• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE EDUCAÇÃO GRUPO DE PESQUISA PAIDEIA GTT EPISTEMOLOGIA - CBCE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE EDUCAÇÃO GRUPO DE PESQUISA PAIDEIA GTT EPISTEMOLOGIA - CBCE"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE EDUCAÇÃO GRUPO DE PESQUISA PAIDEIA

GTT EPISTEMOLOGIA - CBCE

III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação – EPISTED IV Colóquio de epistemologia - GTT/CBCE

Salão Nobre – FE – UNICAMP 09, 10 e 11 de dezembro de 2008

RELATÓRIO Apresentação:

Os eventos denominados Seminários de Epistemologia e Teorias da Educação EPISTEDs justificam-se no contexto da consolidação das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. O programa está dividido em 6 áreas1, dentre elas a área (2) de Filosofia e História da Educação. A produção da área 2 que integra os grupos HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil e PAIDEIA – Filosofia da Educação que vem sendo amplamente divulgada e discutida através de seminários temáticos periódicos.

A discussão sobre a produção da área e seus desdobramentos em novos projetos e novos grupos de pesquisa, organizada pelos doutores egressos do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp, assim como o debate com outros grupos de pesquisa no país já vem sendo realizado pelo grupo HISTEDBR em sete seminários nacionais já realizados2. A exemplo desse grupo e ao avaliar a importância desse tipo de atividades para a consolidação das redes de pesquisadores que vêm trabalhando as temáticas da área de Filosofia da Educação, o grupo Paideia se propôs iniciar essas atividades com um primeiro seminário sobre Epistemologia e Teorias da Educação realizado nos dias 6 e 7 de dezembro de 20053. Na ocasião, a produção da área de Filosofia e História da Educação registrava, 378 pesquisas defendidas, 192 teses de doutorado e 186 dissertações. Considerando apenas as teses defendidas, 100 se localizavam na área de História e 92 na área da filosofia. Com base nessa primeira experiência foram organizados novos eventos que visavam sistematizar, analisar e socializar a produção científica da área, no intuito de manter um permanente debate sobre a problemática que a identifica ao contar com a participação de outros grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros.

1

O Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/Unicamp está organizado nas seguintes áreas temáticas: 1) Políticas, Administração e Sistemas Educacionais; 2) Filosofia e História da Educação; 3) Psicologia Educacional; 4) Ensino e Práticas Culturais; 5) Educação Conhecimento, Linguagem e Arte; 6) Ciências Sociais na Educação.

2 O grupo HISTEDBR iniciou suas atividades em 1986 e já realizou sete seminários nacionais o último, por ocasião dos 20 anos foi realizado em Campinas em julho de 2006.

3 O grupo PAIDEIA abrange estudos e pesquisas em Filosofia da Educação, com a priorização da produção do conhecimento sobre a problemática teórico-metodológica da educação ou do pensamento educacional, principalmente brasileiro, das questões que tenham por objeto a relação entre Ética, Política e Educação e sobre o Ensino da Filosofia. O Grupo Paideia está organizado em três linhas de pesquisa: a) Epistemologia e Teorias da Educação (EPISTEDUC); b) Ética, Política e Educação (POIETHOS); e, c) Ensino de Filosofia (SIMPHILO). Cada uma dessas linhas organiza seminários temáticos. A Linha EPISTEDUC organiza os Seminários de Epistemologia e Teorias da Educação (EPISTED).

(2)

A partir do II EPISTED (2006) e considerando a conjuntura de campos comuns de pesquisa com o Grupo Temático de Trabalho (GTT) de Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) foi proposta a realização dos seminários de forma integrada com os Colóquios de epistemologia da Educação Física que já vinham acontecendo desde 2002.

Essa integração foi motivada pela constatação nos registros da produção do Grupo Paideia e com a significativa presença de mestres e doutores oriundos da Educação Física que produziam suas pesquisas dentro do grupo. Das 378 pesquisas defendidas em dezembro de 2005, 45 pesquisas são dedicadas à problemática da Educação Física, seja na tentativa da fundamentação de uma filosofia da área ou da reflexão sobre a história da Educação Física. Tais indicadores apontaram para a necessidade da realização de eventos conjuntos entre a área da epistemologia da Educação Física e a linha de epistemologia e teorias da educação do grupo Paideia.

A prévia definição dos temas centrais do II EPISTED abriu espaço para a possibilidade da realização de um evento conjunto que correspondia ao III COLÓQUIO DE EPISTEMOLOGIA do GTT Epistemologia do CBCE sob a responsabilidade de membros dessa entidade vinculados a instituições paulistas. O III Colóquio, de forma semelhante aos dois primeiros colóquios realizados nas Universidades Federais (UFRN e UFPel), seria realizado também em conjunto com outros eventos paralelos. A articulação dos eventos permitiu, otimizar recursos e desenvolver a perspectiva da interdisciplinaridade em torno de problemas comuns. Com base nessas condições, os representantes do Paidea e do GTT Epistemologia elaboraram uma proposta articulada, encaminhada aos órgãos de fomento FAPESP e FAEPEX/UNICAMP que posteriormente apoiaram tal evento.

Por ocasião do III EPISTED buscou-se aprofundar nas temáticas já desenvolvidas em conjunto com o GTT Epistemologia ao considerar o apoio da Secretaria Estadual de São Paulo do CBCE sediada na FE/UNICAMP manteve-se, também, a articulação entre as duas entidades para a realização deste novo evento.

As temáticas desenvolvidas no evento anterior giraram em torno das problemáticas filosóficas da Educação e da Educação Física e sobre o debate das tendências epistemológicas e pedagógicas das pesquisas atuais desenvolvidas nesses campos do conhecimento. Particularmente o debate sobre os “giros epistemológicos” e suas repercussões na pesquisa educacional ganhou momentos de maior aprofundamento em mesas redondas durante o XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, realizado em Recife em setembro de 2007. Nesta oportunidade foi sugerida a ampliação do debate, ao considerar a sua relação com as teorias do conhecimento e os desdobramentos na controvérsia epistemológica contemporânea entre modernidade e pós-modernidade, assim como as reações à denominada “virada linguística”.

As tentativas de aprofundamento incluem um olhar crítico sobre as diversas “viradas epistemológicas” (linguística, hermenêutica, pragmática e ontológica), uma retomada das teorias do conhecimento que fundamentam as pesquisas em Educação e Educação Física, e uma atualização das controvérsias em torno dos pós-modernismos.

Compõem este relatório de avaliação as seguintes partes: na primeira parte o histórico dos anteriores eventos; 1) os dois Seminários de Epistemologia e Teorias da Educação EPISTEDs; 2) os três Colóquios de Epistemologia da Educação Física; e 3) um balanço comparativo dos anteriores eventos. Na segunda parte apresenta-se os dados que caracterizaram o III Episted e IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física. Esses dados foram organizados nas seguintes partes: 1) temática geral; 2) temas centrais; 3) objetivos; 4) divulgação; 5) participantes, discriminados por número total,

(3)

localidades, Estados e instituições de origem, assim como segundo sua formação acadêmica; 6) metodologia do evento; 7) critérios de seleção de trabalhos; 8) estrutura organizativa do evento; 9) programação desenvolvida;10) avaliação da programação; 11) entidades colaboradoras e finalmente na terceira parte destacam-se os principais resultados.

1. Histórico dos eventos

1.1. Histórico dos Seminários de Epistemologia da Educação.

1.1.1 - I EPISTED – Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação.

O I Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação, organizado pelo grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Educação PAIDEIA foi realizado durante os dias 06 e 07 de dezembro de 2005 e atendeu aos objetivos de: a) reunir a comunidade acadêmica, alunos de graduação, de pós-graduação e pesquisadores oriundos do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp e de outras universidades com o propósito principal de socializar resultados de estudos e pesquisas sobre a problemática da Filosofia da Educação; b) proporcionar um ambiente de interação e de debate entre pesquisadores da temática de epistemologia e teorias da educação; c) dar visibilidade às pesquisas dos estudantes e docentes do grupo PAIDEIA/FE/UNICAMP; d) estabelecer vínculos acadêmicos entre diferentes instituições de pesquisa do Brasil e de outros países.

Destacou-se como atividade central, o encontro dos grupos de pesquisa com a participação dos representantes, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra Prof. Arriscado Nunes; do Grupo “Educógitans” da Fundação Universidade Regional de Blumenau, Prof. Adolfo Ramos Lamar; do Grupo Epistemologia da Universidade Estadual de Rio Grande do Norte, Prof. Antonio Jorge Soares; do grupo “Epistef” da Universidade Federal da Bahia, Profª Joelma Albuquerque; do grupo NUTESES da Universidade Federal de Uberlândia Profª Rossana de Souza e Silva; e, do grupo Episteduc da FE/Unicamp, Prof. Silvio Sánchez Gamboa. O referido encontro aprovou a realização de um II Seminário na mesma sede do I EPISTED, a publicação dos resultados do seminário e a ampla divulgação dos materiais apresentados no mesmo, assim como o envio do material gravado pelo setor de multimeios da Fe/Unicamp para todos os grupos participantes4.

O I EPISTED foi organizado em torno de três temas centrais: 1) Teoria Crítica, Tecnologia e Educação; 2) Filosofia, Métodos e Educação; 3) Epistemologia, Pesquisa e Educação, temas esses que pautaram as mesas redondas.

A aceitação da proposta foi além das expectativas de um modesto primeiro seminário. Foram aceitos 61 trabalhos para a sessão de comunicações e 36 posteres. As comunicações foram organizadas em oito (8) sessões assim distribuídas: 1) Educação e Epistemologia Social (7 trabalhos apresentados); 2) Educação, História e Sociedade (6 trabalhos); 3) Educação, Epistemologia e Marxismo (9 trabalhos); 4) Formação Cultural, Linguagens e Ciências (9 trabalhos); 5) Educação, Epistemologia e Ética (8 trabalhos); 6) Fundamentos Filosóficos da Educação (8 trabalhos); 7) Educação, Epistemologia e Sociedade Tecnológica (8 trabalhos); e, 8) Educação e Políticas Públicas (6 trabalhos).

4 Todos os registros, incluindo o material apresentado na reunião dos grupos de pesquisa foram disponibilizados em três (3) CDs e enviados a todos os grupos além do acesso direto da gravação completa na página : http://www.fe.unicamp.br/multimeios.

(4)

De acordo com o levantamento da comissão de avaliação do seminário participaram 128 pessoas, além dos 15 membros da comissão organizadora. Total de participantes: 143. Os participantes foram oriundos dos seguintes Estados: Amazonas, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro Paraíba e São Paulo. Esses dados indicaram a abrangência nacional do evento5.

Como resultados do seminário destacaram-se os seguintes: a) publicação do caderno de resumo6; b) publicação de um número especial da Revista Pró-Posições da Faculdade de Educação da Unicamp, contendo os textos completos da conferência de abertura e das três (3) mesas redondas7; c) publicação de artigos resultantes da seleção dos trabalhos apresentados na Revista Digital da FE/Unicamp8; d) edição completa do seminário no sistema on-line acessível no endereço: http://www.fe.unicamp.br/multimeios; e) acesso direto aos trabalhos completos na página do seminário

http://www.fe.unicamp.br/episted.

2.1.2. - II EPISTED - Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação e III Colóquio de Epistemologia da Educação Física.

Organizado pelo grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Educação PAIDEIA da Faculdade de Educação da Unicamp e o Grupo Temático de Trabalho (GTT) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte CBCE foram realizados durante os dias 11, 12 e 13 de dezembro e atenderam os seguintes objetivos: a) reunir a comunidade acadêmica, alunos de graduação, de pós-graduação e pesquisadores oriundos de diversas universidades brasileiras e estrangeiras (Cuba e Colômbia) com o propósito de socializar resultados de estudos e pesquisas sobre a problemática da epistemologia e as teorias da Educação, a filosofia e a epistemologia da Educação Física; b) proporcionar um ambiente de interação entre pesquisadores sobre o debate contemporâneo das tendências epistemológicas e as teorias pedagógicas comuns às pesquisas das duas áreas; c) dar visibilidade às pesquisas dos estudantes e docentes do grupo Paideia/FE/UNICAMP e do GTT de Epistemologia da Educação Física do CBCE; e, d) estabelecer vínculo acadêmico entre diferentes instituições de pesquisa do Brasil, Cuba e Colômbia.

O evento foi organizado em torno da temática geral: “Problemas Filosóficos e

Epistemológicos da Educação e da Educação Física”. Três temáticas centrais

orientaram os trabalhos:

1. Epistemologia e filosofia da Educação e da Educação Física; 2. Tendências contemporâneas das teorias da educação;

3. Ética corporeidade e saúde.

Na organização do evento destacaram-se:

1.Uma conferência de abertura sobre o tema que define a perspectiva central do evento: “O debate contemporâneo das teorias e das epistemologias da educação”.

Três mesas redondas sobre os temas centrais do seminário: 1. Os giros epistemológicos: um debate contemporâneo;

5 O I EPISTED contou com o apoio dos professores e alunos integrantes do grupo PAIDEIA e suporte financeiro do fundo de apoio dos grupos de pesquisa da FE e do Fundo de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão FAEPEX da Unicamp.

6 Anais do I EPISTED – I Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação: 06 e 07 de dezembro de 2005, Salão Nobre, FE/UNICAMP/organizadores dos anais: Silvio Sánchez Gamboa... [et

al.]. – Campinas, SP: Graf. FE, 2005. ISBN: 85-7713008-8.

7 Dossiê Temático da Revista Proposições, v. 18, n.1 (52), jan./abr. 2007. 8

(5)

2. Teorias e práticas pedagógicas: controvérsias e perspectivas;

3. Relação entre Filosofia e a Educação Física: ética, corporeidade e saúde.

As sessões de Comunicações foram divididas em três blocos, de acordo com os temas centrais do evento: a) Epistemologia e filosofia da Educação e Educação Física (19 comunicações e 18 posteres); b) Tendências contemporâneas das teorias da educação (12 comunicações e 11 Posteres; c) Ética corporeidade e saúde (9 comunicações e 9 posteres).

A sessão de posteres foi distribuída nas três temáticas centrais acima indicadas, (total de 38 Posteres).

As 40 comunicações foram organizadas nos seguintes temas: Epistemologia e filosofia da educação e da educação física (19 comunicações); Tendências contemporâneas das teorias da educação (12 comunicações); Ética Corporeidade e saúde (9 comunicações).

Foram registrados 168 inscritos, oriundos de 13 Estados da Federação e de 45 diferentes instituições brasileiras, além de dois (2) pesquisadores estrangeiros convidados (de Cuba e Colômbia). Destacaram-se os participantes dos Estados de São Paulo (65%, oriundos de 23 instituições), Paraná (8%, de oito instituições), Santa Catarina (8% de 3 instituições), Bahia (6%, de 3 instituições) e Minas Gerais (4% de 3 instituições). Além desses Estados, registraram sua participação, pesquisadores oriundos de Goiás, Sergipe, Alagoas, Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

De acordo com o levantamento da comissão de avaliação do seminário participaram efetivamente do evento 155 pessoas, além dos 13 membros da comissão organizadora. Total de participantes: 168. Os participantes, de acordo com a sua titulação se distribuem num leque amplo que vai desde os graduandos aos pós-doutores. Com destaque para mestrandos (17.41), graduandos (16%), mestres (13%), graduados (10%), doutorandos (95) e doutores (9%).

1.2. Histórico dos Colóquios de Epistemologia em Educação Física.

1.2.1. - I Colóquio Brasileiro sobre Epistemologia em Educação Física.

O I COLÓQUIO BRASILEIRO SOBRE EPISTEMOLOGIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA foi realizado no período de 12 a 14 de setembro de 2002 e promovido pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), na Escola de Música e Auditório da Biblioteca, organizado pelo Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento-GEPEC, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTT EPISTEMOLOGIA). Abordou como tema “Epistemologia, Saberes e Práticas da Educação Física”, para um público de 150 profissionais e estudantes de educação física, filosofia, educação e áreas afins. Foi desenvolvida através de uma conferência de abertura, mesa, debates, reunião do Grupo de Trabalho Temático - GTT- sobre Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE, além de uma programação cultural9.

A realização do evento ampliou o debate sobre a atividade epistemológica na Educação Física brasileira, mobilizando a comunidade, reunindo pesquisadores,

9 Relatório do I Colóquio Brasileiro sobre Epistemologia e Educação Física “Epistemologia,

Saberes e Práticas da Educação Física”, promovido pela UFRN (Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de

Movimento - GEPEC, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; e, GTT EPISTEMOLOGIA), coordenado pela Profa. Dra. Terezinha Petrúcia da Nóbrega (UFRN), realizado no período de 12 a 14 de setembro de 2002.

(6)

estudantes e profissionais. Questões novas foram colocadas, avanços, limites e perspectivas para a produção do conhecimento no interior desta área. Os textos das conferências foram publicados em um livro lançado em 2006 pela editora da UFPB10.

1.2.2. - II Encontro Nacional de Epistemologia do CBCE11.

O II ENCONTRO NACIONAL DE EPISTEMOLOGIA DO CBCE foi realizado no período de 1 a 4 de dezembro de 2004 na Escola Superior de Educação Física, Departamento de Ginástica e Saúde – ESEF/UFPel, RS. Contou com a participação do Departamento de Desportos; Diretório Acadêmico/ESEF/UFPel, Grupo PET/ESEF/UFPel, Núcleo de Extensão ESEF/UFPel; da SME (Secretária Municipal de Educação), e do CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte)12.

Foi realizado em conjunto com o XXIII Simpósio Nacional de Educação Física e I Seminário de Extensão da ESEF/UFPel com o tema central “A produção do

conhecimento em educação física, esporte e lazer”; teve a intenção de agregar

estudantes e profissionais da área da Educação Física, Ciências Humanas e das Ciências da Saúde, estabelecendo uma interação entre essas duas grandes áreas do conhecimento. O evento se propôs analisar, avaliar, divulgar e incentivar a produção acadêmica e científica nas áreas da Educação Física do Esporte e do Lazer sob diferentes perspectivas epistemológicas para um público de profissionais que atuam em diferentes campos da Educação Física oriundos de diversas regiões do país.

O evento foi composto por conferências, mesas redondas, míni cursos, apresentações artísticas e culturais e apresentações de trabalhos científicos na forma de painéis (publicados na forma de resumo expandido) e comunicações científicas (publicados na íntegra). Contou com a participação de mais de 350 inscritos, sendo eles profissionais e acadêmicos procedentes de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e também de outros Estados como Santa Catarina e Paraná. Além do significativo número de participantes inscritos no evento o sucesso pode ser percebido pelo aumento do número de trabalhos que foram apresentados no evento, chegando num total de cento e oitenta trabalhos sendo sessenta e duas Comunicações Científicas e cento e dezoito Painéis.

Sua relevância deveu-se pelo número de inscritos no evento, pelo número de trabalhos que foram apresentados e pelas parcerias que conseguiu estabelecer com a Secretária Municipal de Educação (SME) e com o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tendo em vista o grande número de profissionais que participaram do evento, oriundos de diferentes localidades e de diversas áreas de atuação, aliado com o reconhecimento dos palestrantes convidados e com a qualidade e quantidade dos trabalhos que foram apresentados e publicados pela primeira vez em CD Rom, pode-se afirma que o evento teve uma importância destacada para a Educação Física Brasileira13.

10

NÓBREGA, T. P. da (Org.). Epistemologia, saberes e práticas da Educação Física. João Pessoa: Editora da UFPB, 2006.

11

A coordenação do Gtt Epistemologia optou pela denominação de II Encontro Nacional de Epistemologia do CBCE, ao invés de II Colóquio de Epistemologia em Educação Física.

12 Relatório do XXIII Simpósio Nacional de Educação Física, I Seminário de Extensão, e, II Encontro Nacional de Epistemologia do CBCE, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Luiz Carlos Rigo, realizado na ESEF/UFPel – Pelotas, RS, no período de 1 a 4 de dezembro de 2004.

13 Anais do XIII Simpósio nacional de Educação Física e II Colóquio de epistemologia do CBCE –

A produção do conhecimento em Educação Física, esporte e Lazer: de 1 a 4 de dezembro de 2004,

(7)

A realização conjunta promovida pelo Núcleo de Extensão da Escola Superior de Educação Física, com o II Colóquio de Epistemologia do CBCE, promovido pelo GTT de Epistemologia do CBCE, proporcionou uma maior diversidade tanto no público envolvido como nas temáticas que ele conseguiu abranger.

1.2.3. O III Colóquio de Epistemologia em Educação Física foi realizado

conjuntamente com o II EPISTED em dezembro de 200614. Os resultados desse evento conjunto já foram destacados acima (item 2.1.2).

1.3. Análise comparativa dos Seminários de Epistemologia e Teorias da Educação e Colóquios de Epistemologia em Educação Física com eventos anteriores.

1.3.1. I e II Episted.

Com relação ao I Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação, realizado em 2005 é possível tecer algumas comparações:

a) O I EPISTED foi organizado em dois (2) dias (5 e 6 de dezembro de 2005) com a participação de 128 pessoas, e um (1) convidado internacional (Portugal), além dos 15 membros da comissão organizadora. Já o II EPISTED contou com 155 participantes, além dos 13 membros da comissão organizadora e foi realizado em três dias (11,12 e 13 de dezembro). Nesse segundo evento teve aumento de 12% de participantes e a representação de mais quatro (4) Estados brasileiros e mais um (1) convidado internacional;

b) O número maior de trabalhos aceitos no I EPISTED (comunicações: 61 e 36 posteres) limitou o tempo para os debates. Razão que justificou a diminuição do número de trabalhos aceitos (40 comunicações e 38 Posteres) no II EPISTED. Tal diminuição redundou num tempo maior para os debates e os intercâmbios;

c) Com relação às temáticas do I EPISTED foram mais dispersas, sendo necessária a organização de (8) sessões diferentes assim distribuídas: 1) Educação e Epistemologia Social (7 trabalhos apresentados); 2) Educação, História e Sociedade (6 trabalhos); 3) Educação, Epistemologia e Marxismo (9 trabalhos); 4) Formação Cultural, Linguagens e Ciências (9 trabalhos); 5) Educação, Epistemologia e Ética (8 trabalhos); 6) Fundamentos Filosóficos da Educação (8 trabalhos); 7) Educação, Epistemologia e Sociedade Tecnológica (8 trabalhos); e, 8) Educação e Políticas Públicas (6 trabalhos). Já o II EPISTED concentrou os trabalhos em três (3) temas: a) Epistemologia e Filosofia da Educação e Educação Física (19 comunicações e 18 posteres); b) Tendências contemporâneas das teorias da educação (12 comunicações e 11 Posteres; c) Ética corporeidade e saúde (9 comunicações e 9 posteres). Nesse sentido, o segundo evento oferece um ganho de qualidade na medida em que foi possível um maior aprofundamento nas temáticas centrais e um maior tempo para os debates e discussões; d) Tanto no I EPISTED como no II EPISTED contou-se com a experiência de trabalho coletivo dos membros da Linha de pesquisa EPISTEDUC e com o apoio dos professores e alunos integrantes do grupo PAIDEIA. Contou-se também com o decisivo apoio da Direção da Faculdade de Educação e do suporte financeiro do fundo de apoio dos grupos de pesquisa da FE, do Fundo de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão

14

Relatório do III Colóquio de Epistemologia da Educação Física e II EPISTED -: “Problemas

Filosóficos e Epistemológicos da Educação e a Educação Física” foi coordenado pela Profa. Dra Márcia

Chaves e Dr. Silvio Sánchez Gamboa, e teve apoio da Secretaria Estadual de São Paulo do CBCE sediada na FEF da UNICAMP e do GTT de Epistemologia do CBCE.

(8)

FAEPEX da Unicamp e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP;

e) O interesse na ampla divulgação dos eventos contou com o aproveitamento da tecnologia informação eletrônica para disponibilizar on-line a totalidade dos dois eventos, entretanto, nesse segundo evento a qualidade técnica foi melhorada, com o uso da tecnologia WEB e o apoio do Centro de Computação da Unicamp.(CCUEC);

f) Os dois eventos geraram publicações especializadas na forma de Dossiê. O primeiro já publicado na revista Pró-Posições: Dossiê: EPISTEMOLOGIA E TEORIAS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: balanço e perspectivas (Org. Silvio Sánchez Gamboa) na Revista PRÓ-POSIÇÕES no. 52. Vol.18 n.1 (52). O segundo dossiê encontra-se no prelo, contendo as falas dos participantes das mesas redondas, encaminhadas para a Revista Pró-posições.

1.3.2. Colóquios.

Com relação aos Colóquios de Epistemologia da Educação Física, algumas ponderações são possíveis.

a) Tanto os dois primeiros colóquios realizados em Natal e Pelotas, como o terceiro realizado em Campinas foram vinculados a outros eventos com temáticas próximas ou semelhantes. Tal situação indica a importância das inter-relações e a interdisciplinaridade que caracteriza os estudos epistemológicos. Entretanto, pode significar, também, os limites de uma temática ainda não suficientemente divulgada e densa, porém necessária para o avanço e para o amadurecimento reflexivo da própria comunidade acadêmica da Educação Física brasileira e da Educação.

Com relação aos participantes, considerando-se que os colóquios foram integrados outros eventos as variações foram pouco significativas No I Colóquio realizado no período de 12 a 14 de setembro de 2002 na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) participaram 150 profissionais e estudantes de Educação Física, Filosofia, Educação e áreas afins. No II colóquio Nacional de Epistemologia do CBCE realizado no período de 1 a 4 de dezembro de 2004, na Escola Superior de Educação Física, Departamento de Ginástica e Saúde – ESEF da Universidade Federal de Pelotas (UFPel, RS) participaram 150 profissionais e acadêmicos procedentes de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e também de outros Estados como Santa Catarina e Paraná. Neste III Colóquio participaram, como já foi informado acima, 168 pesquisadores.

Com relação ao III Colóquio, organizado em forma conjunta com o II EPISTED é importante destacar a participação nas três mesas redondas centrais a presença de destacados pesquisadores da área da Educação Física, com ênfase na 1a mesa que representou diversas tendências da pesquisa no campo da Educação Física. Dois (2) dos temas centrais estiveram diretamente relacionadas com a problemática da Educação Física: “Epistemologia e filosofia da Educação e da Educação Física” e “Ética corporeidade e saúde”.

A organização dessas temáticas central confirma o quadro de inter-relações entre a pesquisa em Educação e Educação Física.

Os resultados do evento integrado entre o Grupo Paideia e o GTT de Epistemologia do CBCE, certamente indicam significativos avanços na perspectiva interdisciplinar no campo da pesquisa em Educação Física e suas inter-relações com a pesquisa educacional.

(9)

2- III EPISTED e IV Colóquio15.

2.1 Temática geral: Epistemologias, teorias do conhecimento na pesquisa em Educação

e Educação Física: as reações aos pós-modernismos.

2.2 Temas centrais:

2.2.1. Pós-modernidade e teorias críticas;

2.2.2. Produção científica em Educação e Educação Física e o atual debate teórico-metodológico;

2.2.3 Teorias e práticas pedagógicas e as controvérsias epistemológicas contemporâneas.

2.3 Objetivos do III EPISTED e IV Colóquio de Epistemologia em Educação Física.

Tratou-se de um evento que reuniu a comunidade acadêmica, alunos(as) de graduação, de pós-graduação e pesquisadores oriundos de diversas universidades brasileiras e estrangeiras (Cuba) com o objetivo principal de socializar resultados de estudos e pesquisas sobre a problemática da epistemologia e as teorias do conhecimento que sustentam a pesquisa em Educação e Educação Física. O evento proporcionou: a) fomentar um ambiente de interação entre pesquisadores sobre o debate contemporâneo das tendências epistemológicas e as teorias pedagógicas comuns às pesquisas das duas áreas; b) viabilizar às pesquisas dos(as) estudantes e docentes do grupo Paideia/FE/UNICAMP e do GTT de Epistemologia da Educação Física; e, c) estabelecer vínculos acadêmicos entre diferentes instituições acadêmicas no âmbito nacional e internacional, através da organização de redes de pesquisa e o desenvolvimento de projetos integrados sobre a problemática epistemológica da pesquisa educacional; d) democratizar as informações geradas no evento de forma sincrônica ao disponibilizá-las em ambiente virtual; e) construir um dossiê dos trabalhos apresentados na conferência e mesas redondas; f) registrar de forma impressa os resumos dos trabalhos de pesquisa apresentados nas comunicações oral e poster; e, g) registrar em CD os trabalhos completos.

2.4. Divulgação

A divulgação foi feita com a colaboração de todos os membros dos grupos de pesquisa envolvidos e principalmente virtualmente por meio de suas páginas institucionais: http://www.cbce.org.br/br/acontece/materia.asp?id=523 http://www.cbce.org.br/br/gtt/epistemologia/ http://listas.cev.org.br/pipermail/cbce2/2008-August.txt http://e-newsletter.ipc.pt/Edicao2/Agenda.htm http://www.fe.unicamp.br/episted/ http://www.fe.unicamp.br/episted/apresentacao.html http://sites2.ufal.br/propep/noticias/iii-seminario-de-epistemologia-e-teorias-da-educacao-2013-episted https://grupos.ufrgs.br/pipermail/edp-53-l/2008-September/001310.html https://grupos.ufrgs.br/pipermail/edp-53-l/2008-September/001311.html http://incubadora.fapesp.br/forum/forum.php?forum_id=2191

15 A proposta de realizar os dois eventos conjuntamente, justifica-se ao considerar a conjuntura de campos comuns de pesquisas dos EPISTEDs e do GTT Epistemologia do CBCE, conforme expresso no corpo do texto.

(10)

http://www.google.com.br/search?q=III+episted&hl=pt-BR&start=10&sa=N http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital/textos/842.htm

http://www.grupos.com.br/group/gepel2004.ufs/Messages.html?action=message&id=1233847126929737 &year=09&month=02&source=rssReader

O material impresso foi disposto em diferentes Instituições acadêmicas, em locais de grande circulação de pessoas: panfletos (mosquitinho); cartazes; correspondências.

2.5. Participantes

Pesquisadores das áreas da Educação e da Educação Física, interessados na explicitação e reflexão sobre os métodos utilizados nas suas pesquisas e os pressupostos epistemológicos e filosóficos que as fundamentam e/ou interessados no debate sobre os modismos teórico-metodológicos que permeiam a produção do conhecimento nas áreas das ciências humanas e sociais.

Sobre os participantes, número, localidade, instituição e formação acadêmica 2.5.1. Número de inscritos: 194 (antes do início do evento) 215 (ao final do evento). 2.5.2. Localidade:

Segue abaixo as 75 cidades participantes e os respectivos números de inscritos de cada cidade. 38 Campinas 1 Candeal 6 Rio de Janeiro 1 Porto Alegre 4 Blumenau 2 Guarulhos 1 Joaquim Távora 6 Brusque 9 Londrina 1 Belém 2 Goiânia 1 Timbó 9 Manaus 2 Maringá 1 Pedreira 5 Limeira

1 Mogi das Cruzes 1 Porteirinha 4 Salvador 1 Itacoatiara 1 Paulínia 1 Itu

(11)

4 Florianópolis 1 Xanxerê 8 São Paulo 1 Taboão da Serra 2 Uberaba 1 Chapecó 1 Jaraguá do Sul 2 Aracaju 2 Ijuí 1 Curitiba 1 Aparecida de Goiânia 4 Pelotas 1 Araraquara 3 São Carlos 1 Balneário Camboriú 13 Montes Claros 1 Vitória da Conquista 1 Vitória 2 Indaiatuba 4 Juiz de Fora 1 Nova Iguaçu 1 Votorantim 3 Presidente Prudente 3 Rio Claro 1 Rio do Sul 3 Brasília 1 Mariana 1 Birigui 1 Itajaí 1 Recife 2 Hortolândia

1 São José do Rio Preto 1 Corupá 2 Mogi Mirim 1 Barreiras 1 Cabreúva 1 Araçatuba 1 Carapicuíba 1 Sorriso 1 Sorocaba 1 Barra do Garças 1 Mogi Guaçu

(12)

1 Pirassununga

1 Santa Bárbara d'Oeste 1 Alegre 1 Valinhos 1 Piracicaba 1 Botucatu 1 Cabo frio 1 Americana 1 Santa maria 1 Varginha 1 Tietê 1 Rio Branco 2.5.3. Estados participantes:

SP, RS, RJ, ES, BA, MT, SC, PR, PA, GO,AC, AM, AL, MG, DF, PE (16 Estados).

2.5.4. Instituições estiveram representadas no evento: 68 34 Unicamp

5 UFBA

1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro 1 UNISINOS

6 FURB

1 Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - UNIFIG 2 Faculdade Maria Milza

7 Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE 9 Universidade Estadual de Londrina

2 Universidade Federal Fluminense

1 UNIVERSIDAD MANUELA BELTRAN 5 PUC - Campinas

1 Secretaria de Estado de Educação do Pará 6 Universidade Federal de Goiás

1 Universidade Estadual de Maringá 5 USP

1 Faculdade de Jaguariúna 14 Unesp

1 UBC - Universidade Braz Cubas 9 Universidade do Estado do Amazonas 11 Unimontes

1 Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Faculdade Maria Milza - FAMAM. 1 Centro Universitário Moura Lacerda

4 Universidade do Estado de Santa Catarina 1 Universidade do Grande ABC - UNIABC

(13)

1 Unioeste 1 UFAC

1 Universidade Federal do Amazonas - UFAM 1 Universidade Federal de Alagoas - UFAL 2 Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT 1 Unochapecó

2 Universidade Federal de Sergipe - UFA 2 UNIJUÍ

3 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 4 UFPel

3 Universidade Federal de São Carlos 1 UNIITALO

1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB 1 Universidade Federal do Espírito Santo

1 Universidade Norte do Paraná

3 Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC 1 Colégio Objetivo

3 Universidade Federal de Juiz de Fora 3 Universidade de Sorocaba - UNISO 1 FAMINAS

1 Centro Universitário Padre Anchieta 1 UFOP

1 Secretaria de Educação do DF

1 IESA - Instituto de Ensino Superior de Americana 1 Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

1 Universidade Municipal de São Caetano do Sul- USCS

1 Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV / Escola Cooperativa Dr. Zerbini – 1 COOPEN

2 Universidade Estácio de Sá 1 UNIP

1 Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB 1 Unitoledo

1 Universidade Presbiteriana Mackenzie 1 Faculdade de Sorriso - FAIS

1 Colégio Anglo Brasileiro EMEF "Profº. QUEIROZ FILHO" 1 Luterana

1 Anhanguera Educacional 2 Funorte Soebras

1 E.E. Profª Dorti Zambello Calil - NO/SP 1 Escola Agrotécnica Federal de Alegre 4 Universidade Metodista de Piracicaba 1 Feagri

(14)

1 Unis-MG

3.5.5. Formação acadêmica:

Do universo dos 215 participantes do evento destacamos sobre sua titulação acadêmica:

*Universo de 215 participantes inscritos. 2.6. Metodologia de realização do evento

O evento aconteceu em três dias na Faculdade de Educação, em múltiplos espaços (salão nobre, auditório, salas de aula e corredores da instituição em tempos sincrônicos e assincrônicos), integrando as seguintes atividades:

2.6.1. Mesas de abertura e encerramento;

2.6.2. Uma conferência de abertura sobre o tema que define a perspectiva central do evento: Epistemologias e teorias do conhecimento na pesquisa em Educação e

Educação Física: as reações aos pós-modernismos. Profa. Dra. Celi Nelza Zülke

Taffarel (UFBA);

2.6.3. Três mesas redondas sobre os temas centrais do seminário:

a) Pós-modernidade e teorias críticas. Prof. Dr. Pedro Goergen (Uniso); Prof. Dr. Edson Marcelo Húngaro (UnB)

b) Produção científica em Educação e Educação Física e o atual debate

teórico-metodológico – Profa. Dra. Bernadete Gatti (Fundação Carlos Chagas); Prof. Dr.

Alexandre Fernandez Vaz (UFSC); Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa (Unicamp); c) Teorias e práticas pedagógicas e as controvérsias epistemológicas

contemporâneas. José Luiz Sanfelice (Unicamp); Astrid Baecker Avila (UFPR).

2.6.4. Sessões de Comunicações divididas em três blocos, de acordo com os temas centrais do evento:

a) Pós-modernidade e teorias críticas;

Titulação dos participantes

1% 16% 4% 22% 14% 9% 19% 8% 7% pós-doutores doutores doutorandos mestres mestrandos especialistas graduação estudantes em geral outros

(15)

b) Produção científica em Educação e Educação Física e o atual debate teórico metodológico;

c) Teorias e práticas pedagógicas e as controvérsias epistemológicas contemporâneas. 3 sessões de comunicação – 50 trabalhos.

2.6.5. Sessão de posteres; 32 trabalhos.

2.6.6. Foro de intercâmbio de grupos de pesquisa; 2.6.7. Atividades culturais;

2.6.8. Lançamento de livros relacionados com as temáticas centrais.

2.7. Critérios de seleção de trabalhos para as comunicações e os posteres.

Os participantes encaminharam os trabalhos a partir dos seguintes critérios: a) relacionados com uma das três temáticas centrais do seminário;

b) atender as normas de encaminhamento anunciadas na página de divulgação, incluindo o preenchimento de ficha de inscrição;

c) as pesquisas concluídas foram encaminhadas na forma de Comunicação;

d) os projetos de pesquisa em andamento foram encaminhados na forma de Posteres.

2.8. Estrutura organizativa do evento:

A organização do evento foi composta por professores, pós-doutores, doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados, graduandos, dos grupos Paideia (Unicamp), e outros grupos de pesquisa da FE (GEPES); da UFBA (LEPEL); FURB (EDUCÓGITANS).

Contou ainda com a colaboração de um Comitê Científico Integrado da Filosofia da Educação com seis (06) doutores da Unicamp, FURB e UFPE; e, da Epistemologia da Educação Física com nove (09) membros do comitê científico do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

O evento contou com apoio da Secretaria de Eventos da Faculdade de Educação nas seguintes atividades: homepage, divulgação na agenda mensal da FE, mailing, cartazes na FE, envio de correspondência, fornecimento de biombos para os posteres, atendimento nas mesas (café e água), e assessoramento no desenvolvimento das atividades (administrativas e divulgação via internet incluindo a elaboração de página no site da FE/Unicamp para inscrição de trabalhos).

Para a execução do evento contou-se com a infra-estrutura do Grupo Paideia, organizados em comissões de: organização, editoração, avaliação e uma secretaria. Além da divulgação oferecida pela Secretaria de eventos da FE, o grupo Paideia também divulgou o evento através de: a) lista de alunos de Pós-Graduação em Educação; b) mala direta de mestres e doutores egressos da área de Filosofia da Educação e c) rede de grupos de pesquisa de Epistemologia (52 grupos) e Teoria da Educação (57 grupos).

(16)

Houve a auto-avaliações dos colaboradores, em relação as atividades desenvolvidas antes, durante e depois do evento a fim de assegurar a qualidade do evento.

Auto- avaliação dos colaboradores da organização do evento

0% 13% 0% 74% 13% Totalmente insatisfeito insatisfeito indiferente satisfeito totalmente satisfeito 2.9. Programação e avaliação:

2.9.1. Desenvolveu-se a programação da seguinte forma:

Data: 09/12/2008 (Terça-feira):

Hora: 8hs: - Credenciamento e inscrições. 9:00 - Mesa de abertura. 9:15- 9:45 - Atividade Cultural. 9: 45-10:00 – Intervalo. 10:00-11:15 - Conferência de abertura. 11:15-12:00 – Debate. 12:00-14:00 – Intervalo. 14:00-16:00 – 1a Mesa Redonda. 16:00-16:45 – Debate. 16:45-17:00 – Intervalo. 17:00-18:00 – 1a Sessão de Posteres.

19:00 -Atividade Cultural - Lançamento de Livros. Data 10/12/2008 (Quarta-feira):

9:00 – 11:00 - 2a Mesa redonda. 11:00-12:00 – Debate.

12:00-14:00 – Intervalo.

14:00-16:00 - 1ª Sessão de comunicações (3 grupos de acordo com os temas centrais).

(17)

17:00-18:00 - Reunião de grupos de intercâmbio. (Anexar Ata – Nesta reunião houve a participação de pesquisadores de diversas regiões do Brasil, como disposta na ata anexada).

Data 11/12/2008 (Quinta-feira): 9:00-11:00 -3a Mesa redonda. 11:00-12:00 - Debate.

12:00-14:00 – Intervalo.

14:00-16:00 – 2a Sessão de comunicações (3 grupos). 16:00-18:00 – 3a Sessão de comunicações (3 grupos). 18:00-19:00 - Mesa de encerramento e avaliação.

Convidados:

Profª Dra. Celi Nelza Zülke Taffarel (FACED/UFBA) Prof. Dr. Silvio Sánchez Gamboa (Unicamp)

Prof. Dr. Pedro Goergen (Unisinos) Prof. Dr. Edson Marcelo Húngaro (UnB) Prof. Dr. Alexandre Fernandez Vaz (UFSC)

Profª. Dra. Bernadete Gatti (Fundação Carlos Chagas) Prof. Dr. José Luiz Sanfelice (Unicamp)

Profª Dra. Astrid Baecker (UFPR)

Foram apresentados 91 trabalhos divididos em 34 posteres e 57 comunicações orais. Contamos ainda com uma mesa de abertura e três mesas redondas.

2.10. Avaliação das Atividades

2.10.1.Avaliação do credenciamento e mesa de abertura do Evento:

Epistemologias e teorias do conhecimento na pesquisa em Educação e Educação Física: as reações aos pós-modernismos

Avaliação credenciamento e conferências de abertura - manhã 09/12 0% 10% 5% 73% 12% Totalmente insatisfeito insatisfeito indiferente satisfeito totalmente satisfeito

(18)

Avaliação da primeira mesa redonda: Pós-modernidade e teorias críticas

1ª mesa redonda - tarde 09/12

0% 11% 0% 85% 4% Totalmente insatisfeito insatisfeito indiferente satisfeito totalmente satisfeito

Avaliação segunda mesa redonda:

Produção científica em Educação e Educação Física e o atual debate teórico-metodológico

Avaliação 2ª mesa redonda - Manhã 10/12 0% 6% 4% 78% 12% Totalmente insatisfeito insatisfeito indiferente satisfeito totalmente satisfeito

(19)

Avaliação da terceira mesa-redonda: – Tarde 11/12

Teorias e práticas pedagógicas e as controvérsias epistemológicas contemporâneas

Avaliação 3ª mesa redonda- tarde 11/12

7% 0% 7% 33% 53% Totalmente insatisfeito insatisfeito indiferente satisfeito totalmente satisfeito

2.10.2. Avaliação das Comunicações:

As sessões de comunicação oral foram divididas em duas sessões e em 11 mesas distribuídas no período da manhã e da tarde do dia 10 e 11 de dezembro.

Primeira sessão dia 10- período da tarde:

Mesa I: Análise da produção científica em Educação e Educação Física – 5 trabalhos Mesa II: Marxismo e Epistemologia: possibilidades para a educação e a Educação Física – 5 trabalhos

Mesa III: Educação, Educação Física e a pesquisa sobre a formação – 5 trabalhos Mesa IV: Controvérsias epistemológicas e as práticas pedagógicas – 6 trabalhos

Segunda sessão- dia 11- período da manhã

Mesa V: Educação, Educação Física e Modernidade – 5 trabalhos

Mesa VI: Educação, Educação Física e as crises epistemológicas – 6 trabalhos Mesa VII : O corpo na Educação e na Educação Física- 5 trabalhos

Mesa VIII: Ciência, Educação e Educação Física- 5 trabalhos

Mesa IX: Pós-modernidade e Epistemologia: o debate na Educação e na Educação Física – 5 trabalhos

(20)

Mesa XI: Análise de concepções na e em Educação e Educação Física – 5 trabalhos

Comunicações orais apresentadas e não apresentadas

82% 18%

Comunicações realizadas Comunicações não realizadas(ausência)

Total de: 57 comunicações orais. Ausência na apresentação: 10 sujeitos.

Essas comunicações receberam avaliação através de preenchimento de formulário aberto, tanto do coordenardor(a) da mesa, quanto dos partícipes ouvintes.

2.10. 3. Avaliação dos Posteres:

As sessões de posteres foram divididas em duas sessões distribuídas no período da tarde no dia 09 e 10.

Na primeira sessão de poster apresentaram-se 16 posteres em 09/12 e, na segunda sessão apresentaram-se 18 posteres em 10/12, num total de 24 posteres.

Perfil dos posteres apresentados

Segundo os critérios apresentados os posteres foram avaliados pelos colaboradores da organização do evento.

Avaliação da qualidade dos pôsteres apresentados 0% 6% 0% 65% 29% Totalmente insatisfeito insatisfeito indiferente satisfeito totalmente satisfeito

(21)

2.10.4. Participantes que possuíam bolsa de pesquisa.

Bolsa dos orgãos de fomento para pesquisa

13%

87%

com financiamento sem financiamento

Os trabalhos apresentados enquadravam a que categoria de estudo?

Caracterísitca do trabalho apresentado na forma de pôster

59% 8% 8% 17% 8% Projeto de pesquisa relato de experiência Pesquisa em andamento Pesquisa concluída Outros

(22)

Qual a formação acadêmica dos sujeitos que apresentaram os posteres? Formação acadêmica dos participantes dos pôsteres

7%

33%

33% 27%

pós-doutorado

doutorado (ou doutorando) Mestre (ou mestrando) graduação

2.11. Entidades colaboradoras:

Agradecemos ao Grupo de Pesquisa PAIDEIA - Linha de pesquisa Epistemologia e Teorias da Educação (EPISTEDUC), e ao Grupo de Trabalho Temático GTT - Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Agradecemos ao apoio da: - Faculdade de Educação - FE/UNICAMP

- Faculdade de Educação Física – FEF/UNICAMP

- Secretaria de Eventos, Multimeios e Biblioteca da FE/UNICAMP - Secretaria Estadual de São Paulo do CBCE

- CBCE/Comitê Científico GTT-Epistemologia.

- EPISTEF: Linha de pesquisa em Epistemologia da Educação Física, do Grupo de Estudos e Pesquisa LEPEL/UFBA.

Agradecemos ao apoio financeiro:

•Fundo de Apoio aos grupos de pesquisa da Faculdade de Educação.

•Secretaria Estadual São Paulo do CBCE.

3. Principais resultados e balanço geral.

O evento contou com a parceria pela segunda vez consecutiva entre o Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Educação Paideia da Faculdade de Educação da Unicamp e o Grupo Temático de Trabalho Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências de Esportes. As duas entidades articularam os eventos em torno de temas comuns:“Problemas Filosóficos e Epistemológicos da Educação e da Educação

Física”. (tema do evento conjunto anterior) e Epistemologias, teorias do conhecimento na pesquisa em Educação e Educação Física: as reações aos pós-modernismos.(tema

central deste novo evento).

A organização dessas temáticas centrais confirmam o quadro de inter-relações entre a pesquisa em Educação e Educação Física e os resultados do evento integrado entre o Grupo Paideia e o GTT de Epistemologia do CBCE, certamente indicam mais, uma vez, os significativos avanços na perspectiva interdisciplinar no campo da pesquisa em Educação Física e suas inter-relações com a pesquisa educacional.

(23)

Especificamente, com relação aos Colóquios de Epistemologia da Educação Física, algumas ponderações são possíveis.

Tanto os dois primeiros colóquios realizados em Natal e Pelotas, como o terceiro e quarto realizados em Campinas foram vinculados a outros eventos. Tais parcerias, em vez de indicar falta de autonomia o consolidação da temática da epistemologia no seio da comunidade científica, monstra a importância das inter-relações e a interdisciplinaridade que caracteriza os estudos epistemológicos.

Com relação aos participantes, considerando-se que os colóquios foram integrados junto a outros eventos as variações foram pouco significativas. No I Colóquio realizado no período de 12 a 14 de setembro de 2002 na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) participaram 150 profissionais e estudantes de Educação Física, Filosofia, Educação e áreas afins. No II colóquio Nacional de Epistemologia do CBCE realizado no período de 1 a 4 de dezembro de 2004, na Escola Superior de Educação Física, Departamento de Ginástica e Saúde – ESEF da Universidade Federal de Pelotas (UFPel, RS) participaram 150 profissionais e acadêmicos procedentes de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e também de outros Estados como Santa Catarina e Paraná. No III Colóquio participaram 168 pesquisadores e neste IV Colóquio 215. O número crescente de participante indica o interesse maior pelas temáticas centrais da epistemologia e da teorias da Educação e da Educação Física.

No IV Colóquio, organizado em forma conjunta com o III EPISTED a semelhança do evento conjunto anterior buscou-se organizar as mesas redondas centrais a presença de destacados pesquisadores da área da Educação Física, inclusive a conferência de abertura: Epistemologias e teorias do conhecimento na pesquisa em

Educação e Educação Física: as reações aos pós-modernismos, proferida pela Profa.

Dra. Celi Nelza Zülke Taffarel (UFBA). Nas três mesas redondas sobre os temas centrais destacou-se também a presença de pesquisadores de renome nacional como o Prof. Dr. Edson Marcelo Húngaro (UnB), o Prof. Dr. Alexandre Fernandez Vaz (UFSC) e a Profa. Dra. Astrid Baecker Ávila (UFPR).

Com relação à continuidade dos Colóquios, a assembleia de membros do GTT Epistemologia realizada em Salvador por ocasião do XVI CONBRACE sugeriu que o tema central fosse: A problemática da relação entre teoria e a prática: diversas

perspectivas. Tal temática mantem a preocupação com a discussão de temas

abrangentes que permitam a participação de pesquisadores, inclusive vinculados a outros GTTs e de outras áreas como a educação e a abertura para as diversas interpretações, mantendo assim o espírito de polêmica que vem caracterizando os Colóquios de Epistemologia.

De acordo com os objetivos propostos na organização do evento, estes foram, assim, alcançados:

a) divulgação dos trabalhos dos pesquisadores do grupo Paideia/FE/UNICAMP e da produção nacional do GTT em Epistemologia da Educação Física, com a participação efetiva de 215 pesquisadores;

b) consolidação de “redes acadêmicas”, tendo como foco pesquisas acerca da relação epistemologia e teorias da educação, aglutinando pesquisadores de 75 cidades diferentes, de 16 Estados da Federação e 68 instituições.

c) publicação de caderno (indexado) com os resumos ampliados das mesas redondas e os resumos dos trabalhos aprovados pelo comitê científico (ISBN 978-85-7713-074-0); d) publicação dos textos completos das comunicações orais e dos posteres na forma de CD, também indexado (ISBN 978-85-7713-074-0);

(24)

e) confecção de um DVD (artesanal) com uma síntese de toda programação, com a colaboração da sessão de multimeios da FE/Unicamp;

f) publicação dos conteúdos apresentados nas mesas redondas em número especial de revistas especializadas em Educação e/ou Educação Física (em andamento).

Espera-se que tais resultados sirvam de referência para o avanço e consolidação das problemáticas da epistemologia e da produção do conhecimento na áreas da Educação e Educação Física.

Campinas, 27 de maio de 2009.

Doutoranda Madeleine Piana de Miranda Queiroz

Referências

Documentos relacionados

Identificar a produção do conhecimento em enfermagem no período pós-parto imediato período Greenberg, nos últimos 5 anos, de 2005 a 2009;Demonstrar os resultados da

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

No momento de análise dos dados, percebi que neste tema poderia ter questionado os alunos visando uma melhor percepção da questão no que se refere a amizade (mesmo

N'um império, como o do Brasil, onde a natureza pródiga ofterece diariamente, em todos os seus três reinos, ao homem, para suas necessidades, para suas enfermidades, para

Percebe-se que a escola tem grande importância para a interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por parte dos alunos e também dos