• Nenhum resultado encontrado

O HISTORIADOR E OS ACERVOS: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O HISTORIADOR E OS ACERVOS: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O HISTORIADOR E OS ACERVOS: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

EL HISTORIADOR Y LOS ACEROS: POSIBILIDADES DE ACTUACIÓN

Alexandre dos Santos Villas Bôas Doutorando/PUCRS alexandre.boas@acad.pucrs.br

RESUMO

O presente trabalho tem o intuito de apresentar determinadas possibilidades de atuação do historiador na área de acervos, especificamente através do projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) chamado de Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica. Este projeto teve por objetivo relacionar os documentos históricos armazenados no Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão (IHGJ) para posterior digitalização, sendo que a documentação existente no IHGJ revelou atas da Câmara de Vereadores de Jaguarão desde o ano de 1845 até 1889; jornais diversos datados a partir de 1850 e outros distintos registros em papel do século XIX, em sua maioria em precário estado de conservação. A fim de que esses documentos fossem digitalizados de forma adequada foi realizada a pesquisa por um equipamento o qual permitisse a digitalização em grandes formatos e não agredisse o suporte em papel já deteriorado, que também incluísse o programa apropriado para visualização dos documentos digitalizados. O resultado obtido com esse projeto de extensão foi o inventário e o conhecimento da importância do acervo do IHGJ pela comunidade; a aquisição pela UNIPAMPA de um

scanner profissional; a edição de um livro com a transcrição das atas da câmara de Jaguarão do ano de 1845 e a

experiência adquirida pelos alunos bolsistas na área de preservação de acervos.

Palavras-chave: Acervo. História. Jaguarão. RESUMEN

El presente trabajo tiene el propósito de presentar ciertas posibilidades de actuación del historiador en el área de aceros, específicamente a través del proyecto de extensión de la Universidad Federal del Pampa (UNIPAMPA) llamado de Catalogación y Digitalización de Documentación Histórica. Este proyecto tuvo por objetivo relacionar los documentos históricos almacenados en el Instituto Histórico y Geográfico de Yaguaron (IHGJ) para posterior digitalización, siendo que la documentación existente en el IHGJ reveló actas de la Cámara de Consejales de Yaguaron desde el año de 1845 hasta 1889; Diarios diversos datados a partir de 1850 y otros distintos registros en papel del siglo XIX, en su mayoría en precario estado de conservación. Con el fin de que estos documentos se escanear adecuadamente, se realizó la búsqueda por un equipo que permitiría la digitalización en grandes formatos y no agredría el soporte en papel ya deteriorado, que también incluyese el programa apropiado para visualización de los documentos digitalizados. El resultado obtenido con ese proyecto de extensión fue el inventario y el conocimiento de la importancia del acervo del IHGJ por la comunidad; La adquisición por UNIPAMPA de un escáner profesional; La edición de un libro con la transcripción de las actas de la cámara de Yaguaron del año 1845 y la experiencia adquirida por los alumnos becarios en el área de preservación de acervos.

Palabras clave: Aceros. Historia.Yaguaron.

Introdução

A preservação da documentação histórica é primordial para o fazer da História como

ciência que pretende reconstruir o passado, tendo o historiador na prática da pesquisa em

documentação uma das principais fontes para a elaboração de seus resultados na forma de

discurso. As fontes primárias, como são denominadas a documentação analisada pelo

historiador, tem de estar acessíveis e em bom estado de conservação para que a pesquisa seja

passível de uma interpretação adequada, segundo nos indica ZILBERMANN (2004, pág.15),

“fontes primárias constituem, em princípio, matéria da História, que constrói uma narrativa a

partir dos documentos que certificam o passado”.

(2)

Para tanto, cabe também ao historiador o papel de preservador das fontes primárias,

podendo ser fotografias, cartas, diários, atas, discursos, jornais, etc. Neste sentido a cidade de

Jaguarão conta com um importante acervo, armazenado no Instituto Histórico e Geográfico de

Jaguarão (IHGJ), como às atas da Câmara de Vereadores, no período de 1845 a 1889, da

Intendência Municipal, de 1889 a 1920, além de vários jornais que circularam em Jaguarão a

partir dos anos 1850, que se encontram em precário estado de conservação, devido ao manuseio

muitas vezes inadequado para este tipo de documentação.

Nesse sentido, a importância da preservação deste acervo, os quais são objetos depositários de uma determinada visão da sociedade, em determinado período histórico, se torna essencial para a memória daquela comunidade, como define GOMES (1996, p. 36): “Uma geração é em geral compreendida como um agrupamento de homens de uma mesma ‘ classe de idade’, o que os leva a compartilhar certo sistema de gostos e valores: uma visão de mundo”. Então, a reconstrução da memória será possível através da disponibilização às gerações futuras das fontes primárias guardadas no IHGJ.

Para esse fim foi constituído um projeto de extensão comunitária, de iniciativa da Universidade Federal do Pampa (unipampa), campus Jaguarão. Iniciado no ano de 2012, tinha a finalidade de realizar o levantamento, a catalogação e a digitalização da documentação existente no IHGJ, tendo para este fim de adquirir um scanner planetário, projetado para não causar desgaste aos documentos apresentando uma cabeça móvel que não encosta no documento e, além disso, proporciona a digitalização de mapas, livros e plantas de até 870 mm (h) x 1250 mm (l). Essa documentação digitalizada seria disponibilizada através de mídias como CD, DVD e uma página na rede mundial de dados, propiciando a um grande número de pessoas o acesso à pesquisa sobre a cidade de Jaguarão.

Nesse particular, se destaca o papel da universidade como difusora do conhecimento e práticas que através de projetos de extensão, propiciam o desenvolvimento na comunidade em que está inserida, como é preconizado no projeto institucional da unipampa:

(...) assume o papel de promover essa articulação entre a universidade e a sociedade, seja no movimento de levar o conhecimento até a sociedade, seja no de realimentar suas práticas acadêmicas a partir dessa relação dialógica com ela (UNIPAMPA, 2009, p.36).

Portanto, esse projeto de extensão estaria atendendo um dos norteadores de criação da Unipampa que:

Veio marcada pela responsabilidade de contribuir com a região em que se edifica- um extenso território, com críticos problemas de desenvolvimento socioeconômico, inclusive de aceso a educação básica e à educação superior- a “metade sul" do Rio Grande do Sul (UNIPAMPA, 2009, p.01).

(3)

Metodologia

A seguir será demonstrada a metodologia utilizada no projeto para que se chegasse aos objetivos pretendidos que eram: a)Levantamento e catalogação da documentação de interesse histórico no IHGJ; b) Aquisição de um scanner para digitalização do acervo; c) Digitalização do acervo; d) disponibilizar o acervo digitalizado para pesquisadores, estudantes e ao público em geral; e) Publicação de um livro com a transcrição de parte da documentação.

Primeiramente foi realizada a identificação de fontes primárias disponíveis no acervo do IHGJ, catalogando-as por ordem cronológica e grupos temáticos. Após essa etapa inicial, começaria a digitalização da documentação através do scanner que foi adquirido pela unipampa, sendo o treinamento da operação do equipamento realizado pela empresa vencedora da licitação de ampla concorrência. Ao término da digitalização será organizado o catálogo em mídias como CD, DVD e a publicação em sítio da internet.

Através de um convênio celebrado entre a unipampa e o IHGJ foi determinada a forma de cedência do acervo a ser digitalizado, sendo os documentos catalogados e transportados para a sala de digitalização do campus Jaguarão da universidade, e após realizada a digitalização retornados ao acervo do instituto, juntamente com às cópias em mídia física. O trabalho foi realizado por bolsistas selecionados em edital interno da universidade, dentre os alunos dos cursos de história, produção cultural e letras, sendo coordenados pela equipe interdisciplinar em parceria com os membros do instituto histórico. Essa equipe era formada por historiador, analista de sistemas, bibliotecário e docentes de letras e produção cultural.

A inserção dos discentes no projeto se deu na medida em que utilizaram os conhecimentos teóricos adquiridos no curso de história, dentre eles o conceito de fontes primárias e sua importância para o profissional de história, o manuseio de documentos antigos e prática de pesquisa, tendo a oportunidade de manusear documentos que poderão ser utilizados em suas pesquisas para elaboração de monografia de conclusão de curso ou outras afins na sua graduação. Também tiveram a possibilidade de efetuar a troca de conhecimentos com funcionários de uma organização civil da comunidade, colocando em prática conceitos de acervo, museologia e patrimônio cultural. Além disso, puderam ao longo do projeto, ter realizado apresentações em seminários, encontros e reuniões da área, sob orientação do coordenador do projeto, fazendo assim o intercâmbio com a comunidade acadêmica de outras universidades.

Características do scanner de documentação histórica

Para a digitalização de documentação histórica há a necessidade de algumas características diferenciadas em relação aos scanners comuns, dentre elas a capacidade para digitalizar grandes formatos, alta resolução de imagem em preto e branco e a cores, e lâmpadas especiais sem radiação ultravioleta, que protege o documento do desgaste, por serem escritos com material de origem ferrosa e de fácil oxidação.

(4)

Importante também nesse caso, é o aplicativo de digitalização utilizado no computador que gerencia à digitalização, o qual tem de possibilitar uma interface fácil de usar, com configurações do formato de saída das imagens e sua resolução, assim como o seu processamento. Esse aplicativo de gerenciamento de imagens permite flexibilidade modular, alta produtividade e excepcional qualidade de imagem. A foto 01 abaixo, apresenta o scanner adquirido pela unipampa, da marca alemã Zeutschel, juntamente com o computador de gerenciamento de imagens.

Legenda: Scanner de documentação histórica marca Zeutschel. Fonte: autor (2017)

Desenvolvimento das atividades

As atividades do projeto de extensão começaram pelo levantamento da documentação existente no IHGJ, e escolhida dentre eles, os livros de atas da Câmara de Vereadores de Jaguarão. Isso se justificou pela importância histórica das mesmas, pois o acervo abrangia as atas de 1845 a 1889, ou seja, todo o período imperial, na sua íntegra. Apesar de Jaguarão ter sido elevada a Vila em 1832 e, por conseguinte, instalado sua câmara em 1833, o povoado teve sua vida administrativa interrompida a partir de 1836, quando do estabelecimento da República Rio-Grandense, ocasião em que a câmara de Jaguarão aderiu à Revolução Farroupilha. O primeiro livro de atas de 1833 a 1836 foi perdido, sendo continuados a partir de 1845, após o fim da revolução e o restabelecimento da câmara sob jurisdição do império brasileiro. Pelos fatos relevantes, e pela antiguidade da documentação, as atas se tornaram o objeto principal para digitalização.

Na foto 2 abaixo, um exemplar do livro de atas da Câmara Municipal de Jaguarão do período imperial, o livro primeiro de 1845. Observa-se o estado precário de conservação.

(5)

Legenda: Livro de atas da Câmara Municipal de Jaguarão. Fonte: Gesner Vaz (2012)

Resultados do projeto

O projeto de extensão desenvolveu-se entre os anos de 2012 a 2015 e obteve como

resultados todos os objetivos propostos no início da ação. Em primeiro lugar, o convênio

celebrado entre a unipampa e o IHGJ que possibilitou o manuseio da documentação sob a

guarda daquele instituto. A partir da oficialização deste convênio se deu o proceso de aquisição

do scanner planetário para digitalização da documentação previamente catalogada e indexada.

Esse trabalho foi realizado pelos bolsistas da universidade, os quais tiveram atuação intensa no

desenvolvimento das atividades, participando de encontros e reuniões de trabalho com outras

universidades.

A digitalização de documentos foi iniciada e entregue ao instituto histórico, com parte

do material digitalizado sendo disponibilizado para os alunos do campus universitário na

biblioteca, por meio de computadores. Na foto 03 abaixo, a entrega da primeira documentação

digitalizada ao presidente do instituto histórico. As atividades do projeto foram divulgadas por

meio de uma página institucional no Facebook, aumentando a visibilidade e contatos com outras

pessoas e organizações interessadas na digitalização de documentos.

(6)

Foto 03 – Entrega do material digitalizado ao presidente do IHGJ. Fonte: https://www.facebook.com/projetodigitalizacao

Outra consequência do projeto foi a edição de um livro com a transcrição das atas da

Câmara de Vereadores de Jaguarão, de 1845 a 1848, trabalho desenvuelto concomitantemente

ao processo de aquisição do scanner planetário. Foram mais de 150 atas transcritas da grafia do

português do século XIX para a grafia atual, que posteriormente foi revisado ata por ata por

uma docente de letras. Este livro foi patrocinado pela Câmara de Vereadores de Jaguarão em

2015, sendo distribuído nas escolas do município, servindo de material de apoio no ensino de

história da cidade. Na foto 04 abaixo, a capa do libro editado pela câmara, tendo a litogravura

atribuída a Jean Baptiste Debret como pano de fundo.

(7)

Foto 04 – Capa do livro Atas da Câmara de Vereadores de Jaguarão 1845-1848 Fonte: https://www.facebook.com/projetodigitalizacao/photos

Considerações finais

Este artigo teve por objetivo apresentar o projeto de extensão universitária denominado

de Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica, o qual foi coordenado por

historiador e contou com o apoio de profissionais de diversas áreas do conhecimento como

análise de sistemas, biblioteconomia, letras e produção cultural e a participação de alunos

bolsistas da unipampa, campus Jaguarão.

A intenção do projeto foi de preservar os documentos históricos armazenados no IHGJ,

que se encontram em precário estado de conservação, por intermédio da digitalização por um

scanner apropriado a tal tarefa, um equipamento utilizado nos grandes centros arquivísticos do

Brasil e exterior. Esse intento foi alcançado com a compra pela unipampa de um scanner

planetário de origem alemã, sendo utilizado para digitalizar documentos seleccionados por

criterios como estado de conservação e antiguidade.

Além disso, o projeto teve como resultado a edição de um livro contendo a transcrição

das atas da Câmara de Vereadores, entre os anos de 1845 a 1848, com mais de 150 atas que

versam sobre a história do início da cidade, tendo sido distribuído para às escolas municipais

como material de apoio ao ensino de história da cidade. Outro resultado foi a criação de uma

página na internet, na rede social Facebook, que permitiu a interação com pessoas e instituições

interessadas na preservação digital.

O projeto foi exitoso em seus objetivos e permitirá posteriormente que o campus

Jaguarão da unipampa se consolide como um centro de preservação digital, realizando serviços

de digitalização de documentos para toda a região de abrangência da fronteira oeste do Rio

Grande do Sul.

Referências

ZILBERMAN, Regina & MOREIRA, Maria Eunice & BORDINI, Maria da Glória, ET AL. As

Pedras e o Arco: Fontes Primárias, Teoria e História da Literatura. Belo Horizonte: UFMG,

2004.

GOMES, Ângela de Castro. História e historiadores: a política cultural do Estado Novo. 1° ed.

Rio de Janeiro: FGV, 1996.

PROJETO INSTITUCIONAL DA UNIPAMPA. BRASIL. 2008. Disponível em

(8)

PROJETO

DE

EXTENSÃO

CATALOGAÇÃO

E

DIGITALIZAÇÃO

DE

DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA. Página na rede social Facebook. Disponível em:

https://www.facebook.com/pg/projetodigitalizacao

VILLAS BÔAS, Alexandre dos Santos. Atas da Câmara de Vereadores de Jaguarão

1845-1848. Editora Evangraf: Porto Alegre, 2015.

Referências

Documentos relacionados

Avaliação e reforço das condições de estabilidade de tensão em barras de tensão controlada por geradores e compensadores síncronos / Jorge Leonidas Lafitte Vega;

ABSTRACT: In this work, we compared nitrate-supplied plants (non-nodulated) with non-nitrate- supplied plants (nodulated) under oxygen privation of root system (hypoxia)

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

O sistema gerencia os dispositivos (pneumáticos, eletrônico-digitais e atuadores de força e posição) incorporados ao equipamento, permitindo ao usuário o acompanhamento, em tempo

Todos executaram a predileção de Marques de Melo pela sistematização da pesquisa com a construção de panoramas e a renovação de discussões que passam, na obra em ques- tão,

Ainda assim, esses resultados são importantes para ressaltar a relevância da alimentação como uma via de contaminação por metais pesados em anfípodes e que esses estudos

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores