• Nenhum resultado encontrado

Leia estas instruções:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia estas instruções:"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Leia estas instruções:

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado.

2 Este Caderno contém 35 questões de múltipla escolha, dispostas da seguinte maneira: 01 a 10  Língua Portuguesa; 11 a 35  Conhecimentos Específicos.

3 Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que impeça a leitura, solicite imediatamente ao Fiscal que o substitua.

4 Cada questão apresenta quatro opções de resposta, das quais apenas uma é correta.

5 Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais.

6 Para preencher a Folha de Respostas, fazer rascunhos, etc., use exclusivamente caneta esferográfica de tinta na cor azul ou preta.

7 Utilize qualquer espaço em branco deste Caderno para rascunhos e não destaque nenhuma folha.

8 Os rascunhos e as marcações que você fizer neste Caderno não serão considerados para efeito de avaliação.

9 Você dispõe de, no máximo, três horas para responder às questões e preencher a Folha de Respostas.

10 O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade.

11 Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas e este Caderno.

(2)
(3)

Língua Portuguesa

01 a 10

As questões de 01 a 10 referem-se ao texto reproduzido abaixo.

ANALFABETISMO FUNCIONAL

Alarmante! A dificuldade para interpretar textos e contextos, articular ideias e escrever está presente em seletos ambientes do mundo corporativo e da academia.

por Thomaz Wood Jr.

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e r ealizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

Uma variação do analfabetismo funcional parece estar presente no topo da pirâmide corporativa e na academia. Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada. Não se trata apenas de usar corretamente o vernáculo, mas de saber tratar informações e dados de maneira lógica e expressar ideias e proposições de forma inteligível, com começo, meio e fim.

Na academia, o cenário não é menos preocupante. Colegas professores, com atuação em administração de empresas, frequ entemente reclamam de pupilos incapazes de criar parágrafos coerentes e expressar suas ideias com clareza. A dificuldade afeta alunos de MBAs, mestrandos e mesmo doutorandos. Editores de periódicos científicos da mesma área frequentemente deploram a enorme quantidade de manuscritos vazios, herméticos e incoerentes recebidos para publicação. E frequentemente seus autores são pós -doutores! O problema não é exclusivamente tropical. Michael Skapinker registrou recentemente em sua coluna no jornal inglês Financi al Times a história de um professor de uma renomada universidade norte-americana. O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores. Pois a atividade causou tal revolta que o diretor da instituição solicitou ao professor torná-la facultativa. Os alunos parecem acreditar que, em um mundo no qual a comunicação se dá por mensagens eletrônicas e tuítes, escrever com clareza não é mais importante.

O mesmo Skapinker lembra uma emblemática matéria de capa da revista norte -americana Newsweek, intitulada “Why Johnny can’t write”. Merrill Sheils, autora do tex to, revelou à época um quadro preocupante do declínio da linguagem escrita nos Estados Unidos. Para Sheils, o sistema educacional, da escola fundamental à faculdade, desovava na sociedade uma geração de semianalfabetos. Com o tempo, explicou a autora, as h abilidades de leitura pioraram, as habilidades verbais se deterioraram e os norte americanos tornaram -se capazes de usar apenas as mais simples estruturas e o mais rudimentar vocabulário ao escrever, próprios da tevê.

Entre as diversas faixas etárias, os a dolescentes eram os que mais sofriam para produzir um texto minimamente coerente e organizado. E o mundo corporativo também acusou o golpe, pois parte de sua comunicação formal exige precisão e clareza, características cada vez mais difíceis de encontrar. Educadores mencionados no artigo observaram: um estudante que não consegue ler e compreender textos jamais será capaz de escrever bem. Importante: a matéria da Newsweek é de 1975!

(4)

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrange dor, ora cômico. Nas empresas, muitos profissionais parecem tentar tapar o sol com uma peneira de powerpoints, abarrotados de informação e vazios de sentido.

Na academia, multiplicam -se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br>. Acesso em 25 ago. 2014.

GLOSSÁRIO

MBAs: Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios). É um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executores na área de gestão de empresas.

Why Johnny can’t write: Por que Johnny não pode escrever.

01. Na discussão articulada no texto, depreende-se, como foco principal,

A) estabelecer correlação entre o Brasil e outros países, no que se refere ao analfabetismo funcional.

B) comparar o analfabetismo funcional no âmbito da academia com o analfabetismo funcional no âmbito das empresas.

C) criticar o analfabetismo funcional, independentemente da esfera social em que se desenvolva.

D) responsabilizar a escola pelo analfabetismo funcional tanto no âmbito da academia quanto no âmbito das empresas.

02. O problema abordado, no texto, centra-se, prioritariamente, A) no Brasil.

B) nos países que se situam nos trópicos. C) nos países cuja língua oficial é inglês. D) nos Estados Unidos.

03. Depreende-se do texto que o analfabetismo funcional A) pode ser imbatível.

B) precisa ser revertido. C) precisa ser investigado. D) pode ser aceitável.

04. No início do parágrafo 4, o período “O problema não é exclusivamente tropical” constitui -se como uma síntese dos parágrafos

A) 2, 3 e 4. B) 4, 5 e 6. C) 3, 4 e 5. D) 1, 2 e 3.

(5)

05. Considere o período final do texto:

Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais. No que se refere a esse trecho, é correto afirmar que se trata de

A) juízo avaliativo em relação à problemática focalizada no texto. B) opinião em divergência com os dados expostos anteriormente. C) sentença que se abre para tema ainda não abordado no text o. D) afirmativa que se centra parcialmente na problemática tratada.

06. Considere o trecho reproduzido a seguir:

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. [...].

Na academia, multiplicam -se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

As afirmações a seguir se referem às expressões e à s palavras destacadas no trecho. I Imprimem tom avaliativo ao que é dito.

II Apresentam-se em registro de linguagem conotativo. III São inadequadas ao gênero do texto em foco. IV Exercem a mesma função sintática.

Das afirmações, estão corretas

A) I e II. B) II e III. C) III e IV. D) I e IV.

07. Considere o trecho:

O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

Se a expressão destacada for flexionada no plural, a opção que apresenta o período reescrito de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros adminis tradores e advogados. Passava-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

B) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

C) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

D) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

(6)

08. Considere o trecho:

Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de int erpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá -las de forma estruturada.

A opção em que as alterações na pontuação do trecho estão também de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar, de form a sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

B) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou-se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

C) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las, de forma estruturada.

D) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba nos últimos cinco anos com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

09. Considere o trecho:

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que (1º), mesmo (2º) capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição (3º) limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora (4º) alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

As afirmativas a seguir referem -se aos elementos linguísticos destacados no tr echo. I O primeiro e o segundo elementos inter -relacionam partes de um período. II O segundo e o quarto elementos estabelecem a mesma relação de sentido. III O primeiro e o terceiro elementos não retomam informações anteriores. IV O terceiro e o quarto elementos inter-relacionam períodos.

Das afirmações, estão corretas A) II e III.

B) I e IV. C) I e II. D) III e IV.

(7)

10. Considere o trecho:

Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce (1º) a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam (2º) competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias.

As afirmativas a seguir referem -se aos verbos destacados no trecho. I Ambos apresentam sujeito explicitado no período.

II Ambos apresentam objeto explicitado no período.

III Em conformidade com a norma padrão, o primeiro verbo, no contexto em que ocorre, pode ser flexionado na terceira pessoa do plural.

IV Em conformidade com a norma padrão, o segundo verbo, no contexto em que ocorre, deve permanecer flexionado na terceira pessoa do plural.

Das afirmações, estão corretas A) I e IV.

B) III e IV. C) I e II. D) II e III.

(8)
(9)

C o n h e c i m e n t o s E s p e c í f i c o s

1 1 a 3 5

11. O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no SUS (QUALIFAR SUS)

tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde. Sobre o tema, avalie as seguintes afirmativas .

I

Os eixos de atuação estabelecidos para qualificar a Assistência Farmacêutica segundo a Portaria GM/MS 1214, de 13 de junho de 2012, são: educação, cuidado, produção e estrutura.

II O objetivo do eixo educação é a capacitação permanente de farmacêuticos que atuam na Assistência Farmacêutica, por meio da oferta de cursos na modalidade EAD.

III O eixo estrutura visa a estruturar os serviços de assistência farmacêutica, custeando a estrutura física, equipamentos, mobiliário e recursos humanos.

IV

O Hórus é o sistema utilizado para produzir relatórios que possibilitem o acompanhamento, monitoramento e avaliação da s ações e serviços de assistência farmacêutica.

Considerando o exposto, está correta a opção A) apenas II e III. C) II, III e IV. B) I, II e III. D) apenas III e IV.

12. A Resolução 338 de 06 de maio de 2004 aprovou a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) estabelecendo princípios e eixos estratégicos de atuação. Sobre es sa resolução, é correto afirmar que

A) um eixo estratégico para o fortalecimento da Assistência Farmacêutica é a incorporação de novas tecnologias de saúde, s obremaneira a importação de medicamentos destinados ao tratamento de doenças estratégias como o câncer.

B) um eixo estratégico para fortalecimento da Assistência Farmacêutica é a centralização das ações e serviços pelo gestor municipal, que deve desenvolve r, valorizar, formar e capacitar recursos humanos;

C) a Assistência Farmacêutica está inserida no contexto da Atenção Farmacêutica, um modelo de prática farmacêutica que compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corre sponsabilidades no cuidado ao paciente.

D) a Assistência Farmacêutica deve ser compreendida como uma política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, destacando -se as políticas de medicamentos, ciência e tecnologia, produção industrial e formação de recursos humanos.

13. O Pacto de Gestão pelo SUS estabeleceu o financiamento da Assistência Farmacêutica em três componentes: básico, estratégico e especializado. Sobre as responsabilidades de cada gestor em relação aos componentes da Assistência Farmacêutica, é correto afirmar que A) o financiamento do componente básico da Assistência F armacêutica é tripartite, com

exceção às insulinas NPH e Regular e medicamentos e insumos do programa Saúde da mulher.

B) o financiamento dos medicamentos para o tratamento de tuberculose e hanseníase é de responsabilidade do gestor federal e a aquisição e dispensação fica a cargo do gestor estadual.

C) o financiamento de medicamentos do componente especializado, como o alendronato de sódio, é de responsabilidade do gestor estadual e a dispensação fica a cargo do gestor municipal.

D) o financiamento da imunoglobulina humana, medicamento que faz parte do elenco de medicamentos do componente estratégico, é financiado pelo gestor estadual, sendo adquirido e dispensado pelo gestor municipal.

(10)

14. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que metas como a diminuição dos erros de medicação, racionalização de custos, aumento do controle e segurança do paciente sejam norteadoras na escolha de um sistema de distribuição de medicamentos. Sobre o tema , analise as afirmativas a seguir .

I

O sistema coletivo de distribuição de medicamentos promove uma racionalização dos custos, uma vez que requer um pequeno número de recursos humanos para sua operacionalização.

II O sistema de distribuição por dose individualizada possibilita que o farmacêutico faça uma avaliação crítica da prescrição antes da dispensação dos medicamentos.

III O sistema de distribuição por dose unitária possibilita menor ocor rência de erros de medicação, possibilidade de rastreamento, porém alto custo para implantação .

IV Apesar de apresentar várias vantagens, o sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária tem sua implementação inviabilizada para medicamentos inj etáveis. São corretas as afirmações

A) I, II e IV. B) apenas II e III. C) II , III e IV. D) apenas III e IV.

15. A Portaria 529 de 1º de abril de 2013 instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) cujo objetivo é contribuir para a qualificação do cuidado em saúde. Dentre as medidas estratégicas para a segurança do paciente , destacam-se a prescrição, a transcrição, a dispensação e a administração de medicamentos. Considerando esse contexto, avalie a prescrição abaixo.

Anfotericina B 50 mg. Reconstituir 50 mg em 10 mL do diluente e rediluir para 500mL de soro glicosado 5%. Uso endovenoso. Infundir 35 gotas/min., 1 vez/dia. Administrar em 5 horas.

Nessa prescrição, a segurança do paciente pode estar comprometida pois A) não foi especificado o diluente de reconstituição da anfotericina. B) o soro glicosado não é o diluente correto para a anfotericina. C) o tempo de administração da anfotericina não está correto. D) não foi especificada a dose a ser administrada ao paciente.

16. Ao receber na farmácia hospitalar a prescrição de furosemida, uso endovenoso em infusão contínua, o farmacêutico deve orientar a equipe de enfermagem a utilizar um material médico hospitalar. Esse material é o

A) equipo com injetor lateral. B) equipo com câmara graduada. C) equipo de infusão em duas vias.

(11)

17. Uma senhora de 80 anos vai ao médico queixando-se de dor nas costas. Após exame clínico e vários exames laboratoriais, o médico prescreveu c odeína 30 mg de 6/6h. No quarto dia de tratamento, a paciente apresentou confusão mental, aumento da diurese e mal -estar, assim como pressão arterial de 9 x 5 mmHg e 40 b.p.m. No caso relatado acima, ocorreu um resultado clínico negativo associado à medicação, caracterizado como

A) PRM de insegurança não quantitativa . B) PRM de efetividade quantitativa. C) PRM de insegurança quantitativa . D) PRM de adesão.

18. A provisão da Atenção Farmacêutica implica um aumento de responsabilidade do profissional farmacêutico no sentido de se comprometer a melhorar os resultados terapêuticos do paciente. No âmbito da atenção farmacêutica, NÂO se constitui em um exemplo dessa responsabilidade realizar

A) intervenções não farmacológicas. B) seguimento farmacoterapêutico.

C) o diagnóstico e prognóstico de enfermidades. D) identificação de PRMs.

19. O farmacêutico recebe uma prescrição de amoxicilina + clavulanato suspensão, 5 mL 3x ao dia durante 10 dias, prescrita para o tratamento de otite em uma criança. Sobre as orientações a serem prestadas ao cuidador no ato da dispensação desse medicamento, avalie as afirmativas abaixo.

I O farmacêutico deve orientar sobre a forma correta de preparo da suspensão, como o tipo de diluente a ser utilizado e a forma de conservação.

II O farmacêutico deve orientar ao cuidador que , após o preparo, o medicamento deve ser armazenado em geladeira, caso contrário perderá sua eficácia.

III O farmacêutico deve informar que, após o preparo da suspensão, o prazo de validade se mantém inalterado, podendo ser utilizado para tratamentos poste riores. IV O farmacêutico deve recomendar que a administração do medicamento deve ser

realizada junto com a refeição para diminuir o desconforto gastrintestinal. Está correta a opção

A) I, II e III. C) I, II e IV. B) II, III e IV. D) I, III e IV.

20. No ato da dispensação, o farmacêutico deve avaliar aspectos legais e clínicos da prescrição. Em relação ao regime terapêutico prescrito, deve observar as instruções totais a serem seguidas pelo paciente para que se alcance o resultado terapêutico esper ado, avaliando a A) legibilidade da prescrição, a adequação da dose diária e a complexidade do tratamento

prescrito.

B) adequação da forma farmacêutica prescrita às características do paciente, a avaliação dos problemas de saúde do paciente e a detecção de PRMs.

C) legibilidade da prescrição, o perfil de reações adversas do medicamento e a avaliação dos exames laboratoriais do paciente.

D) adequação do medicamento prescrito para o problema de saúde do paciente, a avaliação dos exames laboratoriais do pacien te e a detecção de reações adversas.

(12)

21. Considere a seguinte situação:

A Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital X resolve contratar o serviço de Nutrição Parenteral de uma empresa terceirizada. A cidade dispõe de apenas uma empresa que realiza esse serviço.

Levando-se em consideração as prerrogativas dispostas na Lei 8.666/93 , a Comissão Permanente de Licitação deve realizar

A) licitação na modalidade carta convite, desde que o valor do contrato não ultrapasse R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).

B) contrato com a empresa, sem licitação, pois nes se caso a licitação é inexigível. C) tomada de preços, com pelo menos três empresas de outras cidades ou estados. D) contrato com a empresa, pois es se caso justifica uma dispensa de licitação.

22. A Resolução 585/2013 do CFF regulamenta as atribuições clí nicas do farmacêutico. Sobre essas atribuições pode-se afirmar que

A) ao farmacêutico é permitido solicitar exames laboratoriais, no âmbito de sua competência profissional, com a finalidade de mo nitorar os resultados da farmacoterapia.

B) a farmácia clínica, uma prática inserida no contexto do cuidado farmacêutico, só pode ser realizada pelos farmacêuticos no âmbito hospitalar.

C) ao farmacêutico é permitido realizar consultas farmacêuticos e a pr escrição de medicamentos, inclusive àqueles constantes na Portaria 344/98.

D) a farmácia clínica compreende as atividades de acompanhamento farmacoterapêutico, conciliação terapêutica e revisão da farmacoterapia realizadas no ambiente ambulatorial.

23. Na tentativa de racionalizar o uso de antimicrobianos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a RDC nº 20 de 2011 , que dispõe sobre o controle e a dispensação de medicamentos à base de antimicrobianos. Sobre essa resolução, analise as afirmativas abaixo.

I A prescrição de antimicrobianos deve ser fei ta em receituário simples, em duas vias, desde que contenha dados do paciente como nome completo, sexo e idade.

II

A RDC nº 20/2011 determina que a dispensação deve atender essencialmente ao que foi prescrito, sendo permitido o fracionamento dos medicamentos pelo farmacêutico, mesmo que a apresentação não seja fracionável.

III

Em situações de tratamento prolongado, a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 dias a contar da data da sua emissão.

IV A prescrição contendo antimicrobianos não poderá conter medicamentos de outras categorias.

Considerando o exposto, está correta a opção A) I e III.

B) I e II. C) II e IV. D) III e IV.

(13)

24. O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos no exercício profissional. Segundo esse código, é uma situação proibida ao profissional farmacêutico

A) participar de pesquisas com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa para avaliação de eficácia e segurança de novos medicamentos.

B) denunciar às autoridades competentes quaisquer atividades que configurem risco ao meio ambiente e riscos inerentes ao trabalho.

C) afastar-se das atividades sob a sua responsabilida de técnica para participar de cursos, congressos e outras atividades administrativas previamente agendadas.

D) ser proprietário de distribuidora de medicamentos e funcionário público, fornecendo medicamentos para a instituição na qual trabalha.

25. A farmacoepidemiologia é definida como o estudo do uso e dos efeitos dos medicamentos nas populações. As pesquisas nessa área v êm aumentando nos últimos anos e , com isso, novos métodos para combinar resultados de vários estudos são de grande utilidade. Nesse contexto, o delineamento de estudo farmacoepidemiológico que apresenta melhor evidência científica é

A) metanálise.

B) estudos ecológicos. C) revisão sistemática.

D) relato de uma série de casos.

26. A farmacoeconomia é uma área da economia da saúde cujo objetivo é otimizar a alocação dos recursos, avaliando os custos e os desfechos de diferentes tecnologias em saúde. O tipo de análise farmacoeconômica que avalia os custos em valores monetários e os desfechos em unidades não monetárias, como, por exemplo, o número de vidas salvas, em relação à s alternativas terapêuticas disponíveis para um mesmo grupo de pacientes , é de

A) custo benefício.

B) minimização de custos. C) custo efetividade. D) custo utilidade.

27. Abaixo estão descritas informações de um resumo clínico:

Paciente do sexo masculino, hipertenso e diabético, faz uso de glibenclamida e captopril.

A associação desses fármacos pode resultar em A) insuficiência hepática aguda.

B) redução da pressão arterial.

C) inibição da resposta à hipoglicemia. D) potencialização do efeito hipoglicemiante.

(14)

28. Os antipsicóticos são fármacos utilizado s na terapêutica da esquizofrenia, um distúrbio mental caracterizado por pensamento irracional e delírios. Dentre os antipsicóticos abaixo, aquele que atua nos sintomas negativos da esquizofrenia é

A) clorpromazina. B) olanzapina. C) haloperidol. D) levomepromazina.

29. Trata-se de um fármaco da classe dos anti-inflamatórios não esteroides, com maior potência analgésica do que anti-inflamatória, disponível para utilização por via parenteral, sendo comumente empregado na analgesia do pós -operatório. A descrição acima refere-se

A) ao tenoxicam. B) ao cetorolaco. C) à indometacina. D) ao ibuprofeno.

30. Frequentemente, pacientes em uso de diuréticos tiazídicos e de alça relatam a ocorrência de câimbras. Nesses casos, outro diurético pode ser associado à terapia. Sendo o mais indicado para esse propósito

A) a bumetanida. B) a clortalidona. C) a espironolactona. D) o manitol.

31. Uma criança de oito anos é internada com quadro de pneumonia severa de provável etiologia estafilocócica. Durante anamnese, a mãe refere episódio prévio de alergia à penicilina. Constitui-se opção terapêutica para esse caso o uso de

A) azitromicina. B) ciprofloxacino.

C) amoxicilina + clavulanato. D) oxacilina.

32. A orientação de ingerir um inibidor da bomba de prótons, como o omeprazol, pelo menos 30 minutos antes das refeições, baseia-se

A) no fato de o alimento retardar o tempo de esvaziamento gástrico prejudicando a absorção do fármaco.

B) na necessidade de um pH ácido nas células parietais para ativação do fármaco.

C) na necessidade de um pH alcalino para a liberação do fármaco do revestimento entérico. D) no fato de o alimento diminuir a secreção ácida prejudicando a ativação do fármaco.

(15)

33. O problema de estabilidade física mais sério na formulação de uma suspensão é quando o pó se compacta, dificultando a redispersão das partículas. Esse fenômeno é chamado de caking e pode ser prevenido com a adição de um agente

A) floculante. B) tensoativo. C) defloculante. D) emulsificante.

34. Os supositórios são formas farmacêuticas utilizadas comumente quando há incapacidade do paciente em utilizar a via oral. Na formulação de supositórios , um dos pontos críticos é a escolha da base. Sobre as características requeridas para as bases , é correto afirmar que A) a faixa de fusão da base deve ser elevada de modo a possibilitar rápida solidificação do

supositório após o preparo.

B) a base deve sofrer expansão do seu volume após resfriamento, pois isso facilita sua remoção do molde.

C) a faixa de fusão ideal das bases deve ser inferior a 37 ºC possibilitando a fusão e dissolução do supositório com o fluido retal quando inserido no corpo.

D) a base deve apresentar boa compatibilidade química e física com o fármaco retardando sua liberação.

35. A Norma Regulamentadora 32 (NR 32) tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em estabelecimentos de assistência à saúde. É considerada transgressão a essa norma a seguinte situação:

A) preparo de medicamentos e associações nas enfermarias. B) reutilização das embalagens de produtos químicos.

C) manipulação ou fracionamento de produtos químicos.

Referências

Documentos relacionados

Além do diagnóstico, como o tratamento invasivo da doença renovascular (angioplastia, cirurgia e “stents”) nem sempre resulta em sucesso total em decorrência da duração

A interpretação gráfica ficará restrita aos dois primeiros eixos, uma vez que os demais eixos apresentam contribuições muito baixas ou nulas para a variância

Se o nome do host do equipamento foi registrado no servidor DNS ou WINS, você pode inseri-lo.. Clique em [Configurações

Definitivamente, após verificação da sua conformidade com as especificações contidas na proposta apresentada e/ou no edital e seus anexos, no prazo máximo de

http://al.sesi.org.br/licitacoes-e-editais. O edital de licitação e seus anexos poderão ser solicitados pelo e-mail licitacao@al.senai.br ou pelo Portal da

MPO do FEHIDRO. 24 2855 Não- reembolsável Prefeitura Municipal de Rafard Implantação da Setorização em zonas de pressão da rede de distribuição de água, bem como

O uso do ácido zoledrônico não é recomendado em pacientes com insuficiência renal grave, uma vez que os dados clínicos de segurança e farmacocinética nessa população

O uniFLOW permite fazer as duas coisas - as impressoras locais podem ser usadas para imprimir trabalhos pequenos, mas os trabalhos grandes podem ser encaminhados para uma fila