• Nenhum resultado encontrado

O que não se deve fazer quando se deseja obter sucesso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que não se deve fazer quando se deseja obter sucesso"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O que não se deve fazer quando se deseja obter sucesso Texto bíblico: 1º Samuel 15.11:

11. Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então Samuel se contristou e toda a noite clamou ao Senhor.

A pergunta inicial que surge da leitura do texto epigrafado é: por que Deus se arrependeu de ter constituído Saul como rei?

Antes de buscarmos resposta à essa indagação, devemos trazer à baila o fato de que o termo “arrepender-se”, empregado pelo autor do supracitado texto, é usado por ele – o citado autor – como um recurso de linguagem, que visa expressar o sentimento que tomou conta de Deus, diante das ações de Saul. Trata-se de linguagem antropopática, ou seja, de atribuir sentimentos humanos a Deus.

O escritor deseja, com o uso desse recurso, que o leitor tenha ideia do que Deus sentiu, já que as limitações humanas não permitem que alcancemos o que se passa no coração do Eterno.

Dito isto, ao esmiuçarmos o contexto em que as palavras lidas inicialmente foram escritas, temos que a resposta à nossa questão está no fato de que Saul não atentou para a voz do Senhor.

Segundo o relato bíblico, Samuel levou um recado de Deus para Saul, no qual constava que Saul deveria guerrear contra os amalequitas e destruí-los totalmente, sem poupar pessoas nem animais.

Observemos o que consta no texto – 1º Samuel 15.1 e 3:

Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir- te rei sobre O seu povo, sobre Israel; atenta, pois, agora, às palavras do Senhor.

(...)

Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. – o destaque não consta no original.

(2)

Saul, então, cumpriu a ordem do Senhor. Só que o fez de forma parcial, pois segundo o relato constante em 1º Samuel 15.15, o povo (leia-se o homens que foram convocados por ele para a guerra) poupou o melhor do que foi encontrado com os inimigos para oferecer ao Senhor. Vejamos o relato, ipsis litteris:

9. E Saul e o povo pouparam Aguague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os mais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram.

(...)

14. Então, disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este nos meus ouvidos e o mugido de bois que ouço?

15. Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao Senhor, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente. – 1º Samuel 15.9;14-15.

Observemos que Saul não se impôs como líder; ao contrário, deu ouvidos ao povo – quando ele havia recebido uma ordem expressa de Deus – e, movido por um sentimento religioso, foi convencido a poupar os animais

Ao ouvir esse relato, Samuel retrucou com a seguinte pergunta (1º Samuel 15.19): Por que, pois, não atentaste à voz do Senhor, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mau aos olhos do Senhor?

A resposta de Saul demonstrou toda a sua religiosidade, desobediência a Deus e fraqueza como líder: Vejamos:

20. Então, disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor e segui o caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Aguague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente;

21. mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do designado à destruição para oferecer ao Senhor, teu Deus, em Gilgal.- 1º Samuel 15.20- 21

(3)

Impressiona o fato de os homens não serem capazes de reconhecer os seus erros diante de Deus. Ao invés de reconhecer que havia desobedecido ao Senhor, Saul tentou justificar o seu erro dizendo que havia poupado “o melhor do designado à destruição” (e isso já revela que ele estava cônscio de que os animais deveriam ser destruídos – não havia entendido errado) para oferecer ao Senhor.

A resposta de Samuel, no entanto, foi enfática:

Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. – 1º Samuel 15.22

Deus, segundo as palavras de Samuel, está interessado em um coração contrito, que busca obedecê-lo em todos os seus ditames.

A prática de tentar convencer ao Senhor com sacrifícios é antiga e tem levado muitos ao fracasso gerado como consequência do pecado. As pessoas vivem à revelia da Palavra de Deus e, por tal razão têm sucumbido nos seus projetos, porque querem que prevaleça a sua vontade (delas) em detrimento da vontade do Senhor. Depois, tentam se justificar com uma vida de religiosidade, que, na verdade, é infrutífera e não as aproxima de Deus.

Saul colheu os frutos negativos dessa prática, pois, como consequência de sua desobediência, perdeu o reinado sobre o povo de Deus. Observemos, uma vez mais, o relato do texto Santo:

... Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei – 1º Samuel 15.23

O que chama a atenção é que, somente após ouvir essas palavras, é que Saul

“caiu na real”. Durante todo o tempo de sua conversa com Samuel, ele insistiu em dizer que estava certo e que não havia desobedecido a Deus. No entanto, após ouvir a sua sentença, ele disse as seguintes palavras:

... Pequei, pois transgredi o mandamento do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo e dei ouvidos à sua voz. – 1º Samuel 15.24

O que podemos extrair desse relato que pode nos levar ao caminho do sucesso em nossos empreendimentos?

(4)

1) Não podemos deixar de ouvir a voz do Senhor nem de fazer a Sua vontade – Somos movidos por uma natureza pecaminosa que nos impulsiona a ir em frente seguindo os nossos extintos, os nossos desejos, os conselhos de pessoas (que nem sempre têm temor do Senhor), as dicas de empreendedores etc., sem pararmos para ouvir o que o Senhor diz.

No livro do Profeta Jeremias há o relato em que o povo estava cativo na Babilônia e dava ouvidos aos vários “profetas” que, supostamente em nome do Senhor, profetizavam que o cativeiro teria fim em pouco tempo. Jeremias, então, impulsionado pelo Senhor, enviou uma carta aos cativos, na qual constava as seguintes palavras:

8. Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo;

9. porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o Senhor.

(...)

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. – Jeremias 29.8-9; 11.

Esse relato mostra que vale a pena depender de Deus e ouvir a voz Dele, obedecendo-a em todos os seus termos, pois, ainda que a realidade se mostre contrária aos nossos projetos, Ele continua sabedor dos planos que tem para nós. 2) Não podemos nos deixar convencer pela opinião geral – Às vezes somos levados pela comoção popular. “Todos estão fazendo isso!”

Saul foi malsucedido no seu reinado porque, além de desobedecer ao Senhor, se deixou levar pela opinião da multidão (1º Samuel 15.15; 21). Muitos líderes – seja em ministérios na igreja, seja em empreendimentos seculares – estão sucumbindo porque, além de não atentarem para a voz de Deus, atentam para o que o povo diz.

3) Não devemos ser religiosos – Quando falamos em “religiosidade”, nos referimos às práticas religiosas por elas mesmas, ou seja, quando tais práticas tomam o primeiro lugar nas nossas vidas, em detrimento do próprio Deus.

(5)

Saul desobedeceu a Deus, pois, ao poupar os animais que Deus havia mandado destruir, o fez com o objetivo de oferecer sacrifícios a Deus. Não importava a vontade de Deus, mas, a devoção dele – Saul.

Ele, até, poderia estar bem intencionado. Mas boas intenções não são suficientes para agradar a Deus. O que agrada a Deus é a obediência total e incondicional a Ele.

Vejamos, mais uma vez, as palavras de Samuel, após ouvir de Saul que os animais dos amalequitas haviam sido poupados para que fossem oferecidos a Deus:

Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. – 1º Samuel 15.22

Como vimos, essa atitude de Saul custou-lhe o trono, razão pela qual podemos concluir que a religiosidade nos afasta de Deus e serve de entrave para o sucesso nas nossas empreitadas.

4) Não podemos deixar de reconhecer os nossos pecados – Como vimos, Saul foi relutante em reconhecer seu pecado. Só o fez quando soube que Deus o havia rejeitado como rei.

No entanto, o mais grave foi que, ao não reconhecer sua desobediência a Deus, ele revelou o quão distante estava do Eterno. A perda do reino foi uma consequência terrível; o impediu de alcançar sucesso nos seus empreendimentos. Porém, muito pior, foi ouvir que tinha sido rejeitado por Deus.

Qualquer pessoa que queira ser bem sucedida em seu empreendimento, precisa, primeiro, estar em comunhão com Deus. E isso só é possível, quando ela reconhece que é pecadora e que, reconhecendo essa condição e rendendo-se ao Senhor, é alcançada pela graça Dele.

O sucesso na caminhada é apenas uma consequência de uma vida que procura agradar ao Senhor, vive na dependência Dele e pela graça Dele.

Sejam abençoados.

Referências

Documentos relacionados

Nessa posição, por se encontrar no foco dessa condição desejante e embora possa exercer a condição de sua feminilidade, ela sofrerá em contrapartida um efeito devasta- dor que

„ Metabo Quick: permite a mudança rápida entre buchas de percussão SDS-Plus e buchas de aperto rápido para furar em madeira e metal.. „ 2 velocidades: para furar com precisão

o transferência interna: poderá requerer transferência interna o aluno que esteja regularmente matriculado na Universidade no semestre em que solicitar a transferência e

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

novas artes da vida (e da morte): qualidade de vida, nova era, biomímese.. The