Todas as fábricas de projectores da Toshi-ba estão certificadas pelo ISO 14001. Esta certificação é um standard voluntário inter-nacional que estabelece exigências sobre um sistema de gestão ambiental (EMS). O standard de gestão ambiental do ISO 14001 existe para auxiliar as organizações integrar o EMS nas práticas correntes de gestão empresarial. A criação de sistemas de gestão ambiental apoia as organizações a minimizar os seus efeitos negativos no ambiente.

Umweltflyer_29_04(E).indd 15

Umweltflyer_29_04(E).indd 15 12.06.2008 15:37:29 Uhr12.06.2008 15:37:29 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(15)

TOSHIBA Fábrica de Ome, Japão

TOSHIBA Fábrica de Fukaya, Japão

Todas as fábricas Toshiba têm certificação ISO14001 e produzem projectores sob uma regulamentação ambiental rigorosa. Os sistemas de gestão ambiental introduzidos pelo ISO14001 definem a forma como a Toshiba se organiza e minimiza os efeitos negativos no ambiente.

Umweltflyer_29_04(E).indd 16

Umweltflyer_29_04(E).indd 16 12.06.2008 15:37:32 Uhr12.06.2008 15:37:32 Uhr

Prozessfarbe Cyan

(16)

www.liscic.pt

Liscic - Sistemas de Informação e Comunicação, Lda. Rua Professor Santos Lucas, nº 29 A ** 1500-614 Lisboa Phone: 00351 21 710 06 50 · Fax: 00351 21 710 06 70 e-mail: info@liscic.pt

Este catálogo foi impresso em papel 100% reciclado.

Umweltflyer_29_04(E).indd 1

Umweltflyer_29_04(E).indd 1 12.06.2008 15:34:02 Uhr12.06.2008 15:34:02 Uhr

Prozessfarbe Cyan

Referências

Documentos relacionados

PAGAMENTO: TRIMESTRAL ATÉ O ÚLTIMO DIA ÚTIL DO MÊS SEGUINTE A APURAÇÃO FEITA COM BASE NO ÚLTIMO BALANÇO, CORRIGIDA PELO IGP-M. PRÊMIO: SALDO DE CAIXA DA EMISSORA EM ATÉ 30

Atendimento em locais indicados pela operadora, após liberação da guia TISS, de acordo com a legislação vigente. Guia de encaminhamento autorizado pelo guichê

Racional Estratégico • • Entrada no mercado infantil e juvenil de higiene pessoal Potencial de expansão da marca e melhorias na distribuição. • Contrato com Disney e

Se necessário, corrija as imperfeições com Massa Wandepoxy (bicomponente), lixe e aplique outra demão de Fundo Misto Wandepoxy... Aplique previamente uma demão de

É desse modo que as descrições em Parteiras, buchudas e aperreios evitam a todo custo a exotização daquelas mulheres do interior do Pará que, longe de

Atualmente podemos constatar que existe um fenômeno comunicacional na área das Histórias em Quadrinhos que é o grande aparecimento de títulos de quadrinhos japoneses no país, o

Outros fatores de risco importantes para a DRC que se observou durante o estudo é o consumo de bebidas alcóolicas (10,8%) e o tabagismo (35,4%), o que é algo preocupante, pois

FORMATO: MESMO FORMATO DOS SIMULAS SETE (CADA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA SERÁ COMPOSTA POR DOZE (12) QUESTÕES – NO FORMATO ON-LINE NA