• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura de Barbacena, MG, 2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Prefeitura de Barbacena, MG, 2007"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

APL

ICAD

A

EM

0

9/

12/

20

07

AGENDA

Você está recebendo o seu Caderno de Questões, contendo 30 questões objetivas de múltipla escolha, numeradas de 01 a 30, em ordem seqüencial. Confira a seqüência numérica de seu Caderno de Questões antes de iniciar a resolução, assim como o número de páginas, comunicando, imediatamente, o Fiscal de Sala, em caso de repetição ou ausência de questão ou página.

Você deve conferir na capa do Caderno de Questões e no rodapé das páginas internas o nome do cargo ao qual este Caderno de Questões se refere. Caso você tenha recebido um Caderno de Questões que não corresponde ao cargo para qual está inscrito, comunique imediatamente o Fiscal de Sala e exija o Caderno de Quetões correto.

As respostas do Caderno de Questões deverão ser transcritas para o Cartão Resposta com caneta esferográfica azul ou preta.

O tempo máximo disponível para realização da prova é de 4 (quatro) horas, já incluído o tempo destinado à identificação e ao preenchimento do Cartão Resposta. Para cada questão existirão 05 (cinco) alternativas de resposta (A, B, C, D e E), da qual apenas uma será correta, de acordo com o comando da questão. A marcação de mais de uma anula, automaticamente, a resposta da questão.

Somente depois de decorridos 60 minutos do início da prova, o candidato poderá entregar o seu Caderno de Questões e seu Cartão Resposta, e retirar-se da sala de prova.

Os 3 (três) últimos candidatos só poderão sair da sala juntos.

Publicação do Gabarito

09/12/2007 (a partir das 20h na internet e nos quadros de aviso)

Recurso contra o Gabarito

10/12/2007 e 11/12/2007

Resultado Preliminar da P.O.M.E. *

18/12/2007

Recurso contra o Resultado Preliminar da P.O.M.E.

19/12/2007 e 20/12/2007

Prova de Títulos

07/01/2008 a 09/01/2008

Resultado Final Preliminar

15/01/2008

Recurso contra o Resultado Final Preliminar

16/01/2008 e 17/01/2008

Resultado Final Definitivo

22/01/2008

Resultado Final Definitivo da P.O.M.E.

26/12/2007

* P.O.M.E. = Prova Objetiva de Múltipla Escolha

NÍVEL SUPERIOR

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARCARENA

Cargo 08:

Professor de

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto e responda as questões seguintes. UMA HISTÓRIA DO MISTICISMO IRANIANO

PAULO COELHO

O turbante de Nasrudin

Nasrudin apareceu na Corte com um magnífico turbante, pedindo dinheiro para caridade.

- Você veio me pedir dinheiro, e está usando um ornamento muito caro na cabeça. Quanto custou esta peça extraordinária? perguntou o soberano.

- Quinhentas moedas de ouro respondeu o sábio sufi.

O ministro sussurou: “É mentira. Nenhum turbante custa esta fortuna”.

Nasrudin insistiu:

- Não vim aqui só para pedir, vim também para negociar. Paguei tanto dinheiro pelo turbante, porque sabia que, em todo o mundo, apenas um soberano seria capaz de comprá-lo por seiscentas moedas, para que eu pudesse dar o lucro aos pobres.

O sultão, lisonjeado, pagou o que Nasrudin pedia. Na saída, o sábio comentou com o ministro:

- Você pode conhecer muito bem o valor de um turbante, mas sou eu quem conhece até onde a vaidade pode levar um homem.

PAULO COELHO O Liberal 4 de novembro de 2007. Questão 01

A) Adição. B) Adversidade. C) Alternância. D) Conclusão. E) Explicação.

Em:”Você veio me pedir dinheiro, e está usando um ornamento muito caro na cabeça", o conectivo “e” dá uma idéia de:

Questão 02

A) para isolar o vocativo.

B) para assinalar o adjunto adverbial deslocado. C) por falha de pontuação.

D) para separar orações. E) para separar o aposto.

No 1º parágrafo do texto, ocorreu o emprego de vírgulas:

Questão 03

A) Você. B) Está. C) Sábio. D) Saída. E) Comprá-lo

Recebe acento gráfico pelo mesmo motivo de “extraordinária” o vocábulo:

Questão 04

A) conheço. B) conheces. C) conhecemos. D) conheceis. E) conheçais.

Se houvesse substituição do pronome relativo “quem” pelo pronome “que” em: “... sou eu quem conhece até onde a vaidade pode levar um homem.” a forma verbal ficaria:

Questão 05

A) Apresentar discurso direto e indireto. B) Ser um texto narrativo.

C) Conter três personagens que dialogam. D) Apresentar uma crítica a um pecado capital. E) Mostrar como os ministros manipulam seus chefes. Só não se pode afirmar do texto:

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Questão 06

A) É indispensável para o professor elaborá-lo e executá-lo sem alterações, pois será o único elemento norteador das ações cotidianas do docente.

B) É importante que em sua elaboração o professor defina os objetivos, organize os conteúdos e a forma de avaliação que será empregada, pois aspectos do contexto psico-social e cultural em que o plano será implementado são irrelevantes para definição desses elementos.

C) É um instrumento de referência para o docente, um roteiro, que mesmo apresentando inobservância no que tange as determinações do Projeto Pedagógico da escola deve ser executado sem alterações em seus elementos.

D) Apresenta como características básicas: coerência, seqüência, flexibilidade, em que a última pode ser definida como a manutenção da perfeita coesão entre as atividades planejadas.

E) Apresenta como um dos seus elementos a avaliação, que se constitui como um elemento de verificação e análise dos objetivos traçados inicialmente, para verificar se os mesmos estão sendo atingidos através dos procedimentos metodológicos e recursos selecionados para a apresentação dos conteúdos, possibilitando, inclusive, alterações que deverão estar em consonância com a estrutura curricular adotada pelo Projeto Político Pedagógico da escola.

O Planejamento é um dos fundamentos da ação educacional. Seus pressupostos básicos permeiam pelo delineamento de uma abordagem racional e científica dos problemas da educação com vistas ao aprimoramento do processo Educacional. Acerca do Plano de Ensino é CORRETO afirmar:

Questão 07

A) motor, fálico, operacional e concreto.

B) sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.

C) oral, anal, fálico e proximal.

D) pré-assimilatório, proximal e assimilatório. E) sensorial, anal, proximal e operacional concreto.

A Teoria Construtivista está associada a uma proposta de alfabetização que leva em consideração a psicogênese da apropriação do sistema de escrita. No entanto, esta teoria possui uma abrangência, visto que embasa não somente a alfabetização como também todas as aprendizagens lógicas na escola e fora dela. Piaget, precursor do Construtivismo, definiu estágios seqüenciais de complexidade crescente de desenvolvimento para explicar de que forma a interação entre o sujeito e a realidade propicia o conhecimento e a aprendizagem. Os estágios de desenvolvimento definidos por Piaget que embasam a teoria mencionada são:

Questão 08

A) integrar as diferentes formas de educação ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduzir ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

B) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

C) aprimorar o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

(3)

Questão 09

A) F,V,F,V,F. B) V,F,F,V,V. C) F,V,F,V,V. D) V,V,V,F,F. E) F,F,V,V,V.

No que diz respeito aos Profissionais de Educação, analise as assertivas a seguir nos termos da LDB (Lei n.° 9.3.94/96), assinalando Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Permite que os cursos que formam profissionais da educação aproveitem as experiências em outras atividades. ( ) Institucionaliza a capacitação em serviço.

( ) Cria os Institutos Superiores de Educação, que serão os únicos a formarem os profissionais da educação.

( ) A formação pedagógica de profissionais de outras áreas, interessados em ingressar no magistério da educação básica, deve ser acolhida, regularmente, pelos Institutos Superiores de Educação.

( ) As universidades públicas ou privadas com curso de doutorado em área afim podem reconhecer notório saber. Marque a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA. D) compreender o ambiente natural e social, o sistema político, a tecnologia, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade.

E) articular com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.

Questão 10

A) 1, 2 e 3 B) 3, 2 e 1 C) 2, 3 e 1 D) 3, 1 e 2 E) 1, 3 e 2

“A avaliação é um método de adquirir e processar evidências necessárias para melhorar o ensino e a aprendizagem; inclui uma grande variedade de evidências que vão além do exame usual de “papel e lápis”; é um auxílio para clarificar os objetivos significativos e as metas educacionais (...)” (Bloom, Hasting, Madaus, 1971).

Os autores indicaram como avaliação diagnóstica, formativa e somativa, atentando para o fato de que essas denominações foram estabelecidas com referência à função que assumem. Levando em consideração o contexto descrito relacione a função com a modalidade de avaliação correspondente e marque a alternativa CORRETA:

Funções da Avaliação

1. de diagnóstico 2. de controle 3. de classificação

Modalidades de Avaliação

( ) diagnóstica ( ) formativa ( ) somativa

Questão 11

A motivação continua sendo um complexo tema para Psicologia e particularmente para as teorias de aprendizagem e ensino. Atribuímos à motivação tanto a facilidade quanto a dificuldade para aprender. Atribuímos às condições motivadoras o sucesso ou o fracasso dos professores ao tentar ensinar algo a seus alunos. O estudo da motivação considera três tipos de variáveis, sendo elas:

A) o ambiente, o objeto (fonte de satisfação da força interna que o mobiliza) e fatores políticos.

B) as forças internas ao indivíduo, fatores sensoriais e vontade. C) o ambiente, as forças internas ao indivíduo e o objeto (fonte de satisfação da força interna que o mobiliza).

D) o ambiente, forças ocultas e as forças internas ao indivíduo. E) o ambiente, fatores sensoriais e fatores políticos.

Questão 12

A) Para analisar o raciocínio infantil, é preciso apenas analisar o que a criança diz.

B) O desenvolvimento psicológico acontece nas fases oral, anal, fálica e genital.

C) Piaget criou o teste de quociente de inteligência (QI).

D) O método clínico usado por Piaget consiste em conversar individualmente com as crianças e desprezar tudo que é dito. E) A expressão “estrutura cognitiva” refere-se basicamente às organizações mentais que a criança possui.

Levando em consideração a Teoria Psicogenética de Jean Piaget, marque a alternativa CORRETA:

Questão 13

A) A teoria Piagetiana considera o desenvolvimento em sua forma retrospectiva, enquanto que a teoria Vygotskyana considera o desenvolvimento na dimensão prospectiva.

B) Piaget não aceita fatores externos no processo de desenvolvimento, por considerá-los inviáveis para detectar e possibilitar a evolução mental do sujeito, enquanto Vygostky não só os aceitam, como os considera fundamentais para o processo evolutivo.

C) Piaget leva em conta o desenvolvimento como um limite para adequar o tipo de conteúdo de ensino a um nível evolutivo do aluno, em Vygostky o que tem que ser estabelecida é uma seqüência que permita o progresso de forma adequada.

D) A teoria Piagetiana considera que o nível mental atingido determina o que o sujeito pode fazer, enquanto que a Vygotskyana enfatiza que o processo em formação pode ser concluído através da ajuda oferecida ao sujeito na realização de uma tarefa.

E) A teoria de Piaget do desenvolvimento pressupõe que os seres humanos passem apenas por uma única série de mudanças ordenadas e previsíveis, enquanto que Vygostky afirma que a aprendizagem tem a mesma importância para o desenvolvimento.

Um dos pontos divergentes entre Piaget e Vygostky está basicamente centrado na concepção de desenvolvimento. Acerca de suas teorias, marque a INCORRETA.

Questão 14

A) que a formação docente, para todos os níveis de ensino, terá o mínimo de 360 horas destinadas à prática de ensino.

B) que a formação docente far-se-á em nível superior em cursos de licenciatura, de graduação plena de Universidades ou Institutos Superiores de Educação.

C) que se admite como formação mínima exigida para o exercício do magistério nas quatro primeiras séries do ensino fundamental a oferecida em cursos de nível médio, na modalidade normal.

D) que se admite como formação mínima exigida para o exercício do magistério na educação infantil a oferecida em cursos de nível médio, na modalidade normal.

(4)

Questão 15

A) aposentadoria. B) salário maternidade. C) auxílio reclusão.

D) licença para tratamento de saúde. E) licença à gestante.

Em conformidade com a Lei Complementar n° 006/2002, que define o Regime Previdenciário dos Servidores de Barcarena, é assegurado (a) pelo Regime Geral de Previdência Social ao dependente do servidor:

Questão 16

A) F, F, F. B) F, V, V. C) F, V, F. D) V, V, F. E) V, F, V.

Ainda sobre o Regime Previdenciário dos Servidores de Barcarena, julgue as alternativas abaixo em verdadeira (V) ou falsa (F) e marque a alternativa que apresenta a seqüência correta, da esquerda para a direita:

( ) A Lei Complementar n° 006/2002 define o Regime Geral de Previdência Social dos servidores públicos civis e militares do Município de Barcarena.

( ) Ao servidor investido em função de Direção, Chefia ou Assessoramento, é devida gratificação pelo exercício, vedada a acumulação do vencimento base do cargo Efetivo.

( ) Para atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público, poderão ser efetuadas contratações de pessoal por tempo determinado, mediante aprovação prévia em concurso público de provas e títulos.

Questão 17

A) do bem-estar de toda a comunidade paraense.

B) do desenvolvimento ordenado das funções sociais urbanas do município.

C) da racionalização do custo de operação das zonas urbanas e rurais do município.

D) da ociosidade dos vazios urbanos.

E) do uso socialmente justo do território do município, independente do impacto ecológico que tal uso possa provocar. De acordo com o art. 15 da Lei Municipal n° 23/2006, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Barcarena - PDDU-BARCARENA, é o principal instrumento de Política Municipal Urbana, que tem por função sistematizar o desenvolvimento físico, econômico e social do território municipal, orientando a atuação do Poder Público ao alcance:

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questão 18

Os participantes de um concurso de ecologia são de 4 nacionalidades: Francesa, Japonesa, Brasileira e Americana. Considerando as seguintes informações:

1°) 20% dos participantes são Franceses; 2°) 85% dos participantes não são Japoneses; 3°) 70% dos participantes não são Americanos.

Marque a alternativa que indique a porcentagem de participação dos Brasileiros:

A) 30%. B)35%. C) 15%. D) 24%. E) 40%.

Questão 19

O lucro de uma fábrica é dado pela relação L= R - C, em que R e C representam, respectivamente, receita e custo. Sabendo que R e C dependem da produção P, segundo as leis R(P)= 1000P - P² e C(P)= P² + 20P + 600, determine a produção P para a qual o lucro é máximo.

A) 800 unidades. B) 245 unidades. C) 260 unidades. D) 490 unidades. E) 400 unidades.

Questão 20

Jogando 4 vezes um dado honesto, qual a probabilidade de ocorrer duas vezes o resultado 6?

A) 3%. B) 6%.

C) 25/216. D) 1/216. E) 15%.

Questão 21

Em um grupo de 1030 universitários, foi feita uma pesquisa. Cada jovem poderia optar por até duas áreas de pesquisa. A tabela abaixo indica o resultado:

Quantos grupos de 2 universitários podemos formar com aqueles que optaram somente pela área B?

A) 179.700 B) 1.680 C) 120.000 D) 1.225 E) 30.200

Questão 22

A aresta de um cubo vale x cm. Sabendo que x é o resultado da

x x-1 x-2

equação 3 + 3 - 3 = 11, a área total do cubo é de: A) 489 cm².

B) 24 cm². C) 12 cm². D) 36 cm². E) 1 cm².

Questão 23

Aumentando de 50% o raio da base de um cilindro, obtém-se outro cuja área lateral é igual a área total do primeiro. Se o volume do 1° cilindro é 16 π dm³, o volume do 2° cilindro é: A) 36 π dm³.

B) 32 π dm³. C) 54 π dm³. D) 24 π dm³. E) 48 π dm³.

Questão 24

O valor de R$20.650,00 foi dividido entre dois sócios. O 1° recebeu na razão direta de 8 e na razão inversa de 3; o segundo recebeu na razão direta de 9 e na razão inversa de 4. Quanto recebeu o segundo sócio?

A) R$15.066,00

(5)

Questão 25

Três meninos (A,B e C) são pesados em uma balança de dois em dois. A e B somam 30 Kg, B e C somam 28 Kg e A e C somam 34 Kg. Quem pesa mais?

A) A com 18 kg. B) A com 16 kg. C) C com 16 kg. D) B com 12 kg. E) A com 18 Kg.

Questão 26

Três números naturais formam um PA crescente cuja soma é 36. Sabendo que se somarmos 6 unidades ao último termo a seqüência passa a ser uma PG, assinale a alternativa que representa a PA.

A) 4,12,20 B) 6,12,18 C) 7,12,17 D) 8,12,16 E) 10,12,14 Questão 27 Sabendo que:

h + h + h + h + ... = 40 cm e r + r + r + r + ... = 20 cm 2 4 8 2 4 8

Calcule o volume aproximado em litros de uma jarra com forma de cone reto, altura h cm e raio r cm. (use π=3)

A) 4 litros. B) 3 litros. C) 2 litros. D) 1 litro. E) 0,5 litro.

Questão 28

A reta de equação 3X + 12Y - 24 = 0 , em relação a um sistema cartesiano ortogonal, forma com os eixos do sistema um triângulo retângulo de área:

A) 12. B) 10. C) 16. D) 8. E) 4.

Questão 29

O número m pertence ao conjunto solução da inequação -X+3 < 0, em Reais se:

2 X -4X+3 A) m ≥ 1 B) 1 ≤ m < 3 C) m ≤ 1 ou > 3 D) m > 1 e m ≠ 3 E) m < 1 ou m > 3

Questão 30

Um capital aplicado a juros simples durante 5 anos produziu um montante igual ao triplo do capital aplicado. Qual é a taxa anual de juros da aplicação?

(6)

Referências

Documentos relacionados

Figura 1 - Protocolo alerta triangular das ocorrências traumáticas de Urgências ou Emergências...5 Figura 2 - Fluxograma das solicitações telefônicas de urgência

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

É com grande satisfação que a Embrapa Amazônia Oriental, a Sociedade Civil para a Pesquisa e Conservação da Amazônia-Sapeca e o Department for International Development-DFID

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

A metodologia e os mecanismos de acompanhamento, controle, fiscalização e avaliação dos resultados obtidos com a execução dos serviços de ATER contratados devem

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,