• Nenhum resultado encontrado

1º Semestre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Share "1º Semestre"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

1º Semestre

Ano V, N.1, 2020

(2)

ATELIÊ

técnico-científico

ANAIS – 1º Semestre de 2020

Cadernos de Resumos De Juiz de Fora

www.doctum.edu.br

Ano V, N. 1, 2020 ISSN: 2526-8430

(3)

ISSN: 2526-8430

Ateliê Técnico-Científico

Caderno de Resumos de Juiz de Fora

Autor Corporativo:

Rede de Ensino Doctum - Instituto Ensinar Brasil Rua João Pinheiro, 147, Centro, Caratinga-MG – CEP 35300-037

O Caderno de Resumos do Ateliê Técnico- Científico é uma

publicação semestral das unidades Doctum de Juiz de Fora

(4)

EXPEDIENTE

Presidente

Pedro Cláudio Coutinho Leitão Diretora de Ensino Janaína Dardengo

Coordenação Geral de Pesquisa Dra. Iana Penna

(5)

Apresentação

A construção do conhecimento é complexa e precisa estar atenta às necessidades humanas e sociais, de modo a apresentar análises, propostas e soluções para o nosso tempo. Um tempo que carece de respostas rápidas e novas, contextualizadas ao espaço local e coerente com a evolução científica de todo o mundo.

Esse é o percurso que propusemos aos nossos alunos na Doctum, que eles venham perceber um mundo de desafios humanos e sociais, em que o conhecimento científico, a ética e saberes profissionais, mediam a construção de respostas à estes desafios. Respostas que não são soluções mágicas, mas caminhos para construção de um mundo com maior valorização do ser humano, da cultura, da saúde, da justiça e assim, contribuam para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Os alunos são convidados a participarem e agirem de modo interdisciplinar, integrando conhecimentos fragmentados, e os professores assumem uma posição de vanguarda, possibilitando um processo de conhecimento aberto, em que o resultado não está dado a priori, mas decorre de um trabalho coletivo.

Junto aos alunos e professores, coordenadores de curso, coordenadores acadêmicos, equipe administrativa, compreende a necessidade de agir para que o projeto integrador seja um espaço de aprendizagem e ensino significativos.

Assim, a equipe Diretiva saúda todos os envolvidos na construção dos projetos integradores, que nos resumos aqui apresentados expressam o resultado desse percurso, ao mesmo tempo em que os convida para conhecer o potencial e envolvimento dos nossos alunos com um mundo melhor.

Viver é preciso, ter esperança é possível. O conhecimento e a Ciência são caminhos de inovação e evolução.

(6)

Arquitetura e Urbanismo

Requalificação Urbana: Córrego Cheonggyecheon: Seul

Modalidade: Banner/ Apresentação Oral GERALDO, Cecilia Maria Rabelo CARVALHO, Ana Paula

CHICARELLI, Sávio FAGUNDES, Jéssica LACERDA, Laura

RESUMO

A pesquisa foi realizada a partir de textos e vídeos disponíveis na internet. Buscou-se a compreensão do processo e resultados da revitalização do córrego Cheonggyecheon para subsidiar os estudos a serem realizados para requalificação do bairro de Santa Luzia na região sul de Juiz de Fora. O córrego Cheonggyecheon está localizado em Seul, na Coréia do Sul, seu nome significa córrego límpido em coreano e teve um dos mais emblemáticos processos de revitalização. Já no início do século XV ele foi dragado e recebeu reforços laterais a fim de evitar enchentes. Mas, em 1953, com a falta de estrutura, as precárias habitações populares deixaram o riacho pútrido e cheio de poluição.

Apenas no século XXI o projeto de revitalização foi elaborado. Tendo início em 2002, foi dirigido pelo paisagista e urbanista Yunjae Yang, com um orçamento de 380 milhões de dólares prevendo a demolição da estrutura que cobria o córrego e o tornando aberto e integrado ao local, criando um local de fruição para a população. Concluiu-se que a revitalização do riacho demorou algum tempo, mas foi feita de maneira exemplar, proporcionando um ambiente agradável e muito utilizado pela população local o que poderá ser utilizado no projeto do Bairro Santa Luzia, em Juiz de Fora, onde, também, existe um córrego.

Palavras-chave: Requalificação. Córrego. Seul.

(7)

Requalificação Urbana: Projeto Porto Maravilha – Praça Mauá: Rio de Janeiro

Modalidade: Banner/ Apresentação Oral GERALDO, Cecilia Maria Rabelo ALBUQUERQUE, Maryhana GOMES, Maria Fernanda MORAIS, Victória

RESUMO

As informações e análises sobre o projeto foram estabelecidas através da leitura de textos online e da observação de imagens. Buscou-se compreender os métodos e ideias utilizados na concepção de revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro, tendo-a como uma base e inspiração para semelhante aplicação em futuros projetos como no bairro Santa Luzia em Juiz de Fora. O Porto Maravilha é um projeto que visava a revitalização urbana da Região Portuária do Rio de Janeiro, organização criada pela Operação Urbana Consorciada (OUC) como parte da preparação da cidade para os Jogos Olímpicos que ocorreria em 2016. Após sua conclusão foi considerado um dos maiores projetos de revitalização do Brasil ocupando uma área superior à 5 milhões de metros quadrados, atraindo atenção para as obras realizadas e local estratégico de implantação qualificando a iluminação, infraestrutura de saneamento, mobilidade urbana e telecomunicação. Podemos concluir que a intenção do projeto de revitalizar a região portuária do Rio de Janeiro foi concluída e considerada uma das maiores revitalizações do Brasil embelezando local e tornando-o um grande polo turístico é possível preservar a história do bairro Santa Luzia como feito com o Porto Maravilha, buscando recuperar a infraestrutura urbana, melhorar condições habitacionais, criar polos de atração comercial ou serviços para a região.

Palavras-Chave: Porto Maravilha; Requalificação; Estratégia.

(8)

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, UM PASSO EM BUSCA DA ARQUITETURA SUSTENTÁVEL.

Modalidade: Artigo / Apresentação Oral BERZOINI, Isabela Dianim

MATOS, Bruna Farhat de Castro MARTINS, Hudson Gonçalves

JUNIOR, Wander Mendes de Magalhaes NEGREIROS, Walkiria da Conceição Alves SILVA, Matheus de Oliveira

SILVA, Victor Augusto Gomes da VIANNA, Julia Oliveira

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo apresentar características da região onde o terreno de estudo se localiza, como o clima, a orientação solar, a topografia, a cultura, entre outras, dando um maior foco nas características climáticas do local e apresentando soluções para que seja possível atingir um bom nível de eficiência energética para um projeto de arquitetura residencial unifamiliar. Para alcançar esse objetivo foram elaborados estudos baseados em uma pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa de campo, levantando dados para a análise do clima e as características do local que influenciam diretamente na forma de projetar. Assim chegou-se a relação com técnicas que colaboram com a eficiência energética da construção, como por exemplo, a importância do bom posicionamento da edificação em relação à orientação solar de forma que permita que a construção receba o sol durante todo o dia e principalmente durante o período de inverno, onde as temperaturas são mais baixas. Por fim o trabalho elaborado revela-se de suma importância, podendo auxiliar estudantes e futuros projetistas a entender os meios para alcançar a maior eficiência térmica possível gerando menos gastos com energia elétrica e construindo uma edificação termicamente eficiente e confortável para os usuários.

Palavras-chave: Eficiência energética, Eficiência térmica, Conforto Ambiental.

(9)

A IMPORTÂNCIA DO SOL NA ARQUITETURA

Modalidade: Artigo / Apresentação Oral

MATOS, Bruna Farhat de Castro MARTINS, Hudson Gonçalves BERZOINI, Isabela Dianim BASTOS, Elisa Pires Bastos MENDES, Krislayne

CRISTINA, Maria Luiza SILVA, Susana

RESUMO

O Sol, em seus diversos aspectos, é responsável pelo desenvolvimento de plantas e animais, sendo também de extrema importância para o corpo humano, por ser fonte de vitamina D, ajudar na produção de endorfina e melhorar a qualidade do sono. Além disso, o estudo da trajetória solar é de grande relevância na construção civil, para que se possa propiciar conforto térmico e lumínico aos edifícios. Portanto, o presente trabalho busca fazer uma análise das condicionantes climáticas do terreno proposto para o desenvolvimento de um projeto arquitetônico residencial unifamiliar. Para obter as informações almejadas foram feitas visitas ao local, bem como análise da insolação, entorno, ventos, vias, acessos, topografia, vizinhança, paisagismo, legislação municipal vigente e demais condicionantes. De posse das informações levantadas pode-se elaborar ensaios simulando o caminho percorrido pelo sol, as sombras geradas e a incidência dos raios solares nas fachadas e cômodos através da abertura de portas, janelas e vãos. Em suma, o trabalho elaborado agrega conhecimento e aprendizado aos autores e serve de exemplo para estudantes e comunidade como um todo.

Palavras-chave: Trajetória solar. Conforto Ambiental. Sombreamento.

(10)

DRENAGEM URBANA: EFICIÊNCIA EM SISTEMAS DE CAPTAÇÃO PLUVIAL.

Modalidade: Artigo / Apresentação Oral

GONZAGA, Flávia Gaio MARTINS, Hudson Gonçalves SALERMO, Lia Soares

COSTA, Ingrid Assis

FAUSTINO, Carina Oliveira PACHECO, Aucione Lacerda VIEIRA, Carolyna da Silva

RESUMO

A pesquisa abordada tem como tema a drenagem e a captação de águas pluviais em empreendimentos de habitação de interesse social, com o objetivo de abordar o problema e os benefícios dessa prática para os usuários. O trabalho teve como base um estudo de caso em uma comunidade que sofre com um sistema ineficiente. O Conjunto Habitacional Parque das Águas, na cidade de Juiz de Fora -MG, apresenta vários problemas para a população relacionados ao escoamento e drenagem das águas pluviais. É possível observar que o sistema de drenagem vem sendo negligenciado por anos e é de suma importância para a qualidade das habitações e para a segurança e qualidade de vida das pessoas, visto que a ineficiência desse sistema pode causar problemas como alagamento, assoreamento de rios e córregos, deslizamento de terras, podendo custar a vida das pessoas. Políticas públicas responsáveis preveem um bom tratamento de encostas e captação pluvial, nas quais fala-se sobre a importância de profissionais habilitados no acompanhamento das construções para a diminuição dos problemas fortuitos. Em captação pluvial para uso não nobre, é possível observar que em épocas antigas já existiam comunidades que utilizavam esse sistema, mas com o passar dos anos foi caindo no desuso.

Porém, com a crescente conscientização sobre os recursos não serem infinitos, as pessoas estão cada dia mais empenhadas em utilizar essa captação pois vê-se que seus benefícios, além de ambientais, são econômicos.

Palavras-chave: Eficiência hídrica, Captação pluvial, Drenagem sustentável.

(11)

ANÁLISE PROJETUAL E DE CONCEPÇÃO SUSTENTÁVEL EM HABITAÇÕES SOCIAIS:

COMPLEXO DE ALCABIDECHE E CASA DA ALVORADA Modalidade: Artigo / Apresentação Oral

GONZAGA, Flávia Gaio MARTINS, Hudson Gonçalves SALERMO, Lia Soares

BOIM, Isabela Pereira

GOMES, Isabella Helen de Faria Oliveira PEREIRA, Ana Clara Santos

SOUZA, Ayanne Videira Miguel

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo principal enfatizar soluções evidenciando a sustentabilidade e captação de água em duas habitações de interesse social, sendo elas o Complexo de Alcabideche em Lisboa, Portugal e Casa da Alvorada no Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia foi baseada em estudos de casos e análises que foram elaboradas através de pesquisas em artigos e sites, com o objetivo de expor ao leitor as analogias e discrepâncias de ambos. O artigo busca relatar as características das habitações em questão, como conceitos arquitetônicos, modelos construtivos adotados, disposição de ambientes e principalmente métodos adotados para reforçar a sustentabilidade das construções. Ademais, após as análises destacadas nesse estudo, são apresentadas considerações finais a fim de destacar aspectos relevantes da pesquisa e desenvolver um efeito de reflexão para os leitores, buscando agregar maior conhecimento a eles e estimular o desencadeamento de futuros projetos sustentáveis, já que são de extrema importância e cada vez mais buscam seu espaço no mercado da construção e elaboração de projetos.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Captação pluvial, Habitação Social.

(12)

EDIFÍCIOS COMERCIAIS INTELIGENTES: UMA NOVA FORMA DE SER PENSAR A CONSTRUÇÃO CIVIL

Modalidade: Artigo / Apresentação Oral

RIBEIRO, Filipe Leonardo Oliveira BITTAR, Thais Fortes

BRAZ, Suellen Carla

DAMAS, Schubert Evangelista MATOS, Bruna Farhat de Castro OLIVEIRA, Jonathan Goulart

RESUMO

As construções e os recursos usados nas construções civis são os principais responsáveis pelo aumento do aquecimento global, além de causar diversos outros impactos ambientais. A questão da sustentabilidade tem sido de suma importância, dado a atual conscientização da população acerca da necessidade de manutenção da qualidade de vida na Terra e a manutenção dos recursos naturais. São apresentados estudos de casos de edifícios inteligentes que ilustram como as construções podem economizar energia contribuindo assim com sustentabilidade. Além disso são apresentados como as

“Smart Buildings” integram as conexões wireless com sensores de Internet das Coisas, possibilitando diversos tipos de otimizações e melhorando a experiências nos ambientes. A construção civil já está atenta a essa demanda e busca formas produtivas e eficientes para readequar seu sistema produtivo, valorizando as construções eficientes e se adequando as novas necessidades socioambientais. Edifícios eficientes, que convergem novas tecnologias ao gerenciamento de infraestrutura, tornam o custo mais baixo, a manutenção mais eficiente e econômica, reduz o impacto ambiental e favorecem o setor econômico, social e cultural de toda a sociedade.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Construções inteligentes. Eficiência energética.

(13)

EDIFÍCIOS INTELIGENTES: SOFTWARES E AUTOMAÇÃO NA OTIMIZAÇÃO DAS FUNÇÕES ARQUITETÔNICAS

Modalidade: Artigo / Apresentação Oral

RIBEIRO, Filipe Leonardo Oliveira ALMEIDA, Maicon Cesca

LUPATELLI, Talita

MATOS, Bruna Farhat de Castro RODRIGUES, Gabrielle

RESUMO

A construção civil é responsável por boa parte dos impactos negativos gerados na natureza e, consequentemente, nossa própria existência. Para reverter esse quadro é preciso aprofundar na conexão com a sustentabilidade. Essa preocupação segue em consonância com as novas tecnologias disponíveis para captação e análise de dados e execução automática. São projetos de edificações que

“pensam”, utilizando captação e análise inteligente de dados através de softwares, de forma que reajam através de automações eletromecânicas, buscando com que as novas edificações alcancem a autonomia máxima, que elas sejam capazes de autogestão, energética, hídrica, térmica, dentre outros, reduzindo ao máximo necessidades externas. Foi elaborado estudo de caso do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro/RJ, que apresenta tais tecnologias. Conclui-se, portanto, que a aplicação conceitual da sustentabilidade atrelada à tecnologia empregada em todas as etapas do projeto, execução e funcionamento trazem muitos benefícios ao setor, bem como ao meio ambiente.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Análise de dados. Eficiência energética.

(14)

ANÁLISE DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS HUMANIZADOS NA ARQUITETURA HOSPITALAR E SUA INSERÇÃO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Modalidade: Artigo / Apresentação Oral BERZOINI, Isabela Dianim

REIS, Mylla Machado dos

BARROS, Sarah Abreu Monteiro de

RESUMO

Projetos arquitetônicos humanizados para construção de hospitais têm ganhado destaque nos últimos tempos, devido à necessidade de tornar os ambientes mais leves e mais agradáveis aos seus usuários, não sendo apenas o local para tratamento de doenças. As características das construções dos hospitais evoluíram ao longo da história e hoje ganharam uma nova visão, mais leve e agradável. Percebe-se que a iluminação, áreas verdes, cores, ventilação, dentre outros fatores influenciam no processo de cura e tornam o ambiente mais acolhedor. O presente estudo teve por objetivo conhecer dois hospitais, um brasileiro (Hospital de urgência de São Bernardo do Campo) e outro dinamarquês (Nyt hospital Nordsjaelland), buscando a validação da humanização, além de avaliar os parâmetros encontrados relacionados aos edifícios hospitalares. Para isto buscou-se dados dos hospitais envolvidos e os relativos ao tema através da pesquisa bibliográfica, utilizando sites, livros e artigos disponíveis. Foi possível observar que ambos os hospitais apresentaram projetos bem fundamentados, com propostas similares de humanização de seus espaços, que certamente acarretará conforto para seus usuários.

Logo, espera-se que os novos projetos arquitetônicos hospitalares tenham essa visão e que se busque cada vez mais por materiais e novas tecnologias para mudar o conceito dos hospitais, permitindo a construção de espaços cada vez mais agradáveis para tratamento de enfermos.

Palavras-chave: Arquitetura Hospitalar; Arquitetura de Cura; Humanização.

(15)

HOSPITAL INFANTIL ANN & ROBERT H. LURIE X HOSPITAL DO ROCIO: ANÁLISE COMPARATIVA DE PROJETOS HOSPITALARES E SUA HUMANIZAÇÃO

Modalidade: Artigo / Apresentação Oral

BERZOINI, Isabela Dianim SANTOS, Marina Costa Cordeiro SILVA, Thaís Ribeiro da

RESUMO

O presente artigo se propõe a comparar dois hospitais distintos, sendo estes o Hospital Infantil Ann &

Robert H. Lurie, localizado em Chicago e o outro sendo o Hospital do Rocio, localizado em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. O artigo se desenrola a partir da análise das técnicas e recursos utilizados como ferramentas de humanização de ambientes de assistência de saúde, considerando a percepção de seus usuários e a necessidade de fazer com que esses ambientes deixem de transmitir monotonia e tristeza. Na pesquisa foram considerados os pressupostos teóricos, métodos e técnicas estudados a partir das referências bibliográficas. O objetivo foi analisar as diferentes soluções projetuais para a desenvoltura de projetos hospitalares cada vez mais humanos e dinâmicos, aconchegantes e que facilitem através da ambientação, o processo de cura. Como resultado principal foi obtida a positiva compilação de objetos materiais e imateriais de humanização hospitalar a serem considerados em futuros projetos de arquitetura hospitalar.

Palavras-chave: Arquitetura Hospitalar; Humanização Hospitalar; Naturalização de Espaços.

(16)

GONZAGA, Flávia Gaio BERZOINI, Isabela Dianim

MARQUES, Alexandre Henrique de Mello SILVA, Krislainy Izabel da

RESUMO

O presente artigo tem, como objetivo principal, trazer ao leitor um estudo de caso, feito através de pesquisas bibliográficas físicas e/ou digitais, abordando instalações ou edificações de tipologia salutar, inseridas em áreas distintas e possuindo diretrizes funcionais ímpares, sendo uma destas o Centro Médico em Muros, Espanha, projetado pelo escritório Irisarri Piñera Arquitectos e a outra, uma UBS, projeto vencedor do Concurso Público Nacional de projetos de Arquitetura e Complementares para unidade Básica de Saúde para o Residencial Parque do Riacho, Brasília, tendo como principal objetivo a comparação de programas e disposição de áreas, capacidade e o impacto arquitetônico e social de ambas as instalações, ressaltando o fato de que, apesar de ambas as instituições possuírem diretrizes operacionais distintas, portam-se sumamente e de forma equiparável nos quesitos atendimento de qualidade, conforto ambiental, ecologia urbana e psicologia ambiental. O presente estudo, por evidenciar as principais qualidades e os potenciais problemas de ambos os projetos, torna-se de valia inestimável para estudiosos e amantes das áreas de arquitetura, engenharia, medicina, especializações e afins nestas e outras áreas congruentes em interesses comuns, além de arquitetos, engenheiros, professores, formandos, dentre outros.

Palavras-chave: Saúde; Pronto atendimento; Edificação salutar; Psicologia ambiental; UPA; Hospital.

(17)

HUMANIZAÇÃO EM AMBIENTES DE SAÚDE – ESTUDO DE CASO

Modalidade: Artigo / Apresentação Oral

GONZAGA, Flávia Gaio BERZOINI, Isabela Dianim

ALBUQUERQUE, Marcelo de Assis CARVALHO, Sabrina Vilela

RESUMO

O presente artigo busca a análise comparativa arquitetônica entre dois estabelecimentos assistenciais de saúde, os quais são: Centro Regional de Saúde de Adamsville, nos Estados Unidos, um centro público de saúde na cidade de Atlanta, premiado nacionalmente em 2013, nos Estados Unidos, o

“National Healthcare Design Awards“ na categoria de construção a menos de 25 milhões de dólares; e UPA Samambaia, no Distrito Federal/ Brasil, a 104ª unidade a ser inaugurada no Brasil. Classificada como de porte III, ela tem capacidade de atendimento de até 450 pacientes durante o período de 24 horas, com uma cobertura de até 300 mil habitantes. Baseado na revisão bibliográfica e digital, o estudo objetiva a análise da qualidade dos ambientes de saúde, a importância e a preocupação projetual desses edifícios em meio urbano, conotando os aspectos arquitetônicos essenciais, como técnicas construtivas, análise de conforto, setorização, fluxos, acessos, volumetria; analisando o contexto urbano onde estão inseridas, sua situação e implantação, visto que as obras possuem localizações distintas e realidades sociais, econômicas e culturais diferentes.

Palavras-chave: Acessibilidade, Estrutura, Arquitetura Hospitalar, Humanização.

(18)

ADMINISTRAÇÃO

O EMPREENDEDORISMO COMO UMA ALAVANCA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

SÉRGIO ANTÔNIO DE PAULA NOGUEIRA – orientador

ANA CARLA FURTADO NETO, IASMIN DE ALMEIDA SANTOS, MARCELLE CONTI BARTOLI MACEDO, MILENA MARQUES DE OLIVEIRA SANTOS, SHEYLA DE FREITAS HENRIQUES - Alunos do 1ºP de Administração.

RESUMO

O artigo aborda desde a origem e evolução do termo empreendedorismo até o importante papel do pequeno empreendimento para o desenvolvimento local. Para isso, foram mencionados outros estudiosos que escreveram sobre o tema. Em uma definição geral o empreendedor é um ser criativo e inovador que busca mudanças e quanto mais a sociedade enxergar a atividade empreendedora como algo positivo, então surgirão mais pessoas empreendendo. Os estudos mostraram que para haver desenvolvimento é necessário que haja os empresários inovadores e as novas combinações. A

“economia em fluxo regular” ocorre quando uma economia não está se desenvolvendo, caracterizando o equilíbrio das variáveis determinadas pela expansão demográfica. A maioria das empresas são micro e pequenas empresas que contribuem para o PIB e tem relevância social pois geram empregos. Muitas de caráter familiar, onde o chefe da família-empresário administra o negócio com referência dos familiares. O grande problema da MPE’s é não reconhecer que a gestão passa por uma construção e a partir do momento que a empresa é criada começa a reflexão sobre a gestão e a busca por conhecimentos para melhor gerenciamento. Na teoria schumpeteriana, o sucesso de uma economia depende do empreendedor, os gestores devem buscar novos negócios visando a tecnologia de informação e a necessidade de trabalhar coletivamente, com parcerias e alianças estratégicas. Conclui- se que o potencial do local é associado à sua população ou ao ambiente, onde ocorre a interação das pessoas, sendo a principal alavanca do processo de desenvolvimento, por isso requer grandes esforços de promoção e fomento.

PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo local. Desenvolvimento. MPE’s.

(19)

CADERNO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS

SÉRGIO ANTÔNIO DE PAULA NOGUEIRA – orientador

KARINE AMORIM FERNANDES, PAULO HENRIQUE MACHADO DA SILVA, THATIANE CRISTINA

MARTINS MARQUES – Alunos do 3ºP de Administração

RESUMO

O caderno de educação financeira, elaborado pela equipe técnica do Banco Central do Brasil tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de uma boa gestão financeira. Seu propósito é ajudar a compreender a relação cotidiana das pessoas com os recursos financeiros e fazer escolhas mais conscientes, refletir sobre seus sonhos e sobre como transformá-los em realidade por meio de projetos; avaliar suas necessidades e desejos e como os efeitos de suas escolhas afetam a qualidade de vida no presente e no futuro. Sabe-se que uma vida econômica saudável e planejada é indispensável e essencial a todos. Educação financeira não significa somente poupar, significa que o indivíduo deve fazer escolhas conscientes no momento adequado e planejar a melhor forma de lidar com seu dinheiro. O mundo nos proporciona muitos obstáculos para cortar gastos, poupar ou investir.

A facilidade de crédito, o consumismo e a falta de projeção de um objetivo são atitudes que atrapalham um orçamento financeiro bem elaborado. Portanto, a educação e o planejamento são instrumentos de grande relevância para o bem estar de cada um, com vistas a saber lidar com o dinheiro, seja para consumir com inteligência, programar suas despesas ou investir adequadamente.

Constatou-se que educar economicamente é de extrema importância, mesmo que seja difícil e que exija grande esforço no início, pois torna-se necessário abrir mão de desejos em um determinado tempo. Porém, ao aderir novas práticas, ao longo prazo, o resultado é satisfatório, evitando assim o endividamento e conquistando sonhos e metas almejados.

PALAVRAS-CHAVE: Consciência. Poupar. Planejamento. Equilíbrio. Recursos Financeiros.

(20)

A RESPONSABILIDADE SOCIAL POR TODA A CADEIA PRODUTIVA

SÉRGIO ANTÔNIO DE PAULA NOGUEIRA – orientador

LEONARDO VITORINO, JEFFERSON LOPES FILHO, MARCUS VINICIUS BONIN, MÁRIO LÚCIO GOMES, SHAUAN SEVERO AUGUSTO – Alunos do 5º P de Administração.

RESUMO

O presente artigo tras reflexões sobre temas de grande relevância no cenário atual, buscando destacar o papel da responsabilidade social dentro da cadeia produtiva. Atualmente, observa-se como um evidente potencial competitivo entre as empresas a inserção de políticas de responsabilidade social em toda a cadeia produtiva. Dentro da cadeia produtiva existem setores como a cadeia logística e de fornecedores, que precisam ser trabalhados dentro do contexto social para haver coerência e abordar a responsabilidade social pelos aspectos: econômico, ambiental e humano (social). Existem mecanismos que trazem resultados satisfatórios quando bem aproveitados, como por exemplo, a logística reversa, processo que se estabelece relativamente no fim da cadeia produtiva visando a reutilização de resíduos descartáveis no processo produtivo e o descarte apropriado de determinados materiais. Além de possibilitar benefícios financeiros traz à tona a responsabilidade de forma prática, o que torna o planejamento da empresa valioso aos olhos dos stakeholders. Apesar de existir um paradoxo que permeia essas políticas de responsabilidade social e a realidade das organizações, não podemos negar o fato de que tais ações beneficiam tanto a sociedade quanto as organizações. Porém, para colher os benefícios, é necessário ter uma conduta coerente e uma relação com fornecedores alinhados à essa conduta.

PALAVRAS CHAVE: Responsabilidade Social. Cadeia Produtiva.

(21)

Referências

Documentos relacionados

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai

BARHAM, 1982 (2), define as diferenças conceituais e campos de ação, tanto para en­ sino como investigação, entre Biomecânica e Cinesiologia Mecânica. Não trataremos

As principais constatações identificam ações e práticas no âmbito da gestão logística e da cadeia do abastecimento que contribuem para o equilíbrio entre os

Com base nos resultados da pesquisa referente à questão sobre a internacionalização de processos de negócios habilitados pela TI com o apoio do BPM para a geração de ganhos para

“O aumento da eficiência e o plano de produção fizeram com que a disponibilidade das células de fabricação aumentasse, diminuindo o impacto de problemas quando do

Este trabalho traz uma contribuição conceitual sobre a utilização do sistema de gestão de produtividade que poderá motivar futuras pesquisas sobre o tema, bem