• Nenhum resultado encontrado

N. I. 34 Remoção de Mendigos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "N. I. 34 Remoção de Mendigos"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PMERJ EMG

PM/3 09 Out 78

NOTA DE INSTRUÇÃO Nº 034/78

1.FINALIDADE

Regular o procedimento a ser efetuado pela PMERJ, quando solicitado a intervir na remoção de locais públicos para o serviço de mendicância.

2.OBJETIVOS

Proporcionar uma norma de ação, objetivando padronizar a ação dos policiais militares quando da remoção de mendigos.

3.EXECUÇÃO

a. A cargo de todos os CPA e UOp. b. Forma de atuação.

- Em caso de socorro urgente, comunicar-se com o Centro de Operações para que seja providenciada uma ambulância do hospital mais próximo do ocorrido.

- Nos demais casos, encaminhar diretamente a DP da jurisdição, para que seja feita a triagem, concluindo pela aplicação do Art. 60 da Lei das Contravenções Penais ou pela comunicação com o serviço, de mendicância para as providências de remoção do mendigo.

Fernando Antônio Pott - Cel PM RG 02.787 Chefe do Estado-Maior

Por Delegação

Carlos Magno Nazareth Cerqueira - Ten Cel PM RG 04.328 SubChefe do Estado-Maior

DISTRIBUIÇÃO

EM(Ch, Subch e PM/3)1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º CPA...11

1º, 2º, 3¿, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º BPM...09

10º, 11º, 12º, 13º, 14º, 15º, 16º BPM...07

17º, 18º, 19º, 20º, 21º BPM...05

GUE, RPMont, BPRv, BPAE, 1ª, 2ª e 5ª Cia Ind...03

Arquivo...02

(2)

REMOÇÃO, RETENÇÃO E APREENÇÃO DE VEÍCULOS

1.0 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Com certa freqüência, o DETRAN, através de Portarias, Instruções de serviço e outros documentos, adotam legislação complementar sobre os casos de Remoção, Retenção e Apreensão de veículos.

Bem sabemos qual a finalidade dessas medidas. NO entanto, algumas delas tratam de problemas com equívocos, como por exemplo, considerar o DETRAN um veículo apreendido, o veículo removido por estacionamento ou retido por infrigência do art. 203 do Regulamento do Código Nacional de Trânsito (RCNT).

Esquecendo o DETRAN, que a parte executiva afeta à Polícia Militar também é importante, vários aspectos são relegados e em contrapartida, não raro acontece, os embaraços, as interpretações conflitantes, mecanismo de ação distintos de área para área.

Com efeito, a razão principal desses entraves, será de certo modo, ligada aos excessos cometidos, que nesses casos, ao invés de facilitar nossa tarefa, pelo contrário, dificulta seu cumprimento, tornando, por vezes, de inviável execução.

Tentaremos nesse pequeno e simples trabalho, estabelecer uma doutrina única de ação, para ser cumprida pelas UOp que lidam com o Trânsito, dentro do que prevê o Código Nacional de Trânsito e seu Regulamento, sem ferir ainda a legislação complementar existente.

2.0 CONCEITO

a. REMOÇÃO: - É o ato pelo qual um veículo é retirado de um local para outro, por se encontrar estacionado irregularmente.

b. Aplicação da REMOÇÃO:

A penalidade de Remoção é aplicada aos veículos estacionados indevidamente, sendo prevista pelo art. 187 do RCNT. Será realizada a remoção quando se incidir no art. 202 e incisos, a remoção será obrigatória.

A remoção é aplicada, nos casos de estacionamento em aclives e declives e em local e horário não permitido (carga e descarga). A UOp nesse último caso deve verificar a regulamentação de carga e descargas em vigor, dentro de sua área de atuação.

Não se aplica, também, a remoção, para veículo parado irregularmente.

O deslocamento do veículo por remoção só deve ser realizado, quando for aplicada essa pena e, sempre com o auxílio de um auto-reboque.

(3)

veículo no local, por ser sua permanência problemática e prejudicial, à circulação, entende-se no entanto, que não é justo o recolhimento do veículo ao depósito, estando o motorista presente.

Se, porém, o veículo estiver devidamente amarrado ao guincho, mesmo surgindo o seu usuário, aquele deverá ser rebocado para depósito.

Cabe ressaltar que a REMOÇÃO é um capítulo importantíssimo no quando do Policiamento Ostensivo de Trânsito, devendo, por isso, merecer um cuidado especial. a eficiência do policiamento, dependeria, também, em parte, do conhecimento essencial do que prevê o RCNT.

As operações repressivas e preventivas as campanhas educativas de trânsito (estas últimas, raramente), não são suficientes para conter os abusos, que vão crescendo, que preocupa e assusta, principalmente aqueles cuja missão é exatamente o controle do trânsito. Daí realçarmos a necessidade de um conhecimento maior sobre o assunto.

3.0 CONCEITO - RETENÇÃO

a. RETENÇÃO: É o ato de impedir o deslocamento normal de um veículo, por trafegar oferecendo um perigo relativo ao trânsito em geral.

b. Aplicação da Retenção: - Penalidade prevista pelo art. 187 do RCNT. A retenção de um veículo tem suas cominações através do art. 202 e incisos (I a VI).

Nesses casos aconselha-se ao agente da autoridade, permitir que o usuário tente com presteza, providenciar o reparo necessário.

Entretanto, se o PM notar que o tempo oferecido, vai ultrapassar os limites toleráveis, isto é, a causa não será tão logo sanada (pelo condutor), providenciará o policial, no sentido de que seja o veículo removido.

Quando tiver que ser procedida a remoção, iniciada por retenção, dentro dos quesitos do art. 203, acima mencionado, será mais conveniente que o próprio condutor do veículo a realize. Neste cso, a multa é imposta e mencionado o fato no campo referente. O auto- reboque pode ser utilizado, para a remoção do veículo para o DETRAN, se o mesmo não possuir as mínimas condições para trafegar até o seu destino.

Por outro lado, a retenção não deve ser realizada, quando o veículo estiver transportando passageiros, carga perecível ou não esteja oferecendo grandes riscos à segurança pública. Entretanto, se nos dois primeiros casos, isto é, mesmo transportando passageiros ou carga perecível, mas que esteja pondo em risco à segurança de pessoas, ou de oferecer dano à via ou sinalização, a retenção deve ser procedida.

(4)

veículo, o mais rápido possível, isto, obviamente, se o veículo danificado não puder seguir destino com a própria carga.

Resta dizer que, geralmente, a multa nos casos de retenção deve ser levada a efeito, porém, nos casos em que a causa da retenção, tenha sido prontamente sanada pelo condutor, o bom senso deverá indicar se deve ou não haver multa.

4.0 CONCEITO - APREENSÃO

a. Apreensão: É o ato através do qual um veículo é detido, por estar sus circulação oferecendo um sério risco à segurança do trânsito de pedestres e veículos.

b. Aplicação da Apreensão: - A apreensão é penalidade prevista também pelo art. 187 do RCNT.

Os casos de apreensão, por sua vez, são previsto pelo art. 204 e incisos (I aXIII) e art. 205.

São em sua maioria, infração consideradas mais graves, sujeitas portanto a sanções mais pesadas.

O veículo é retirado da circulação, obrigando-se seu responsável a cumprir determinadas exigências legais. Inclusive, quando é realizada por determinação judicial, geralmente tem conotações penais.

O art. 205 do RCNT, impede a apreensão do veículo quando este estiver, no momento, transportando passageiros, carga perecível ou quando a ameaça de risco à segurança pública não muito se evidenciar. No entanto, o parágrafo único deste artigo, determina a apreensão imediata quando esse risco é dirigido à segurança de pessoas, dano à via ou à sinalização.

Conforme dito anteriormente, este artigo tem sua aplicabilidade, nos casos de retenção, no que couber. Para tanto, o procedimento a ser empregado pelo Policial Militar nos casos de apreensão de veículo transportando carga perecível ou passageiros, se processará à semelhança, do que foi comentado, especificamente, sobre o assunto, no capítulo da retenção, só que, na aplicação da penalidade o vigor deve ser maior.

5.0 RETIRADA DE CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS

Quando veículos devam ser retirados de circulação, por se encontrarem infringindo os artigos supra-mencionados, em qualquer dos casos aqui comentados - Remoção (por reboque) - Retenção - Apreensão, o PM deverá:

a. Solicitar o reboque ao COPOM quando não dispuser a UOp.

b. Aplicar a multa referente, apondo o sinal convencionado, no campo existente, para esse fim.

(5)

d. quando for o caso, ir à delegacia para esclarecer, na medida do possível o evento.

e. Anotar em sua caderneta de serviço as irregularidades que notar. Nesta altura, é necessário que se diga que ao entregar ao DETRAN, a este, passará a responsabilidade da custódia do mesmo, não cabendo ao PM prosseguir mais no caso, a não ser, quando houver necessidade de maiores esclarecimentos à autoridade de trânsito.

6.0 CONCLUSÃO:

Existe entre as penas de Remoção, Retenção e Apreensão uma certa gradação. As irregularidades prevista que ensejam cada tipo de penalidade a ser colimada, são de maior ou menor gravidade.

Dessa forma, toda a infração para a qual se prevê remoção do veículo, acha-se ligada ao problema do veículo estacionado irregularmente. Este tipo de informação é menos grave do que para a maioria das infrações previstas com pena de remoção.

Por sua vez, as causas que originam a Apreensão de Veículo, são mais graves do que aquelas que o RCNT comina Remoção ou Retenção.

O Policial MIlitar, portanto, deve se conduzir sempre, tendo em mente o tipo de infração cometida.

Não deverá, por exemplo, em princípio, se mostrar reticente, quando um veículo estiver com defeito, e só, aplicará a multa, após ter oferecido ao usuário do mesmo, oportunidade, ainda que rápida, de reparação do defeito.

Também não se mostrará, indulgente nos casos mais graves. Agindo com presteza e segurança, mostrando que, pelo menos, conhece os casos aqui especificados.

(6)

APÊNDICE

TRANSCRIÇÃO

ARTIGO 187 e INCISOS

- 187: O responsável pela infração fica sujeito às seguintes penalidades: I - Advertência;

II - Multa;

III - apreensão do documento de habilitação; IV - Cassação do documento de habilitação; V - Remoção do veículo;

VI - Retenção do ceículo; e VII - apreensão do veículo.

ARTIGO 202 e INCISOS

- 202: A remoção do veículo dar-se-á, obrigatoriamente, quando estacionado:

I - Nas esquinas, a menos de três(3) metros do alinhamento de construção da via transversal, quando se tratar de automóvel de passageiro, e a menos de dez(10) metros, para os demais veículos;

II - Afastamento da guia da calçada(meio-fio);

III - Junto ou sobre os hidrantes de incência, registro de água e poços de visitas de galerias subterrâneas, devidamente sinalizados;

IV - sobre a pista de rolamento das estrada;

V - Nos acostamentos das estrada, salvo por motivo de força maior; VI - Em desacordo com a regulamentação estabelecida pela

autoridade de Trânsito;

VII - Nos viadutos, pontes, túneis, salvo quando houver autorização;

VIII - Ao lado de outro veículo, salvo onde haja permissão;

IX - À porta de templos, repartições, públicas, hotéis e casa de diversões, salvo se houver local próprio, devidamente sinalizado pela autoridade competente;

X - Onde houver guia de calçada(meio-fio) rebaixada para entrada ou saída de veículos;

XI - Nas calçadas sobre as faixas destinadas a pedestres;

XII - Sobre área de cruzamento, interrompendo o trânsito da via transversal;

XIII - Junto aos pontos de embarque ou desembarque de coletivos, devidamente sinalizado;

(7)

ARTIGO 203 e INCISOS

- 203: A retenção do veículo dar-se-á quando:

I - O condutor deixar de portar ou exibir à autoridade de trânsito ou seus agentes os documentos exigidos por lei ou regulamento; II - Tratando-se de motocicletas, motonetas ou similares, os

condutores e passageiros transitarem por estradas desprovidos de capacete de segurança;

III - O condutor usar indevidamente aparelho de alarme ou que produza sons ou ruídos que perturbem o sessego público;

IV - O veículo transitar: a) produzindo fumaça;

b) com defeito em qualquer dos equipamentos obrigatórios ou com sua falta;

c) com deficiência de freios;

d) com a carga excedente à autorizada ou fora das dimensões regulamentares, sem autorização especial, observando o disposto no artigo 190 deste Regulamento;

e) derramando, na via pública, combustíveis ou lubrificantes, assim como qualquer material que esteja transportado ou consumindo;

f) sem registrador de velocidade ou com defeito nele se transportando escolares;

g) sem a sinalização adequada, se transportando carga de dimensões excedentes ou que ofereça perigo;

h) com descarga livre, bem como com o silenciador de explosão do motor insuficiente ou defeituoso;

V - Conduzindo pessoas, animais ou cargas nas partes externas do veículo, exceto em casos especiais, com permissão da autoridade de trânsito;

VI - Transportar carga, arretando-a.

ARTIGO 204 e INCISOS

- 204: A apreensão do veículo dar-se-á quando: I - Ordenada judicialmente;

II - Expirado o prazo de sua permanência no País, se licenciado no estrangeiro;

III - O seu condutor for encontrado em estado de embriaguez alcoólica ou sob efeito de substância tóxica de qualquer natureza;

(8)

V- Utilizando em competições esportivas na via pública, realizadas sem autorização expressa da autoridade competente, e sem as medidas acauteladoras da segurança pública;

VI - Transitar sem nova vistoria, depois de reparado em conseqüência de acidente grave;

VII - De carga, for empregado no transporte de passageiros sem autorização da autoridade de trânsito;

VIII - Não estiver devidamente licenciado ou registrado;

IX - Alterada a sua cor ou outra característica, sem autorização da autoridade de trânsito;

X - Transitar em mau estado de conservação e segurança; XI - Tiver falsificados os selos da placa ou da plaqueta; XII - Estiver com o taxímetro violado; e

XIII - De transporte coletivo, transitar com a vistoria vencida.

ARTIGO 205 e INCISOS

- 205: A apreensão do veículo não se dará enquanto estiver transportando passgeiro, carga perecível ou passível de causar dano à segurança pública.

Parágrafo Único: O disposto neste artigo não se aplicará em caso de risco à segurança de pessoas ou dano à vida ou à sinalização.

ARTIGO 206 e INCISOS

Referências

Documentos relacionados

O representante da Prefeitura Municipal de Coronel Vivida, especialmente designado para acompanhar e fiscalizar a execução deste contrato, efetuará medições mensais a partir

Sem nunca perder de vista as dificuldades his- tóricas salientadas por Scruton, Zakaria responde à questão através da apologia do liberalismo constitucional (não confundir com

Saul foi malsucedido no seu reinado porque, além de desobedecer ao Senhor, se deixou levar pela opinião da multidão (1º Samuel 15.15; 21). Muitos líderes – seja em ministérios

A capa do livro-reportagem “Eu não tinha visto por esse lado” é composta por fotos de pessoas cegas e videntes com a intenção de mostrar que não há

a) conserva em boa ordem, pelo prazo de 5 (cinco) anos, contado da data da emissão, os documentos que comprovam a origem de suas receitas e a efetivação de

Por isso , qualquer pessoa é uma redatora, no entanto, para ser um bom redator e até mesmo um escritor profissional, devemos saber o que podemos ou não fazer nas situações

- Verificar se foi feita a configu- ração de rede a cabo, acessar o “MENU” do televisor e ajustar as opções de rede conforme instruções contidas neste manual. 7 – Não

1 A busca automática por canais está disponível no SETUP do aparelho, para acessar, pressionar o botão MENU no controle remoto.. 2 Utilize as teclas de navegação, selecione a