• Nenhum resultado encontrado

Instruções de operação Guia para Papel

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instruções de operação Guia para Papel"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Instruções de operação

Guia para Papel

(2)
(3)

CONTEÚDO

Introdução...3

1. Características e condições do papel Características do papel...5 Composição do papel...5 Características de atrito...5 Suavidade da superfície...5 Resistência ao calor... 6 Teor de humidade... 6 Rigidez Clark... 7 Rigidez à dobragem... 8 Resistividade da superfície... 8

Especificações técnicas do papel...8

Condições do papel... 10

Rasgos, rugas e dobras...10

Enrolamentos...11

Borda de corte... 12

Direção da textura...13

2. Manuseio do papel Colocar papel... 15

Como segurar papel... 17

Como colocar papel... 17

Armazenar papel...19

Precauções durante o transporte...20

Utilizar tipos especiais de papel...21

Papel cuchê...21 Papel reciclado... 21 Papel pré-impresso...22 Papel colorido...22 Papel pré-perfurado...23 Película de transparência...23

Papel etiqueta, papel sensível à pressão... 24

3. Apêndice Tabela de conversão de gramatura do papel... 25

(4)
(5)

Introdução

Este manual explica as características do papel e os métodos de manuseio do papel para obter do equipamento uma boa qualidade de impressão e um desempenho consistente. Para mais informações sobre as gramaturas e tamanhos de papel suportados pelo equipamento, consulte os manuais fornecidos com o mesmo.

O equipamento suporta papel normal e cuchê e vários outros tipos de papel. Contudo, as

características e condições de certos tipos de papel podem resultar em baixa qualidade de impressão. Além disso, as características e condições do papel podem variar, ainda que seja o mesmo produto. Assim, recomendamos que avalie o papel antes de utilizá-lo com o equipamento. Para mais

(6)
(7)

1. Características e condições do papel

Este capítulo descreve as características e condições do papel.

Características do papel

Esta seção descreve como as características do papel afetam a qualidade da impressão e o movimento do papel no equipamento.

Existem muitos tipos de papel. O papel que você usar deve atender às condições indicadas em Pág. 8 "Especificações técnicas do papel".

Composição do papel

• Não utilize papel ácido, pois ele acelera a deterioração da unidade fotocondutora e dos componentes ao redor.

Papel que utiliza pasta mecânica desfibrada e algodão contém carbonato de cálcio (CaCO3) e outras impurezas naturais. Não utilize papel com elevado coeficiente de carbonato de cálcio, pois esse componente reduz o tempo de vida útil do tambor OPC e da unidade de fusão. Para mais informações sobre o coeficiente de carbonato de cálcio, consulte Pág. 8 "Especificações técnicas do papel". Não utilize papel cuchê que contenha componentes que se dissolvam ou vaporizem quando expostos a altas temperaturas.

Características de atrito

As características de atrito do papel são importantes para transferir o papel corretamente da bandeja de papel ao longo do interior do equipamento.

Se o coeficiente de atrito do papel for muito alto ou muito baixo, o papel poderá não ser alimentado corretamente ao longo do equipamento. Se o coeficiente de atrito não for uniforme, é provável que sejam alimentadas várias folhas ao mesmo tempo.

Para imprimir neste equipamento, utilize papel de impressão com características uniformes de atrito. Para mais informações sobre os coeficientes de atrito, consulte Pág. 8 "Especificações técnicas do papel".

Suavidade da superfície

A suavidade da superfície do papel é importante para obter uma impressão de alta qualidade, bem como uma alimentação estável do papel.

(8)

Em áreas de impressão sólida, a impressão poderá não ficar uniforme quando utilizar papel com uma superfície rugosa. Por outro lado, se a superfície do papel for muito suave, a fusão do toner com o papel poderá não ocorrer adequadamente. Além disso, se o papel possuir uma superfície suave, é provável que as folhas se colem umas às outras, o que poderá causar atolamentos no interior do equipamento.

Imprimir em papel com relevo pode causar irregularidades na qualidade de impressão ou deterioração da capacidade de fusão do toner. Além disso, o papel pode não ser alimentado corretamente no equipamento.

Para mais informações sobre os valores de suavidade da superfície do papel, consulte Pág. 8 "Especificações técnicas do papel".

Resistência ao calor

Quando ocorre a fusão do toner no papel, o papel fica exposto a altas temperaturas no interior do equipamento. Por isso, é necessário que o papel mantenha as mesmas qualidades mesmo quando for exposto a altas temperaturas.

Utilize um papel que não se dissolva nem vaporize, não altere a cor nem cause enviesamento da impressão quando exposto a altas temperaturas durante o processo de fusão. Além disso, não utilize papel que se desfaça em camadas.

Teor de humidade

O teor de umidade do papel afeta as condições do papel e a qualidade da impressão.

Se o coeficiente do teor de umidade for muito alto, as margens do papel podem se deformar e ficar onduladas. Além disso, o papel pode enrugar durante a impressão e diminuir a qualidade da impressão, por exemplo, reduzindo a densidade da impressão.

Papel ondulado

Se houver muita umidade no local onde o papel está armazenado, o papel que estiver exposto ao ar poderá absorver umidade e as margens poderão ficar onduladas. O papel poderá não ser alimentado no interior do equipamento ou poderá ser alimentado em ângulo devido às diferenças de altura entre as margens e a parte central do papel ondulado. Além disso, o papel poderá ficar enrugado e enrolado durante a impressão.

Utilize papel com uma diferença de 2 mm (0,08 polegadas) ou menos entre os pontos mais alto e mais baixo da folha quando for colocado o número máximo de folhas de papel no equipamento.

(9)

CEL001 1

1. 2 mm (0,08 pol) ou menos Papel deformado

Se a umidade for muito baixa no local onde o papel está armazenado, o papel que estiver exposto ao ar poderá perder umidade e as margens poderão encolher. Papel com margens onduladas é alimentado em ângulo e pode causar atolamentos.

Utilize papel com uma diferença de 6 mm (0,24 polegadas) ou menos entre a área central da pilha de papel e as margens quando for colocado o número máximo de folhas de papel no equipamento.

CEL002 1

1. 6 mm (0,24 pol) ou menos

Para mais informações sobre os valores do teor de umidade do papel, consulte Pág. 8 "Especificações técnicas do papel".

Rigidez Clark

Representa a flexibilidade do papel.

Se a rigidez Clark for baixa, o papel é fácil de dobrar. Papel com baixa rigidez Clark é mais

susceptível ao teor de umidade e ao calor; portanto, poderá encolher nas margens ou enrolar durante a impressão. Além disso, o papel macio tem tendência a se enrolar nas telas ou dos rolos de papel, o que pode causar atolamentos.

(10)

Para mais informações sobre a rigidez Clark do papel, consulte Pág. 8 "Especificações técnicas do papel".

Rigidez à dobragem

Representa a flexibilidade do papel.

O papel duro possui uma alta rigidez à dobragem. Se o papel possuir uma alta rigidez à dobragem, será difícil dobrá-lo ao longo dos rolos de papel e percursos no interior do equipamento, podendo causar atolamentos.

Para consultar os valores de rigidez à dobragem do papel, consulte Pág. 8 "Especificações técnicas do papel".

Resistividade da superfície

Representa a resistência elétrica da superfície do papel.

Pode afetar a qualidade da impressão e o movimento do papel no equipamento.

Para mais informações sobre os valores da resistividade da superfície do papel, consulte Pág. 8 "Especificações técnicas do papel".

Especificações técnicas do papel

Utilize as tabelas a seguir como guia ao selecionar papel. Papel não revestido

Item Especificações

Teor de cinzas (%) *1 15% ou menos Coeficiente de carbonato de cálcio

(CaCO3) (%) 15% ou menos

Borda de corte Altura das rebarbas: 0,05 mm (0,002 polegadas) oumenos Tolerância de corte Comprimento: ±0,5 mm (0,02 polegadas)

Ângulo: 90° ± 0,1°

Rigidez Clark 40 ou mais

(11)

Item Especificações

Suavidade (s) 80 ou mais

Coeficiente de atrito estático 0,35 a 0,67

Teor de umidade (%) -3 a +3%

Resistividade da superfície ( ) 5×109 a 1×1012

*1 Medição por combustão a 900 °C Papel cuchê

Item Especificações

Teor de cinzas (%) *1 22% ou menos Coeficiente de carbonato de cálcio

(CaCO3) (%) 20% ou menos

Borda de corte Altura das rebarbas: 0,05 mm (0,002 polegadas) oumenos Tolerância de corte Comprimento: ±0,5 mm (0,02 polegadas)

Ângulo: 90° ± 0,1°

Rigidez Clark 40 ou mais

Rigidez à dobragem Menos de 1.800 Permeabilidade ao ar (s) 5 000 ou menos Coeficiente de atrito estático 0,35 a 0,67

Teor de umidade (%) -3 a +3%

Resistividade da superfície ( ) 5×109 a 1×1012

*1 Medição por combustão a 900 °C

(12)

Condições do papel

Além da composição e das características do papel, as condições do papel afetam muito os resultados de impressão.

Rasgos, rugas e dobras

Utilize papel limpo e em boas condições, que não esteja dobrado, rasgado ou enrugado. Verifique as condições do papel antes de colocá-lo na bandeja de papel e remova folhas que não estejam em boas condições.

Rasgões, rugas e cantos dobrados

Utilize papel que não esteja rasgado, enrugado e não tenha cantos dobrados. Se as folhas de papel apresentar rasgos, rugas ou defeitos semelhantes, poderá ocorrer atolamento nos rolos de papel ou nos mecanismos aoredor ou o papel poderá ser alimentado enviesado.

CEL003 1 2 3 1. Rasgo 2. Canto dobrado 3. Rugas Cantos arredondados

Quando o papel é armazenado, a borda do papel que fica no topo ou na base pode ficar arredondada por estar empilhada. Isso se chama bordas arredondadas. Utilizar papel nestas condições poderá causar atolamentos no interior do equipamento ou o papel poderá ser alimentado enviesado.

(13)

CEL004 11

1. Bordas arredondados

Enrolamentos

O papel enrolado afeta muito a qualidade da impressão e os resultados finais.

O papel enrolado pode causar atolamentos e rugas no papel. Além disso, o papel ejetado pode não assentar bem na bandeja de saída.

Se for aplicado calor ao papel no processo de impressão, a folha de papel poderá enrolar. Preste muita atenção ao papel pré-impresso, pois é provável que ele enrole. O papel também pode enrolar parcialmente depois da impressão se o teor de umidade não estiver distribuído por igual.

Além disso, a extensão do enrolamento pode variar dependendo da superfície de impressão do papel. Se o papel enrolar depois da impressão, volte o papel de baixo para cima na bandeja de papel e tente novamente.

Como medir papel enrolado

Você precisa medir a extensão do enrolamento do papel antes de utilizá-lo em impressões. Utilize papel que com enrolamento máximo de 10 mm.

CEL006 1

1. 10 mm (0,39 pol) ou menos

(14)

1. Imprima em papel com as seguintes condições de impressão:

• Impressão em 1 lado • Imprimir 10 folhas

• Ejete o papel com a face impressa voltada para baixo

2. Coloque o papel enrolado em uma mesa ou outra superfície plana com o lado enrolado voltado para cima.

3. Meça a altura da ponta do enrolamento em todos os cantos da pilha de papel.

Efetue esta medição em até 1 minuto após a impressão.

• Se a gramatura do papel for de 221 g/m2 ou mais, meça uma folha de papel.

Borda de corte

As condições da borda de corte do papel afetam o desempenho da impressão. Utilize papel com bordas limpas e sem rebarbas.

O papel cortado é feito empilhando e cortando muitas folhas juntas. A borda de corte do papel cortado com uma lâmina afiada é regular, mas se a lâmina não estiver afiada, a borda de corte do papel ficará irregular e com pequenas saliências. Estas saliências são chamadas de rebarbas.

CEL007

1 2

1. Borda de corte obtida com uma lâmina não afiada 2. Borda de corte obtida com uma lâmina afiada

As rebarbas podem fazer com que o papel seja alimentado enviesado, que sejam alimentadas várias folhas ao mesmo tempo ou que ocorram problemas de alimentação através do equipamento. Estas também podem causar atolamentos de papel no equipamento e encurtar o tempo de vida útil da unidade de fusão.

Se ocorrer atolamento de papel, vire o papel de baixo para cima na bandeja de papel. Alterar a orientação das rebarbas pode reduzir a probabilidade de atolamentos de papel.

(15)

Remova o máximo possível das partículas de pó de papel causadas pelas rebarbas. Estas partículas podem reduzir a qualidade da impressão.

Direção da textura

O papel utilizado para impressão é produzido com a respectiva textura em uma direção. A direção da textura do papel afeta a forma como o papel enrola ou muda de forma, bem como o movimento do papel no equipamento.

O papel pode ser colocado nas bandejas de papel independentemente da direção da textura. Se o papel enrolar ou mudar de forma ou se ocorrer atolamento, volte a colocar o papel mudando a direção da textura em relação à direção de alimentação do papel. Isto deverá ajudar a resolver o problema.

Rasgue uma folha de papel para verificar a direção da textura. O rasgo no papel sai reto se for feito na mesma direção da textura do papel. O rasgo do papel não sairá se não for feito na mesma direção da textura do papel. CEL008 1 1 1. Direção da textura Condições do papel

(16)
(17)

2. Manuseio do papel

Este capítulo descreve as precauções relacionadas à colocação e ao armazenamento de papel, assim como pontos importantes sobre como utilizar tipos especiais de papel.

Colocar papel

Para evitar problemas relacionados ao papel, como alimentação do papel enviesado ou atolamentos, tenha atenção aos pontos a seguir.

• Abra a embalagem e retire o papel imediatamente antes usá-lo. Não armazene o papel em uma embalagem aberta durante muito tempo. A embalagem é à prova de umidade para evitar que o papel a absorva.

• Se colocar papel quando restarem apenas algumas folhas de papel na bandeja, poderão ser alimentadas várias folhas ao mesmo tempo. Retire as folhas de papel restantes, empilhe-as com as folhas de papel novas e, em seguida, areje a pilha de folhas antes de colocá-la na bandeja. • Quando colocar papel enrolado, se as bordas superior e inferior estiverem enroladas, coloque o

papel de modo que as margens enrolem para baixo. Se as margens esquerda ou direita do papel estiverem enroladas, coloque o papel de modo que as margens enrolem para cima.

• As margens superior e inferior do papel estão enroladas.

CEL010

• As margens esquerda e direita do papel estão enroladas.

(18)

• Se as folhas impressas estiverem enroladas, vire o papel de baixo para cima na bandeja de papel que estiver em uso. Fazendo isso, a quantidade de enrolamento pode ser reduzida.

• O papel na bandeja de papel pode mudar de forma se o ar-condicionado ficar desligado durante um longo período de tempo, por exemplo, durante a noite ou durante o fim-de-semana. Antes de utilizar o equipamento, verifique as condições do papel na bandeja de papel. Se o papel ficou enrolado ou ondulado, recoloque-o corretamente ou retire-o.

• Mantenha a temperatura e a umidade o mais constantes possível na sala onde o equipamento está localizado.

• Se o equipamento que você está usando tiver uma função para compensar o enrolamento do papel, é possível especificar a compensação do enrolamento utilizando as definições do

equipamento. Para mais informações sobre como configurar estas definições, consulte os manuais fornecidos com o equipamento.

Como arejar uma pilha de papel

Folhas de papel coladas umas às outras podem fazer com que várias folhas sejam alimentadas de uma só vez ou causar atolamentos. Areje a pilha de papel antes de colocá-la na bandeja de papel.

Segure a pilha de papel com as duas mãos e misture bem as folhas de papel. Ou então, coloque a pilha de papel em cima de uma superfície plana, coloque uma mão em um dos lados do papel e, com a outra mão, areje bem o outro lado.

CEL011

(19)

Consulte os métodos descritos acima e selecione o mais fácil para o tipo e o tamanho de papel que estiver colocando.

• Para mais informações sobre o procedimento para colocar papel na bandeja de papel, consulte os manuais fornecidos com o equipamento.

Como segurar papel

Ao segurar uma grande quantidade de papel, divida o papel em pilhas de 200 a 500 folhas. Se você segurar uma grande quantidade de papel ao mesmo tempo, a pilha de papel pode ficar irregular ou algumas folhas podem ficar salientes. As folhas de papel salientes da pilha serão dobradas quando forem colocadas na bandeja de papel, o que poderá causar atolamento.

CEL013

Como colocar papel

Para colocar papel na bandeja, vire o papel diretamente para baixo e, lentamente, coloque-o na bandeja de papel.

Não coloque na bandeja uma grande quantidade de papel de uma vez, fazendo-o deslizar ao longo dos lados da bandeja. Algumas folhas podem ficar dobradas e causar atolamento.

CEL014

(20)

Depois de colocar o papel na bandeja de papel, verifique se está colocado corretamente. Retire folhas rasgadas ou dobradas. Certifique-se de que não existam folhas salientes na pilha de papel. Se alguma folha estiver saliente, remova-a.

CEL015 2 1 4 3 4 3 2 1. Rasgo 2. Canto dobrado 3. Dobra interna 4. Saliência na pilha

(21)

Armazenar papel

A temperatura, a umidade, outros fatores ambientais e o método de armazenamento do papel têm uma forte influência sobre as condições do papel.

O teor de umidade do papel se altera à medida que a temperatura muda, fazendo com que o papel enrole e fique ondulado. As alterações nas condições do papel podem provocar atolamentos e aparecimento de rugas durante a impressão. Quando armazenar papel, preste atenção aos seguintes pontos:

• A temperatura da área de armazenamento deve estar entre 20 e 25 °C e a umidade deve estar entre 30 e 65%.

• Se houver uma grande diferença de temperatura entre a área de armazenamento e a área onde se situa o equipamento, mantenha uma quantidade de papel junto ao equipamento durante alguns dias antes de utilizá-lo para adaptá-lo à temperatura próxima ao equipamento.

• Depois de abrir uma embalagem de papel, vede-a completamente em um saco plástico ou com papel à prova de umidade para impedir que o papel absorva a umidade do ar.

• Não exponha o papel a luz solar direta.

• Se as caixas do papel tiverem instruções de empilhamento, empilhe-as de acordo com as instruções. Não empilhe o papel pelas extremidades, mesmo que ainda esteja dentro da caixa. • Não coloque papel no chão. Mantenha o papel em cima de uma superfície como uma paleta,

uma mesa ou um armário, em uma sala com temperatura e umidade controladas.

(22)

Precauções durante o transporte

Quando transportar papel, preste atenção aos seguintes pontos:

• Se transportar muitas caixas, utilize uma paleta. Não arremesse nem bata as caixas ao transportá--las. Fazer uma pilha de caixas muito alta pode reduzir as condições do papel dentro das caixas, pois as que ficam embaixo podem apresentar deformidades e as que ficam em cima podem cair e sofrer danos. Portanto, não empilhe as caixas mais alto do que o necessário.

• Se embrulhar o papel em papel, utilize papel de embrulho forte o suficiente para não rasgar durante o transporte. Recomendamos que utilize papel de embrulho à prova de umidade.

(23)

Utilizar tipos especiais de papel

• Consulte as tabelas em Pág. 8 "Especificações técnicas do papel" como guia quando selecionar tipos especiais de papel para utilizar no equipamento.

Embora este equipamento suporte papel cuchê e tipos especiais de papel, as características e condições de certos tipos de papel podem resultar em baixa qualidade de impressão.

Recomendamos que avalie os tipos especiais de papel antes de utilizá-los no equipamento. Embora seja impossível confirmar a consistência da alimentação e os efeitos sobre os componentes e os consumíveis sem efetuar testes a longo prazo, imprimindo cerca de 500 folhas, é possível determinar as características básicas, como a qualidade de impressão e a adesão do toner.

• Os tipos especiais de papel que você pode utilizar com o equipamento dependem do equipamento. Para mais informações, consulte os manuais fornecidos com o equipamento.

Papel cuchê

Em termos de densidade e das condições da superfície, o papel cuchê é muito diferente do papel normal. O papel cuchê poderá não ser alimentado corretamente e a qualidade de impressão poderá não ser muito boa devido à baixa adesão do toner e qualidade de imagem. Para mais informações sobre as características do papel cuchê que pode ser utilizado com o equipamento, consulte Pág. 8 "Especificações técnicas do papel".

O papel cuchê com uma camada fina de revestimento pode causar atolamentos de papel no interior do equipamento e o papel cuchê com uma camada grossa de revestimento possui fraca adesão de toner e poderá danificar o equipamento. Além disso, muitos tipos de papel cuchê não suportam o calor e a pressão que ocorrem durante a impressão e podem ficar enrugados neste processo.

Areje o papel cuchê antes de colocá-lo na bandeja. Para mais informações sobre como arejar papel cuchê, consulte os manuais fornecidos com o equipamento.

Papel reciclado

O papel reciclado é feito a partir de uma mistura de polpa nova e de polpa de papel velho, como revistas e jornais. Por isso, as características do papel reciclado variam muito dependendo da marca e do fabricante. Recomendamos que avalie o papel reciclado antes de utilizá-lo.

(24)

Papel pré-impresso

Se desejar imprimir em papel pré-impresso, no qual esteja impressa uma moldura ou o nome de uma empresa, contate o seu representante comercial ou técnico.

Quando imprimir em papel pré-impresso, preste atenção ao seguinte:

• O toner pode não aderir a imagens pré-impressas com a mesma facilidade com que adere a papel branco normal. Verifique a qualidade de impressão antecipadamente.

• Antes de utilizar papel pré-impresso, certifique-se de que a tinta esteja completamente seca. Além disso, certifique-se de que a tinta não seja transferida para os rolos, sujando o interior do

equipamento.

• O equipamento não suporta papel pré-impresso no qual tenham sido impressas imagens e/ou texto utilizando toner.

• Para imprimir em papel com uma moldura pré-impressa, imprima em uma área que fique afastada da moldura pelo menos 2,5 mm.

As principais precauções a serem tomadas em relação à tinta utilizada para papel pré-impresso são as seguintes:

• Para papel pré-impresso, utilize uma tinta não volátil, à base de óleo e resistente ao calor. Não utilize tinta que derreta, vaporize, dissolva ou lamine quando exposta ao calor. Para obter mais informações, consulte Pág. 6 "Resistência ao calor".

• Utilize a mínima quantidade possível de tinta em papel pré-impresso. Utilize serigrafia para imprimir em áreas grandes.

• Não utilize pós, como fécula de milho, resina ou talco, para secar tinta em papel pré-impresso. • Não utilize os seguintes tipos de tinta em papel pré-impresso:

• Tinta de adesão rápida

• Tinta de secagem por evaporação • Tinta de fixação a baixa temperatura • Tinta de secagem por precipitação • Tinta de secagem por penetração • Tinta de soja

Papel colorido

Papel colorido é aquele que recebe um tratamento leve, mas completo de corante. Algumas cores de papel não podem ser utilizadas. Para mais informações, contate o seu representante comercial ou técnico.

(25)

Papel pré-perfurado

Para ser utilizado neste equipamento, o papel pré-perfurado deve ser macio e liso. Não é possível utilizar papel perfurado que esteja deformado ou rasgado. Antes de imprimir em papel pré--perfurado, retire poeira ou aparas que tenham sido produzidas durante o processo de furação. Para imprimir em papel pré-perfurado, imprima em uma área a pelo menos 3 mm de distância do furo. Os furos no papel devem estar em conformidade com as seguintes condições:

CEL005 1 2 3 44 1. 5 mm ou mais 2. 8 mm ou menos 3. 3 mm ou mais

4. Área de impressão aceitável

As condições para utilizar papel pré-perfurado dependem do equipamento e de suas respectivas configurações. Para mais informações sobre as condições típicas para utilização de papel pré--perfurado, consulte Pág. 27 "Papel pré-perfurado que pode ser utilizado".

Película de transparência

A película de transparência é feita a partir de poliéster e possui um revestimento especial para permitir a adesão do toner. Uma película de transparência só pode ser impressa em um lado. Não é possível imprimir nos dois lados.

Folheie as folhas de película de transparência antes de colocá-las na bandeja de papel para que as folhas não se colem umas às outras. Para mais informações sobre como arejar papel, consulte Pág. 15 "Colocar papel".

(26)

Papel etiqueta, papel sensível à pressão

Algumas etiquetas e alguns papéis sensíveis à pressão possuem prazos de validade. Compre apenas a quantidade que conseguir utilizar dentro do prazo limite. Para mais informações sobre prazos de validade e métodos de armazenamento, contate o seu fornecedor de papel.

(27)

3. Apêndice

Este capítulo descreve as especificações técnicas para papel pré-perfurado e disponibiliza uma tabela de conversão de gramatura de papel.

Tabela de conversão de gramatura do papel

A gramatura do papel é medida pelo peso de base ou peso de resma.

O peso de base é o peso de um metro quadrado de uma folha de papel, medido em unidades de g/m2. O peso de resma é o peso de 500 folhas de papel, em libras. O tamanho básico varia de acordo com o tipo (grau) do papel.

Os tamanhos básicos para cada grau são os seguintes: • Contínuo, Ledger: 17" × 22"

• Offset, Texto: 25" × 38" • Capa: 20" × 26" • Índice: 251/2" × 301/2"

A tabela a seguir apresenta a relação entre o peso de base e o peso de resma. Peso de resma Peso de base (g/m2) Contínuo / Ledger (lb) Offset / Texto (lb Texto) Capa (lb Capa) Índice (lb Índice) 60 16 * 40 * 22 33 67 18 45 25 37 75 20 * 50 * 28 42 90 24 * 60 * 33 50 105 28 * 70 * 39 58 109 29 73 40 * 60 118 31 80 44 65 132 35 89 48 73 135 36 90 50 * 75 146 39 99 54 81

(28)

Peso de resma Peso de base (g/m2) Contínuo / Ledger (lb) Offset / Texto (lb Texto) Capa (lb Capa) Índice (lb Índice) 150 40 100 56 83 163 43 110 60 * 90 * 165 44 111 61 92 177 47 120 65 * 97 199 53 135 74 110 * 203 54 137 75 113 216 58 146 80 * 120 244 65 165 90 * 135 252 67 170 93 140 * 271 72 183 100 * 150 285 76 192 105 158 308 82 208 114 170 *

(29)

Papel pré-perfurado que pode ser utilizado

As condições típicas para utilizar papel pré-perfurado no equipamento são indicadas a seguir. Se desejar utilizar papel pré-perfurado de um tipo não descrito abaixo, contate o seu representante técnico.

Europa (2/4 furos) e Europa Setentrional (4 furos)

CEL016 1 2 3 4 66 55

1. Europa: 240 mm / Europa Setentrional: 112 mm 2. Europa: 80 mm / Europa Setentrional: 70 mm 3. Europa: 6 mm / Europa Setentrional: 6,5 mm 4. 12 mm

5. Furo

6. Borda do papel

América do Norte (2/3/7 furos)

CEL019 1 4 6 2 3 88 77 5 1. 216 mm 2. 178 mm 3. 108 mm 4. 70 mm

(30)

5. 8 mm

6. 2 furos: 12 mm / 3 e 7 furos: 9,5 mm 7. Furo

(31)

ÍNDICE

A Arejar o papel...15 Armazenar papel...19 B Borda de corte...12 C Características de atrito...5 Características do papel...5 Carbonato de cálcio...5 Colocar papel...15, 17 Composição do papel...5 Condições do papel...10 D Direção da textura...13 Dobras...10 E Enrolamentos...11 Especificações técnicas...8

Especificações técnicas do papel...8

I Introdução...3 M Margens arredondadas...10 P Papel colorido...22 Papel cuchê...21 Papel deformado...6 Papel enrolado...11 Papel especial...21 Papel etiqueta...24

Papel não revestido...8

Papel ondulado...6 Papel pré-furado...27 Papel pré-impresso...22 Papel pré-perfurado...23 Papel reciclado...21 Papel revestido...8

Papel sensível à pressão...24

Película de transparência...23

Peso de base...25

Peso de resma...25

Precauções durante o transporte...20

R Rasgões...10 Rebarbas...12 Resistência ao calor...6 Resistividade da superfície...8 Rigidez à dobragem...8 Rigidez Clark...7 Rugas...10 S Segurar papel...17 Suavidade da superfície...5 T Tabela de conversão de gramatura do papel...25

Teor de umidade...6

Textura...13

Transparência...23

(32)
(33)
(34)
(35)
(36)

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho tem como objetivo geral caracterizar as comunidades de invertebrados terrestres associadas a nove cavidades naturais localizadas no município

A atuação do grupo de advogados foi considerada complicada, pelo fato de necessitar sensibilizar a força estatal que, “não resolve o problema conversando, mas atirando”

- O aumento da pressão venosa no sistema porta / veia esplênica promove acúmulo sangüíneo no baço, com conseqüente aumento passivo do órgão.. Congestão Passiva Crônica

Diversidade sexual na escola: currículo e prática pedagógica / Alexandre Bortolini ; orientadora: Vera Maria Candau.. Candau,

Sob a perspectiva da Experimentologia, metade dos paulistanos (São Paulo, SP; Brasil), cidade incluída entre as maiores metrópoles da Terra, sofria de

“Lá os homens têm várias mulheres e as têm em número tanto maior quanto são de melhor reputação em valentia.” (MONTAIGNE, 2009, p. Quanto mais honrado na guerra mais

 Alça Preformada Dist...  Alça

CURSO LIVRE DE FORMAÇÃO DE PSICANALISTA FORMAÇÃO DE PSICANALISTA. SIGMUND FREUD