• Nenhum resultado encontrado

ESTÁ NA MARCA DO PÊNALTI ME CHAMA QUE EU NÃO VOU!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTÁ NA MARCA DO PÊNALTI ME CHAMA QUE EU NÃO VOU!"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

COLORIDA

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 Ano XXVIII • nº 1285 • R$ 3,00

COLORIDA

Por unanimidade o Tribunal Superior Eleitoral -TSE, já cassou o deputado estadual

Everton Marcelino de Souza e o suplente de deputado federal Antonio Carlos da Silva

Figueiredo, ambos do PSL-PR.

Está na marca do pênalti, dependendo só de mais um voto, entre quatro ministros que

ainda restam se manifestar, o nome do deputado estadual do Paraná mais votado no

pleito passado, Fernando Francischini.

A cassação se encaminhava, quando o ministro Carlos Horbach pediu vistas ao processo,

interrompendo a sequência. Mas tudo leva a crer que assim que TSE retomar o caso,

Francischini estará fora da política pelos próximos oito anos. Abre-se um rombo, em

efeito dominó, no parlamento paranaense.

Saiba os motivos, o que muda em termos de partido, liderança, presidência da Assembleia,

candidaturas e até nas futuras representações com essas cassações.

DETALHES NAS PÁGINAS 09 E 10

EFEITO DOMINÓ

INDICIAMENTO X PIZZA

CPI DA COVID: BOLSONARO É ACUSADO DE 9 CRIMES

SAIU O RELATÓRIO DA CPI DA COVID19. E POR MAIS QUE O GOVERNO TENTE DESVALORIZAR SENADORES E A DECISÃO DA COMISSÃO, AINDA ASSIM O PRESIDENTE DEVERÁ RESPONDER PELOS ATOS.JAIR MESSIAS BOLSONARO É ACUSADO DE NOVE CRIMES. O DOCUMENTO FINAL FOI MODIFICADO EM RELAÇÃO À VERSÃO INICIAL ENTREGUE AOS SENADORES NA TERÇA-FEIRA (19). NELE, RENAN CALHEIROS SUGERIA O INDICIAMENTO DE BOLSONARO POR MAIS DOIS CRIMES: GENOCÍDIO E HOMICÍDIO QUALIFICADO. MAS FORAM RETIRADOS DO CONTEXTO. PAG. 14

LEILÕES nas páginas 02 e 12

LEIA MAIS:

• GUARATUBA:

JOGOS DOS IDOSOS

TEVE INÍCIO.

PAG.08

• CASCAVEL:

PARANHOS E

TENTATIVA DA CENSURA.

PAG.13

• OGIER BUCHI:

A CORJA ,

TRAGICOMÉDIA E APITO AMIGO.

PAG.05

• MARCELO CATTANI:

INVEJOSOS

TORCEM CONTRA O PR.

PAG.11

DOIS JÁ FORAM E FRANCISCHINI

ESTÁ NA MARCA DO PÊNALTI

“ME CHAMA QUE EU NÃO VOU!”

CARAVANA DO DESESPERO PROCURA

LIDERANÇAS NO INTERIOR. PAG. 12

Humberto, Renan,Omar e Randolfe.

LIBERAÇÃO DAS CANCELAS

DER/PR REÚNE REGIONAIS E INTENSIFICA

TRABALHO PARA O FIM DOS PEDÁGIOS.

PAG. 15

NATAL LUZ DOS PINHAIS

“CURITIBA TERÁ UMA IMENSA

CELEBRAÇÃO DE NATAL”, ANUNCIA

(2)

2

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 • edição 1285 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

Uma publicação da EDITORA KARINA LTDA

Fundado em 19 de maio de 1993 - CNPJ: 81.912.818/0001-82

Luiz Fernando Fedeger (in memorian)

Luiz Marcelo Fedeger Jornalista Responsável (desde 05/04/2021)

COLUNISTAS

Alceu Carlos Presner, Douglas Mayer, Ogier Buchi e Osires Nadal.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

Rua Nilo Peçanha 798 - CEP: 80520-000 Bairro Bom Retiro - Tel./Fax: 41.3338-0695 Impresso na PRESS ALTERNATIVA - ALMIRANTE TAMANDARÉ - PR

Onde você encontra o Impacto PR

Curitiba: Bancas: Do Batel, Boca Maldita, Supermercado Super G e Panificadora Sensação, Jurandir (Praça Ouvidor Pardinho), Cotegipe (Mercado Municipal),

Paulo (Praça Espanha), Paulo (Praça do Japão), Valdir (Sesc da Esquina), Aniceto, Casimiro, Jorge, Jair, Celso, Alberto, Carlos, Anafer, Otavio, Bom Jesus, Sergio, Valdete, 7 de Abril, Laercio, Rogério, Alex, Almir (Campo Largo), A.S. Distribuidora (André de Barros, 330), Fazenda Rio Grande, Banca do Xoró • Panificadoras: Bom Jesus • Bares: do Stuart Araucária: Bancas: Banca da Aracy, Banca do Milton, Banca do Zebrão, Maria Flores, Zanella, Zanella - Supra • Panificadoras: Água na Boca (Centro), Água na Boca (Manoel Ribas), El Grano, Ki Pão, Marquezotti, NDC • Revistarias: Nova Mania • Café Duetto • Câmara Municipal • Casa de Carnes Vitória • Minimercado Jalú • Quitanda da Marina • Largo Frederico Faria de Oliveira - Centro São José dos Pinhais: Terminal Central de São José • Revistarias: Danúbio, Bagdá, Calçadão • Bancas: Banca da Matriz, Banca da Ema e Banca do Daniel Cascavel: Bancas: Banca do Edson, Banca do Fiori e Banca do Calçadão Toledo: Rádio União de Toledo Maringá: Banca do Robes Ponta Grossa: Bancas da Praça Foz do Iguaçu • Londrina • Carambeí • Campo Largo • Jaguariaíva • Mandirituba • Colombo • Pontal do Paraná • Paranaguá • Fazenda Rio Grande

ASSINATURA ANUAL - ENTRE EM CONTATO COM NOSSO DEPARTAMENTO COMERCIAL.

Filiado à Banca do Batel

Banca Largo Frederico F. de Oliveira

EDITORIAL

PANDEMIA TROUXE A MORTE

E A FOME PARA BRASILEIROS

Nossa realidade é dura. A pandemia trouxe o luto e a fome para milhões de bra-sileiros. Há uma desi-gualdade desoladora e incontrolável e tudo indica que a saída não está próxima. É só olhar para os cantos para ver várias situa-ções de desgosto e nenhuma solução palpável. O povo está cansado, desgostoso e exaustivamente triste.

A pandemia trouxe a morte e o medo o dia todo, todos os dias. É verdade que conhecemos muito pouco dos mais de 600 mil mortos já atin-gidos. Mas é provável a possibilidade de haver al-guém na família, entre amigos, parentes e pessoas próximas. E se não bastasse, precisamos conviver e andar de mãos dadas com a morte, para muitos de nós a vida dos bons tempos não existe mais.

Muitos optaram pelo isolamento e as telas de computadores, celulares e outras formas de comu-nicação reinventando conexões. São sorrisos que agora vislumbramos pelo canto ou pelo brilho dos olhos, quando muito. São os abraços engasgados, com nós na garganta, que transformaram os co-tovelos ou punhos em objetos de afeto e afeição.

Entrar num transporte público com inúmeros receios. Perder o emprego, o chão. É olhar para uma aglomeração e achar estranho, saber ser errado, mesmo com tanta saudade. É não saber direito onde estamos, nem para onde vamos. E mesmo assim, continuar caminhando.

E com todos esses desgostos temos também a volta da fome. Muitos vivendo uma enorme fome de diversão e arte – aspectos que sempre fizeram parte das "coisas boas da vida". Mas essa é uma fome que tem endereço certo, e que, infelizmente, não é a pior de todas.

O Brasil vive o agravamento da fome de ali-mentos, pela sobrevivência. Nos últimos meses o noticiário mostra pessoas formando fila para pegar ossos de boi, tendo em vista os preços exorbitantes da carne. O nosso arroz com feijão (combinação que garante a base alimentar de milhões de brasileiros) está tão caro, que agora temos uma versão "mais pobrinha", composta por fragmentos de arroz e bandinhas de feijão. Grãos fracionados que, embora liberados para o con-sumo humano, demonstram bem a situação que estamos vivendo: a falta de inteireza. E também falta leite, pão, dinheiro para o gás de cozinha.

Dentre os 210 milhões de brasileiros, aproxima-damente 19 milhões passam fome. Um dos países que mais produz carne e grãos em todo o mundo permite que quase 10% de sua população fique faminta. Uma constatação que, de tão perversa, chega a ser irônica.

Vivemos um quadro desolador, onde a desi-gualdade é nosso denominador comum, e nem medimos o quanto isso nos indigna. Parece não haver saída. Mas, a sobrevivência de uma grande parcela da população brasileira é a constatação da perversidade do sistema em que vivemos, mas também a possibilidade de pensarmos a vida e construirmos um mundo a partir de outras possibilidades.

Ainda há esperança. Que nossos direitos pos-sam inundar o Brasil inteiro e que dias melhores cheguem em nossos horizontes.

A DIREÇÃO

PEIDO DA VEIA

Olá periferia... “Véia peidou” Este é o meu código de alerta pra quem tem levado este país à sério! Estou que nem a Zara, que zerou. Neguinho burro aqui não entra!!!

RAÇA ZARA

Pra quem não entendeu nada, é bom esclarecer: A Zara, uma lojona de departamentos de Fortaleza tocava um “foda-se” nos autofalantes toda vez que um negro, um mal-encarado ou um paupérrimo entrava no estabe-lecimento. Era um código tipo “Zara zerou” e os perdigueiros já ficavam to-dos alertas pra evitar roubos, desvios.

Senador Chico Rodrigues e Deputado José Guimarães

Gozado. Quando os políticos en-travam na loja eles não acionavam o aviso! Só valia pra preto e pra pobre! Quando político enche a cueca eles nem se importam!

HÍDRICA SEM ÁGUA

O nosso mito Bozo está um espe-táculo, gente. Ele inaugurou recente-mente uma obra hídrica em Pernam-buco, lá no agreste, que não distribui

água. Isso mesmo é uma obra hídrica seca, na terra da secura.

Ninguém avisou o Bozo que o Ra-mal do Agreste depende de adutora. Mas ela não foi concluída até agora. E sabem por quê? O Bozo cortou a verba que seria usada para terminar a obra. Ou seja: obra completa do Bozo só no banheiro. E ele chora aos cântaros. No líquido e no pastoso...

BRASIL DA FARTURA

Essa aqui li nos textos do Eduardo Moreira: O problema no Brasil não é de falta de recursos, mas de alocação de recursos.

Loucura, loucura, loucura: 70 bi de lucro semestral dos bancos é normal, 40 bi de auxilio emergencial é um ab-surdo. Tirar 50 bi das maiores fortunas via imposto é absurdo, dar 300 bi via isenções é normal.

Imaginem!!! Não tem dinheiro nem para o absorvente da pobretas...

Só não vão deixar de pagar o au-xílio partidário, por favor!!!!

FRASE DA SEMANA

Todo mundo em posição de sen-tido, aí???? Então, por favor! Todos muito sentidos e sem peidar, por favor. Aqui está a frase da semana do nosso ilustre Posto Ipiranga:

“Queremos ser um governo re-formista e popular. Não populista. Os governos populistas desgraçam seus povos na América Latina. Somos um governo com o objetivo de ser

reformista e popular. Continuaremos lutando por reformas. ”

Com assinatura, por extenso do glorioso Paulo Guedes, ministro e Posto Ipiranga.

MILTON CANGACEIRO

O nosso Ministro da Educação, o famoso ex-cangaceiro e nome de ator, Milton Ribeiro, voltou a implicar com o Paulo Freire. Agora desancou com o principal livro de Paulinho.

Chamou de “Pedagogia do Opri-mido”. Ué, gente... não foi Paulo que escreveu algumas das mais famosas epístolas???? Ah! Não era o Freire, mas o Apóstolo...

Então o Milton Ribeiro não leu! Certamente.

(3)

3

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 • edição 1285 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

Osmann de Oliveira

Advogado

JUSTIÇA

REPÓRTER CHIPA

ALTA DOS COMBUSTÍVEIS

Falando em alta dos combustíveis, o deputado Luiz Cláudio Romanelli, assinou um artigo sobre o tema nesta semana para os portais.

Romanelli pesquisou o preço internacional do petróleo. Chegou em outubro de 2018, quando o barril custava US$ 80,00. Escreveu ele que é praticamente o mesmo valor de hoje. “Na época, o litro da gasolina no Brasil variava entre R$ 4,30 e R$ 4,50, e a composição do preço dos combustí-veis era a mesma de agora.”

O QUE CUSTA

A Agência Nacional do Petróleo, diz o deputado, garante que o valor da gasolina nos postos é formado pelo custo da refinaria (35,6%), mais a adição do etanol anidro (14,8%). Têm ainda os tributos federais – Cide, PIS/ PASEP e COFINS – que chegam a 12,6% e o ICMS médio de 28,1%. Além disso, 9% do preço na bomba equivalem à margem de distribuição e revenda.

E Romanelli destaca: “Se o barril do petróleo valia o mesmo e a formação dos preços não foi alterada, quais as razões da diferença no valor dos combustíveis em três anos? Uma delas é a elevação dos biocombustíveis, que servem de aditivo para a gasolina e o diesel. Outro dos fatores é a variação do dólar. No mesmo outubro de 2018, a moeda americana era cotada na faixa de R$ 3,70, enquanto hoje passa dos R$ 5,50. Uma evolução de quase 50%.”

IDEIAS CONGELADAS

Ainda no seu artigo o deputado questiona: “E por que o dólar foi nas alturas? Há questões externas impor-tantes, como as disputas entre China e EUA e a possibilidade de aumento dos juros americanos. Mas avalio que o pior de tudo é que há um conge-lamento de ideias e de iniciativas na condução econômica do País.

DISCURSO DE ÓDIO

A bancada do Partido dos Traba-lhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) repudiaram o discur-so do deputado estadual Frederico D’Ávila (PSL-SP) que fez uma série de

ofensas ao arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao Papa Francisco em fala na Assem-bleia Legislativa de São Paulo (Alesp). D’Ávila chamou os religiosos de “sa-fados”, “vagabundos” e “pedófilos”.

FOI UM CRIME

Líder da bancada, o deputado Tadeu Veneri disse que a Assembleia Legislativa DEVE se manifestar sobre as ofensas e xingamentos proferidos pelo deputado paulista. O parlamentar do Paraná afirmou que “não há legiti-midade para discurso de ódio, isso é crime e como crime deve ser tratado”.

MST E ALIMENTOS

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST foi acusado por bol-sonarista em fake news pelas redes sociais, de depredar casas em Pernam-buco. Líderes do movimento repudiam a afirmação, atribuindo a divulgação ao presidente Bolsonaro e deputados aliados. “Essa gente só quer fomentar o ódio”, criticou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, “enquanto isso o MST doou, na pandemia, 5 mil toneladas de alimentos e 1 mi de marmitas”, destacou.

POLÍCIA PENAL

Deputados do Paraná aprovam a criação do Departamento de Polícia Penal do Estado. A proposta é do Governo do Paraná e contou com aval parlamentar em dois turnos, na sessão de segunda-feira, dia 18.

Agora o texto volta para a Comis-são Especial para a redação final. Com texto acabado, a matéria retorna ao Plenário para apreciação e votação final. Se aprovada, caberá à Mesa Executiva da Assembleia sua promul-gação pelo que dispõe o art. 233 do Regimento Interno da Assembleia.

TARIFA MÍNIMA

O deputado estadual Fruet (PROS) quer a extinção da tarifa mínima de água e esgoto cobrado pela Sanepar. Fruetsugere a cobrança apenas só o que for consumido pela população. O assunto agora está na mesa do chefe da Casa Civil, Guto Silva que deve encaminhar ao diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile e ao diretor--presidente da Agência Reguladora do

Paraná (Agepar), Reinhold Stephanes. “Diferente da energia elétrica, do gás ou de qualquer outro serviço, na Sanepar não se paga pelo que se gasta e sim pelo que a empresa decide co-brar”, discursou esta semana na Alep.

PROPOSTA DE ECONOMIA

O deputado argumenta que “na crise hídrica, a Sanepar investe mi-lhões em publicidade pedindo que se economize água”, mas quem faz isso “não tem nenhum benefício”.

Uma família queesforça na eco-nomia e gasta três metros cúbicos de água, mesmo com a economia, “irá pagar por cinco metros cúbicos, que é a tarifa mínima”. Segundo ele, “além de pagar pela água que não usou ou que economizou, ainda paga uma tarifa desproporcional pelo serviço de esgoto, que é cobrado em razão do consumo de água, mas sempre acima da tarifa mínima”.

E ressaltou: “economizando ou não, as famílias pagarão sempre o valor mínimo imposto pela Sanepar”. E isso não é justo.

JUROS SUBINDO

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, infor-mou que o BC continuará a elevar os juros enquanto a inflação for alta. "Não há chance de o BC deixar a inflação sair do controle. Continuaremos subindo os juros", afirmou

Desde quarta-feira, 20, a diretoria colegiada do BC está num período de silêncio prévio à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da próxima semana.

TÍTULO ADIADO

Joaquim Silva e Luna.

A entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná, ao general Jo-aquim Silva e Lula, ex-diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional não aconteceu como era previsto, na As-sembleia Legislativa do Paraná. Luna teve uma reunião de emergência com o presidente Bolsonaro para discutir os aumentos dos combustíveis e cance-lou a viagem a Curitiba.

Diante da situação a Assembleia deverá, em comum acordo com o homenageado, estabelecer uma nova data para a sessão solene.

SENADO NÃO ACEITA PRESSÃO

PARA O STF E MOSTRA QUE

TEM O CORAÇÃO "ROXO"

Davi e André

O senador Davi Alcolumbre é um

parlamentar de cultura e muita coragem

pessoal e política.

Na qualidade de Presidente Comissão

de Constituição e Justiça do Senado

Fede-ral deveria colocar em pauta e submeter

à apreciação de seus pares o nome de

ANDRÉ MENDONÇA, a quem apelidou de

terrível evangélico, para ocupar a vaga de

Ministro do Supremo Tribunal Federal. O

seu nome fôra indicado pelo Presidente

da República em atenção a pedido que lhe

teria sido feito a digna esposa de Jair

Bol-sonaro, que é fiel de prestigiosa instituição.

A Bancada Parlamentar Evangélica da

Câmara Federal convidou o candidato a ir

a apresenta do seu "padrinho" - o Chefe

da Nação, onde segundo as notícias ficou

claro que nem o beneficiário renunciaria a

lembrança do seu nome para a mais alta

Corte de Justiça do Brasil e muito menos

o seu Patrono retiraria a recomendação!

A partir daí desenvolveram-se reunião,

ataques, ameaças e intimidações pessoais

do Senado. Quanto a isto não é de se dar

muito crédito, pois o honrado Presidente

da Comissão de Constituição e Justiça

nunca foi de se amedrontar e muito menos

de correr em qualquer embate. A prova

disso foi a nota que expediu: "reafirmo que

não aceitarei ser ameaçado, intimidado,

perseguido ou chantagens com o aval ou

a participação de quem quer que seja", e

acrescentou depois que a submissão do

candidato a sabatina era da sua

competên-cia e isto não abriria mão, e assim, agiria

quando entendesse oportuno.

(4)

4

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 • edição 1285 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA

CURITIBA

CURITIBA

GRECA DIZ QUE VACINAÇÃO EM MASSA PODE BARRAR PASSAPORTE

SANITÁRIO E PROJETA REABERTURA COM FESTAS DE NATAL

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), acre-dita que o chamado “passaporte da vacina” pode se tornar uma estratégia dispensável caso a população mantenha a adesão à campanha de imunização contra a covid-19. Ele destaca que 99% dos adultos da capital paranaense acessaram a primeira dose, e que a com-provação não será necessária caso todos concluam o esquema vacinal.Em entrevista à BandNews FM, Greca afirma que fundamental, no atual estágio da pande-mia, é a manutenção do uso da máscara, que previne a transmissão e o contágio pelo coronavírus, Ao refor-çar a importância das vacinas contra a covid-19 para

superar a crise sanitária e econômica, o prefeito de Curitiba fez um apelo para que a população contribua e compareça aos postos de vacinação conforme o ca-lendário de convocação.Com o avanço da população imunizada, o prefeito confirmou em primeira mão que a capital projeta retomar as festividades oficiais de Natal. A programação deve ocorrer em espaços públicos, praças e parques — ao ar livre e também no sistema drive-thru.No ano passado, o calendário natalino foi drasticamente reduzido devido aos altos índices de contágio e internações pelo coronavírus.

COLOMBO

SUDIS PROMOVE VISITA DOS VEREADORES

Nesta semana Paulinho Payakan representando o superintendente Mauro Rochenback acompanhou a bancada de vereadores da cidade de Colombo, em uma agenda na Secretaria de Segurança Pública, na oportunidade foram recebidos pelo Major Itaci e o Capitão Paluk numa agenda positiva sobre o reforço da segurança para o município.

Também fez parte da visita uma reunião com representantes do Ministério Público Estadual, Magistrados Estaduais e Federais.

PASSAPORTE LIGHT

Pier Petruzzielo

Depois da derrota da proposta de exigência de com-provante de vacinação ou teste negativo da Covid-19 para acessar a estabelecimentos de comércio, públicos ou servi-ços, os vereadores Pier Petruzzielo (PTB) e Flávia Francischini (PSL) apresentaram projetos para que a exigência seja feita pelo menos para possibilitar a retomada do setor de eventos.

CAIXA PRETA DA URBS

Tudo Zen, na Metrocard do Lessandro Zen.

O deputado Goura (PDT) e o vereador Professor Euler (PSD) entraram com uma Adin (Ação Direta de Inconstitu-cionalidade) no Tribunal de Justiça para suspender leis e decretos municipais que determinam o prazo de prescrição dos créditos dos cartões de transporte dos usuários da URBS. A redução do prazo de vencimento desses créditos já gerou caixa extra de R$ 11 milhões na Urbs e caso continue como esta, serão confiscados mais R$ 44 milhões da mesma forma, mais uma brecha que os empresários de transporte encontraram para se apropriar do dinheiro dos curitibanos.

CENSURA REJEITADA

Em uma derrota da bancada evangélica na Câmara

Mu-nicipal, a Comissão de Ética votou pelo arquivamento da acusação de quebra de decoro do vereador Renato Freitas (PT) que criticou a defesa do "tratamento precoce" e as comunidades terapêuticas ligados aos evangélicos em chat durante a transmissão de audiência pública pelo YouTube. Os vereadores Indiara Barbosa (Novo), Salles do Fazendinha (DC), Sidnei Toaldo (Patriota), Dalton Borba (PDT) e Denian Couto (Podemos) votaram pelo arquivamento enquanto Éder Borges (PSD) votou pela censura pública.

FIM DA CBN CURITIBA

Joel Malucelli

(5)

5

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 • edição 1285 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA

COLORIDA

COLUNA DO OGIER BUCHI

A CORJA

Nesta semana recebi a imagem de pu-blicação semanal de Lisboa do século pas-sado. Período de pós-guerra prevalecia no dia a dia o regime dos proxenetas seja das mulheres seja do estado. A lei era a do mais forte, do mais esperto e do mais malandro. Evidentemente em menor escala que em outros Países posto Portugal não ter sido teatro da guerra intra fronteiras. Todavia recebeu toda espécie de escória de outras nacionalidades como se atraídas em suas fugas pelo flautista de Harmelin.

Lembrar com horror da “guerra de trincheiras” e dos oito milhões de mortos e trinta milhões de sequelados físicos ou emocionais!

Por certo neste tipo de cenário his-tórico a Justiça teria papel absolutamente destacado. Esperar que os bacharéis de Coimbra “Coimbra é uma mulher, só passa quem souber...!”, fossem os exemplos! Ja-mais as vestais, só exemplos mesmo, porque homens, pobres homens jamais o serão, ao menos exemplos de dignidade!

Ora, se você encontra verossimilhan-ça entre aqueles e estes tempos, certamente tem razão. Pandemia, cenário de guerra moderna, posto que química dizimasse milhões, mais do que nunca provou que seja em tempos de tiros de fuzil seja em tempos de mortes por contaminação os homens são só estes seres enanos morais. Oh tempora, oh mores!

A TRAGICOMÉDIA DO SENADO ACABOU

Pois como todos os males, este desvio moral e político que assolou o Senado acabou. Antes, muito antes de qualquer outra consideração vale enfatizar que o G7 e senador menine Fabiano Contarato, frequentaram a mídia mais do que em qualquer tempo e que importante

enfati-zo, jamais voltarão a frequentar. E fizeram política, rastaquera de seu quilate habitual e característico! Da catadura mais baixa e imoral. Ouvi este menine Fabiano defen-der que mercê pacto fedefen-derativo não seria obrigação da CPI dos Patetas investigar o dinheiro dos brasileiros (recursos fede-rais), que foi subtraído e queimado no tal consórcio nordeste do Gabas e de outros tantos meliantes. De inutilidade absoluta e desserviço a instituição participação deste jaez! Obrigam-se os Senadores a justificar os setenta milhões de reais que segundo a imprensa aparelhada foram gastos no picadeiro. A Deputada estadual Janaína cobra diuturnamente a devolução do re-curso público.

Todavia, todos eles, mas todos eles me-draram para o General Braga Neto. Covar-des, além de como fartamente provado no caso da maioria corruptos envergonharam não a si mesmos, posto que individual-mente sejam nada mais que mandranas, mas envergonharam a instituição Senado da República!

O relatório final motivou a quebra de união se é que alguma união houve que não fosse trabalhar contra o Governo Federal na mais subalterna forma de fazer oposição, e os preteridos por Renan que ocupou o es-paço global do programa Fanático, fizeram um escândalo, e desmoralizaram ainda mais o circo mambembe!

Para os menos atentos vale lembrar que as quadrilhas de malfeitores normalmente se entregam para a lei no momento da divisão do butim!

Ora o prêmio almejado pela súcia sena-torial era sob a ótica individual garantir um lugar de Vice na chapa do outrora hospede da Santa Cândida!

Renan tem o comando do MDB com Sarney e outros tantos e esta é a razão do súbito desaparecimento de Simone Tebet, que só fez enlamear sua biografia! Neste caso particular saberemos se estou certo depois da manifestação dos sul-ma-to-grossenses nas urnas! Renan o calhorda mor traiu os demais senadores e ocupou o picadeiro global em solilóquio suicida!

Todavia ao medrar no que tange aos indiciamentos e constituí-los tão somente com objetivos políticos os PATETAS encer-ram este episódio sob a extrema descon-fiança popular e certamente ocuparão na história o lugar que suas trajetórias pesso-ais, exceções devidamente excepcionadas, lhes reserva que é o esgoto!

POR QUEM SOIS TERCEIRA VIA?

Então! A cada dia que passa a constru-ção de uma alternativa que se afaste das realidades das candidaturas já consagradas para 2022, fica mais difícil! O jovem Eduardo Leite é considerado por muitos uma sólida opção, e merece uma consideração mais

aprofundada. De pronto, todavia devo enfatizar que em seu primeiro debate em face das previas de seu partido político caiu no enredo do cidadão de São Paulo. Por respeito pessoal a Arthur Virgílio, outrora vigoroso combatente não comento sua tentativa eleitoral. Amigos e familiares de-vem preservá-lo de exposição nesta etapa.

Voltando aos pré-candidatos de fato, Dória melífluo envolveu o debate em sala-maleques e futilidades tão ao seu estilo e o gaúcho Leite amornou!

O único nome de terceira via com via-bilidade eleitoral é Eduardo Leite! Tem uma trajetória política despida de acusações de improbidade, representa o novo e tem boa imagem para os veículos de comunicação. Eu vi o Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, homem de bem, chorar no Piratini por não poder pagar em dia o funcionalismo! Pois Leite, com ajuda do Governo Federal vem pagando em dia e resolvendo questões estratégicas de seu Estado, com eficiência e prudência!

Eduardo, pode se ultrapassar as prévias partidárias receber o apoio do UB que detém enorme tempo de televisão e um bi-trem de dinheiro.

Tem ainda a possibilidade de agregar os insatisfeitos do Podemos, que sempre será o puxadinho do PSDB. Igualmente, quando escrevo que cresce se ultrapassar a sua convenção é porque enfrentará em eleição de colégio eleitoral fechado a máquina de corrupção chamada João Dória!

Não há embargo em afirmar que quem quer que seja que vença a máquina parti-dária paulistana esta pronto para embates maiores!

Creio que Leite pode contribuir para a qualidade do pleito de 2022!

QUEM VAI AOS PAÍSES ÁRABES FAZ O QUÊ?

Independentemente das razões da viagem, no momento turístico tira foto com camelo e posa de roupa típica. Meu amigo Eduardo Bolsonaro agiu com a normalidade dos brasileiros em geral. Foi o que bastou para ser alvo das grosserias habituais desti-nadas aos bolsonaristas em geral. Conheço bem Eduardo e admiro sua educação e lhaneza no trato com os demais! O tempo é o Senhor da razão! Todavia, quem é bol-sonarista esta acostumado com as ofensas diárias e mais do que isto a ser tratado como imbecil, somente e tão somente porque não cede ao canto da sereia lullista. Ser chamado de retardado e ignorante é lugar comum. Faz parte da livre manifestação admitida em regimes onde se pratica a liberdade. Aliás os de esquerda viajam sempre para países onde se pratica a liberdade, como por exemplo, o da Bandeirantes o Megali, que mora em Nova York. Lá constrangido ouve em todos os jogos de basquete e outros

espetáculos a que comparece “Fuck you, Bidê”! Chupa que é de uva!

REGIONAL

1- Pedágio em discussão permanente aqui no Estado e de forma especial na Assembleia Legislativa, aliás, foro correto! O que se espera é que finalmente seja im-plantado um modelo decente e submetido à correta relação custo/ beneficio! Qualquer informação preliminar, entretanto não indi-ca um resultado auspicioso! Atenção!

2-As movimentações partidárias nesta semana foram bem intensas. Neste mo-mento dependem de decisões judiais que podem alterar o quadro regional de forma relevante. Aguardemos.

2- Informaram-me que uma alta figu-ra do Judiciário foi a uma reunião em São Paulo, no momento histórico em que foi fi-nalmente resolvida à questão do Precatório CR Almeida! Por óbvio, pedi documentos comprobatórios e ou testemunhais! O infor-mante me prometeu maior profundidade. Aguardemos!

3- ESPORTE: Beach Tennis! Brasil Te-tracampeão mundial

Por conta de meu amigo Robinho Gu-zzati sou fã da modalidade. Vale destacar que as jovens Marcela Vitta e Rafaela Miller, sob orientação do competente Gabriel Fa-rah, trituraram as italianas na final mundial engalanando o esporte. Enfatizo ainda que o apoio oficial a modalidade tão vencedora é muito esperado. Atenção Secretário de Esporte, vale investir...!

COPA DO BRASIL:

ATHLETICO 2 X 0 FLAMENGO

Assisti a porfia com atenção e o re-sultado de campo foi o que acima digitei. Todavia, o Relatório Final da CPI (CBF) foi diverso da meritocracia e da realidade do campo de jogo!

Com efeito, a partida foi apitada por Renan Calheiros, com Randholfe Rodrigues na bandeira 1 e Humberto Costa na 2!

No VAR com decisiva participação fabricando verdades, no caso gols para o Flamengo, Omar Aziz, a mulher de Omar e os dois irmãos de Omar!

Claro que resultado moral não resolve, mas mesmo para um Coritibano histórico como eu constatar o assalto ao Athlético é revoltante!

REFLETINDO:

Elementar, meu caro Watson, porque a Terra não é plana...!

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI

(6)

6

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 • edição 1285 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

PUBLICAÇÃO LEGAL

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

SMART SOLUTIONS INJEÇÕES PLÁSTICAS LTDA tor-na público que irá requerer ao IAT, a Licença Prévia para Fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais; Fabricação de Artefatos de Material Plástico não Especificados Anteriormente a ser implantada na Rua Pérola - Pinhais/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA

KLABIN S.A. torna público que irá requerer ao IAT - Instituto Água e Terra, a Licença Ambiental Simplificada para extração de cascalho, na localidade de Estância Marília, no município de Sapopema/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO

KLABIN S.A. Torna público que recebeu do IAT – Ins-tituto Água e Terra, a Licença Ambiental de Instalação (LI), nº 23.951, válida até 25/05/2026 para extração de cascalho, implantada na localidade denominada Vila Preta II, no município de Telêmaco Borba.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO

KLABIN S.A. Torna público que recebeu do IAT – Ins-tituto Água e Terra, a Licença Ambiental de Instalação (LI), nº 23.997, válida até 23/09/2025 para extração de cascalho, implantada na localidade denominada DBC II, no município de Reserva.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

KLABIN S.A. Torna público que recebeu do IAT - Instituto Água e Terra, a Licença Prévia nº 43433 válida até 06/10/2023 para Extração de Cascalho, situada na localidade denominada Ana Cláudia - Município de Cândido de Abreu/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO

KLABIN S.A. Torna público que recebeu do IAT – Ins-tituto Água e Terra, a Licença Ambiental de Instalação (LI), nº 23.998, válida até 23/09/2025 para extração de cascalho, implantada na localidade denominada DBC I, no município de Reserva.

MARINGÁ

RICARDO BARROS X OMAR AZIS: ABUSO DE AUTORIDADE

RICARDO BARROS E OMAR AZIS

Indicado pelo relator da CPI da Covid, o deputado Ricardo Barros anunciou que vai processar Renan Calheiros por abuso de autoridade e denunciação caluniosa e o senador Omar Aziz pelo cerceamento do direito à defesa. “Todos os depoentes ouvidos na CPI, sem exceção, o isentaram de envolvimento na negociação da vacina Covaxin. A CPI não pode igno-rar o fato de que a investigação negou as suspeitas. Vou processar o senador Renan Calheiros e senador Omar Aziz que interrompeu meu depoimento na Comissão”.

SUSPEITAS

Barros rebateu uma a uma as acusações de Renan Calheiros. Lembrou que todos os depoentes ouvidos na CPI, sem exceção, o isentaram de envolvimento na negociação da vacina Covaxin. “Foram 12 pessoas que negaram a minha participação.A CPI não pode ignorar o fato de que a investigação negou as suspeitas”.

ANTERIOR

Barros disse que ao não encontrar provas das sus-peitas o relator tenta produzir denúncias sobre fatos ocorridos durante a gestão no Ministério da Saúde entre 2016 e 2018, período anterior à pandemia e que não é objeto de investigação da Comissão. “São acu-sações que não se sustentam, Fatos ocorridos anos antes da pandemia e que já estão sem esclarecidos”.

EMPRESAS

O deputado também criticou duramente a inclu-são das suas empresas no relatório. “A gestão delas não tem relação alguma com a pandemia. Não há nada de errado”. Segundo Barros, a RC1 e a RC4 são empresas patrimoniais, incorporadoras constituídas para comercializar imóveis. “Elas vendem patrimô-nio, não faturam no mercado. Portanto o quadro funcional é irrelevante e sem relação alguma com os faturamentos”.

REVITALIZAÇÃO DE MATINHOS

PREÇOS E DOCUMENTOS DOS

CONSÓRCIOS EM ANÁLISES PELO IAT

O Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, abriu na terça-feira (19) os envelopes da fase de habilitação das empresas/consórcios que disputam a licitação da obra de recuperação da orla de Matinhos. Apenas os documentos dos três consórcios que apresentaram os menores preços na primeira etapa foram abertos, conforme estipulado pelo edital: Consórcio Orla Matinhos, Consórcio Sambaqui e Consórcio Nova Matinhos.

Essa etapa trata da contratação da empresa espe-cializada para execução das obras previstas, de acordo com os projetos, planilha orçamentária de referência, cronograma, especificações, memoriais descritivos e demais elementos do Edital de Concorrência Pública. Conforme os valores apresentados a menor pro-posta for vencedora da obra o serviço de revitalização tem o valor R$ 314.898.595,90 milhões do consórcio Sambaqui por empresas Castilho, Codrasa, Tucuman, Jan de Nul, Dang, Serra da Prata e Soeb. O valor máximo da obra era de 377 milhões e neste valor chegará um desconto de 18%. Em segundo lugar com R$ 319 milhões ficou consórcio Nova Matinhos formado pelas empresas Oeci e Van Ord. A terceira

colocada com R$ 336 milhões é do consórcio Orla de Matinhos pelas empresas Gel, Sultepa, R. Nilsen, Foz Engenharia e Master Serv. Entre estes três serão definidos a empresa que irá fazer a obra e participar da segunda fase de habilitação. O consórcio Enterpa/ Sul catarinense foi excluída por não ter itens do edital de licitação e estava com o valor de R$ 358 milhões.

(7)

7

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 • edição 1285 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

SECRETARIA DE JUSTIÇA

LANÇAMENTO DA CONFERÊNCIA

ESTADUAL DOS DIREITOS DA

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Representantes das entidades dedicadas a pessoa com deficiência, lideranças da sociedade civil e atletas paralímpicos do Paraná estiveram presentes no lançamento da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu na quarta-feira (20) no Salão de Atos do Palácio Iguaçu e foi idealizado pelo Departamento de Políticas para pessoa com Deficiência da Secre-taria de Justiça, Família e Trabalho (SEJUF).

Na ocasião, o secretário Ney Leprevost falou aos presentes sobre os avanços que os programas voltados ao respeito da pessoa com deficiência têm alcançado nas ações da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho durante a gestão do governo Ratinho Junior. Entre eles o passe livre, a carteira do autista, os mutirões de emprego direcionados as pessoas com deficiência e o cartão futuro.

Leprevost também ressaltou a importância da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pois dará subsídios para o desenvolvi-mento de políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência no estado do Paraná.

UNIÃO DA VITÓRIA

KIT ROBÓTICA

Hussein Bakri

O líder do Governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, e o chefe da Casa Civil, secretário Guto Silva, entregaram em União da Vitória os kits de robó-tica. A ação integra o programa Robótica Paraná, que tem um investimento de R$ 9,1 milhões. O objetivo do Governo Ratinho Junior é oferecer aos alunos novas habilidades e conhecimentos para as profissões do futuro a partir das aulas de programação.

PÓS COVID

A Secretaria de Saúde de União da Vitória iniciou nesta semana o monitoramento e pesquisa com os pacientes que tiveram Covid-19. As informações vão ajudar a Secretaria a entender melhor os dados da doença no município e também monitorar o caso Síndrome Pós-Covid e efeitos adversos que o paciente possa vir a ter depois do coronavírus. O contato está sendo feito exclusivamente pelo número (42) 8403-5817 e na mensagem está sendo feita a identificação como Secretaria da Saúde e todas as informações são sigilosas.

SUPLENTE

Clodoaldo Goetz

Vereador suplente Clodoaldo Goetz (PV), tomou posse da vaga de legislador na Câmara Municipal de União da Vitória. Ele assumiu uma cadeira no lugar do vereador Ednilson De Godoy (PV), que se licenciou por 30 dias para tratar de assuntos de interesse par-ticular. Conforme determina o regimento interno em seu artigo 93 parágrafo 1.o, o suplente deverá tomar posse no prazo de 48 horas a partir da convocação.

VOOS AZUL

O Paraná será o Estado brasileiro com maior número de destinos cobertos pela Azul a partir de 2022. Já as novas linhas serão inauguradas ao longo de 2022. União da Vitória e outras dez cidades pas-sam a integrar a malha da companhia aérea. Outras quatro terão suas operações retomadas após terem sido paralisadas durante a pandemia, são Ponta Grossa (Campos Gerais), Toledo (Oeste), Pato Branco (Sudoeste) e Guarapuava (Centro-Sul).

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania) cumpriu agenda em União da Vitória, na semana pas-sada. O parlamentar realizou uma prestação de contas do seu mandato na Câmara de Vereadores. Além de apresentar os recursos vindos para União da Vitória especialmente no combate a pandemia, o deputado ressaltou que o partido já está se preparando para as eleições de 2022. “Assim vamos organizando, conver-sando e melhorando esse ambiente político que às vezes deixa muito a desejar por falta de informação. Queremos contribuir para que a política se efetive como a busca pelo bem comum”.

PENDUROU AS CHUTEIRAS!

O QUE DEU

NO ROSSONI?

O tucano Valdir Rossoni, ex-chefe da Casa Civil no governo de Beto Richa (2010/2018), que assu-miu a vaga aberta pela morte do deputado federal Schiavinato (PP) de covid-19 em abril deste ano, anunciou pelas redes sociais a aposentadoria da política. Rossoni tem ainda 15 meses para terminar o mandato, mas a mudança de pensamento foi muito repentina, pois muitos achavam

que com o afastamento por ter ficado na suplência em dois anos, fariam que ele retornasse a Assembleia Legislativa em 2023, por ter perdido algumas bases eleitorais e o desgaste do nome nas citações da Operação Quadro Negro.

Na assembleia alguns co-mentários de que está apo-sentadoria teria ligações com a delação de Joel Malucelli, que deve estar liberada em breve e o nome de Rossoni iria apa-recer novamente desgastando ainda mais o nome do atual deputado.

(8)

8

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 • edição 1285 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA

COLORIDA

ONDAS LITORÂNEAS

ROCHAS DA PEDRA DA PALANGANA SERÃO DOADAS AOS MUNICÍPIOS DO LITORAL

O trabalho será feito com o auxílio de uma draga mecânica. Os pedaços removidos serão

levados ao canteiro da obra para a britagem.

Na terça-feira (19), a Portos do Paraná iniciou a etapa de remoção das rochas dos pontos mais rasos da Pedra da Palangana. O trabalho será feito com o auxílio de uma draga mecânica. Os pedaços removidos serão levados ao canteiro da obra para a britagem. Ao final desse processo, as pedras serão doadas a municípios do Litoral paranaense.

A derrocagem da Pedra da Palangana visa dar mais segurança para a navegação e para o meio ambiente, com a remoção dos pontos mais rasos do complexo de rochas subterrâneas. Com a remoção o risco de encalhe de navios e desastres ambientais será minimizado.

MOTORISTA E SERVIDOR PÚBLICO RECEBEM CHEQUES DO NOTA PARNANGUARA

Nesta semana o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, fez a entrega dos cheques a dois novos sor-teados no programa Nota Parnanguara. O sorteio

ocorreu no início deste mês e contemplou dois vencedores, no valor de 2.500 cada. Atila Shiroma de Souza e Belmiro Mendes Junior que pediram nota e foram sorteados. Esta é a terceira edição do programa Nota Parnanguara que visa o aumento de arrecadação junto aos cofres públicos.

QUALIDADE TÉCNICA DA GESTÃO NOS PORTOS PARANÁ

Neste mês, no último dia 14, a qualidade técnica da gestão dos portos do Paraná foi mais uma vez destaque nacional no prêmio Antaq 2021. As duas categorias premiadas pela agência reguladora re-centemente foram “Conformidade Regulatória”, entre os portos públicos organizados, (1º lugar) e 2º lugar na categoria Desempenho Ambiental, modalidade “Maior Índice de Desempenho Ambiental 2020”.

GUARATUBA

15ª ETAPA DOS JOGOS DA INTEGRAÇÃO DA TERCEIRA IDADE – JIIDOS

Guaratuba sediou a abertura da 15º etapa dos Jogos da Integração da Terceira Idade - JIIDOS, uma realização da Prefeitura Municipal de Guaratuba através da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Secretaria da Cultura e do Turismo e Superintendência do Esporte do Paraná.

Na segunda-feira (18), Guaratuba recebeu no Ginásio José Richa, representantes de 32 municípios paranaenses, aproximadamente 1.200 participantes, sendo 888 atletas e os demais integrantes da comis-são técnica, professores, enfermeiros e servidores

do Estado e dos municípios. O objetivo é incentivar a participação e o lazer de pessoas de 60 anos ou mais em atividades lúdicas, esportivas adaptadas, recreativas, artísticas, socioculturais e de integração.

Nelson Justus

Compuseram a mesa de autoridades, o prefeito, Roberto Justus, o vice-prefeito, Edison Camargo, a deputada federal, Christiane Yared, os deputados estaduais, Nelson Justus e Paulo Roberto (Galo), o diretor presidente do IPCE - Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, Walmir de Matos, a superinten-dente geral de Ação Solidária – SGAS, Eugenia Ângela Cristina Ricordi representando o governador e a pri-meira dama do Estado, estavam presentes também secretários de Guaratuba e prefeitos dos municípios participantes dentre outras autoridades políticas.

LONDRINA

NOVA SEDE DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO LEVA O

NOME DO PROFESSOR MARCELO DE LIMA URBANEJA

Na última segunda-feira (18), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, entregaram oficialmen-te a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (SME). Durante a inauguração do espaço, mais de dez ex-secretários municipais de educação também estiveram presentes e foram homenageados pela Prefeitura de Londrina. O novo espaço abriga 165 profissionais de todas as diretorias da Secretaria de

Educação. O prédio público da SME homenageia o professor Marcelo de Lima Urbaneja por meio de lei municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores. Urbaneja foi servidor municipal da rede pública de Educação e atuou como presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv) durante 16 anos. Ele faleceu em 2021, vítima de complicações da Covid-19.

UM ANINHO DA

MARIA EDUARDA

Nesta semana Danilo e Daniela Vilela come-moraram o aniversário de um aninho da filha Maria Eduarda juntamente com os avós. Uma festa com toda família pra marcar esta data e abençoar a vida da Maria Eduarda nestes novos tempos pós pandemia.

(9)

9

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 • edição 1285 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA

COLORIDA

EFEITO DOMINÓ:

TSE PROMOVE A DANÇA DAS CADEIRAS NO PARANÁ

Francischini e Éverton

As últimas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre processos de cassação de deputados estaduais paranaenses pode causar um “EFEITO DO-MINÓ” na Assembleia Legislativa com a troca de até quatro cadeiras a um ano do próximo pleito. O maior reflexo será com a cassação do deputado Delegado Francischini (PSL), que foi acusado de usar os meios de comunicação, coma divulgação de fake News so-bre fraude nas urnas e também de abuso de poder político nas eleições de 2018.

LIVE NO FACEBOOK

No dia da eleição, em 07 de outubro, Francischini fez uma live nas redes sociais para denunciar que duas urnas supostamente estavam fraudadas e não aceitavam votos do candidato Jair Bolsonaro. Estes motivos foram citados no parecer do relator do pro-cesso no TSE, ministro Luís Felipe Salomão, que julgou totalmente procedente a ação para cassar o diploma do parlamentar e torná-lo inelegível por oito anos, pois considerou que a página do deputado, equivale a um meio de comunicação, e para isso citou as seis milhões de visualizações que o vídeo teve, e que as denúncias feitas por Francischini eram “absoluta-mente falsas e manipuladoras” e levaram “milhões de eleitores a erro”. Para piorar o TRE-PR fez várias auditorias nas urnas e constatou que elas estavam com funcionamento normal, sem indícios de fraude em seu sistema.

Na sequência da sessão mais dois ministros votaram pela cassação do parlamentar, totalizando três votos pela cassação, faltando apenas um para consumação do fato. Na sequência foi à vez do mi-nistro Carlos Horbach que fez um pedido de vistas, mas pelas normas não há data prevista para que ele se pronuncie e o julgamento seja reiniciado.

FALTAM QUATRO MINISTROS

Ainda faltam quatro magistrados se posicio-narem. Se um dos ministros se posicionar dando provimento aos três votos já proferidos, forma-se a maioria e Francischini perde o mandato. Até agora os ministros Luís Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques e Sérgio Banhos votaram a favor para cassar Francischini por espalhar fake News.

VOTAÇÃO ANULADA E AS CONSEQUÊNCIAS AO PSL

Coronel Figueiredo

Para piorar a situação do PSL, o relator pediu a anulação dos votos de Francischini, e a retotaliza-ção dos votos para deputado estadual no Paraná na eleição de 2018 que teria obtido 427.749 votos, sendo o mais votado no Paraná, com a onda Bolso-naro naquela data. Se houver a cassação haverá um recálculo do quociente eleitoral e três cadeiras serão retiradas do PSL na Assembleia. Para complicar ainda mais a situação do partido na mesma sessão, o TSE cassou o mandato do deputado Subtenente Everton e a anulação dos seus votos e do suplente Coronel Figueiredo.

QUOCIENTE ELEITORAL

Deputados Do Carmo e Emerson Bacil

Com os votos anulados de Francischini e de Ever-ton, o quociente eleitoral cai pra 97.328 votos, e com isso cairiam os deputados Do Carmo, Emerson Bacil. Os prováveis nomes a ocuparem essas cadeiras serão a Cantora Mara Lima (PSC), Adelino Ribeiro (PRP), Nereu Moura (MDB) e Pedro Paulo Bazana (PV).

Mara Lima (PSC), Adelino Ribeiro (PRP)

Nereu Moura (MDB) e Pedro Paulo Bazana (PV) REPERCUSSÃO NA ASSEMBLEIA

Na sessão de quarta-feira (20), após as decisões do TSE, vários parlamentares comentaram o assunto, manifestando preocupação com a repercussão das decisões do TSE, principalmente com a demora do julgamento destes processos e que os mandatos de Francischini e Everton foram conquistados legitima-mente nas urnas e tomados desta forma. Outro fator comentado é que as atitudes dos ministros além de uma demonstração de força é uma resposta que está sendo dada aos rompantes do presidente da Repú-blica e seus seguidores contra o processo eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas.

PERDA DO MANDATO E INEGIBILIDADE

Além da perda do mandato, Francischini, pode-rá ficar inelegível por oito anos e entregar o atual mandato que duraria mais um ano e haverá uma reformulação na bancada de oito parlamentares, modificando em quase 10 % em relação à composição da casa de leis.

QUEM GANHA E QUEM PERDE

Greca e Guto

A situação da cassação de Francischini mexe com vários setores da política no Paraná. Analisando a situação partidária hoje que tem a fusão do DEM--PSL (UNIÃO BRASIL), sem o comando do delegado, o nome de Rafael Greca acabará sendo o nome a comandar o partido no estado, pois tem a aprova-ção dos dois presidentes ACM Neto e Luciano Bivar. Greca manterá as boas relações com o governador Ratinho Jr., cedendo um espaço eleitoral e financeiro a disposição da reeleição, além de não necessitar trocar de partido podendo trabalhar normalmente nas eleições no ano que vem.

Francischini, Guto, Romanelli e Traiano.

Outro fator que deve ser analisado é que sem Francischini, o governo poderia ter uma cobrança maior com relação aos cargos de disputa para o Senado, presidência da Comissão de Constituição e Justiça e Presidente da Assembleia no próximo mandato, pois teria em Francischini um nome forte na cobrança destes setores. Com a possibilidade desta cassação nomes para o senado como Guto Silva, Luiz Romanelli, Álvaro Dias teriam um concorrente a menos com enorme potencial de fundo partidário e tempo de TV.

Hussein Bakri e Marcio Nunes.

(10)

10

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 • edição 1285 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

ESCRACHO

FRANCISCHINI NA MARCA DO PÊNALTI

Faltando apenas um voto para cas-sar o mandato do deputado estadual mais votado do Paraná em 2018, o ministro Carlos Horbach pediu vistas ao processo e interrompeu o julgamento de Fernando Francischini, no Tribunal Superior Eleitoral.

Francischini fez uma live no dia da eleição (7 de outubro) para denunciar que duas urnas supostamente estavam fraudadas e não aceitavam votos no então candidato à Presidência da Repú-blica Jair Bolsonaro. O Tribunal Regional Eleitoral paranaense (TRE-PR) julgou improcedente a ação movida pelo MPE, que recorreu ao TSE.

INELIGÍVEL

Luiz Felipe Salomão

Relator do recurso, o ministro Luis Felipe Salomão julgou procedente a ação para cassar o diploma do parla-mentar e torná-lo inelegível por oito anos, a contar da data da eleição. Sa-lomão entendeu que o então deputado federal à época cometeu crimes ao utilizar o perfil pessoal no Facebook para promover ataques contra as urnas eletrônicas.

Com o pedido de vistas não há prazo para a retomada do julgamento, mas tudo leva a crer que Francischini dificilmente será poupado por seu ato.

DEPUTADOS CASSADOS

Deputado Everton e Coronel Figueiredo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, cassou os diplomas do deputado estadual Everton Marceli-no de Souza e do suplente de deputado federal Antonio Carlos da Silva Figuei-redo, ambos do PSL-PR.

Os dois foram acusados pelo Minis-tério Público Eleitoral (MPE), atendendo denúncia de um eleitor, de captação e gastos ilícitos de recursos na eleição

passada.

Segundo a denúncia, eles rece-beram doação de campanha da As-sociação dos Militares da Reserva, Reformados e Pensionistas das Forças Armadas do Paraná (Asmir-PR), pessoa jurídica, conduta vedada pela legislação eleitoral, que proibiu o financiamento eleitoral por instituições privadas.

DOAÇÃO IRREGULAR

A doação foi de cerca de R$ 12 mil, sendo caracterizada pela confecção de 19,8 mil informativos com pedidos expressos de votos aos candidatos a apenas 20 dias do pleito.

De acordo com o MPE, o valor do-ado constituiria 31,7% dos recursos de campanha de Antonio Carlos e 76,29% dos recursos de Everton Marcelino, o que configurou o ilícito. O MPE confir-mou que pessoas jurídicas de direito privado, estão impedidas de quaisquer doações, de qualquer espécie, para fins eleitorais.

NOVA DECISÃO

A decisão do TSE considerou recur-so do MPE contra o acórdão do Regio-nal paranaense que havia inocentado os acusados. Segundo o relator do caso, não há dúvida sobre o conteúdo eleitoreiro do boletim em benefício dos recorridos. “A própria Associação, em resposta a ofício do Ministério Público, reconheceu, de forma expressa, que realizou propaganda dos dois candi-datos. Além disso, as oito laudas do boletim corroboram a promoção da candidatura dos recolhidos”, disse Sa-lomão, mencionando ainda a expressiva tiragem do informativo.

FOI ILÍCITO

Para Salomão, o somatório das pro-vas e das circunstâncias apresentadas no recurso revela a participação ativa dos candidatos nas condutas vedadas. “Existe comprovação do ato qualifi-cado de obtenção ilícita de recursos para financiamento de campanha”, ressaltou o ministro, reforçando que os candidatos não fizeram sequer constar, nas respectivas prestações de contas, o valor recebido referente à publicação do boletim. VÔOS RETOMADOS O g o v e r -nador Ratinho Junior e o pre-sidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodger-son anunciaram vinte novos destinos da empresa aérea no Paraná. Será a maior malha da Azul no país.

Voltam a receber voos Ponta Gros-sa (Campos Gerais), Toledo (Oeste), Pato Branco (Sudoeste) e Guarapuava (Centro-Sul). As linhas serão reativadas em dezembro com voos nas segundas, quartas e sextas-feiras. As passagens já podem ser comercializadas pela empresa.

NOVAS LINHAS

Novas linhas serão inauguradas no ano que vem. Onze cidades que passam a integrar a malha da companhia aérea são: Guaíra (Oeste), Paranavaí (No-roeste), Francisco Beltrão (Sudoeste), Cornélio Procópio (Norte), União da Vi-tória (Sul), Cianorte (Noroeste), Campo Mourão (Centro-Oeste), Telêmaco Bor-ba (Campos Gerais), Arapongas (Norte) e Apucarana (Vale do Ivaí), todas com aviões Cessna da sub-regional Azul Co-necta, além de Umuarama (Noroeste), com aviões ATR.

Elas se somam a Curitiba, Foz, Lon-drina, Maringá e Cascavel.

GANÂNCIA HUMANA

Papa Francisco

O Papa Francisco disse esta semana que “é hora de frear a locomotiva des-controlada da ganância humana”. Ele fez um premente apelo aos "poderosos da Terra" para trabalhar por um mundo mais justo, cancelando o "sistema de morte".

Foi a mensagem do Santo Padre durante o IV Encontro Mundial dos Movimentos Populares. Francisco pede o cancelamento da dívida dos países pobres, o fim das armas, das agressões e sanções e a quebra de patente para todos tenham acesso às vacinas. Como propostas concretas: um salário mínimo e a redução da jornada de trabalho.

SHEIK BOLSONARO

Ganhou todas as redes sociais na se-mana e foi motivo de memes e charges nas principais publicações brasileiras o exibicionismo do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, vestido de sheik árabe, durante sua visita ao Catar.

Para rechaçar as críticas, Eduardo foi às redes sociais esta semana e registrou: - Fuja dos lambe-lambe em shoppings aos domingos, dá azar. Tirei uma foto neste daí vestido de árabe, e

uns frouxos vieram encher a paciência. (Faria tudo de novo).

RELATÓRIO DA CPI

Marcos Rogério

O relatório final da CPI foi oficial-mente apresentado ao Senado. De autoria do senador Renan Calheiros, o relatório foi disponibilizado aos inte-grantes da Comissão para que votem a favor ou contra na próxima semana. O conteúdo está nas redes sociais des-de a quarta-feira última e gerou uma série de manifestações, inclusive um racha entre o presidente Omar Azis e o senador Renan.

Há informações que os senadores bolsonaristas Marcos Rogério e Luiz Carlos Heinze preparam relatórios pa-ralelos da CPI. O primeiro se chamará "Narrativas" e o segundo, "Didier Raoult e Mia Khalifa em Rancho Queimado".

DEBATE TUCANO

Os governadores do RS, Eduardo Leite, e de São Paulo, João Doria, frus-traram quem esperava que, dado o clima acirrado no PSDB, subissem o tom no primeiro debate entre os tucanos realizado esta semana entre os que estão disputando as prévias do partido.

(11)

11

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 • edição 1285 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

NORTE PIONEIRO

TECNOLOGIA 5G

Luiz Claudio Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) avalia que o uso da tecnologia 5G vai ajudar os gestores públicos a promover o desenvolvimento dos municí-pios paranaenses. Romanelli destacou ainda a ampla participação dos prefeitos do Norte Pioneiro no debate sobre o uso da tecnologia como ferramenta propulsora do desenvolvimento. Para ele, é preciso incentivar os municípios a adequar suas legislações e a infraestrutura urbana para receber serviços de telefonia móvel e transmissão de dados em 4G e 5G.

TURISMO EM ALTA

A Caravana do Crédito, da Fomento Paraná, vai passar pela região em outubro, atendendo empresá-rios de Carlópolis, Ribeirão Claro e Santo Antônio da Platina. A proposta é incentivar a abertura de novas vagas para o mercado de trabalho no turismo, um dos setores que mais devem crescer, com a oferta de vagas de emprego e aumento da renda dos tra-balhadores e empresários. Em Carlópolis, a Caravana do Crédito vai passar dia 26 de outubro. Em Santo Antônio da Platina será dia 27. Dia 28 o atendimento acontece em Ribeirão Claro.

OUTUBRO ROSA

A expedição Filhas do Paraná, grupo de mulheres motociclistas, Filhas do Vento e da Liberdade, passou pelo Norte Pioneiro, alertando e conscientizando sobre o Outubro Rosa e a importância da prevenção ao câncer de mama. As motociclistas já rodaram cerca de mil quilômetros e passaram por Wenceslau Braz, Siqueira Campos, Carlópolis, Ribeirão Claro, Ja-carezinho, Cambará, Andirá, Santa Mariana, Cornélio Procópio e Sertaneja. Depois seguiram para outras regiões do Estado.

NORTE PIONEIRO

As Regionais de Saúde de Jacarezinho e Cornélio Procópio participaram em Londrina da segunda etapa

do PRI (Planejamento Regional Integrado), da Secre-taria Estadual da Saúde. O objetivo é somar esforços com os municípios para identificar as demandas e promover melhorias em benefício da população. Nos encontros, a SESA quer alinhar e diagnosticar ações ligadas ao fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde, identificando as necessidades e objetivos de cada região, subsidiando a elaboração de planos a nível regional e macro.

CALAMIDADE PÚBLICA

Bandeirantes, Cornélio Procópio, Guapirama, São José da Boa Vista e Siqueira Campos tiveram o Estado de Calamidade Pública provocado pela pandemia de Covid-19, prorrogados até 31 de dezembro de 2021. O reconhecimento, aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná, flexibiliza questões orçamen-tárias e administrativas para assegurar os recursos necessários para áreas prioritárias.

CORNÉLIO PROCÓPIO

O prefeito Amin Hannouche (PSD) deu início ao cadastramento aos interessados em morar no Con-domínio do Idoso, em Cornélio Procópio. O cadastro pode ser feito na Secretaria Municipal de Promoção Social (Rua Goiás, 282 – ao lado da Praça Botafogo). Poderão usufruir do benefício, pessoas a partir de 60 anos, com renda mensal de um a seis salários mínimos e que não tenham casa própria. O Condomínio do Idoso terá 40 moradias e vai contar com amplas áreas de convivência, onde os moradores terão acesso a práticas de lazer, atendimentos à saúde e assistência social, além de atividades físicas e sociais.

UENP: 15 ANOS

Os 15 anos da Universidade Estadual do Norte do Paraná foram marcados pelo lançamento do programa Uenp Sustentável. A professora e ges-tora da área ambiental, Fabi Campos, palestrou no evento, quando falou sobre a importância do ensino superior no desenvolvimento da cidadania. Também foi lançado o Programa de Desenvolvimento Cultu-ral do Norte do Paraná. A promotora Kele Cristiani Diogo Bahena, coordenadora do Gepatria, também palestrou na comemoração do aniversário da UENP. O deputado Romanelli fez a entrega oficial de uma Menção Honrosa à reitora Fátima Aparecida da Cruz Padovan, em homenagem aos professores, alunos e colaboradores da UENP

DUBAI

INVEJOSOS TORCEM

CONTRA O PARANÁ

Marcelo Cattani

O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a se apresentar na Expo Dubai, o maior encontro de negócios do mundo, que começou em outubro e vai até março do ano que vem. Estavam lá semana passada 190 países. China, Rússia, Índia. Estados Unidos pertinho do Irã; Israel a menos de 100 passos da Palestina. Arábia Saudita falando em Turismo e empoderamento feminino. Potências loucas para não perder um palmo na movimentação de contêineres que faz o planeta girar.

O Brasil não inovou muito em seu pavilhão, vendendo um conceito anos 70 de praia e selva. O Peru foi mais elegante em apresentar a Amazônia. Chile, Colômbia até mesmo a Venezuela correndo atrás de novos mercados.

Nas próximas semanas, São Paulo vai com garras afia-das. Depois Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande Do Sul. Aliás, o governo gaúcho estava também semana passada na Espanha, correndo atrás de progresso para o estado.

Mas, por que todos podem e nós não?

Enquanto Governo, instituições e empresários do Pa-raná estavam lá remando pro mesmo lado, numa cidade simbólica onde um canal conectou durante centenas de anos o Mundo Persa ao Mundo Árabe, aqui os invejosos começaram as críticas míopes.

O Paraná não pode mais se submeter ao "terraplanis-mo" eleitoral nem ao negacionismo da estratégia global de blocos no jogo pesado do comércio externo. Chega dessa falácia.

O governador Ratinho Jr e o presidente Carlos Valter, da FIEP, estão de parabéns por abrir um escritório de negócios em Dubai. Tem que abrir um na China, outro na Índia. Nos Estados Unidos.

Quem conhece as reais potencialidades do nosso Esta-do não pode ser contra a excelente janela de oportunidades que o Governo do Estado, Invest Paraná, FIEP, Ocepar, SEBRAE e Faciap abriram nos países árabes.

O mundo está comprador! O Porto de Dubai, por exem-plo, é sozinho maior que todo o sistema portuário brasileiro. Ouçamos mais o secretário Norberto Ortigara, talvez a pessoa com maior visão estratégica do potencial do agro-negócio paranaense. Observemos a evolução exponencial das cooperativas Agrária, Frísia, Cocamar, C Vale, Coamo, LAR, para citar algumas.

O Ecossistema de Inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, acaba de ser premiado internacionalmente. Ponta Grossa está bombando. Maringá tem tudo pra ocupar o lugar de Campinas no mercado de carga aérea e, junto com Campo Mourão, Cianorte, Umuarama e Paranavaí, consolidar o Noroeste como bloco regional.

Guarapuava sai na frente com o primeiro bairro inteli-gente do Brasil, a Cidade dos Lagos!

Nosso sistema portuário vai dobrar. Antonina, Para-naguá e Pontal vão ter outro perfil econômico rapidinho. Vamos trabalhar para aumentar o valor adicionado da nossa produção. Ainda tem muito a ser exportado. Proteína ani-mal, commodities, bens de consumo. Cascavel-Toledo num círculo virtuoso produtivo. Londrina retomando a geração de empregos em Tecnologia. Foz em 2023 terá um voo para os Emirados Árabes. O Turismo será responsável pelo incremento imediato à arrecadação das cidades.

Chega de discurso pequeno, de síndrome vira-lata. O Paraná pode e irá além. Daqui a cinco anos voltamos a conversar.

(12)

12

Curitiba, 22 a 28 de Outubro de 2021 • edição 1285 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

A CARAVANA DO DESESPERO do pré candidato Roberto Requião em busca de um partido, pelo jeito da última progra-mação em Jacarezinho, Francisco Bel-trão,Ponta Grossa e adjacências desceu a ladeira.O pior foi para quem pagou a locação do teatro esperando que tivesse mais de 200 pessoas e o que se viu foi cadeiras intercaladas vazias e com pouca empolgação.

O discurso foi o mesmo de sempre e nem mesmo os componentes da mesa prestaram a atenção do palavreado do boquirroto. Com o estilo ropante e agres-sivo parecia que o gravador foi ligado e ele desandou a falar do luz fraterna, click rural , leite das crianças e a mesma ladainha de sempre.

O discurso foi muito bom e quase todos abusaram de ver o celular

duran-te mais de meia hora de mais algumas asneira do ex senador.

Para variar não faltou ataques ao governador Ratinho Jr. e ao governo Bolsonaro, pois o ex-senador sempre foi esperto e sabe se aproveitar do lado oposicionista quando mais lhe convém. A salvação para aumentar o número de interessados foi o pessoal do PT, como Enio Verri, Professor Lemes, Vereadora Carol Dartora e o carregador de an-dor que se tornou o deputado Arilson Chiorato, que de uma hora para outra passou a andar de tiracolo com o se-nador aposentado.O filho do sese-nador, Mauricio Guarengui também estava lá e como sempre só repete as mesmas palavras do pai, sem apresentar qualquer novidade aos eleitores que ainda tem, usando do mesmo discurso que defende

os professores.

A única coisa definida para os organizadores neste evento foi de que nas outras cidades deveriam ser locados lugares menores para que se consiga demonstrar nas fotos que houve uma sensível melhora na presença de expec-tadores.

Fotos na penumbra e com as pes-soas de costa foi à única forma de esconder a pouca frequência e o in-teresse da população de Beltrão em

comparecer a reunião da caravana. QUEM ESTÁ BANCANDO

ESTÁ CARAVANA?

Muita gente se perguntando de quem estaria bancando estes eventos, pois o ex-senador hoje está sem partido, não deve ter muitos correligionários para investimento, pois muitos ficaram no MDB velho de guerra e não acompanha-ram o derrotado na executiva do partido. Muita gente sabe que Requião não gosta muito de gastar dinheiro do próprio bol-so nestas andanças, pois atualmente ele mesmo relata que está vivendo com uma aposentadoria de R$ 3.072,00.

FALTOU PÃO COM MORTADELA?

A baixa frequência ainda virou motivo de gozação em Jacarezinho, onde alguns presentes comentaram de que faltou pão com mortadela para aumentar a presen-ça nos debates. O que levou a alguns perguntarem cadê o Airton Pisseti para produzir esta solenidade e marketing de

primeira linha.

A pergunta é se o deputado Arilson Chiorato do PT que está o acompanhan-do tem ajudaacompanhan-do nos custos juntamente com o filho de Requião, o Maurício Guarengui?

Arilson (PT) e Requião degustando um pão com mortadela.

O CAÇADOR DE UM PARTIDO URGENTE!

UM EVENTO QUE NEM A COMITIVA PRINCIPAL PRESTAVA A ATENÇÃO NO DISCURSO, A FREQUÊNCIA DE MEIA DÚZIA DE GATO PINGADO FOI

O PONTO ALTO DO DEBATE!

COLORIDA

COLORIDA

POR FORÇA DO DECRETO Nª 4230 DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ, DESDE O ÚLTIMO DIA 16/03/20 OS LEILÕES ESTÃO ON LINE NO SITE: www.favaretoleiloes.com.br

MUDOU SLOGAN!

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •