• Nenhum resultado encontrado

Demonstrações Financeiras 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Demonstrações Financeiras 2009"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)
(2)

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO – EXERCÍCIO DE 2009

Senhores Acionistas:

Submetemos à apreciação de V.Sas. as Demonstrações Financeiras do Banco Mercantil do Brasil S.A., bem como as demonstrações consolidadas abrangendo as empresas do conglomerado.

CONJUNTURA ECONÔMICA E SISTEMA FINANCEIRO

No cenário externo, o ano de 2009 foi marcado por crises e incertezas em grande parte do ano. As expectativas para 2010 são de um crescimento econômico mundial da ordem de 4,0%, que deverá ser impulsionado, sobretudo, pelos países emergentes, com destaque para a China e o Brasil, contemplando em escala modesta a recuperação das economias americana, europeia e japonesa.

No âmbito doméstico, a economia demonstrou singular estabilidade e forte poder de resistência à crise internacional, especialmente a partir do segundo trimestre, quando medidas governamentais potencializaram a aceleração da atividade econômica. De fato, o início de 2009 foi marcado pelo desaquecimento da economia nacional, especialmente em virtude da brusca interrupção do fluxo de capitais no mercado internacional e a retração das exportações e importações brasileiras, comprometendo o dinamismo das cadeias produtivas, não obstante as ações governamentais para fomentar o crédito e estimular o consumo.

A partir do segundo trimestre, embora ainda vigente um cenário de incertezas, já se fizeram presentes indicadores de recuperação que, inicialmente, estiveram restritos a segmentos diretamente beneficiados pelos incentivos fiscais e pela oferta de crédito, sobressaindo-se os de veículos, eletroeletrônicos, informática, calçados e móveis.

Ao final do ano, o reforço da oferta de linhas de crédito oficiais, a seletiva desoneração tributária e, adicionalmente, as sucessivas reduções da taxa básica de juros, aliados ao talento e superação dos agentes econômicos, abriram novas perspectivas e inaugurou-se a atual fase de recuperação, com projeção de aceleração do crescimento econômico em 2010, embora uma potencial alta da inflação esteja no centro dos debates.

No Sistema Financeiro Privado Nacional, o crédito evoluiu 8,7%, ante 27,9% em 2008. No que se refere à qualidade do crédito, as operações classificadas nas faixas de menor risco, de “AA” até “C”, posicionaram-se em 90,1%, contra 92,9% de 2008.

O nível de provisionamento para riscos de crédito de 8,2% foi superior aos 5,4% de 2008, diante do notório acirramento da inadimplência no exercício findo.

Espera-se uma retomada da expansão do crédito como elemento que proporcionará mais dinamismo à atividade econômica, com adequadas oportunidades de negócios para as Instituições Financeiras. As expectativas apontam para um crescimento de 5% do PIB em 2010. CONTEXTO CORPORATIVO E MERCADOLÓGICO

O Mercantil do Brasil é um tradicional banco múltiplo de médio porte que dispõe de estrutura segmentada para os seus negócios, com destaque para o varejo, com cerca de 181 pontos de atendimento distribuídos de forma estratégica nas principais regiões e centros econômicos do País. O Grupo Mercantil do Brasil atua nos principais segmentos financeiros, de investimento, de crédito ao consumidor, de câmbio, de arrendamento mercantil, de distribuição de valores e de intermediação de títulos e valores mobiliários.

Possui, também, uma Agência no exterior, em Grand Cayman, no Caribe, utilizada para potencializar o aproveitamento das oportunidades de negócios no mercado internacional. Com a Missão, Visão e Valores claramente definidos e difundidos por toda a Organização, no Mercantil do Brasil somam-se os aspectos de constante evolução da sua governança corporativa, transparência empresarial, responsabilidade socioambiental e compromisso com o cliente, sobressaindo-se como atitudes-chave a seriedade, a agilidade e a assertividade para construção e perpetuação do seu diferencial no atendimento. Nesse contexto, tem-se cada vez mais presente a busca da adequada conjugação da força dos capitais financeiro e humano, com foco em resultados. Neste sentido, mediante um trabalho diário e obstinado, coloca-se em prática o Planejamento Estratégico, com eventuais correções de rumos, além da constante análise e implementação de novas oportunidades de negócios. Ainda nessa linha, destacam-se as ações de um “RH Parceiro”, atuante e direcionado para a melhor organização do trabalho. O aprimoramento das capacitações e o desenvolvimento das competências do corpo funcional são objetivos permanentes. Em consequência, as incansáveis ações de treinamento têm elevado o Mercantil do Brasil a um novo patamar na gestão de pessoas, no clima organizacional, no alinhamento e no engajamento para a execução de Planos e Estratégias Corporativas.

Outra permanente frente de trabalho é a parcimoniosa gestão dos custos e investimentos, de forma a maximizar a geração de benefícios econômicos para a Organização, com o crescente envolvimento de todo o corpo funcional, o que é perceptível através de contribuições de melhorias que transcendem o pressuposto de cumprimento de uma obrigação corporativa. Tudo isso vem construindo capacitações e reforçando valores que credenciam cada vez mais o Mercantil do Brasil a enfrentar e superar eventos de stress no cenário econômico e que inegavelmente levarão à secularização da Instituição.

Rede de Agências e Tecnologia

O Mercantil do Brasil conta com uma rede de agências e pontos de atendimento bancário cuja dimensão, distribuição geográfica e nível de desempenho encontram-se plenamente adequados aos objetivos estratégicos e ao foco de atuação definidos no Plano Estratégico e Mercadológico. Em outra vertente, o contínuo aprimoramento da estrutura tecnológica confere o adequado suporte à atividade, com a indispensável segurança para os clientes, agregando as mais modernas tecnologias ao bom desempenho da atividade bancária.

No contexto das iniciativas, tem-se, além da contínua atenção à revisão nos fluxos operacionais, racionalização e otimização de processos e às ferramentas para o suporte ao autoatendimento, o direcionamento dos melhores esforços no sentido de disponibilizar também eficientes ferramentas para facilitar a prospecção e a gestão eficiente de negócios. Canais Eletrônicos e Autosserviço

Contando com ampla oferta de produtos e serviços, flexibilidade e atualização tecnológica, os Canais Eletrônicos destacaram-se nesse ano de desafios, mediante o cumprimento de metas e superação de expectativas.

Vêm sendo realizados investimentos importantes na revitalização do parque de caixas eletrônicos, com a modernização e aquisição de equipamentos sofisticados e mais eficientes, permitindo aos clientes e usuários efetuar todos os tipos de transações e negócios, inclusive depósitos e pagamentos de contas em dinheiro, transações de diversas naturezas, operações de crédito e contratação de produtos e serviços.

O Call Center é uma área estratégica, que representa o diálogo e o relacionamento com os clientes, atuando no atendimento das solicitações e no monitoramento da satisfação dos clientes e usuários dos serviços.

Sempre incorporando novos serviços, o Call Center tem contribuído diretamente no processo de retenção e fidelização de clientes. Em 2009, destacaram-se a implementação do serviço de atendimento aos portadores de deficiência auditiva e o foco doravante é o conhecimento mais aprimorado das necessidades dos clientes, ou seja, entender para atender com excelência. O Internet Banking continua em constante evolução, sempre com alto nível de atualização tecnológica e de disponibilidade de acesso. Permanentemente são implementadas novas funcionalidades, mantendo esse canal eletrônico como um dos mais competitivos do mercado. Encontra-se em desenvolvimento o Internet Banking para clientes deficientes visuais. Além disso, em breve estará disponível para utilização com o navegador Mozilla FireFox, tanto o Internet Banking quanto o site MB. Também está prevista a ampliação da utilização do serviço de E-mail, para possibilitar uma melhor comunicação e relacionamento com o cliente nos diversos processos de negócio.

O controle, o desenvolvimento e a performance dos dispositivos de segurança contra fraudes eletrônicas permanecem em foco, com plena continuidade do desenvolvimento e implementação das melhores práticas de segurança, capazes de manter o índice de eficiência requerido e a confiança dos clientes.

Capital Humano

Cada vez mais alinhada às estratégias corporativas, a área de gestão do Capital Humano reforçou sua atuação junto às lideranças e implantou vários programas, possibilitando cada vez mais a eficácia na Gestão de Pessoas.

No período também foram implementados diversos programas para a melhoria de processos. Dentre eles, destacam-se a implantação do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), a Certificação Interna, a continuidade do programa Fortalecendo Líderes, com extensão a todos os níveis gerenciais, além de treinamentos e novos processos de recrutamento e seleção de estagiários e funcionários.

Foram registradas 40.840 participações em treinamento, com aumento de 182% em relação ao ano anterior, sendo 37.490 em cursos a distância (91,8%) e 3.350 em cursos presenciais internos e externos, totalizando em média 32 horas de treinamento por funcionário. Gestão dos Riscos de Crédito, Operacional, de Liquidez e de Mercado

A atividade bancária envolve riscos, dentre eles os Riscos de Crédito, Operacional, de Liquidez e o de Mercado, este último incluindo o risco de variação cambial, de taxa de juros e de preços, que podem ser adequadamente mitigados através de ações preventivas. A Gestão dos Riscos é indispensável para os processos de tomada de decisão e fator de diferenciação competitiva, possibilitando a avaliação da relação risco/retorno. Em cumprimento ao disposto nas Resoluções CMN nºs 3.721/2009, 3.380/2006 e 3.464/2007, o Mercantil do Brasil implementou estruturas de gerenciamento dos riscos de crédito, operacional e de mercado. Além disso, a gestão do risco de liquidez é realizada em conformidade com a Resolução CMN nº 2.804/2000. Informações mais detalhadas podem ser obtidas na Nota Explicativa nº 17.

• Gestão do Risco de Crédito

A estrutura adotada é corporativa e proporcional à dimensão da exposição ao risco de crédito do conglomerado econômico-financeiro e compatível com a natureza das suas operações e com a complexidade dos produtos e serviços oferecidos, de conformidade com a Resolução CMN nº 3.721/2009, tendo sido aprovada pelo Conselho de Administração no 2º semestre de 2009.

As atribuições e responsabilidades da Estrutura de Gerenciamento do Risco de Crédito do Mercantil do Brasil estão distribuídas em diferentes níveis hierárquicos: Conselho de Administração, Comitês Diretivo e Executivo, Diretoria Executiva de Crédito, Superintendência Executiva de Crédito, Superintendência Executiva de Gestão de Crédito, Gerência de Risco de Crédito e todas as demais áreas envolvidas no processo de concessão e gestão de crédito. • Gestão dos Riscos Operacional, de Liquidez e de Mercado

A gestão dos Riscos Operacional, de Liquidez e de Mercado é realizada de forma integrada, com o objetivo de identificar, mensurar, mitigar e gerir os riscos dos instrumentos financeiros, produtos e serviços, de forma a reduzir volatilidades nos resultados, maximizar os retornos aos acionistas e um melhor aproveitamento dos recursos.

Utilizam-se modelos e ferramentas que proporcionam efetividade no gerenciamento, além de uma equipe técnica capacitada e em constante desenvolvimento.

Responsabilidade Socioambiental

19 projetos de responsabilidade socioambiental, além de ações e doações, cumpriram as diretrizes da Política de Responsabilidade Socioambiental corporativa, que é pautada na atuação qualificada e responsável.

Com foco na educação pela cultura, pelo esporte e pela conscientização para preservação ambiental, as iniciativas basearam-se nos preceitos da sustentabilidade, beneficiando crianças e jovens, funcionários, comunidade escolar e outros públicos de relacionamento. Na área ambiental, destaca-se o lançamento do programa MB Consciente, que incentiva a tomada de atitude em nome da preservação ambiental, dentro e fora da Instituição. Foram realizadas campanhas de conscientização, divulgação sistemática nos veículos de comunicação interna e ações em prol da reutilização e redução do desperdício. Ainda na área ambiental, prevalece o convênio com o Município de Belo Horizonte de adoção de área verde da Cidade, tendo sido conferido ao Mercantil do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo, o título Amigo da Cidade Jardim.

Foram patrocinados, via Leis Municipal e Federal de Incentivo à Cultura, os projetos: “Inventário do Acervo do Museu dos Brinquedos”, “Arte Favela nos Becos – Releitura às Obras de Guignard”, “Yepocá em Cena – Mostra Teatral Itinerante”, “Circuito Teatral Ruas, Espaços e Praças de Poços de Caldas”, “7º Festejo do Tambor Mineiro” e “2ª Bienal do Livro de Minas”, voltados para a ampliação do acesso à cultura e à educação, valorização de talentos e inserção social. A nona edição do Mercantil do Brasil Cultural realizou a distribuição de 5.000 vídeos educativos para escolas públicas e privadas e instituições do terceiro setor das cidades mineiras onde o Banco atua. Foi realizado concurso cultural junto a crianças e jovens, com 10.700 trabalhos inscritos. Foi também realizada a 10ª edição da Copa Mercantil do Brasil, com a participação de 2.055 atletas, e mantido o patrocínio ao Festival de Esportes Mercantil do Brasil, que mobilizou 2.421 crianças e jovens.

(3)

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO – EXERCÍCIO DE 2009

Para 2010, a programação é ampliar para 21 projetos, dando continuidade a iniciativas de

resultado social relevante e alinhadas às diretrizes estratégicas. Monitoramento das Ações de Marketing

Durante o ano de 2009 várias atividades puderam ser monitoradas por meio da realização de pesquisas.

• Foco do Cliente

Em novembro, uma nova edição da pesquisa de comunicação dirigida apontou que as ações de comunicação direta com o cliente estão gerando resultados positivos para a imagem corporativa, como é o caso do projeto de Ciclo de Relacionamento com o Cliente, que visa a qualificação do contato entre Banco e Cliente.

• Eventos Corporativos

Os eventos produzidos também tiveram seus resultados mensurados por meio de pesquisas: o Festival de Esportes MB e a Copa MB.

Imagem Corporativa e Qualidade de Atendimento

São realizadas sistematicamente pesquisas de opinião, cujo público alvo são clientes, não clientes e funcionários, visando a avaliação da imagem corporativa e a qualidade no atendimento. Foram realizadas pesquisas para avaliação do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), Atendimento Telefônico das Agências, Funcionalidades do Internet Banking, Comunicação Interna e Avaliação do Evento Copa MB.

Os ótimos e crescentes índices de satisfação obtidos nas pesquisas realizadas atestam o alinhamento das ações à estratégia proposta.

Com relação à transparência das informações institucionais, o Mercantil do Brasil posicionou-se entre os 35 bancos mais transparentes do mercado, de acordo com comunicado neste ano da Riskbank, agência de classificação de risco.

Limites operacionais

Os limites operacionais da Instituição são calculados de forma consolidada e o índice de adequação do patrimônio aos ativos de risco (Acordo de Basileia II) posicionou-se em 13,25%, em dezembro de 2009, perante um mínimo requerido de 11,0%.

Eventos Relevantes no Exercício • Captação no Mercado Externo

No âmbito do programa de emissão de títulos, “Global Medium Term Note Programme”, registrado na bolsa de valores da Irlanda, em julho de 2009 o Mercantil do Brasil obteve pleno êxito no processo de "Exchange and Tender Offer", que reduziu sua dívida corrente. Para isso, emitiu através de sua agência em Grand Cayman US$ 26,7 milhões em notas com taxa de 9% ao ano, com vencimento final em 08 de novembro de 2011 e uma “put option” (opção de venda dada ao investidor) em 08 de novembro de 2010. Os outros US$ 17,3 milhões foram recomprados e retirados de circulação.

• Pagamento de Benefícios do INSS

Sempre atento às melhores oportunidades, e em aderência ao seu posicionamento estratégico e mercadológico, o Mercantil do Brasil arrematou em agosto de 2009 o direito relativo a cinco do total de seis Lotes de Concessão de Direitos de Exclusividade de Pagamento de Benefícios do INSS relativas aos Estados de Minas Gerais e de São Paulo. Trata-se de Benefícios que serão concedidos nos próximos cinco anos, envolvendo os municípios localizados nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, regiões que envolvem as áreas de rendimento médio mais alto do País, oportunizando ao Banco a otimização de sua rede física de distribuição já instalada e a ampliação de sua base de clientes.

Nesse contexto, dentro dos preceitos do Compromisso com o Cliente e visando a ampliação e melhoria do atendimento aos aposentados e pensionistas do INSS, em 105 agências em Minas Gerais e em São Paulo implantou-se um projeto específico de ampliação do corpo funcional e de modernização das condições de atendimento a este público, sobressaindo-se como principais características a transparência nas informações, o conforto dos beneficiários e a agilidade no atendimento.

• Aumento de Capital

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 14 de dezembro de 2009, foi autorizado um aumento de capital no valor de R$ 45.006.008,00 por subscrição de novas ações ordinárias. Esse fato contribuirá para viabilizar a expansão dos negócios da Instituição e a necessária manutenção do índice de “Basileia” acima do patamar exigido pela Autoridade Monetária. DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO – CONSOLIDADO

O Mercantil do Brasil ultrapassou com naturalidade os desafios da conjuntura econômica adversa que imperou em grande parte do exercício de 2009, respaldado pela sua solidez, pela confiança dos clientes e pela adequação de seu posicionamento mercadológico, sempre orientado pela prudência.

Os resultados finais alcançados foram compatíveis com o planejamento estratégico traçado, que prevê, dentre outras ações táticas, uma inserção mais acentuada em segmentos de mercado que apresentem relação mais atrativa de rentabilidade sobre o risco das operações. Ao final do exercício, as demonstrações financeiras do Mercantil do Brasil exibem apropriada estrutura de capitais, em linha com a sua estratégia e objetivos mercadológicos e, essencialmente, mostrando-se credenciado para o aproveitamento das oportunidades de negócios.

ESTRUTURA DE CAPITAIS – ATIVOS E PASSIVOS

O Ativo total consolidado do Mercantil do Brasil alcançou o montante de R$ 7,9 bilhões, um crescimento de 15,7% no ano de 2009, com ativos circulantes de R$ 5,4 bilhões, 45,8% superiores aos passivos de curto prazo.

As aplicações interfinanceiras de liquidez e em títulos e valores mobiliários atingiram R$ 2,9 bilhões e apresentaram um crescimento de 38,6% no exercício de 2009, sendo equivalentes a 36,7% do ativo total.

Nos ativos de longo prazo, encontram-se registrados os títulos classificados na categoria títulos mantidos até o vencimento, no montante de R$ 72,9 milhões, para os quais, em conformidade com a Circular Bacen nº 3.068/2001, o Banco tem intenção e capacidade financeira de manter até o vencimento.

Operações de Crédito

Ao final do exercício de 2009, as operações de crédito somaram R$ 4,2 bilhões, refletindo uma expansão de 5,8% no período, com uma participação de 53,5% sobre o ativo total. As operações de crédito classificadas nas faixas de menor risco, de “AA” até “C”, representam 89,5% do total das operações de crédito, idêntico ao percentual de 2008.

A provisão para risco de operações de crédito posicionou-se em 7,0%, ante 5,7% de 2008. Captação de Recursos

Os principais recursos captados, que somam R$ 6,5 bilhões, volume 17,3% superior aos R$ 5,6 bilhões de 2008, estão constituídos por captações nos mercados interno e externo. Na composição desses recursos, destacam-se R$ 3,6 bilhões de depósitos a prazo, R$ 1,2 bilhão de captações no mercado aberto e R$ 438,6 milhões de depósitos à vista. Somam-se a esses recursos R$ 850,9 milhões de captações e empréstimos no exterior.

Os Depósitos a Prazo alcançaram crescimento de 34,6% nos últimos doze meses, sendo esse incremento decorrente, em grande parte, do desempenho no segmento de varejo, contribuindo, desta forma, para minorar os custos e pulverizar, ainda mais, as contratações de recursos de terceiros. Vale destacar que, do total de recursos provenientes do exterior, R$ 267,1 milhões estão registrados como Dívida Subordinada, com vencimento em 2016, ou seja, em status de capital para fins de níveis de capitalização, nos termos da Resolução CMN nº 3.444/2007. DIVIDENDOS, LUCRO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Foram declarados Dividendos aos acionistas, na forma de Juros sobre o Capital Próprio no valor de R$ 8,0 milhões, relativamente ao segundo semestre de 2009, correspondente a um valor líquido de imposto de renda de R$ 6,8 milhões, cabendo às Ações Ordinárias R$ 0,2220 e às Ações Preferenciais R$ 0,2442, por ação, também líquidos do imposto de renda. No ano foram declarados R$ 16,0 milhões na forma de Juros sobre o Capital Próprio, correspondente a um valor líquido de imposto de renda de R$ 13,6 milhões.

O Mercantil do Brasil registrou Lucro Líquido de R$ 40,4 milhões no exercício de 2009, correspondente a R$ 1,35651 por ação, equivalente a uma rentabilidade anual de 7,4% sobre o Patrimônio Líquido de R$ 546,0 milhões.

Nas Receitas da Intermediação Financeira, destacam-se as Receitas de Operações de Crédito e de Arrendamento Mercantil de R$ 1,4 bilhão, com evolução de 21,5% em relação a 2008. As Despesas da Intermediação Financeira posicionaram-se em R$ 641,6 milhões e representam 46,9% das Receitas da Intermediação Financeira, ante o percentual de 70,5% de igual período de 2008, resultando em ganho de margem operacional bruta. Compondo esse saldo, verifica-se que as Despesas com Provisão para Risco de Crédito de R$ 318,6 milhões são muito superiores ao montante de R$ 235,9 milhões acumuladas em 2008, que ainda refletem o stress que continuou a afetar desfavoravelmente o adimplemento das operações creditícias no período.

O Resultado Bruto da Intermediação Financeira de R$ 726,6 milhões é 53,5% superior aos R$ 473,3 milhões de igual período de 2008, não obstante a significativa elevação das despesas com provisões para risco de crédito.

As Receitas de Prestação de Serviços alcançaram R$ 117,6 milhões, contra R$ 124,8 milhões de 2008.

As Despesas de Pessoal posicionaram-se em R$ 258,0 milhões, sendo 18,3% inferiores ao montante de igual período de 2008, com uma redução em todos os itens que compõem essa rubrica.

As Despesas Administrativas posicionaram-se em R$ 391,5 milhões e apresentaram involução na grande maioria dos itens que a compõe, tendo sido o seu montante impulsionado em 19,0% em relação a 2008 em decorrência das despesas com comissões sobre intermediação de crédito.

O Resultado Operacional foi de R$ 88,4 milhões, ante um prejuízo de R$ 43,0 milhões em 2008. O Patrimônio Líquido atingiu o montante de R$ 546,0 milhões (Administrado de R$ 585,6 milhões), com crescimento de 4,8%, correspondente ao valor patrimonial de R$ 18,34 por ação. O Patrimônio Líquido de Referência é de R$ 790,3 milhões e inclui o Patrimônio Líquido Consolidado das Instituições Financeiras do Mercantil do Brasil e a Dívida Subordinada no montante de R$ 234,7 milhões, nos termos da Resolução CMN nº 3.444/2007. Evento Subsequente

O Banco obteve êxito na ação judicial movida em face da União Federal, através da qual postulou a repetição do indébito, por meio de compensação do valor recolhido indevidamente a título de COFINS.

Está em fase de preparação a documentação de que trata a Instrução SRFB nº 900/2007, para fins de postular a compensação com futuros tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e aguarda-se a habilitação desse direito creditório junto à citada Secretaria, que será de aproximadamente R$ 184 milhões, líquidos de impostos. Referidos créditos serão reconhecidos e produzirão os efeitos contábeis no trimestre em que ocorrer tal habilitação.

Participações em Controladas

As participações em empresas controladas encontram-se detalhadas em quadro específico das demonstrações financeiras.

Instrução CVM nº 381/2003

Em atendimento ao que dispõe a Instrução CVM nº 381/2003, o Mercantil do Brasil e suas empresas controladas vêm informar que os auditores externos, PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes, realizaram exclusivamente serviços de auditoria externa. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao final do exercício de 2009, a economia já mostrou-se em plena expansão, com crescimento na produção industrial, aumento da oferta de trabalho e incremento significativo das transações comerciais, e as expectativas são de que 2010 seja um ano de intensa atividade econômica, com boas oportunidades de negócios no sistema financeiro nacional. Finalizando, vimos consignar os nossos agradecimentos aos clientes e acionistas pela confiança e apoio com que nos têm prestigiado bem como aos funcionários que, com afinco e dedicação, mais uma vez conseguiram transformar os desafios vivenciados em metas superadas.

Belo Horizonte, fevereiro de 2010. A ADMINISTRAÇÃO

(4)

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E DE 2008

As Notas Explicativas da Administração são parte integrante das demonstrações financeiras

A T I V O MB Múltiplo MB Consolidado

2009 2008 2009 2008 CIRCULANTE ... 5.316.137 4.728.731 5.438.539 4.736.242 DISPONIBILIDADES... 72.280 55.765 72.280 55.765 APLICAÇÕES INTERFINANCEIRAS DE LIQUIDEZ (Nota 3.)... 2.227.773 2.017.130 2.059.685 1.740.253 Aplicações no Mercado Aberto ... 1.633.267 1.450.184 1.633.267 1.450.184 Aplicações em Depósitos Interfinanceiros... 594.506 566.946 426.418 290.069 TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVATIVOS (Nota 4.) ... 191.401 209.018 198.382 214.553 Carteira Própria ... 175.666 155.568 178.300 158.308 Instrumentos Financeiros Derivativos (Nota 4.2.)... 324 8.859 324 8.859 Vinculados à Compromissos de Recompra... - 31.666 - 31.666 Vinculados à Prestação de Garantias ... 15.411 12.925 19.758 15.720 RELAÇÕES INTERFINANCEIRAS... 148.836 122.561 148.836 122.561 Pagamentos e Recebimentos a Liquidar... 5.100 815 5.100 815 Créditos Vinculados:

Depósitos no Banco Central... 141.820 121.721 141.820 121.721 SFH - Sistema Financeiro da Habitação... - 8 - 8 Correspondentes ... 1.916 17 1.916 17 RELAÇÕES INTERDEPENDÊNCIAS... 5.686 11.715 5.686 11.715 Transferências Internas de Recursos ... 5.686 11.715 5.686 11.715 OPERAÇÕES DE CRÉDITO (Nota 5.1.)... 2.407.386 2.102.008 2.676.887 2.355.763

Operações de Crédito:

Setor Público... 14.684 10.667 14.684 10.667 Setor Privado... 2.596.973 2.241.865 2.882.568 2.503.971 (Provisão para Operações de Crédito de Liquidação Duvidosa) (Nota 5.2.) ... (204.271) (150.524) (220.365) (158.875) OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (Nota 5.1.) ... - - 51 83

Arrendamentos a Receber:

Setor Privado... - - 8.469 14.480 (Rendas a Apropriar de Arrendamento Mercantil) ... - - (8.248) (14.281) (Provisão para Créditos de Arrendamento Mercantil de Liquidação Duvidosa) ... - - (170) (116) OUTROS CRÉDITOS ... 231.667 175.216 241.592 194.613

Carteira de Câmbio:

Câmbio Comprado a Liquidar... 61.433 47.212 61.433 47.212 Direitos sobre Vendas de Câmbio... 238 219 238 219 (Adiantamentos em Moeda Nacional Recebidos)... (64) (219) (64) (219) Rendas a Receber de Adiantamentos Concedidos (Nota 5.1.)... 2.325 2.003 2.325 2.003 Rendas a Receber... 11.389 10.884 8.064 9.022 Negociação e Intermediação de Valores ... - - 1.554 -Diversos:

Créditos Tributários (Nota 6.1.)... 89.816 74.699 97.572 83.182 Devedores por Compras de Valores e Bens (Nota 5.1.)... 1.059 343 1.575 477 Impostos a Compensar (Nota 6.3.) ... 7.494 1.095 8.485 3.838 Pagamentos a Ressarcir (Nota 6.4.)... 498 278 1.111 867 Títulos e Créditos a Receber (Nota 6.5.) ... 17.490 2.001 19.786 12.403 Devedores Diversos... 37.543 33.544 37.734 33.644 Valores a Receber de Sociedades Ligadas... 837 1.342 - -Adiantamentos e Antecipações Salariais... 1.635 - 1.656 3 Outros ... 111 1.997 260 2.153 (Provisão para Outros Créditos de Liquidação Duvidosa) (Nota 5.2.) ... (137) (182) (137) (191) OUTROS VALORES E BENS ... 31.108 35.318 35.140 40.936

Outros Valores e Bens... 9.765 9.265 11.369 11.444 (Provisões para Desvalorizações)... (1.678) (1.369) (1.685) (1.377) Despesas Antecipadas (Nota 16.d.)... 23.021 27.422 25.456 30.869 NÃO CIRCULANTE

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO... 2.114.942 1.661.210 2.301.503 1.923.816 APLICAÇÕES INTERFINANCEIRAS DE LIQUIDEZ (Nota 3.)... 570.080 86.288 489.389 3.398 Aplicações em Depósitos Interfinanceiros... 570.080 86.288 489.389 3.398 TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVATIVOS (Nota 4.) ... 138.664 124.783 138.664 124.783 Carteira Própria ... 138.332 21.023 138.332 21.023 Instrumentos Financeiros Derivativos (Nota 4.2.)... 332 103.760 332 103.760 OPERAÇÕES DE CRÉDITO (Nota 5.1.)... 963.936 1.046.235 1.146.397 1.324.623

Operações de Crédito:

Setor Público... 8.471 47 8.471 47 Setor Privado... 1.017.066 1.104.747 1.211.787 1.392.663 (Provisão para Operações de Crédito de Liquidação Duvidosa) (Nota 5.2.) ... (61.601) (58.559) (73.861) (68.087) OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL (Nota 5.1.) ... - - (192) (129)

Arrendamentos a Receber:

Setor Privado... - - 7.475 14.277 (Rendas a Apropriar de Arrendamento Mercantil) ... - - (7.475) (14.277) (Provisão para Créditos de Arrendamento Mercantil de Liquidação Duvidosa) (Nota 5.2.)... - - (192) (129) OUTROS CRÉDITOS ... 407.803 359.137 490.576 421.648

Diversos:

Créditos Tributários (Nota 6.1.)... 130.666 112.589 156.253 129.971 Devedores por Compras de Valores e Bens (Nota 5.1.)... 3.588 142 3.990 301 Devedores por Depósitos em Garantia (Nota 6.2.)... 221.491 204.998 252.410 232.721 Impostos a Compensar (Nota 6.3.) ... - - 5.341 4.253 Pagamentos a Ressarcir (Nota 6.4.) ... 14.578 15.912 28.926 26.703 Títulos e Créditos a Receber (Nota 6.5.) ... 37.489 25.497 43.665 27.704 (Provisão para Outros Créditos de Liquidação Duvidosa) (Nota 5.2.) ... (9) (1) (9) (5) OUTROS VALORES E BENS ... 34.459 44.767 36.669 49.493

Despesas Antecipadas (Nota 16.d.)... 34.459 44.767 36.669 49.493 PERMANENTE ... 286.550 270.060 121.775 133.150 INVESTIMENTOS... 233.502 223.324 1.843 1.915

Participações em Coligadas e Controladas - No País:

Controladas (Nota 7.1.) ... 232.015 221.826 - -Outros Investimentos ... 4.358 4.358 7.071 7.123 (Provisões para Perdas)... (2.871) (2.860) (5.228) (5.208) IMOBILIZADO DE USO (Nota 7.2.)... 16.081 8.098 58.677 50.124

Imóveis de Uso... - - 47.427 45.381 Outras Imobilizações de Uso ... 48.850 42.161 50.275 43.472 (Depreciações Acumuladas)... (32.769) (34.063) (39.025) (38.729) IMOBILIZADO DE ARRENDAMENTO (Nota 7.3.) ... - - 23.920 42.290

Bens Arrendados ... - - 33.669 55.771 (Depreciações Acumuladas)... - - (9.749) (13.481) DIFERIDO (Nota 7.4.)... 6.091 8.188 6.105 8.203

Gastos de Organização e Expansão... 12.228 12.637 12.243 12.653 (Amortização Acumulada) ... (6.137) (4.449) (6.138) (4.450) INTANGÍVEL (Nota 7.5.)... 30.876 30.450 31.230 30.618 Ativos Intagíveis... 60.841 50.793 61.276 50.978 (Amortização Acumulada) ... (29.965) (20.343) (30.046) (20.360) T O T A L ... 7.717.629 6.660.001 7.861.817 6.793.208

Em R$ mil

(5)

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E DE 2008

As Notas Explicativas da Administração são parte integrante das demonstrações financeiras

P A S S I V O MB Múltiplo MB Consolidado 2009 2008 2009 2008 CIRCULANTE ... 3.826.488 2.967.209 3.729.026 2.965.403 DEPÓSITOS (Nota 8.1.) ... 1.634.249 1.286.142 1.546.701 1.260.954 Depósitos à Vista ... 440.791 345.732 438.561 343.999 Depósitos de Poupança... 155.459 145.436 155.459 145.436 Depósitos Interfinanceiros... 290.833 287.746 55.260 129.740 Depósitos a Prazo... 745.532 505.621 895.787 640.172 Outros Depósitos ... 1.634 1.607 1.634 1.607 CAPTAÇÕES NO MERCADO ABERTO ... 1.209.793 1.056.893 1.165.246 1.026.132 Carteira Própria ... - 31.596 - 31.596 Carteira de Terceiros... 1.209.793 1.025.297 1.165.246 994.536 RECURSOS DE ACEITES E EMISSÃO DE TÍTULOS (Nota 8.2.)... 315.533 42.240 315.533 42.240 Recursos de Letras Imobiliárias... 31.578 - 31.578 -Obrigações por Títulos e Valores Mobiliários no Exterior... 283.955 42.240 283.955 42.240 RELAÇÕES INTERFINANCEIRAS... 3.776 42 3.776 42 Recebimentos e Pagamentos a Liquidar... 3.776 42 3.776 42 RELAÇÕES INTERDEPENDÊNCIAS ... 34.109 26.340 34.109 26.340 Recursos em Trânsito de Terceiros... 34.109 26.340 34.109 26.340 OBRIGAÇÕES POR EMPRÉSTIMOS... 95.534 131.649 113.918 158.732 Empréstimos no País - Outras Instituições (Nota 2.2.)... - - 18.384 27.083 Empréstimos no Exterior (Nota 8.3.) ... 95.534 131.649 95.534 131.649 OBRIGAÇÕES POR REPASSES DO PAÍS - INSTITUIÇÕES OFICIAIS ... 21.638 41.166 21.638 41.166 Tesouro Nacional... 200 170 200 170 FINAME ... 21.438 40.996 21.438 40.996 OBRIGAÇÕES POR REPASSES DO EXTERIOR (Nota 8.4.) ... 11.764 14.308 11.764 14.308 Repasses do Exterior... 11.764 14.308 11.764 14.308 INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVATIVOS (Nota 4.2.) ... 47.728 2.458 47.728 2.458 Instrumentos Financeiros Derivativos... 47.728 2.458 47.728 2.458 OUTRAS OBRIGAÇÕES... 452.364 365.971 468.613 393.031 Cobrança e Arrecadação de Tributos e Assemelhados (Nota 9.1.) ... 4.095 2.233 4.151 2.255 Câmbio Vendido a Liquidar ... 237 217 237 217 Obrigações por Compra de Câmbio... 64.331 35.911 64.331 35.911 (Adiantamentos sobre Contratos de Câmbio) (Nota 5.1.) ... (64.331) (34.501) (64.331) (34.501) Sociais e Estatutárias (Nota 9.2.)... 20.802 18.914 22.231 20.682 Fiscais e Previdenciárias (Nota 9.3.)... 16.359 28.969 24.314 37.403 Negociação e Intermediação de Valores ... - 1.570 1.850 1.572 Diversas:

Credores Diversos - País (Nota 9.5.) ... 371.038 268.860 371.987 271.916 Credores por Antecipação de Valor Residual... - - 3.706 7.914 Obrigações por Convênios Oficiais... 8.492 9.309 8.492 9.309 Obrigações por Aquisição de Bens e Direitos... 630 357 630 394 Provisão para Pagamentos a Efetuar... 20.368 20.914 21.104 28.512 Valores a Pagar à Sociedades Ligadas ... 432 2.073 - -Dívidas Subordinadas (Nota 8.5.) ... 7.338 9.850 7.338 9.850 Provisão para Passivos Contingentes (Nota 9.4.) ... - - - 302 Outras ... 2.573 1.295 2.573 1.295

NÃO CIRCULANTE

EXIGÍVEL A LONGO PRAZO ... 3.341.077 3.165.416 3.543.032 3.261.558 DEPÓSITOS (Nota 8.1.) ... 2.564.381 1.982.273 2.717.747 2.044.083 Depósitos Interfinanceiros... 1.470.185 959.296 - -Depósitos a Prazo... 1.094.196 1.022.977 2.717.747 2.044.083 RECURSOS DE ACEITES E EMISSÃO DE TÍTULOS (Nota 8.2.)... 156.053 588.708 156.053 588.708 Obrigações por Títulos e Valores Mobiliários no Exterior... 156.053 588.708 156.053 588.708 OBRIGAÇÕES POR EMPRÉSTIMOS... 25.383 37.818 32.944 38.436 Empréstimos no País - Outras Instituições (Nota 2.2.)... - - 7.561 618 Empréstimos no Exterior (Nota 8.3.) ... 25.383 37.818 25.383 37.818 OBRIGAÇÕES POR REPASSES DO PAÍS - INSTITUIÇÕES OFICIAIS ... 18.189 40.910 18.189 40.910 Tesouro Nacional... 968 1.142 968 1.142 FINAME ... 17.221 39.768 17.221 39.768 OBRIGAÇÕES POR REPASSES DO EXTERIOR (Nota 8.4.) ... 11.142 31.149 11.142 31.149 Repasses do Exterior... 11.142 31.149 11.142 31.149 INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVATIVOS (Nota 4.2.) ... 114.650 29.541 114.650 29.541 Instrumentos Financeiros Derivativos... 114.650 29.541 114.650 29.541 OUTRAS OBRIGAÇÕES... 451.279 455.017 492.307 488.731 Fiscais e Previdenciárias (Nota 9.3.)... 91.630 66.108 121.981 91.740 Diversas:

Credores por Antecipação de Valor Residual... - - 5.028 5.406 Provisão para Passivos Contingentes (Nota 9.4.) ... 99.895 96.863 105.544 99.539 Dívidas Subordinadas (Nota 8.5.) ... 259.754 292.046 259.754 292.046

RESULTADOS DE EXERCÍCIOS FUTUROS... 4.022 6.305 4.129 6.817 RESULTADOS DE EXERCÍCIOS FUTUROS... 4.022 6.305 4.129 6.817

PATRIMÔNIO LÍQUIDO ADMINISTRADO PELA CONTROLADORA ... 546.042 521.071 585.630 559.430 PARTICIPAÇÃO MINORITÁRIA NAS CONTROLADAS... - - 39.588 38.359

PATRIMÔNIO LÍQUIDO (Nota 10.) ... 546.042 521.071 546.042 521.071 CAPITAL (Nota 10.1.)... 220.360 214.375 220.360 214.375 De Domiciliados no País... 220.329 214.375 220.329 214.375 Aumento de Capital... 45.006 - 45.006 -(Capital a Realizar)... (44.975) - (44.975) -RESERVAS DE CAPITAL (Nota 10.2.)... 56.275 56.275 56.275 56.275 Reservas de Ágios por Subscrição de Ações... 14.068 14.068 14.068 14.068 Subvenções para Investimentos... 39.588 39.588 39.588 39.588 Correção Monetária do Ativo Imobilizado ... 2.580 2.580 2.580 2.580 Outras ... 39 39 39 39 RESERVAS DE REAVALIAÇÃO (Nota 10.3.)... 25.737 26.660 25.737 26.660 Coligadas e Controladas ... 25.737 26.660 25.737 26.660 RESERVAS DE LUCROS (Nota 10.2.)... 243.248 223.996 243.248 223.996 Reserva Legal... 42.188 40.168 42.188 40.168 Reservas Estatutárias... 201.060 183.828 201.060 183.828 Para Pagamento de Dividendos... 43.956 41.803 43.956 41.803 Para Aumento de Capital... 157.104 142.025 157.104 142.025 AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL ... 422 (235) 422 (235) T O T A L ... 7.717.629 6.660.001 7.861.817 6.793.208

(6)

DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS

Para o 2º Semestre de 2009 e para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2009 e de 2008

As Notas Explicativas da Administração são parte integrante das demonstrações financeiras

MB Múltiplo MB Consolidado

E V E N T O S 2º Semestre E X E R C Í C I O S 2º Semestre E X E R C Í C I O S

2009 2009 2008 2009 2009 2008

RECEITAS DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA... 687.796 1.284.095 1.481.105 729.722 1.368.175 1.604.202 Operações de Crédito... 652.705 1.262.277 1.001.545 698.867 1.358.619 1.109.334 Operações de Arrendamento Mercantil ... - - - 7.084 16.165 21.956 Resultado de Operações com Títulos e Valores Mobiliários... 127.659 252.081 241.665 116.339 223.654 235.017 Resultado com Instrumentos Financeiros Derivativos (Nota 4.2.) ... (102.657) (247.964) 181.019 (102.657) (247.964) 181.019 Resultado de Operações de Câmbio... 7.363 11.123 31.666 7.363 11.123 31.666 Resultado das Aplicações Compulsórias... 2.726 6.578 25.210 2.726 6.578 25.210 DESPESAS DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA ... (309.890) (606.463) (1.097.185) (329.224) (641.621) (1.130.937)

Operações de Captação no Mercado (Nota 8.6.) ... (166.946) (311.120) (814.498) (168.130) (311.058) (815.639) Operações de Empréstimos e Repasses... 646 (551) (64.721) 646 (551) (64.721 ) Operações de Arrendamento Mercantil ... - - - (5.060) (11.444) (14.663 ) Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa... (143.590) (294.792) (217.966) (156.680) (318.568) (235.914 ) RESULTADO BRUTO DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA... 377.906 677.632 383.920 400.498 726.554 473.265 OUTRAS RECEITAS / (DESPESAS) OPERACIONAIS... (334.152) (595.318) (427.271) (356.993) (638.176) (516.234)

Receitas de Prestação de Serviços (Nota 14.1.)... 55.402 110.464 122.723 59.198 117.624 124.768 Receitas de Prestações de Serviços - Diversas... 25.905 50.868 57.501 29.245 57.211 56.259 Renda de Tarifas Bancárias ... 29.497 59.596 65.222 29.953 60.413 68.509 Prêmios de Seguros, Plano de Previdência e Capitalização ... - - - - - 257.700 Provisões Técnicas de Capitalização, Seguros e Previdência ... - - - - - 2.951 Despesas com Benefícios de Planos de Previdência ... - - - - - (3.119 ) Despesas de Comercialização... - - - - - (46.062 ) Despesas de Pessoal (Nota 14.2.)... (126.390) (244.941) (269.454) (132.397) (257.929) (315.629 ) Despesas de Sinistros... - - - - - (188.185) Outras Despesas Administrativas (Nota 14.3.)... (213.086) (377.034) (281.431) (219.747) (391.505) (328.881) Despesas Tributárias... (29.465) (55.333) (51.410) (33.517) (61.859) (59.785 ) Resultado de Participações em Coligadas e Controladas (Nota 7.1.) ... 2.392 12.129 19.805 (8) (10) 409

Amortização de Ágio e Deságio... - 3 10 - 3 10 Atualização de Títulos Patrimoniais... (8) (13) 399 (8) (13) 399 Equivalência Patrimonial... 834 8.002 12.686 - - -Juros sobre o Capital Próprio... 1.566 4.137 6.710 - - -Outras Receitas Operacionais... 11.969 23.587 77.870 15.563 32.745 134.323 Superavit Atuarial - Previdência Privada (Nota 13.) ... 422 422 1.689 422 422 1.689 Variações Monetárias Ativas (Nota 14.4.)... 3.955 7.297 14.353 5.233 9.439 36.120 Recuperação de Encargos e Despesas ... 4.875 10.498 5.054 5.332 11.449 5.123 Reversão de Provisões... 362 979 4.062 416 5.073 16.964 Receitas com Operações de Seguros... - - - - - 18.017 Acordo de Distribuição Produtos de Seguro e Previdência... - - 49.700 - - 49.700 Outras... 2.355 4.391 3.012 4.160 6.362 6.710 Outras Despesas Operacionais... (34.974) (64.190) (45.374) (46.085) (77.242) (94.724)

Aprovisionamentos e Ajustes Patrimoniais ... (442) (1.401) (3.076) (5.914) (7.109) (16.219 ) Descontos Concedidos (Nota 14.5.)... (16.965) (32.384) (25.721) (18.701) (34.748) (28.275 ) Variações Monetárias Passivas ... (620) (3.538) (1.068) (875) (4.210) (3.709 ) Despesas com Operações de Seguros... - - - - - (29.959 ) Despesas de Caráter Eventual (Nota 14.6.)... (14.436) (20.374) (8.434) (17.306) (23.389) (8.965 ) Outras... (2.511) (6.493) (7.075) (3.289) (7.786) (7.597 ) RESULTADO OPERACIONAL... 43.754 82.314 (43.351) 43.505 88.378 (42.969) RESULTADO NÃO OPERACIONAL (Nota 15.) ... (8.803) (27.386) 99.206 (8.433) (26.942) 100.963

Receitas... 3.291 6.296 130.064 3.779 7.086 132.432 Despesas... (12.094) (33.682) (30.858) (12.212) (34.028) (31.469) RESULTADO ANTES DA TRIBUTAÇÃO SOBRE O LUCRO E PARTICIPAÇÕES... 34.951 54.928 55.855 35.072 61.436 57.994 IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL (Nota 6.1.)... 425 7.191 8.678 1.781 3.924 12.865 Provisão para Imposto de Renda... (8.004) (17.701) (5.517) (11.440) (24.743) (14.767 ) Provisão para Contribuição Social... (2.023) (9.953) (8.876) (3.919) (13.881) (9.448 ) Ativo Fiscal Diferido... 10.452 34.845 23.071 17.140 42.548 37.080 PARTICIPAÇÕES ESTATUTÁRIAS NO LUCRO ... (13.067) (21.730) (21.499) (13.509) (22.495) (23.593)

Empregados... (11.717) (19.030) (19.109) (12.054) (19.595) (20.567 ) Administradores ... (1.350) (2.700) (2.390) (1.455) (2.900) (3.026 ) PARTICIPAÇÃO MINORITÁRIA NAS CONTROLADAS... - - - (1.035) (2.476) (4.232 ) LUCRO LÍQUIDO... 22.309 40.389 43.034 22.309 40.389 43.034

JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO... 8.015 16.030 17.711 Número de Ações em Circulação... 29.774.249 29.774.249 29.774.249 Lucro Líquido por Ação... R$ 0,74927 1,35651 1,44534

(7)

As Notas Explicativas da Administração são parte integrante das demonstrações financeiras

MB Múltiplo MB Consolidado

E V E N T O S 2º Semestre E X E R C Í C I O S 2º Semestre E X E R C Í C I O S

2009 2009 2008 2009 2009 2008

ATIVIDADES OPERACIONAIS:

Lucro Líquido antes do Imposto de Renda e Contribuição Social ... 34.951 54.928 55.855 35.072 61.436 57.994 Ajustes ao Lucro Líquido antes dos Impostos ... 147.424 296.610 213.488 169.302 347.282 267.815 Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa... 143.590 294.792 217.966 156.680 318.568 235.914 Provisão para Perdas em Bens Não de Uso Próprio e Investimentos ... 5 320 975 19 329 1.334 Depreciações e Amortizações... 7.482 14.278 13.571 12.693 26.372 31.874 Superveniência / Insuficiência de Depreciação ... - - - 239 206 (856) Resultado de Participações em Coligadas e Controladas ... (2.392) (12.129) (19.805) 8 10 (409) Perda de Ativo Diferido e Intangível... 475 1.056 1.123 475 1.056 1.123 Ganho / Perda na Alienação de Bens... (1.736) (1.707) 6 (1.847) (1.735) (269) Resultado da Participação Minoritária nas Controladas ... - - - 1.035 2.476 (1.806) Outros... - - (348) - - 910 Lucro Líquido Ajustado Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social... 182.375 351.538 269.343 204.374 408.718 325.809 Redução (Aumento) em Aplicações Interfinanceiras de Liquidez ... (495.740) (780.606) 242.618 (556.146) (877.809) 297.600 Redução (Aumento) em Títulos e Valores Mobiliários e Instrumentos Financeiros Derivativos... (33.342) (676) (35.675) (34.410) (2.123) (101.110) Redução (Aumento) em Relações Interfinanceiras... (14.740) (22.541) 208.465 (14.740) (22.541) 208.465 Redução (Aumento) em Relações Interdependências... 30.929 13.798 11.653 30.929 13.798 11.195 Redução (Aumento) em Operações de Crédito ... (227.662) (517.870) (326.184) (239.404) (460.922) (482.078) Redução (Aumento) em Operações de Arrendamento Mercantil ... - - - (320) (446) (35) Redução (Aumento) em Outros Créditos... 6.727 (70.416) 60.362 13.821 (73.359) 30.871 Redução (Aumento) em Outros Valores e Bens... 19.125 14.667 (36.138) 22.020 19.196 (39.780) Aumento (Redução) em Depósitos... 468.670 930.215 150.887 549.066 959.411 201.862 Aumento (Redução) em Captações no Mercado Aberto ... 61.470 152.900 (185.677) 50.346 139.114 (175.035) Aumento (Redução) em Obrigações por Empréstimos e Repasses... (57.815) (113.350) 22.691 (62.117) (115.106) 50.392 Aumento (Redução) em Outras Obrigações ... (1.375) 96.263 (73.191) (8.794) 88.300 (47.806) Aumento (Redução) em Resultados de Exercícios Futuros ... (804) (2.284) 3.559 (1.219) (2.689) 3.788 Aquisição de Bens Não de Uso Próprio... (2.015) (9.781) (4.353) (4.184) (14.020) (8.161) Alienação de Bens Não de Uso Próprio ... 10.899 11.063 676 12.711 14.907 3.522 Imposto de Renda e Contribuição Social ... (9.858) (28.187) (13.718) (15.286) (39.238) (22.940) Caixa Líquido Proveniente / (Aplicado) em Atividades Operacionais... (63.156) 24.733 295.318 (53.353) 35.191 256.559 FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTO:

Alienação de Investimentos... - 67 113.509 - 67 111.027 Alienação de Imobilizado de Uso ... 41 70 139 79 133 1.716 Alienação de Imobilizado de Arrendamento... - - - 5.823 13.695 6.143 Redução do Diferido / Intangível ... - - - - - 5 Aquisição de Investimentos... (5.049) (5.054) (8.696) - (4) (683) Aquisição de Imobilizado de Uso... (3.064) (4.770) (2.067) (5.126) (6.961) (5.900) Aquisição de Imobilizado de Arrendamento... - - - (2.116) (5.970) (20.662) Aplicações no Diferido / Intangível ... (10.409) (16.979) (12.183) (10.461) (17.228) (12.638) Dividendos e Juros sobre o Capital Próprio Recebidos ... 5.360 7.071 11.948 - - -Caixa Líquido Proveniente / (Aplicado) em Atividades de Investimento ... (13.121) (19.595) 102.650 (11.801) (16.268) 79.008 FLUXO DE CAIXA DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO:

Aumento (Redução) em Recursos de Aceites e Emissão de Títulos... (56.368) (159.362) 35.607 (56.368) (159.362) 35.607 Aumento (Redução) em Instrumentos Financeiros Derivativos... 77.328 130.379 (80.491) 77.328 130.379 (80.491) Aumento (Redução) em Dívidas Subordinadas ... 6.220 (34.804) 66.861 6.220 (34.804) 66.861 Dividendos... (76) (76) - (76) (76) -Juros Sobre o Capital Próprio... (8.015) (16.030) (17.711) (8.015) (16.030) (17.711) Aumento de Capital... 31 31 - 31 31 -Caixa Líquido Proveniente / (Aplicado) em Atividades de Financiamento ... 19.120 (79.862) 4.266 19.120 (79.862) 4.266 AUMENTO / (REDUÇÃO) NO CAIXA E EQUIVALENTE DE CAIXA ... (57.157) (74.724) 402.234 (46.034) (60.939) 339.833 Caixa e Equivalente de Caixa no Início do período... 674.304 691.871 289.637 707.727 722.632 382.799 Caixa e Equivalente de Caixa no Fim do período ... 617.147 617.147 691.871 661.693 661.693 722.632 AUMENTO / (REDUÇÃO) NO CAIXA E EQUIVALENTE DE CAIXA ... (57.157) (74.724) 402.234 (46.034) (60.939) 339.833

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA - MÉTODO INDIRETO

Para o 2º Semestre de 2009 e para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2009 e de 2008

(8)

As Notas Explicativas da Administração são parte integrante das demonstrações financeiras MB Múltiplo MB Consolidado E V E N T O S 2º Semestre E X E R C Í C I O S 2º Semestre E X E R C Í C I O S 2009 2009 2008 2009 2009 2008 1 - RECEITAS... 547.152 988.245 1.448.612 571.592 1.049.374 1.632.997 Intermediação Financeira... 687.796 1.284.095 1.481.105 729.722 1.368.175 1.604.202 Prestação de Serviços ... 55.402 110.464 122.723 59.198 117.624 124.768 Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa ... (143.590) (294.792) (217.966) (156.680) (318.568) (235.914) Outras ... (52.456) (111.522) 62.750 (60.648) (117.857) 139.941 2 - DESPESAS DE INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA... (166.300) (311.671) (879.219) (172.544) (323.053) (895.023) 3 - INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS... (186.653) (324.791) (232.537) (195.046) (342.691) (325.044) Materiais, Energia e Outros... (7.671) (17.661) (22.039) (7.673) (17.669) (23.884) Serviços de Terceiros ... (131.598) (216.960) (126.291) (136.607) (227.721) (151.080) Outros... (47.384) (90.170) (84.207) (50.766) (97.301) (150.080) Despesas de Comercialização... - - - - - (46.062) Comunicações... (5.362) (10.488) (12.058) (5.379) (10.531) (15.459) Processamento de Dados ... (18.451) (34.431) (30.293) (19.129) (35.583) (31.182) Propaganda e Publicidade ... (4.116) (5.730) (5.704) (4.133) (5.751) (6.319) Serviços do Sistema Financeiro ... (7.028) (13.418) (12.775) (7.124) (13.794) (14.261) Transportes ... (4.398) (8.278) (8.553) (4.503) (8.534) (9.564) Outros... (8.029) (17.825) (14.824) (10.498) (23.108) (27.233) 4 - VALOR ADICIONADO BRUTO (1-2-3)... 194.199 351.783 336.856 204.002 383.630 412.930 5 - DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO ... (7.482) (14.278) (13.571) (8.325) (15.935) (18.745) 6 - VALOR ADICIONADO LÍQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE (4-5) ... 186.717 337.505 323.285 195.677 367.695 394.185 7 - VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM TRANSFERÊNCIA ... 2.392 12.129 19.805 (8) (10) 409 Resultado de Participações em Coligadas e Controladas... 2.392 12.129 19.805 (8) (10) 409 8 - VALOR ADICIONADO A DISTRIBUIR (6+7)... 189.109 349.634 343.090 195.669 367.685 394.594 9 - DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO... 189.109 349.634 343.090 195.669 367.685 394.594 Pessoal ... 98.325 183.409 180.248 102.832 192.421 218.623 Remuneração Direta... 77.056 140.817 136.963 80.905 148.641 166.684 Benefícios ... 15.334 30.722 28.618 15.721 31.606 35.038 F.G.T.S. ... 5.935 11.870 14.667 6.206 12.174 16.901 Impostos, Taxas e Contribuições ... 49.524 87.871 84.485 53.117 99.520 97.551 Federais... 46.302 81.597 71.703 49.313 92.240 83.309 Estaduais... 36 69 47 45 85 73 Municipais ... 3.186 6.205 12.735 3.759 7.195 14.169 Remuneração de Capitais de Terceiros... 18.951 37.965 35.323 16.376 32.879 31.154 Aluguéis... 13.021 26.167 25.954 10.446 21.081 21.785 Arrendamento Mercantil ... 5.930 11.798 9.369 5.930 11.798 9.369 Remuneração de Capitais Próprios... 22.309 40.389 43.034 23.344 42.865 47.266 Juros sobre o Capital Próprio... 8.015 16.030 17.711 8.015 16.030 17.711 Dividendos ... 76 76 - 76 76 -Lucros retidos / (Prejuízo do exercício)... 14.218 24.283 25.323 14.218 24.283 25.323 Participação dos não Controladores nos Lucros Retidos ... - - - 1.035 2.476 4.232

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

Para o 2º Semestre de 2009 e para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2009 e de 2008

(9)

As Notas Explicativas da Administração são parte integrante das demonstrações financeiras

AJUSTES DE AVALIAÇÃO

PATRIMONIAL ACUMULADOSLUCROS

CAPITAL RESERVAS DE RESERVAS DE LUCROS TOTAIS

E V E N T O S REALIZADO

AUMENTO DE CAPITAL

CAPITAL REAVALIAÇÃO LEGAL ESTATUTÁRIAS CONTROLADAS

SALDOS EM 01/01/2008... 214.375 - 56.554 34.687 38.016 159.129 (178) - 502.583 AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL... - - - - - - (57) - (57) ATUALIZAÇÃO DE TÍTULOS PATRIMONIAIS... - - 116 - - - - - 116 REALIZAÇÃO DE RESERVA... - - - (1.133) - - - 1.133 -REVERSÃO DE RESERVA... - - (395) - - - - 395 -BAIXA DE REAVALIAÇÃO EM CONTROLADAS... - - - (6.894) - - - - (6.894) LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO... - - - - - - - 43.034 43.034

DESTINAÇÕES:

.Reservas (Nota 10.2) ... - - - - 2.152 24.699 - (26.851) .Juros sobre o Capital Próprio (Nota 10.2.) ... - - - - - - - (17.711) (17.711) SALDOS EM 31/12/2008... 214.375 - 56.275 26.660 40.168 183.828 (235) - 521.071

MUTAÇÕES DO PERÍODO... - - (279) (8.027) 2.152 24.699 (57) - 18.488 SALDOS EM 01/01/2009... 214.375 - 56.275 26.660 40.168 183.828 (235) - 521.071 AUMENTO DE CAPITAL AGO / AGE - 22/04/2009... 5.954 - - - - (5.954) - - -AUMENTO DE CAPITAL AGE - 14/12/2009... - 45.006 - - - - - - 45.006 CAPITAL A REALIZAR ... - (44.975) - - - - - - (44.975) AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL... - - - - - - 657 - 657 REALIZAÇÃO DE RESERVA... - - - (923) - - - 923 -LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO... - - - - - - - 40.389 40.389

DESTINAÇÕES:

.Reservas (Nota 10.2.) ... - - - - 2.020 23.186 - (25.206) .Juros sobre o Capital Próprio (Nota 10.2.) ... - - - - - - - (16.030) (16.030) .Dividendos ... - - - - - - - (76) (76) SALDOS EM 31/12/2009... 220.329 31 56.275 25.737 42.188 201.060 422 - 546.042

MUTAÇÕES DO PERÍODO... 5.954 31 - (923) 2.020 17.232 657 - 24.971 SALDOS EM 01/07/2009... 220.329 - 56.275 26.199 41.072 187.496 5 - 531.376 AUMENTO DE CAPITAL AGE - 14/12/2009... - 45.006 - - - - - - 45.006 CAPITAL A REALIZAR... - (44.975) - - - - - - (44.975) AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL... - - - - - - 417 - 417 REALIZAÇÃO DE RESERVA... - - - (462) - - - 462 -LUCRO LÍQUIDO DO SEMESTRE... - - - - - - - 22.309 22.309

DESTINAÇÕES:

.Reservas (Nota 10.2.) ... - - - - 1.116 13.564 - (14.680) .Juros sobre o Capital Próprio (Nota 10.2.) ... - - - - - - - (8.015) (8.015) .Dividendos ... - - - - - - - (76) (76) SALDOS EM 31/12/2009... 220.329 31 56.275 25.737 42.188 201.060 422 - 546.042

MUTAÇÕES DO PERÍODO... - 31 - (462) 1.116 13.564 417 - 14.666

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Para o 2º Semestre de 2009 e para os exercícios findos em 31 de dezembro de 2009 e de 2008

Referências

Documentos relacionados

EUH066 Pode provocar pele seca ou gretada, por exposição repetida Efeitos físico-químicos nocivos à saúde humana e ao ambiente:.. Nenhum outro

Culatra em aço inox ou oxidada, com gravação em baixo relevo, niquelada ou oxidada e canos oxidados.. Modelo Miura

Esta área diz respeito ao desenvolvimento profissional, à qualidade dos cuidados, aos sistemas de informação, à reflexão ética e deontológica, à melhoria das condições para

O prazo de validade deste processo de seleção será o período abrangido pelo total preenchimento das vagas anunciadas. O candidato classificado, mas excedente quanto

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES DO CARGO: A utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; a promoção de ações de educação

A combinação deste medicamento com vacinas vivas atenuada (como vacina de sarampo, vacina de caxumba ou vacina de rubéola), com fenitoína ou fosfenitoína (medicamentos para

Em termos diacrônicos, é importante salientar que, para este caso em particular, é interessante perceber a consti- tuição dos cemitérios e os rituais a ele associados em

Longe de esgotar as possibilidades interpretativas para a complexidade de funções desempenhadas pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no século XIX,