• Nenhum resultado encontrado

Legislação em Informática Plano de Ensino

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Legislação em Informática Plano de Ensino"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

DISCIPLINA: Legislação em Informática CÓDIGO: 0696

OBJETIVOS GERAIS: Utilizar o raciocínio jurídico como ferramenta profissional tanto na criação e desenvolvimento de sistemas, bem como nas relações trabalhistas ou como prestador de serviço, otimizando sua atuação. Oferecer aos discentes recursos e princípios para sua formação humanística e ética, identificando o Direito como o fator organizador e norteador da vida profissional.

EMENTA: Noções de Direito. Direitos e Garantias Fundamentais. Teoria Geral do Crime. Crimes Informáticos. Responsabilidade Civil. PNI. Lei de Software. Legislação de Direitos Autorais. Lei de Propriedade Industrial. Licenças e tipos. Pirataria de Software. Registros e Patentes. Teoria Geral de Contratos. Teoria de Direito Empresarial. Regulamentação da Profissão. Marco Civil da Internet. Legislação para ONGs. Legislação Ambiental para Empresas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 Noções de Direito; O que é Direito? Direito, Estado e Sociedade; A Sociedade Humana; Sociedade, Justiça e Direito; Definições históricas do Direito; Definições atuais do Direito. Sujeitos de Direitos; Pessoa Natural; Personalidade Jurídica; Nascituro; Pessoa Jurídica; Natureza Jurídica; Requisitos Básicos para Constituição da Pessoa Jurídica; Classificação da Pessoa Jurídica; Pessoa Jurídica Despersonificada; Fontes do Direito e Hie-rarquia das Leis. Visão Panorâmica dos Direitos e Garantias Fundamentais.  O Ilícito Civil; Consequências do Ato Ilícito; O Ilícito Penal; Teoria Geral do

Crime. Crimes Digitais; Documentos Eletrônicos; Prova Eletrônica; Assinatura Eletrônica; Certificação Digital; Perícia Digital e Investigação Digital; Processo Eletrônico.

 Responsabilidade Civil Subjetiva e Objetiva; Responsabilidade Civil dos Provedores de Hospedagem; Responsabilidade Civil no Código de Defesa do Consumidor.

 Política Nacional de Informática (PNI), Lei 7.232.  Direito Autoral e Propriedade Intelectual.

 LEI Nº 9.609 (Lei de Software); LEI Nº 9.610 e DECRETO Nº 2.556.  Lei de propriedade industrial – Lei nº. 9.279/96 e a Lei nº 11.903/02.

 Tipos de Licenças de Software; Licenças Públicas Gerais e Creative Commons; Copyright ©; Pirataria de Software; Licitação de Software; Registros e Patentes; Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); Marca; Patente; Registro de Software ou Programa de Computador; Registro de Contratos de Transferência de Tecnologia.

 Noções Gerais de Direito das Obrigações; Contratos; Princípios Fundamentais do Direito Contratual; Classificação dos Contratos; Contrato Digital ou Eletrônico; Contratos de Desenvolvimento/Licenciamento de Software; Classificação dos Softwares; Contrato de Transferência de

(2)

Tecnologia; Contrato de Desenvolvimento Participativo de Software; Royalties; Contrato de Licença de Uso; Outros Contratos na Área da Informática.

 Teoria do Direito Comercial; Objeto do Direito Comercial; Conceito; Fontes do Direito Comercial; Teoria da Empresa; Requisitos para o Exercício da Atividade Empresarial; Impedidos de Exercer Atividade Empresarial; Responsabilidade Patrimonial; Obrigações do Empresário; Órgãos Registro de Empresa; Atos de Registro

 Regulamentação da Profissão de Informata;  Marco Civil da Internet.

 Legislação para OGNS; Classificação dos Jogos Eletrônicos.  Legislação Ambiental para Empresas.

METODOLOGIA: Aulas expositivas e preletivas, trabalhos em grupos, debates em sala, estudos de caso e apresentação de seminários.

RECURSOS DIDÁTICOS: Leitura dos Códigos pertinentes, textos de revistas e jornais de periódicos, legislação e discussão de casos em sala de aula. Uso de apostila e multimeios.

AVALIAÇÃO:

Provas objetivas/discursivas, confecção de trabalhos: estudos de caso, resenhas e portfólios, em grupos, com ou sem apresentação, e presença em sala de aula (não vale nota).

Cada trabalho será solicitado ao final das aulas e o prazo máximo de entrega digital será de 14 dias corridos, em formato digital .doc e em caso de falta será de inteira responsabilidade do aluno se informar sobre os trabalhos solicitados. Cada trabalho valerá 1.0 ponto e deve ser encaminhado no prazo para o email professor.rodrigo.neves@gmail.com.

As avaliações bimestrais valerão 10.0 pontos – nº de trabalhos solicitados no bimestre. Em toda avaliação será permitida como fonte única, impressa e intransferível de consulta, sua própria cópia da apostila.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FURLANETO NETO, MÁRIO. Crimes na internet e o inquérito policial eletrônico. São Paulo: Edipro, 2012.

MALAQUIAS, Antônio Darós. Crime cibernético e prova. Curitiba: Juruá, 2013.

PAESANI, LILIANA MINARDI, Direito de Informática – Comer-cialização e Desenvolvimento Internacional do Software: São Paulo: Atlas, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

COSTA Netto, Jose Carlos. Direito autoral no Brasil. São Paulo: FDT, 2009. Vieira, Jair Lot (Org.) Crimes na Internet: Bauru,SP:Edipro, 2009.

(3)

CURSO: Bacharel em Sistemas de Informação TURNO: Noite

DISCIPLINA: Legislação em Informática

PROFESSOR: Rodrigo Neves

PERÍODO: 8º CARGA HORÁRIA: 30

NÚMERO TOTAL DE AULAS PREVISTAS: 22

Semana Conteúdos / Atividades / Verificações

1

Noções de Direito; O que é Direito? Direito, Estado e Sociedade; A Sociedade Humana; Sociedade, Justiça e Direito; O Direito; Definições históricas do Direito; Definições atuais do Direito.

2

Sujeitos de Direitos; Pessoa Natural; Personalidade Jurídica; Nascituro; Pessoa Jurídica; Natureza Jurídica; Requisitos Básicos para Constituição da Pessoa Jurídica; Classificação da Pessoa Jurídica; Pessoa Jurídica Despersonificada ou em Comum; Fontes do Direito e Hierarquia das Leis.

3 Visão Panorâmica dos Direitos e Garantias Fundamentais.

4 O Ilícito Civil; Consequências do Ato Ilícito; O Ilícito Penal; Teoria Geral do Crime.

5

Crimes Digitais; Documentos Eletrônicos; Prova Eletrônica; Assinatura Eletrônica; Certificação Digital; Perícia Digital e Investigação Digital; Processo Eletrônico.

6

Responsabilidade Civil Subjetiva e Objetiva; Responsabilidade Civil dos Provedores de Hospedagem; Responsabilidade Civil no Código de Defesa do Consumidor.

7 Política Nacional de Informática (PNI), Lei 7.232.

8 Direito Autoral e Propriedade Intelectual.

9 Revisão e Estudos de Casos.

10 Primeira Avaliação.

11 LEI Nº 9.609 (Lei de Software); LEI Nº 9.610 e DECRETO Nº 2.556.

12 Lei de propriedade industrial – Lei nº. 9.279/96 e a Lei nº 11.903/02.

PROGRAMA DE DISCIPLINA

(4)

13

Tipos de Licenças de Software; Licenças Públicas Gerais e Creative Commons; Copyright ©; Pirataria de Software; Licitação de Software; Registros e Patentes; Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); Marca; Patente; Registro de Software ou Programa de Computador; Registro de Contratos de Transferência de Tecnologia.

14

Noções Gerais de Direito das Obrigações; Contratos; Princípios Fundamentais do Direito Contratual; Classificação dos Contratos; Contrato Digital ou Eletrônico; Contratos de Desenvolvimento/Licenciamento de Software; Classificação dos Softwares; Contrato de Transferência de Tecnologia; Contrato de Desenvolvimento Participativo de Software; Royalties; Contrato de Licença de Uso; Outros Contratos na Área da Informática.

15

Objeto do Direito Comercial; Conceito; Fontes do Direito Comercial; Teoria da Empresa; Requisitos para o Exercício da Atividade Empresarial; Impedidos de Exercer Atividade Empresarial; Responsabilidade Patrimonial; Obrigações do Empresário; Órgãos Registro de Empresa; Atos de Registro 16 Regulamentação da Profissão de Informata; Marco Civil da

Internet.

17 Legislação para OGNS; Classificação dos Jogos Eletrônicos.

18 Legislação Ambiental para Empresas.

19 Revisão e Estudos de Casos.

20 Segunda Avaliação.

21 Segunda Chamada.

22 Prova Final.

Visão Panorâmica dos Direitos e Garantias Fundamentais. Legislação para OGNS; Legislação Ambiental para Empresas.

Algumas ações que tragam suporte aos alunos com deficiência e recuperação

de conteúdos defasados por feriados, recessos ou faltas. Devem constar ações,

preferencialmente, que visem trabalhar as turmas para o Enade.

AÇÕES PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS

Referências

Documentos relacionados

veoient bien que Lancelot en a le plus beau. Non pourtant ilz sont tous .II. telz atournez qu’il n’est nul cuer d’omme qui n’en eust pitie. Ainsi demeurent tant regardant

O regime da irrecorribilidade da decisão instrutória que pronunciar o arguido por factos constantes da acusação do Ministério Público, mesmo na parte que veda

Utiliza-se neste projeto a metodologia de modelagem do sistema não-linear pelo modelo T-S (Takagi and Sugeno, 1985), o qual permite ao projetista considerar as não-linearidades

Os casos de alterações psicológicas ou fisiológicas (períodos menstruais, gravidez, contusões, luxações etc.) que impossibilitem o candidato de submeter-se aos

THE BODY SHOP MEU MOMENTO COMERCIO DE COSMETICOS LTDA - ME 13273732000105.. THE FIFTIES THE FIFTIES COMERCIO DE

Para Venosa, o Contrato Preliminar não precisa atender às mesmas formalidades do principal (2009, p. Classificação: seguindo a orientação doutrinaria de Stolze, temos

Com intuito de analisar a produção de biogás em biodigestores de escala piloto abastecidos com dejetos de bovinos leiteiros e de suínos, foram coletadas amostras do gás

Com base nos erros apresentado, conclui-se que o modelo matemático generalizado apresentado neste artigo representa bem a cinética de clarificação do caldo de cana-de-açúcar