• Nenhum resultado encontrado

Apresentação - volume 8, número 1 (2014)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação - volume 8, número 1 (2014)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

I

I

n

n

t

t

e

e

r

r

f

f

a

a

c

c

e

e

s

s

e

e

m

m

D

D

e

e

s

s

e

e

n

n

v

v

o

o

l

l

v

v

i

i

m

m

e

e

n

n

t

t

o

o

,

,

A

A

g

g

r

r

i

i

c

c

u

u

l

l

t

t

u

u

r

r

a

a

e

e

S

S

o

o

c

c

i

i

e

e

d

d

a

a

d

d

e

e

(2)

Revista IDEAS - Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

A Revista de estudos Interdisciplinares em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, é uma publicação coordenada e editada pelos alunos do Programa de Pós-Graduação de Ciências Soci-ais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS

Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - DDAS Programa Pós-Graduação de Ciências Sociais em

Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – CPDA Reitora: Ana Maria Dantas Soares

Vice-Reitor: Eduardo Mendes Callado

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação: Roberto Carlos Costa Lelis Diretor do ICHS: Ricardo de Oliveira

Chefe do DDAS: Eli de Fátima Napoleão de Lima

Coordenador do CPDA: Maria de Fátima Ferreira Portilho Editores: Elisandra Galvão Fernanda Ferreira Geovania Manos Thais Luz Comissão Editorial: Andréia Tecchio

Carla Morsch Porto Gomes Helena Lopes

Leda Agnes Simões Renata Milanês Taiana Ciscotto Conselho Editorial:

Alfredo Kingo Oyama Homma (Embrapa/PA) Ana Maria Motta Ribeiro (UFF)

Anakeila Stauffer (UERJ/FEBF)

Andréa Luisa Moukhaiber Zhouri (UFMG) César Augusto Da Ros (UFRRJ)

Flavio Sacco dos Anjos (UFPEL) Guilherme Costa Delgado (IPEA) Jalcione Pereira de Almeida (UFRGS) John Wilkinson (UFRRJ)

José Manuel Carvalho Marta (UFMT) Leonilde Servolo de Medeiros (UFRRJ) Luís Carlos Mior (EPAGRI-SC)

Marcel Bursztyn (UNB) Marcelo Miná Dias (UFV)

Maria Emília Lisboa Pacheco (FASE) Maria José Teixeira Carneiro (UFRRJ) Maria Verônica Secreto (UFF)

Marilda Aparecida de Menezes (UFCG) Maristela Dalmoro(UFRJ)

Maud Chirio (Université Paris-Est Marne-la-Vallée) Moacir Gracindo Soares Palmeira (UFRJ)

Paulo Roberto Raposo Alentejano (UERJ) Sérgio Pereira Leite (UFRRJ)

(3)

Colaboraram nessa edição:

Angela Fagna Gomes de Souza (UNB) Carmen Rejane Flores Wisnievsky (UFSM) Daniel Coelho de Oliveira (PRPG UFMG) Francisco Cleiton da Rocha (UFPI) Isabel Noemia Jungs Ruckert (FEE)

Janaína Francisca de Souza Campos Vinha (UNESP) João Assis Rodrigues (DEPS-UFES)

Marcelo Ducan A. Guimarães (UFRRJ) Marcelo Miná Dias (SDT/MDA)

Marcos Marques de Oliveira (UFF) Maria José Carneiro (CPDA/UFRRJ) Raimundo Nonota Santos (UFRRJ) Roberto José Moreira (CPDA/UFRRJ) Samira Kauchakje (PUCPR)

Revisão:

Isabel Newlands.

Contato:

Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Av. Presidente Vargas, 417, 6° andar Centro – 20071-003 Rio de Janeiro, RJ Tel./fax: (21) 22 24 85 77

revistaideas@gmail.com www.ufrrj.br/cpda/ideas

(4)

Sumário

APRESENTAÇÃO...05 PROJETOS POLÍTICOS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: TERRITO-RIALIDADES, SIGNIFICADOS E O CAMPO DE DISPUTAS NO SUDOESTE PAULISTA

José Renato Sant'Anna Porto..………...08 “TERRAS DE HERANÇA” NOS SERTÕES DE CANINDÉ/CE: DIREITOS DE USO NO TERRITÓRIO FAMILIAR DOS GOMES

Alisson Assunção Silva e Antonio George Lopes Paulino...62 JOVENS DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL: PERSPECTIVAS E POLÍTICAS PARA PERMANÊNCIA NO MEIO RURAL

Alessandra Troian…..………...…...104 PROGRAMA LEITE DAS CRIANÇAS: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTI-VO À PRODUÇÃO LOCAL E À SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL Angelita Bazotti, Irio Luiz Conti e Manuela Finokiet ...135 ECOLOGIA POLÍTICA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: DIÁLOGOS POSSÍ-VEIS PARA UMA NOVA EXTENSÃO RURAL

Gabriel Almeida Frazão e Jaqueline de Moraes Thurler Dália...160 INVESTIMENTOS NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: ANÁLISE COMPARATI-VA ENTRE SANTA MARIA, RIO GRANDE DO SUL E BRASIL (2004-2013) Kelmara Mendes Vieira, Ani Caroline Grigion Potrich, Jéssica Pulino Campara, Luana dos Santos Fraga e Luis Felipe de Oliveira Santos...…...198 PERCURSOS DO “DESENVOLVIMENTO RURAL”: UMA ANÁLISE DE PRO-POSTAS PERITO-NORMATIVAS

Mariana Bombo Perozzi Gameiro…….…….………...225 ENTREVISTA COM MARIA EMÍLIA LISBOA PACHECO

REVISTA IDEAS...264 ENTREVISTA COM OS AGRICULTORES FAMILIARES ROBERTO AQUINO E MÁRCIA DA SILVA AQUINO

(5)

Apresentação

Depois de um período significativo sem podermos colocar on-line a Revista Ideas devido a problemas técnicos no novo site e financeiros, retomamos as nossas atividades e apresentamos o volume 8, número 1 (2014-2015) de nossa publicação. Esta edição traz debates sobre temas e questões relevantes para a América Latina como implantação e extensão dos Centros Familiares de Formação por Alternância no Brasil e Argentina, a partir dos quais Gabriel Frazão e Jaqueline Dália discutem em seu artigo uma nova extensão rural e uma pedagogia da alternância como possibilidade concreta de educação. Eles colocam em pauta questões que envolvem o desenvolvimento sustentável, o manejo consciente, o respeito à natureza e os conhecimentos tradicionais do homem do campo.

Abordando as diversas noções da categoria desenvolvimento, Mariana Gameiro, busca, na literatura que trabalha com esse termo, expor conceitos sobre as ruralidades e as alterações estabelecidas nas concepções em diferentes momentos. A autora analisa os diversos discursos sobre desenvolvimento rural na teoria sociológica contemporânea e destaca as formulações do sociólogo britânico Anthony Giddens sobre os sistemas peritos para iluminar atores, que estrategicamente poscionados, regulam reflexivamente as condições globais de reprodução dos sistemas sociais, fomentando relações desencaixadas espaço-temporalmente.

Já os artigos Alessandra Troian e do trio Anelita Bazotti, Irio Conti e Manuela Finokiet colocam o foco nas políticas públicas voltadas para crianças e jovens no Sul do Brasil. O estudo da primeira busca caracterizar os jovens que vivem no meio rural e revelar suas percepções sobre as mudanças e melhorias necessárias para que permaneçam no campo. Troian também investigou quais as políticas públicas o grupo pesquisado conhece e qual percepção tem sobre àquelas destinadas a juventude rural.

Já a reflexão de Bazotti, Conti e Finokiet é sobre a dinâmica de funcionamento do Programa Leite das Crianças (PLC) e suas potencialidades para o fortalecimento da produção dos pequenos produtores e o consumo alimentar no Estado do Paraná. O Programa é destinado às crianças em situação de vulnerabilidade social e visa dar acesso ao leite com boa qualidade. O PLC também tem como meta fortalecer as economias locais adquirindo o leite dos pequenos laticínios da região. Ao estudá-lo, os autores colocam questões sobre o sistema alimentar, os produtos locais, a qualidade dos

(6)

alimentos e os possíveis riscos da prática e do discurso sobre o local se tornarem uma armadilha para os planejamentos públicos.

Um quinto artigo continua o debate sobre políticas públicas no Brasil. Os pesquisadores Kelmara Vieira, Ani Potrich, Jéssica Compara, Luana Fraga e Luis Santos acompanharam a evolução dos investimentos de um dos principais programas do governo federal, o Programa Bolsa-Família, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre 2004 e 2013 - períodos dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do Partido dos Trabalhadores brasileiro. É feita uma comparação entre a inserção do Bolsa Família no estado gaúcho e no âmbito nacional. Os dados secundários do estudo foram obtidos no sítio na internet, Data Social, e analisados com o software SPSS com o qual foi possível realizar a estatística descritiva e o teste de Kruskal-Wallis.

Questões sobre o território no Sudeste e Nordeste são postas nos artigos de José Renato Porto e da dupla Alisson Silva e Antonio Paulino. Eles escreveram, respectivamente, sobre o sudoeste paulista e seus distintos projetos políticos de desenvolvimento e os direitos de uso do território em Canindé, no Ceará. Porto se deteve sobre os diferentes processos de territorialização e os significados atribuídos ao território que moldam a região estudada. Sua busca consiste em expor como se organizam os interesses dos grupos e dos atores sociais no processo de formação dos distintos projetos políticos de territórios e em compreender as dinâmicas sociais que configuram o processo de implementação das políticas de desenvolvimento territorial. Enquanto Silva e Paulino estão interessados em compreender a relação dos camponeses com a terra. Para isto, fizeram uma pesquisa etnográfica na a comunidade conhecida pelo nome de Bonitinho, no município de Canindé. O trabalho, desenvolvido entre 2005 e 2013, aborda a apreensão dos valores e visão de mundo desses camponeses que orientam sua relação com a terra através de normas estabelecidas pela própria comunidade.

Entrevistas especiais

Esta edição presentea os leitores com duas entrevistas. A primeira com Maria Emília Lisboa Pacheco, assessora da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) e presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e

(7)

Nutricional (Consea). Maria Emília faz ricas considerações sobre temas ligados ao desenvolvimento, agricultura e sociedade no Brasil.

A nossa segunda entrevista foi realizada com um casal de agricultores familiares mineiros, Márcia e Roberto. A conversa ocorreu no momento de celebração do Ano Internacional da Agricultura Familiar (2014). Aproveitamos, então, para dar visibilidade aos desafios e perspectivas da agricultura familiar a partir do olhar dos próprios agricultores. Eles também falam de temas associados às políticas públicas e à agroecologia.

Esperamos que os leitores apreciem estas entrevistas e as reflexões que apresentamos nas páginas de nossa revista. Boa leitura.

Referências

Documentos relacionados

Nota: Continua-se iterando desta

• O erro seria detectado pois agora h´a um n´ umero ´ımpar de 1’s, e, neste caso, pode-se descartar o dado e pedir que seja retransmitido. • Para um bit de paridade, n˜ao

O Concurso Público de Ideias Intervenções na Cidade tem como objectivo incentivar um debate alargado sobre espaços urbanos de Lisboa com potencialidade de

Con todo, as diverxencias fanse igualmente evidentes xa nun primeiro achega- mento a cada unha das obras, por elementos tan visíbeis como a extensión, debida a que o cancioneiro

Os Autores dispõem de 20 dias para submeter a nova versão revista do manuscrito, contemplando as modifica- ções recomendadas pelos peritos e pelo Conselho Editorial. Quando

a) Estereoisômeros são isômeros espaciais, ou seja, podem ser diferenciados no espaço. Observamos que na molécula da anfotericina B existem 19 carbonos assimétricos ou quirais.

Uma vez determinadas as equivalências semânticas entre a ontologia e o esquema GML importado, o método retorna como saída uma tabela de mapeamento na qual elementos do esquema