• Nenhum resultado encontrado

Exercício físico durante a gestação: os benefícios para mãe e o bebê / Physical exercise during pregnancy: the benefits for mother and baby

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Exercício físico durante a gestação: os benefícios para mãe e o bebê / Physical exercise during pregnancy: the benefits for mother and baby"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Exercício físico durante a gestação: os benefícios para mãe e o bebê

Physical exercise during pregnancy: the benefits for mother and baby

DOI:10.34117/bjdv6n11-170

Recebimento dos originais: 10/10/2020 Aceitação para publicação: 10/11/2020

Mayara Souza Da Silva

Graduada em Educação Física (Bacharelado) pela Faculdade Estácio do Amazonas Endereço: Rua do Areal, 131-A, Compensa. Manaus/AM

E-mail: mayarassilva21@gmail.com

Erika Alves Silva

Graduada em Educação Física (Bacharelado) pela Faculdade Estácio do Amazonas Endereço: Rua Monte Orebe, 11, Novo Israel. Manaus/AM

E-mail: erikaalvesedf@gmail.com

Kelly Santos Dos Santos

Graduada em Educação Física (Bacharelado) pela Faculdade Estácio do Amazonas Endereço: Rua Anúbis, 191. Manaus/AM

E-mail: kellydosantos18@outlook.com

Lucas Dos Santos Do Nascimento

Graduado em Educação Física (Bacharelado) pela Faculdade Estácio do Amazonas Endereço: Rua Boa Vida, 34, Coroado. Manaus/AM

E-mail: luscanascimentoo@gmail.com

Suelen De Castro Machado

Graduada em Educação Física (Bacharelado) pela Faculdade Estácio do Amazonas Endereço: Rua Violeta Areosa, 81, Alvorada. Manaus/AM

E-mail: sumachado81@gmail.com

Thalyta Stephanie De Lima E Silva

Graduada em Educação Física (Bacharelado) pela Faculdade Estácio do Amazonas Endereço: Rua da Floresta, 301-A, Flores. Manaus/AM

(2)

RESUMO

Objetivo: mostrar à importância do exercício físico durante a gestação: os benefícios para a mãe e o

bebê. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, que consiste em um enfoque na metodologia no qual é possível realizar a inclusão de estudos que geram o entendimento da pesquisa em questão. Resultados e Discussão: os exercícios físicos no período gestacional promovem inúmeros benefícios físicos e psicológicos, além de trazer benefícios significativos para o feto e/ou recém-nascido; somente deve ser realizado, após a primeira consulta de pré-natal e com a liberação médica, respeitando sua nova condição. Conclusão: O exercício bom para grávida é aquele que a faz se sentir bem e confortável. A escolha da modalidade deve partir da gestante, no entanto é preciso que tenha a liberação médica e respeite as condições provenientes da gravidez. O profissional de educação física deve estar preparado e conhecer todas as alterações e sintomas desse período, para que a prática dos exercícios seja sempre benéfica para a mãe e o bebê.

Descritores: Exercício Físico, Gravidez, Benefícios, Educação Física. ABSTRACT

Objective: To show the importance of physical exercise during pregnancy: the benefits for mother and

baby. Methodology: This is an Integrative Literature Review, which consists of a focus on the methodology in which it is possible to include studies that generate the understanding of the research in question. Results and Discussion: Physical exercises during pregnancy promote numerous physical and psychological benefits, in addition to bringing significant benefits to the fetus and / or newborn; should only be performed after the first prenatal consultation and with medical clearance, respecting their new condition. Conclusion: Good exercise for pregnant is one that makes her feel good and comfortable. The choice of modality must start from the pregnant woman, however it is necessary to have medical clearance and respect the conditions arising from pregnancy. The physical education professional should be prepared and know all the changes and symptoms of this period, so that the practice of exercises is always beneficial for mother and baby.

(3)

1 INTRODUÇÃO

Se exercitar ao longo da vida traz benefícios importantes à saúde, incluindo melhorias na aptidão física e saúde mental, bem como reduz o aparecimento de doença crônica e mortalidade. Ao engravidar a mulher passa por mudanças constantes. A prática de exercício físico, podem afetar significativamente a sua saúde, bem como a do seu feto de forma positiva (MOTTOLA, 2018).

No início do século XX, as atividades físicas para grávida, eram mal conhecidas, devido à escassez de pesquisas, representando um fator preocupante para ser permitida ou recomendada pela maioria dos especialistas em qualquer situação do ciclo gravido puerperal. Porém, os exercícios e suas repercussões podem ser diretamente influenciados pelo tipo de atividade realizada (GANNUNY, 2012).

A OMS, recomenda que adultos entre dezoito e sessenta e quatro anos, pratiquem cento e cinquenta minutos de atividade física moderada ou setenta e cinco minutos de atividade intensa por semana, pois quem pratica diminui o aparecimento de doenças significativas e controla o peso corporal. No período gestacional é importante a mulher ter a liberação médica para praticar algum tipo de exercício físico (BRASIL, 2017).

Ao longo das últimas três décadas, as taxas de complicações na gravidez, como diabetes mellitus gestacional, hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia e macrossomia recém-nascido tem aumentado drasticamente, provavelmente como consequência do aumento das taxas de obesidade materna. O ato de se exercitar, tem sido proposto como uma medida preventiva ou terapêutica para reduzir complicações gestacional e otimizar a saúde materno-fetal (REYES LM, et al., 2018).

Mulheres que praticam algum tipo de exercício durante a gravidez, reduz o aparecimento de hipertensão, diabetes gestacional, diminuição do colesterol ruim e aumento do HDL, além de boa atividade fetal (MOTA, 2014).

O ganho ponderal gestacional é um evento biológico complexo e singular que possibilita o desenvolvimento e crescimento do feto. Compreende três componentes: produtos da concepção (feto, placenta e líquido amniótico), expansão do tecido materno (útero, mama e volume sanguíneo) e reserva de gordura materna, sendo que o desajuste neste ganho é considerado fator de risco para a progenitora e seu concepto (KOWAL C, 2012).

A escolha do tema exercício físico durante a gestação: os benefícios para mãe e o bebê, se deu devido o número de mulheres cuja a elevação do peso ultrapassa as recomendações e têm maior risco de pré-eclâmpsia, eclâmpsia, diabetes gestacional, dificuldades na hora do parto e problemas na perda do tecido adiposo pós-parto. Aos recém-nascidos dessas mulheres associa-se maior risco de macrossomia fetal. Por isso a importância de falar sobre este tema, pois os benefícios do exercício físico para grávida, ajuda na prevenção de doenças que aparecem durante o período gestacional,

(4)

redução dos números de parto por cesariana, que apesar de ter caído nos últimos anos, ainda assim tem se uma taxa elevada em nossa sociedade, além disso facilita na hora do parto (BATISTA, 2018).

Este estudo trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, a mais ampla abordagem metodológica referente às revisões de artigo, permitindo a inclusão de estudos experimentais e não-experimentais; foi realizado pesquisas de artigos indexados nas bases de dados: Scielo. Lilacs, BVS e RBAFS. Utilizando os seguintes descritores: Exercício Físico, Gravidez, Benefícios, Educação Física, com o foco em artigos relacionados ao seguinte tema: Exercício Físico durante a gestação: os benefícios para mãe e o bebê (SOUZA et al., 2010).

Através desta revisão pôde-se observar, resultados substanciais a respeito dos benefícios da prática do exercício físico durante a gestação; tais como redução de doenças significativas que podem afetar a mulher neste período, assim como menor ganho de peso, menor chance de parto prematuro e parto por cesariana, além da melhora fisiológica e psicológica. No bebê, aumenta a circulação sanguínea, através do aumento da frequência cardíaca. Isso é benéfico por preparar melhor o sistema cardiovascular da criança para a hora do parto e, com isso, melhora sua adaptação ao ambiente externo (LIMA et al., 2011).

Diante do estudo temos como conclusão que o exercício bom para a gestante é o que a faz se sentir bem e confortável. No entanto, é necessário fazer a primeira consulta de pré-natal, não apresentando problemas de saúde, será liberada para a prática dos exercícios físicos, com acompanhamento de um profissional de educação física. O profissional de educação física deve estar preparado e conhecer todas as alterações e sintomas que ocorre na gestante.

O objetivo é mostrar a importância do exercício físico durante a gestação: os benefícios para mãe e o bebê.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 EXERCÍCIO FÍSICO DURANTE A GRAVIDEZ

Grávidas que não apresentam complicações obstétricas, devem ser incentivadas a praticar exercícios físicos moderado por 30 minutos ou mais por dia, mas não todos os dias, num total de 150 minutos por semana. Essa prática beneficia a mulher, pois ajuda a reduzir a dor lombar, constipação e edema, prevenir/ controlar o diabetes gestacional e melhorar a disposição, o humor, a postura, bem como diminuir a insônia e a ansiedade; no músculo, causa aumento do tônus, da força e da resistência (NEME, et al., 2014).

Atualmente tem se falado bastante sobre o exercício físicos durante a gestação e seus benefícios. No entanto, a redução do número de praticante é frequentemente observada durante esse período,

(5)

motivado por crenças populares na contraindicação de sua prática e pela interferência de fatores como: idade, etnia, escolaridade e nível socioeconômico (MOISÉS, et al., 2016).

Mulheres que realizam exercícios físicos durante a gravidez, terão vantagens importantes, tais como contribuição para o parto vaginal, efeito protetor contra parto prematuro, aumento do índice do líquido amniótico, redução do edema, menos chance de desenvolver diabetes gestacional, menor ganho do peso, melhora da capacidade funcional e diminuição da intensidade da dor lombossacra (SILVEIRA, 2012).

O exercício dos músculos do assoalho pélvico, na gestação, diminui a incidência de incontinência urinária e após o parto. É preciso enfatizar, porém, que exercícios físicos de alta intensidade devem ser evitados, pois, há risco aumentado de aborto espontâneo e parto prematuro, podendo ocorrer bradicardia fetal transitória, após a atividade intensa, restrição do crescimento fetal e maior chance de baixo peso ao nascer (SABOIA, 2018).

As gestantes que não apresentam nenhum problema de saúde, devem ser orientadas por profissionais capacitados. É importante que seja praticado de leve intensidade a moderada, por pelo menos 30 minutos de 3 a 5 vezes por semana. A caminhada é a atividade aeróbica mundialmente mais praticada, em segundo as atividades aquáticas, são importantes na recuperação do edema. O Pilates e a musculação são atividades de força onde as mesmas estão entre as mais realizadas, e a de relaxamento mais procurada é a yoga. Em hipótese alguma a grávida deve realizar atividade que coloque em risco a sua integridade física e a do seu bebê (ALMEIDA, et al., 2017).

Os exercícios físicos melhoram a função do sistema circulatório e aumento do peso, podem também contribuir no combate das dores posturais na gestação e na hora do parto. Algias lombo-pélvicas são adversidades que afeta a grande maioria das grávidas. Procedimentos alternativos mais utilizados para diminuição da dor é a yoga (NASCIMENTO, 2014).

As respostas fisiológicas ao exercício moderado durante a gravidez são geralmente aumentadas, em comparação com a gravidez sem exercício. Assim, os níveis de captação de oxigênio, de frequência cardíaca, do volume sistólico, do débito cardíaco, entre outros, encontram-se melhorados resultando em benefícios para a mãe e para o feto. As mulheres gestantes saudáveis, sem contraindicações para o exercício, devem ser incentivadas a realizar a prática com acompanhamento de um profissional de educação física conhecedor sobre as condições proveniente da gravidez (CARNEIRO, et al., 2016).

2.2 OS BENEFÍCIOS QUE O EXERCÍCIO FÍSICO REALIZADO PELAS MÃES TRAZ AOS SEUS BEBÊS.

Exercícios físicos praticados pela mulher durante a gestação aumentam a inteligência da criança. Inúmeros estudos mostram que, ao melhorar a oxigenação cerebral, as atividades físicas trazem

(6)

ganhos cognitivos – o que já foi comprovado também durante a gravidez. Os cientistas descobriram que os bebês cujas mães se exercitavam regularmente apresentaram vantagens em relação à maturidade cerebral quando foram testados entre o 8º e o 12º dia de vida (ELLEMBERG, et al., 2013).

Bebês de mães que se exercitaram regularmente apresentaram uma maior maturidade cerebral, equivalente a crianças de 4 a 6 meses, e um aumento da atividade no lobo temporal (responsável por funções como memória, fala e linguagem), apontam os pesquisadores. Essa vantagem inicial observada em algumas crianças, pode ter impacto durante toda à sua vida (LEMOYN, et al., 2013).

Os fetos de mães que realizam exercícios toleram melhor o trabalho de parto do que aqueles cujas mães não fazem exercícios, são mais alertas e menos irritáveis no período pós-parto imediato e com neurodesenvolvimento potencialmente melhor e menor percentual de gordura corporal (PORTELA, et al., 2014).

2.3 CUIDADOS QUE ÀS GRÁVIDAS DEVEM TER NA HORA DA PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO

Na hora da gestante realizar os exercícios físicos prescritos é indispensável o acompanhamento do profissional de educação física. É essencial que a mulher grávida realize exames periódicos para saber como está a sua saúde e a do feto (BOTELHO, et al., 2012).

Grávidas sem contraindicações para se exercitar, devem adotar um estilo de vida ativo durante o período que se encontra, levando em consideração a realização dos exercícios de maneira segura (PINTO, et al., 2014).

São inúmeros os benefícios positivos apresentados pelas gestantes que praticam exercício. Entretanto, existem situações em que sua contraindicação ainda é absoluta, como exemplo mulheres que apresenta cardiopatias, incompetência istmo-cervical, gestação múltipla (que ocorre após a trigésima semana), sangramento vaginal persistente, placenta prévia, trabalho de parto prematuro, ruptura de membranas, hipertensão arterial não controlada e pré-eclâmpsia (SURITA, 2014).

É importante que a grávida tenha sempre a supervisão de especialista na hora de praticar o exercício físico, necessário que se mantenha hidratada e monitorar a intensidade do exercício para não exagerar, o que pode ser prejudicial. Não é recomendado as práticas que exijam equilíbrio e tenham risco de queda. De preferência que a grávida escolha locais ao ar livre ou sala arejada (CHAVES, et al., 2014).

(7)

3 METODOLOGIA

Revisão Integrativa da Literatura, a mais ampla abordagem metodológica referente às revisões, permitindo a inclusão de estudos experimentais e não-experimentais para uma compreensão completa do fenômeno analisado (CARVALHO, 2010).

Serão selecionados artigos científicos relacionados ao Exercício Físico durante a gestação: os benefícios para mãe e o bebê, encontrados em revistas indexadas disponíveis nas bases online como Scientific Eletronic Libary Online (SCIELO), Literatura Latino Americana em Ciência da Saúde (LILACS), BVS e RBAFS. Utilizando os seguintes DECS: Exercício Físico, Gravidez, Benefícios, Educação Física.

Critérios de elegibilidade artigos científicos da revista indexada disponíveis em texto completo, no idioma português, inglês e espanhol, que tenham sido publicados nos períodos de 2009 a 2019.

Critérios de inelegibilidade artigos científicos publicados anteriormente ao ano de 2009, que estejam incompletos, dissertações de mestrado e monografia. que não estejam disponíveis gratuitamente.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 GRÁVIDAS E EXERCÍCIO FÍSICO

Pesquisas realizadas em diversos países indicam predominância e característica diferente em exercícios praticados entre gestantes. Somente 15,8% das cidadãs americanas grávidas estão ativas em níveis indicados pela ACOG. No Brasil, pesquisas apontam que durante o período gestacional o sedentarismo é algo preocupante; apenas 4,7% das brasileiras grávidas estão verdadeiramente ativas e 12,9% mencionaram que em algum momento da gravidez praticaram atividades físicas. Pesquisas atuais demonstraram que na cidade de Campinas, São Paulo, somente 13% das gestantes eram envolvidas em atividades físicas, e somente metade desenvolviam atividades com regularidade na presença de um profissional (LIU J, et al., 2011).

Se exercitar de forma regular é reconhecido na comunidade científica como um estilo de vida saudável. Ao se tratar das gestantes não é diferente; nas últimas três décadas houve uma mudança de padrão em relação às recomendações anteriores de repouso e interrupção das atividades laborais, passando ao incentivo para realização de exercícios neste período (LIRA, et al., 2014).

Obesidade pré-gestacional e sobrepeso tornaram-se importantes problemas no Brasil nas últimas décadas, ampliando a relevância dos estudos sobre atividades físicas das mulheres em idade reprodutiva e das gestantes. Estudos sobre padrões de atividade física, no País, concentram-se em adultos. Proporções elevadas de grávida que não realizam atividades físicas de lazer e o sedentarismo, são mais frequentes nessa fase da vida da mulher do que na população em geral (TAKITO, et al., 2013).

(8)

A gravidez compreende diversas mudanças no corpo da mulher. São aproximadamente 36 semanas, em que a gestante sofre adaptações fisiológicas e anatômicas. Na gestação, o crescimento e desenvolvimento do feto e do útero, provocam mudanças na forma, no tamanho e na inércia materna (MANN, et al., 2010).

No período da gravidez a mulher passa por diversas mudanças em seu organismo. As gestantes que praticam alguma atividade física, devem seguir à risca as orientações médicas, pois, ao realizar exercício sem acompanhamento de um profissional de educação física treinado, pode colocar em risco sua vida e a do seu feto. (AZEVEDO, 2011).

Mulheres que praticam exercícios apresentam menos queixas comuns da gravidez, com ganhos de benefícios fisiológicos e psicológicos, promovendo assim melhor qualidade de vida durante e após a gestação (ABDAL, 2009).

4.2 EXERCÍCIOS FÍSICO IDEAL DURANTE OS TRÊS TRIMESTRES GESTACIONAL

1º Trimestre

É recomendado para grávida, que desejam iniciar exercício físico, procure fazer a primeira consulta de pré-natal e tenha a liberação médica. O mais indicado é que se inicie a prática após a décima segunda semana. Àquelas que praticavam algum tipo de atividade física antes da gravidez, devem manter suas atividades. No entanto, precisa se adaptar à nova condição (SILVA et al., 2014).

Entretanto, a prática de exercício no primeiro trimestre pode ser complicada, pois, as alterações hormonais causam desconfortos na maioria das gestantes, os principais sintomas apresentado são: mal-estar, sonolência e indisposição, o que dificulta a aderência e a disposição para se exercitar (MØRKVED S, et al., 2012).

Os dois primeiros meses de gestação é uma fase delicada, pois o embrião ainda está em processo de formação, logo após esse período espera-se uma fase mais calma. Em torno de 15 a 20 semanas de gestação já se pode identificar o sexo do bebê e o desenvolvimento da cartilagem e das estruturas ósseas; a partir do último trimestre inicia a preparação do feto para o nascimento, ocorre entre 36º a 42ª semanas (BOTELHO, et al., 2011).

Nas primeiras semanas após alta médica, a grávida deve começar a fazer caminhada por três vezes na semana, ioga duas vezes, sempre com muita cautela devido os riscos. Para àquelas que já tinham à prática de se exercitar antes da gravidez, após liberação médica, deve fazer caminhada três vezes na semana, duas vezes ioga e ginastica localizada também duas vezes por semana (MATTOS, 2016).

(9)

2º Trimestre

Normalmente neste trimestre os sintomas de início da gestação (náuseas, vômitos e tonteiras) diminuí, isso faz com que a mulher ativa, tenha mais disposição para se exercitar. No entanto, alongamentos intensos devem ser supervisionados, pois nesse trimestre o hormônio da relaxina age com maior desempenho ocorrendo assim aumento da flexibilidade e articulação da gestante; os exercícios perineais, aeróbico e o relaxamento devem proceder normalmente (ROSA, 2018).

Mulheres praticantes de exercício físico antes da gravidez, o aconselhado é voltar a praticar no segundo trimestre. Em decorrência do crescimento acelerado do volume uterino a partir da 20ª semana, a gestante deve evitar exercícios em posição supina por tempo prolongado, assim evitando a síndrome da hipotensão supina (FREITAS, 2017).

Neste trimestre é indicado que às grávidas mantenham os treinamentos aeróbicos, seguindo as recomendações. A partir da 12ª semana, a gestante precisa levar em conta alguns cuidados em relação ao alongamento, pois neste momento da gravidez ocorre o pico do hormônio relaxina circulante, levando à maior flexibilidade dos tecidos articulares e ligamentares (GARANHANI, et al., 2014).

No 2º trimestre a grávida iniciante deve fazer caminhada três vezes, ioga duas vezes e ginastica localizada duas vezes durante a semana. Para aquelas que já se exercita o recomendado é fazer caminhada seis vezes, ioga três vezes e ginastica localizada duas vezes por semana (MEGIORIN, 2016).

3º Trimestre

É recomendado que neste trimestre as gestantes diminuam a intensidade dos exercícios, pois, ela estará mais desconfortável e suas limitações estão elevadas. No entanto, à prática de exercícios leves deve continuar. Nesse período, é recomendado a natação, hidroginástica, caminhadas, para manter a capacidade aeróbica e o condicionamento físico, assim como os exercícios de respiração, mobilizações e relaxamento envolvidos na preparação para o parto (PUDWELL J, et al., 2014).

É necessário que se faça algumas adaptações para que gestantes se sintam mais confortáveis durante a execução de exercícios físicos, como exemplos gestantes que pedalam em bicicletas ergométricas horizontal, em vez da bicicleta ergométrica tradicional. O treinamento do musculo do assoalho pélvico necessita permanecer no decorrer do terceiro trimestre, pois não há contraindicação durante sua prática. É ideal que mulheres grávidas tenham conscientização sobre o relaxamento e o aumento da flexibilidade durante a realização do treinamento da musculatura do assoalho pélvico (BOYLE R, et al., 2012).

Todavia o efeito de exercitar os músculos do assoalho pélvico está bem determinado na literatura para profilaxia de sintomas urinários, a aplicação de procedimentos, bem como, massagem

(10)

perineal carecem de mais estudos para elucidar seu efeito protetor acerca do assoalho pélvico no decorrer e após o parto (BECKMANN MM, et al., 2013).

Neste trimestre, será importante reduzir a carga dos exercícios até o fim da gestação. No entanto, ainda é recomendado para grávida fazer aquecimento, pois, tem a função de preparar o corpo para os exercícios e prevenir lesões. É importante manter a caminhada duas vezes por semana, principalmente para as iniciantes que decidiram começar os exercícios nesse trimestre. A ioga em todo período gestacional, tem a finalidade de trabalhar o corpo e as emoções. A ginástica localizada, fortalece as articulações, aumenta a capacidade respiratória, melhora a circulação, tonifica a musculatura e ajuda corrigir a postura da gestante (GREY, 2018).

4.3 PRINCIPAIS TIPOS DE BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA MÃE E BEBÊ.

O exercício físico para grávidas traz benefícios ao funcionamento dos pulmões e do coração, diminui as dores e incômodos sentidos, as prepara para o momento do parto e pós-parto. O importante é manter o tipo de atividade física habitual que a gestante já realizava antes da gravidez, apenas não realizando exercícios de impacto, principalmente no primeiro trimestre (CORRÊA, 2019).

Recentemente, o exercício físico durante a gravidez tem sido associado a efeitos positivos no fortalecimento da musculatura pélvica e, consequentemente a resultados positivos na gravidez e na evolução do trabalho de parto. Diversos estudos encontraram menor incidência de períodos expulsivos prolongados, da prática de episiotomia e de apresentações de pelve em mulheres que realizaram exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica durante a gestação (RODRIGUEZ et al., 2012).

Grávidas que tem liberação médica para a prática de exercício físicos, tem os seguintes benefícios: mantém a capacidade aeróbica (cardiorrespiratória), previne o ganho de peso excessivo, melhora a função intestinal, reduz cãibras musculares, inchaço e dor lombar, ajuda nas questões psicológicas relacionadas às mudanças da gestação, alivia a tensão, o estresse e uma possível depressão, auxilia o controle do Diabetes tipo II e Diabetes gestacional, reduz o risco de laceração do períneo no parto normal, facilita o trabalho de parto e o parto, reduz o risco de incontinência urinária na gestação e pós-parto, melhora a força, o tônus e o controle do assoalho pélvico durante o parto, melhora sua recuperação pós-parto, melhora a disposição, especialmente no 3º trimestre e não menos importante melhora sua autoestima (GODOY, 2015).

Apesar de haver muitos benefícios para a gestante e como consequência para seu bebê, ainda há muitas dúvidas por partes das mulheres grávidas; é importante elas saberem que a realização de exercício físico de maneira segura é saudável, se nunca praticou e quer praticar durante a gestação é melhor começar depois do 3º mês de gestação. Comece aos poucos e aumente a duração dos exercícios

(11)

gradualmente, de preferência com acompanhamento do profissional de educação física (PAULINO et al. 2015).

No bebê, aumenta a circulação sanguínea, através do aumento da frequência cardíaca. É benéfico por preparar melhor o sistema cardiovascular da criança para o parto e, com isso, melhorar sua adaptação ao ambiente externo, menos desconforto respiratório, melhor condição cardíaca de adaptação, por melhorar o aporte de oxigênio por todo o corpo, incluindo o cérebro, a condição física também tende a aumentar o estímulo para o desenvolvimento neurológico (BEDIN, 2015).

5 CONCLUSÃO

O exercício bom para a gestante é o que a faz se sentir bem e confortável. No entanto, é necessário que se faça primeiro a consulta de pré-natal, se não apresentar nenhum problema clinico será liberada para a prática dos exercícios físicos, com acompanhamento de um profissional de educação física.

O profissional de educação física deve estar preparado e conhecer todas as alterações e sintomas desse período, para que a prática dos exercícios seja sempre benéfica não só para a mãe, mas para o feto.

A gravidez envolve várias mudanças fisiológicas e motoras na mulher. É o período em que seu o corpo se adapta a nova condição, abrigar e desenvolver uma nova vida que virá após nove meses de gestação. Vários órgãos e sistema durante o período gestacional, sofrem alterações no equilíbrio, coordenação e controle dos movimentos. A pratica de exercício físico para as grávidas, tem como finalidade a prevenção e melhoria dos sintomas gravídicos, além disso traz benefícios significativos para os bebês dessas mães.

(12)

REFERÊNCIAS

BARBALHO, Sandra Maria et al. Efeito do exercício físico contínuo e intervalado no peso e perfil

bioquímico de ratas Wistar prenhes e consequências no peso da prole. Rev Bras Med Esporte, São

Paulo, v. 17, n. 6, p. 413-415, Dec. 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Atividade física. Brasília, DF, 2017.

CASTRO, D.M.S.; RIBEIRO. A.D.M.; CORDEIRO, L.L.; LIMA, C.L; ALVES, A.T. Exercício

Físico e Gravidez: Prescrição, Benefícios e Contra-Indicações DOI:10.5102/UCS.V7I1.737.

Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 7, n. 1, p. 91-101, 2009.

CARVALHAES, Maria Antonieta de Barros Leite et al. Sobrepeso pré-gestacional associa-se a

ganho ponderal excessivo na gestação. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, v. 35, n. 11, p.

523-529, Nov. 2013.

COUTINHO, Emília de Carvalho et al . Gravidez e parto: O que muda no estilo de vida das mulheres

que se tornam mães?. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 48, n. spe2, p. 17-24, Dec. 2014.

DUMITH, Samuel C et al. Atividade física durante a gestação e associação com indicadores de

saúde materno-infantil. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 327-333, Apr. 2012.

Exercício físico e gestação. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, v. 36, n. 12, p. 531-534, Dec.

2014.

FREITAS, G. Enfermagem e a prática de exercícios físicos durante a gravidez. Mindelo, julho de 2017.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: elaboração e formatação:

com explicitação das normas da ABNT. 16ª ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2012.

KASAWARA KT, do Nascimento SL, Costa ML, Surita FG, Pinto e Silva JL. Exercise and physical

activity in the prevention of pre-eclampsia: systematic review. Acta Obstet Gynecol

Scand.2012;91(10):1147-57.

LIMA, A.P; A importância do exercício durante o processo de gestação. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v.5, n.26, p.123-131. Mar/Abr. 2011. ISSN 1981-9900.

LUIZ, DS; MUNIZ, HF. A; ALMEIDA, MF. Influência do exercício físico na qualidade de vida de

gestantes. Lins-SP 2017.

MANN, L; KLEINPAUL, JF; MOTA, CB; SANTOS, SG. Alterações biomecânicas durante o

período gestacional: uma revisão. Motriz, Rio Claro, v.16 n.3 p.730-741, jul./set. 2010.

NASCIMENTO, Simony Lira do et al. Recomendações para a prática de exercício físico na

gravidez: uma revisão crítica da literatura. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro, v. 36, n.9,

p. 423-431, Sept. 2014.

(13)

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília, DF, 2018.

PEREIRA, J.F.; AGUIAR, VL.S. Atividade física e gestação: uma breve revisão da literatura. Vitória 2016.

REGO, Adriana Sousa et al. Physical activity in pregnancy and adverse birth outcomes. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 11, e00086915, Nov. 2016.

REZENDE, J. Obstetrícia. - 13. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

RODRIGUEZ RM; Peláez M, Barakat R. Fortalecimiento del suelo pélvico y gestación. Suelo

Pélvico. 2012.

ROSA, LC.G. O conhecimento de profissionais de educação física de igrejinha-rs sobre a

prescrição do exercício para mulheres no período gestacional. Novo Hamburgo 2018.

SANTINI, Cibele; IMAKAWA, Thiago dos Santos; MOISES, Elaine Christine Dantas. Atividade

física durante a gravidez: recomendações e ferramentas de avaliação. Rev. Bras. Ginecol. Obstet.,

Rio de Janeiro, v. 39, n. 8, p. 424-432, agosto de 2017.

SILVEIRA, Lílian Cristina da; SEGRE, Conceição Aparecida de Mattos. Exercício físico durante a

gravidez e sua influência no tipo de nascimento. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 10, n. 4, p.

409-414, dezembro de 2012.

STIRLING, D.; ZEHR, L. 2019 Canadian guideline for physical activity throughout pregnancy. Br J Sports Med: first published as 10.1136/bjsports-2018-100056 on 18 October 2018.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, M.D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como

fazer. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, Mar. 2010.

TAVARES, Jousilene de Sales et al. Padrão de atividade física entre gestantes atendidas pela

estratégia saúde da família de Campina Grande - PB. Rev. bras. epidemiol., São Paulo, v. 12, n. 1,

p. 10-19, Mar. 2009.

World Health Organization [Internet]. Global recommendations on physical activity for health. Geneva, 2010.

ZANOTTI, Joana; CAPP, Edison; WENDER, Maria Celeste Osório. Fatores associados à retenção

de peso pós-parto em uma coorte brasileira. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. Rio de Janeiro, v. 37, n. 4,

(14)

APÊNDICE

APÊNDICE 1. TABELA DE COLETA DE DADOS

TÍTULO AUTORES ANO/BASE

BEFÍCIOS DOS EXERCÍCOS FÍSICA PARA ÀS GRÁVIDAS E OS BEBÊS

1 Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura. NASCIMENTO , S.L; GODOY, A.C; SURITA, F.G; SILVA, J.L.P. 2014 SCIELO

A todas as gestantes saudáveis é recomendado que elas podem e devem fazer exercícios físicos. Ao praticar exercícios regulares no período gestacional os benefícios são inúmeros tanto físicos como psicológicos, para o feto e/ou recém-nascidos não existem evidencias de resultados prejudicais durante a prática de exercícios com intensidade leve a moderada. Todavia, existem um número pequeno de gestantes que praticam exercício físico, a maioria possui medo e incerteza quanto à sua prática.

2 Exercício físico durante a gestação e sua influência no tipo de parto SEGRE, C.A.M; SILVEIRA, L.C. 2012 SCIELO

Além de colaborar para o parto normal, a prática de exercícios físicos no período gestacional, possui outros benefícios, como redução de edema, e diminuição do risco de desenvolver diabetes gestacional, aumento do líquido amniótico e efeito protetor contra parto prematuro.

A prática de exercícios moderados, tende a contribuir para a diminuição da intensidade da dor lombassacra, melhora da capacidade física, mental e social, além de contribuir para um menor ganho de peso.

3 Efeito do Exercício Físico Contínuo e Intervalado no Peso e Perfil Bioquímico de Ratas Wistar Prenhes e Consequências no Peso da Prole. COQUEIRO, D.P. 2011 SCIELO

As alterações no funcionamento físico e psíquico durante a fase gestacional, exigem atenção especial e devem ser observadas durante a execução dos exercícios físicos. Ao praticarem exercícios de menor impacto e intensidade média, pesquisam indicam que mulheres grávidas não possuem risco para si ou para o feto.

4 Exercício físico durante a gestação e sua influência no tipo de parto. MINISTÉRIO DA SAÚDE; BUNGUM T, PEASLEE D, JACKSON A, PEREZ M.; ZEANAH M, SCHLOSSER S. 2012 SCIELO

Decorrente do aumento de cesarianas no Brasil, conforme o Ministério da Saúde, o ano de 2010, cresceu para 52,34% nos setores públicos e privados.

Inúmeras recomendações foram feitas para alterar este cenário, uma delas é a presença frequente das gestantes nas práticas de atividade físicas, pois a participação da mesma está relacionada com menor quantidade de partos cesáreos. 5 Sobrepeso pré-gestacional

associa-se a ganho ponderal excessivo na gestação. KONNO SC, BENICIO MHDA, BARROS AJD. 2013 SCIELO

Ao excederem o ganho de peso, gestantes possuem maior risco de desenvolver diabetes gestacional, eclampsia e pré-eclâmpsia, dificuldades na hora do parto e problemas de retenção de peso pós-parto.

(15)

6 Fatores associados com retenção de peso pós-parto em um estudo de coorte brasileiro. GILLMAN MW, LUDWIG DS; CARDOSO, E; WENDER, MC.O. 2015 SCIELO

O excesso de peso é um problema crescente e um fator de risco conhecido para uma série de condições crônicas, como diabetes tipo 2, dislipidemia e doenças cardiovasculares, e sua presença aumenta a morbidade e mortalidade exponencialmente. nas mulheres, o excesso de peso está associado a um momento importante no ciclo de vida: gravidez. A retenção do peso adquirido durante a gestação pode representar um fator determinante para a obesidade e seu desenvolvimento é o resultado de uma complexa rede de fatores, por isso é importante à prática de exercício físico para grávidas sem graves problemas gestacional.

7 Atividade Física durante a Gravidez: Recomendações e Ferramentas de Avaliação. MOISÉS, EC. D; IMAKAWA, T.S; SANTINI, C. 2017 LILACS

Os benefícios do exercício físico durante a gravidez para ambos mãe e feto foram relatados na literatura. No entanto, uma redução da atividade física é frequentemente observada servido durante esse período na vida de uma mulher, motivado por ambas as crenças populares na contraindicação de sua prática e pela interferência de fatores como idade, etnia, escolaridade e nível socioeconômico.

8 Atividade física em gestantes assistidas na atenção primária à saúde

STREULING, I. CARVALHAE S, MA.B.L.

2013 SCIELO

A inatividade física na gestação é um fator de risco modificável altamente presente em países desenvolvidos. Intervenções capazes de aumentar a proporção de gestantes ativas são formuladas e testadas com resultados promissores. Atividades físicas ocupacionais que envolvem grande esforço apresentam efeitos deletérios aos desfechos da gestação, e as de lazer e exercícios físicos mostram efeitos positivos.

9 Nível de Atividade Física de Gestantes atendidas em Unidades Básicas de Saúde de um Município do Nordeste Brasileiro. SOUZA, VS; MUSSI, RF. F; QUEIROZ, BM. 2019 SCIELO

A prática regular de exercícios físicos durante a gravidez, também tem sido associada à redução da duração e das complicações no parto, enquanto pouca atividade física afeta negativamente o desenvolvimento fetal e tempo de gestação. Deste modo, recomendações específicas para este grupo populacional têm sido preconizadas por diferentes entidades governamentais e grupo de pesquisadores.

10 Efeito da Atividade Física sobre o crescimento de Crianças. ALVES, JG; ALVES, GV. 2018 SCIELO

Diferentemente do pensava até pouco tempo, a ciência aponta hoje que exercício físico durante a gestação é seguro e apresenta benefícios tanto para a gestante como para o concepto. Para a grávida reduz o edema, as dores nas costas, a constipação, a ansiedade, a insônia e o risco de depressão. Além

(16)

disso, melhora o humor, à disposição e compete para o parto eutócico.

TABELA DE BASE DE DADOS

Bases de Dados

Artigos Encontrados

Excluídos por duplicidade ou não atenderam aos critérios de

inclusão Selecionados para análise final Artigos Utilizados SCIELO 70 30 15 13 LILACS 33 25 8 4 BVS 12 6 6 0 RBAFS 13 10 3 0

Imagem

TABELA DE BASE DE DADOS

Referências

Documentos relacionados

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

COMPARTILHANDO: Como você aprendeu hoje, se você não sabe o que dizer a Deus e quer pedir ajuda, você pode orar um SALMO.. Não esqueça: Deus sabe das suas necessidades, mas

IVANISE DA SILVA ANDRADE, em virtude de seu divórcio e constar o nome de sua atual esposa Srª FLORIZA OLINDINA DO NASCIMENTO ANDRADE, para fins de dedução de Imposto de Renda:

Atención: el soporte de la palanca de cambios es un accesorio para la Playseat Evolution que permite fi jar la palanca de cambios del volante del Logitech G25.. a la

6.1. A análise das propostas de cursos abertos novos ficará sob a responsabilidade da Comissão de Análise de Propostas de Cursos Abertos da Universidade Federal do Cariri, a

Considerando que dois dos principais marcadores da atividade do sitema nervoso autônomo são a sensibilidade do barorreflexo e a variabilidade da freqüência cardíaca, bem