• Nenhum resultado encontrado

Hemangioma cavernoso transmural como achado acidental durante apendicectomia: um relato de caso / Transmural cavernous hemangioma as an accidental finding during appendectomy: a case report

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Hemangioma cavernoso transmural como achado acidental durante apendicectomia: um relato de caso / Transmural cavernous hemangioma as an accidental finding during appendectomy: a case report"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 14826-14831 sep. 2019 ISSN 2525-8761

Hemangioma cavernoso transmural como achado acidental durante

apendicectomia: um relato de caso

Transmural cavernous hemangioma as an accidental finding during

appendectomy: a case report

DOI:10.34117/bjdv5n9-082

Recebimento dos originais: 20/08/2019 Aceitação para publicação: 13/09/2019

Tácio de Oliveira

Residente de Cirurgia Geral pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Médico pela UNIPLAC/SC.

Endereço: 25 de julho,1049.Efapi- Chapecó/SC. Email: taciodeoliveira4@gmail.com

Jéssica Daniela Schröder-

Acadêmica de medicina da UFFS Campus Chapecó/SC. Endereço: 25 de julho,1049.Efapi- Chapecó/SC.

Email: jessi.jds@hotmail.com Luciano Dotta Guarienti

Especialista em Cirurgia Geral com enfase no aparelho digestivo pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição em Porto Alegre-RS

Endereço: Rua Osvaldo Aranha 448E, Bairro Maria Goreti Chapecó/SC. Email: lucianoguarienti@hotmail.com

RESUMO

O hemangioma é um processo neoplásico de característica benigna de baixa incidência epidemiológica. Os fatores causais ainda não estão bem esclarecidos, havendo hipóteses fisiopatológicas de anomalias congênitas, traumas físicos ou outros estímulos. Relato de caso: Paciente do sexo feminino, 25 anos, histórico de uma cesariana, deu entrada no serviço de urgência médica com dor no quadrante inferior direito do abdômen com início agudo. Realizada a avaliação física apresentou Sinal de Blumberg positivo e Ultrassonografia com apêndice com 9mm e presença de conteúdo anecoico. Foi sugerido uma apendicectomia que foi realizada sem intercorrências. No trasoperatório foi notado uma massa no íleo, a qual foi retirada e enviada para o estudo patológico, havendo a confirmação de Hemangioma Transmural.

Palavras chaves: Hemangioma, intestino delgado, apendicectomia. ABSTRACT

Hemangioma is a benign neoplastic process with low epidemiological incidence. The causal factors are still unclear, with pathophysiological hypotheses of congenital anomalies, physical trauma or other stimuli. Case report: A 25-year-old female patient, who had a history of a caesarean section, was admitted to the emergency room with acute lower right abdominal pain. Physical evaluation showed positive Blumberg sign and 9mm appendix ultrasonography and

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 14826-14831 sep. 2019 ISSN 2525-8761 presence of anechoic content. An appendectomy was suggested that was performed uneventfully. In the postoperative period, an ileum mass was noted, which was removed and sent to the pathological study, confirming Transmural Hemangioma.

Keywords: Hemangioma, small intestine, appendectomy. 1 INTRODUÇÃO

O hemangioma é uma formação tumoral que acomete o tecido vascular, manifestando-se por uma proliferação desordenada de vasos sanguíneos. Sua etiologia ainda não está totalmente esclarecida, mas pode estar relacionada com anomalias congênitas, traumas físicos, estímulos hormonais e inflamatórios (1). As regiões anatômicas mais afetadas pelo processo neoplásico são a cabeça e o pescoço, correspondendo 65% a 80% dos hemangiomas (2-3).

A incidência do hemangioma em recém nascidos foi de até 12%, sendo considerado uma anomalia congênita. Dentro das divisões 72% dos casos se manifestam por placas, pápulas e telangiectasias superficiais(3).

Seus relatos são considerados raros, e em se tratando do trato gastrointestinal, sua ocorrência representam 5% das alterações patológicas desse órgão (4). Apesar de sua característica de formação benigna, tal neoplasia pode gerar complicações severas, como hemorragia, anemia, obstrução de vasos, formação de fístulas e rupturas da parede intestinal (5).

O diagnóstico da lesão intestinal é considerado difícil, necessitando na grande maioria dos casos procedimentos invasivos, onde a angiografia é uma ferramenta e o padrão ouro é a capsula endoscópica (4-5).

2 RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 25 anos, recebida no atendimento hospitalar informando dor há um dia no quadrante inferior direito do abdômen. Não havia presença de nenhuma outra patologia e já havia passado por uma cesariana. Ao exame físico evidenciou-se o Sinal de Blumberg positivo e a ultrassonografia teve o achado do apêndice vermiforme com 9 mm, com conteúdo anecoico adjacente (sugestivo para apendicite aguda).

Paciente foi então encaminhada para procedimento cirúrgico de apendicectomia, sendo realizada sem nenhuma intercorrência. Porém, durante a abordagem foi evidenciado uma formação tumoral em alça de íleo, sendo então realizada enterectomia e enteroanastomose para segurança do paciente. A peça anatômica foi encaminhada para análise patológica.

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 14826-14831 sep. 2019 ISSN 2525-8761

FIGURA 3: Hemangioma Capsular visto durante procedimento de apendicectomia.

FIGURA 1: Intestino delgado (Íleo) medindo 6 cm de comprimento, serosa violácea, lisa com área central

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 14826-14831 sep. 2019 ISSN 2525-8761

FIGURA 2: Intestino delgado (lieo), hemangioma trasmural em sua vista longitudinal.

O Exame patológico confirmou o caso de hemangioma capsular transmural, com margens cirúrgicas livres, porção anatômica do intestino delgado e o apêndice e outras estruturas sem nenhum achado preocupante.

Após o procedimento cirúrgico a paciente se manteve estável, sem presença de náuseas e vômitos, negando dor. Deambulou no primeiro dia pós-operatório, aceitando dieta com facilidade, diurese presente, flatos presentes, eliminações fecais normais no terceiro dia, recebendo alta hospitalar.

3 DISCUSSÃO

Casos de apendicectomia são algo rotineiro da urgência cirúrgica, sendo a sua incidência na população geral em torno de 5-20% no decorrer da vida (6). Sua fisiopatologia está fortemente relacionada com obstrução por fecalitos, hiperplasia linfoide, e mais raramente com parasitas, corpos estranhos e tumores(7). Sua oclusão na parte mais proximal ocasiona o aumento da produção de muco no apêndice distal, aumentando a pressão intraluminal, reduzindo o retorno venoso. Esse fato corrobora para um processo inflamatório local que gera uma dor difusa abdominal, geralmente periumbilical que está associado com náuseas e vômitos(7).

Chama a atenção neste relato que o Hemangioma foi um achado ao acaso, sem haver nenhuma manifestação clínica para seu diagnóstico. Apesar da busca literária, não existe uma

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 14826-14831 sep. 2019 ISSN 2525-8761 justificativa plausível para o surgimento da apendicite aguda associada ao hemangioma. Pode-se suspeitar que o hemangioma poderia estar ocluindo o lúmen intestinal, alterando a motilidade intestinal local induzindo a formação e entrada de fecalitos. Outra suspeita é que geralmente a formação tumoral leva a formação de infiltrados linfocitários, que pela proximidade anatômica entre o íleo e o apêndice vermiforme podem estar interligados. Entretanto o mais provável é que tenha sido apenas uma variação anatômica sem relação com a apendicite.

O tratamento para apendicite aguda é a intervenção cirúrgica com a associação de fármacos anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos. Já o tratamento para o hemangioma se baseia muito no local anatômico acometido. O tratamento medicamentoso mais utilizado são os corticosteroides e o alfa-interferon. Recentes indicações associaram a respostas favoráveis de betabloqueadores(7). Além disso a excisão cirúrgica também é fortemente aconselhada. Pela característica benigna demostra resultados favoráveis (8).

Ambos tratamentos foram utilizados no relato de caso, sendo apendicectomia, enterectomia e enteroanastomose realizados sem nenhuma intercorrência. Paciente evoluiu bem e recebeu alta hospitalar.

4 CONCLUSÃO

Nota-se que os casos de Hemangioma são uma raridade, e conforme busca literária seu surgimento é um fato pouco justificável. Entre as patologias vasculares, o hemangioma acomete preferencialmente a região anatômica superior e em locais mais periféricos. A patologia preocupa pois pode comprometer o fluxo sanguíneo, as trocas gasosas, levar a necrose tecidual e a obstrução de áreas subjacentes, necessitando de um acompanhamento e um cuidado em seu manejo. Seu tratamento definitivo é eminentemente cirúrgico, mas esta depende da localização do hemangioma, facilidade de excisão e repercussão do mesmo na homeostase do organismo.

REFERÊNCIAS

1. Cruz FLG, Carvalho RF de, Carvalho MF de, Sales L de AR, Devito KL. Diagnóstico diferencial de hemangioma por meio da vitropressão. RGORevista Gaúcha de Odontologia (Online). março de 2011;59(1):125–9.

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 14826-14831 sep. 2019 ISSN 2525-8761 2. Gauna P Felipe, Moreno S Patricia, Abarca S Agustín, Cancino C Miguel, Arregui V Rodrigo. Hemangioma cavernoso laríngeo en adultos: Reporte de un caso y revisión de la literatura. Rev. Otorrinolaringol. Cir. Cabeza Cuello [Internet]. 2018 Mar

[citado 2019 Jun 13] ; 78( 1 ): 84-88. Disponible en:

https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-48162018000100084&lng=es. http://dx.doi.org/10.4067/s0717-75262018000100084.

3. Redondo P . Classificação de anomalias vasculares (tumores e malformações): características clínicas e história natural. Anales Sis San Navarra [Internet]. 2004 [citado em

2019 jun 13]; 27 (Suppl 1): 09-25. Disponível em:

http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1137-66272004000200002&lng=es.

4. Boyle L, Lack EE. Solitary cavernous hemangioma of small intestine. Case report and literature review. Arch Pathol Lab Med. setembro de 1993;117(9):939–41.

5. Gómez R DM, Abello R JR, Cienfuegos R A, Guzmán GA, Suárez C J, León FA, et al. A Case Report of Cavernous Hemangioma as a Cause of Occult Gastrointestinal Bleeding. Revista Colombiana de Gastroenterologia. março de 2018;33(1):68–73.

6. Addis DG, Shaffer N, Fowler BS, et al. The epidemiology of appendicitis and appendicectomy in the United States. Am J Epidemol. 1990;132:910-925

7. Freitas RG de, Pitombo MB, Maya MC, Leal PR. Apendicite aguda. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto [Internet]. 2009 [citado 9 de junho de 2019];8(1). Disponível em:

https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistahupe/article/view/9231.

8. Hiraki P, Goldenberg D. Diagnóstico e tratamento do hemangioma infantil. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. 1o de janeiro de 2001;25(2):388–97.

Imagem

FIGURA 1: Intestino delgado (Íleo) medindo 6 cm de comprimento, serosa violácea, lisa com área central  granular e vinhosa, medindo 3 cm
FIGURA 2: Intestino delgado (lieo), hemangioma trasmural em sua vista longitudinal.

Referências

Documentos relacionados

The BI implementation process went through several stages: i) analysis of the business processes, as well as of the HEI's mission and strategy; ii) analysis of the

Quanto a estimativa da área de copa em projeção vertical, de forma simples e rápida, é aconselhável a utilização da equação referente a figura geométrica

Entretanto, essas expectativas não foram confirmadas, pois a comparação dos resultados mostrou que as médias de resistência à fratura após fadiga das coroas cerâmicas fixadas com

No que se refere aos efeitos sonoros, existem algumas técnicas comuns aos três filmes no entanto, menos significativas para criar o estilismo sonoro próprio dos filmes de

Sobre sua prevenção, o uso de coleiras repelentes (22%) foi o mais recomendado pelos tutores, seguido pelo controle de criadouros do mosquito (15%), o restan- te (63%)

T1 – testemunha (sementes intactas); T2 - imersão em água a 100 °C por cinco minutos; T3 - imersão em água a 80 °C por cinco minutos; T4 - imersão em água a 65 °C por

Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. Quando as funções de contato interrompidas são atualizadas, a própria criança se reorganiza e reestrutura sua

CONCLUSION: Cavernomas of the spinal cord are rare tumors which commonly occur in females of around 40yrs.MRI, the diagnostic modality may sometimes fail to diagnose it