• Nenhum resultado encontrado

E.E.B. JOÃO SILVEIRA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E.E.B. JOÃO SILVEIRA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS COMPONENTE CURRICULAR: ARTE"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

E.E.B. JOÃO SILVEIRA

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE Turma: 106, 107, 108, 111, 112, 113 Prof: LEANDRO RODRIGUES AGUIAR

ARTE POPULAR NO BRASIL

A Arte Popular se configura como forma de expressividade de artistas do povo. É constituída por artefatos, peças artísticas e escritos produzidos por pessoas, as quais não se atribui nenhum conhecimento acadêmico ou letrado.

Artistas populares nunca frequentaram nenhuma faculdade de arte ou instituição que pudesse lhes certificar ou especializar. São simples representantes do povo, que possuem uma habilidade ou dom e o desenvolveram.

Esta arte se traduz em uma rica diversidade de valorosas e belas obras, oriundas das mãos de gente simplória que não teve nenhum ensinamento ou orientação para executarem o trabalho artístico.

Arte Popular: Tipos de Produção

Diversos tipos de produção são feitos por estes artesãos. Entre estes estão a pintura, as esculturas, literatura, etc. Eles não realizam suas obras na condição de profissionais. Elas são criadas nos dias de folga, nos intervalos dos trabalhos, e até mesmo nos momentos do lazer.

Eles são dedicados e amam sua arte. Porém, nem sempre, esta constitui seu ganha-pão, pois os trabalhos que conseguem vender para feiras, pequenas lojas e raros compradores, não é suficiente para seu sustento.

Artistas Populares Brasileiros

Para criar suas obras os artistas populares baseiam-se nos hábitos, mitos da região, folclore e na cultura do lugar. Transferem para suas obras todos os seus sentimentos, valores e até mesmo as dificuldades. Talvez seja este fato que faz com que sejam tão significativas e de considerada importância estética.

No Brasil muitos destes talentos vindos do povo, tornaram-se famosos representantes da arte. Um deles é Antônio Francisco Lisboa, conhecido pelo codinome “Aleijadinho”. Ele é era um típico representante do povo. Sua obra é de grande beleza e reconhecida excelência e passeia do Barroco ao popular.

Um pouco deste Artista Popular Brasileiro

Aleijadinho foi um homem simples e pobre, filho de escrava. Tinha educação primária. Começou a esculpir em criança e foi aos poucos aprendendo sua profissão. Seu primeiro instrutor foi o pai, que ensinou-lhe a arte de esculpir. Mas, continuou seu aprendizado pela vida, com entalhadores escultores e desenhistas da época, com os quais tinha contato. Aperfeiçoou de tal forma seu trabalho que foi capaz de criar esculturas completamente perfeitas, que surpreende e extasia quem as vê.

(2)

ATIVIDADE:

Pesquisar obras importantes cuja temática são retratadas em diversos momentos da História da Arte no Brasil, produzidas por artistas renomados.

Realizar uma releitura de uma destas obras e escrever, em pelo menos 10 linhas, sobre a obra escolhida (origem, ano de criação, artista responsável e seu significado no contexto histórico).

(3)

Disciplina: Biologia 2021 Professor(a): Stéphanie Merisio 1º Trimestre Aluno(a):

Data: Ano/Série: 1° ano Turma: Nota:

Olá pessoal a seguir teremos os conteúdos referente a mais 15 dias de aula, como temos 2 aulas de Biologia por semana nesse material teremos 4 aulas....

Vamos iniciar o estudo da Citologia – O Estudo das Células

Nossa célula de estudo será uma célula eucariótica e daremos início ao estudo do citoplasma

Citoplasma

O citoplasma é a região da célula onde se encontra o núcleo e as organelas, além de outras estruturas com funções específicas. É constituído de substância fluida denominada citosol.

O modelo básico de célula que se conhece desde os primeiros estudos da citologia é composto dessas 3 estruturas: membrana, citoplasma e núcleo.

A membrana é o que delimita a substância fluida e viscosa, chamada citoplasma, onde ficam as organelas e o núcleo, que por sua vez contem o material genético (DNA e RNA).

Não devemos esquecer que nas células procariontes, típicas de bactérias e arqueas, não há núcleo e o material genético fica espalhado pelo citoplasma.

Citosol e Citoesqueleto

Atualmente, com a evolução da biologia molecular, já se sabe que o citoplasma de células eucariontes pode conter diversas estruturas com funções específicas. Desse modo, sabemos que há duas regiões no citoplasma: o citosol e o citoesqueleto.

A região que é mais fluida chamada hialoplasma, é onde ficam mergulhadas muitas estruturas membranosas chamadas organelas citoplasmáticas, além de grânulos compostos de RNA e proteínas, os ribossomos.

E na região denominada citoesqueleto, está presente uma complexa estrutura de redes formadas por microtúbulos e microfilamentos, que podem ser compostos de moléculas de proteína ou de actina (como no caso dos músculos).

Funções

No citosol acontece a maior parte das atividades celulares, sempre associado às organelas. A síntese de proteínas, por exemplo, é uma das reações mais importantes.

(4)

No processo de produção da cadeia polipeptídica, participam o ribossomo e as moléculas de DNA e RNA. Outra atividade essencial é a respiração celular que produz a energia que será utilizada pelas células do corpo, parte desse processo ocorre no citoplasma e outra parte dentro das mitocôndrias, como no Ciclo de Krebs.

Os filamentos do citoesqueleto são uma espécie de armação ou esqueleto que tem como funções dar forma à célula e permitir movimentos tanto de organelas como da célula como um todo.

Composição Química

O citoplasma é composto em grande parte por água, mas também por moléculas orgânicas, em especial macromoléculas como proteínas e enzimas. Além disso, também estão presentes lipídios e polissacarídios. As enzimas têm papel essencial catalisando diversas reações que acontecem no citosol.

Organelas celulares

As organelas celulares estão suspensas no citosol e são encontradas nas células eucariontes. Vale salientar que os ribossomos, por não apresentarem membranas, não são considerados organelas celulares por alguns autores. Outros, no entanto, denominam-no como organelas não membranosas. Independentemente da classificação, os ribossomos são complexos constituídos por RNA ribossomal e proteínas, que apresentam como função a síntese proteica. Essas estruturas estão presentes tanto no citosol de células eucariontes quanto de procariontes.

(5)

Veja, a seguir, o nome de algumas organelas celulares e algumas das funções desempenhadas por elas:

Movimentos citoplasmáticos

Como vimos, o citoesqueleto está relacionado com a movimentação do citoplasma. Dois movimentos celulares podem ser identificados: o movimento ameboide e a ciclose.

Movimento ameboide: leva ao deslocamento da célula inteira. Nesse caso, observa-se o

surgimento de projeções citoplasmáticas, denominadas de pseudópodes, que surgem devido à interação entre filamentos de actina e miosina que promovem a contração da célula.

Ciclose: consiste em uma corrente citoplasmática circular, em que é possível observar organelas

e várias substâncias movendo-se de maneira ordenada. Essa corrente é importante para garantir a troca de substâncias dentro da célula e também entre a célula e o meio ambiente. Também é provocada por interações entre actina e miosina.

(6)
(7)

Educação Física 2021

Professor(a): Rita de Cássia 2º Semestre

Aluno(a): Educação Física

Data: Ano/Série: Turma: Nota:

Material para ser entregue na escola, lembre de colocar seu nome e turma

Avaliação sobre Obesidade

1.O que é obesidade?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

__________________________________________________________

É fundamental esclarecer que a obesidade se trata de uma doença crônica. E que ela sozinha, por sua vez, pode causar inúmeros outros males.

2.Cite algumas doenças causadas pelo acúmulo de gordura corporal:

_____________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________ Obesidade surge por uma série de fatores.

3.Cite alguns aspectos que ajudam os ponteiros da balança subir:

_____________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________ 4. O que é síndrome metabólica? ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________

5.Quais os cuidados que você mantém para não ter obesidade?

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(8)

Educação Física 2021

Professor(a): Rita de Cássia 2º Semestre

Aluno(a): Educação Física

Data: Ano/Série: Turma: Nota:

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a síndrome metabólica está relacionada a uma mortalidade geral duas vezes maior do que na população sem essa mesma condição e a um risco de morrer por doença cardiovascular especificamente até três vezes maior.

6. Onde fica o acúmulo de gordura da obesidade central?___________________________

_________________________________________________________________________

7.O que você entende por hipertensão arterial?

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

8.O que você entende por Colesterol Alto?

______________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _

9.O que você entende por diabetes?

_____________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

10.Explique como você entende que a atividade física pode auxiliar na prevenção tratamentos das comorbidades relacionadas a obesidade:

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

(9)
(10)
(11)
(12)
(13)

Disciplina: Filosofia 2021

Professor(a): Leonardo Ignácio 2º Semestre

Aluno(a):

Data: Ano/Série:1º Turma: Nota: S/N

ESTA ATIVIDADE NÃO É PARA SER DEVOLVIDA

Olá pessoal.

Tudo bem com vocês? Espero que sim.

No segundo semestre faremos diferente. Desta vez o professor solicitará menos atividades para serem entregues. A menos que o professor tenha solicitado a devolução da atividade, caso contrário, por regra, as atividades ficarão com vocês. Quando for a hora de vocês devolverem a atividade eu avisarei. Para esta próxima quinzena vocês deverão fazer a leitura do texto em anexo. Leia o texto e, depois, cole-o no caderno. O cabeçalho acima é apenas para ajudar a identificar a disciplina.

(14)
(15)

Aplicações das leis de Newton

A força peso SEMPRE

aponta para baixo!

(16)

Quando há

equilíbrio, a força

Normal é igual a

força peso.

A força Normal é sempre perpendicular ao plano

(90°)

A força de atrito depende da superfície de contato entre os dois corpos. Quanto mais áspero, maior o atrito.

Esta “aspereza” é o coeficiente de atrito μ.

Assim, a força de atrito é:

Fat = μ.N

Quando um corpo está parado, a força de atrito estático

que o mantém parado. Quando começa a se movimentar,

empurrado por uma força , o atrito dinâmico entra em

ação indo contra o movimento!

(17)

OBS: entregue APENAS esta folha na escola!!

A apresentação dos cálculos é obrigatória!

1 – Um astronauta tem massa de 70kg. Calcule:

a) Seu peso na Terra (g=10m/s2)

B) seu peso na lua (g=1,6m/s2)

2 – Um livro de 1Kg está em repouso sobre uma mesa. Sendo g=10m/s2, calcule seu peso e a força

Normal

3 – Um bloco de massa 1Kg sobre uma superfície com coeficiente de atrito μ = 0,2. Calcule sua força de atrito

Atividade 1 de física - 2 º semestre 2021

Prof ANDRÉ

Semestre

Aluno(a): Nota:

(18)

4 – Um homem faz uma força de 90N para empurrar uma caixa, mas ela não se movimenta. Ao

aumentar sua força para 100N, ela se desloca com facilidade. Qual a força de atrito manteve a caixa em repouso?

(19)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

Disciplina: GEOGRAFIA 2021

Professor(a): MARISTANI SAGRILLO

2º semestre

Aluno(a): 1º ANO

Data: Ano/série: Turma: TURMAS:

106 E 108

PRIMEIRO ANO – ENSINO MÉDIO

GEOGRAFIA

A litosfera e a dinâmica

do relevo

(20)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

(21)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

Ciclo das rochas

Diagrama com

formação

sedimentar,

metamórfica e

magmática

(ígnea).

LAVA

Elevação lenta

Intemperismo

e erosão

Impacto da força de pressão em placas tectônicas. Camadas de erosão do solo.

para a superfície Transporte e

Deposição

ROCHA

MAGMÁTICA

Sedimentação

Cristalização

do magma

Compactação

e cimentação

MAGMA

Derretimento

ROCHA SEDIMENTAR

Enterramento, altas

temperaturas e pressões

derretida e manto

Ilus tr açã o: Al ex andr e D ar th/ V ec tor M ine

O Ciclo das Rochas de representar as inúmeras possibilidades pelas quais, ao longo do Tempo Geológico, um tipo de rocha pode transformar-se em outra. Podemos considerá-lo um conjunto de processos permanentes de reciclagem, uma vez que a quantidade de matéria do planeta é a mesma há milhões de anos. Pensemos em alguns átomos de carbono: em milhões de anos, eles já podem ter feito parte de vários ciclos (do ar, da água, das rochas, dos seres vivos). Seguindo esse raciocínio, podemos imaginar que os próprios átomos que compõem o nosso corpo já foram muitas outras coisas, inclusive estrelas e rochas.

(22)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

R

(23)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

Ciclo das rochas

Para explicar como funciona o Ciclo das Rochas podemos começar pelo intemperismo e a erosão (1- na figura da página anterior), o processo de transformação ou modificação das rochas quando expostas à atmosfera e à hidrosfera.

Alguns fatores determinam, ao longo do tempo, o tipo e a intensidade do intemperismo, a saber: o clima, devido ao calor do Sol e à umidade das intempéries (que por sinal lhe emprestam o nome), o crescimento de organismos (fauna e flora), e os acidentes de relevo, devido à infiltração e drenagem da água ou sua movimentação superficial, que pode ser mais ou menos rápida, dependendo da inclinação das encostas.

O último fator essencial é o tempo, pois quanto mais longo o tempo que a rocha fica exposta a esses agentes, mais intensas e profundas serão as transformações.

(24)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

Formação das rochas

Cristalizam-se

resfriamento e solidificação

de um magma.

pelo

ROCHA

SEDIMENTOS

MAGMA

Calor e

Pressão

ROCHA

ROCHA

SEDIMENTAR

Formam-se na superfície por intemperismo, desintegrando e decompondo as rochas pré- existentes, seguidas de transporte e deposição. São produzidas a partir de outra rocha (sedimentar, ígnea ou metamórfica) por metamorfismo em altas temperaturas e pressões.

Co

m

p

ac

ta

çã

o

e

C

im

en

taç

ão

In

tem

p

eri

sm

o

e

ero

o

Ilus tr açã o : Al ex andr e D ar th/ V ec tor M ine

Existem três grandes grupos de rochas: as rochas sedimentares, as ígneas, ou

magmáticas, e as metamórficas. A distinção entre elas é feita de acordo com os processos

(25)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

Tipos de rochas

• Rochas sedimentares: Resultam de rochas pré-existentes (cerca de 80%). Os restantes 20% resultam da precipitação de substâncias, que por sua vez também resultaram de outras rochas e de restos de seres vivos. A sedimentação é o processo de acumulação dos sedimentos em depressões, chamadas bacias sedimentares, onde, dependendo das condições e da profundidade a que os sedimentos são submetidos, o peso dos sedimentos acumulados e a movimentação de fluidos provocam compactação e cimentação dos materiais. A transformação de um sedimento em rocha sedimentar é chamada diagênese. Segundo sua origem, as rochas sedimentares podem se classificadas em detríticas (ou clásticas), químicas (ou não clásticas) e biogénica:

- Detríticas - resultam da agregação de fragmentos de minerais ou de outras rochas, dentre as quais podemos citar os arenitos, os sienitos e o diabásio.

- Químicas - resultam da agregação de sedimentos provenientes principalmente da dissolução química de outras rochas. Segundo sua composição, as rochas químicas podem ser classificadas como inorgânicas - formadas pela precipitação de sais a partir de soluções aquosas saturadas (como, por exemplo, o evaporito e o laterito). - Biogénica - como o caso dos calcários, formados de sedimentos provenientes da

decomposição de organismos em ambientes marinhos (conchas e corais).

DETRÍTICAS

sedimentos ou clastosorigem química origem

biogénica de tamanho variado resultantes da meteorização das rochas pré- existentes. QUIMIOGÉNICAS resultam da precipitação química de substâncias dissolvidas na água BIOGÉNICAS OU ORGANOGÉNICAS resultam da agregação de restos de seres vivos (conchas, por exemplo) com os detritos ou na precipitação.

(26)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

Tipos de rochas

• Rochas metamórficas: qualquer rocha submetida à ação de altas pressões e temperaturas, além da percolação de fluidos, passa por transformações dos minerais que as constituem, além de modificar sua estrutura, tornando-se orientadas. Essas propriedades definem uma rocha metamórfica. As rochas metamórficas são formadas por transformações na mineralogia, química e estrutura de rochas já existentes, devido a mudanças de pressão e temperatura principalmente.

Exemplos de rochas metamórficas: ardósia, gnaisse, xisto, mármore, itabirito, etc.

Gnaisse

Mármore

(27)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

Formação das rochas

• Rochas magmáticas (ou ígneas): As rochas ígneas têm sua origem no resfriamento do magma, nas quais o tamanho dos cristais geralmente é proporcional ao tempo de resfriamento do magma: quanto mais lenta a cristalização de um magma, maiores os tamanhos dos cristais formados. As rochas ígneas podem ser subdivididas em intrusivas

(plutônica) e extrusivas (vulcânicas).

1. Intrusivas (plutônica): formam-se no interior da Terra, quando o magma é

empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha.

Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito,

basalto, etc.

2. Extrusivas (vulcânicas): formam-se na superfície da Terra, a partir da lava que, ao

ser expelida, esfria com rapidez, produzindo rochas com granulação fina.

Exemplos: riolito, basalto, pedra-pomes, andesito, obsidiana.

Granito

Feldspato

Basalto

(28)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

Composição química da crosta terrestre

TERRA

49.5

O2

5.1

Fe

2.4

K

0.6

Ti

25.3

Si

3.4

Ca

1.9

Mg

0.1

C

7.5

AI

2.6

Na

1.1

H

>0.1

Outros Ilus tr açã o : A lex an dr e D ar th /E len a Zo lot uk hi na

(29)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

E. E. B. JOÃO SILVEIRA

Nome: Série:

Turma: Data: Nota:

Este é um material de estudo e você não o devolverá. Deixe-o em casa para futuros estudos X Esta é uma atividade que deverá ser devolvida à

escola com nome, turma e professor.

Professor(a):Maristani Sagrillo

Disciplina: Geografia

➢ Atividade avaliativa.

➢ Em uma folha A4 desenhe um perfil da terra, localize e explique cada camada ( faça com capricho pois vale nota) .

E. E. B. JOÃO SILVEIRA

Nome: Série:

Turma: Data: Nota:

Este é um material de estudo e você não o devolverá. Deixe-o em casa para futuros estudos X Esta é uma atividade que deverá ser devolvida à

escola com nome, turma e professor.

Professor(a):Maristani Sagrillo

Disciplina: Geografia

Após o estudo, sobre o cilco e formação da rochas, responda o seguinte questionário. Essa atividade é avaliativa.

Responda com caneta com cor azul um preta.

1 - “[...] Define o conjunto de processos pelos quais uma determinada rocha é transformada, através de reações que se processam no estado sólido, em outra rocha, com características distintas daquelas que ela apresentava antes de sua atuação. Estas modificações implicam mudanças na estrutura, textura, composição mineralógica ou mesmo composição química da rocha, que ocorrem geralmente de maneira combinada”.

O texto acima conceitua o processo de:

a) hidromorfismo, que transforma rochas hidromórficas em sedimentares. b) laterismo, que transforma qualquer tipo de rocha em latossolo.

c) vulcanismo, que transforma qualquer tipo de rocha em vulcânica. d) intemperismo, que transforma rochas ígneas em sedimentares.

(30)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

e) metamorfismo, que transforma qualquer tipo de rocha em metamórfica. Observe a figura abaixo:

No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.

b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).

c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.

d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.

e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, submetidas à pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

(31)

João silveira

A litosfera e a dinâmica do relevo

3 - As rochas magmáticas, como o próprio nome sugere, são aquelas que surgem a partir do resfriamento e da solidificação do magma. Esse processo pode ocorrer abaixo da superfície (processo lento) e sobre a superfície (processo rápido), tendo, assim, características

diferenciadas conforme o seu tipo de formação.

Os processos lento e rápido, descritos no texto acima, originam, respectivamente, rochas magmáticas do tipo: a) vulcânicas e plutônicas b) intrusivas e plutônicas c) micromórficas e orogenéticas d) plutônicas e vulcânicas e) extrusivas e vulcânicas

4 - Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

Coluna 01

(1) Formação das Rochas Ígneas (2) Formação das rochas sedimentares (3) Formação das rochas metamórficas

Coluna 02

I. ( ) É intermediado pelo derretimento das rochas

II. ( ) Ocorre a partir da transformação de outras rochas sem decomposição das mesmas III. ( ) É fruto da ação do intemperismo

IV. ( ) Ocorre em função da ação do metamorfismo

V ( ) É resultado da ação dos agentes externos ou exógenos 5 - Observe a imagem abaixo:

(32)

Ao observar o esquema acima, notamos que não há uma flecha que aponte a transformação das rochas sedimentares em rochas ígneas diretamente. Esse processo não é possível, pois: a) as rochas sedimentares não são suscetíveis à transformação, graças ao seu alto grau de estabilidade.

b) a coesão das moléculas das rochas sedimentares inibe a ação dos agentes endógenos sobre ela.

c) durante o aquecimento das rochas sedimentares, essas se transformam em metamórficas antes de se tornarem ígneas.

d) as rochas sedimentares são pouco resistentes e se fragmentam antes de se tornarem ígneas.

João silveira

(33)

- Leia o texto e se houver necessidade faça uma pesquisa para responder as questões relacionadas:

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

2021 Professor Celso Aluno(a): Nota: Turma: 108,111, 112,113

(34)
(35)

Mª APARECIDA

LÍNGUA INGLESA - GRUPOS A,B, C -

02 a 22/08 2021

Prof. MARIA APARECIDA ANA GESSER TRINDADE 2º Semestre

Aluno(a): Nota:

Data: Ano/Série: 103,106,107,108 Turma:

Caro aluno (a)!

Espero que todos estejam bem!

Esta é a segunda postagem referente ao 2º SEMESTRE/21, sendo que

nesse período teremos uma apresentação de um texto, seguida de uma

Atividade Avaliativa referente ao mesmo. Qualquer dúvida nas atividades,

chamar no meu whatsapp: 8402 3507.

Emotions and Life

As a teenager, you may be ealing with lots of emotional highs and lows. One minute you might feel great, and the next you feel sad and tearful. This kind of shift in your moods is okay!

Your life is changing, just like your body. These mood swings are not just hormones – you may be feeling a lot more pressure these days, and you are still developing the skills you need to deal with that pressure. You be may facing added responsibilities at home, tougher,grading policies in school, and your friends may be changing.

As you grow older you will develop the skills you need to manage stress, but for now, just remember you are in a tough spot and need all the support you can get. Reach out to adults and friends – there is always someone there who cares for you. This section is devoted to issues involving and relationships.

Emotions

Being human is an emotional experience – we all have our moments of happiness, sadness, anger, depression, anxiety, and a host of other feelings. How do we deal with those emotions? Why are some feelings harder to handle than others?

Relationships

Like emotions, everyone has some sort of relationship with other people. Unless you are a castaway on an island, you interact with people every day. Relationships with parents, friends, and significant others (like a boyfriend or girlfriend) can be rewarding and also frustating.

(36)

Mª APARECIDA

After Reading

1. Read the text again. Writw T (true) or F (false) .

a) When you are teenager, your feelings very often. ( )

b) As a teenager, you have most of the skills you need to face a lot more pressure.( ) c) Relationships have lots of highs and lows, just like emotions. ( )

d) Teenagers know how to manage strees. ( )

2. Read the following extracts:

A - “Family is the strong tie, That holds you to the gound.”

B – “Being human is an emotional experience – we all have our moments of happiness, sadness, anger, de- pression, anxiety, and a host of others feelings.” In extract A, strong is an adjective.

In extract B, hapiness, sadness, anger, depression, and anxiety are nouns.

Write the corresponding adejective for the nouns listed below. (Se necessário, pesquise)

NOUNS

ADJECTIVES

happiness happy sadness anger depression anxiety

3. Read the following entry from a dictionary and do the activity.

VOCABULARY:

anger: raiva mood: humor

castaway: náufrago rewarding: compensadores devoted: destinada shifts: mudanças

grading policies: políticas de notas (escolares) skills: habilidades grow older: envelhece tearful: choroso manage: gerenciar unless: a menos que

poem a piece of writing that

expresses emotions, experiences, and ideas, especially in short lines using

(37)

Mª APARECIDA

Fill in the blanks with the words in the box.

I’m a Teen

By Marcelo Furlin

A game of ______________ and lows One minute the world is mine Sooner or later I hear lots of “No’s!”

I ask, bear with me, and that will be ______________!

When ________________ is inside me or out there Friends make me feel glad.

I know they really ________________ There’s no reason to be mad.

I’m ___________________, I’m a teen! I love my family, and this is my dream: Help me grow, join my ______________!

4. In the poem “I’m a teen” by Marcelo Furlin, there are three stanzas (estrofes). Read them again and answer the questions:

a) Quantos versos há em cada estrofe?

_______________________________________________________________

b) Quais são as palavras que rimam?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

(38)
(39)

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - LPL 2021 Professor (a): JOAQUIM DIAS SATELIS 1º Semestre

Aluno (a):

GRUPO

( )A ( )B ( )C

Data: 1ª série do EM Turma: Nota:

CAPÍTULO 01

– LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO –

ATIVIDADES

Página 16

– Na bagagem

1. Qual é a relação da linguagem com a nossa condição de seres humanos?

2. Quais são os diferentes tipos de linguagem e como elas se constituem?

3. Há comunicação em todas as situações de contato entre as pessoas?

4. O que pode acontecer em uma situação de comunicação em que as pessoas interpretam

de formas diferentes um mesmo texto falado ou escrito? O que causaria essas

interpretações diferentes?

Página 17,18

– Nas trilhas do texto

1)

2)

3)

4)

5)

Página 19,20,21,22

– Passos Largos

1)

2)

3)

4)

(40)
(41)

Orientações da aula 15

 Resolver os exercícios no caderno;

 Qualquer coisa estou a disposição no whatssap 48920004615;

Exercícios

1) Sendo A= { -2, -1, 0, 1, 2 }, B= { 0, 1, 2, 3, 4} e C= { 0, 2, 4, 6 ,8}, determine: a) A U B U C = b) A ∩ B ∩ C = c) A – B – C = d) A U B ∩ C = e) A – B U C =

2) Sendo A = { XEN/x≤ 6} e B= { XEZ/ -3≤X≤3}, determine: a) A U B =

b) A ∩ B = c) A – B = d) B – C =

3) Represente os conjuntos: N, Z, Q, I e R.

E.E.B. JOÃO SILVEIRA

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

Turma: 108, 111,112,113 Grupo C AULA 15

(42)
(43)

EEB JOÃO SILVEIRA

PRPFESSOR:ITAMAR CORRÊA DISCIPLINA: QUÍMICA

ALUNO(A) : SÉRIE: 1º ANO TURMA: DATA: ATIVIDADE 1 – SEGUNDO SEMESTRE – TEXTO COMPLEMENTAR

Número Atômico e Número de Massa

Descubra o que é Número Atômico e Número de Massa.

a) Número atômico (Z): n.° de prótons (P) no núcleo de um átomo.

O número atômico caracteriza um elemento químico.

b) Número de massa (A): O número de massa é a soma dos prótons (P) e nêutrons (N) do núcleo de um átomo.

A = P + N ou A = Z + N

Um átomo (X) será representado assim:

z

X

A

Átomo neutro

Aquele em que o número de prótons é igual ao número de elétrons.

Exemplo: 11Na23 e 8O16

Íon

Espécie química cujo número de prótons é diferente do número de elétrons.

Os cátions são formados por retiradas de um ou mais elétrons da eletrosfera de um átomo: íon carregado positivamente.

23

(44)

Nome : Turma: Data: ATIVIDADE 1 – SEGUNDO SEMESTRE – QUÍMICA

1) O número de prótons, nêutrons e elétrons representados por é, respectivamente:

a) 56, 82 e 56 b) 56, 82 e 54

c) 56, 82 e 58 d) 82, 138 e 56

e) 82, 194 e 56

2) O íon de

(

11

Na

23

)

+ contém:

a)11 prótons, 11 elétrons e 11 nêutrons. b)10 prótons, 11 elétrons e 12 nêutrons. c)23 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons. d)11 prótons, 10 elétrons e 12 nêutrons. e)10 prótons, 10 elétrons e 23 nêutrons.

3) Um íon é constituído por 23 elétrons e possui número de prótons igual a 26. Assinale a alternativa que apresenta seu número atômico e a carga desse íon , respectivamente. a) 26 e +2

b) 28 e +3 c) 23 e + 1 d) 26 e +3 e) 26 e - 3

4) A representação 26Fe56 indica que o átomo do elemento químico ferro apresenta a

seguinte composição nuclear:

a) 26 prótons, 26 elétrons e 30 nêutrons b) 26 elétrons e 30 nêutrons

c) 26 prótons, 26 elétrons e 56 nêutrons d) 26 prótons e 26 elétrons

e) 26 prótons e 30 nêutrons

5) O átomo constituído de 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a:

(45)
(46)
(47)

19 RECUPERAÇÃO -

O MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL (ATIV13)

Professor(a): Marcelo Serafim Disciplina: SOCIOLOGIA

Turmas:101, 102, 103, 106, 107, 108 2º Semestre Ano 2021

Aluno(a) Turma GRUPO:

Adicionem no gabarito as letras correspondentes as respostas corretas

I - Assinale a alternativa correta das seguintes questões a seguir.

1 – Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é:

A) Os servos estavam presos a várias obrigações, entre elas, o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.

B) A sociedade feudal era semelhante a organização da sociedade asiática

C) A economia do feudo era dinâmica, estando voltada para o comércio dos feudos vizinhos. D) As relações de produção eram escravocratas estabelecidas pelos burgueses.

2 – Podemos definir o feudalismo, do ponto de vista econômico, como um sistema baseado na produção, tendente à autossuficiência, sendo a agricultura seu principal setor. Politicamente o feudalismo caracterizava-se:

N) existência de legislação específica que garantia liberdades democráticas. O) atribuição do poder executivo (de governar) à igreja.

P) O poder político pertencia ao rei ou senhor feudal. Q) O Voto era obrigatório.

3 – A crise do sistema feudal acelerou-se no século XIV. Esta crise manifestou-se de várias maneiras. Assinale a alternativa INCORRETA.

N) Devido à forma de exploração utilizada durante toda a Idade Media houve esgotamento do solo e consequentemente a produção agrícola diminuiu.

O) Com a diminuição da taxa de crescimento populacional os preços tenderam a baixar e os senhores feudais e nobres mantiveram seu padrão econômico.

P) Com a falta de produtos os mercados tendiam a fechar nas cidades e a fome atingiu também a população do campo.

Q) A queda da produção agrícola teve como consequência imediata a subida dos preços.

4 - Dentre as causas da decadência da ordem econômica feudal, é possível mencionar:

D) o desinteresse da nobreza e do clero pela manutenção do Feudalismo, pois esses setores se beneficiariam com o advento da sociedade baseada no lucro.

E) o surgimento das corporações de oficio e a substituição do “justo preço”, que restringia as possibilidades de lucro, pelo preço de mercado.

F) a substituição gradativa do trabalho escravo pelo trabalho assalariado dentro do feudo, o que criou condições para a constituição de um sistema de comércio dentro da própria unidade feudal.

G) o ressurgimento do comércio e das cidades e a consequente circulação monetária, que abalaram a autossuficiência da economia senhorial.

(48)

19 RECUPERAÇÃO -

O MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL (ATIV13)

Professor(a): Marcelo Serafim Disciplina: SOCIOLOGIA

Turmas:101, 102, 103, 106, 107, 108 2º Semestre Ano 2021

Aluno(a) Turma GRUPO:

5 - Todas as alternativas apresentam fatos que podem ser associados à decadência do feudalismo, EXCETO:

A) a ocorrência da fome e da Peste Negra que dizimaram a Europa na primeira metade do século XIV. B) o aumento do número de cidades tanto de origem rural como surgidas de acampamentos de

mercadores.

C) o desenvolvimento das atividades comerciais nos mares Mediterrâneo, Negro, do Norte e Báltico. D) uma série de insurreições e perturbações sociais que ocorreram na Europa Ocidental e atingiram a cidade e o campo.

E) o desenvolvimento da cavalaria, quase empenhou nas Cruzadas e difundiu pelo mundo os valores cristãos.

6 – Assinale a ÚNICA alternativa que responde corretamente ao enunciado. Na Europa moderna, um burgo designava geralmente uma cidade comercial, que se desenvolvia fora das muralhas do núcleo feudal, senhorial. O aparecimento dos primeiros burgos modernos caracterizaram o:.

S) aparecimento das primeiras cidades atuais, com a divisão social do trabalho sustentada pelos setores do comércio, indústria e pelo setor agrícola. Os donos dos burgos eram os padres.

T) ressurgimento das cidades modernas, como núcleos urbanos diferentes daqueles da Idade Média, onde os senhores feudais donos dos burgos e dos castelos mandavam e governavam.

U) fim do mundo medieval. Os burgos abriram caminho para a urbanização moderna e o surgimento da burguesia.

V) fim da escravidão e o surgimento da burguesia. Os burgos atraíam comerciantes, os burgueses, que enriqueciam derrubando os faraós..

Referências

Documentos relacionados

Tese central: O livro como um todo explicita e aprofunda o argumento formulado no início da Apresentação: “o campo da história das doenças é uma área em consolidação no

Nesse ponto, é possível fazer uma relação como o manifesto a favor da criança queer, de Beatriz Preciado (2013), que fala de uma polícia de gênero que vigia o berço, à espreita das

ÇÃO “Rochas Magmáticas são rochas que provêm da solidificação de massas líticas em fusão , ou seja, As rocha magmáticas ou ígneas são aquelas formadas pela

<em>Uma Noite de Escatologia: Um Debate Sobre o Milênio — Parte 1 (com Augustus Nicodemus, Felipe Sabino, Antonio Neto, Gaspar de Souza e Rômulo

A crosta terrestre é uma fina camada de rochas sedimentares recobrindo uma enorme massa de rochas cristalinas (ígneas + metamórficas)1. Rochas Sedimentares

A- principalmente rochas metassedimentares- fácies granulitos de alto grau ou charnokitos e rochas ígneas felsicas intermediárias; B- Rochas metassedimentares-

Desta forma, o feldspato alcalino se torna razoavelmente sódico (Na/Na+K = 40 a 60), apresentando textura de “interlocking perthite”... As rochas do campo 2 possuem duas

• São rochas que se formam a partir da transformação (metamorfose) de outras rochas, ou seja, se originam pela transformação das rochas ígneas ou sedimentares QUE NÃO CHEGAM