• Nenhum resultado encontrado

Edição nº a 30 de novembro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edição nº a 30 de novembro"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Edição nº 83 – 26 a 30 de novembro

7 Dias no Poder é um informativo do Grupo de Relações Governamentais de TozziniFreire Advogados e visa relatar os principais itens em pauta nos Poderes Legislativo e Executivo Federais.

A pauta está sujeita a alterações.

Sócio responsável: Claudio Timm (ctimm@tozzinifreire.com.br)

7 dias no Poder

Plenário do Senado aprova novas regras para a rescisão de contratos de compra e venda de imóveis na planta

Na última quarta-feira (21), o Plenário do Senado Federal aprovou o PLC nº 68/2018, de autoria do deputado Celso Russomano (PRB-SP), que altera a Lei de Condomínios (Lei nº 4.591/1964) para disciplinar a resolução do contrato de compra e venda do adquirente de unidade imobiliária em incorporação imobiliária e em parcelamento de solo urbano. A Câmara dos Deputados já havia aprovado a proposta em junho deste ano.

A proposta tem o objetivo de regular os valores a que o adquirente tem direito quando desistir de comprar um imóvel antes de quitá-lo. Segundo o texto aprovado, o empreendimento responsável pelo imóvel poderá ficar com até 50% do valor pago pelo adquirente em caso de desistência da compra.

Como o texto foi modificado pelos senadores, a matéria deverá retornar à Câmara, que deliberará somente as alterações feitas pelo Senado.

Empresas que utilizam produtos nocivos à saúde deverão lavar os uniformes dos seus empregados

Também na última quarta-feira, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), da Câmara dos Deputados, aprovou, nos termos do substitutivo apresentado pelo relator dep.

Nelson Pellegrino (PT-BA), o PL nº 323/2015, que estabelece que as empresas que utilizam produtos nocivos à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente sejam responsáveis pela lavagem dos uniformes de seus empregados. Agora, a matéria seguirá à Comissão de Finanças e Tributação (CFT) para análise.

Destaques da última semana

Agenda da Semana Senado Federal

Plenário

27/11/2018, às 14h

PLS nº 392/2016, que altera a Lei do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para permitir a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo na hipótese de pedido de demissão.

Relator: sen. Paulo Paim (PT-RS) Relatório: pela aprovação.

Fique de Olho

PLC n 78/2018, que permite à Petrobras a transferência parcial a terceiros de áreas contratadas no regime de cessão onerosa.

Relator: não designado.

Relatório: não apresentado.

Comissão de Assuntos Sociais (CAS) 28/11/2018, às 9h

PLS nº 565/2007, que altera a Lei nº 10.820/2003, que autoriza o desconto de prestações em folha de pagamento, para vedar a diferenciação nas condições

de empréstimo consignado ao aposentado, pensionista e trabalhador da ativa, limitando a cobrança de custos financeiros superiores aos menores custos suportados pelos trabalhadores da ativa.

Relatora: sen. Rose de Freitas (PODE-ES) Relatório: pela aprovação, com emenda.

PLS nº 118/2011, que acrescenta artigo à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e altera a Lei de Benefícios da Previdência Social para permitir que as cotas para pessoas com deficiência possam ser preenchidas por aprendizes portadores de deficiência ou reabilitados.

Relator: sen. Paulo Paim (PT-RS) Relatório: pela rejeição.

PLS nº 332/2013, que torna obrigatória a aferição, a comunicação aos órgãos de vigilância sanitária e a divulgação de indicadores de avaliação das Unidades de Terapia Intensiva públicas e privadas.

Relator: sen. Sérgio Petecão (PSD-AC) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

(2)

7 dias no Poder

PLS nº 350/2016, que altera a Lei Federal de Vigilância Sanitária para obrigar que os rótulos e as bulas de medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos alertem sobre a presença de substâncias com o potencial de desencadear reações alérgicas.

Relator: sen. Eduardo Amorim (PSDB-SE) Relatório: pela rejeição.

PLS nº 8/2018, que revoga o artigo 18 da Lei Federal de Vigilância Sanitária para eliminar como requisito para o registro no Brasil a exigência de comprovação de registro no país de origem de drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos importados.

Relator: sen. Armando Monteiro (PTB-PE) Relatório: pela aprovação, sem emendas.

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ)

28/11/2018, às 10h

PLS n 152/2017, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, para determinar que somente poderão ser comercializados os modelos de veículos que tenham alcançado resultados mínimos em testes de impacto (crash tests).

Relator: sen. Ricardo Ferraço (PSDB-ES) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

PLS n 35/2018, que altera a Lei do Processo Administrativo Federal para estabelecer a contagem de prazos em dias úteis e sua suspensão no período de 20 de dezembro a 20 de janeiro.

Relatora: sen. Marta Suplicy (MDB-SP) Relatório: pela aprovação, com emendas.

PLS n 398/2018, que obriga a gravação e a manutenção, por prazo mínimo de cinco anos, do áudio das sessões deliberativas dos conselhos de administração e fiscal das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas, das sociedades de economia mista e das demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

Relatora: sen. Ana Amélia (PP-RS) Relatório: pela aprovação, com emenda.

Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)

28/11/2018, às 9h

PLS nº 68/2016, que institui o Regime de Tributação Unificada (RTU) na importação, por via terrestre, de mercadorias procedentes do Paraguai, para conceder isenção do II aos insumos, às máquinas e aos

equipamentos necessários à produção na Zona Franca Verde.

Relator: sen. Davi Alcolumbre (DEM-AP) Relatório: pela aprovação.

Comissão de Meio Ambiente (CMA) 27/11/2018, às 11h30

PLS nº 408/2012, que altera a Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei nº 6.766/1979) para alargar a faixa não edificável ao longo das águas correntes e dormentes e das faixas de domínio público das rodovias e ferrovias.

Relator: sen. Valdir Raupp (MDB-RO) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC)

28/11/2018, às 11h

PLS nº 90/2012, que altera o Código de Defesa do Consumidor para fixar o início do prazo decadencial do direito do consumidor de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação.

Relator: sen. Dário Berger (MDB-SC) Relatório: pela aprovação.

PLS nº 296/2014, que altera o Código de Defesa do Consumidor para proibir a inscrição de débito de valor inferior a dez por cento do salário mínimo em banco de dados ou cadastro de inadimplentes.

Relator: sen. Sérgio Petecão (PSD-AC) Relatório: pela rejeição.

PLS nº 769/2015, que altera a Lei nº 9.294/1996 para vedar a propaganda de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno e o uso de aditivos que confiram sabor e aroma a estes produtos, bem como estabelecer padrão gráfico único das embalagens de produtos fumígenos, e dá outras providências.

Relator: sen. Cristovam Buarque (PPS-DF) Relatório: pela aprovação, com emendas.

Glossário

PEC: Proposta de Emenda à Constituição PLP: Projeto de Lei Complementar na Câmara PL: Projeto de Lei Ordinária na Câmara

PLC: Projeto de Lei Ordinária da Câmara no Senado PLS: Projeto de Lei Ordinária do Senado no Senado MP: Medida Provisória

PLV: Projeto de Lei de Conversão

PRC: Projeto de Resolução da Câmara PRS: Projeto de Resolução do Senado

PDC: Projeto de Decreto Legislativo da Câmara PDS: Projeto de Decreto Legislativo do Senado PFC: Proposta de Fiscalização e Controle RCP: Requerimento de Constituição de CPI REQ: Requerimento

VET: Veto

(3)

7 dias no Poder

PLC nº 116/2017, que altera a Lei Geral de Telecomunicações para determinar que as empresas prestadoras do serviço de conexão com a internet em banda larga sejam obrigadas a fornecer gratuitamente ao assinante o serviço de provimento de acesso à internet.

Relator: sen. Gladson Cameli (PP-AC) Relatório: pela rejeição.

PLS nº 284/2017, que regula o art. 146-A da Constituição Federal, o qual dispõe sobre a adoção de critérios especiais de tributação, com o objetivo de prevenir desequilíbrios da concorrência.

Relator: sen. Ricardo Ferraço (PSDB-ES) Relatório: não apresentado.

Comissão Temporária para a Reforma do Código Comercial (CCC)

27/11/2018, às 14h30

Reunião para deliberação do relatório apresentado pelo relator, sen. Pedro Chaves (PRB-MS), ao PLS nº 487/2013, que dispõe sobre a reforma do Código Comercial. O relatório é pela aprovação do PLS nº 487/2013, nos termos do substitutivo que integra o relatório.

Câmara dos Deputados

Plenário

27/11/2018, às 16h

Fique de Olho

PL n 2.724/2015, que eleva a participação do capital estrangeiro com direito a voto nas empresas de transporte aéreo.

Relator: dep. Paulo Azi (DEM-BA)

Relatório: pela aprovação, na forma do substitutivo.

PLV nº 30/2018, originário da MP nº 845/2018, que institui o Fundo Nacional de Desenvolvimento.

Relator: dep. Lúcio Vale (PR-PA)

Relatório: pela aprovação, nos termos do substitutivo.

PL n 10.160/2018, que altera a MP nº 2.199- 14/2001 para fixar novo prazo para a aprovação de projetos beneficiados com incentivos fiscais de redução e reinvestimento do imposto sobre a renda e adicionais nas áreas de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Relatora: dep. Marinha Raupp (MDB-RO) Relatório: pela aprovação.

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR)

28/11/2018, às 10h

PL nº 9.407/2017, que altera a Lei nº 9.973/2000, a qual dispõe sobre o sistema de armazenagem de produtos agropecuários, para determinar que o depositário desses produtos não poderá usá-los ou dispor deles sem a autorização do depositante, não sendo aplicadas a esses produtos as regras do mútuo.

Relator: dep. Heuler Cruvinel (PP-GO) Relatório: pela aprovação, com emenda.

Comissão de Ciência e Tecnologia,

28/11/2018, às 10h

PL nº 2.246/2015, que obriga os fornecedores que prestam serviços de natureza continuada a prorrogar o prazo de pagamento das faturas cobradas pela prestação do serviço por tempo igual ao que o serviço esteve interrompido durante o mês.

Relator: dep. Celso Pansera (PT-RJ)

Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

PL nº 4.379/2016, que altera o Código de Defesa do Consumidor para estabelecer condições para a cobrança de tarifas de planos pós-pagos e a obrigatoriedade de reembolso de créditos não utilizados de planos pré-pagos, em caso de rescisão de contrato de prestação de serviços de telecomunicações.

Relator: dep. Roberto Alves (PRB-SP) Relatório: pela aprovação, com emenda.

PL nº 7.923/2017, que altera a Lei Geral de Telecomunicações para determinar que os projetos assumidos pelas prestadoras de serviços de telecomunicações em decorrência de termos de ajustamento de conduta celebrados com a ANATEL serão destinados à ampliação da capacidade, capilaridade ou cobertura das redes de banda larga em áreas de baixo desenvolvimento econômico e social, e dá outras providências.

Relator: dep. André Figueiredo (PDT-CE) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)

27/11/2018, às 14h30

PL nº 2.611/2015, que altera a Lei da TV por Assinatura (Lei nº 12.485/2011), para inserir a possibilidade de adaptação das outorgas do serviço de televisão por assinatura para serviços de sons e imagens.

Relator: dep. Aureo (SD-RJ)

Relatório: pela aprovação, com emenda.

(4)

7 dias no Poder

PL nº 5.237/2016, que altera a destinação do resultado, produto ou valor proveniente da decretação da perda, em favor da União, de bens, direitos e valores relacionados, direta ou indiretamente, à prática de crimes contra a Administração Pública e daqueles previstos na Lei de Lavagem de Dinheiro.

Relator: dep. Celso Maldaner (MDB-SC) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) 28/11/2018, às 9h30

PL nº 9.074/2017, que busca assegurar ao consumidor o direito de realizar revisões em seu veículo automotor fora das oficinas credenciadas ou autorizadas pelo fabricante, sem que isso se traduza na perda da garantia contratual.

Relator: dep. Betinho Gomes (PSDB-PE) Relatório: pela aprovação, com substitutivo

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO)

28/11/2018, às 12h

PL nº 10.380/2018, que altera o Código de Defesa do Consumidor para estabelecer que pessoas idosas poderão desistir do contrato até 45 dias após a sua assinatura ou do ato do recebimento do produto ou da prestação do serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial.

Relator: dep. Eros Biondini (PROS-MG) Relatório: pela aprovação, com emenda.

Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD)

28/11/2018, às 13h

PL nº 10.425/2018, que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Importação (II) sobre produtos de tecnologia assistiva destinados a pessoas com deficiência.

Relatora: dep. Mara Gabrilli (PSDB-SP) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) 28/11/2018, às 9h30

PL nº 1.721/2015, que altera a Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, para vedar a participação direta ou indireta de empresa ou de capital estrangeiro na assistência à saúde.

Relator: Helder Salomão (PT-ES) Relatório: pela aprovação.

PL nº 6.528/2016, que proíbe a manipulação, a fabricação, a importação e a comercialização, em todo o território nacional, de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria que contenham a adição intencional de microesferas de plástico, e dá outras providências.

Relator: Walter Ihoshi (PSD-SP)

Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Finanças e Tributação (CFT) 28/11/2018, às 10h

PL n 2.458/2015, que dispõe sobre mecanismos de prevenção contra fraudes envolvendo o uso indevido de nomes empresariais, marcas e outros sinais distintivos de instituições financeiras.

Relator: dep. Marco Antônio Cabral (MDB-RJ) Relatório: pela aprovação.

Comissão de Minas e Energia (CME) 28/11/2018, às 9h30

Audiência pública para debater a grave situação da indústria nacional de produção de placas e painéis de energia solar no Brasil.

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO)

28/11/2018, às 14h

PL nº 3.154/2015, que determina que os estacionamentos de estabelecimentos comerciais tenham vigilantes, sob pena de multa ou até mesmo interdição.

Relator: dep. Lincoln Diniz Portela (PR-MG) Relatório: pela aprovação.

PL nº 8.226/2017, que altera o Código Penal para tipificar o crime de extorsão praticado contra empresas e comerciantes.

Relator: dep. Ronaldo Martins (PRB-CE) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

PL nº 8.274/2017, que altera a Lei de Segurança para Estabelecimentos Financeiros para obrigar tais estabelecimentos a manterem circuito fechado de televisão que atenda aos requisitos mínimos estabelecidos pelo Departamento de Polícia Federal, devendo as imagens ser armazenadas por, pelo menos, 60 dias.

Relator: dep. Vinicius Carvalho (PRB-SP) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

(5)

7 dias no Poder

Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)

27/11/2018, às 14h

Audiência pública para debater a comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIP) em supermercados e estabelecimentos congêneres.

28/11/2018, às 9h30

PLP nº 439/2017, que altera a Lei Complementar nº 109/2001, que dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar, para disciplinar o processo de equacionamento de planos de previdência complementar deficitários.

Relator: dep. Odorico Monteiro (PSB-CE) Relatório: pela aprovação.

PL nº 2.121/2011, que dispõe sobre o descarte de medicamentos vencidos ou impróprios para o consumo nas farmácias e drogarias.

Relator: dep. Sinval Malheiros (PODE-SP) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

PL nº 2.797/2015, que reduz a zero as alíquotas da COFINS e do PIS/PASEP incidentes na importação e na venda no mercado interno de alimentos industrializados voltados para portadores de doença celíaca, de intolerância à lactose e de alergia à

proteína do leite de vaca, bem como isenta esses produtos do IPI.

Relator: dep. Sinval Malheiros (PODE-SP) Relatório: pela aprovação.

PL nº 10.166/2018, que altera a Lei Federal de Vigilância Sanitária para permitir a alteração no prazo de validade de uso de medicamentos, baseada em evidências científicas.

Relator: dep. Odorico Monteiro (PSB-CE) Relatório: pela aprovação.

29/11/2018, às 10h

Audiência pública para debater a importância do sistema eSocial para unificação, simplificação, redução da burocracia e melhoria da eficiência para governo e empresas.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)

28/11/2018, às 10h

PL 7.300/2017, que regulamenta o monitoramento de trabalhadores por meio de equipamentos de filmagem.

Relatora: dep. Flávia Morais (PDT-GO) Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Comissão de Viação e Transportes (CVT) 28/11/2018, às 10h30

PL nº 9.805/2018, que altera o Código Brasileiro de Trânsito para impor que as determinações do Conselho Nacional de Trânsito que impliquem em ônus adicionais aos condutores ou alterem o seu processo de formação observem o critério da anualidade, e dá outras providências

Relator: dep. Hugo Leal (PSD-RJ)

Relatório: pela aprovação, com substitutivo.

Referências

Documentos relacionados

Neste caso surge um termo adicional que inclui a Cova- riância

Foi prestada, gratuitamente, assistência na rescisão do contrato de trabalho, nos termos do artigo nº 477, § 1º, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , sendo comprovado

PL 04884/2012: Benefício especial para a gestante em situação de risco Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para instituir a reserva de vagas para pessoas do sexo feminino nos

PL 04884/2012: Benefício especial para a gestante em situação de risco Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

PL 04884/2012: Benefício especial para a gestante em situação de risco Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

A Reforma Trabalhista, aprovada por meio da Lei nº 13.467/2017, alterou um vasto plexo de institutos jurídicos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Um dos pontos

I – para o tular do cargo de professor, 60 (sessenta) anos de idade, se homem, e 57 (cinquenta e sete) anos, se mulher, com 25 (vinte e cinco) anos de