• Nenhum resultado encontrado

CIRURGIÃO-DENTISTA MATEMÁTICA. b) 35. c) 36. d) 38. e) 40.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIRURGIÃO-DENTISTA MATEMÁTICA. b) 35. c) 36. d) 38. e) 40."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

CIRURGIÃO-DENTISTA

MATEMÁTICA

01) Na tabela abaixo estão representadas as idades de um grupo de amigos que sempre se reúnem após o trabalho: Nomes Idade MARCOS 22 PAULO 21 RICARDO 24 RAFAEL 25

Considerando que um quinto elemento se junte ao grupo e sua idade seja 27 anos, a média das idades do grupo será de: a) 22,5 anos. b) 23 anos. c) 23,8 anos. d) 24 anos. e) 25,3 anos.

02) Em determinado concurso, um candidato acertou 15 questões de matemática e errou 5. A razão entre o número de acertos e o número de questões é:

a) 1/3. b) 3/4. c) 1/5. d) 1/4. e) 3/5.

03) Em uma progressão geométrica de 7 termos, onde o primeiro termo é 2 e o último termo é 1.458, a razão é igual a: a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.

04) É correto afirmar que 0,032 hectômetros correspondem a: a) 3,2 metros. b) 32 metros. c) 320 metros. d) 3200 metros. e) 32.000 metros.

05) A matriz transposta da matriz A = [2 3

−1 4] é dada por: a)[−2 −3 1 −4]. b) [4 −1 3 2]. c) [1 0 0 1]. d) [2 −1 3 4]. e) [0 1 1 0].

06) Sobre números complexos, não é correto afirmar que: a) i2 = -1. b) i4 = -1. c) i5 = i. d)i8 = 1. e) i10 = -1.

07) A razão entre a idade de dois irmãos é 3/4. Se a idade do irmão mais novo é 30 anos, a idade do outro irmão é: a) 32. b) 35. c) 36. d) 38. e) 40.

08) As afirmações abaixo se referem ao sistema de medidas:

I – 1 metro cúbico corresponde a 1.000 litros. II – 10 gramas correspondem a 0,1 quilogramas. III – 100 milímetros correspondem a 10 centímetros. Estão corretas as afirmações:

a) Apenas I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) I, II e III.

09) Dos números abaixo, o único que não pertence ao conjunto dos números racionais é:

a) 1/2. b) -1. c) 0. d) 1,1203... e) 1,1212...

10) Sobre geometria, não é correto afirmar que:

a) Pontos colineares são pontos que pertencem a retas diferentes.

b) Por um único ponto passam infinitas retas.

c) Segmentos congruentes são aqueles segmentos que têm a mesma medida.

d) Segmentos adjacentes são aqueles que possuem em comum apenas uma extremidade e não têm outros pontos em comum.

e) Ponto médio é o ponto que divide uma reta em dois segmentos congruentes. PORTUGUÊS 11) Dadas as palavras: I- Cauvo. II- Couro. III- Aumeirão.

Quanto à ortografia, a(s) palavra(s) corretamente grafada(s) é (são): a) I e II. b) I e III. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 12) Dadas as palavras: I- Suspensso. II- Discurso. III- Socego.

Quanto à ortografia, está (estão) incorreta(s): a) I e II. b) I e III. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 13) Analise as orações:

I- Adorei sua sombrancelha, amiga!

II- Agiram com tanta intencidade que me assustei. III- Meu cachorro-quente é sem salsicha!

A alternativa que apresenta ortografia correta é: a) I e II.

b) I e III. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III.

(3)

14) Analise as orações: I- Esse trajeto é muito perigoso.

II- Os bandidos foram presos em fragrante. III- Fiz a viagem dos meus sonhos!

A alternativa que apresenta ortografia correta é: a) I e II. b) I e III. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 15) Dadas as orações:

I- A pobre mulher já estava velinha de tudo.

II- Sempre compro este estrato com ervas medicinais. III- A extração foi muito dolorosa sem os anestésicos prescritos.

A alternativa incorreta ortograficamente é: a) Apenas a I. b) I e II. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 16) Analise a oração:

“Churrasquear é uma arte que os gaúchos bem conhecem.”

Quantas letras e quantos fonemas apresenta? a) 40 letras e 40 fonemas. b) 42 letras e 39 fonemas. c) 43 letras e 39 fonemas. d) 43 letras e 38 fonemas. e) 43 letras e 37 fonemas. 17) Analise a oração:

“Os animais que sofrem maus tratos ficam irreconhecíveis.”

Quantas letras e quantos fonemas apresenta? a) 40 letras e 40 fonemas. b) 39 letras e 39 fonemas. c) 38 letras e 36 fonemas. d) 38 letras e 37 fonemas. e) 38 letras e 38 fonemas. 18) Dadas as orações:

I- Gostava de crianças, além disso, precisava do emprego.

II- Não só Isabela, como também Isadora, partiram para a Islândia sem data para voltar.

III- Estava ansiosa pelo que viria a acontecer. A alternativa que apresenta conjunção aditiva é: a) Apenas a I. b) I e II. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 19) Dadas as orações:

I- Chorei muito, apesar de tudo, ainda sofro por nós dois. II- Sabia de todas as complicações, não obstante, mantinha a fé.

III- Rezava todas as manhãs, ou seja, acordava com o terço na mão.

A alternativa que não apresenta conjunção adversativa é: a) Apenas a I. b) I e II. c) Apenas a II. d) II e III. e) Apenas a III. 20) Analise as orações:

I- Embora tivesse dinheiro, era uma pessoa muito agradável.

II- À medida que estudo, descubro que não sei de nada. III- Como tinha previsto, não durou muito aquele relacionamento.

A sequência correta quanto à oração subordinada adverbial é:

a) Condicional, causal, conformativa. b) Concessiva, condicional, conformativa. c) Concessiva, proporcional, conformativa. d) Proporcional, consecutiva, temporal. e) Consecutiva, causal, temporal.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21) A Promoção de Saúde é um dos pilares do Sistema Único de Saúde e uma área de destaque para a Saúde Bucal. A esse respeito, é incorreto afirmar que:

a) Tem como objetivo geral promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes - modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura e acesso a bens essenciais. b) Tem como objetivo específico promover o entendimento da concepção ampliada de saúde, entre os trabalhadores de saúde, tanto das atividades-meio, como os da atividade-fim.

c) É uma ação que depende única e exclusivamente da política pública de saúde.

d) Prevê a valorização e a otimização do uso de espaços públicos de convivência e de produção de saúde para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde. e) Prevê a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes seguros e saudáveis.

22) Assinale a alternativa incorreta.

São ações específicas da Política Nacional de Promoção da Saúde:

a) Oferta de práticas corporais/atividade física, implementação de ações na rede básica de saúde, na saúde da família e comunidade, realizando parcerias com instituições e estimulando práticas corporais no ambiente de trabalho.

b) Prevenção e controle do tabagismo, realizando ações educativas que minimizem a aceitação do tabagismo, reduzindo assim o estímulo a essa prática e protegendo a população dos riscos da exposição ao tabagismo. c) Redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas, estimulando o investimento em ações educativas para crianças e adolescentes.

d) Promoção do desenvolvimento sustentável, fornecendo apoio à elaboração de planos de ação estaduais e locais quanto às práticas de saúde e meio ambiente.

e) Atendimento médico e odontológico nas Unidades Básicas de Saúde quanto ao tratamento das doenças específicas de suas respectivas áreas de atuação. 23) Assinale a alternativa incorreta.

São atribuições comuns a todos os profissionais das equipes de saúde:

a) Garantir atenção integral e humanizada à população. b) Prestar atenção contínua, articulada com os demais níveis de atenção, visando o cuidado longitudinal. c) Realizar tratamento imediato e adequado, prescrevendo esquema terapêutico adequado para cada tipo de agravo.

d) Planejar e programar as ações de prevenção e controle das doenças/agravos.

e) Desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle de doenças/agravos.

(4)

24) Quanto à fluoretação da água de abastecimento público, assinale (V) se verdadeira e (F) se falsa, escolhendo abaixo a alternativa correta:

( ) O processo de fluoretação consiste na adição controlada de um composto de flúor na água distribuída à população, com a finalidade de elevar sua concentração até um determinado valor, estabelecido como efetivo na prevenção da cárie.

( ) Essa adição não pode ser feita de forma contínua, mesmo nos níveis adequados, caso contrário, se não houver um intervalo de tempo que transcorra 6 meses entre uma adição e outra, pode ocorrer o surgimento de efeitos maléficos como a fluorose.

( ) A fluoretação da água em sistemas públicos de abastecimento foi normalizada por uma Lei Federal, cujas normas e padrões sobre fluoretação foram publicadas por portaria do MS e validadas pela Política Nacional de Saúde Bucal de 1988 e 2004, que permanece até os dias de hoje.

( ) As Conferências de Saúde e de Saúde Bucal, o Ministério da Saúde, as entidades profissionais da Odontologia e da Saúde Coletiva também apoiam a medida.

( ) A Política Nacional de Saúde Bucal, em consonância com os princípios constitucionais do SUS, reflete uma concepção de saúde não centrada exclusivamente na assistência ao doente, mas, sobretudo, na promoção da qualidade de vida e na intervenção sobre os fatores de risco para a saúde.

a) V, V, V, V, V. b) F, V, V, V, F. c) F, V, F, V, F. d) V, V, V, F, V. e) V, F, V. F, V.

25) A neoplasia epitelial benigna, que pode apresentar crescimento lento e progressivo, de aspecto exofítico, papilar ou verrucoso, situando-se, na maioria das vezes, na região da úvula, palatos (mole e duro) e língua (dorso e borda lateral), é denominada:

a) Leucoplasia. b) Papiloma.

c) Gengivite ulcerativa. d) Candidíase bucal. e) Câncer bucal.

26) O tabagismo compromete a saúde bucal e é fator de risco para as seguintes alterações da cavidade bucal, exceto:

a) Fluorose.

b) Gengivite ulcerativa necrosante.

c) Vasoconstrição periférica com prejuízo à cicatrização de feridas na boca.

d) Câncer bucal.

e) Insucesso de implantes dentais.

Sobre a doença periodontal, responda às questões 27, 28 e 29:

27) É incorreto afirmar:

a) As doenças periodontais consistem em processos inflamatórios de origem infecciosa que acometem os tecidos gengivais, chamadas gengivites, e/ou os tecidos de suporte dos dentes, chamadas periodontites.

b) São consequências das reações inflamatórias e imunológicas nos tecidos periodontais, induzidas pelos micro-organismos da placa bacteriana, danificando o tecido conjuntivo e o osso alveolar.

c) Enquanto as bactérias são essenciais para o desencadeamento da doença, a evolução e a extensão do dano periodontal também se relacionam com a suscetibilidade do hospedeiro.

d) A extensão e a gravidade são pouco observadas, pois, como apresentam razões multifatoriais, mas não associadas a condições de risco e nem a alterações sistêmicas e aspectos comportamentais, coloca-se como baixo o risco de agravamento.

e) Entre as condições sistêmicas, podemos citar o Diabetes Mellitus em primeiro lugar, seguida, sucessivamente, por gravidez, puberdade, estresse, envelhecimento, genética e fatores hematológicos. 28) Entre os aspectos comportamentais e características da doença periodontal, é incorreto afirmar:

a) São confirmadamente primordiais os hábitos de higiene.

b) Os hábitos alimentares também desempenham papel importante na etiologia da doença periodontal.

c) Alimentação de consistência mais pastosa, como alimentos cozidos e/ou industrializados, e dieta com carência de proteínas, assim como de cálcio e vitaminas (A, complexo B, C e E), são coadjuvantes na perpetuação da doença.

d) As manifestações da doença periodontal pode se dar através das placas dentárias e gengiva sensível, edemaciada e avermelhada.

e) A halitose não se manifesta nesse processo, sendo a Doença Periodontal a complicação mais comum no paciente com diabetes.

29) Assinale (V) se verdadeira e (F) se falsa, escolhendo abaixo a alternativa correta:

( ) Doença periodontal é a complicação mais comum no paciente com diabetes. Trata-se da infecção localizada da gengiva e dos tecidos de sustentação dos dentes, manifestando-se através de gengivas edemaciadas, hiperemiadas, dolorosas e sangrantes, como também halitose, “amolecimento” e perda dos dentes.

( ) As medidas básicas para prevenir a doença periodontal no diabético são: manutenção de controle glicêmico adequado, higiene oral por escovação e uso de fio dental ao menos duas vezes ao dia, particularmente, e mais prolongada à noite.

( ) Acompanhamento constante para que não haja perda dental e hemorragias gengivais.

( ) O tratamento odontológico indicado inclui tartarectomia, antibioticoterapia (gram-positivos/ anaeróbicos) e cirurgia (ressecção das bordas gengivais).

( ) Há necessidade de avaliação anual com o cirurgião-dentista. a) V, F, V, F, V. b) F, V, F, V, V. c) V, V, V, V, V. d) F, F, F, V, F. e) V, V, V, F, F.

30) Quanto às atribuições dos cirurgiões-dentistas das equipes de Saúde da Família, é incorreto afirmar: a) Devem realizar diagnóstico e traçar o perfil epidemiológico da comunidade, a fim de planejar e programar ações de saúde bucal, bem como atender à comunidade no território adscrito na Unidade Básica de Saúde (UBS) à qual sua equipe está atrelada.

b) Devem realizar atendimento buscando promover e proteger a saúde bucal, prevenir agravos, realizar diagnóstico, tratar, acompanhar, reabilitar e manter a saúde bucal dos indivíduos, famílias e grupos específicos.

c) Devem realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências, pequenas cirurgias ambulatoriais e procedimentos relacionados com a fase clínica da instalação de próteses dentárias elementares.

(5)

d) Devem coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais, como também acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar. e) Devem atender, assim como o médico e o enfermeiro, apenas usuários previamente agendados, ficando as demandas espontâneas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

31) Na UPA do bairro São Joaquim chegou um usuário de 43 anos queixando-se de uma lesão localizada na língua ventral e relatou que a mesma surgiu logo após tratamento dentário. O paciente possuía dentes com arestas cortantes na região anterior. O provável diagnóstico é de: a) Candidíase bucal. b) Ulceração traumática. c) Câncer bucal. d) Leucoedema. e) N.D.A.

32) Em janeiro de 2004, o Ministério da Saúde elaborou o documento “Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal”. Essas diretrizes apontam para uma reorganização da atenção em saúde bucal em todos os níveis e para o desenvolvimento de ações intersetoriais. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta:

a) O cuidado como eixo de reorientação do modelo. b) A humanização do processo de trabalho e corresponsabilização dos serviços.

c) O desenvolvimento de ações voltadas para as linhas do cuidado, como, por exemplo, da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

d) O desenvolvimento de ações complementares e imprescindíveis voltadas para as condições especiais de vida, como saúde da mulher, saúde dos trabalhadores portadores de necessidades especiais, hipertensos, diabéticos, dentre outras.

e) N.D.A.

33) É indicador de saúde bucal do Pacto de Indicadores da Atenção Básica 2006, segundo a Portaria nº 493/GM, de 10 de março de 2006, a cobertura da ação coletiva escovação dental supervisionada. Sobre essa ação, é incorreto afirmar:

a) Corresponde ao percentual de pessoas que participaram da ação coletiva escovação dental supervisionada.

b) É dirigida individualmente, primeiramente em forma de atividades educativas, também realizadas no âmbito clínico para uma única pessoa, sendo posteriormente trabalhadas para os indivíduos com maior vulnerabilidade.

c) Expressa o percentual de cobertura correspondente à média de pessoas que tiveram acesso à escovação dental com orientação/supervisão de um profissional treinado, considerando o mês ou meses em que se realizou a atividade, em determinado local e ano, visando à prevenção de doenças bucais.

d) Visa à prevenção das doenças bucais, mais especificamente, cárie dentária e doença periodontal. e) É direcionada necessariamente a um grupo de indivíduos, onde as ações acontecem de forma abrangente e planejadas com o intuito de permitir o acesso à prática da escovação dental supervisionada. Em relação à lesão cariosa, responda às questões 34 e 35.

34) A lesão cariosa é considerada como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana, sobre a qual é incorreto afirmar:

a) A atividade metabólica das bactérias resulta em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.

b) O desequilíbrio nesse processo pode causar uma progressão da desmineralização do dente com consequente formação da lesão de cárie.

c) Esse processo é influenciado por muitos fatores determinantes, o que faz da cárie dentária uma doença multifatorial.

d) Os estágios anteriores da doença, antes da cavidade, podem ser paralisados por ações de promoção da saúde e prevenção.

e) O tratamento restaurador da cavidade de cárie garante o controle do processo da doença, sendo necessário intervir também sobre os seus determinantes, para evitar novas cavidades e recidivas nas restaurações.

35) São considerados como principais fatores de risco para a lesão cariosa:

I- Fatores culturais e socioeconômicos. II- Falta de acesso ao flúor.

III- Deficiente controle mecânico do biofilme (placa bacteriana).

IV- Consumo excessivo e frequente de açúcar. V- Xerostomia.

a) I e II. b) II, III e IV. c) I, II, III, IV e V. d) II, III, IV e V e) N.D.A.

36) Quanto ao tratamento da doença cárie ativa, é importante salientar:

I) O restabelecimento do equilíbrio entre os processos de desmineralização e remineralização das estruturas dentárias, a paralisação ou redução da progressão das lesões e a promoção da restauração/reabilitação, quando necessário.

II) O tratamento deve ser individualizado e compreende a instrução de higiene bucal, incluindo: orientações sobre a escovação dental, uso do fio dental, limpeza da língua e frequência de higienização.

III) A remoção profissional de placa, por meio de raspagem e/ou utilização de instrumentos rotatórios ou vibratórios apropriados.

IV) A adequação do Meio Bucal, compreendendo: remoção de placa, remoção da dentina cariada, selamento das cavidades com material provisório (ionômero de vidro ou cimento modificado) e remoção de outros fatores retentivos de placa, como restos radiculares e cálculos.

V) O controle da atividade de doença, que envolve a avaliação das causas do desequilíbrio identificado e a intervenção sobre os fatores determinantes.

Aponte as opções corretas: a) I, II e IV.

b) II, III, IV e V. c) I, II, III, IV e V. d) I, III e IV. e) II e V.

37) O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e da cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causas de óbito por neoplasias. Quanto à sua epidemiologia, é incorreto afirmar:

a) Representa uma causa importante de morbimortalidade, uma vez que mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença.

(6)

b) Tende a acometer o sexo masculino de forma mais intensa, sendo 70% dos casos diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos.

c) Localiza-se, preferencialmente, no assoalho da boca e na língua e o tipo histológico mais frequente (90 a 95%) é o carcinoma de células escamosas (carcinoma epidermóide).

d) Segundo a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil para 2006, realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tumor apresentará 10.060 casos estimados entre homens e 3.410 entre as mulheres. Isto representa cerca de 6% e 2%, respectivamente, em relação a todos os tipos de câncer, com exceção do câncer de pele não melanoma.

e) O câncer de boca é uma doença que pode ser prevenida com o aumento do acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce.

38) São considerados como principais fatores de risco para o surgimento do câncer de boca:

I) Fatores culturais e socioeconômicos.

II) Tabagismo (uso de cachimbos, hábitos de mascar fumo, dentre outros) e/ou etilismo.

III) Uso crônico de álcool e tabaco associados potencializa drasticamente o risco de aparecimento do câncer de boca.

IV) Exposição à radiação solar. V) Má higiene bucal.

VI) Uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

VII) Deficiência imunológica (adquiridas ou congênitas). a)Todas estão corretas.

b) A alternativa IV é incorreta.

c) Apenas as alternativas I, II e III são corretas. d) Apenas as alternativas V, VI e VIII são corretas. e) Apenas as alternativas II, III, V e VI são corretas. 39) Assinale a alternativa incorreta:

a) Clinicamente, a fluorose dentária apresenta desde finas linhas brancas, que podem tornar-se amareladas ou marrons pela impregnação de corantes dos alimentos, até várias formas de erosão.

b) A severidade da fluorose depende da dose de flúor (teores e quantidade), da idade em que ocorreu a ingestão, tempo de exposição, podendo levar a perdas de partes do esmalte com deformidade anatômica dos dentes.

c) A fluorose é sempre simétrica, dentes homólogos apresentam fluorose nos mesmos níveis. O diagnóstico diferencial mais importante é com mancha branca não decorrente de cárie e com outras opacidades.

d) Formas mais graves de fluorose dentária podem, às vezes, ser consideradas um incômodo estético para o paciente, sendo indicado o tratamento das manchas. Esse tratamento consiste em lixar o esmalte poroso externo até que a mancha, provocada pela impregnação do esmalte poroso por pigmentos da alimentação, seja removida.

e) Entre os produtos para a técnica da micro-abrasão destacam-se o ácido clorídrico, o peróxido de hidrogênio e o ácido fosfórico. Em casos mais graves, é necessária a confecção de coroas ou facetas.

40) A má oclusão é a deformidade dento-facial que, na maioria das ocasiões, não provem de um único processo patológico específico. A esse respeito, assinale a resposta correta:

a) É uma variação clínica significativa do crescimento normal, resultante da interação de vários fatores durante o desenvolvimento, tais como a interação entre influências ambientais e congênitas.

b) Se considerarmos que a má oclusão é o resultado de um desvio morfofuncional de natureza biofísica do

aparelho mastigatório, pode-se dizer que todo e qualquer fator que interfira na formação do esqueleto craniofacial resultará em alteração de forma e função.

c) A falha no mecanismo de funcionamento do conjunto pode produzir, segundo a adaptação do indivíduo, uma transformação da situação harmoniosa, ocasionando um primeiro sinal de crescimento físico, ou seja, uma lesão primária. A lesão primária, segundo a idade e a constituição, não provoca lesão secundária.

d) O diagnóstico precoce das lesões, se acompanhado de tratamento adequado, favorece o rompimento do circuito patológico ou lesão em cadeia.

e) As más oclusões têm se constituído em objeto de muitos estudos epidemiológicos em nível internacional, especialmente com relação à frequência e distribuição destes problemas.

Referências

Documentos relacionados

a) A transmissão de bem imóvel por natureza ou por acessão física. b) A transmissão de direitos reais sobre bens imóveis, exceto os direitos reais de garantia.

a) Universalidade. 38) Como se dá a Participação Social no Sistema Único de Saúde (SUS)? Analise as situações abaixo.. b) A população tem o direito de interferir

21) A enfermagem é uma profissão baseada no cuidado e bem estar dos indivíduos, com base nos direitos humanos das relações interpessoais. Nessa área, a ética estaria

a) Os sintomas paranoides são muito comuns, como ideias delirantes e alucinações auditivas de conteúdo persecutório. b) Ocorre alteração das funções mais básicas

a) Incentivar a implantação da Comissão de Farmácia e Terapêutica no município, visando qualificar o processo de seleção dos medicamentos, usando a Relação

a) Universalidade. b) A população tem o direito de interferir na definição das políticas e programas de saúde de sua localidade e fiscalizar o seu cumprimento, onde cada

a) Universalidade. b) A população tem o direito de interferir na definição das políticas e programas de saúde de sua localidade e fiscalizar o seu cumprimento, sendo

a) Universalidade. b) A população tem o direito de interferir na definição das políticas e programas de saúde de sua localidade e fiscalizar o seu cumprimento, onde cada