• Nenhum resultado encontrado

Stevpris Mk 6. O Padrão da Indústria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Stevpris Mk 6. O Padrão da Indústria"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Stevpris Mk 6

(2)

A faixa de profundidades das águas

em que a indústria offshore opera

está se expandindo rapidamente.

Os requisitos para a ancoragem das

unidades flutuantes demandam uma

atenção especial com relação ao

menor peso, maior resistência e

elevada potência de sustentação,

enquanto as unidades móveis

também exigem alta versatilidade e

melhoria nas condições de SMS.

Nestes tempos de atenção especial parece que uma nova âncora está sendo desenvolvida para cada aplicação específica. A maioria dos projetos offshore, no entanto, atende às variáveis de profundidade de água, solos e condições operacionais, em que todas demandam exatamente o oposto: uma âncora genérica que alcance todos os objetivos.

A âncora mais usada

A âncora Stevpris é exatamente isso. Mais de 8.000 unidades foram empregadas em cerca de 3 décadas. Sua 6ª geração foi introduzida há 5 anos e vendeu cerca de 1.000 unidades desde então. A Stevpris é a âncora mais usada na indústria offshore.

O projeto da Stevpris combina o melhor dos 3 mundos:

o feedback de numerosas instalações de âncora, um projeto da pata da âncora derivado da âncora Stevmanta de águas profundas e a robustez inerente do formato Stevpris.

A Stevpris Mk6 é superior a todas as suas antecessoras em todas as suas características.

Forte

e versátil

Stevpris Mk6

O projeto da Stevpris Mk6 se baseia no projeto da pata da âncora desenvolvido para a âncora Stevmanta de Carga Vertical, ilustrada aqui acima.

(3)

Projeto equilibrado

A geometria da âncora fornece uma elevada relação peso/força. O formato da pata da âncora minimiza a perturbação do solo e sua ampla superfície disponibiliza uma força de sustentação elevada que excede em 30% aquela de qualquer outra âncora da atualidade. O projeto é homologado pelas principais Sociedades Classificadoras.

Capacidade de carga vertical

A Stevpris Mk6 tem capacidade de carga vertical superior. Considerando-se caso a caso, é permitido carga vertical de 5 graus na condição intacta e 10 graus na condição danificada. As regras da API sugerem um içamento de 20 graus, com possibilidade comprovada em testes sem perder a força de arrancamento. A capacidade de carga vertical aumenta consideravelmente a faixa das profundidades de água em que as sondas podem operar com de uma mesma âncora.

Stevpris Mk6

Forte

e versátil

1 2 3 4 6 5

1 Cabeço da âncora melhora o manuseio

2 A manilha é posicionada dentro do cabeço da âncora, sem

interferência com o “chaser”

3 Hastes mais largas e geometria redesenhada melhoram

a penetração, estabilidade e força

4 O projeto melhora a estabilidade no rolo de popa, durante

o manuseio da plataforma e apresenta melhoria nas

condições de SMS

5 O ângulo da pata da âncora é facilmente ajustável às

condições do solo

6 A pata da âncora redesenhada para melhor

estabilidade e penetração

7 Maior superfície da pata da âncora garante

capacidade de sustentação superior

e menor arrasto

8 Pata da âncora oca para lastragem

se necessário

9 Homologação de Prototipo

pela ABS & DnV

10 Stevtrack interior

(Opcional)

9 8 7 10

(4)

Fácil manuseio

Algumas das principais melhorias da Stevpris derivam diretamente dos comentários dos operadores de perfuração, mas seu caráter genérico se adapta ainda bem para sistemas de amarração permanentes, aplicações de dragagem e aplicações de construção marítimas.

As placas das hastes mais afastadas se prestam para a chegada correta no rolo de popa do AHV enquanto a pata da âncora mais larga fornece estabilidade no fundo do mar, bem como durante a penetração. A colocação da manilha entre as placas da haste impede interferência com o “chaser”. O ângulo da pata da âncora pode ser facilmente ajustado para 3 diferentes posições para atender às diferentes condições do solo.

Recuperação fácil

O cabeço da haste melhora o ‘travamento’ do “chaser” antes da soltura da âncora. Da mesma forma mantém a âncora estável durante a rebocagem, e com a amarra ou linha ‘mantida’ na forma em “V” da pata da âncora a orientação da âncora é travada para um fácil estaiamento no convés ou estivamento em berços (racks). Em geral, o projeto compacto e elegante permite fácil manuseio no convés e comprova as melhorias nas condições de SMS.

A Stevpris Mk6 se adapta à maioria dos racks de âncora. Para pedidos de substituição ou novos modelos, a Vryhof pode lhe ajudar com desenhos de rack dedicado.

A âncora mais utilizada hoje.

• Potência de sustentação máxima

devido a pata da âncora mais larga

e penetração mais profunda

• Integridade estrutural resistente às

condições mais adversas.

• O projeto facilita o manuseio, e se

adapta à maioria dos racks de âncora

• Acomoda a maior variedade de solos

possível

• Accommodates the widest range

of soils possible

• Excelente estabilidade devido ao

projeto inteligente e fácil netração.

Stevpris Mk6

(5)

Aplicação versátil

Devido à sua versatilidade as âncoras Stevpris servem uma vasta gama de aplicações de atracação. Embora a grande maioria sirva para as unidades flutuantes offshore, tais como perfuratriz, monobóias e FPSOs, elas são também amplamente utilizadas para diversas embarcações de dragagem, guindastes e navios de lançamento de dutoso. Atualmente, um conjunto de âncoras Stevpris é empregado para a ancoragem de um aerogerador flutuante.

Compra, leasing ou aluguel

A fim de atender aos critérios Opex ou Capex, as âncoras Vryhof podem ser fornecidas através de compra, leasing de compra ou aluguel. Dentro de uma aliança estratégica com os principais fabricantes de componente de ancoragem, a Vryhof pode projetar e fornecer sistemas de ancoragem completos. A locação de um sistema completo de ancoragem (pré-instalado) poderia muito

bem ser uma consideração para seu próximo projeto.

Ancoragens pré-instaladas

Operabilidade máxima é obtida através da pré-instalação de uma sistema de ancoragem, permitindo que a sonda seja conectada na chegada. Desta forma, os operadores da sonda poupam significativamente um tempo normalmente desperdiçado na instalação de sistema de ancoragem. Por meio da realocação de sistemas de ancoragem à frente da movimentação da sonda, o operador pode aumentar significativamente o número de dias operacionais em um programa de perfuração.

Fácil manuseio

& instalação

A Vryhof mantém um estoque de âncoras para aluguel em locais estratégicos em todo o mundo..

(6)

Stevpris Stevpris Mk6

O sistema, chamado Stevtrack Anchor Data

Acquisition System [Sistema para Aquisição de Dados da Âncora Stevtrack], consiste de um transponder em cada uma das âncoras, um conjunto de equipamentos de transmissão de sinais e um computador de leitura.

Imagem ao vivo, dados factuais

No momento em que a âncora toca o fundo do mar, o transponder na âncora transmite para a unidade de leitura no convés. Ele fornece com precisão a orientação da âncora: sua distância e seu rolamento.

O Stevtrack confirma que a âncora chegou à posição correta ou permite o reposiciona-mento através do AHV com um único arras-tamento, sem qualquer perda de tempo. Só isso é suficiente para poupar um dia inteiro, uma parte muito substancial da instalação do diferencial na instalação que agora pode ser concluída de acordo com a programação.

A unidade de leitura Stevtrack é executada via software Windows compatível com uma interface gráfica.

A Stevtrack é totalmente operacional e disponível como uma opção referente às âncoras Stevpris Mk6 recentemente fornecidas.

O sistema fornece em tempo real uma repre-sentação confiável do processo de instalação disponível no fundo do mar e emite relatórios precisos das cargas sobre a âncora, profundi-dade e extensão do arrastamento até a penetração final. A força de tração medida na âncora é muito mais acurada do que aquela lida sobre o guincho do AHV. Portanto, o Stevtrack pode servir para justificar a carga de prova que é exigida pelas Sociedades Classificadoras.

Stevtrack interior

A Stevtrack é totalmente operacional e disponível como uma opção referente às âncoras Stevpris Mk6 recentemente fornecidas.

Stevtrack

testemunha do sucesso

A Vryhof Anchors resolveu o dilema

referente à extensão de arraste

versus posição final da âncora.

Durante vários anos, um método de

cálculo serviu para determinar a

posição de atracação final das

âncoras. A exigência crescente de

dados factuais inspirou o

desenvolvimento de um sistema de

monitoramento que pudesse

oferecer dados rastreáveis mais do

que aqueles disponíveis em qualquer

outra âncora na indústria.

(7)

Capacidade de sustentação máxima

As linhas de previsão no gráfico UHC

representam a equação UHC= A*(W)0,92 com a UHC, como a capacidade de sustentação máxima em toneladas e A como um parâmetro que depende do solo, âncora e linha da âncora com valores entre 24 e 110.

A linha de projeto ‘barro muito macio’ representa solos, tais como barros muito macios (lama), e siltes soltos e fracos.

Em solos muito macios, o ângulo ideal da pata da âncora/haste é geralmente 50 graus. A linha de projeto para barro muito macio da Stevpris Mk6 é aplicável em solo que pode ser descrita por uma força de cisalhamento não drenada de 4 kPa na superfície aumentando em 1,5 kPa por metro de profundidade, ou na equação Su = 4+1.5*z. com Su em kPa, e z sendo a profundidade em metros abaixo do fundo do mar.

A linha de projeto ‘areia’ representa os solos competentes, tais como areias densas médias e barros rígidos a duros. Em areia e barro duro, o ângulo ideal da pata da âncora/haste é 32°. A linha de projeto Stevpris Mk6 se baseia em uma areia de sílica com uma densidade média. A linha de projeto de barro médio representa solos, tais como silte e barros de firme a rígidos. O ângulo da pata da

âncora/haste deve ser fixado em 32° para um desempenho ideal.

Stevtrack

testemunha do sucesso

Dados de pós instalação

A Stevtrack também permite o monitoramento do comportamento pós-instalação do sistema de ancoragem, medido em intervalos dependendo da capacidade da bateria. Ele armazena todos os dados em um arquivo, que permite recuperar dados históricos para um determinado local ou tipo de solo específico. O Stevtrack é uma ferra-menta única para aqueles que reconhecem a superioridade das âncoras de arrasto e desejam satisfazer a exigência de seus engenheiros de pro-jeto com dados de instalação realmente medidos.

Em águas profundas, o sinal de comunicação é reforçado com um transdutor de águas profundas.

(8)

A Vryhof Anchors tem dedicado mais de uma geração ao desenvolvimento, fabricação e fornecimento de âncoras com alta potência de sustentação. Suas âncoras são reconhecidas mundialmente como as mais poderosas na questão peso. As âncoras Vryhof são agora usadas em todos os oceanos do mundo nas áreas de desenvolvimento de campos de petróleo.

Vryhof Anchors BV P.O. Box 109

2900 AC Capelle aan den Yssel The Netherlands

Phone: +31 10 266 8900 Fax: +31 10 266 8999 E-mail: vryhof@vryhof.com www.vryhof.com

Copyright © Vryhof Anchors 2011 | Conteúdo sujeito a alterações sem aviso prévio. Vryhof, Stevin, Stevpris, Stevshark, Stevtensioner, Stevmanta e

Stevtrack são marcas registradas. Vryhof reserva-se todos os direitos de propriedade intelectual e industrial, como todo e qualquer dos seus direitos de patente, marca registrada, projeto, produção, reprodução, utilização e de vendas deste e qualquer artigo divulgado nele.

Referências

Documentos relacionados

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Artigo 12 - As disciplinas optativas cursadas serão validadas, em sua carga horária 36 h, como Atividades Teórico-práticas, desde que o acadêmico (a) elabore um trabalho

Cada qual a seu modo, com caraterísticas organizacionais diferentes, CCIR, CONIC, REJU e Koinonia são quatro entidades ecumênicas que vêm tendo certo destaque no país em

A fim de complementar tal entendimento, Bruno Miragem (MIRAGEM, 2016, p. 264) entende que o influenciador digital é uma espécie de fornecedor por equiparação, uma vez que

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os