• Nenhum resultado encontrado

NCE/09/01997 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NCE/09/01997 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

NCE/09/01997 — Relatório final da CAE

-Novo ciclo de estudos

Caracterização do pedido

Perguntas 1 a 7

1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: UL + ESHTE

1.a. Descrição da Instituição de ensino superior / Entidade instituidora Universidade de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril 2. Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.):

FL + IGOT + ESHTE

3.a. Descrição Unidade orgânica (faculdade, escola, instituto, etc.):

Faculdade de Letras, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

3. Ciclo de estudos: Turismo e Comunicação 4. Grau:

Mestre

5. Área científica predominante do ciclo de estudos: Ciências Sociais e Humanas

6. Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120

7. Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006): 4 Semestres

Relatório da CAE - Novo Ciclo de Estudos

1. Instrução do pedido

1.1. Pedido do órgão legal e estatutariamente competente. Existe e satisfaz as condições legais

1.2. Deliberações dos órgãos que legal e estatutariamente devem ser auscultados. Existem e satisfazem completamente as condições legais

1.3. Docente responsável pela coordenação do ciclo de estudos. Foi indicado e tem o perfil adequado

2. Estrutura curricular e plano de estudos.

2. Estrutura curricular e plano de estudos. Existe e satisfaz as condições legais

3. Descrição e fundamentação do ciclo de estudos

3.1. Dos objectivos do ciclo de estudos

3.1.1. Foram formulados objectivos para o ciclo de estudos. Em parte

(2)

3.1.2. Foram definidas as competências a adquirir pelos estudantes. Sim

3.1.3. Os objectivos e metas definidos são coerentes com a missão e a estratégia da instituição. Em parte

3.1.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Alguns objectivos do ciclo de estudos foram definidos adequadamente. Contudo, alguns objectivos são pouco claros, demasiado abrangentes, e não é claramente visível a existência de uma associação de certos objectivos e enfoque do ciclo de estudos com a missão geral e estratégia da unidade orgânica.

Embora sejam definidas as competências a adquirir com o ciclo de estudos, algumas destas competências (principalmente as primeiras) não são claras.

3.1.5. Pontos Fortes.

A intenção da unidade orgânica de dar resposta a necessidades actuais de formação no âmbito do turismo e de contribuir, através do ciclo de estudos, para a valorização do património.

3.1.6. Recomendações para melhoria.

Alguns objectivos deviam ser enunciados de forma mais clara, não tão abrangente, sendo claramente visível a existência de uma associação dos objectivos e enfoque do ciclo de estudos com a missão e estratégia da unidade orgânica.

As competências a adquirir com o ciclo de estudos, sobretudo algumas delas, também deviam ser definidas de forma mais clara.

3.2. Adequação ao Projecto Educativo, Científico e Cultural da Instituição

3.2.1. A instituição definiu um projecto educativo, científico e cultural próprio. Sim

3.2.2. Os objectivos definidos para o ciclo de estudos são compatíveis com o projecto educativo, científico e cultural da instituição.

Sim

3.2.3. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Os dados apresentados sugerem que as instituições definiram projectos educativos e que os objectivos do ciclo de estudos são, em parte, compatíveis com estes projectos científicos. 3.2.4. Pontos Fortes.

O projecto científico das instituições contempla o desenvolvimento de investigação e formação em algumas áreas relevantes para o ciclo de estudos.

3.2.5. Recomendações para melhoria. Não há.

3.3. Da organização do ciclo de estudos

3.3.1. Os conteúdos programáticos de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos.

Em parte

3.3.2. As metodologias de ensino de cada unidade curricular são coerentes com os respectivos objectivos.

Em parte

3.3.3. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Os objectivos de diversas unidades curriculares são coerentes com os respectivos conteúdos e metodologia. No entanto, os conteúdos de certas unidades não são propriamente apresentados ou são apresentados de modo conciso, o que não permite evidenciar uma coerência entre objectivos e

(3)

conteúdos. Alguns objectivos de determinadas unidades curriculares não estão patentes nos seus conteúdos programáticos.

O conteúdo de algumas unidades (de línguas) sugere a obtenção de um nível de conhecimentos relativamente baixo, não garantindo a actividade de investigação, inovação ou aprofundamento das competências profissionais sugeridas no Art.18º,nº3, do DL107/2008 de 25/6/2008.

A bibliografia de algumas unidades curriculares não é a mais adequada.

Em determinadas unidades, as metodologias de avaliação não são muito claras, não são

apresentadas ou sugerem objectivos muito ambiciosos, não evidenciando muita coerência com os objectivos da unidade curricular.

3.3.4. Pontos Fortes.

Os conteúdos programáticos das unidades curriculares das áreas da geografia, cultura e comunicação são relevantes e estão relativamente bem estruturados.

3.3.5. Recomendações para melhoria.

Embora só muito pontualmente existam imprecisões de linguagem e conceitos, estas imprecisões devem ser corrigidas.

Identificação clara e detalhada dos conteúdos programáticos em unidades curriculares em que os conteúdos não são apresentados adequadamente. Assegurar que os conteúdos são coerentes com os objectivos e englobam todas as componentes patentes nos objectivos.

Utilização de bibliografia actualizada e de bibliografia para além da que é da autoria do docente. Exigência de determinado nível de conhecimentos ou de frequência de unidades curriculares de pré-requisitos de acesso ao Mestrado na área das línguas. Esta medida permitiria que, nas unidades curriculares de línguas do Mestrado, houvesse um nível de aprofundamento dos conhecimentos superior ao actualmente proposto.

Identificação clara de metodologias de avaliação em determinadas unidades curriculares. Assegurar que as metodologias de avaliação não estão associadas a objectivos demasiado ambiciosos.

4. Pessoal docente

4.1. O corpo docente cumpre os requisitos legais. Sim

4.2. Existe um sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente, por forma a garantir a necessária competência científica e pedagógica e a sua permanente actualização.

Em parte

4.3. A maioria dos docentes tem ligação estável à instituição por um período superior a três anos. A instituição mostra uma boa dinâmica de formação do seu pessoal docente.

Sim

4.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

O corpo docente das instituições é estável. A maioria dos docentes do ciclo de estudos corresponde a professores doutorados, embora muito poucos destes docentes tenham formação nas áreas mais específicas do curso, nomeadamente, em turismo e comunicação.

É referido que os docentes são avaliados pelo facto de pertencerem a centros de investigação que são, eles próprios, sujeitos a avaliação. Não é claro se existe um sistema de avaliação adoptado pelas instituições que propõem o ciclo de estudos para além da avaliação dos centros de investigação. No entanto, está prevista a avaliação do corpo docente e dos discentes a partir do momento em que o ciclo de estudos comece a funcionar.

4.5. Pontos fortes.

As instituições possuem um corpo docente estável.

Existe elevado número de docentes doutorados nas áreas da geografia e das línguas, embora se verifique uma necessidade de docentes com nível de formação igualmente elevado nível nas áreas

(4)

mais específicas do curso – turismo e comunicação. 4.6. Recomendações para melhoria.

Seria importante assegurar, ao nível do corpo docente, uma maior formação e investigação nas áreas fundamentais do curso - turismo e comunicação.

5. Descrição e fundamentação de outros recursos humanos e

materiais

5.1. O ciclo de estudos dispõe de outros recursos humanos indispensáveis ao seu bom funcionamento. Sim

5.2. O ciclo de estudos dispõe das instalações físicas (espaços lectivos, bibliotecas, laboratórios, laboratórios de informática, etc.) necessárias ao cumprimento dos objectivos.

Sim

5.3. O ciclo de estudos dispõe dos equipamentos didácticos e científicos e dos materiais necessários ao cumprimento dos objectivos.

Sim

5.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Segundo a informação fornecida, os outros recursos humanos, instalações e equipamentos parecem ser adequados ao funcionamento do ciclo de estudos.

5.5. Pontos fortes.

A diversidade de equipamentos audiovisuais existentes nas salas de aula.

A existência de uma sala de meios audiovisuais e de um serviço de auto aprendizagem em línguas. O acervo da biblioteca, nomeadamente no que se refere a obras da Organização Mundial do Turismo. 5.6. Recomendações para melhoria.

Embora tenha sido indicado que existe uma biblioteca com recursos multimédia e informáticos que são um suporte indispensável à investigação, não foi referida explicitamente a existência de acesso a bases de dados de publicações científicas (ex: B-on). Considera-se que este acesso é particularmente importante para que os alunos do Mestrado possam desenvolver a sua investigação. Caso este acesso não exista a Instituição deverá procurar assegurar o acesso a bases de dados relevantes para o ciclo de estudos, eventualmente em parceria com outras instituições.

6. Actividades de formação e investigação

6.1. Existe(m) Centro(s) de Investigação reconhecido(s) e com boa avaliação, na área científica do ciclo de estudos.

Em parte

6.2. Existem publicações científicas da instituição registadas nas bases de dados de publicações científicas.

Em parte

6.3. Existem actividades científicas, tecnológicas e artísticas desenvolvidas e integradas em projectos e/ou parcerias nacionais e internacionais.

Em parte

6.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

A unidade orgânica possui dois centros de investigação classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia como excelentes. No entanto, a actividade desses centros focaliza-se, principalmente, no domínio das línguas e da geografia, e não nas áreas mais específicas do curso - turismo e

comunicação.

(5)

em revistas científicas internacionais com revisão por pares. Adicionalmente, os docentes realizaram projectos de investigação, embora recentemente tenham estado envolvidos num número reduzido de projectos. Apesar de se reconhecer que os docentes possuem capacidade de investigação, essa investigação tem incidido na área das línguas e geografia, e não nas áreas mais importantes do curso – turismo e comunicação -, facto particularmente visível no caso das publicações em revistas internacionais.

As publicações na área do turismo não são artigos de revistas internacionais com revisão por pares. 6.5. Pontos fortes.

A existência de dois centros de investigação na área do ciclo de estudos classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia como excelentes.

O facto de os docentes terem um elevado número de artigos publicados em revistas internacionais com revisão por pares.

6.6. Recomendações para melhoria.

Estabelecimento de parcerias com instituições com reconhecida capacidade de investigação e formação na área específica do ciclo de estudos, no sentido de desenvolver mais investigação em áreas fundamentais do ciclo de estudos (particularmente nas áreas do turismo e comunicação) ou de possibilitar aos docentes do ciclo de estudos a participação em centros de investigação com

actividades neste domínio. A formação e a investigação assumem particular relevância no âmbito dos 2ºs ciclos, onde a investigação é um elemento fundamental.

Investimento no desenvolvimento de projectos de investigação, não só na área do turismo, mas também noutra área fundamental do ciclo de estudos – a cultura.

7. Actividades de prestação de desenvolvimento profissional

de alto nível

7.1. A oferta destas actividades corresponde às necessidades do mercado e à missão e objectivos da instituição.

Não

7.2. Estas actividades são propostas a preços determinados de forma transparente e não induzem condições de concorrência desleal.

Não

7.3. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Não são fornecidas evidências do desenvolvimento de actividades profissionais de alto nível, não tendo sido identificadas quaisquer actividades deste tipo. Parece, inclusivamente, existir alguma confusão relativamente ao conceito de actividade profissional de alto nível, sendo o próprio ciclo de estudos identificado como uma actividade de desenvolvimento profissional de alto nível.

7.4. Pontos fortes. Não há.

7.5. Recomendações para melhoria.

Realização de actividades de desenvolvimento profissional de alto nível que, tal como é sugerido no guião do pedido de acreditação do ciclo de estudos, devem corresponder às necessidades do

mercado, à missão e objectivos da instituição e, cujo preço, deve ser determinado de forma transparente, não induzindo a condições de concorrência desleal.

8. Enquadramento na rede do ensino superior público

8.1. Os estudos apresentados (com base em dados do MTSS) mostram empregabilidade dos formados por este ciclo de estudos.

(6)

Não

8.2. Os dados de acesso (DGES) mostram o potencial do ciclo de estudos para atrair estudantes. Sim

8.3. O novo ciclo de estudos será oferecido em colaboração com outras instituições na região de influência da instituição.

Sim

8.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Não foram apresentados dados que permitam avaliar adequadamente a razoabilidade da proposta em termos de empregabilidade prevista para os estudantes que concluem o ciclo de estudos. No entanto, houve um esforço de apresentação de dados e de reflexão, no sentido de mostrar o potencial do ciclo de estudos para atrair estudantes.

O novo ciclo é oferecido por várias instituições que colaboram umas com as outras. 8.5. Pontos fortes.

O esforço de apresentação de dados que demonstram o potencial do ciclo de estudos para atrair estudantes, bem como a reflexão feita com base nestes dados.

O facto do novo ciclo ser oferecido por várias instituições em colaboração umas com as outras. 8.6. Recomendações para melhoria.

Reconhece-se que é difícil identificar dados que, com segurança, possam permitir a avaliação da empregabilidade dos estudantes que concluem o ciclo de estudos. No entanto, poderia ter sido apresentada uma reflexão mais concreta da empregabilidade tendo em consideração outro tipo de informação, nomeadamente, as linhas de orientação da política de turismo existentes em Portugal e os objectivos do ciclo de estudos.

9. Enquadramento financeiro de horizonte plurianual

9.1. O estudo de viabilidade financeira apresentado pela instituição mostra que esta poderá dispor de recursos financeiros que garantem a oferta sustentada do ciclo de estudos com bons padrões de funcionamento.

Não

9.2. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

Não é apresentado um estudo concreto da viabilidade financeira do ciclo de estudos proposto. 9.3. Pontos fortes.

Não há.

9.4. Recomendações para melhoria.

A instituição deverá fazer um estudo de viabilidade financeira do novo ciclo de estudos em que apresente os valores estimados correspondentes aos diversos tipos de custos e receitas identificados.

10. Fundamentação do número de ECTS por unidade

curricular

10.1. A distribuição do número de unidades de crédito atribuídas por unidade curricular está genericamente justificada de forma convincente.

Sim

10.2. Existe evidência de que a determinação das unidades de créditos foi feita após consulta aos docentes e estudantes.

Sim

10.3. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

(7)

número de horas de trabalho esperadas.

A unidade orgânica declarou terem sido ouvidos os órgãos representativos dos docentes e dos discentes.

10.4. Pontos fortes.

O número de ECTS atribuídos a cada unidade curricular parece apropriado, face ao número de horas de trabalho esperadas.

Foram consultados previamente docentes e discentes para determinar o número de ECTS a atribuir a cada unidade curricular.

10.5. Recomendações para melhoria. Não há.

11. Fundamentação do número total de ECTS e da duração

do novo ciclo de estudos

11.1. A atribuição do número total de unidades de crédito ao ciclo de estudos e a fixação da sua duração estão justificadas de maneira convincente.

Sim

11.2. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

O número total de ECTS está de acordo com o previsto na legislação. O número de horas de trabalho esperado também parece adequado.

11.3. Pontos fortes.

Parece ter sido feita uma reflexão cuidada relativamente ao número total de ECTS a atribuir ao ciclo de estudos, em que se teve em consideração o número de ECTS previsto na legislação.

11.4. Recomendações para melhoria. Não há.

12. Comparação com ciclos de estudos de referência no

Espaço Europeu

12.1. O ciclo de estudos tem duração e estrutura semelhantes a ciclos de estudos de instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior.

Em parte

12.2. O ciclo de estudos tem objectivos e confere competências análogas às de outros ciclos de estudos de instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino Superior.

Não

12.3. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada.

A maioria dos ciclos de estudo analisados tem uma elevada componente de gestão, não sendo semelhante ao ciclo de estudos proposto, principalmente em termos de objectivos e das competências que conferem.

O único ciclo de estudos com alguma semelhança com o ciclo proposto é o curso da Università degli studi di Verona (Itália). No entanto, mesmo assim, o curso da Università degli studi di Verona (Itália) parece ter mais unidades curriculares na área da gestão do que o ciclo de estudos proposto.

Considera-se que seria uma mais valia o reforço da componente da gestão no ciclo de estudos proposto.

12.4. Pontos fortes.

(8)

particularmente cuidada.

12.5. Recomendações para melhoria.

Realizar comparações com ciclos de estudos de outros países com experiência reconhecida de formação na área específica do ciclo de estudos.

13. Outras informações – períodos de formação em serviço

13.1. Existem locais de estágio ou formação em serviço.

Não

13.2. Indicação dos recursos próprios da instituição para acompanhar os seus estudantes na formação em serviço.

Não aplicável

13.3. Existem mecanismos para assegurar a qualidade da formação em serviço dos estudantes. Não aplicável

13.4. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada. Não foi fornecida evidência de que houvesse períodos de formação em serviço. 13.5. Pontos fortes.

Não aplicável.

13.6. Recomendações para melhoria. Não há.

14. Conclusões

14.1. Recomendação final.

O ciclo de estudos deve ser acreditado 14.2. Fundamentação da recomendação:

O corpo docente do ciclo de estudos tem a virtude de ser bastante estável e de ser composto, quase na totalidade, por doutorados.

Alguns dos objectivos do ciclo de estudos estão adequadamente definidos. Contudo, outros objectivos não são muito claros, sendo alguns destes demasiado abrangentes. Não é claramente visível a associação entre estes objectivos e a missão geral e estratégia da unidade orgânica. Acresce ainda o facto de não ser clara a ligação entre alguns objectivos do ciclo de estudos e os objectivos de algumas unidades curriculares que o compõem.

Os conteúdos programáticos de determinadas unidades curriculares das áreas da geografia, cultura e comunicação são relevantes e estão relativamente bem estruturados. Contudo, não é clara a associação entre os objectivos e conteúdos programáticos de algumas unidades curriculares. Adicionalmente, em algumas unidades curriculares, particularmente no domínio das línguas, não parece ser promovido um grande aprofundamento dos conhecimentos.

A unidade orgânica demonstra capacidade de investigação, particularmente pelo facto de possuir dois centros de investigação classificados pela FCT com excelente e pelo elevado número de publicações dos seus docentes em revistas internacionais com revisão por pares. Contudo, a investigação de alto nível que tem sido desenvolvida focaliza-se muito nas áreas das línguas e da geografia, em detrimento das áreas mais específicas do curso – turismo e comunicação. Por esse motivo, considera-se que é muito importante que os docentes da unidade orgânica desenvolvam investigação nas áreas do turismo e comunicação.

A Comissão de Avaliação teve algumas reservas na avaliação do ciclo de estudos pelo facto de haver, em determinados casos, pouca clareza ao nível de determinados objectivos do ciclo de estudos e da sua consistência com a estratégia da unidade orgânica, bem como com os objectivos de algumas unidades curriculares. Colocaram-se ainda algumas reservas pelo facto da investigação dos docentes incidir, sobretudo, nas áreas das Línguas e Geografia, e não nas áreas mais específicas do ciclo de

(9)

estudos. No entanto, a Comissão reconheceu também que a unidade orgânica possui um corpo docente bastante estável, com um elevado número de docentes doutorados, que demonstra possuir uma boa capacidade de investigação. Por este motivo, pese embora a existência de alguns aspectos negativos, o conjunto das evidências apresentadas leva a Comissão de Avaliação a propor a

acreditação deste ciclo de estudos.

Face às evidências anteriormente mencionadas e à legislação, a instituição deverá, principalmente: • clarificar alguns objectivos do curso e assegurar a sua consistência com a missão geral da

organização e com os objectivos e conteúdos das unidades curriculares;

• Investir na formação de docentes e no desenvolvimento de investigação no domínio do turismo e da comunicação;

• Promover o envolvimento dos docentes em actividades de desenvolvimento profissional de alto nível.

Referências

Documentos relacionados

Coeficiente de digestibilidade in vitro e teores de proteína bruta, cálcio e fósforo da grama-tio-pedro (Paspalum oteroi) no Pantanal Mato-grossense, por Edison Beno Pott..

Assim, o dígrafo ocorre quando duas letras são usadas para representar um único fonema (di = dois + grafo = le- tra).. Em nossa língua, há um número razoável de dígrafos que

Este trabalho propõe demonstrar como o App Designer do MATLAB pode ser útil em pesquisas de processamento digital de sinais e sua aplicação para extracão de características em

De acordo com as informações do balanço hídrico da unidade, do total do índice de perdas, apenas 8,96% correspondem a perdas aparentes, enquanto 24,13% correspondem às

Pode-se perceber que o composto A é o fator determinante estabilidade desse produto e comparando-se os resultados obtidos para o produto embalado em PVDC o prazo de

Testes em animais com quantidades não tóxicas nos progenitores não dão indicações sobre toxicidade para reprodução. Indicações para: Metaflumizone Avaliação

a) Minimizar as perturbações do tráfego local devido à circulação de veículos afectos à obra.. 19 b) Minimizar as interferências com as acessibilidades existentes, mediante

As suas performances incluem papéis como Belinda em Dido and Aeneas, de H.Purcell, na Nova ópera de Lisboa; o papel de segunda sobrinha em Peter Grimes, de B. Britten, no