• Nenhum resultado encontrado

O CURSO DE LICENCIATURA E A FORMAÇÃO DAS PROFISSÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O CURSO DE LICENCIATURA E A FORMAÇÃO DAS PROFISSÕES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O CURSO DE LICENCIATURA E A FORMAÇÃO DAS PROFISSÕES

OLIVEIRA, Lorena Ribeiro de 1 SILVA, Michele da 2

INTRODUÇÃO

Objetivo de abordar a importância do curso de licenciatura na formação das profissões que o docente qualificado terá noção pedagógica de um educador consciente de seu papel transformador na sociedade, que são capazes de desenvolver no educando, através do diálogo aluno-professor, autodescobertas de suas potencialidades, que, possivelmente no futuro lhe auxiliarão na decisão de seu ofício.

O curso de Licenciatura oferece aos profissionais da educação conhecimentos metodológicos de ensino aprendizagem. A busca por uma pedagogia abrangente, significante e produtiva vem a tecer visões de estudo e consequentemente, aprimoramento.

Quando se fala em pedagogia, de modo geral, pretende-se falar em métodos de ensino capazes de desenvolver aprendizados e resultar na humanização global da sociedade.

1 Graduanda do Curso de Química do Centro Universitário são Camilo-ES, lorena.r.o@outlook.com;

2 Graduando do Curso de Química do Centro Universitário são Camilo-ES, mymysylva@gmail.com;

Professor Orientador: Gilson Silva Filho, Centro Universitário São Camilo-ES.

Cachoeiro de Itapemirim – ES, Junho de 2016.

(2)

A humanização está diretamente ligada à condição humana, ou melhor, pode ser conferida como uma vocação humana, que conforme Freire (1987, p.30) “é negada na injustiça, na exploração, na opressão, na violência dos opressores. Mas confirmada no anseio de liberdade, de justiça, de luta dos oprimidos pela recuperação de sua humanidade roubada”.

A humanidade deixou de constituir uma noção somente ideal, tornou-se uma comunidade de vida pode conduzi-la a uma comunidade de vida; humanidade é, daqui em diante, sobretudo, uma noção ética: é o que deve ser realizado por todos e em cada um. (MORIN, 2007, p.100-101).

MATERIAL E MÉTODOS

Para a obtenção do embasamento teórico e alcance dos objetivos do presente artigo, realizou-se a pesquisa bibliográfica, referente às pedagogias, metodologias e ideologias dos autores Paulo Freire, na obra Pedagogia do Oprimido, e Edgar Morin, em Sete Saberes Necessários á Educação do Futuro.

DESENVOLVIMENTO

A Importância do Ensino Superior Atualmente

Há três décadas a sociedade não funcionava no mesmo ritmo que estamos habituados hoje, as leis eram diferentes, não havia tantos meios de comunicação, as informações não tinham as mesmas disponibilidades que temos, ter um currículo estudantil completo desde a educação Infantil ao ensino superior era para poucos.

Além de que, o tempo parece estar mais curto, tudo está mais acelerado, e se não

(3)

estivermos sempre atentos fica cada vez mais complicado acompanhar todas essas mudanças.

Fala-se muito no chamado “mercado de trabalho”, assunto este que tira o sono de muita gente atualmente, temido tanto por jovens quanto por indivíduos mais experientes, mas, qual o motivo de tamanha preocupação? De tamanha correria para ingressar mundo? Os motivos são variados, mas um em especial chama a atenção da maioria das pessoas, a concorrência. A preocupação maior não é pelo número de candidatos e sim pelo nível dos concorrentes.

As pessoas estão buscando mais informações, mais conhecimentos aprofundados, mais especializações, e é assim que o Ensino Superior vem ganhando cada vez mais espaço. Dados do IBGE e PNADs comprovam que o número de pessoas que após a conclusão do Ensino Médio ingressam em uma faculdade vem aumentando consideravelmente. Em 1995 cerca de 60% da população não havia ao menos concluído o Ensino Fundamental, em 2009 esse número já caiu para 21%. Apenas 7% da população tiveram acesso ao ensino superior em 1995, em 2009 passou para 19%, um crescimento de 236%. Mais recentemente a ABRES (Associação Brasileira de Estágios) divulgou que, de 2002 a 2012 o número de ingressantes na educação superior passou de 3,5 para 7 milhões, já o total de concluintes deu um salto de 119%, passando de 479.275 para 1.050.413.

A importância de continuar o estudo, buscando mais conhecimento, exercitando a mente é algo quase inexplicável, pois os motivos para que isso ocorra, são inúmeros. Além da parte profissional, da pessoa bem sucedida profissionalmente, o conhecimento adquirido é algo que as pessoas estão começando a retomar como fundamental na vida do homem, dizemos retomar, pois, há séculos atrás os estudos eram tidos como sagrados, já que somente religiosos e pessoas da nobreza poderiam ter acesso, e os livros tinham um valor inestimável, pois transmitiam conhecimento durante muitas e muitas gerações.

(4)

Segundo Paulo Freire, o verdadeiro aprendizado só acontece quando o aprendiz é colocado de frente a um problema, e é justamente este problema que fez o mundo correr atrás do prejuízo, ver que as mentes vazias não produzem, e em uma sociedade capitalista, este é um fato bem relevante. “Homens não se constroem em silêncio, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” (FREIRE, 1987, P.78).

A Formação da docência no Brasil

No Brasil, atualmente, para se tornar um profissional na área da educação é necessário no mínimo à realização de uma graduação. O ensino superior dará suportes necessários para ser competente em seu ramo. Ele estudará as matérias didáticas, dependendo do curso que foi escolhido podendo ser: Letras, Matemática, Educação Física, Biologia, entre outros. E ainda, contemplará de estudos de pedagogias de ensino que irão ajudá-lo em questão do relacionamento aluno- professor e professor-aluno, aos métodos e estratégias de expor o conteúdo, á sua criatividade, ao seu desempenho em sala de aula e á sua valorização, ética, e demais conhecimentos relacionados a formação do indivíduo.

Além da Graduação, o docente poderá também aperfeiçoar seus estudos com outros cursos, podendo ser estes: cursos livres, pós-graduação, mestrado, doutorado, aumentando o nível de seu currículo.

No contexto social, a formação em docência está ligada a aspectos tradicionais, sujeita á regras encontradas no conjunto da estrutura da sociedade.

O educador aparece como seu indiscutível agente, como o seu real sujeito, cuja tarefa indeclinável é encher os educandos dos conteúdos de sua narração. Conteúdos que são retalhos da realidade desconectados da totalidade em que se engendram e em cuja visão ganhariam significação. (FREIRE, 1987, p.57).

O profissional em docência, necessariamente qualificado, deve ter competência para aderir seu papel humanizador tendo consciência da estrutura

(5)

social em que está inserido, rompendo as barreiras que dificultam a dinâmica entre educador e educando.

A Influência dos docentes na formação dos profissionais

Como foi falado anteriormente, hoje, para se ingressar no mercado de trabalho, ter reconhecimento profissional e uma carreira bem sucedida, precisamos ter ao menos uma formação acadêmica. Desta forma podemos destacar que, o professor tem uma grande influência, no que diz respeito a formação deste profissional, seja qual for a área de atuação.

Os professores assumem papeis fundamentais, que de tal maneira tornam-se essenciais quando falamos em formação de profissionais capacitados. Pois é dele a responsabilidade de despertar o interesse dos alunos, para se tornarem críticos e inovadores. O incentivo a desenvolver seus talentos e potencialidades, transformando assim, também, além de si mesmos, o meio em que vivem.

Paulo Freire retrata de maneira bem explicita essa importância do Docente na sociedade, em sua obra, Pedagogia do Oprimido. Exemplificando o poder do educador e sua influencia no indivíduo em si e nos que o cercam.

Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos em que os

“argumentos de autoridade” já não valem [...] como tão pouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo. (FREIRE, 1987, p.68-69) O erro, porém, do profissional Licenciado está na contradição educador- educando, na forma em que submetem um ao outro: educador sendo o que educa, o que sabe, o que pensa, o que diz a palavra; e os educandos sendo os que são educados, os que não sabem, os que são pensados, os que escutam docilmente.

Nesta concepção, conforme Freire (1987, p.60) os homens são “vistos como seres

(6)

de adaptação, do ajustamento”, ou seja, se acostumam com a situação de opressor e oprimido, e se esquecem dos conceitos de educador e educando. Passam a utilizar de uma Concepção “bancária” onde os educandos passam a “serem recipientes a serem “enchidos” pelo educador” (FREIRE, 1987, p.33).

Essa concepção é a base na educação que se manifesta a situação do domínio opressor na sociedade, reproduzindo, consequentemente, a desigualdade, a marginalização e miséria.

Na verdade, a dominação, a opressão, as barbáries humanas permanecem no planeta e agravam-se. Trata-se de um problema antropo-histórico fundamental, para a qual não há solução a priori, apenas melhoras possíveis, e que somente poderia tratar do processo multidimensional que tenderia a civilizar cada um de nós, nossas sociedades, a Terra. (MORIN, 2007, p. 101)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

De acordo com referencia bibliograficas temos um acordo Os licenciados trazem representações e (re) constroem concepções sobre a profissão docente. Assim, conhecer os motivos para a opção pelo curso de licenciatura e pelo exercício futuro do magistério é uma importante estratégia para que os formadores de professores possam pensar a proposta de formação e atuar no sentido de superação de uma visão romântica, ingênua, distanciada ou superficial da realidade profissional, por meio do oferecimento de experiências que possibilitem ao licenciando reconhecer e assumir, com clareza, a complexidade e as condições reais e objetivas da profissão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Indiscutivelmente a figura do professor é marcante na vida dos indivíduos. É através dela que muitos se descobrem, se formam em conscientes

(7)

cidadãos, adquirem conhecimentos gerados pelas dúvidas, reflexão e a contestação colocados em sala de aula.

Através da educação serão inseridos na sociedade homens humanizados, homens éticos, homens preparados para a vida social e para uma boa formação profissional.

O curso de Licenciatura precisa dar suporte a todas as necessidades que um educador possa ter, para que, desta formam a auxiliem seus educandos e contribuam para seu futuro.

O curso de Licenciatura, não é apenas importante para o docente, mas, de maneira geral, implica também como veiculo de construção da identidade dos indivíduos através da relação educando e educador.

Esta parte do trabalho pretende apresentar as principais conclusões, destacando o progresso e as aplicações que a pesquisa propicia.

A escrita das considerações finais deve expressar a relação entre os objetivos do trabalho e os resultados encontrados. Pode ser iniciada com o que foi aprendido.

Deve ser exposto de forma muito resumida e pontual as idéias principais e as contribuições que o trabalho proporcionou para a área de estudos.

Nas Considerações Finais podem ser colocadas também as limitações do estudo com relação ao problema, sugestões de modificações no método para futuros estudos.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17.ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

107 p.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 12 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.

(8)

ABRES, Associação Brasileira de Estágios. Disponível em: <

http://www.abres.org.br/v01/stats/>. Acesso em: 24 jun. 2014

Referências

Documentos relacionados

⎯ Estudar a distribuição de tensões no conjunto e propor um modelo de bielas e tirantes que englobe bloco de coroamento e viga de equilíbrio; ⎯ Analisar o método de Burke

Logo chegarão no mercado também, segundo Da Roz (2003), polímeros feitos à partir de amido de milho, arroz e até de mandioca, o denominado amido termoplástico. Estes novos

Con el tiempo algunos de esos libros se integraron a los anaqueles de la Biblioteca Central José María Lafragua de la Universidad Autó- noma de Puebla, y se nos presentan como

SOLOS E MANEJO FLORESTAL – Eucalyptus spp Responsável pelo desenvolvimento de estratégias de conservação de solos e manejo florestal para todas as áreas de eucalipto plantadas

a) aumenta, pois a temperatura diminui dentro da panela. c) aumenta, pois diminui a formação de vapor dentro da panela. d) não varia, pois a temperatura dentro da panela

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Enquanto o Behaviorismo e Cognitivismo de Gagné confia na aprendizagem do estímulo exterior (input) e as modificações internas no comportamento (output), a