• Nenhum resultado encontrado

ANOS FINAIS. BNCC e currículo. percurso formativo primeiros passos GEOGRAFIA. Pautas para formação continuada de professores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANOS FINAIS. BNCC e currículo. percurso formativo primeiros passos GEOGRAFIA. Pautas para formação continuada de professores"

Copied!
73
0
0

Texto

(1)

Realização Apoio

Pautas para formação continuada de professores

primeiros passos

(2)

Realização Apoio

EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA DE PROJETO

Diretora Executiva

Coordenação do projeto

Katia Stocco Smole Maria Alice Carraturi

Gerenciamento de projeto

Fabiana Cabral Silva

EQUIPE DE PRODUÇÃO

Produção de Textos

Angela Luiz Lopes Camila Fattori Roberta Panico

Anna Penido – Instituto Inspirare Maria Antônia Goulart

Beatriz Peres Denise Pellegrini

Ferdinando Casagrande Gabriel Pillar Grossi Maggi Krause Wellington Soares

Revisão técnica

Katia Stocco Smole Maria Alice Carraturi

Carolina Machado Rocha Pereira Lilian Bacich

Revisão ortográfica

Alexandra Maria Misurini Beatriz Simões Araujo Cintia Leitão

Fernanda Batista dos Santos Mariane Genaro

Projeto gráfico

Estúdio Labirinto

Diagramação e desenvolvimento da

ferramenta online

(3)

fez uma apresentação guiada ao Grupo de Trabalho de Educação Infantil do Movimento Pela Base, do qual ela faz parte, explicando a estrutura e o conteúdo de cada pauta.

Para a trilha de Formação de Professores no geral, as especialistas e coordenadoras do projeto, Kátia Stocco Smole e Maria Alice Carraturi, �zeram a apresentação dos objetivos e da estrutura do Percurso Formativo - Primeiros Passos para o Grupo de Trabalho de Formação de Professores do Movimento Pela Base, o qual também realizou uma leitura crítica do texto introdutório do material e apontou sugestões.

(4)

Orientações

gerais

pág. 11

pág. 14 pág. 37

Estrutura do

percurso formativo

2

3

pág. 9

Pautas

Formativas

pág. 14

4

PAUTA FORMATIVA 1:

Competências de Geografia em sala de aula

PAUTA FORMATIVA 2:

pág. 58

PAUTA FORMATIVA 3:

Pensamento espacial e raciocínio geográfico As unidades temáticas e a progressão dos conhecimentos geográficos

(5)

documento

CABEÇALHO

125

PÁGINA INICIAL APRESENTAÇÃO DO

PERCURSO SUMÁRIO PAUTA FORMATIVA ORIENTAÇÕES GERAIS ESTRUTURA DO PERCURSO FORMATIVO

(6)

Prevista na Constituição Federal, de 1988, na Lei de Di-retrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, e no Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014, a BNCC para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foi homologada pelo MEC em 2017 e, desde então, as redes e os sistemas de ensino têm se mobilizado em regime de colaboração para reelaborar os currículos referen-ciais com base nela. Agora, o desafio é levar os novos currículos para a sala de aula.

É nesse contexto que surge o Percurso Formativo

- Primeiros Passos, um material de referência para a formação de professores para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos novos

currí-culos. Elaborado pelo Instituto Reúna, em correalização

com a Fundação Lemann e com a colaboração de espe-cialistas das etapas e dos componentes curriculares, o material busca:

SER ALINHADO À BNCC — Tem como referência os do-cumentos oficiais, seus termos e pressupostos e as principais inovações propostas pela Base, em especial o desenvolvimento integral, considerando todas as 10 competências gerais, a organização das etapas e as no-vas abordagens dos componentes curriculares nas áre-as de conhecimento.

FORMAR PARA OS CURRÍCULOS — Propõe atividades para o trabalho dos formadores. Para isso, são consi-derados os currículos referenciais alinhados à BNCC, tratando de aspectos que estão presentes em todos esses currículos e que são centrais para o desenvolvi-mento da equidade prevista pela BNCC.

SER INTRODUTÓRIO — Não propõe esgotar a formação necessária para a implementação dos novos currículos alinhados à BNCC. As pautas específicas por área do conhecimento e por componente curricular trabalham as principais inovações que a BNCC apresenta para o ensino e a aprendizagem em cada caso, mas não abor-dam detalhaabor-damente as habilidades previstas ano a ano. Na elaboração das pautas formativas do Percurso, buscou-se contemplar esses pontos, usando como um dos recursos, os estudos do Movimento pela Base1.

do percurso

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define

competências, conhecimentos e habilidades essenciais a serem desenvolvidos em cada

etapa da vida escolar de todos os alunos brasileiros – da Educação Infantil ao Ensino

Médio, em escolas públicas e particulares. O objetivo é promover a equidade no sistema

educacional, colaborando para a formação integral dos indivíduos e para a construção

de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, na qual os alunos tenham uma

aprendizagem de qualidade na escola para desenvolver seus projetos de vida.

1. O que muda com a BNCC, de Movimento pela Base.

(7)

---pautas formativas, propõe atividades que podem ser re-alizadas em salas de aula comuns, com materiais aces-síveis e executadas pela equipe de formadores das pró-prias redes. Em sua aplicação, não é necessário acesso à internet; quando há propostas de atividades que exi-gem esse acesso, há também sugestões de adaptação, caso não seja possível o uso de recursos tecnológicos.

SER AUTOEXPLICATIVO — Pode ser facilmente compreen-dido pelo usuário apenas com a leitura das pautas e dos materiais complementares. Há sugestões para o forma-dor se preparar e ampliar seus conhecimentos, se ne-cessário, para realizar a formação.

INDUZIR HOMOLOGIA DE PROCESSOS — As atividades propostas permitem que os educadores vivenciem, na formação, algumas das práticas que se espera que con-duzam em sala de aula.

SER BASEADO NOS PRINCÍPIOS DE QUALIDADE DA FORMAÇÃO — De acordo com o Guia de Implementação

da BNCC e com um estudo da Fundação Carlos Chagas2,

são princípios de qualidade presentes em formações continuadas consideradas eficazes: o foco no conhe-cimento pedagógico do conteúdo, o uso de

metodolo-caso, alinhamento ao currículo) e a duração prolongada. A elaboração das pautas formativas do Percurso buscou contemplar todos esses aspectos.

2. Formação Continuada de Professores: Contribuições da Literatura Base-ada em Evidências, de Fundação Carlos Chagas, jun. 2017.

O MATERIAL É COMPOSTO POR 14 PERCURSOS FORMATIVOS, VOLTADOS PARA AS ETAPAS ABAIXO ELENCADAS.

1. Educação Infantil

2. Ensino Fundamental – Anos iniciais – Língua Portuguesa 3. Ensino Fundamental – Anos iniciais – Linguagens

4. Ensino Fundamental – Anos iniciais – Matemática

5. Ensino Fundamental – Anos iniciais – Ciências da Natureza 6. Ensino Fundamental – Anos iniciais – Ciências Humanas 7. Ensino Fundamental – Anos finais – Língua Portuguesa 8. Ensino Fundamental – Anos finais – Matemática

9. Ensino Fundamental – Anos finais – Arte

10. Ensino Fundamental – Anos finais – Educação Física 11. Ensino Fundamental – Anos finais – Ciências

12. Ensino Fundamental – Anos finais – História 13. Ensino Fundamental – Anos finais – Geografia 14. Ensino Fundamental – Anos finais – Língua Inglesa

(8)

---de pautas formativas, ou seja, sugestões para organizar a formação, apoiadas por atividades articuladas entre si, visando apoiar os formadores na condução das forma-ções aos educadores da etapa ou do componente em questão. Nas pautas, há orientações para o formador se preparar, materiais de apoio, tais como textos, apresen-tações e dicas para uso e adaptação das atividades, de modo que elas possam ser aplicadas em diferentes con-textos. Além disso, há espaço para as equipes formado-ras fazerem diversos ajustes de acordo com sua realidade e com o currículo local. Dessa maneira, cria-se identifica-ção entre a pauta e as equipes a serem formadas e tam-bém o contexto local de cada estado ou município.

Há pautas introdutórias, comuns a todas as trilhas e com adequações específicas para a Educação Infan-til. Elas têm como temas o contexto de surgimento da BNCC, os seus pressupostos e os dos novos currícu-los, e as 10 competências gerais como fio condutor para o desenvolvimento integral do estudante. As de-mais pautas das trilhas apresentam as principais mu-danças que a BNCC propõe para cada etapa de ensino ou componente curricular e que foram orientadoras da elaboração dos currículos de referência em regime de colaboração, permitindo, assim, uma compreensão das principais características desses currículos. Juntas, as

por parte dos formadores, das propostas iniciais com elementos importantes para a compreensão dos cur-rículos locais.

A imagem na página a seguir apresenta os percursos de cada etapa e componente. A quantidade de pautas formativas presentes em cada um está identificada pela quantidade de “bolinhas” organizadas em conjuntos de cores acima do nome da trilha. É importante ressaltar que o usuários podem optar por alterar o percurso da maneira que melhor se adequar ao seu contexto e às suas necessidades. Sequência das pautas, duração e até mesmo as atividades propostas podem ser repensadas e contextualizadas. Afinal, o objetivo do material é ser-vir como referência aos formadores de todo o Brasil para

novos currículos alinhados à BNCC, em três das quatro etapas da Educação Básica, nos campos de conheci-mento, em todas as áreas e componentes curriculares.

Cabe ressaltar que este Percurso Formativo - Pri-meiros Passos sugere atividades que permitem uma apropriação inicial da BNCC e dos novos currículos, não se propondo a esgotar todas as atividades formativas necessárias para um pleno preparo para o uso desses documentos. Ao longo dos próximos anos, serão ne-cessárias outras formações e ações que colaborem com esse processo, que deve ser contínuo e participa-tivo. Esta proposta é um ponto de partida. ≈

A formação dos educadores é um desafio e tanto, mas sua realização

é essencial para que os referenciais curriculares desenvolvidos de acordo com a BNCC

cheguem às escolas. Esperamos que estes Percursos Formativos

apoiem as redes e as escolas em todo o processo.

(9)

BNCC/Currículo

Competências

Gerais dos Anos

Iniciais

1

Competências

Gerais do Ensino

Fundamental

2

MATEMÁTICA LINGUAGENS CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS DA NATUREZA EDUCAÇÃO INFANTIL MATEMÁTICA GEOGRAFIA HISTÓRIA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA INGLESA EDUCAÇÃO FÍSICA ARTE

Anos

Finais

AF

Anos

Iniciais

AI

Educação

Infantil

EI LÍNGUA PORTUGUESA

Estrutura do

Percurso Formativo -

Primeiros Passos

VISÃO GERAL

Aqui estão os 14 percursos organizados em

conjuntos identi�cados por cores. Os círculos coloridos acima dos nomes referem-se à quantidade de pautas formativas que serão encontradas em cada trilha. Por exemplo, o percurso completo de História (anos �nais) é formado pelo conjunto de pautas introdutórias + um conjunto de 3 pautas formativas.

(10)

GEOGRAFIA | ANOS FINAIS

Competências de Geogra�a em sala de aula Pensamento espacial e raciocínio geográ�co As unidades temáticas e a progressão dos conhecimentos geográ�cos

GEOGRAFIA

Anos

Finais

AF

Nesta estrutura, está sugerida a ordem de utilização das pautas para auxiliar os usuários a determinar um percurso a ser seguido. É importante lembrar que é possível optar por alterar o percurso no que diz respeito à sequência das pautas e ao tempo de trabalho sugerido. Você também pode mudar as atividades propostas, de maneira a fazer com que o percurso se adeque melhor ao contexto e às necessidades locais.

Estrutura do Percurso

(11)

Caro formador,

Confira alguns pontos que

precisam ser considerados ao

desenvolver as pautas formativas,

para engajar os educadores

participantes e ajudá-los a avançar

na aprendizagem. Seguindo essa

orientações ao trabalhar com

eles, você vai colaborar para que

eles desenvolvam novas práticas

didáticas à luz dos currículos

referenciais alinhados à BNCC.

ANTES DE COMEÇAR

A preparação é um dos segredos da formação. Cuidar do espaço, do material e estudar para desenvolver as ações formativas dá segurança, mostra preocupação com o outro e auxilia na gestão do tempo. Por isso, formador:

1

Leia atentamente a pauta formativa na íntegra.

2

É importante estudar os materiais recomendados.

3

Separe antecipadamente todo o material necessário listado.

4

Canetas coloridas e folhas de papel em branco formato A4 são imprescindíveis para a realização de todas as pautas.

5

Se for necessário, teste todos os equipamentos eletrônicos antes da formação.

6

Pesquise os documentos curriculares locais.

7

Levante o número de educadores participantes para organizar com

antecedência o material necessário.

8

Organize a sala da formação antecipadamente.

9

Treine a formação antes para apropriar-se do passo a passo.

(12)

NO INÍCIO E DURANTE O TRABALHO

A recepção dos educadores, o compartilhamento de objetivos, e a clareza do percurso a ser desenvolvido colaboram com o engajamento do grupo e auxilia na criação de um clima acolhedor. Esses elementos fazem parte da chamada gestão da aula. Por isso, formador:

10 Recepcione bem os

educadores participantes e proporcione um momento de acolhimento.

11 Sugira aos educadores

participantes que se apropriem do espaço e conheçam os materiais disponíveis para a formação.

12 Faça combinados

com os educadores.

13 Entre uma atividade

e outra, recorra ao item

Antes de prosseguir de cada

pauta para entrelaçar as atividades.

Circule pela sala

enquanto os educadores trabalham.

O ideal é que os grupos para a formação tenham até 35 pessoas.

Caso algum educador participante tenha deficiência visual, em atividades individuais, peça a outro participante que se sente com ele, para que possa auxiliá-lo na leitura dos textos e na realização da atividade.

Faça anotações na pauta para se lembrar de ajustes para outras formações.

14

15

16

(13)

AO TÉRMINO DA FORMAÇÃO

A finalização deve ser cuidadosa para que os participantes retomem pontos essenciais da forma-ção, saibam o que vai acontecer na próxima etapa (se ela existir), avaliem a própria aprendizagem e deem a você elementos para avaliar a impressão que tiveram da formação. Por isso, formador:

20 Reforce a importância de todos se dedicarem ao estudo. ESTEJA PRESENTE. PARTICIPE ATIVAMENTE. DESCONECTE-SE PARA CONECTAR. INSPIRE-SE COM O CONHECIMENTO DISPONÍVEL. RESPEITE OS TEMPOS. DIVIRTA-SE!

Realize as avaliações propostas

nas pautas para que seja possível coletar impressões a respeito das aprendizagens e do envolvimento dos participantes.

Procure sempre retomar

e fazer uma checagem para conhecer a percepção do grupo sobre os objetivos terem sido atingidos ou se algo não foi compreendido. Pergunte se restou alguma dúvida. 18 19 21

(14)

Pauta

Formativa 1

ANOS FINAIS

(15)

Competências

de Geografia

em sala de aula

Qual é o foco da pauta?

Identificar as competências

da área de Ciências Humanas

e do componente curricular

de Geografia, analisando suas

correlações, e experienciar

atividades em que tais

competências possam ser

desenvolvidas de forma

integrada em sala de aula.

Conteúdos

• As competências da área de Ciências Humanas. • As competências do componente

curricular Geografia.

• Articulação entre as competências de área de Ciências Humanas e de Geografia.

• Desenvolvimento das competências de Ciências Humanas por meio de recursos digitais.

• Desenvolvimento das competências de Geografia e o trabalho interdisciplinar.

Objetivo geral de aprendizagem

Reconhecer as competências da área de Ciências Humanas e as específicas de Geografia e como podem ser desenvolvidas em sala de aula.

1

Tempo sugerido

7 horas e 20 minutos

Materiais necessários

(16)

Formador, o encaminhamento do trabalho pressupõe uma contextualização sobre como as competências aparecem como elementos estruturantes dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos no

documento da BNCC. Essa pauta formativa voltada para educadores dos anos finais do Ensino Fundamental pretende explorar as competências do componente curricular Geografia, articulando-as às da área de Ciências Humanas. Para isso, requer que se realize previamente uma análise das concepções de ensino-aprendizagem da área de Ciências Humanas e do componente disciplinar Geografia previstas na BNCC. Para tanto, estude os seguintes materiais:

• Vídeo BNCC: Ciências Humanas, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). • Vídeo Geografia na BNCC, do Movimento pela Base. • Texto Pensar, compartilhar e socializar:

TPS – THINK PAIR SHARE, do site Diegoamaro.com. • Vídeos sobre o trabalho da Educadora Nota 10

Alessandra Silva de Souza nos canais do YouTube Univesp e Nova Escola.

• Projeto didático Categorias geográficas na elaboração de um jornal escolar, de Nova Escola.

COMO SE PREPARAR PARA O TRABALHO COM ESSA PAUTA FORMATIVA?

Não deixe de compartilhar essas sugestões de estudo com os educadores participantes da formação.

(17)

Programação principal

Atividade

Tempo sugerido Objetivos específicos

Resumo

1

Ensino-aprendizagem

das Ciências Humanas e da Geografia na BNCC

1 hora e

30 minutos Analisar concepções de ensino-aprendizagem da área de Ciências Humanas e do componente disciplinar Geografia na BNCC.

Leitura de trechos da BNCC e exploração dela com base em questões dirigidas e no estabelecimento da dinâmica

Think-Pair-Share (pensar, compartilhar e socializar).

2

Identificação e exploração das competências de Ciências Humanas e de Geografia na BNCC 1 hora e

30 minutos Identificar e estabelecer relações entre as competências da área de Ciências Humanas e as do componente disciplinar Geografia.

Atividade de quebra-cabeça de correlação de competências.

3

Uso de recursos digitais no desenvolvimento das competências de Ciências Humanas 1 hora e

10 minutos Desenvolver as competências da área de Ciências Humanas explorando recursos digitais. Atividade com a plataforma digital Google Earth Engine.

4

A interdisciplinaridade

e o desenvolvimento das competências de Geografia

1 hora e

20 minutos Desenvolver as competências de Geografia com base no trabalho interdisciplinar. Atividade de reflexão sobre experiência Professor Nota 10 de elaboração de jornal com alunos.

(18)

Programação principal (continuação)

Atividade

Tempo sugerido Objetivos específicos

Resumo

5

Sistematização

e fechamento 1 hora e 10 minutos Sistematizar os conteúdos e evidenciar as aprendizagens mobilizadas na pauta formativa. Exposição de cartazes com esquema/fluxograma e retomada do objetivo de aprendizagem.

(19)

Mãos à obra!

Depois de fazer

o acolhimento,

siga o roteiro

de atividades.

Nesta atividade, duas competências dialogam diretamente com a proposta de analisar

concepções de ensino-aprendizagem da área de Ciências Humanas e de Geografia: COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a

curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas), e COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE CIÊNCIAS HUMANAS 6 (Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva).

Tempo sugerido: 1 hora e 30 minutos.

Objetivo:

• Analisar concepções de ensino-aprendizagem da área de

Ciências Humanas e do componente disciplinar Geografia na BNCC.

Materiais necessários:

• Anexo 1 (uma cópia para cada participante). • Anexo 2 (uma cópia para cada participante). • Anexo 1A (uma cópia para o Formador). • Anexo 2A (uma cópia para o Formador).

(20)

A valorização do conhecimento, do pensamento crítico e criativo, da formação de um repertório cultural, da comunicação, da cultura digital, da autogestão, da argumentação, do autoconhecimento, da autonomia, da responsabilidade, da empatia e da cooperação são alguns dos

grandes cernes da formação do aluno que acompanham a concepção dessas dez competências gerais.

_______________________________________________________________

4

Indique que no grande guarda-chuva das competências

gerais que atravessam as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) foram definidas pela

BNCC competências relacionadas a cada área distinta do conhecimento e a cada componente curricular.

_______________________________________________________________

5

Aponte que antes de ler e analisar as competências de Ciências Humanas e de Geografia, é importante realizar uma análise das

concepções de ensino-aprendizagem previstas na BNCC para essa área e esse componente disciplinar. Aqui se propõe o uso da metodologia ativa Think-Pair-Share (pensar, compartilhar e socializar), uma

estratégia de aprendizagem cooperativa que inclui três componentes: tempo para pensar individualmente, para compartilhar com um parceiro

1

Organize a sala em grupos de quatro ou cinco integrantes e avise aos educadores participantes que durante a formação, a composição dos grupos será alterada para garantir que eles trabalhem com o maior número de pessoas possível.

_______________________________________________________________

2

A fim de contextualizar a importância de realizar uma pauta formativa sobre as competências, escreva no quadro a definição presente na Base: “Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.” Explique que pela BNCC as competências são vistas como elementos estruturantes dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na prática pedagógica.

_______________________________________________________________

3

Comente que as dez competências gerais definidas na BNCC são embasadas em ações e valores que visam contribuir para uma transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza.

(21)

essas ideias também. Solicite que os educadores registrem eventuais complementos às respostas elaboradas com outra cor de caneta. Disponibilize 30 minutos para tal.

_______________________________________________________________

8

Chame atenção para a rotina realizada - que pode ser adaptada a vários tipos de aula e faixas etárias - em que a construção do conhecimento é coletiva e pode ser visibilizada na forma de registro. Indique que o trabalho com canetas de diferentes cores é apenas um recurso. É possível trabalhar ainda com quadros de três colunas, nomeadas assim: o que penso, o que descobri com meu colega e o que descobri com toda a turma.

_______________________________________________________________

9

Em relação às respostas das questões propostas, considere as indicadas nos Anexo 1A e 2A, de uso exclusivo do Formador. ≈

e para compartilhar entre pares para o coletivo (objetivando uma sistematização).

_______________________________________________________________

6

Assim, a primeira atividade a ser proposta nessa pauta formativa, com base nos Anexos 1 e 2 compreende, uma atividade de leitura de trechos da BNCC e de outras referências. Guiam a leitura perguntas que devem ser inicialmente respondidas individualmente e registradas por escrito. Os educadores participantes podem escolher que tipo de registro preferem fazer: textos, tópicos ou esquemas.

_______________________________________________________________

7

Dê aos educadores participantes 40 minutos para ler os textos e indicar as respostas. Depois, 20 minutos para discutir as respostas em duplas e acrescentar informações que julgarem pertinentes. Peça que essas anotações sejam feitas com outra cor de caneta. Por fim, escolha representantes de duplas diferentes para expôr as respostas de cada questão. Se possível, anote no quadro as principais ideias. Verifique se alguém quer complementar a resposta. Se sim, anote

Formador, até aqui, você favoreceu o desenvolvimento de análise das concepções de ensino-aprendizagem da área de Ciências Humanas e do componente disciplinar Geografia na BNCC. Na próxima atividade, vai trabalhar para levar os educadores participantes a identificar e correlacionar as competências da área de Ciências Humanas e de Geografia.

Antes de

prosseguir...

(22)

Nesta atividade, duas competências dialogam diretamente com a proposta de identificar e explorar as competências de Ciências Humanas e de Geografia. São elas: COMPETÊNCIA

GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções - inclusive tecnológicas - com base nos

conhecimentos das diferentes áreas)

e COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1 (Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença

em uma sociedade plural e promover os direitos humanos).

Tempo sugerido: 1 hora e meia.

Objetivo:

• Identificar e estabelecer relações entre as competências da área de Ciências Humanas e as do componente disciplinar Geografia.

Materiais necessários:

• Listas de competências da área de Ciências Humanas e de Geografia para recortar em formato A4 (duas cópias para cada grupo).

• Listas de competências da área de Ciências Humanas e de Geografia para recortar em formato A3 (uma cópia para o Formador).

• Fita-crepe.

(23)

4

Avise que os educadores têm 20 minutos para a discussão. Depois, dê 10 minutos para que registrem as respostas por escrito de forma legível (sugira usarem caneta hidrográfica e letra de forma). A ideia é que, em cada grupo, os educadores participantes formulem frases curtas com uma ou duas possíveis competências que julgam ser importantes tanto na área de Ciências Humanas quanto em Geografia. Cada equipe deve elaborar uma ou duas competências de Ciências Humanas e a mesma quantidade de Geografia.

_______________________________________________________________

5

Explique que as competências devem sempre começar

com verbos que designam ações por parte do aluno e que é possível ser usado mais de um verbo no texto.

_______________________________________________________________

6

Ao término dos registros, afixe as competências redigidas no quadro. Peça que um integrante de cada grupo leia as de Ciências Humanas e outro as de Geografia. Solicite que todos analisem as competências escritas, verificando se são semelhantes ou distintas. Pergunte, então, de que modo elas se relacionam com a concepção de ensino-aprendizagem exposta na BNCC. VOCÊ PODE RESERVAR

15 MINUTOS PARA ESSA DISCUSSÃO.

1

Organize a turma em quatro ou cinco grupos (nesta atividade, é possível prever equipes maiores). A ideia é que os educadores participantes identifiquem as competências específicas da área de Ciências Humanas e as de Geografia e reflitam sobre a complementaridade entre elas, propondo um mosaico de possibilidades. O pano de fundo é um quebra-cabeça.

_______________________________________________________________

2

Inicie a atividade lembrando que a BNCC está baseada no desenvolvimento de competências. Neste momento, levante os conhecimentos prévios dos educadores perguntando se eles conhecem as competências da área de Ciências Humanas e as específicas de Geografia.

_______________________________________________________________

3

Peça que conversem nos grupos e, considerando a atividade elaborada anteriormente, respondam:

a. Se tivéssemos de redigir uma competência de Ciências Humanas, que todo aluno da Educação Básica precisa desenvolver, como ela seria?

b. E como seria uma competência específica de Geografia?

(24)

Competência Específica de Ciências Humanas 7 (Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado à localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão).

_______________________________________________________________

11

Peça que os grupos, com base nessa discussão, componham um

mosaico com as competências que elegerem relacionar. Deixe claro que não há necessidade de utilizar todas as competências e que a existência de duas cópias de cada competência possibilita inclusive que a mesma possa ser encaixada duas vezes. Solicite que cada grupo realize ao menos cinco encaixes.

_______________________________________________________________

12

Após 25 minutos, chame os grupos para apresentar o

quebra-cabeça. Um integrante de cada equipe deve colar seu jogo na parede de forma que todas as possibilidades de arranjo fiquem à disposição do grupo.

7

Finalizada essa parte de levantamento de conhecimentos prévios, dê início à atividade com as filipetas (quebra-cabeça).

_______________________________________________________________

8

Peça que os educadores participantes observem as listas de competências disponíveis nas mesas e que as recortem e mantenham as de Ciências Humanas separadas das de Geografia.

_______________________________________________________________

9

Explique que a atividade consiste em analisar as competências e discutir sobre as possíveis articulações entre elas, como relações de complementaridade, dependência, causa e consequência, evidenciando algum tipo de conexão.

_______________________________________________________________

10

Dê um exemplo, mostrando que a Competência Específica de

Geografia 4 (Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas) está diretamente articulada à

(25)

13

Socialize as experiências e descobertas dos grupos, enfatizando

que não há certo ou errado. O mais importante é evidenciar que o exercício de relacionar as competências entre si é a essência do que se espera com a incorporação da BNCC ao currículo de cada rede.

_______________________________________________________________

14

Peça que os educadores participantes analisem quais

competências que apareceram mais e menos, avaliando as razões para isso. Encerre a socialização após 20 minutos. ≈

Formador, até aqui, os educadores participantes entraram em contato com as competências de Ciências Humanas e de Geografia e puderam refletir sobre a articulação entre elas. Agora, vão ter a oportunidade de desenvolver uma atividade em que as competências de Ciências Humanas são mobilizadas com recursos digitais.

Antes de

prosseguir...

(26)

Nesta atividade, três competências dialogam diretamente com a proposta de uso de recursos digitais no desenvolvimento de competências de Ciências Humanas. São elas: COMPETÊNCIA GERAL 5 (Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais - incluindo as escolares - para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva), COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE CIÊNCIAS HUMANAS 5 (Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados) e COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE CIÊNCIAS HUMANAS 7 (Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de

informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado à localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão).

Tempo sugerido: 1 hora e 10 minutos.

Objetivo:

• Desenvolver as competências de área de Ciências Humanas explorando recursos digitais.

Materiais necessários:

• Anexo 3 (uma cópia para cada grupo).

• Notebooks, tablets ou celulares com acesso à internet (pelo menos um para

cada grupo). Se não houver acesso, salve as imagens para serem projetadas ou visualizadas off-line ou impressas para que sejam vistas as páginas dos aplicativos

Google Earth Engine.

(27)

imagens de satélite ao longo do tempo em escalas maiores, como a dos municípios, países e continentes.

_______________________________________________________________

4

Questione como esse recurso digital pode ser utilizado em sala de aula com alunos de 6º a 9º ano. Ouça atentamente as respostas e indique que a proposição da atividade – que será lida em seguida – pode ser revista caso considerem outra ideia mais pertinente ou interessante. Formador, compreenda que, ao trabalhar com formação integral na esfera educativa, é importante ouvir os alunos e inseri-los na adequação das propostas de uma atividade ou projeto.

_______________________________________________________________

5

Indique que na proposta elaborada, os alunos devem explorar áreas que foram impactadas pela ação humana, comparando-as a diferentes localidades do mundo.

_______________________________________________________________

6

Peça que alguém leia o Anexo 3 sobre o trabalho que será feito em grupos durante 30 minutos, aproximadamente.

1

Solicite que os educadores formem novos grupos de três

ou quatro integrantes. Cada equipe deve ter à disposição um notebook (preferencialmente, pela facilidade de navegação) ou tablet. Explique que a atividade é baseada no uso do Google Earth Engine, um serviço

on-line que permite a pesquisa e a visualização de diferentes imagens

de satélite de uma mesma localidade nos últimos 20 anos e pode ser utilizado em sala de aula, valorizando a apreensão e o desenvolvimento do conhecimento com base em tecnologias digitais de informação. _______________________________________________________________

2

Diga que o objetivo da atividade é refletir sobre competências da área de Ciências Humanas, como as de número 5 e 7, e aplicá-las. Retome quais são elas nos quebra-cabeças afixados.

_______________________________________________________________

3

Peça que cada grupo acesse o aplicativo Google Earth Engine. Pergunte, então, se alguém já utilizou esse aplicativo. Indique que, diferentemente do Google Maps e do Google Earth, no Google Earth

Engine não são obtidas com boa resolução imagens aproximadas

de objetos, ruas e bairros. Só é possível visualizar a progressão de

(28)

localidade pode ser digitado para que todos observem as mudanças (ou isso pode ser feito nos notebooks e tablets disponibilizados para cada grupo).

_______________________________________________________________

11

Na apresentação dos grupos, peça que os participantes

relacionem os dados apresentados com as competências de Ciências Humanas indicadas. Pode ser que eles relacionem atividades humanas semelhantes ocorrendo em locais distintos no mesmo tempo

(estabelecendo a ideia de simultaneidade ou conexão) ou em tempos diferentes (relacionando com diferentes ritmos e contextos

político-econômicos locais por exemplo). Se houver muitos grupos, peça que cada um deles apenas mencione duas localidades para não extrapolar o tempo.

_______________________________________________________________

12

Após as apresentações, organize uma roda de conversa

perguntando o que todos acharam da atividade. Solicite que elenquem os principais problemas enfrentados (de execução, domínio do tempo, interlocução ou uso da plataforma digital) e se acreditam ser esse um recurso que pode ser usado em sala de aula com os alunos. ≈

7

Se possível, projete no quadro a imagem do site indicando

como funciona a ferramenta. Quando o Google Earth Engine é acessado de um computador (e não de um tablet), no lado esquerdo da tela

aparecem exemplos de áreas onde se podem verificar algumas das interferências humanas citadas na comanda (como desmatamento, expansão urbana e de áreas de mineração).

_______________________________________________________________

8

Solicite que os grupos iniciem os trabalhos e circule pela sala auxiliando no acesso e na utilização do programa, caso alguém tenha dúvidas.

_______________________________________________________________

9

Se algum grupo concluir a atividade antes do tempo, você pode solicitar que pesquise e insira na tabela outra localidade.

_______________________________________________________________

10

Ao término da tarefa, dedique 40 minutos para o

compartilhamento das pesquisas. Oriente os grupos a escolher um relator para realizar uma breve apresentação sobre as localidades escolhidas e os critérios e indicar o que foi observado e pesquisado a respeito de cada uma delas. Se houver projetor na sala, o nome da

(29)

Formador, até aqui, você orientou a atividade em que as competências de Ciências Humanas foram mobilizadas com tecnologias digitais da informação. Agora, vai encaminhar uma atividade para retomar as competências de Geografia e relacioná-las com o trabalho interdisciplinar.

Antes de

prosseguir...

(30)

Nesta atividade, duas competências dialogam diretamente com a proposta de construção de um jornal na escola, com base no relato de uma experiência empreendida por uma professora de Geografia: COMPETÊNCIA GERAL 4 (Utilizar diferentes linguagens – verbal – oral ou visual-motora, como Libras, e escrita –, corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações,

experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem

ao entendimento mútuo) e COMPETÊNCIA

ESPECÍFICA DE CIÊNCIAS HUMANAS 6 (Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva).

Tempo sugerido: 1 hora e 20 minutos.

Objetivo:

• Desenvolver as competências de Geografia com base no trabalho interdisciplinar.

Materiais necessários:

• Anexo 4 (uma cópia para cada participante).

• Vídeos que apresentam a entrevista com a professora Alessandra Silva de Souza, da TV Univesp, e o resumo do projeto com o qual ela ganhou o prêmio Educador Nota 10, de Nova Escola.

(31)

3

Solicite que os educadores participantes respondam às perguntas da primeira etapa e registrem por escrito. Quando finalizarem, peça que discutam e respondam às questões da segunda etapa. Dê 30 minutos para realizarem essa parte da atividade.

_______________________________________________________________

4

Ao término, socialize as respostas com todo o grupo, disponibilizando um tempo de 20 minutos para as discussões.

_______________________________________________________________

5

Com relação às questões da primeira etapa, verifique se os participantes indicam que o projeto elaborado foi de um jornal

interclasses realizado em uma escola pública de um bairro periférico de São Paulo. O componente curricular de Geografia encabeçou o projeto, relacionando o espaço geográfico a conteúdos que tradicionalmente são trabalhados em outros componentes curriculares. O conceito de lugar foi central para estimular a participação dos alunos, articulando as produções de diversos gêneros textuais com seus espaços de vivência cotidiana. O componente curricular citado como integrante do projeto

1

Antes de dar início à atividade, que demandará 30 minutos entre a exibição dos vídeos e as orientações, retome o trecho da BNCC relacionado ao componente curricular Geografia. Apresente o texto, escrevendo-o no quadro ou projetando-o. Se achar prudente, indique ainda a leitura pelos educadores do segundo parágrafo do Anexo 2 (já entregue a eles): “Para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio

geográfico. O pensamento espacial está associado ao desenvolvimento intelectual que integra conhecimentos não somente da Geografia, mas também de outras áreas (como Matemática, Ciência, Arte e Literatura).” _______________________________________________________________

2

Explique que, após a exibição dos vídeos sobre a professora de Geografia Alessandra Silva de Souza e o trabalho com o qual ganhou o Prêmio Educador Nota 10 em 2012, eles devem elaborar uma atividade que conecte o depoimento com as competências de Geografia na BNCC. Peça que alguém leia a primeira etapa do Anexo 4, que será realizada em duplas, e exiba os vídeos.

(32)

7

Ouça as propostas dos educadores sobre como o jornal pode ser usado nas aulas de Geografia e verifique a pertinência das

competências associadas a esse tipo de projeto e aos componentes curriculares que podem estar diretamente envolvidos. ≈

foi Língua Portuguesa. Os desafios foram vários, como falta de verba, compartilhamento do espaço da escola no contraturno, de classificação da escola com escola prioritária devido ao baixo rendimento,

reverberando na baixa autoestima de muitos alunos. A principal conquista foi envolver uma grande quantidade de estudantes, que superaram dificuldades materiais e cognitivas e enxergaram sentido em participar mais do projeto e da comunidade escolar.

_______________________________________________________________

6

Com relação às questões da segunda etapa, são diversas as competências de Geografia que podem estar associadas ao projeto (como 2, 5, 6 e 7).

Formador, até aqui, você orientou a atividade de forma que as competências de Geografia fossem mobilizadas com base em um projeto interdisciplinar. Agora, é hora de realizar a sistematização dos conteúdos trabalhados nesta pauta formativa.

Antes de

prosseguir...

(33)

Nesta atividade, duas competências dialogam diretamente com a proposta de sistematização dos conteúdos e de retomada do percurso realizado desde o início até o final da pauta formativa: COMPETÊNCIA GERAL 6 (Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade) e COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE CIÊNCIAS HUMANAS 4 (Interpretar e

expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de

investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza).

Tempo sugerido: 1 hora e 10 minutos.

Objetivo:

• Sistematizar os conteúdos e evidenciar

as aprendizagens mobilizadas na pauta formativa.

Materiais necessários:

• Cartolinas ou papel kraft.

• Anexo 5 (uma cópia para cada grupo). • Fita-crepe.

(34)

5

Peça que escrevam com caneta vermelha as atividades realizadas ao longo da pauta formativa. Espera-se que citem o trabalho de

leitura de trechos da BNCC, a discussão sobre as concepções de ensino e aprendizagem, a leitura e a correlação das competências de área e específicas de Geografia (a atividade com o quebra-cabeça), a atividade de aplicação de competências de Ciências Humanas com base no uso de recursos digitais (Google Earth Engine) e o debate sobre a experiência do jornal escolar, relacionando-a às competências de Geografia e à questão da interdisciplinaridade.

_______________________________________________________________

6

Com a caneta verde, eles devem associar cada uma das atividades com as metodologias de trabalho aplicadas. Espera-se que citem a leitura de texto seguida da dinâmica Think-Pair-Share (individual-dupla--coletiva); a atividade de quebra-cabeça de correlação (grupo-coletiva), o uso do recurso digital Google Earth Engine (grupo-coletiva), a análise de vídeo e a discussão sobre a experiência pedagógica interdisciplinar de jornal escolar (dupla-coletiva) e a sistematização por meio de esquema/fluxograma (grupo-coletiva).

1

Comente com os educadores participantes que as atividades de sistematização, embora muitas vezes sejam deixadas em segundo plano em sala de aula, costumam contribuir de forma significativa para o crescimento cognitivo do aluno e para o desenvolvimento de sua autonomia na construção do conhecimento.

_______________________________________________________________

2

Peça que os participantes se organizem em grupos de quatro ou cinco integrantes (alternando as composições anteriores).

_______________________________________________________________

3

Retome o objetivo de aprendizagem da pauta: reconhecer as competências da área de Ciências Humanas e as específicas de Geografia e como podem ser desenvolvidas em sala de aula.

_______________________________________________________________

4

Entregue as cópias do Anexo 5 e solicite que cada grupo elabore um cartaz com um esquema/fluxograma, com destaque para as palavras Competências de Ciências Humanas e Geografia.

DISPONIBILIZE 25 MINUTOS PARA ESSA TAREFA.

Formador em ação

(35)

10

Proponha uma roda de conversa, dispondo as cadeiras de forma a

visualizar todos os educadores participantes. Reserve 25 minutos para a socialização dos resultados. Oriente o relator de cada grupo a fazer uma breve exposição, de três a cinco minutos, do esquema/fluxograma construído e do debate realizado com base nas questões propostas. Faça a intermediação, convidando os educadores a falar e evitando centralizar a conversa entre poucos. Chame a atenção para o fato de as competências estarem relacionadas, de modo que uma única atividade pode abordar múltiplas competências. ≈

7

Com caneta azul, devem indicar os produtos obtidos com a atividade (se houver).

_______________________________________________________________

8

Ao término da elaboração dos cartazes com o esquema/ fluxograma, pergunte a eles qual etapa foi identificada como mais relevante para o desenvolvimento da pauta formativa e o motivo. Questione também qual metodologia/rotina utilizada foi vista como mais efetiva para a aprendizagem e o motivo. Disponibilize 20 minutos para a realização dessa conversa.

_______________________________________________________________

9

Oriente os grupos a escolher um relator para compartilhar as ideias com todos e peça que ele afixe o cartaz com o esquema na parede da sala.

(36)

Tempo sugerido: 20 minutos.

Materiais necessários:

• Questionário de avaliação do Formador. • Questionário de avaliação dos participantes

(uma cópia para cada educador).

É HORA DE AVALIAR!

1

Finalize a formação conversando com os educadores participantes sobre os aprendizados alcançados e o que consideram útil para trabalhar em sala de aula com os alunos. Peça também que apontem desafios e o que pode ser feito para continuar a formação.

_______________________________________________________________________________

2

Em seguida, distribua o questionário de avaliação para cada um e disponibilize dez minutos para o preenchimento. Enquanto isso, que tal preencher a sua avaliação, a do Formador? Se você atribuir menos de 8 a qualquer critério, pense em estratégias que podem ser aperfeiçoadas para a próxima formação. Algumas sugestões para problemas comuns estão listadas na tabela. ≈

Formador em ação

Não deixe de ler e organizar as informações da avaliação para realizar ajustes em sua próxima formação.

(37)

Pauta

Formativa 2

ANOS FINAIS

(38)

2

Qual é o foco da pauta?

Propor a reflexão sobre como as

cinco unidades temáticas que

norteiam o ensino de Geografia

ao longo da Educação Básica

propiciam a progressão de

aprendizagens, possibilitando

que o aluno seja incentivado a

ampliar a visão de mundo e que

o educador explore maneiras de

trabalhá-las em sala de aula.

Conteúdos

• As unidades temáticas de Geografia

na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). • A progressão das habilidades nas unidades

temáticas de Geografia.

• Análise e concepção de plano de aula

com habilidades da mesma unidade temática.

Objetivo geral de aprendizagem

Reconhecer as unidades temáticas de Geografia e a progressão de aprendizagens que elas possibilitam utilizando diferentes rotinas em sala de aula.

As unidades

temáticas e a

progressão dos

conhecimentos

geográficos

Tempo sugerido

6 horas

Materiais necessários

(39)

Formador, considerando que esta pauta formativa tem o objetivo de levar os educadores participantes a conhecer as unidades temáticas do componente curricular

Geografia e compreender os conceitos e as categorias que articulam o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, é importante se apropriar das concepções e significados dos conceitos geográficos. Para se preparar, a sugestão é a leitura dos seguintes materiais:

• Capítulo 8, Conceitos Geográficos: concepções e significados, Cadernos Geográficos número 11, Notas sobre a epistemologia da Geografia (p. 47 a 63).

• Artigo Categorias espaciais: referentes ao ensino de Geografia, revista Geografia Ensino & Pesquisa,

um texto de referência para compreender as categorias geográficas.

• Textos relacionados ao ensino de Geografia na BNCC e metodologias ativas a serem implementadas nessa pauta formativa: Opinião: BNCC aumenta a ênfase da cidadania no ensino de Geografia, Entenda as cinco unidades temáticas da BNCC para Geografia, Alfabetização cartográfica, Para uma aula diferente, aposte na Rotação por estações de aprendizagem, de Nova Escola.

• Texto Espaço, com o vídeo The station rotation model, do Porvir.

• Texto Eu costumava pensar que…, Agora penso que…

(I used to think…, Now I think…), traduzido do Projeto

Zero, da Harvard Graduate School of Education.

COMO SE PREPARAR PARA O TRABALHO COM ESSA PAUTA FORMATIVA?

Não deixe de compartilhar essas sugestões de estudo com os educadores participantes da formação.

(40)

Programação principal

Atividade

Tempo sugerido Objetivos específicos

Resumo

1

Retomada do

encontro anterior 40 minutos Retomar os conteúdos trabalhados na pauta formativa 1. Elaboração de painéis com post-its (ou papeletas) em grupos de trabalho.

2

A pertinência das

unidades temáticas em Geografia

35 minutos Realizar atividades de levantamento de hipóteses sobre a pertinência das mesmas unidades temáticas de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental.

Registro de hipóteses elaboradas individualmente com base em questionamento, que deve ser retomado na sistematização.

3

Progressão de habilidades com base na análise de planos de aula 1 hora e

50 minutos Reconhecer a progressão das habilidades em Geografia com base na análise de planos de aula de diferentes séries dentro de uma mesma unidade temática.

Debates em grupos com integrantes assumindo responsabilidades diferentes: redator, controlador do tempo, mediador e relator.

4

Elaboração de

propostas de plano de aula com

habilidades da mesma unidade temática

2 horas Elaborar concepções de planos de aula tomando como referência habilidades de anos distintos dentro da mesma unidade temática.

Discussão em grupos e concepção de propostas de planos de aula com base em estações de trabalho.

5

Sistematização

e fechamento 35 minutos Sistematizar os conteúdos e evidenciar as aprendizagens mobilizadas na pauta formativa. Análise do percurso da aprendizagem com base na rotina Eu costumava pensar que…, Agora penso que… (I used to think…, Now I think…).

(41)

Mãos à obra!

Depois de fazer

o acolhimento,

siga o roteiro

de atividades.

Nesta atividade, duas competências dialogam diretamente com a retomada dos conteúdos e das aprendizagens mobilizadas na formação anterior: COMPETÊNCIA GERAL 6 (Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações

próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade) e COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE CIÊNCIAS HUMANAS 4 (Interpretar e expressar

sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o

acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza).

Tempo sugerido: 40 minutos.

Objetivo:

• Retomar os conteúdos trabalhados na pauta formativa 1.

Materiais necessários:

• Cartolinas ou folhas formato A3.

• Post-it ou folhas de papel formato A4 cortadas em quatro partes.

• Fita-crepe ou massa adesiva.

(42)

4

Peça que componham os seis cartazes previstos na comanda, com os post-its (ou papeletas), e que cada grupo afixe pelo menos um deles no quadro.

_______________________________________________________________

5

Promova a análise coletiva de cada um deles, verificando se os demais grupos indicaram outras ações, expressões, atividades ou metodologias. Se sim, peça que destaquem os posts-its e os coloquem no cartaz afixado no quadro.

_______________________________________________________________

6

Solicite que alguns educadores participantes, se quiserem, façam um breve relato da experiência anterior. RESERVE DEZ MINUTOS PARA TAL.

1

Organize a sala em grupos de quatro ou cinco integrantes e avise aos educadores participantes que, durante a formação, a composição dos grupos deve ser alterada para garantir que eles trabalhem com o maior número de pessoas possível.

_______________________________________________________________

2

Entregue uma cópia do Anexo 1 para cada educador, com as competências de Ciências Humanas e de Geografia.

_______________________________________________________________

3

Peça que alguém leia o anexo em voz alta e RESERVE 30 MINUTOS PARA A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE. Esclareça que ela prevê a inclusão

dos educadores participantes que não estavam presentes na Pauta formativa 1 (como executor na Etapa 1 ou ouvinte na Etapa 2), algo que exige a capacidade de síntese daqueles que participaram da formação e farão o relato.

Formador em ação

Formador, até aqui, você retomou com os participantes os conteúdos da formação anterior, baseada na identificação e na análise das competências de Ciências Humanas e Geografia. Na próxima atividade, vai apresentar uma atividade de levantamento de hipóteses sobre a pertinência da adoção das unidades temáticas de Geografia na BNCC.

Antes de

prosseguir...

(43)

Nesta atividade, duas competências dialogam diretamente com a proposta de aproximação do educador com o tema da pauta formativa com base na elaboração de hipótese

relacionada às unidades temáticas. São elas: COMPETÊNCIA GERAL 1 (Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva) e COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE CIÊNCIAS HUMANAS 2 (Analisar o mundo social,

cultural e digital e o meio técnico-científico- -informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo).

Tempo sugerido: 35 minutos.

Objetivo:

• Realizar atividades de levantamento de hipóteses sobre a pertinência das mesmas unidades temáticas de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental.

Materiais necessários:

• Anexo 2.

• Texto Entenda as cinco unidades temáticas da BNCC para Geografia, de Nova Escola.

• Datashow e computador (se possível).

(44)

ocorre com outros componentes curriculares, o ensino de Geografia encontra-se estruturado com base em cinco unidades temáticas que norteiam todos os anos do Ensino Fundamental. É pertinente que as mesmas unidades temáticas acompanhem o aluno desde o 1º até o 9º ano, englobando faixas etárias tão distintas? Por quê? Explique que eles devem responder individualmente e por escrito no Anexo 1 e entregar o material a você quando terminarem. Disponibilize 25 minutos para a leitura dos textos e o registro.

_______________________________________________________________

4

Durante 10 minutos, abra uma discussão coletiva para quem quiser relatar as hipóteses formuladas. Nesse momento, a exposição dos argumentos e ideias é livre. Alguns podem dizer que não acham pertinente, em princípio, essa abordagem por lidar com alunos de faixa etárias distintas, pois o desenvolvimento motor, socioemocional e intelectual é muito diferenciado nos anos finais possibilitando

a proposição de temas centrais mais elaborados. Outros podem indicar que sim, que desse modo se possibilita uma progressão de aprendizagens mais evidente, já que as unidades temáticas envolvem habilidades com níveis de complexidade distintos mantendo um vínculo que dá sentido e coerência ao trabalho com a Geografia em sala de aula.

1

Comente que, com a implementação da BNCC no Ensino

Fundamental, a forma como os conteúdos devem ser trabalhados em sala de aula ganhou novo foco. A progressão das aprendizagens agora é estruturada por unidades temáticas, que consistem na reunião de um conjunto de habilidades relacionadas com um mesmo tema central ao longo de todos os anos.

_______________________________________________________________

2

Leia para os educadores participantes um texto da parte geral da BNCC. Projete ou escreva o trecho no quadro.

“Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas

habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento –

aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.”

Distribua cópias do Anexo 2.

_______________________________________________________________

3

Oriente a leitura do texto As unidades temáticas de Geografia na BNCC e de Entenda as cinco unidades temáticas da BNCC para Geografia. Pergunte aos educadores: Na BNCC, diferentemente do que

(45)

5

Explique que, ao final da pauta formativa essas hipóteses serão retomadas na sistematização, com base na rotina Eu costumava pensar que…, Agora penso que…. (I used to think…, Now I think…).

Formador, até aqui, os educadores participantes apresentaram hipóteses relacionadas à pertinência de trabalhar com as mesmas unidades temáticas ao longo de todos os anos do Ensino Fundamental no componente curricular Geografia. Na próxima atividade, devem analisar planos de aula de diferentes anos em que a progressão das habilidades pode ser verificada dentro da mesma unidade temática ou de mais de uma.

Antes de

prosseguir...

(46)

Nesta atividade, duas competências dialogam diretamente com a proposta de analisar um conjunto de habilidades previstas para anos diferentes e planos de aula: COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar

soluções - inclusive tecnológicas - com base nos conhecimentos das diferentes áreas) e COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE CIÊNCIAS HUMANAS 6 (Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva).

Tempo sugerido: 1 hora e 50 minutos.

Objetivo:

• Reconhecer a progressão das habilidades em Geografia com base na análise de planos de aula de diferentes séries dentro de uma mesma unidade temática.

Materiais necessários:

• Textos As unidades temáticas de Geografia na BNCC (disponível no Anexo 2) e Entenda as cinco unidades temáticas da BNCC para Geografia.

• Anexo 3 (uma cópia para cada educador). • Anexo 3A (para o Formador).

• Planos de aula de Nova Escola (Elementos cartográficos de um mapa,

Leitura de mapas e Produção de mapas) para acesso on-line, projeção ou impressos (neste caso, uma cópia para cada grupo).

(47)

4

Socialize os resultados da conversa chamando o relator de cada grupo para compartilhar as reflexões feitas de forma sucinta. Invista 25 minutos para essa fase da atividade.

_______________________________________________________________

5

Em relação à Etapa 1, espera-se que os educadores participantes identifiquem que um tema comum é o dos povos originários ou

tradicionais entendidos como sujeitos sociais, que têm uma expressão territorial muito singular (daí o encaixe nessa unidade temática). As falas deles devem evidenciar como a abordagem do tema se modifica ao longo dos anos e permite que o aluno aprimore a compreensão de determinado conteúdo. Em cada habilidade é exigido um processo cognitivo distinto:

• EF03GE03 – Reconhecer diferenças entre povos.

• EF04GE01 – Selecionar distintas culturas e verificar influências locais, regionais e nacionais.

• EF05GE02 – Identificar diferenças territoriais.

• EF06GE02 – Analisar modificações nas paisagens por povos. • EF07GE03 – Selecionar argumentos de reconhecimento

de territorialidades.

1

Reserve dez minutos para a preparação da atividade e orientações. Organize a sala em grupos de quatro integrantes. Por sorteio, atribua uma função para cada um de cada grupo: escriba (anota as partes principais da discussão), controlador de tempo (controla e otimiza o tempo e indica quando está acabando), mediador do debate (viabiliza que todos os integrantes tenham espaço de fala, não excedam no tempo e não se sobreponham à fala do outro) e relator (reporta para todo o grupo o que foi discutido).

_______________________________________________________________

2

Explique aos educadores participantes que eles devem fazer uma atividade na Etapa 2 do Anexo 3 que envolve a análise das unidades temáticas e das habilidades de Geografia com base em planos de aula disponibilizados no site de Nova Escola. Mas que, antes disso,

na Etapa 1, devem fazer a análise de habilidades previstas em uma mesma unidade temática ao longo de cinco anos distintos do Ensino Fundamental.

_______________________________________________________________

3

Entregue as cópias do Anexo 3 e DÊ 20 MINUTOS PARA A DISCUSSÃO DA ETAPA 1.

Referências

Documentos relacionados

[r]

LARANJEIRAS, COSME VELHO, FLAMENGO E BOTAFOGO, com RECUPERAÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO DA SINALIZAÇÃO HORIONTAL E VERTICAL - AP2 10,40 CICLOFAIXA E FAIXA COMPARTILHADA (pista e

O documento teve como base a RDC n° 216 (BRASIL, 2004), onde foram avaliadas as condições de boas práticas relacionadas à estrutura física e higienização, equipamentos, móveis

VI Cancelamento por adequação a novo RAC (vencimento do 1º. Submeter ao Cgcre, para análise e aprovação da utilização, os memorandos de Entendimento, no escopo

Antes de começarmos a falar sobre como você consulta o seu score, é importante que você saiba que existem 4 modelos básicos de score, conforme já mencionado anteriormente e que a

Visando a prevenção da intoxicação dos trabalhadores pelo mercúrio, em linhas gerais, foram solicitadas às empresas adoção das seguintes medidas: supressão do uso de Hg

Para análise da degradação da MEA nas fases de absorção do CO 2 e regeneração da MEA carbonatada, intercaladas as temperaturas de 313,15 K e 373,15 K, para simular a absorção

Cidade Universitária, Prof. José Aloísio de Campos Av. 865), analisadas tecnicamente pela DOFIS (fls. 867/875), sendo ratificado o atendimento das exigências do edital pelas