• Nenhum resultado encontrado

Edital nº 13/2016-DTA/STPG/FAAC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital nº 13/2016-DTA/STPG/FAAC"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Edital nº 13/2016-DTA/STPG/FAAC

A Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - câmpus de Bauru, torna público que, no período de 5 de novembro de 2016 a 9 de janeiro de 2017, estarão abertas as inscrições para seleção de aluno regular junto ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, Curso de Doutorado, para ingresso no ano letivo de 2017. I – LINHAS DE PESQUISA E VAGAS OFERECIDAS

Área de Concentração: Ambientes Midiáticos e Tecnológicos.

Linha de Pesquisa 1 - Gestão Midiática e Tecnológica: investiga a gestão de ambientes midiáticos e tecnológicos, englobando planejamento, programação e estética na produção de conceitos, métodos, técnicas, produtos e modelos, aplicáveis às convergências e interfaces, onde são contemplados os recursos humanos, tecnológicos e informacionais, que agregam valor ao produto midiático e tecnológico. Abrange os seguintes eixos temáticos: hipermídia, multiplataformas, linguagens e estéticas em tecnologias, games, narrativas audiovisuais, mídias sonoras e imagens em movimento, visando à formação de base teórica e conceitual para o desenvolvimento de cultura cognitiva e dos processos midiáticos e tecnológicos no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.

Linha de Pesquisa 2 - Tecnologias Midiáticas: visa estudar, projetar, desenvolver e validar as tecnologias criativas direcionadas aos processos e produtos tecnológicos e midiáticos. Aborda, por meio de seus eixos temáticos, as bases cognitivas e aprendizagens, estéticas e técnicas da comunicação e interação humanas mediadas pela tecnologia. Contempla a interdisciplinaridade entre as áreas da computação, comunicação, design, educação e engenharias, entre outras, decorrente da crescente demanda por novas formas de utilização de suportes midiáticos.

Número de vagas oferecidas: 19 (dezenove).

A Comissão do Processo Seletivo se reserva o direito de não preencher todas as vagas oferecidas.

II – INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet. Para inscrever-se o candidato deverá acessar o endereço eletrônico http://www.faac.unesp.br/#!/pos-

graduacao/mestrado-e-doutorado/midia-e-tecnologia---doutorado/processo-seletivo/, link correlato à inscrição para aluno regular de pós-graduação, com início às 00h00 do dia 05/11/2016 e término às 23h59 do dia 09/01/2017 e preencher a ficha de inscrição a ser enviada pela internet. O deferimento da inscrição está condicionado ao encaminhamento dos documentos relacionados no item “documentos para inscrição”, via Correios (exclusivamente por meio de SEDEX) ou entregues diretamente na Seção Técnica de Pós-Graduação da FAAC/UNESP, no período de 05/11/2016 a 09/01/2017, das 08h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00, devidamente acondicionados em envelope identificado. No caso de envio dos documentos pelos Correios, será considerada como última data de postagem o dia 09/01/2017. As inscrições cujos documentos forem postados após esta data estarão automaticamente indeferidas. No caso da

(2)

entrega dos documentos na Seção Técnica de Pós-Graduação, o atendimento será de segunda a sexta- feira, das 08h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h00, e a data limite para recebimento será o dia 09/01/2017, sendo que não será recebida qualquer documentação, via balcão, após esta data.

No caso de não aprovação no processo seletivo, os candidatos deverão retirar os documentos, entregues no ato da inscrição, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da divulgação do resultado final. Decorrido esse prazo, os documentos serão inutilizados pela Seção Técnica de Pós-Graduação. A taxa de inscrição, no valor de R$ 62,00 (sessenta e dois reais), deve ser recolhida por meio de Depósito Identificado ou Doc. Eletrônico em nome de:

UNESP – BAURU – FAAC CGC. 48031918/0029-25 Banco do Brasil

Banco Nº 0001, Agência 1963-1, Conta Corrente, Nº 130113-6. III – DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

São exigidas cópias impressas dos seguintes documentos aos candidatos:

a) Original ou cópia identificada com o nome do candidato no comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 62,00 (sessenta e dois reais). b) Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br) comprovado com documentos (cópias de atestados, declarações, publicações de artigos científicos, livros e capítulos de livros, certificados de apresentação de trabalho em eventos, cópias de publicações em anais e páginas de carteira de trabalho, contratos de prestação de serviço ou declaração equivalente, para efeito de comprovação de atividade profissional, entre outros). Aos candidatos faculta-se a apresentação de cópias não autenticadas, para fins de comprovação de currículo. Para capítulos, artigos e livros, deve ser apresentada apenas a cópia da capa, ficha catalográfica ou página de identificação do ISBN ou ISSN e sumário da publicação.

c) Projeto de pesquisa relacionado às temáticas de investigação do Programa, conforme Anexo I a este edital. O projeto de pesquisa deverá ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando no máximo 10 páginas digitadas em Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, margens de 2,0 cm, compreendendo: resumo de até 20 linhas; apresentação do tema com fundamentação teórica; problema de pesquisa; objetivos; justificativa; metodologia; cronograma; referências bibliográficas; na capa do projeto deverá ser feita a indicação, em ordem de prioridade, de até dois docentes do Programa como possíveis orientadores do projeto de pesquisa, de acordo com a lista de orientadores disponível no Item IV. Não será aceita nenhuma espécie de anexo ou apêndice ao projeto. Para a elaboração do documento do projeto, deve ser adotado o modelo disponibilizado no sítio do Programa, acessível pelo link a seguir:

http://www.faac.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/midia-e-tecnologia---doutorado/processo-seletivo/ . IV- RELAÇÃO DE ORIENTADORES

LINHA DE PESQUISA 1 - GESTÃO MIDIÁTICA E TECNOLÓGICA Antonio Francisco Magnoni - 02 vagas

Denis Porto Renó - 02 vagas

(3)

Juliano Mauricio de Carvalho - 01 vaga Leticia Passos Affini - 02 vagas

Maria da Graça Mello Magnoni - 01 vaga.

LINHA DE PESQUISA 2 - TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS Antonio Carlos Sementille - 02 vagas

Eduardo Martins Morgado - 01 vaga João Pedro Albino - 02 vagas

Marcos Américo - 01 vaga Maria Cristina Gobbi - 01 vaga

Vania Cristina Pires Nogueira Valente - 02 vagas.

Os candidatos devem consultar os Currículos Lattes dos orientadores, de modo a se informarem sobre seus respectivos projetos de pesquisa e áreas de atuação. V – PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

O candidato deverá comprovar proficiência em língua estrangeira em até três meses do ato da matrícula. Como se trata de nível de Doutorado, a proficiência deverá ser diversa daquela demonstrada em seu curso de Mestrado. Serão aceitos exclusivamente os seguintes certificados de proficiência, em conformidade com seu respectivo prazo de validade.

Inglês: TOEFL (Test of English as a Foreign Language) PBT com pontuação mínima de 397 pontos; TOEFL iBT com pontuação mínima de 69 pontos; TEAP (Test of English for Academic Purposes) com pontuação mínima de 70 pontos; IELTS (International English Language Testing System) com pontuação mínima de 70 pontos; União Cultural Brasil- Estados Unidos, com pontuação mínima de 70 pontos; e TOEIC (Test of English for International Communication) com pontuação mínima de 440 pontos.

Espanhol: TEPLE (Test de Proficiencia em la Lengua Española), com pontuação mínima de 70 pontos, ou DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), com aprovação em nível B1.

Francês: EEPLF (Exame Específico de Proficiência em Língua Francesa) e ELFA (Examen de Lecture em Français pour des Buts Académiques), ambos com pontuação mínima de 70 pontos.

Os candidatos de origem estrangeira deverão apresentar Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), proficiência em Língua Inglesa, Francesa ou Espanhola (conforme estabelecido acima) e, no ato da matrícula, apresentar certificado de aprovação no exame Celpe-Bras de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

VI –CRONOGRAMA DE SELEÇÃO

O Processo Seletivo será realizado em etapa única que compreenderá a Arguição sobre o Currículo Lattes documentado e Projeto de Pesquisa.

Data da divulgação do cronograma para arguição do currículo e projeto de pesquisa: até 01/02/2017

Período de realização da arguição do currículo e projeto de pesquisa: 06 a 17/02/2017

Data da divulgação do resultado final, em função do aceite do orientador: até 21/02/2017

(4)

Data do resultado final após o recurso: até 03/03/2017.

Segunda chamada: caso não sejam efetivadas ou sejam canceladas matrículas de candidatos selecionados, o Conselho do Programa poderá preencher estas vagas remanescentes com a chamada de candidatos classificados segundo os critérios deste Edital, em conformidade com as vagas disponibilizadas e em função do aceite do orientador.

Informações sobre o resultado das etapas do processo seletivo e a classificação dos candidatos podem ser acompanhadas pelo sítio do Programa, por meio do item Processo Seletivo 2017, endereço eletrônico:

http://www.faac.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/midia-e-tecnologia---doutorado/processo-seletivo/.

VII – CRITÉRIOS PARA ARGUIÇÃO DO CURRÍCULO LATTES E PROJETO DE PESQUISA

Os candidatos serão arguidos por uma banca composta por dois docentes, que avaliarão os seguintes aspectos:

a) atividades de formação e capacitação demonstradas pelo Currículo Lattes; b) capacidade de produção acadêmica e técnica demonstrada pelo Currículo Lattes;

c) capacidade de expor e sustentar aspectos teóricos e conceituais do projeto; d) domínio e experiência em relação aos métodos de pesquisa propostos;

e) habilidade em demonstrar a pertinência dos objetivos do projeto diante do conhecimento científico acumulado em torno da temática de investigação;

f) aderência aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo(s) orientador(es) indicado(s).

O candidato que não comparecer à arguição do projeto de pesquisa será automaticamente eliminado.

O candidato com deficiência que necessitar de qualquer tipo de condição especial para a realização da arguição, deverá indicar claramente quais os recursos especiais necessários, por meio de solicitação específica, no ato da inscrição. VIII – MATRÍCULA

Terá direito à matrícula o candidato aprovado no processo seletivo e formalmente aceito por um orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação. O candidato aprovado no processo seletivo deverá efetuar a matrícula nos dias estabelecidos pelo Calendário Escolar do ano letivo de 2017 e conforme orientação da Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, munido de documentos pessoais. Caso o candidato não efetue a matrícula na data estipulada ou cancele dentro do prazo legal, terá sua aprovação cancelada automaticamente e sua vaga será destinada à segunda chamada, conforme definido na Seção VI deste Edital.

Documentos para a matrícula:

São exigidas cópias impressas dos seguintes documentos aos candidatos: a) Diploma ou Certificado de Conclusão de curso de Graduação.

b) Histórico Escolar do curso de graduação.

c) Diploma ou Certificado de Conclusão ou Ata da Defesa do Curso de Mestrado(*).

(5)

e) Cédula de Identidade – RG.

f) Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.

g) Comprovante de quitação do Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino).

h) Título de Eleitor.

i) Certidão de Nascimento ou Casamento. j) Uma foto recente tamanho 3x4 cm.

Em caso de candidato estrangeiro, os itens (f), (g), (h). (i) e (j) serão substituídos pelo Passaporte.

(*) Para efetuar a matrícula o candidato deverá ter realizado a defesa de mestrado até a data da matrícula e apresentar a Ata da defesa de mestrado. No entanto, o candidato deverá entregar o documento de homologação do título de Mestre e o Histórico Escolar do Curso de Mestrado na Seção Técnica de Pós-Graduação da FAAC, até 90 (noventa) dias após a data da matrícula, caso contrário será desligado automaticamente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, sendo convocado o próximo candidato da lista de espera.

IX - ENDEREÇO PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, Curso de Doutorado Processo Seletivo 2017

Seção Técnica de Pós-Graduação/FAAC

Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, no 14-01 Bauru – SP

CEP. 17033-360 X – CONTATO

Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Home Page http:// www.faac.unesp.br

Endereço Eletrônico (E-mail): spg@faac.unesp.br Telefones: (14) 3103-6057 ou (14) 3103-6157. ANEXO I

Modelo de Projeto de Pesquisa.

(Processo Bauru/FAAC 1091/2016 Vol. 1).

Referências

Documentos relacionados

Terá direito à matrícula o candidato aprovado no processo de seleção, até o limite de 14 (quatorze) vagas, conforme disponibilidade de docentes do Programa para

Candidato aprovado que não definir o orientador até a efetivação da matrícula deverá comunicar à Comissão de Pós-graduação (CPG) do PPGFT para os devidos

caberá qualquer reclamação ou recurso posteriores.. Se o desmilinguido Flamengo empatar com o Barcelona, por exemplo, a torcida rubro-negra vai erguer as mãos ao

Para obter mais informações sobre o relatório do servidor, consulte as páginas de configuração do produto ou entre em contato com o suporte da Axis. A bateria não deverá

9.1 Avaliação do ensino e da aprendizagem ocorrerá de acordo com as normas vigentes na Corporação, em especial, o Regulamento do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia

Um compartimento é um espaço conceptual que apresenta um volume finito e teoricamente mistura muito bem e de forma instantânea os seus conteúdos, que podem consistir numa, ou mais,

A análise de envelope do sinal real para um rolamento com falha inserida fora da região de carga (pista interna), utilizando o mesmo filtro com as mesmas faixas de filtragem

Quanto aos efeitos do risedronato e do raloxifeno no processo de reparação óssea de ratas, nossos resultados mostraram que os animais tratados com risedronato na dose de