• Nenhum resultado encontrado

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA EM GOIÂNIA, GO, BRASIL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA EM GOIÂNIA, GO, BRASIL."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Introdução:

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença desmielinizante, progressiva, crônica que atinge o sistema nervoso central. Essa desmielinização afeta as fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal através da destruição da mielina impedindo a transmissão dos impulsos nervosos.

A causa exata da EM é desconhecida. É considerada uma doença auto-imune, causada por uma resposta imunológica anormal do organismo, reconhecendo como elemento estranho os componentes do próprio sistema nervoso central. Fatores externos associados à predisposição genética podem ser o desencadeador do processo desmielinizante.

O objetivo do estudo foi conhecer o perfil sociodemográfico de pacientes atendidos no Centro de Referência e Investigação em Esclerose Múltipla (CRIEM), do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil, verificar a Escala Expandida do Estado de Incapacidade de Kurtzke (EDSS) e averiguar os tipos de medicamentos prescritos.

(2)

Material e Métodos:

O estudo foi do tipo retrospectivo e documental, de natureza epidemiológica acompanhados no Centro de Referência e Investigação em Esclerose Múltipla - CRIEM do Hospital das Clínicas -UFG.

Os pacientes elegíveis para o estudo foram identificados junto aos prontuários com base nos critérios de inclusão estabelecidos.

De um total de 300 pacientes atendidos no CRIEM com diagnóstico de esclerose múltipla, realizado por médico especialista, foram selecionados 168 para análise. Foram excluídos os pacientes que apresentaram outros tipos de doenças desmielinizantes.

A análise dos dados foi realizada utilizando o programa Statístical Package for Social Science (SPSS) versão 18.0. Foram realizadas análises estatísticas descritivas de frequência simples, média e desvio-padrão.

(3)

Resultados:

Entre os pacientes analisados, a maioria era do gênero feminino (77,25%), a idade mínima foi de 13 anos (sendo seis pacientes abaixo de 18 anos), a máxima de 83 anos e a média de 40,09 anos, com desvio padrão de 12,37.

(4)

Resultados:

Em relação às medicações modificadoras da doença, os resultados mostraram que 15 pacientes não faziam uso de nenhum medicamento para a doença e os demais pacientes utilizavam: glatiramer – 29,45%, betainterferona 1b – 28,77%, betainterferona 1a 44 µg – 13,70%, betainterferona 1a 22 µg – 13,01%, natalizumabe – 6,85%, betainterferona 1a 30 µg – 4,79% e fingolimoide – 3,42%.

A maioria dos pacientes era de Goiânia e entorno e alguns provenientes de outros estados. A média do EDSS foi de 3,75, com desvio padrão de 2,11.

(5)

Discussão e Conclusão :

Os resultados obtidos no presente trabalho foram semelhantes aos de uma série de estudos brasileiros como os de Callegaro (1989), Papais-Alvarenga (1995), Almeida (2007) e Ambrose (2007). A realização deste trabalho proporcionou maior conhecimento acerca da realidade da doença na região estudada, de modo a auxiliar na orientação e suporte de pacientes com EM.

Referências:

1- ALMEIDA, L.H.R.B [et a]. Ensinando e Aprendendo com

Portadores de Esclerose Múltipla: Relato de Experiência.

Rev. Bras. Enferm, Brasília, 2007 jul-ago; 60 (4) : 460-3.

2-RIBEIRO S.B.F. [et al] Clinical and epidemiological profile

of patients with multiple sclerosis in Uberaba, Minas Gerais, Brazil. Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.69 no.2a São Paulo

Apr. 2011.

3- FINKELSZTEUJN A. [et al] As características clínicas da

esclerose múltipla no sul do Brasil: uma análise parcial.

Arq. Neuro-Psiquiatr. vol.67 no.4 São Paulo dez 2009

4-FRAGOSO Y.D.; PERES M. Prevalence of multiple sclerosis

in the city of Santos, SP. Rev. bras. epidemiol. vol.10 n.4

Referências

Documentos relacionados

This study provided information about contamination by polycyclic hydrocarbons, organochlorine and metals in the tropical estuary of Capibaribe river, that were mostly

O tratamento de escolha para os ferimentos causados por essas injúrias, quando realizado pouco tempo após o acontecimento da mesma, é muitas vezes o fechamento da ferida através

Com este incentivo pretendemos contribuir para a fixação e atração de novas famílias através deste incentivo pretendemos inverter a tendência de desertificação que se verifica

O estudo teve porobjetivo avaliar o crescimento inicial em campo de seis clones de eucalipto, tendo como testemunha o Eucalyptus urophylla produzido por semente e

Diante da importância da aplicação das técnicas de cultivo in vitro para estudos de germinação, propagação e conservação de cactáceas (SILVA et al., 2011),

Alegoria é um recurso retórico – estilístico em que se fazem corresponder, de modo minucioso e sistemático, um nível de significados figurados. Pode ser considerada como uma

[r]

O objetivo desta pesquisa é compreender a partir dos aparatos históricos, Geomorfológicos e ocupacionais como se deu o processo de o uso e ocupação do leito do Córrego