• Nenhum resultado encontrado

Planejamento financeiro como ferramenta aplicada às pessoas físicas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planejamento financeiro como ferramenta aplicada às pessoas físicas."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Planejamento financeiro como ferramenta aplicada às pessoas

físicas.

Meirilane do Nascimento1, Liliane Araújo Pinto2, Maria do Socorro Silva Mesquita3, Érika Kilvia Lima Linhares1

1 Faculdade Integrada do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

2 Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Piauí, Piripiri, Piauí, Brasil 3 Faculdade Católica Rainha do Sertão, Quixadá, Ceará, Brasil

mnsobral13@hotmail.com, lilianepinto@hotmail.com,

socorro.uva@hotmail.com, erikakilvia@hotmail.com

Resumo

.

O presente artigo buscou verificar como o planejamento financeiro poderia auxiliar as pessoas na administração de seus recursos. A presente pesquisa caracteriza-se por caracteriza-ser exploratória. Inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica abordando tópicos sobre planejamento financeiro pessoal, fluxo de caixa, orçamento, investimento e roteiro para a realização do planejamento financeiro. Por meio da análise bibliográfica, constatou-se que o planejamento financeiro pessoal pode trazer benefícios positivos para aqueles que o praticam de forma disciplinar e determinada. Conclui-se que o planejamento financeiro é uma ferramenta que pode ajudar o indivíduo a gerenciar suas finanças de forma satisfatória, mantendo seus orçamentos equilibrados, construindo reservas, investindo adequadamente, estabelecendo metas e, conseqüentemente acumular bens e valores.

1. Introdução

A administração das finanças pessoais passou a ser um tema que vem ganhando destaque no Brasil. Segundo Sousa e Torralvo (2003), Nakata (2010), Cerbasi (2011), há uma busca crescente por conhecimentos sobre planejamento financeiro.

Mesmo com essa evolução do interesse pelo tema, nota-se ainda que as pessoas têm dificuldade em controlar suas finanças, pois é visível constatar frequentes problemas como inadimplência, falta de noção de gastos futuros, comprometimento de toda sobra mensal para parcelas em financiamentos, a não preocupação quanto aos riscos, o consumismo e principalmente as dificuldades que os indivíduos possuem em analisar o seu próprio orçamento.

Devido a esse cenário, surgiu-se o interesse em estudar como o planejamento financeiro pode auxiliar as pessoas na administração dos seus recursos pessoais garantindo assim uma vida financeira mais estável. Para auxiliar esta pesquisa definiu-se os definiu-seguintes passos: conceituação do planejamento financeiro pessoal; importância e instrumentos do planejamento financeiro no controle das finanças pessoais e, por último, elaboração de um roteiro para auxiliar no desenvolvimento de um planejamento financeiro pessoal

Porém, tem-se como objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre o planejamento financeiro como ferramenta aplicada às pessoais físicas.

(2)

2. Metodologia

A presente pesquisa adotou os seguintes procedimentos metodológicos:

Do ponto de vista de sua natureza a pesquisa é básica, pois tem como objetivo gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista (GIL, 1999).

Do ponto de vista dos seus objetivos é uma pesquisa de caráter exploratório, pois tem como finalidade proporcionar maiores informações, familiaridade, delimitação com o tema e o problema pesquisado, com o intuito de torná-lo explícito ou a construir hipóteses.

A abordagem é feita através do método dedutivo, pois parte de princípios, teorias e leis em que levará o pesquisador a chegar a conclusões de virtude lógicas. (LAKATOS; MARCONI, 2007)

Para o estudo do tema proposto, foi utilizado, sob ponto de vista da abordagem do problema, a abordagem qualitativa, por não se utilizar de técnicas estatísticas e buscar a compreensão do tema. (COSTA; COSTA, 2001)

Quanto aos procedimentos técnicos foi adotada a pesquisa bibliográfica, pois partiu do estudo de materiais já publicado em livros, artigos e trabalhos científicos no intuito de se obter a fundamentação teórica necessária à compreensão do tema abordado.

3. Conceito e Importância do Planejamento Financeiro Pessoal

Leal e Nascimento (2010, p. 2) apontam o planejamento financeiro pessoal como sendo um “conjunto de instrumentos e técnicas que possibilita a pessoa a decidir onde, como e quando alocar os seus recursos”.

Os autores como Bitencourt (2004), Camargo (2007) e Frankenberg (2011), Nakata (2011) são unânimes ao afirmar que a gestão financeira pessoal ou planejamento financeiro pessoal, consiste em estabelecer e seguir uma estratégia mais ou menos deliberada e dirigida para manutenção ou acumulação de bens e valores que irão formar o patrimônio de uma pessoa e de sua família. Esta estratégia pode estar voltada para o curto, médio ou longo prazo e visa garantir a tanquilidade econômico-financeira do indivíduo.

Para Galvão et al (2003, p.4) com o uso do planejamento financeiro pessoal pode-se conhecer em detalhes os ganhos, aprende-se a poupar, gastar adequadamente e controlar as finanças, mas esclarece que, para manter, é necessário se dispor de tempo, esforço e sobretudo organização para manter as anotações e os cálculos atualizados.

Como principais benefícios do planejamento financeiro pessoal, destacam-se: - controle das finanças, a fim de evitar problemas financeiros como dívidas e falta de recurso;

- estabelecimento de metas e o planejamento de aquisições de médio e longo prazo; - alcance de objetivos com a realização de metas econômica;

- conhecimento em relação aos ganhos e a maneiras de poupar, em formas de gastar adequadamente e em como investir;

- fornece direção e sentido para tomada de decisão quanto aos investimentos; - promoção da maximização da riqueza pessoal;

Para atingir esses benefícios torna-se indispensável o uso de certos instrumentos que visam a dar sustentação necessária ao indivíduo para a execução do seu planejamento financeiro pessoal.

(3)

4. Instrumentos que auxiliam o planejamento financeiro pessoal

4.1 Orçamento Pessoal

- permite o registro, consolidação, análise, previsão e monitoramento da situação financeira;

- possibilita a criação de um quadro visual de gastos, evitando o impulso do consumismo;

- auxilia na decisão quanto ao que pode ou não gastar e como gastar os recursos financeiros;

- desperta a criação de um plano de poupança e investimento;

- alerta sobre como se proteger contra as conseqüências financeiras de eventuais imprevistos.

4.2 Fluxo de caixa

Segundo Pires (2006) o fluxo de caixa é uma planilha de acompanhamento do saldo diário, com o intuito de evitar desencaixes, ou falta de dinheiro para os pagamentos necessários.

4.3 Investimentos

O sucesso do planejamento financeiro de uma pessoa depende da sua capacidade de fazer crescer o dinheiro que conseguiu poupar. Em outras palavras, é por meio do investimento ou da aplicação dos recursos poupados que o esforço de abrir mão de consumo hoje, em favor da capacidade de poder gastar no futuro, é recompensado. (FINANÇAS PRÁTICA, 2011).

5. Roteiro para se Realizar um Planejamento Financeiro Pessoal

Baseado nesses instrumentos é possível elaborar um roteiro contendo ações que devem ser seguidas, e que servirá como fonte de informações e orientações àquelas pessoas que visem uma situação financeira ideal.

Tomou-se como primeiro passo o hábito de se elaborar um orçamento, logo em seguida após o levantamento orçamentário de todas as receitas e despesas, com essas informações, lançam tudo em um fluxo de caixa, onde essa ferramenta irá ajudar a ter uma projeção das entradas (receitas) e as saídas (custos, despesas e investimentos) de recursos financeiros, após levantar as receitas e as despesas pessoais, com o fluxo de caixa, pode-se verificar se os gastos estão em equilíbrio com a sua receita. Usar o crédito de forma consciente avaliando a real necessidade do consumo e analisando as condições de contratação do crédito também ajuda no controle das dívidas. Ter o hábito de poupar e reservar uma pequena quantia mensal. A acumulação de reserva financeira é importante, pois pode ajudar a ter uma reserva de emergência, pelo fato de que as pessoas estão sempre propensas ao inesperado e a manter o padrão de vida.

E pra finalizar depois de equilibrar o orçamento financeiro, onde finalmente tem-se conseguido poupar é hora de fazer o dinheiro render, sendo preciso muita informação e cautela analisando bem os riscos e as vantagens de cada modalidade de investimento junto com as instituições financeiras. Planejar a aposentadoria é algo válido para quem quer manter o padrão de vida daqui a alguns anos, então é importante que se tenha informações sobre os planos de previdência privada, buscar informações sobre os produtos disponíveis no mercado, analisar as vantagens e desvantagens, considerar os custos envolvidos, sempre respeitando o seu perfil e suas necessidades.

(4)

Pequenas ações como as citadas acima, podem trazer mudanças significativas para melhorar as finanças pessoais, basta apenas ter persistência e disciplina.

6. Conclusão

Conclui-se, que o planejamento das finanças pessoais é uma ferramenta que poderá ajudar positivamente na tomada de decisão do indivíduo, pois proporcionará a ele, decidir se consome ou economiza. Escolher onde investir recursos, optar ou não por fazer financiamentos e administrar os riscos que envolvem as decisões.

Acredita-se que gerenciar adequadamente as finanças não é fácil, pois exige do indivíduo uma rotina disciplinar de cuidados e controle sobre os seus rendimentos e envolve características como determinação e persistência diante das dificuldades, imprevistos e tentações de todos os tipos pelo qual ele possa passar. E para gerir bem as finanças o indivíduo poderá contar com o uso de alguns instrumentos como o orçamento, o fluxo de caixa e investimentos necessários para manter um orçamento equilibrado, adquirindo o hábito de poupar e estabelecendo metas no presente para que se consiga garantir uma estabilidade financeira no futuro no que diz respeito ao acúmulo de riquezas.

O roteiro proposto neste artigo conduzirá à prática de mudanças concebidas inicialmente a novos hábitos no que diz respeito aos tratos dos recursos financeiros.

Espera-se, que este estudo contribua para o conhecimento dos controles financeiros na vida pessoal do indivíduo e que sua aplicabilidade possa trazer resultados satisfatórios para o mesmo.

Referências

Bitencourt, Cleusa M. G. Finanças pessoais versus finanças empresariais. Porto Alegre: 2005. 86f. Dissertação (Mestrado em economia) – Faculdade de ciências econômicas, Universidade Federal do Rio grande do Sul.

Cerbasi. O que é planejamento financeiro? Disponível em:

<http://www.maisdinheiro.com.br/artigos/o-que-e-planejamento-financeiro.html> Acesso em 10 abr. 2011.

Costa, Marco Antonio F. da; Costa, Maria de Fátima Barroso da. Metodologia da Pesquisa: Conceitos e técnica. Interciência. 2001.

Finanças práticas. Seu planejamento financeiro em 50 passos. Disponível em <http://financaspratica.com.br> Acesso em 09 de abr. 2011.

Frankenberg, Louis. Seu Futuro Financeiro. Disponível em:

<http://veja.abril.com.br/especiais/investimento/livros/seu_futuro_financeiro.html> Acesso em 15/06/2011.

Galvão, Ana Lídia Coutinho, et al. Programa de Responsabilidade Social de uma Empresa no Estado de São Paulo: Orçamento familiar e Consumo. São Paulo: Universidade Federal de Viçosa, 2004. Disponível em: <http://www.ufmg.br> Acesso em 29 maio 2011.

Gil, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999. Lakatos, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia

Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Leal, Cícero Pereira; Nascimento, José Antônio Rodrigues do. Planejamento Financeiro Pessoal. Disponível em:< http://www.biblioteca.sebrae.com.br> Acesso em 18 set. 2010.

(5)

Nakata, Rogério. Planejamento Financeiro pessoal: vale a pena e quando pensar nisso? Disponível em: < http://www.economiacomportamental.com.br>. Acesso em 25 de maio 2011.

Pires, Valdemir. Finanças Pessoais Fundamentos e dicas. Piracicaba SP. Equilíbrio. 2007.

Sousa, A. F. de; Torralvo C. F. A gestão dos próprios recursos e a importância do planejamento financeiro pessoal. IN VII SEMEAD, 2003. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br> Acesso em dez. 2010.

Referências

Documentos relacionados

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

4 - Valores da Refl ectância Bidirecional (em fração, de 0 a 1) versus o comprimento de onda central da banda obtidos para a vegetação na imagem sem correção atmosférica e

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

Não existem dados clínicos disponíveis para pacientes com alteração hepática grave (Child Pugh C) (ver itens “Contra-indicações” e “Características Farmacológicas”). -

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Com base nos fatores considerados durante a pesquisa, pôde-se observar que o grupo Algar (através da universidade corporativa – UniAlgar), em seus 20 anos de

Foram feitas, ainda, aproximadamente 200 prospecções com trado para descrição dos solos em diferentes pontos da folha, além da consulta de seis perfis de solos descritos no