• Nenhum resultado encontrado

Seminário internacional: do planejamento à execução 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Seminário internacional: do planejamento à execução 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Seminário internacional:

do planejamento à execução

1

Fernanda Thomaz Maza 2

Aparecido Rodrigues da Silva López-Guerrero3 Francisco Claudio Tavares4

Resumo: Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre as condições do planejamento e da execução do Terceiro Seminário Internacional - 2021 realizado na Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba. O desafio colocado para a Direção, Conselho Cientifico e Comissões Organizadora e Executiva estava centrado na realização do Seminário de forma remota. Uma vez decidido pela forma remota, optou-se pelo eixo ‘Gestão Criativa e Formação Profissional Contemporânea’. Pesquisadores e docentes locais, nacionais e internacionais reforçaram as visões de um mundo interligado e conectado.

Palavras-chave: Gestão criativa. Formação profissional. Internacionalização.

1. Introdução: Fatec Itaquaquecetuba – um breve histórico A Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba foi inaugurada em 2007 com o objetivo de oferecer aos estudantes de ensino superior a possibilidade de cursar uma instituição pública, gratuita e de qualidade (PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI 2019-2023), em um município com grande potencial socioeconômico, porem com indicadores de qualidade de vida muito ruins.

1 Trabalho apresentado no Seminário Internacional de Tecnologia, Educação e Sociedade, realizado pela Faculdade Tecnológica [Fatec] de Itaquaquecetuba, SP, no período de 29 a 31 de março de 2021.

2 Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado da Fatec Itaquaquecetuba. Docente da Fatec Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes. Email: f155secretariado@cps.sp.gov.br.

3 Mestrado em Formação de Professores como E/LE. Universidad de Léon, UNILEON, Espanha.

Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação. Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil. Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Fatec Itaquaquecetuba. Docente da Fatec Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes. Email:

f155gestaoti@cps.sp.gov.br.

4 Mestre em Economia Política e Doutorado em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Fatec Itaquaquecetuba. Docente da Fatec Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes. Email: f155comercial@cps.sp.gov.br.

(2)

Desde 2007 todo o esforço desta Unidade de Ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, tem sido o ensino de qualidade, o oferecimento de cursos superiores tecnológicos conectados com as necessidades dos alunos e sua empregabilidade, a atenção às demandas dos setores econômicos do município e as exigências do mercado.

As parcerias com os setores públicos, privados e entidades conectam a Faculdade com o tripé ensino-pesquisa-extensão (PRJETO PEDAGÓGICO).

Em um esforço multidirecional, o corpo docente tem se qualificado.

Pesquisas de alunos orientadas por professores têm sido publicadas e apresentadas em congressos. Desde 2014 editamos, online, a Revista de Gestão, Informação e Tecnologia, um marco da produção de pesquisa e da disseminação de conhecimento como parte de nossa contribuição acadêmica.

Fruto das diversas ações de ensino-pesquisa-extensão, a empregabilidade dos egressos é muito alta no município e na Grande São Paulo, sem contar, egressos que trabalham no exterior. Os conteúdos e atividades das disciplinas têm enfatizado o empreendedorismo como uma dinâmica econômica e social. Alunos com visão empreendedora ou que são empreendedores são motivados para estas atividades. Vários alunos concluem o curso com uma estrutura muito bem definida para a abertura de negócios; todo o apoio vem dos professores e entre os alunos.

Em 2017 realizamos o primeiro Seminário e, em 2019, com certa experiência realizamos o segundo Seminário. Ambos com a presença de professores do exterior.

Com o início da pandemia sanitária em março de 2020 que implicou a suspensão das atividades presenciais e, em função da expansão e do

(3)

O desafio colocado para a Direção, a Coordenação dos Cursos, o Conselho Cientifico e as Comissões Organizadora e Executiva estava centrado na realização do Seminário de forma remota. Após o processo de consulta e a aprovação para a realização do Seminário, foi decidido que o 3º Seminário seria realizado totalmente remoto. Assim, as equipes começaram a planejar e a executar cada um dos itens do macroplanejamento. Não se pode negar que foi um trabalho árduo, constante, dinâmico.

2. Entidades participantes

Na agenda de palestrantes incluímos pesquisadores e professores de diversas universidades do Brasil, do Centro Paula Souza e do exterior, indicando a abertura para diversos olhares e novas configurações em Tecnologia, Educação e Sociedade na Gestão Criativa e na Formação Profissional.

Participaram alunos, egressos e, em uma visão abrangente de cultura, realizamos uma atividade cultural.

Os participantes representaram: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional/CPS, Universidade Metodista de São Paulo, Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação/USP, Faculdade Terra Nordeste / Fortaleza-CE, Programa de Pós-Graduação em Educação PUC–Campinas/SP, Programa de Pós- Graduação da Universidade Caxias do Sul/RS, Assessoria Relações Internacionais/CPS, Projetos Colaborativos Internacionais – PCIs e a Área de Internacionalização do CPS – Arinter; do exterior: State University of New York, SUNY, Universidad Técnica Nacional/Argentina, Universidad de Monte Rey/ México, Universidad Mayor de San Simon/ Bolívia.

(4)

3. Eixo norteador para as mesas temáticas

Para desenvolver a temática Gestão Criativa e Formação Profissional Contemporânea, as respectivas mesas foram estruturadas em temas específicos, porem sem perder a centralidade de conjunto e de se pensar em uma gestão criativa, com pessoas criativas e dinâmicas, com novas demandas dos cidadãos e consumidores por Environmental, Social and Corporate governance (ESG) em uma sociedade aberta e diversificada.

Os temas debatidos no workshop, na conferência internacional e nas mesas, foram: Minimalismo Digital, Cancelamento, educação e trabalho:

criminalização da pobreza e a prisão contemporânea (conferência internacional), Contexto: cultura, trabalho e educação, O que é gestão criativa?, Educação profissional: emergências e desafios, Educação superior e sociedade:

expectativas, oportunidades e interfaces, Persona alumni: fatecanos de Itaquaquecetuba, e Projetos Colaborativos Internacionais – PCIs.

Nas nove atividades desenvolvidas e, no conjunto de temas que formaram o eixo teórico do Seminário, pesquisadores, professores e alunos puderam se atualizar com o estado da arte, socializar conhecimentos, debater pontos de vista, entender aspectos culturais realevantes, elaborar questionamentos e, na essência, ao final de todo o Seminário ampliar conhecimentos e visão de um mundo que poder ser conectado pelas redes sociais.

É importante deixar registrado a alta presença de professores e de alunos durante as nove atividades do Seminário. Podemos afirmar que o modelo

“remoto” desta atividade de extensão contribuiu para esta presença e para a interação pela ferramenta chat. Também, vale ressaltar que o evento foi transmitido virtualmente pela plataforma Teams, em consonância com o Centro

(5)

Considerações

O 3º Seminário Internacional cumpriu com os objetivos definidos e se constituiu em mais um marco referencial no tripé ensino-pesquisa-extensão.

Deve-se aprofundar o estado da arte da gestão criativa, buscar uma sólida formação integral dos alunos e implementar tecnologias e processos para alcançarmos uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais feliz. A educação de qualidade é um dos caminhos!

Referências

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI 2019-2023.

Disponível em:

http://www.fatecitaqua.edu.br/fatecitaqua/documentos/pdi_2018_2.pdf PROJETO PEDAGÓGICO. Gestão Comercial.

Disponível em: http://www.fatecitaqua.edu.br/fatecitaqua/

PROJETO PEDAGÓGICO. Secretariado.

Disponível em: http://www.fatecitaqua.edu.br/fatecitaqua/

PROJETO PEDAGÓGICO. Gestão da Tecnologia da Informação.

Disponível em: http://www.fatecitaqua.edu.br/fatecitaqua/

Referências

Documentos relacionados

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

§ 2º Proibir a utilização de animais aquáticos, inclusive peixes, camarões, caramujos, caranguejos, vivos ou mortos (inteiros ou em pedaços), como iscas. I - Excluem-se

Table 1- Atlantic and Pacific chub Mackerel metazoan parasites and its geographical distribution………..………….5 Table 2- Targeted gene, sequence of the

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

parameters as total pressure, temperature of the evaporator and bubble pump, total flow rate and also mass fraction concerning the present components on the mixture used to

infância (agressão, hiperactividade, controlo dos impulsos), fracas competências sociais e de aprendizagem, consumo de drogas e predominância de indivíduos do sexo

a) incrementar a produção de pesquisas que subsidiem a consolidação de uma Geomorfologia Escolar, através de estudos sobre os diferentes conceitos vinculados ao relevo na

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta