• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO RETROSPECTIVO DO ATENDIMENTO DE AVES NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO A ANIMAIS SELVAGENS- SAAS/UNICENTRO, NO PERÍODO DE UM ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO RETROSPECTIVO DO ATENDIMENTO DE AVES NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO A ANIMAIS SELVAGENS- SAAS/UNICENTRO, NO PERÍODO DE UM ANO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESTUDO RETROSPECTIVO DO ATENDIMENTO DE AVES NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO A ANIMAIS SELVAGENS- SAAS/UNICENTRO, NO PERÍODO DE

UM ANO Área Temática: Meio Ambiente

Adriano de Oliveira Torres Carrasco (Coordenador da Ação de Extensão)

Adriano de Oliveira Torres Carrasco1 Mylena Longo Bitencourt2 Samara de Oliveira Freitas Priscila Ikeda Bruna Valine Roucha Loures Leslei Caroline Santos Palavras-chave: SAAS, animais selvagens, aves, passeriformes.

Resumo: Desde o mês de junho de 2006, a Unicentro conta com o Serviço de Atendimento a Animais Selvagens (SAAS), que tem como objetivo atender, tratar e encaminhar os animais que chegam encaminhados pelos órgãos competentes como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria do Estado da Saúde do Paraná (SESA) e Batalhão da Polícia Ambiental (Força Verde). Estes animais são provenientes de apreensões, entrega voluntária ou encontro ocasional. No presente estudo foi realizado um levantamento das aves atendidas de julho de 2013 a julho de 2014.

Introdução

O Serviço de Atendimento a Animais Selvagens (SAAS) situado na Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO, tem como objetivo receber, prestar atendimento veterinário e encaminhar a um lugar adequado os animais recolhidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelo Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná (Força Verde).

O Brasil é um dos países com maior e mais diversa avifauna do mundo, estimando aproximadamente haver 1.690 espécies de aves. (CBRO, 2003; IUCN, 2004; NATURESERVE, 2004).

Atualmente, os animais selvagens estão perdendo cada dia mais de seu habitat para plantações, criações de animais domésticos e áreas urbanas (TERBORGH, 1974; GROOMBRIDGE, 1992; PRIMACK; RODRIGUES, 2001), e isso se agrava quando percebemos que a destruição do ambiente é mais acelerada

1 Doutor. Docente do Departamento de Medicina Veterinária da UNICENTRO, campus Cedeteg.

2 Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária da UNICENTRO, campus Cedeteg. Email:

(2)

que o avanço dos estudos sobre biologia e ecologia in situ ou sobre a reprodução em cativeiro das espécies. Isso gera preocupações, pois é possível reduzir tanto essa área que não seja mais possível reintroduzir os animais (PRIMACK;

RODRIGUES, 2001)

Durante muitos anos a ação predatória foi intensa e os órgãos responsáveis não conseguiram manter o controle, portanto muitos exemplares da fauna brasileira já estão extintos ou ameaçados de extinção (VIDOLIN, et al. 2004). Como agravante encontramos o tráfico de animais selvagens, o terceiro maior do mundo, que perde somente para o tráfico de drogas e de armas (LAÇAVA, 2000).

Calcula-se que, por ano, entre 12 a 38 milhões de animais silvestres são retirados das matas brasileiras (OSAUA, 2001; GIOVANINI, 2002); porém, deste total, apenas um em cada dez animais retirados chegam ao seu destino final, nove morrem durante a captura ou transporte (VANNUCCI-NETO, 2000). Entre os maus tratos sofridos, além de serem transportados em pequenos espaços, sem água e alimento, muitos animais têm seus olhos furados, as asas amarradas, as garras arrancadas e os ossos quebrados (GIOVANINI, 2002)

Por isso houve a necessidade de criar serviços como o SAAS, que recebem, prestam atendimento veterinário e encaminham esses animais a um lugar adequado, onde possam viver de forma mais “fisiológica” ou ser reintroduzidos na natureza se possível.

Metodologia

Toda vez que um animal é encaminhado para o SAAS, é preenchida uma ficha de solicitação de atendimento, e esta ficha deve conter o nome científico, nome vulgar, sexo, quantidade de animais, motivo de encaminhamento e quem foi o responsável pela entrega. Os dados utilizados nesse trabalho foram levantados através dessas solicitações de atendimento de animais no período de julho de 2013 a julho de 2014.

Resultados e discussões

No período de julho de 2013 a julho de 2014 foram atendidos 144 animais, destes, 87% foram aves, 11% mamíferos e 2% répteis. Podemos perceber que o atendimento de aves prevalece sobre o atendimento dos demais animais, e isso se explica pelo fato de o Brasil ter uma rica avifauna, sendo uma das maiores do mundo, e pelas aves serem de grande interesse no tráfico ilegal de animais. A perda, degradação, fragmentação de habitats e a caça, especialmente para o comércio ilegal, são as principais ameaças às aves brasileiras (MARINI E GARCIA, 2005).

Em um estudo realizado no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2005 a 2010, a casuística foi de 85% de aves, 9% de répteis e 6% de mamíferos (BOTH et al., 2011). Em outro estudo realizado entre o período de 2006 a 2011, por

(3)

Rabbers et al. (2011), no SAAS, os resultados foram semelhantes sendo 84% aves, 13% mamíferos e 3% répteis. Mostrando que os dados condizem proporcionalmente.

Das 115 aves atendidas durante este período no SAAS, a maior ocorrência de solicitação de atendimento foi de passeriformes totalizando 65 animais (56,52 %), seguido de 13 psitaciformes (11,3%), 11 strigiformes (9,56%), 4 falconiformes (3,47%), 4 ciconiiformes (3,47%) ,4 piciformes (3,47%), 2 columbiformes (1,73%), 2 anseriformes (1,37%) e 9 aves distribuídas em outras famílias (7,82%) conforme demonstra o gráfico abaixo :

Figura 1: Percentual gráfico das aves atendidas no SAAS no período de um ano

Segundo dados do Ibama, cerca de 82% dos animais traficados no Brasil são aves. Ferreira e Glock (2004) afirmam que as aves silvestres mais frequentemente capturadas são os Passeriformes e Wright et al. (2000) listam também os Psitaciformes. Os motivos de encaminhamento desses animais variam entre apreensão, entrega voluntária ou encontro ocasional.

Considerações finais

Os animais perdem cada dia mais o seu habitat através do desmatamento para criação de animais domésticos ou pela urbanização, obrigando-os a se aproximar cada vez mais do meio urbano. Isso pode ser agravado pelo tráfico de animais selvagens, que hoje em dia é terceiro maior do mundo, e o principal alvo dessa prática são as aves. Hoje, o Serviço de atendimento de Animais Selvagens tem um papel importante no recebimento, tratamento e encaminhamento das aves

(4)

apreendidas e recolhidas pelos órgãos ambientais competentes da região. Estes animais podem ser reintroduzidos ao seu hábitat natural ou, quando isso não é possível, são encaminhados para um local adequado para a manutenção em cativeiro.

Referências

BOTH, M.C; HOHENDORFF, R.V; GIACOMINI, C; GORCZAK, R. Casuística do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul entre os anos de 2005 e 2010. In: Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil-SZB. Anais... Gramado: 2011, p.49.

CBRO (Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos). 2003. Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, São Paulo. Disponível em <http: www.ib.usp.br/cbro>

FERREIRA, C. M. E L. GLOCK Diagnóstico preliminar so bre a avifauna traficada no Rio Grande do Sul, Brasil. Biociências. 2004, 12: 21-30.

forest. Cons. Biol.2000, 14: 227-239.

GIOVANINI,D. 1° Relatório Nacional sobre o tráfico de Fauna Silvestre. Brasília:

Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais –RENCTAS, 2002. 108p.

GROOMBRIDGE, B. Global Biodiversity: Status of the Earth´s Living Resources.

London: Compiled by the World Conservation Monitoring Centre, Cambridge, U.K. Chapman and Hall, 1992.

IUCN. 2004. 2004 IUCN red list of threatened species. IUCN Species Survival Commission, Gland, Suiça e Cambridge. Reino Unido. Disponível em

<http://www.redlist.org>

LAÇAVA, U. Tráfico de animais silvestres no Brasil: um diagnóstico preliminar.

WWF-Brasil, Brasília, 2000.

MARINI, M.Â; GARCIA, F.I. Conservação de aves no Brasil. Megadiversidade, 2009, 1, 95-102.

NatureServe. 2004. InfoNatura: birds, mammals, and amphibiansof Latin American (Web application). Versão 3.2. Arlington, Virginia. Disponível em

<http//www.natureserve.orginfonatura>

OSAUA,M. Tráfico de Animais, um Negócio Milionário. Rio de Janeiro: Tierramerica.

Médio Ambiente y Desarrollo, 2001. (Disponível em: http://www.tierramerica.org) PRIMACK, R.B.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina: E.

Rodrigues, 2001.

RABBERS, A.R.M; RAVIOLO, A.E; SCHÚ, C; ALVES, M.H; IKEDA, P; CARRASCO, A.O.T; BORTOLINI, Z; TRANQUILIN, M.V; LEHMKUHL, R.C. Estudo retrospectivo da casuística do Serviço de Atendimento Animais Selvagens– SAAS– UNICENTRO, no período de 2006 a 2011. In: Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão- II SIEPE. Anais...Guarapuava, 2011.

TERBORGH, J. Preservation of the natural diversity: The problem of the extinction prone species. BioScience, n. 24, p. 715-722, 1974.

(5)

VANNUCCI-NETO,R. Aves Silvestres em Cativeiro: Considerações Gerais. Tráfico de Aves. O Curumim, n. 95, Abril/ 2000, p.4 -5. Disponível em

<http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/cpfm/curumim/95/curumim95_pag4.htm>

VIDOLIN,G.P.; MAGINI,P.R.; MOURA-BRITO,M.; MUCHAILH,M.C.; Programa Estadual de Manejo de Fauna Silvestre Apreendida - Estado do Paraná, Brasil. Cad.

biodivers. v. 4, n. 2,dez. 2004

WRIGHT, S.J., H. ZEBALLOS, I. DOMÍNGUEZ, M.M.GALLARDO, M.C. MORENO E R. IBÁÑEZ Poachers alter mammal abun dance, seed dispersal, and seed predation in a neotropical. Cons. Biol.2000, 14: 227-239.

Referências

Documentos relacionados

O Pregoeiro da Prefeitura Municipal de Coronel Ezequiel/RN, no uso das suas atribuições legais, torna público a quem interessar, que estará realizando licitação tipo

1 - Específicos: conforme orientação da Vigilância Epidemiológica (isolamento viral ou sorologia).. 2 - Inespecífico: Hemograma com contagem de plaquetas (auxiliar

Conforme a classificação de risco, diante de um caso suspeito de febre de Chikungunya, o hemograma deve ser solicitado à critério médico para as formas brandas da doença e

Essa pesquisa parte do pressuposto de que a utilização mais frequente do couro de peixe no desenvolvimento de produtos de moda – principalmente no segmento beachwear –

O objetivo principal do presente trabalho foi propor uma nova ferramenta que auxilie na previsão de ocorrência de eventos hidrológicos extremos, mais

O escalonador de referˆ encia proposto no adendo IEEE 802.11e consiste de um esca- lonador com controle de admiss˜ ao que usa o conjunto m´ınimo obrigat´ orio de parˆ ametros

Com este estudo foi possível chegar ao objetivo inicial da pesquisa, que foi analisar e propor melhorias no fluxo de valor em uma família de produtos de uma empresa

RESUMO O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida com jovens estudantes do ensino médio da Escola Estadual Manuel Honorato Sobrinho, na cidade