• Nenhum resultado encontrado

Construtoras Sustentáveis. Uma nova fase na Construção Civil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Construtoras Sustentáveis. Uma nova fase na Construção Civil"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Construtoras

Sustentáveis

(2)

Construtoras Sustentáveis

Ficha Técnica:

• Felipe Novais Araruna

• Sugestões para uma produção mais limpa

• Guilherme Lopis De Souza

• Resumo, Introdução, Objetivos, Referências Bibliográficas

• João Marcos Tavares De Sousa

• Implantação do programa de produção mais limpa na indústria

• João Victor Guimarães Morais

• Resumo, Tipo de indústria, Implantação do programa de produção mais limpa na indústria

• Luis Guilherme Barbosa De Almeida

• Resumo, Objetivos, Tipo de indústria, Referências Bibliográficas

• Maria Deise Calou Leite

• Resumo, Capa, Ficha técnica, Como este tipo de indústria polui ou contamina, Sugestões para uma produção mais limpa, Referências Bibliográficas, Montagem do trabalho

• Wilson Fernandes Campos Neto

• Resumo, Ficha técnica, Sumário, Introdução, Como este tipo de indústria polui ou contamina, Sugestões para uma produção mais limpa, Referências Bibliográficas

• Disciplina: Projeto Integrador - Gerenciamento Ambiental e

Tecnologias Mais Limpas.

• Orientador: Lucas Machado

• Centro Universitário Paraíso - UNIFAP

(3)

Sumário:

Introdução ……….……… 4

Objetivos ….………..……… 5

Explicação sobre o tipo de indústria ……….……… 5

Como este tipo de indústria polui e contamina ………... 9

Sugestões para uma produção mais limpa ………... 15

Como pode ser implementado um programa de produção mais limpa neste tipo de indústria ……....……… 17

(4)

Introdução

A partir dos estudos da disciplina Projeto integrador gerenciamento ambiental e tecnologias mais limpas, é visto a necessidade de se desenvolver uma cartilha que busca estudar soluções mais limpas para o desenvolvimento sustentável capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações em especial no que diz respeito ao esgotamento de recursos do planeta.

Um dos setores reconhecidamente impactante para as questões abordadas é o setor da construção, as construtoras garantem empregabilidade a milhares de pessoas isso é muito importante economicamente falando. Porém, do ponto de vista ambiental, é um grande gerador de resíduos.

“A urbanização acelerada e o rápido adensamento das cidades de médio e grande porte têm provocado inúmeros problemas para a destinação do grande volume de resíduos gerados em atividades de construção, renovação e demolição de edificações e infra-estrutura urbanas, condicionando os gestores públicos a adotarem soluções mais eficazes para a gestão desses resíduos”.(MATTOSINHO, 2009)

Fonte: Instituto Educacional

(5)

Seguindo esta linha de raciocínio, a cartilha foi desenvolvida com intuito de auxiliar construtoras a desenvolver projetos mais limpos e renováveis propondo soluções para o descarte dos materiais e resíduos gerados durante toda a execução.

Objetivo

Tendo em conta a grande quantidade de resíduos e desperdício de matéria-prima, o objetivo deste trabalho é obter dados e informações sobre o assunto, para determinar como as diferentes etapas do processo relacionadas à indústria da construção civil levam a degradação do meio ambiente por conta dos resíduos, desenvolver métodos e tecnologias para uma produção mais limpa. Também serão propostas tecnologias mais limpas e métodos de fácil utilização para minimizar os impactos ambientais causados pela falta de esforços no planejamento das construções.

Tipo de Indústria

As construtoras são responsáveis por cada etapa de uma construção civil, desde o planejamento até os acabamentos finais.

“A construtora é a empresa responsável pela execução física de um empreendimento, ou seja, é de sua responsabilidade todas as etapas da construção

civil: projeto de engenharia, contratação de

mão-de-obra, equipamentos, tecnologia construtiva e testes de qualidade”. Sendo assim, interfere diretamente na geração de empregos e resíduos no meio ambiente (DIÁLOGO ENGENHARIA, 2017).

(6)

Na região do Cariri a construção civil segue expandindo-se de forma inversa às circunstâncias do mesmo setor no Brasil. Juazeiro do Norte está entre as cidades com maior número de vendas no setor e investimento em capital privado (BADALO, 2019).

Como exemplificação de uma das construções dessa indústria, citaremos a “Edificação”. Dividiu-se as etapas dessa obra em seis:

● Canteiro de obra - é a área/local de trabalho onde são executadas as tarefas. Para o início da obra é feito um cercamento de tapume, uma instalação obrigatória, citada na NR 18 - Condições e Meio Ambiente De Trabalho Na Indústria Da Construção. “18.16.18 É obrigatória a colocação de tapume, com altura mínima de 2 m (dois metros), sempre que se executarem atividades da indústria da construção, de forma a impedir o acesso de pessoas estranhas aos serviços.” (Portaria SEPRT n.º 3.733, de 10 de fevereiro de 2020 / 11/02/2020). É feita também a terraplanagem para que o canteiro fique plano e a instalação de energia.

● Fundação - a primeira parte feita na obra, é uma estrutura realizada para segurar/apoiar toda a edificação e mandar as cargas para o solo.(VIVA DECORA PRO, 2020) . Nesta etapa entra a sapata ou estaca, viga baldrame, a laje, pilar, e a escada, todos usados para darem sustentação a fundação.

● Alvenaria e Revestimento - etapa de levantamento de paredes e finalização das mesmas. Nesta são utilizados vergas e contra vergas que as sustentam, o chapisco, emboço, para enfim receber o reboco (a parte que reveste a parede).

(7)

● Cobertura - primeiro é feito ou não (vai depender da construção) o oitão, uma parede que dá suporte a cobertura, após vem a cobertura em si. Existem várias maneiras de fazer-lá, que podem ser de Forro (pré-moldado, PVC ou gesso), telhado (pré-moldado, madeira, PVC) ou telha.

● Instalações elétricas - feito as caixas de passagem, utilizaram de outros materiais para a instalação, os fios, as tomadas e disjuntores, os tubos para a proteção dos fios e será instalada também a caixa d’água.

● Acabamento - parte final da edificação onde serão feito o piso, colocarão os azulejos e a soleira “peça de cantaria sobre a qual se assentam as ombreiras de uma porta; piso na porta de entrada de um edifício” (ENGENHARIACIVIL.COM, 2020). Na maioria das vezes se utilizam de pedras de mármore para esse feito.

Os resíduos gerados (saídas) são colocadas no fluxograma de acordo com as classes implementadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA que diz:

(8)

“Resolução CONAMA 307º/2002 Art. 3° Os resíduos da construção civil deverão ser classificados, para efeito desta Resolução, da seguinte forma:

I - Classe A - são os resíduos reutilizáveis ou

recicláveis como agregados, tais como: a) de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem; b) de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto; c) de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meio-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras;

II - Classe B - são os resíduos recicláveis para

outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras, embalagens vazias de tintas imobiliárias e gesso; (Redação dada pela Resolução nº 469/2015).

III - Classe C - são os resíduos para os quais não

foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação; (Redação dada pela Resolução n° 431/11).

IV - Classe D - são resíduos perigosos oriundos

do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde. (Redação dada pela Resolução n° 348/04) (CONAMA, 2002).

(9)

Conforme será mostrado no próximo tópico em seu fluxograma, esse tipo de indústria segue etapas como organização do canteiro de obras, fundação, alvenaria e revestimento, cobertura, instalações elétricas e acabamento, além de tarefas que antecedem esse trabalho no local da obra, como o desenvolvimento do projeto e possíveis ensaios para garantir que não ocorra futuros problemas físicos na edificação.

Como esse tipo de indústria polui e contamina

A indústria da construção civil é uma das grandes responsáveis pela geração de impactos ambientais. Em 1970 o Brasil começou a se preocupar com essa problemática e notaram a necessidade de implementar medidas preventivas(FONSECA, 2013). As medidas foram implementadas e são compostas por leis e normas que regem e protegem o meio ambiente, mas nem sempre são respeitadas, e quando isso ocorre as preocupações aumentam e as consequências vêm.

Fonte: Tem sustentável - Poluição do ar nas obras

A Lei nº 12.305 (BRASIL, 2010) Instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê o descarte adequado dos resíduos, a prevenção e a redução destes com políticas de conscientização para hábitos no consumo sustentável, cria metas para diminuição dos lixões e dentre várias outras melhorias na questão dos resíduos sólidos.

Fonte: Tem sustentável -

(10)

“Atualmente, o volume de RCC (Resíduos da Construção Civil) gerado pelas obras é considerado muito grande, o que tem contribuído para redução da vida útil dos aterros. Também os custos dos serviços de coleta, de transporte e de disposição final têm aumentado nos últimos anos, em razão não só das quantidades coletadas, mas das distâncias cada vez maiores aos locais de descarte autorizados. Portanto, a reciclagem e o reaproveitamento dos RCC são de fundamental importância para controle e minimização dos problemas ambientais causados por estes resíduos”(ROHM et al, 2013).

Como já explicado no item “tipo de indústria”, será utilizada como exemplo uma edificação, como um tipo de obra produzida por essa indústria, indicando as etapas de uma construção.

Segue um fluxograma (Figura 1) onde explica melhor essas etapas que são as entradas (materiais utilizados), divididas em seis e as saídas (os resíduos) que foram citadas conforme as classes implementadas pelo CONAMA.

(11)
(12)

Essa indústria polui e contamina de várias maneiras, são elas a degradação das áreas quanto ao desmatamento e a poluição dos solos; a extração de matéria-prima que inúmeras vezes não são repostas e nem racionalizadas; o desperdício de água nas edificações; a geração de resíduos (entulhos); a poluição do ar com a fumaça gerada, poeiras; contaminação da água quando resíduos sólidos e líquidos são despejados de forma inadequada e dentre várias outras maneiras.

Fonte: 32x SP, 2010/2019.

Indicadores e monitoramento

Uma gestão ambiental não pode deixar de acompanhar e monitorar suas atividades, pois bem conhecer o fluxo dos seus principais materiais utilizados no canteiro de obra tais como: aço, argamassa, alumínio, areia, tijolos, cerâmicas, cimento, concreto, pedra britada e madeira. O monitoramento deve ser acompanhado e apresentado em forma de indicadores de desempenho, isso ajuda para que a empresa saiba o quanto está entrando, sendo utilizado e o quanto está sendo descartado.

(13)

A partir deste acompanhamento procurar fornecedores parceiros que possam agregar valor utilizando esses materiais não utilizados em obras. A tabela (tabela 01) a seguir mostra um exemplo desenvolvido pela empresa Even (Construtora Even) para controle do percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem, de acordo com seu fornecedor.

Tabela 01: Percentual de materiais reciclados por Fornecedor. Fonte: Adaptado do Projeto de Graduação, Novis, 2014.

MATERIAIS FORNECEDOR % RECICLADO

Aço Gerdau 62% Arcelor Mittal 73% Argamassa Vollary 100% Cerâmica/ Azulejo Cecrisa 11% Incefra 100% Atlas 6% Cimento Intercement 39% Polimix 33% Votorantim 63% Concreto (todos os FCK´s) Intercement 3% Engemix 2% Polimix 4% Supermix 3%

Madeira Serradas Gasômetro Reflorestamento Empório Madeira Reflorestamento

(14)

Os principais resíduos gerados nos canteiros de obra devem ser separados por tipo de resíduo conforme mostra a Figura 02 a seguir podemos exemplificar um indicador de monitoramento e a figura 03 mostra o índice de resíduos mix e sua referente meta.

O uso de materiais no processo da construção é intenso e o setor gera muito resíduo observamos neste gráfico que a empresa gerou mais de 65.510 toneladas, e que foram feitas às separação dos resíduos por tipo: gesso, entulho (alvenaria e concreto), mix (que são destinados a aterros sanitários), madeira e recicláveis.

Figura 02: Geração de Resíduos.

Fonte: Projeto de Graduação, Novis, 2014.

Figura 03: Geração de Resíduos.

(15)

Neste outro gráfico observamos o índice de resíduos mix acumulativo, e percebemos que 2011 foi um ano em que esteve acima da meta estabelecida de 25 toneladas, já 2012 houve uma oscilação acima da meta durante os meses de fevereiro a maio tecnicamente isso quer dizer que a empresa bateu sua meta em 66,66%.

Monitorar todos esses materiais e seus resíduos gerados faz parte de uma boa gestão ambiental e devem ser feitos mensalmente isso dará respaldo técnico, estatístico para tomada de decisões e melhoramento do objetivo sustentável.

Sugestões para uma produção mais limpa

“A Produção Mais Limpa é filosofia pró-ativa de antecipação da prevenção, pois permite que a empresa aumente a eficiência do uso de recursos naturais através da minimização ou reciclagem dos resíduos gerados, propiciando redução de custos, de desperdícios de matéria-prima, energia e na diminuição de riscos ambientais”(FONSECA et al, 2013).

Para uma produção mais limpa, as empresas devem começar a olhar para os métodos que tenham eficiência quando se trata da reciclagem, minimização dos resíduos e redução que alcance melhorias ambientais.

Uma das sugestões seria começar a comprar materiais ecologicamente corretos, como por exemplo um tijolo que seja feito por uma indústria que usa caldeiras a vapor em sua produção, pois ela contribui na diminuição de poluentes (fumaça gerada pelo forno a lenha) e pisos de madeira reciclável.

(16)

Implantar indicadores de educação ambiental como: Criando um plano voltado aos funcionários, com projetos que ensinam a adotar o consumo consciente de água e energia, bem como melhorar a gestão de resíduos, no ambiente da empresa e suas residências; Indicadores de desempenho hídrico como: projetos para captação da água da chuva, mecanismos como pisos permeáveis, telhado verde, reutilizar as águas servidas, possibilitando a redução do uso de água tratada e diminuir a geração de efluentes líquidos.

Utilização de projetos arquitetônicos mais limpos e sustentáveis que venha com estruturas mais naturais como iluminação, circulação de ar e temperatura visando a diminuição do consumo de energia. Energia renovável através mecanismos e equipamentos que gerem energia, mesmo que parcialmente, como por biomassa e/ou por gás natural, coletor solar para aquecimento de água, de origem eólica, de painéis fotovoltaicos, etc.

Figura 04: Indicadores ambientais

(17)

Adoção de gestão de resíduos sólidos com ações para priorizar a não geração, passando pela redução da geração, reutilização, reciclagem, reserva para uso futuro, até a destinação ambientalmente correta.

Como pode ser implementado um programa

de produção mais limpa neste tipo de indústria

Para implementação de uma produção mais limpa é necessário de início uma visita técnica no setor da indústria da construção civil, para uma primeira análise de como está sendo a produção. Após essa análise, se faz necessário um desenvolvimento de um fluxograma para expor e estudar os processos que são realizados, assim será feita uma avaliação, com a atenção voltada para as entradas e saídas deste processo e assim obter uma análise quantitativa destas etapas. (SENAI, 2003).

Faz-se necessária um plano de implementação e monitoramento, formando uma equipe para o desenvolvimento dessas atividades. Com essas etapas realizadas, é possível identificar as causas da geração dos resíduos, soluções e opções para uma produção mais limpa dentro dessa indústria.

Ao implementar uma produção mais limpa, é preciso ter alguém responsável pelo monitoramento dentro da empresa, para que todas essas etapas realizadas não tenham sido em vão e que essa produção mais limpa continue sendo feita dentro da indústria.

Atualmente existem softwares dedicados a gerenciamento de resíduos e softwares que automatizam todas as etapas de uma construção.

(18)

O uso da tecnologia é um grande auxílio para a produção e qualidade, porém, em contrapartida temos a falta de preparo de uma grande parte dos funcionários desse ramo, para monitorar corretamente esses programas é necessário um treinamento específico dos operários, sendo necessário um investimento que só pode ser considerado viável após ser feito um estudo financeiro.

Utilizar o conceito Green buildings é uma alternativa que vem sendo notada nos últimos anos, sendo o Brasil o quarto país no ranking mundial de construções certificadas como sustentáveis (FIESC, 2018).

Visando que esse conceito observa os impactos sociais, econômicos e ambientais, pode-se concluir que é viável para construtoras investir na busca por "projetos verdes", a ascendência desse método prova que com estudos e planejamento é possível aderir a uma construção que preocupa-se com o ambiente.

(19)

Referências:

BADALO, Construção civil em pleno vapor em Juazeiro do Norte, 2020. Disponível em: <https://www.badalo.com.br/cariri/construcao-civil-em-pleno-vapor-em-juazeiro-do-norte/>. Acesso em: 18 Nov. 2020.

BRASIL. Portaria MTb nº 3.214, de 08 de Junho de 1978. NR 18 - Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção Civil, Escola Nacional de Inspeção do Trabalho - ENIT, 1978. Disponível em: <https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-18-atualizada-2020.pdf>.

Acesso em: 22 Nov. 2020.

BRASIL. Resolução n° 307, de 5 de Julho DE 2002. Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Disponível em: <http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=307>. Acesso em: 26 Nov. 2020.

Construção, Mobus. Entenda a importância de um plano de gerenciamento de resíduos da construção civil. Mobuss Construção, Blumenau, 11 Set. 2017. Disponível em: <https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/eficiencia-no-plano-de-gerenciamento-de-residuos/>. Acesso em: 24 nov. 2020 às 10:54.

Construção, Mobus. Por que implementar o gerenciamento de resíduos na construção civil? Mobuss

Construção, Blumenau, 20 Jul. 2018. Disponível em: <https://www.mobussconstrucao.com.br/blog/gerenciamento-de-residuos-na-construcao-civil/>. Acesso em: 24 nov. 2020 às 10:11.

DIÁLOGO ENGENHARIA. Qual a diferença entre construtora, incorporadora e imobiliária, 2017.

Disponível em:

<https://medium.com/@dialogoeng/qual-a-diferen%C3%A7a-entre-construtora-incorporadora-e-imobili %C3%A1ria-cc5779074f91>. Acesso em: 19 Nov. 2020.

EVEN Sustentável. Disponível em: < https://sustentavel.even.com.br/ >. Acesso em: 17 Nov. 2020. FONSECA, et al. Produção mais limpa: uma nova estratégia de produção. X SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2013. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/39018395.pdf> . Acesso em: 12 de nov. 2020.

GARCIAS; ROTH. Construção Civil e a Degradação Ambiental. Desenvolvimento em questão, ano 7, n. 13, p. 111-128, 2009. Disponível em: <https://revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/download/169/125/0> . Acesso em: 12 de nov. 2020.

MATTOSINHO; PIONÓRIO. Aplicação da Produção Mais Limpa na Construção Civil: Uma Proposta de Minimização de Resíduos. INTERNATIONAL WORKSHOP ADVANCES IN CLEANER

(20)

NOVIS, Luiz Eduardo Moraes. Estudo dos Indicadores Ambientais na Construção Civil – Estudo de Caso em 4 Construtoras. UFRJ/ Escola Politécnica, 2014, Disponível em: <

http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10010028.pdf > . Acesso em: 16 de nov. de 2020 O crescimento das construções verdes. Observatório FIESC, Florianópolis, 26 Set. 2018. Disponível em:

<https://www.observatoriofiesc.com.br/post/o-crescimento-das-constru%C3%A7%C3%B5es-verdes>. Acesso em: 24 nov. 2020 às 9:30.

OLIVEIRA, Adriele. Quais são os principais impactos ambientais da construção civil?, E + B educação, 2019. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/engenharia-civil/noticias/quais-sao-os-princ ipais-impactos-ambientais-da-construcao-civil> . Acesso em: 12 de nov. 2020.

PACHECO, Wilson Jr. Do canteiro de obras à construtora: softwares de gestão de obras que integram todo o processo da construção civil. Obra Prima, Curitiba, 26 out. 2020. Disponível em: <https://blog.obraprimaweb.com.br/software-de-gestao-de-obras-integra-canteiro-a-construtora/>. Acesso em: 24 nov. 2020 às 11:32.

PORTAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PRS. Classificação dos Resíduos da Construção Civil no Brasil, 2015. Disponível em: <https://portalresiduossolidos.com/classificacao-dos-residuos-da-construcao-civil-no-brasil/> . Acesso em: 18 Nov. 2020.

SALLES, Carolina. A construção civil e seu impacto no meio ambiente. Jusbrasil, 2013. Disponível em: <https://carollinasalle.jusbrasil.com.br/noticias/111940084/a-construcao-civil-e-seu-impacto-no-meio-a mbiente/amp> . Acesso em: 12 de nov. de 2020

SENAI RS. Implementação de Programas de Produção mais Limpa, 2003. Disponível em: <https://www.senairs.org.br/documentos/implementacao-de-programas-de-producao-mais-limpa#:~:te

xt=O%20objetivo%20geral%20deste%20projeto,limpa%20em%20diversos%20setores%20produtivos.

>. Acesso em: 25 Nov. 2020.

SOFTEXPERT Resíduos. SOFT EXPERT, Joinville. Disponível em: <https://www.softexpert.com/pt-br/produto/gestao-residuos/>. Acesso em: 24 nov. 2020, 10:00:30. SOUZA, Pâmela. O que é green building, quais são os seus benefícios e certificações?. Voitto, São Paulo, 28 out. 2020. Disponível em: < https://www.voitto.com.br/blog/artigo/green-building >. Acesso em: 24 nov. 2020 às 9:20

TREVISAN. IBDA - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura. A Diferença entre construtora e incorporadora, 2020. Disponível em : <http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=33&Cod=1933>. Acesso em: 18 Nov. 2020.

(21)

__________________________________________________________ Centro Universitário Paraíso – UniFAP

Rua Conceição, 1228 – São Miguel – Juazeiro do Norte – CE – CEP. 63010-465 - Fone (88) 3512-3299 – Fax (88) 3511-7718

pi.fapce.edu.br

Instagram: @unifapce

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Deste modo, o autor defende que as estruturas sociais são, ao mesmo tempo, condicionadas e condicionantes das ações; enquanto os indivíduos se apresentam como

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 Caracterização da cobertura florestal e da biodiversidade vegetal no entorno dos cultivos de tomate na região de Apiaí-SP a Módulos

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem