• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 118. De 03/03/2016 à 10/03/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 118. De 03/03/2016 à 10/03/2016"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 118 De 03/03/2016 à 10/03/2016

 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

PRESIDENTE DO CONSELHO EUROPEU ALERTA IMIGRANTES: “NÃO VENHAM À EUROPA”

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, emitiu uma dura advertência aos imigrantes para que eles não busquem a Europa como alternativa. Ele afirmou, ainda, que as ações unilaterais dos países europeus prejudicam o espírito de solidariedade da União Europeia. Essa é a pior crise de migração da Europa desde a Segunda Guerra Mundial e é a primeira vez que o bloco enfrenta essa situação de dentro de suas fronteiras.

Fonte: Tusk to migrants: “Do not come to Europe”. Global Times, Pequim, p.7, 4 mar. 2016.

UNIÃO EUROPEIA E CUBA ESTÃO PRÓXIMOS A UM ACORDO POLÍTICO Cuba e a União Europeia (UE) avançam cada vez mais para um acordo bilateral que substitua a política unilateral imposta pela Europa há 20 anos. A UE quer que o país priorize reformas democráticas e melhora dos direitos humanos. Novas medidas para

(2)

diminuir restrições comerciais e de viagens ao país serão anunciadas pelo Presidente norte-americano Barack Obama antes de sua visita a Havana.

Fonte: Cuba, EU say close to reaching political accord. Oman Daily Observer, Havana, p.12, 6 mar.

2016 e br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0WA2IX

DIPLOMATA VENEZUELANO DEIXA OS ESTADOS UNIDOS APÓS MANUTENÇÃO DE SANÇÕES

Após a renovação das sanções a diversas autoridades da Venezuela, o principal diplomata do país nos Estados Unidos foi chamado de volta pelo Presidente venezuelano. A relação entre os dois países é instável.

Fonte: br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0WC1GY

AMÉRICA CENTRAL SE CONSOLIDA COMO UM CENTRO DE DROGAS A América Central se consolidou como um centro de distribuição de drogas, afirmou a ONU. Os países centro-americanos, além de produtores, servem de ponte a outros exportadores como a Venezuela e a Colômbia. Os consumidores são a América do Norte e a Europa.

Fonte: Centroamérica se consolida como centro de drogas. Diario El Heraldo, Barranquilla, p.44, 3 mar. 2016.

 ÁSIA/LESTE EUROPEU

TALIBÃS AFEGÃOS SE NEGAM A PARTICIPAR DE NEGOCIAÇÕES DE PAZ EM CABUL

Os talibãs afegãos se negaram a participar das negociações de paz em Cabul, impulsionadas pelo governo afegão e apoiadas por China, Estados Unidos e Paquistão.

O anúncio põe fim às esperanças de uma negociação direta com eles.

(3)

Fontes: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/talibas-afegaos-se-negam-participar-de-negociacoes-de- paz-em-cabul.html

ATENTADO TERRORISTA E OCUPAÇÃO DE JORNAL NA TURQUIA Forças turcas invadiram e ocuparam o maior jornal do país, em meio à repressão aos apoiadores do clérigo Fethullah Gulen, que mora nos Estados Unidos e é um influente inimigo político do atual governo. O ato foi classificado como o fim da liberdade de imprensa da Turquia. Após a invasão, cerca de dois mil manifestantes se reuniram em torno do local e foram repelidos com bombas de gás lacrimogênio e jatos d’água. Um ataque por carro-bomba foi realizado por rebeldes curdos próximo a um posto policial, matando dois policiais e deixando outras quatro pessoas feridas também na Turquia. A ação aconteceu em uma cidade próxima à fronteira da Síria.

Fontes: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/jornal-de-oposicao-turco-sob-tutela-judicial-publica- elogios-ao-governo.html, g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/policia-turca-dispersa-manifestantes- apos-apreensao-de-jornal.html; g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/autoridades-da-turquia-ocupam- jornal-proximo-de-clerigo-opositor.html e timesofisrael.com/kurdish-rebels-kill-2-turkish-cops-in-car- bombing/

CHINA AUMENTARÁ SEUS GASTOS COM DEFESA E TENSÃO AUMENTA NO MAR DO SUL DA CHINA

O governo chinês afirmou que aumentará os seus gastos com defesa entre 7% e 8% em relação ao ano passado, seguindo o plano de reestruturação das Forças Armadas. O Comando Americano do Pacífico anunciou que realizará exercícios militares no Mar do Sul da China, aumentando ainda mais a tensão na região.

Fontes: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/china-aumentara-seus-gastos-com-defesa-em-entre-7-e-8- este-ano.html e HARRIS is Making Waves on the South China Sea. Global Times, Pequim, p. 14, 4 mar.

2016.

FILIPINAS DETÊM NAVIO NORTE-COREANO EM APLICAÇÃO DE SANÇÕES DA ONU

(4)

As Filipinas anunciaram a detenção de um navio norte-coreano, em aplicação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que intensifica claramente as sanções internacionais, decididas após os testes nuclear e de míssil balístico realizados por Pyongyang. O mercante "Jin Teng", de 6.830 toneladas, não foi autorizado a zarpar do porto de Subic, a nordeste de Manila, onde estava ancorado há três dias. Sua tripulação será expulsa, declarou o porta-voz da Presidência filipina. Uma equipe da ONU é esperada para a inspeção do navio no porto, situado perto de uma antiga base naval americana, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Charles José.

Fonte: g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/filipinas-detem-navio-norte-coreano-em-aplicacao-de- sancoes-da-onu.html

 ORIENTE MÉDIO

RESULTADOS DA TENTATIVA DE TRÉGUA NA SÍRIA

A trégua que foi implantada pela Rússia e os Estados Unidos (EUA) na Síria sobreviveu à sua primeira semana, mostrando progresso à comunidade internacional. Apesar de grupos terem ameaçado não respeitar o acordo, o número de mortes caiu abruptamente, o que mostra que uma solução diplomática para o conflito talvez seja possível. Apesar disso, foi computado um total de 687 pessoas mortas. As violações da trégua preocupam líderes globais e por isso os EUA e a Rússia trabalham para que a quantidade de mortes continue decaindo, agora com a ajuda também da Dinamarca, que enviará 400 soldados no combate ao Estado Islâmico.

Fontes: 135 killed in Syria during Truce week. The Sunday Guardian, Damasco, p.08, 6 mar. 2016; timesofisrael.com/in-its-first-week-syria-truce-brings-sharp-drop-in-violence/;

timesofisrael.com/world-leaders-hail-real-progress-in-syria-despite-truce-violations/;

timesofisrael.com/in-new-trade-deal-jordan-to-employ-200000-syrian-refugees/ e internacional.estadao.com.br/noticias/geral,dinamarca-enviara-400-soldados-e-cacas-para-lutar-contra-ei- no-iraque-e-siria,1839860

SÍRIA, IRAQUE E O ESTADO ISLÂMICO

(5)

O grupo rebelde Forças Armadas e Livres da Síria do Fronte Sul, que tem o apoio dos Estado Unidos (EUA), retomou do Estado Islâmico (EI) uma grande parte do território na fronteira com o Iraque. Enquanto isso, o EI assumiu responsabilidade por um ataque, no qual um caminhão-bomba explodiu em uma região muito movimentada na parte sul de Bagdá, matando 47 pessoas e ferindo outras 72, sendo esse o mais mortífero atentado desse ano no Iraque. Dois oficiais de alta patente da inteligência iraquiana afirmaram que o Exército dos Estados Unidos capturou no mês passado o responsável pela unidade de armas químicas do EI, não havendo confirmação oficial do governo norte-americano. Outro importante líder do grupo, Abu Omar al-Shishani, foi alvo de um bombardeio aéreo dos EUA. Investiga-se se ele foi morto. Ele é considerado um dos líderes mais capazes da organização e é acusado de controlar uma prisão do grupo no reduto de Raqqa, onde ficam muitos reféns estrangeiros.

Fontes: timesofisrael.com/syria-rebels-take-iraq-border-crossing-from-islamic-state/;

timesofisrael.com/islamic-state-truck-bomb-kills-47-south-of-baghdad/ e g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/chefe-de-armas-quimicas-do-estado-islamico-foi-preso-dizem- oficiais.html

ASILO É ALVO DE ATAQUE NO IÊMEN

Um ataque contra um asilo, realizado por seis homens armados, deixou 16 mortos em Áden no Iêmen. No local residiam 80 pessoas e ele é gerido pelos Missionários da Caridade. O Estado Islâmico e a Al Qaeda intensificaram as ações na cidade. A violência fez com que a embaixada indiana se retirasse do país ano passado. A polícia investiga o ocorrido.

Fontes: Indian nuns killed in Yemenattack. Deccan Chronicle, Áden, p.13, 5 mar.

2016; timesofisrael.com/gunmen-kill-16-including-4-nuns-in-yemen-retirement-home/ e internacional.estadao.com.br/noticias/geral,ataque-a-asilo-deixa-16-mortos-no-iemen,1839844

IRÃ REALIZA TESTES COM MÍSSEIS BALÍSTICOS

O Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica do Irã realizou testes com dois mísseis balísticos de longo alcance que tiveram sucesso. Tal ação definiu-se como uma parte de uma grande manobra militar. O estabelecimento das sanções relacionadas ao programa de energia nuclear do Irã é o resultado de um consenso nuclear, contudo alguns países ocidentais continuam a pressionar o Irã em relação a seu poder militar.

(6)

Fontes: hispantv.com/newsdetail/defensa/218002/iran-prueba-exito-misil-balistico-cgri e g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/ira-realiza-novos-testes-de-misseis-balisticoss.html

 ÁFRICA

LÍDERES MUNDIAIS E DA IGREJA VISITAM BURUNDI

Uma delegação de líderes africanos e mundiais da igreja visitou o Burundi que está à beira do caos. Foi pedida uma "liderança responsável que não tolere cumplicidade nos assassinatos e outras violações graves, agora tão obviamente prevalentes no país". O Presidente sulafricano, Jacob Zuma, também foi ao Burundi como dirigente da delegação composta por cinco chefes de Estado da União Africana, para discussões sobre a situação do local.

Fonte: KENNY, Peter. Chikane in WCC plea to Burundi. Saturday Star, Joanesburgo, p. 44, 05 mar.

2016.

MEMBROS DO BOKO HARAM SE RENDEM AO EXÉRCITO NIGERIANO DEVIDO À FALTA DE ALIMENTOS

Dezenas de membros do Boko Haram, implorando por comida, se renderam na Nigéria.

Setenta e seis pessoas, incluindo crianças e mulheres se entregaram aos soldados. Todos estão detidos em bases militares na cidade de Maiduguri. Os combatentes do grupo disseram que muitos mais querem se render. A escassez de alimentos pode indicar que os militares nigerianos estão conseguindo asfixiar rotas de abastecimento dos extremistas. Outro indício de que o Boko Haram está enfrentando dificuldades é que membros armados invadiram uma cidade na fronteira do país, atirando em todos os homens que viram. Entretanto, desta vez, ao invés de queimarem casas e sequestrarem reféns, eles reuniram vacas, cabras e qualquer tipo de comida.

Fontes: SEARCEY, Dionne. Boko Haram is victim in his own crisis. The Buffalo News, New York, p.

10, 05 mar. 2016 e Boko Haram members surrender to nigerian military. The Cape Breton Post, Sidney, p. 10, 03 mar. 2016.

MORTE DE ITALIANOS EVIDENCIA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA LÍBIA

(7)

A morte de dois reféns italianos na Líbia adicionou urgência para a Itália intervir militarmente em sua antiga colônia. Um italiano é cogitado para dirigir uma coalizão internacional com cerca de 5.000 soldados italianos na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI). Enormes questões permanecem sobre o objetivo global de uma possível intervenção estrangeira e quais seriam as suas regras de engajamento. Dois outros reféns de mesma nacionalidade foram libertados.

Fonte: "Death" of two italians in Lybia ramps up intervention pressure. Arab Times, Conroe, p. 8, 06 mar. 2016.

APÓS GRANDE ATAQUE, TUNÍSIA TOMA NOVAS MEDIDAS

Um ataque realizado em Ben Guerdan na Tunísia, próximo à fronteira com a Líbia, contra postos policiais e militares deixou cerca de 50 mortos, sendo que alguns eram civis. Essa é uma região na qual o grupo Daesh tem estado cada vez mais presente. Não se sabe ao certo se os atacantes estavam infiltrados ou se eles chegaram a cruzar a fronteira. Como resposta, foi estabelecido toque de recolher na cidade afetada, a fronteira foi fechada e as forças tunisianas então em alerta caso haja infiltrações de militantes.

Fonte: pt.euronews.com/2016/03/07/tunisia-lanca-ofensiva-contra-terroristas-depois-de-um-ataque- jihadista-que-fez/

ATAQUE DOS ESTADOS UNIDOS AO AL SHABAAB MATA VÁRIOS MEMBROS DO GRUPO

O Pentágono informou que a ofensiva realizada pelos Estados Unidos (EUA) a um campo de treinamento do grupo extremista Al Shabaab na Somália deixou mais de 150 mortos. Segundo o porta-voz, a ação foi bem-sucedida e o motivo para a ação com drones foi o fato de o grupo estar se preparando para um grande ataque, o qual colocaria em risco as forças dos EUA e da União Africana.

Fonte: br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN0W921A

 ONU

ONU CONDENA ATAQUES MÚLTIPLOS EM ISRAEL

(8)

Em recente pronunciamento, o Coordenador Especial das Nações Unidas para o Processo de Paz no Oriente Médio condenou os ataques múltiplos ocorridos nas cidades de Tel Aviv-Jaffa, Petah Tiqva e Jerusalém, os quais deixaram 14 feridos e ao menos uma pessoa morta. No mesmo pronunciamento, ele afirmou que políticos, líderes religiosos e comunitários de ambos os lados devem tomar as medidas necessárias para reconstruir a esperança o quanto antes, além de mostrar que um horizonte político para uma solução negociada entre dois Estados ainda se faz possível.

Fonte: nacoesunidas.org/onu-condena-ataques-multiplos-em-israel/

SEGUNDO A ONU, SOLDADOS DE MISSÕES DE PAZ DE MAIS DE 21 PAÍSES ESTÃO ENVOLVIDOS EM CASOS DE ABUSO SEXUAL

De acordo com um novo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), há uma imensa preocupação em relação aos mais de 65 casos de abuso sexual cometidos por soldados das missões de paz da Organização, que incluiriam mais de 21 países. Entre as tropas que foram identificadas por um maior número de casos estão as da República Democrática do Congo, Marrocos e África do Sul, seguidas de Burkina Faso, Burundi e Nigéria. Ainda no mesmo relatório, consta que as missões de paz que apresentaram mais denúncias foram a MINUSCA (Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas na República Centro-Africana) e a MONUSCO (Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo).

Fonte: PEACEKEEPERS from 21 nations accuse of sexual abuse: UN report. The Korea Times, Seul, p.

6, 5 mar. 2016.

DISCUSSÕES EM TORNO DA SITUAÇÃO NORTE-COREANA: SANÇÕES DA ONU SÃO APENAS O COMEÇO

A China disse que a última série de sanções da ONU contra Pyongyang não eram um fim em si, e exortou às partes relevantes para que voltassem às negociações, após a Coreia do Norte ter disparado seis projéteis de curto alcance na sequência da decisão do Conselho de Segurança da ONU. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, ameaçou recorrer à bomba atômica em reação à nova resolução. Especialistas disseram que se as sanções da ONU podem interromper os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, a

(9)

questão não depende China, mas sim dos EUA e da Coreia do Sul.

Estes irão começar seus exercícios militares conjuntos anuais até abril, o que Pyongyang rotulou como "um ensaio geral para a invasão do norte”. Por outro lado, esses países só devem retornar às conversações depois de constatarem um movimento substancial de desnuclearização por parte da Coreia do Norte.

Fonte: UN – NK sanctions Just a start: FM. Global Times, Pequim, p. 1 e 12, 4 Mar. 2016 e g1.globo.com/mundo/noticia/2016/03/kim-jong-un-ameaca-com-bomba-atomica-apos-novas-sancoes-da- onu.html

Referências

Documentos relacionados

Na dieta de Chalfant (1975) modificada (dieta C) substituiu-se o ácido linoléico (1,5 ml) por óleos vegetais de linhaça (Linum usi- tatissimum), de colza (Brassica campesffis) e

Dessa forma, é importante alcançar uma investiga- ção sobre esta temática, como forma de contribuir para o desvelo da compreensão dos profissionais de saúde sobre a

– Não há garantia de entrega, de ordem, nem de temporização entre os pacotes – Modelo minimalista: responsabilidades. passadas às

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Esses comportamentos são também vistos por Simmel como uma patologia porque, assim como ao avaro e ao pródigo, o dinheiro pode tornar-se um fim em si mesmo,

27.2 Em caso de sinistro, a reintegração do Limite Máximo de Garantia da Apólice (LMG) e do Limite Máximo de Indenização por Garantia (LMI) não é automática, e

IV - saneamento do processo administrativo; V - decisão da autoridade competente, me- diante ato formal, ao qual se dará publicidade; VI - expedição da CRF pelo Município; e VII

Pássaro Anilha Criador Cidade Classif.. Pássaro Anilha Criador