• Nenhum resultado encontrado

Relatório Anual de Gestão Contrato de Gestão MCTI IMPA 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Anual de Gestão Contrato de Gestão MCTI IMPA 2014"

Copied!
148
0
0

Texto

(1)

Relatório Anual de Gestão

Contrato de Gestão MCTI – IMPA

2014

Rio de Janeiro, RJ Dezembro, 2014

(2)

i

Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

Presidente da República

Dilma Rousseff

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação

José Aldo Rebelo Figueiredo

Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Alvaro Toubes Prata

Subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa

Kayo Julio Cesar Pereira

Diretor Geral

César Leopoldo Camacho Manco

Diretor Adjunto

Claudio Landim

Assessora da Direção

Cássia Pessanha

Coordenadores

Claudio Landim – Coordenador de Programas Especiais João Carlos Silva de Paiva – Coordenador Financeiro

Lucio Ladislao Rodríguez – Coordenador de Planejamento e Projetos Marcelo Miranda Viana da Silva – Coordenador de Atividades Científicas Paulo Roberto Grossi Sad – Coordenador de Informação Científica Roberto de Beauclair Seixas – Coordenador de Informática

Roberto Imbuzeiro Moraes Felinto de Oliveira – Coordenador de Ensino Rodrigo Cruz Guardatti – Coordenador de Administração

Conselho de Administração

Álvaro Toubes Prata – MCTI

André Nachbin – Representante dos Pesquisadores do IMPA

Carlos Ivan Simonsen Leal – Profissional da área científico-tecnológica (FGV/RJ) Edgard Dutra Zanotto – ABC

Glaucius Oliva – CNPq

Jonas de Miranda Gomes – FIRJAN Jorge Almeida Guimarães – MEC

José Felipe Linares Ramirez – Representante dos Associados do IMPA José Fernando Perez – SBPC

Luiz Davidovich – Instituto de Física – UFRJ – Presidente

Conselho Técnico Científico

César Camacho – Presidente Claudio Landim – Vice-presidente Alfredo Iusem – IMPA

Aron Simis – UFPE Belita Koiller – UFRJ

Hilário Alencar da Silva – UFAL Jorge Vitório Pereira – IMPA José Felipe Linares – IMPA Luiz Velho – IMPA

Marcelo Viana – IMPA

(3)

Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada Estrada Dona Castorina, 110 – CEP 22460-320

Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, Brasil Telefone: (21) 2529-5284

www.impa.br

Esta publicação é parte integrante das atividades desenvolvidas no âmbito do Contrato de Gestão IMPA/MCTI/2014

Todos os direitos reservados pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA. Os textos nesta publicação poderão ser reproduzidos, armazenados ou transmitidos, desde que citada a fonte.

(4)

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO DO DIRETOR GERAL 4

I) Introdução 4

II) Governança Corporativa 8

III)Atividades Especiais do IMPA 12

1)O Apoio do IMPA à Pesquisa no Brasil 12

2)Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM 12

3)Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 12 4)Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio –

PAPMEM 13

5) Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

PROFMAT 13

6)Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática – INCTMat 13

2.INDICADORES DE DESEMPENHO 14

Histórico dos Indicadores 14

Período: 2001 a 2005 14

Período: 2006 a 2010 15

Período: 2011 a 2014 16

Resultados concretizados no ano de 2014 17

Macroprocessos: Detalhamento e Metas Realizadas 18

Macroprocesso Pesquisa 18

Macroprocesso Intercâmbio Científico 55

Macroprocesso Ensino 74

Macroprocesso Desenvolvimento Tecnológico 83

Macroprocesso Informação Científica 84

Macroprocesso Desenvolvimento Institucional 86

Macroprocesso Disseminação da Matemática 93

Histórico das avaliações da Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão - MCTI

(Pontuação Global) 95

3.INFORMAÇÕES DA GESTÃO ADMINISTRATIVA 96

A)Organograma 96

B)Gestão 96

Gestão de Pessoas 97

Gestão Patrimonial 102

4.INFORMAÇÕES CONTÁBEIS DA GESTÃO 104

5.RECOMENDAÇÕES DA CGU E DELIBERAÇÕES DO TCU 110

6.PARECER DA AUDITORIA INDEPENDENTE 113

7.SUGESTÕES/RECOMENDAÇÕES DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE

GESTÃO - MCTI 140

(5)

1.APRESENTAÇÃO DO DIRETOR GERAL I) Introdução

Desde sua transformação em Organização Social, em 2001, o IMPA assinou três contratos de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, nos períodos de 2001-2005, 2006-2009 e 2010-2016. Em 2001 o quadro de pesquisadores do IMPA contava com 31 matemáticos, todos servidores públicos cedidos à Organização Social IMPA, e mais três pesquisadores eméritos. Desses 31, 8 já se desligaram. Atualmente são 24 os pesquisadores cedidos, dos quais 9 estão em condições de se aposentar, mais 5 até 2025 e outros 10 até 2036. A estratégia adotada projetada nos primeiros contratos com o aval do Conselho de Administração previa uma urgente reposição do quadro de pesquisadores fortalecendo-se, em especial, as dez áreas existentes no IMPA. Nos últimos onze anos essa estratégia foi seguida à risca: contrataram-se 18 novos pesquisadores, tendo sido fortalecidas oito das dez áreas de pesquisa existentes. Além disso, criou-se a área de Geometria Simplética e introduziram-se novos temas.

Durante o primeiro semestre de 2014 o quadro científico do IMPA foi enriquecido com a contratação, em caráter probatório “tenure track”, de dois jovens matemáticos: Hubert Lacoin, da França, da área de Probabilidade e Oliver Lorscheid, da Alemanha, da área de Geometria Algébrica e Teoria de Números. Foram cem os candidatos a estas posições, de diversas partes do mundo.

Em 2014, o quadro de pesquisadores contava com 45 matemáticos aos quais acrescentam-se mais 5 pesquisadores eméritos.

O crescimento do quadro científico do IMPA pode ser apreciado no gráfico seguinte: 34 34 36 36 38 40 42 42 42 46 51 51 49 50 30 35 40 45 50 55 60 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014

Pesquisadores

(6)

Como consequência do fortalecimento do quadro científico a produção científica do IMPA alcançou em 2014 níveis sem precedentes o que pode ser apreciado no expressivo número de publicações em revistas de circulação internacional, nos indicadores 1. e 2. deste relatório.

O ano de 2014 foi pleno de reconhecimentos importantes a vários dos nossos pesquisadores.

Destacamos a inédita concessão da Medalha Fields ao pesquisador extraordinário do IMPA, Prof. Artur Ávila, durante o Congresso Internacional de Matemáticos realizado em Seul. Trata-se do mais alto reconhecimento no campo da Matemática à extraordinária contribuição científica do Artur Ávila. No mesmo evento, o IMPA teve quatro dos seus pesquisadores entre os palestrantes: Fernando Codá (palestra plenária), Mikhail Belolipetsky, Carlos Gustavo Moreira, Vladas Sidoravicius. Essas honrarias contribuem para reafirmar o IMPA como centro de referência internacional de pesquisa.

O IMPA mantém um vigoroso programa de intercâmbio científico. Por um lado a Instituição estimula a mobilidade científica de nossos pesquisadores, permitindo a participação em intercâmbio em pesquisa e eventos no exterior por um período de até três meses por ano. Por outro lado, encoraja a realização de congressos internacionais no IMPA organizados pelos seus pesquisadores. Existe, ainda um sólido programa de pesquisadores visitantes que em 2014 alcançou níveis sem precedentes, com um total de 781 visitas-mês, o que corresponde a mais do que duplicar o número de nossos pesquisadores. Em particular, sedimentou-se como uma das atividades de destaque na Instituição seu Pós-Doutorado de Excelência, o qual conta com pesquisadores em visitas de dois anos.

O programa de pós-doutorado de excelência, suportado pela CAPES, tem tido uma demanda muito grande. Na última chamada internacional de 2013, para o preenchimento de 04 vagas, houve 109 candidatos, dos quais 40 foram considerados muito bem qualificados. Onze deles foram indicados a outras universidades. Em 2014, foi feita nova chamada internacional, para preenchimento de quatro vagas, aprovada pela Comissão de Atividades Científicas. Apresentaram-se 118 matemáticos de 16 países, tendo sido selecionados quatro jovens matemáticos para desenvolver pesquisas no IMPA. Mediante acordo com a CAPES, o IMPA indicou ainda, dentre esses candidatos, dezenove pesquisadores estrangeiros para realizar um pós-doutorado de excelência em outras instituições no Brasil. O IMPA contribui assim para a renovação dos quadros matemáticos nas universidades brasileiras.

(7)

Em 2014 foram realizados no IMPA 13 congressos científicos com forte presença internacional.

Os Programas Temáticos, com duração variada de até seis meses, é um conjunto de atividades em torno de uma área de pesquisa, com minicursos a cargo de autoridades científicas da área, presença de alunos de outras partes do país, seminários, culminando com um workshop. Essa atividade cuja organização é aberta a matemáticos das universidades brasileiras mediante edital, vêm estabelecendo-se como atividade regular do Instituto. Em 2014 foram realizados dois programas temáticos com o apoio da CAPES e do MCTI.

O bem sucedido programa Conferências Magnas contou este ano com a presença de três distinguidos matemáticos: Vaughan Jones, Medalha Fields 1990, Etienne Ghys, Professor da École Normale Supérrieure de Lyon e Pierre-Louis Lions, Medalha Fields 1994. As palestras foram irradiadas a todo país.

A formação de novos pesquisadores, que venham a integrar os quadros avançados de matemáticos de nossas universidades e institutos de pesquisa, é uma das atividades relevantes da Instituição praticamente desde sua fundação. Os programas de mestrado e doutorado do IMPA mantêm o mais elevado conceito nas avaliações periódicas da CAPES e são responsáveis pela implantação de um padrão de excelência na pós-graduação em Matemática no país.

Na sua ponta extrema, a procura de novos talentos apóia-se nas atividades da OBM e da OBMEP, de grande abrangência nacional. Em particular, em 2014 o IMPA recebeu no seu programa de doutorado 5 alunos provenientes da OBMEP. Essas atividades têm sido também importantes veículos para a disseminação do estudo da matemática nas escolas do país.

A formação de mestres e doutores mantém uma média uniforme nos últimos anos. É preciso mencionar no entanto que os valores das bolsas de mestrado e doutorado estão defasados, especialmente em cidades como o Rio de janeiro em que o custo de vida é mais elevado. A Instituição está fazendo o possível para remediar essa situação mediante auxílios de alimentação e transporte para os estudantes mas torna-se inevitável que os valores das bolsas sejam ajustados, ao menos nas grandes cidades.

Em 2014 foi inaugurada a série “Monografias do IMPA”, editadas e distribuídas pela renomada editora científica alemã Springer. Até o momento foram publicadas duas edições. A primeira, de autoria de Marco Brunella (Birational

(8)

Geometry of Foliations), e a segunda de Jorge Vitorio Pereira – pesquisador do IMPA- em parceria com o Prof. Luc Pirio (An Invitation to Web Geometry). No dia 08/04/2014 foi assinada a escritura da importante doação , da Rede Globo ao IMPA, de terreno com cerca de 250 mil m2, vizinho ao IMPA, em um ato que contou com a presença de jovens pesquisadores do IMPA e de Roberto Irineu Marinho. Esta doação permitirá a ampliação das atividades do IMPA. Abrigará residências para estudantes e visitantes bem como um centro para a disseminação da Matemática e instalações adequadas à realização de congressos. Na cerimônia de premiação da OBMEP 2013, realizada no dia 21/05/2014, no Teatro Cidade das Artes, Rio de Janeiro, a Exma. Sra. Presidente da República, Dilma Rousseff anunciou o compromisso de apoiar as obras de expansão do IMPA. Além disso, no dia 29/05/2014 recebemos a visita do Ministro da Educação Henrique Paim, do Presidente da CAPES Jorge Guimarães e do Diretor do INEP Francisco Soares. O Ministro Paim reafirmou nessa ocasião a determinação do Governo em apoiar financeiramente a expansão física do IMPA e de suas atividades de ensino e pesquisa, em particular no fortalecimento da OBMEP como um projeto educacional e no aumento do número de pesquisadores. O Ministro Paim afirmou, ainda, o apoio financeiro do MEC à realização da Olimpíada Internacional de Matemática em 2017 e ao Congresso Internacional de Matemáticos em 2018, encontros que ocorrerão no Rio de Janeiro.

Nesse sentido foi assinado em dezembro de 2014 um Termo Aditivo ao Contrato de Gestão que o IMPA mantém com o Poder Público, no qual está previsto que a partir dessa data o MEC participará do Contrato de Gestão entre o IMPA e o MCTI, na forma de interveniente, contribuindo nos aspectos financeiros com a expansão física do IMPA e de suas atividades científicas como prometida pelo Governo Federal.

César Camacho

(9)

II) Governança Corporativa

O IMPA é administrado pela organização social Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, fomentada e supervisionada pelo MCTI segundo a Lei nº 9.637 de 15 de maio de 1998, Decreto nº 3.605 de 20 de setembro de 2000 e Decreto 3.703 de 27 de dezembro de 2000.

Missão

Realizar pesquisas em ciências matemáticas e afins, formar pesquisadores, disseminar o conhecimento matemático em todos os seus níveis e integrá-lo a outras áreas da ciência, cultura, educação e do setor produtivo.

Visão de Futuro

Manter o elevado nível de excelência no cumprimento da sua missão, com particular atenção à renovação do seu quadro científico, na ampliação das suas áreas de atuação, e na articulação com outros centros nacionais para promover uma nova etapa de crescimento com qualidade da Matemática brasileira.

Objetivos Estratégicos

Consolidação, Expansão e Integração do Sistema Nacional de CT&I.

Realizar pesquisas matemáticas em padrão internacional e em tópicos de grande relevância para o avanço do conhecimento na área.

Promover a capacitação científica de jovens pesquisadores e professores universitários e sua participação em programas e projetos de inovação científico-tecnológica.

Difundir o conhecimento matemático junto à sociedade, objetivando seu acesso ao progresso científico na área.

Desenvolver aplicações da Matemática e tecnologias associadas por meio de modelos específicos e produção de softwares inovadores.

Identificar a efetividade no desenvolvimento institucional, avaliando a capacidade para incrementar colaborações e parcerias.

Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão e o Desenvolvimento Social

Buscar o aperfeiçoamento do ensino da Matemática no país e de novos talentos para pesquisa.

Apoiar e colaborar com programas e projetos de melhoria do ensino e disseminação do conhecimento matemático em todos os níveis.

Estrutura Governamental

O IMPA possui sua organização e estrutura definida no seu Estatuto Social, onde constam as definições das competências dos três órgãos de Administração do IMPA: o Conselho de Administração, a Diretoria e o Conselho Técnico Científico.

O órgão deliberativo máximo do IMPA é o seu Conselho de Administração, cujo mandato inclui a escolha do Diretor Geral e a definição do planejamento estratégico,

(10)

além de definir as políticas e diretrizes gerais do IMPA, avaliar planos e projetos propostos pela Diretoria, bem como fixar parâmetros para seu funcionamento.

A composição do Conselho de Administração, por força da Lei 9.637/98 e do Estatuto da Associação, tem a seguinte composição: um membro do quadro de dirigente do MCTI, um membro do quadro de dirigente do CNPq, um membro do quadro de dirigente do MEC, um pesquisador membro da ABC, um pesquisador membro da SBPC, um representante da FIRJAN, dois profissionais ligados à área científica ou tecnológica, um membro representante dos associados e um pesquisador titular do IMPA.

Cabe à Diretoria promover executivamente os objetivos institucionais, segundo as diretrizes e planos aprovados pelo Conselho de Administração.

Em matéria de assuntos acadêmicos, o Conselho Técnico Científico, formado por cinco matemáticos do IMPA e cinco cientistas brasileiros externos, possui papel deliberativo, delegado pelo Conselho de Administração.

As contas do IMPA são públicas e disponíveis na Internet. O Controle da Instituição é múltiplo e rigoroso. O IMPA possui uma Assessoria de Controle Interno e uma Auditoria independente escolhidas pelo Conselho de Administração. Além disso, O IMPA recebe visitas anuais da Controladoria Geral da União, e está sujeito à fiscalização do Tribunal de Contas da União.

O Plano de Metas do IMPA é ajustado anualmente em conjunto com uma comissão interministerial. As metas expressam bem os parâmetros pelos quais é medido o desempenho da Instituição.

Todas as metas propostas estão sendo atingidas na execução do Contrato de Gestão e a estrutura da Organização Social tem se mostrado altamente apropriada para o funcionamento da Instituição, permitindo, em particular, uma adequada flexibilidade administrativa, de acordo com seus regulamentos internos, tais como: Regimento Interno, o Regulamento de Aquisição de Bens e Serviços, o Regulamento Financeiro, e Regulamento de Recursos Humanos.

Comissões Acadêmicas

O IMPA baseia sua organização na participação ativa dos seus pesquisadores nas Comissões Acadêmicas, principalmente na Comissão de Ensino (CEN), e na Comissão de Atividades Científicas (CAC), onde estão representadas todas as áreas da matemática do IMPA. Não existem Departamentos específicos por áreas, o que permite a participação conjunta dos pesquisadores nas decisões dos objetivos da Instituição.

Comissão de Ensino:

André Nachbin

Augusto Quadros Teixeira Benar Fux Svaiter

Carlos Gustavo Tamm de A. Moreira Carolina Bhering de Araujo

César Camacho (Diretor Geral do IMPA) Claudio Landim (Diretor Adjunto do IMPA) Emanuel Augusto de Souza Carneiro Jorge Passamani Zubelli

(11)

Jorge Vitório Pereira Jose Maria Espinar Garcia

Roberto Imbuzeiro (Coordenador) Reimundo Heluani

Comissão de Atividades Científicas:

Alfredo Iusem Aloisio Araújo

César Camacho (Diretor Geral do IMPA) Claudio Landim (Diretor Adjunto do IMPA) Dan Marchesin

Felipe Linares Henrique Bursztyn Karl-Otto Stöhr Luiz Velho

Marcelo Viana (Coordenador)

Pesquisadores do IMPA Corpo Científico

1.Alcides Lins Neto 2.Alexey Maylybaev 3. Alfredo Noel Iusem 4.Aloísio Pessoa de Araújo 5.André Nachbin

6.Arnaldo Leite Pinto Garcia (até 20/06/2014) 7.Augusto Quadros Teixeira

8.Benar Fux Svaiter

9.Carlos Gustavo T. A. Moreira 10.Carolina Bhering de Araújo 11.Claudio Landim

12.Dan Marchesin 13.Diego Nehab

14.Eduardo de Sequeira Esteves 15.Emanuel Carneiro

16.Enrique Ramiro Pujals

17.Fernando Codá dos S. C. Marques (até 01/09/2014) 18.Henrique Bursztyn

19.Hermano Frid Neto 20.Hossein Movasati 21.Hubert Lacoin

22.Jorge Passamani Zubelli

23.Jorge Vitório B. dos Santos Pereira 24.José Espinar (Cátedra J. Simons) 25.José Felipe Linares Ramirez 26.Karl-Otto Stöhr

27.Lucio Ladislao Rodriguez 28.Luis Adrian Florit

29.Luiz Carlos Pacheco Rodrigues Velho 30.Luiz Henrique de Figueiredo

(12)

32.Marcos Dajczer

33.Mikhail Belolipetskiy (Cátedra S.S. Chern) 34.Mikhail Vladimir Solodov

35.Milton Jara 36.Oliver Lorscheid

37.Paulo Roberto Grossi Sad 38.Rafael José Iório Junior 39.Reimundo Heluani 40.Robert David Morris

41.Roberto Imbuzeiro M. F. de Oliveira 42.Vladas Sidoravicius

43.Welington Celso de Melo

Pesquisadores Extraordinários

1.Artur Ávila Cordeiro de Melo (Cátedra Armínio Fraga) 2.Harold William Rosenberg

Pesquisadores Eméritos

1.César Leopoldo Camacho Manco 2.Elon Lages Lima

3.Jacob Palis Junior

4.Manfredo Perdigão do Carmo 5.Mauricio Matos Peixoto

Infraestrutura Tecnológica

O IMPA possui um ambiente computacional bem estruturado e conectado à Internet, utilizado por pesquisadores, funcionários, alunos e visitantes, para realização das suas atividades. Possui 3 laboratórios de recursos computacionais: o Laboratório de Dinâmica dos Fluidos – FLUID, o Laboratório de Visão e Computação Gráfica – VISGRAF e o Laboratório de Análise e Modelagem Matemática em Ciências Aplicadas - LAMCA.

A rede interna do IMPA consiste de um backbone Gigabit Ethernet em fibra ótica, interligando mais de 650 estações de trabalho heterogêneas e diversas impressoras. Dentre todos os equipamentos, podemos classificá-los, para questões de avaliação tecnológica, em quatro categorias: servidores, estações de trabalho, impressoras e de conectividade. Os servidores vêm sendo atualizados conforme demanda de reposição e/ou atualização tecnológica. O crescimento atual permanece em 15%.

Os equipamentos de conectividade, entre eles o backbone e a telefonia IP, possuem uma grande variação no que diz respeito ao nível tecnológico. No que se refere ao backbone, possuímos uma demanda de crescimento de 20% em função de expansões, novos pontos de acesso e acréscimo de serviços de rede oferecidos. O IMPA encontra-se conectado à REDECOMEP – Rede Comunitária de Ensino e Pesquisa, através de um link redundante de 1Gbps, além da sua conexão principal com o provedor de conectividade Level3, através de um link também de 1Gbps. Com isso, o IMPA agora possui conectividade através de 3 links redundantes.

Recentemente foi implantado o sistema digital de telefonia sobre IP – VoIP, permitindo uma expansão na capacidade de ramais e serviço da Instituição. Atualmente em

(13)

operação, o novo sistema de telefonia digital permitiu uma redução de aproximadamente 60% no custo mensal, além de agregar novos serviços.

Estrutura Audiovisual e de gravação/transmissão de vídeos

O IMPA conta com 03 auditórios e 01 sala de aula com plena capacidade para gravação de vídeos e de transmissão em tempo real via Internet, e vem renovando recursos de audiovisual de outras 9 salas. Os vídeos produzidos no IMPA ficam à disposição para acesso público no servidor de vídeos, amplamente acessado.

Além disso, podemos fazer eventos para a área de ensino e pesquisa em conjunto com outras instituições por veiculação de som e imagem, sistema que tem sido muito útil no Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), para 61 instituições espalhadas pelo país interativamente, como também para a gravação dos cursos regulares semestrais em nível de pós-graduação em mestrado e doutorado.

III) Atividades Especiais do IMPA

1) O Apoio do IMPA à Pesquisa no Brasil

Destacamos o programa especial de Apoio à Pesquisa no Brasil, em parceria com a CAPES, iniciado em 2010, o qual consiste na oferta a matemáticos de estágios de longa duração, com bolsas de valor competitivo. O projeto de pesquisa deve ser abrangente e ambicioso pois o objetivo é contar com a presença desses pesquisadores no IMPA durante períodos longos, de forma a interagir com os pesquisadores e alunos de doutorado, e com o vasto número de pesquisadores visitantes estrangeiros e nacionais que a Instituição recebe.

As modalidades de apoio são: Visitantes Brasileiros de Excelência, Programa de Pós-doutorado de Excelência, Pós-Pós-doutorado de Excelência em Matemática Industrial, Temas da Matemática Contemporânea, Programas Temáticos, Pós-doutorado de Excelência em Matemática em cooperação com outros centros internacionais.

2) Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM

Criada em 1979, a OBM tem por objetivos estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.

A competição é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

3) Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP

A OBMEP é uma atividade do IMPA voltada para o Ensino Médio e Fundamental. Promovida com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a Olimpíada foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.

(14)

A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Hoje a OBMEP mobiliza mais de 18 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas (localizadas em mais de 99% dos municípios).

No site da Olimpíada, www.obmep.org.br, alunos, pais de alunos e professores encontram materiais didáticos como bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores, bem como vídeo aulas de matemática do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

4) Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM

O PAPMEM se constitui de cursos intensivos de curta duração, nos meses de janeiro e julho, direcionados a professores de Matemática do Ensino Médio atuantes no Estado do Rio de Janeiro e em mais 26 estados brasileiros, e retransmitidos em parceria com a RNP, para 65 outras instituições.

No módulo realizado em janeiro, 4.406 professores participaram do curso e em julho, 4.291 professores, fora os que participaram apenas assistindo as aulas online, acessando o link disponibilizado na internet ou nas próprias instituições participantes.

5) Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

PROFMAT

O PROFMAT é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que visa atender professores de matemática do ensino básico, especialmente nas escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional. É coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, e recebe apoio administrativo do IMPA e financeiro da CAPES.

Durante os 4 anos do programa no IMPA, tivemos 1.118 candidatos para um total de 170 vagas. Destes, 164 foram admitidos como alunos, sendo 139 bolsistas. Formamos até o momento 74 mestres e contamos com 56 alunos ativos.

6) Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática – INCTMat

Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira

O INCTMat é um instituto virtual de excelência, reunindo nossos melhores grupos de pesquisa matemática em 35 instituições brasileiras. Foram promovidas no ano de 2014, 45 reuniões científicas e projetos de pesquisa em todas as principais áreas de Matemática e aplicações.

O INCTMat permite planejar globalmente as atividades e inova em termos de execução, cabendo a responsabilidade das decisões a um Comitê Gestor, coordenado por um pesquisador do IMPA. Iniciou suas atividades em 2009, com vigência prevista de cinco anos, estendida por mais 12 meses, até dezembro de 2014. Um novo Edital foi lançado e o resultado está previsto para março de 2015.

Os Centros em Desenvolvimento usufruíram de bolsas de iniciação científica para alunos com grande potencial. Também durante este período contou com o apoio da CAPES em forma de bolsas de pós-doutorado para jovens recém-formados.

(15)

2.INDICADORES DE DESEMPENHO Histórico dos Indicadores

Período: 2001 a 2005 Descrição Unid. (1) Peso V0 Contratada Realizada 2001 2002 2003 2004 2005 C - - 55 55 55 R - - 64 59 60 C 100 110 110 110 110 R 105 107 106 125 116 C 80 80 80 80 80 R 93 90,3 90,6 90,6 90,6 C 100 120 120 170 170 R 167 197 172 185,8 268 C - - 50 50 50 R - - 62 134 138 C 6 7 7 8 8 R 7 8 8 9 9 C 80 85 85 85 85 R 100 87 92 98 84 C 70 80 80 80 80 R 100 83 104 114 105 C 9 11 11 12 12 R 12 13 13 11,67 12 C 1100 - 1200 - 1200 R 1100 - 1150 - 1249 C 6 7 7 8 8 R 7 15 10 15 10 C 4 5 5 6 6 R 4 5 5 10 7 C 9 10 10 14 16 R 9 11 14 19 16 C 1230 1260 1290 1120 1290 R 1303 1976 1291 1127 1254 C 7 7 7 7 7 R 7 7 7 7 7 C 14 14 16 18 18 R 16 17 17 18 18 C - - - - -R - - - -

-(1) % = Porcentagem; U = Unidade; I = Índice

Eficácia 17. Número de alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de

Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. U 4,5 DISSEMINAÇÃO DA MATEMÁTICA 8 8 U INFORMAÇÃO CIENTÍFICA

11. Número de protótipos e Softwares produzidos ou aperfeiçoados (novas versões).

10. Número de participantes do Colóquio Brasileiro de Matemática. (realizado nos anos ímpares)

9 U 4 3,5 3 3,5 4 U -8 100 10 80 % 7 U U 5 7 6 4 PESQUISA Efetividade Efetividade Efetividade Eficácia Eficácia

1. Número de artigos publicados no ano em revistas de circulação internacional de alto padrão científico com corpo de pareceristas. U % U U U % 5 14 1200 U 10 7 U 2

16. Número de projetos de pesquisa e convênios de cooperação, vigentes e aprovados por concorrência ou mérito.

15. Nota da CAPES (avaliação a cada três anos) 14. Número de livros e assinaturas de revistas incorporados ao acervo bibliográfico do IMPA.

12. Número de publicações técnico-científicas e/ou patentes resultantes de Projetos.

13. Número de títulos publicados (livros de graduação e pós-graduação). U DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Efetividade Eficácia Eficácia Eficácia Efetividade Eficácia ENSINO

9. Número de doutores formados anualmente/média dos últimos quatro anos.

8. Índice de sucesso do mestrado - programa de 2 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 2 últimos anos, multiplicado por 24 e dividido pelo número de meses de bolsas concedidas nos dois anos que precedem o período acima).

7. Índice de sucesso do doutorado - programa de 4 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 4 últimos anos, multiplicado por 48 e dividido pelo número de meses de bolsas concedidas nos quatro anos que precedem o período acima). Eficácia Eficiência Eficácia Eficiência MACROPROCESSOS Tipo Indicadores INTERCÂMBIO CIENTÍFICO

6.Número de reuniões científicas do IMPA.

5. Número de visitas-mês ao IMPA de estagiários de pós-doutorado.

4. Número de visitas-mês ao IMPA de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

3. Proporção de pesquisadores com Bolsa de Produtividade do CNPq.

2. Número de artigos publicados ou aceitos para publicação em revistas de circulação internacional e alto padrão científico, com corpo de pareceristas.

Eficácia Metas / Ano 1100 U -100 6 50 6 70 8

(16)

Histórico dos Indicadores Período: 2006 a 2010 Descrição Unid. (1) Peso V0 Contratada Realizada 2006 2007 2008 2009 2010 C 55 55 57 60 65 R 62 66 80 85 68 C 110 110 115 120 130 R 121 128 140 145 135 C 80 80 80 80 80 R 83 91 92 94,5 85,4 C 180 220 230 230 240 R 236 227 244 245 252 C 75 130 150 180 180 R 198 215 229 290 236 C 8 9 10 10 10 R 11 10 12 11 12 C 85 85 85 85 85 R 94 83 86 88 88 C 85 85 85 85 85 R 86 89 86 91 88 C 12 12 12 12 13 R 12,67 12,3 15 17 19,33 C - 1200 - 1200 -R - 1250 - 1224 -C 8 10 8 6 5 R 11 10 9 6 5 C 6 6 6 6 7 R 10 12 7 6 7 C 16 16 18 18 18 R 18 28 18 18 18 C 900 900 1000 900 900 R 1012 958 965 918 931 C 7 7 7 7 7 R 7 7 7 7 7 C 19 20 20 24 36 R 21 24 23 49 58 C - - - - -R - - - -

-(1) % = Porcentagem; U = Unidade; I = Índice

Eficácia 17. Número de alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de

Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

U (milhões) 4,5 DISSEMINAÇÃO DA MATEMÁTICA 8 8 U INFORMAÇÃO CIENTÍFICA

11. Número de protótipos e Softwares produzidos ou aperfeiçoados (novas versões).

10. Número de participantes do Colóquio Brasileiro de Matemática. (realizado nos anos ímpares)

9 U 4 3,5 3 3,5 4 U -8 100 10 80 % 7 U U 5 7 6 4 PESQUISA Efetividade Efetividade Efetividade Eficácia Eficácia

1. Número de artigos publicados no ano em revistas de circulação internacional de alto padrão científico com corpo de pareceristas. U % U U U % 5 14 1200 U 10 7 U 2

16. Número de projetos de pesquisa e convênios de cooperação, vigentes e aprovados por concorrência ou mérito.

15. Nota da CAPES (avaliação a cada três anos) 14. Número de livros e assinaturas de revistas incorporados ao acervo bibliográfico do IMPA.

12. Número de publicações técnico-científicas e/ou patentes resultantes de Projetos.

13. Número de títulos publicados (livros de graduação e pós-graduação). U DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Efetividade Eficácia Eficácia Eficácia Efetividade Eficácia ENSINO

9. Número de doutores formados anualmente/média dos últimos quatro anos.

8. Índice de sucesso do mestrado - programa de 2 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 2 últimos anos, multiplicado por 24 e dividido pelo número de meses de bolsas concedidas nos dois anos que precedem o período acima).

7. Índice de sucesso do doutorado - programa de 4 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 4 últimos anos, multiplicado por 48 e dividido pelo número de meses de bolsas concedidas nos quatro anos que precedem o período acima). Eficácia Eficiência Eficácia Eficiência MACROPROCESSOS Tipo Indicadores INTERCÂMBIO CIENTÍFICO

6.Número de reuniões científicas do IMPA.

5. Número de visitas-mês ao IMPA de estagiários de pós-doutorado.

4. Número de visitas-mês ao IMPA de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

3. Proporção de pesquisadores com Bolsa de Produtividade do CNPq.

2. Número de artigos publicados ou aceitos para publicação em revistas de circulação internacional e alto padrão científico, com corpo de pareceristas.

Eficácia Metas / Ano 1100 U -100 6 50 6 70 8

(17)

Metas / Ano Descrição Unid. (1) Peso V0 Contratada Realizada 2011 2012 2013 2014 C 65 70 68 70 R 83 77 89 93 C 130 130 125 130 R 134 152 155 156 C 80 80 80 80 R 90 85,1 89 90 C 240 240 240 240 R 287 315 309 368 C 240 250 250 250 R 365 471 424 413 C 10 10 10 10 R 13 14 14 13 C 85 85 85 85 R 86 89 93,6 92,8 C 85 85 85 85 R 87 92 91,7 89,6 C 16 16 16 14 R 20 17,75 16,25 16 C 600 600 600 -R 637 - 602 -C 5 5 5 5 R 5 5 5 5 C 7 7 7 7 R 7 7 7 7 C 16 16 16 16 R 16 17 16 16 C 800 800 800 800 R 900 815 809 802 C 7 7 7 7 R 7 7 7 7 C 48 48 48 48 R 57 57 91 100 C 16 17 17 17 milhões R 18,7 19,16 18,7 18.192.526

(1) % = Porcentagem; U = Unidade; I = Índice

1100 U -100 6 50 6 70 8 7 MACROPROCESSOS Tipo Indicadores INTERCÂMBIO CIENTÍFICO

6.Número de reuniões científicas do IMPA.

5. Número de visitas-mês ao IMPA de estagiários de pós-doutorado.

4. Número de visitas-mês ao IMPA de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

3. Proporção de pesquisadores com Bolsa de Produtividade do CNPq.

2. Número de artigos publicados ou aceitos para publicação em revistas de circulação internacional e alto padrão científico, com corpo de pareceristas.

Eficácia

ENSINO

9. Número de doutores formados anualmente/média dos últimos quatro anos.

8. Índice de sucesso do mestrado - programa de 2 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 2 últimos anos, multiplicado por 24 e dividido pelo número de meses de bolsas concedidas nos dois anos que precedem o período acima).

7. Índice de sucesso do doutorado - programa de 4 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 4 últimos anos, multiplicado por 48 e dividido pelo número de meses de bolsas concedidas nos quatro anos que precedem o período acima). Eficácia Eficiência Eficácia Eficiência DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Efetividade Eficácia Eficácia Eficácia Efetividade Eficácia INFORMAÇÃO CIENTÍFICA

16. Número de projetos de pesquisa e convênios de cooperação, vigentes e aprovados por concorrência ou mérito.

15. Nota da CAPES (avaliação a cada três anos) 14. Número de livros e assinaturas de revistas incorporados ao acervo bibliográfico do IMPA.

12. Número de publicações técnico-científicas e/ou patentes resultantes de Projetos.

13. Número de títulos publicados (livros de graduação e pós-graduação).

U 5 14

1200

U 10 7

U 2

1. Número de artigos publicados no ano em revistas de circulação internacional de alto padrão científico com corpo de pareceristas. U % U U U % U U U PESQUISA Efetividade Efetividade Efetividade Eficácia Eficácia 8 8 5 7 6 4 -8 100 10 80 %

11. Número de protótipos e Softwares produzidos ou aperfeiçoados (novas versões).

10. Número de participantes do Colóquio Brasileiro de Matemática. (realizado nos anos ímpares)

9 U 4 3,5 4 U 3 3,5

Eficácia 17. Número de alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de

Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

U

(milhões) 4,5 DISSEMINAÇÃO DA

MATEMÁTICA

Histórico dos Indicadores Período: 2011 a 2014

(18)

Resultados concretizados no ano de 2014

MACRO

PROCESSOS TIPO

INDICADORES META

DESCRIÇÃO UNI PESO Contratada Realizada

PESQUISA

Efetividade

1. Número de artigos publicados no ano em revistas de circulação internacional de alto padrão científico com corpo de pareceristas.

U 10 70 93

Efetividade

2. Número de artigos publicados ou aceitos para publicação em revistas de circulação internacional e alto padrão científico, com corpo de pareceristas.

U 8 130 156

Efetividade 3. Proporção de pesquisadores com Bolsa de

Produtividade do CNPq. % 7 80 90

INTERCÂMBIO CIENTÍFICO

Eficácia 4. Número de visitas-mês ao IMPA de

pesquisadores nacionais e estrangeiros. U 5 240 368

Eficácia 5. Número de visitas-mês ao IMPA de

estagiários de pós-doutorado. U 4 250 413

Eficácia 6. Número de reuniões científicas do IMPA. U 7 10 13

ENSINO

Eficiência

7. Índice de sucesso do doutorado - programa de 4 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 4 últimos anos, multiplicado por 48 e dividido pelo número de meses de bolsas concedidas nos quatro anos que precedem o período acima).

% 8 85 92,8

Eficiência

8. Índice de sucesso do mestrado - programa de 2 anos (quantidade de títulos concedidos a bolsistas nos 2 últimos anos, multiplicado por 24 e dividido pelo número de meses de bolsas concedidas nos dois anos que precedem o período acima).

% 6 85 89,6

Eficácia 9. Número de doutores formados anualmente;

média dos últimos quatro anos. U 8 14 16

Eficácia

10. Número de participantes do Colóquio Brasileiro de Matemática (realizado nos anos ímpares).

U 3 -

-DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Eficácia 11. Número de protótipos e Softwares

produzidos ou aperfeiçoados (novas versões). U 3,5 5 5

Eficácia 12. Número de publicações técnico-científicas

e/ou patentes resultantes de Projetos. U 3,5 7 7

INFORMAÇÃO CIENTÍFICA

Eficácia 13. Número de títulos publicados (livros de

graduação e pós-graduação). U 4 16 16

Eficácia

14. Número de livros e assinaturas de revistas

incorporados ao acervo bibliográfico do IMPA. U 2 800 802

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Efetividade 15. Nota da CAPES (avaliação a cada três anos) U 10 7 7

Efetividade

16. Número de projetos de pesquisa e convênios de cooperação, vigentes e aprovados por concorrência ou mérito.

U 5 48 100

DISSEMINAÇÃO DA

MATEMÁTICA Eficácia

17. Número de alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

(19)

MACROPROCESSOS: DETALHAMENTO E METAS REALIZADAS

MACROPROCESSO PESQUISA

Realização de pesquisas matemáticas em padrão internacional e em tópicos considerados de grande relevância para o avanço do conhecimento nesta área e suas aplicações, dando ao Brasil destacado nível de contribuição no setor.

INDICADOR 1: Número de artigos publicados no ano em revistas de circulação internacional de alto padrão científico com corpo de pareceristas.

META CONTRATADA 70

META REALIZADA 93

Comentários: ressaltamos o alto nível dos periódicos em que os trabalhos de

pesquisa foram publicados, em padrão análogo à produção científica dos pesquisadores dos melhores centros internacionais de matemática. O valor em que a meta tem sido ultrapassada demonstra a solidez e estabilidade da produtividade da instituição.

Fatores favoráveis: A produção científica do IMPA é incentivada pelo vigoroso

programa de visitantes e pela política institucional de viabilizar estágios de pesquisa em outras instituições, as quais potencializam as conexões nacionais e internacionais dos pesquisadores.

Fatores desfavoráveis: Nada a assinalar neste período Publicações

ALCIDES LINS NETO

http://lattes.cnpq.br/7331877615631303 alcides@impa.br

1. Foliations with a Morse Center.

Journal of Singularities,vol. 9, p. 82-100, 2014. Classificação no Qualis: B5.

ALEXEI MAILYBAEV

http://lattes.cnpq.br/1764348242770557 alexei@impa.br

2. Effects of water on light oil recovery by air injection.

Fuel (Guildford),vol. 137, p. 200-210, 2014.

Em colaboração com Khoshnevis Gargar, N.; Marchesin, D. e Bruining, J. Classificação no Qualis: A1.

3.Compositional effects in light/medium oil recovery by air injection: vaporization vs. Combustion.

Journal of Porous Media,vol. 17, p. 937-952, 2014.

Em colaboração com Khoshnevis Gargar, N. ; Marchesin, D. e Bruining, J. Classificação no Qualis: B3.

4.Diffusive effects on recovery of light oil by medium temperature oxidation.

Transport in Porous Media, nº. 1, vol. 105, p. 191-209, 2014.

Em colaboração com Khoshnevis Gargar, N. ; Marchesin, D. e Bruining, J. Classificação no Qualis: B2.

(20)

ALFREDO IUSEM

http://lattes.cnpq.br/4109776574669445 iusp@impa.br

5.A Levenberg-Marquardt method with approximate projections.

Computational Optimization and Applications,vol. 59, p. 5-26, 2014. Em colaboração com Behling, R.: Fischer, A.; Ye, Y e Herrich, M. Classificação no Qualis: A2.

6.Motzkin Predecomposable Sets.

Journal of Global Optimization,vol. 60, p. 635-647, 2014. Em colaboração com Martinez-Legaz, J. E. e Todorov, M. I. Classificação no Qualis: A2.

7.Splitting methods for finding zeroes of sums of maximal monotone operators in Banach spaces.

Journal of Nonlinear and Convex Analysis, nº. 2, vol. 15, p. 379-397, 2014. Em colaboração com F. Svaiter, B.

Classificação no Qualis: B2.

8.On The symmetric quadratic eigenvalue complementarity problem.

Optimization Methods and Software, nº. 4, vol. 29, p. 751-770, 2014. Em colaboração com M. Fernandes,L.; Fukushima, M. e Judice, J. Classificação no Qualis: B1.

9.Concepts and Techniques of Optimization on the Sphere.

TOP (Madrid),vol. 22, p. 1148-1170, 2014. Em colaboração com Ferreira, O.P. e Németh, S. Classificação no Qualis: B1.

ANDRÉ NACHBIN

http://lattes.cnpq.br/9594110236776932 nachbin@impa.br

10.A boundary integral formulation for particle trajectories in Stokes waves.

Discrete and Continuous Dynamical Systems. Series A,vol. 34, p. 3135-3153, 2014. Em colaboração com Ribeiro-Junior, R.

Classificação no Qualis: B1.

11.Fully discrete stability and dispersion analysis for a linear dispersive internal wave model.

Journal of Computational and Applied Mathematics, nº. 1, vol. 33, p. 203-221, 2014. Em colaboração com Alfaro Vigo, D. G.; P. Oliveira, S. e Ruiz de Zárate, A.

Classificação no Qualis: A2.

ARNALDO GARCIA

http://lattes.cnpq.br/1823087211386277 garcia@impa.br

12.Galois towers over non-prime finite fields.

Acta Arithmetica, nº. 2, vol. 164, p. 163-179, 2014.

Em colaboração com Bassa, A.; Beelen, P. e Stichtenoth, H. Classificação no Qualis: A2.

(21)

13.An Improvement of the Gilbert-Varshamov Bound over Non-prime Fields.

IEEE Transactions on Information Theory, nº. 7, vol. 60, p. 3859-3861, 2014. Em colaboração com Bassa, A.; Beelen, P. e Stichtenoth, H.

Classificação no Qualis: A1.

ARTUR AVILA

http://lattes.cnpq.br/8907835195811403 avila@impa.br

14.Singular density of states measure for subshift and quasi-periodic schrodinger operators.

Communications in Mathematical Physics, nº. 2, vol. 330, p. 469-498, 2014. Em colaboração com Damanik,D. e Zhang, Z.

Classificação no Qualis: A1.

15.Complex one-frequency cocycles.

Journal of the European Mathematical Society (Print), nº.9, vol. 16, p. 1915-1935 2014. Em colaboração com Jitomirskaya,S. e Sadel, C.

Classificação no Qualis: A1.

AUGUSTO TEIXEIRA

http://lattes.cnpq.br/8353498280775865 augusto@impa.br

16.Universality of trap models in the ergodic time scale.

Annals of Probability, nº. 6, vol. 42, p. 2497-2557, 2014. Em colaboração com Jara, M. e Landim, C.

Classificação no Qualis: A1.

BENAR SVAITER

http://lattes.cnpq.br/6495240035306074 benar@impa.br

17.Implementation of a block-decomposition algorithm for solving large-scale conic semidefinite programming problems.

Computational Optimization and Applications, nº. 1, vol. 57, p. 45-69, 2014. Em colaboração com D. C. Monteiro,R. e Ortiz, C.

Classificação no Qualis: A2.

18.Geometric properties of maximal monotone operators and convex functions which may represent them.

Journal of Convex Analysis, nº. 2, vol. 21, p. 553-569, 2014. Classificação no Qualis: B1.

19.On the Monotone Polar and Representable Closures of Monotone Operators.

Journal of Convex Analysis, nº. 2, vol. 21, p. 495-505, 2014. Em colaboração com Bueno,O. e Martinez-Legaz, J. E. Classificação no Qualis: B1.

20.A class of Fejer convergent algorithms, approximate resolvents and the Hybrid Proximal-Extragradient method ( arXiv ).

Journal of Optimization Theory and Applications,vol. 162, p. 133-153, 2014. Classificação no Qualis: A2.

(22)

21.Newton-Like Dynamics and Forward-Backward Methods for Structured Monotone Inclusions in Hilbert Spaces.

Journal of Optimization Theory and Applications, nº. 2, vol. 161, p. 331-360, 2014. Em colaboração com Abbas, B. e Attouch, H.

Classificação no Qualis: A2.

22.A first-order block-decomposition method for solving two-easy-block structured semidefinite programs.

Mathematical Programming Computation, nº. 2, vol. 6, p. 103-150, 2014. Em colaboração com D. C. Monteiro, R. e Ortiz, C.

Classificação no Qualis: B3.

23.A quadratically convergent Newton method for vector optimization.

Optimization (Print), nº. 5, vol. 63, p. 661-677, 2014.

Em colaboração com Graña Drummond, L. M. e Raupp, F. M. P. Classificação no Qualis: B1.

24.On the behaviour of constrained optimization methods when Lagrange multipliers do not exist.

Optimization Methods and Software, nº. 3, vol. 29, p. 646-657, 2014. Em colaboração com Andreani, R. ; Martinez, J. M. e Santos, L. T. Classificação no Qualis: B1.

25.Gauge functions for convex cones.

Journal of Convex Analysis, nº. 3, vol. 21, p. 851-856, 2014. Classificação no Qualis: B1.

Splitting methods for finding zeroes of sums of maximal monotone operators in Banach spaces.

Journal of Nonlinear and Convex Analysis, nº. 2, vol. 15, p. 379–397, 2014. Em colaboração com N. Iusem, A.

Classificação no Qualis: B2.

CARLOS GUSTAVO MOREIRA

http://lattes.cnpq.br/5809459915075654 gugu@impa.br

26.On integers which are the sum of a power of 2 and a polynomial value.

Bulletin of the Brazilian Mathematical Society, nº. 3, vol. 45, p. 559-574, 2014. Em colaboração com Luca, F. e Pomerance, C.

Classificação no Qualis: A2.

27.A Marstrand Theorem for subsets of integers.

Combinatorics, Probability and Computing, nº. 1, vol. 23, p. 116-134, 2014. Em colaboração com Lima, Y.

Classificação no Qualis: A2.

CAROLINA ARAUJO

http://lattes.cnpq.br/0199310715714042 araujo@impa.br

28.Flat deformations of Pn.

(23)

Em colaboração com Ramón-Marí, J. J. Classificação no Qualis: A2.

29.On codimension 1 del Pezzo foliations on varieties with mild singularities.

Mathematische Annalen, nº. 3-4, vol. 360, p. 769-798, 2014. Em colaboração com Druel, S.

Classificação no Qualis: A1.

30.On degeneracy schemes of maps of vector bundles and applications to holomorphic foliations.

Mathematische Zeitschrift, nº. 1-2, vol. 276, p. 505-515, 2014. Em colaboração com Corrêa, M.

Classificação no Qualis: A1.

CÉSAR CAMACHO

http://lattes.cnpq.br/4949894694597643 camacho@impa.br

Foliated Neighborhoods of Exceptional Manifolds.

Indiana University Mathematics Journal, nº. 5, vol. 63, p. 1235-1247, 2014. Em colaboração com Movasati, H.

Classificação no Qualis: A1.

CLAUDIO LANDIM

http://lattes.cnpq.br/1239178396679623 landim@impa.br

31.Metastability for a non-reversible dynamics: the evolution of the condensate in totally asymmetric zero range processes.

Communications in Mathematical Physics, nº. 1, vol. 330, p. 1-32, 2014. Classificação no Qualis: A1.

32.A Dirichlet principle for non reversible Markov chains and some recurrence theorems.

Probability Theory and Related Fields, nº. 1-2, vol. 158, p. 55-89, 2014. Em colaboração com Gaudilliére, A.

Classificação no Qualis: A1.

Universality of trap models in the ergodic time scale.

Annals of Probability, nº. 6, vol. 42, p. 2497-2557, 2014. Em colaboração com Teixeira, A. e Jara, M.

Classificação no Qualis: A1.

DAN MARCHESIN

http://lattes.cnpq.br/7035545485084138 marchesi@impa.br

33.Combustion waves and Riemann solutions in light porous foam.

Journal of Hyperbolic Differential Equations, nº. 2, vol. 11, p. 295-328, 2014. Em colaboração com Chapiro, G. e Schecter, S.

(24)

Compositional effects in light/medium oil recovery by air injection: vaporization vs. Combustion.

Journal of Porous Media,vol. 17, p. 937-952, 2014.

Em colaboração com Khoshnevis Gargar, N. ; Mailybaev, A. e Bruining, J. Classificação no Qualis: B3.

Diffusive effects on recovery of light oil by medium temperature oxidation.

Transport in Porous Media, nº. 1, vol. 105, p. 191-209, 2014.

Em colaboração com Khoshnevis Gargar, N. ; Mailybaev, A. e Bruining, J. Classificação no Qualis: B2.

DIEGO NEHAB

http://lattes.cnpq.br/6407920272037317 diego@impa.br

34.Automating image morphing using structural similarity on a halfway domain.

ACM Transactions on Graphics, nº. 5, vol. 33, p. 168, 2014.

Em colaboração com Liao, J. ; de Lima, R. ; Sander, P. V. e Hoppe, H. Classificação no Qualis: A1.

35.Massively-parallel vector graphics.

ACM Transactions on Graphics (Proceedings of the ACM SIGGRAPH Asia 2014), nº. 6, vol. 36, p. 229, 2014.

Em colaboração com Ganacim, F. ; Lima, R. S. e Figueiredo, L. H. Classificação no Qualis: A1.

36.Semi-automated video morphing.

Computer Graphics Forum (Proceedings of Eurographics Symposium on Rendering 2014), nº. 4, vol. 33, p. 51-60, 2014.

Em colaboração com Liao, J. ; de Lima, R. S. ; Sander, P. V. e Hoppe, H. Classificação no Qualis: A2.

37.A Fresh look at generalized sampling.

Foundations and Trends in Computer Graphics and Vision, nº. 1, vol. 8, p. 1-84, 2014. Em colaboração com Hoppe, H.

Classificação no Qualis: S/C.

EMANUEL CARNEIRO

http://lattes.cnpq.br/3020167170588617 carneiro@impa.br

38.Extremal functions in de Branges and Euclidean spaces.

Advances in Mathematics,vol. 260, p. 281-349, 2014. Em colaboração com Littmann, F.

Classificação no Qualis: A1.

ENRIQUE PUJALS

http://lattes.cnpq.br/7233477221322177 enrique@impa.br

39.Law of large numbers for certain cylinder flows.

(25)

Em colaboração com Cirilo,P. e Lima, Y. Classificação no Qualis: A1.

40.Some consequences of the shadowing property in low dimensions.

Ergodic theory & dynamical systems, nº. 4, vol. 34, p. 1273-1309, 2014. Em colaboração com Koropecki, A.

Classificação no Qualis: A1.

41.Partially hyperbolic geodesic flows.

Annales de l'Institut Henri Poincaré, Analyse non Linéaire, nº. 5, vol. 31, p. 985-1014, 2014.

Em colaboração com Carneiro, F. Classificação no Qualis: A1.

FELIPE LINARES

http://lattes.cnpq.br/3029233088896180 linares@impa.br

42.Global well-posedness for the k-dispersion generalized Benjamin-Ono equation.

Differential and Integral Equations, nº. 7-8, vol. 27, p. 601-612, 2014. Em colaboração com Farah, L. G. e Pastor, A.

Classificação no Qualis: B1.

43.Dispersive perturbations of Burgers and hyperbolic equations I: local theory.

SIAM Journal on Mathematical Analysis, nº. 2, vol. 46, p. 1505-1537, 2014. Em colaboração com Pilod, D. e Saut, J. C.

Classificação no Qualis: A1.

FERNANDO CODÁ MARQUES

http://lattes.cnpq.br/4688693754938462 coda@impa.br

44.Min-max theory and the Willmore conjecture.

Annals of Mathematics, nº. 2, vol. 179, p. 683-782, 2014. Em colaboração com Neves, A.

Classificação no Qualis: A1.

45.The Willmore conjecture.

Jahresbericht der Deutschen Mathematiker-Vereinigung, nº. 4, vol. 116, p. 201-222, 2014.

Em colaboração com Neves, A. Classificação no Qualis: S/C.

HAROLD ROSENBERG

http://lattes.cnpq.br/7577469095265620 rosen@impa.br

46.On minimal spheres of area 4π and rigidity.

Commentarii Mathematici Helvetici, nº. 4, vol. 89, p. 921-928, 2014. Em colaboração com Mazet, L.

(26)

47.On harmonic diffeomorphisms from conformal annuli to Riemannian annuli.

Matemática Contemporânea,vol. 43, p. 171-222, 2014. Em colaboração com Leguil, M.

Classificação no Qualis: B2.

48.On complete submanifolds with parallel mean curvature in product spaces.

Revista Matemática Iberoamericana, nº. 4, vol. 29, p. 1283-1306, 2014. Em colaboração com Fetcu, D.

Classificação no Qualis: A2.

49.Periodic constant mean curvature surfaces in H x R.

The Asian Journal of Mathematics, nº. 5, vol. 18, p. 829-858, 2014. Em colaboração com Mazet, L. e Rodriquez, M.

Classificação no Qualis: B1.

50.Surfaces with parallel mean curvature in CP(n)xR and CH(n) x R.

Transactions of the American Mathematical Society, nº. 1, vol. 366, p. 75-94, 2014. Em colaboração com Fetcu, D.

Classificação no Qualis: A1.

HERMANO FRID

http://lattes.cnpq.br/2922413229771342 hermano@impa.br

51.Global smooth solutions in R3 to short wave-long wave interactions systems for viscous compressible fluids.

SIAM Journal on Mathematical Analysis, nº. 3, vol. 46, p. 1946-1968, 2014. Em colaboração com Pan, R. e Zhang, W.

Classificação no Qualis: A1.

52.Divergence-measure fields on domains with Lipschitz boundary. Hyperbolic conservation laws and related analysis with applications.

Springer Proceedings in Mathematics & Statistics,vol. 49, p. 207-225, 2014. Classificação no Qualis: S/C.

HOSSEIN MOVASATI

http://lattes.cnpq.br/6478885090785568 hossein@impa.br

53.Automorphic form for triangle groups: Integrality properties.

Journal of Number Theory,vol. 145, p. 67-78, 2014. Em colaboração com Shokri, K. M.

Classificação no Qualis: A1.

54.Foliated neighborhoods of exceptional manifolds.

Indiana University Mathematics Journal, nº. 5, vol. 63, p. 1235-1247, 2014. Em colaboração com Camacho, C.

Classificação no Qualis: A1.

HUBERT LACOIN

http://lattes.cnpq.br/2282052097434172 lacoin@impa.br

(27)

55.The Scaling Limit of Polymer Pinning Dynamics and a One Dimensional Stefan Freezing Problem.

Communications in Mathematical Physics, nº. 1, vol. 331, p. 21–66, 2014. Classificação no Qualis: A1.

56.Existence of a Non-Averaging Regime for the Self-Avoiding Walk on a High-Dimensional Infinite Percolation Cluster.

Journal of Statistical Physics, nº. 6, vol. 154, p. 1461–1482, 2014. Em colaboração com

Classificação no Qualis: A2.

57.Zero-temperature stochastic Ising model in two Dimension and anisotropic curve-shortening flow.

Journal of the European Mathematical Society (Print),vol. 16, p. 2557-2615, 2014. Em colaboração com Simenhaus, F. e Toninelli, F.L.

Classificação no Qualis: A1.

58.Non-coincidence of quenched and annealed connective constants on the supercritical planar percolation cluster.

Probability Theory and Related Fields, nº. 3-4, vol. 159, p. 777-808, 2014. Classificação no Qualis: A1.

JORGE VITÓRIO PEREIRA

http://lattes.cnpq.br/2558900431930326 jvp@impa.br

59.Tranversely affine foliations on projective manifolds.

Mathematical Research Letters,vol. 21, p. 985-1014, 2014. Em colaboração com Cousin, G.

Classificação no Qualis: A2.

JORGE ZUBELLI

http://lattes.cnpq.br/8675737468901580 zubelli@gmail.com

60.Online local volatility calibration by convex regularization.

Applicable Analysis and Discrete Mathematics,vol. 8, p. 243-268, 2014. Em colaboração com Albani, V.

Classificação no Qualis: B3.

61.Effective rough boundary parametrization for reaction-diffusion systems. Applicable Analysis and Discrete Mathematics.

Applicable Analysis and Discrete Mathematics,vol. 8, p. 33-59, 2014. Em colaboração com Mocenni, C. E Sparacino, E.

Classificação no Qualis: B3.

62.Multiscale stochastic volatility model for derivatives on futures.

International Journal of Theoretical and Applied Finance, nº. 7, vol. 17, p. 1450043, 2014.

Em colaboração com Fouque, J.-P. e Saporito, Y. Classificação no Qualis: B3.

(28)

63.Robust management and pricing of liquefied natural gas contracts with cancelation options.

Journal of Optimization Theory and Applications, nº. 1, vol. 161, p. 179-198, 2014. Em colaboração com Guigues, V. e Sagastizábal, C.

Classificação no Qualis: A2.

LUIZ HENRIQUE DE FIGUEIREDO http://lattes.cnpq.br/2093767103221971 lhf@impa.br

64.Approximating implicit curves on plane and surface triangulations with affine arithmetic.

Computers & Graphics,vol. 40, p. 36-48, 2014.

Em colaboração com Nascimento, F. Paiva, A. e Stolfi, J. Classificação no Qualis: B1.

Massively-parallel vector graphics.

ACM Transactions on Graphics - Proceedings of ACM SIGGRAPH Asia 2014, nº. 6, vol. 33, p. 1-14, 2014.

Em colaboração com Ganacim, F., Lima, R. e Nehab, D. Classificação no Qualis: A1.

LUIZ VELHO

http://lattes.cnpq.br/9500245604678806 lvelho@impa.br

65.Adaptive multi-chart and multiresolution mesh representation". Computers and Graphics.

Computers & Graphics,vol. 38, p. 332-340, 2014. Em colaboração com Maximo, A. e Siqueira, M. Classificação no Qualis: B1.

MARCOS DAJCZER

http://lattes.cnpq.br/5266453653764376 marcos@impa.br

66.Submanifolds with nonparallel first normal bundle revisited.

Publicacions Matemàtiques, nº. 1, vol. 58, p. 179-191, 2014. Em colaboração com Tojeiro, R.

Classificação no Qualis: B1.

MIKHAIL BELOLIPETSKY

http://lattes.cnpq.br/4059027716181803 mbel@impa.br

67.Hyperbolic manifolds of small volume.

Documenta Mathematica,vol. 19, p. 801-814, 2014. Em colaboração com Emery, V.

(29)

68.Kazhdan-Lusztig cells in planar hyperbolic Coxeter groups and automata.

International Journal of Algebra and Computation, nº. 5, vol. 24, p. 757-772, 2014. Em colaboração com Gunnells, P. e Scott, R.

Classificação no Qualis: B1.

69.On fields of definition of arithmetic Kleinian reflection groups II.

International Mathematics Research Notices, nº. 9, vol. 2014, p. 2559-2571, 2014. Em colaboração com Linowitz, B.

Classificação no Qualis: B1.

MIKHAIL SOLODOV

http://lattes.cnpq.br/4821647130155663 solodov@impa.br

70.On error bounds and Newton-type methods for generalized Nash equilibrium problems.

Computational Optimization and Applications, nº. 1-2, vol. 59, p. 201-218, 2014. Em colaboração com Izmailov, A.F.

Classificação no Qualis: A2.

71.A class of Dantzig--Wolfe type decomposition methods for variational inequality problems.

Mathematical Programming, nº. 1-2, vol. 143, p. 177-209, 2014. Em colaboração com Luna, J.P. e Sagastizabal, C.

Classificação no Qualis: A1.

72.Stabilized sequential quadratic programming: A survey.

Pesquisa Operacional (Impresso),vol. 34, p. 463-479, 2014. Em colaboração com Fernandez, D.

Classificação no Qualis: B3.

MILTON JARA

http://lattes.cnpq.br/7842305285120922 mjara@impa.br

73.Nonlinear fluctuations of weakly asymmetric, interacting particle systems.

Archive for Rational Mechanics and Analysis, nº. 2, vol. 212, p. 597-644, 2014. Em colaboração com Gonçalves, P.

Classificação no Qualis: A1.

Universality of trap models in the ergodic time scale.

Annals of Probability, nº. 6, vol. 42, p. 2497-2557, 2014. Em colaboração com Teixeira, A. e Landim, C.

Classificação no Qualis: A1.

OLIVER LORSCHEID

http://lattes.cnpq.br/3809115692748445 lorschei@impa.br

74.On Schubert decompositions of quiver Grassmannians.

Journal of Geometry and Physics,vol. 76, p. 169-191, 2014. Classificação no Qualis: B2.

Referências

Documentos relacionados

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Estes fatos podem ser verificados na variação entre piavuçu e tilápia do Nilo apresentado nas tabelas V e VI, con- siderando que a primeira espécie apresenta maior concentração

Faz-se necessário investigar detalhadamente os parâmetros de funcionamento dos motores do ciclo Diesel para propor a idealização na caracterização da penetração

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

Tendo em conta que os valores do teor de água que são encontrados no bacalhau que é comercializado se encontra num intervalo entre 40% e 58%, recorrendo aos ensaios anteriores e

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii