• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM E TÓPICOS ESPECIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM E TÓPICOS ESPECIAIS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 7

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM E TÓPICOS ESPECIAIS

Nome: Biossegurança em Laboratórios de Pesquisa e Biotérios Código: CAN0686 Nível: M/D Semestre: 1°/2° Créditos: 2 Carga Horária: 32h Objetivos: Conferir aos alunos conhecimentos básicos sobre biossegurança em diferentes tipos de laboratório e biotérios, assim como capacitá-los a tomar decisões assertivas em momentos críticos durante a conduta de procedimentos técnicos nestes ambientes. Conferir treinamento básico em segurança na rotina laboratorial e de biotérios visando a excelência em execução dos procedimentos dentro dos padrões exigidos, e aferindo confiabilidade ao experimento executado. Em virtude do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, não haverá treinamento prático presencial.

Ementa: Biossegurança: Conceito e Importância, Barreiras de Contenção, Higienização de Mãos, Biossegurança no Manuseio de Roupas em Serviços de Saúde, Cabines de Segurança Biológica, Níveis de Contenção Física e Classificação dos Microrganismos por Classe de Risco, Estrutura e Organização no Laboratório, Mapa de Risco, Métodos de Desinfecção e Esterilização, Manuseio de Perfurocortantes, Principais Doenças Diagnosticadas em Profissionais da Saúde, Roteiro de Inspeção de Segurança, Conduta Ética em Pesquisa, Boas Práticas em Biotérios, Biossegurança em Biotérios, Identificando e Minimizando Riscos, Descarte de Resíduos,

Programa: CIPAC/SATS Metodologia

Serão realizados dois encontros semanais, as terças-feiras e quintas-feiras, das 14:00h às 18:00h. Em decorrência do isolamento social, os encontros serão por via remota por meio de videoconferência na plataforma Google Meet. Solicitamos o ingresso por meio do e-mail institucional (@ufg.br). Serão trabalhados os conteúdos teóricos relacionados ao tema

Biossegurança, de acordo com o descrito no item “Ementa”. A aula será conduzida em formato

de discussão do assunto, posteriormente à apresentação expositiva do tema. Nessa edição (2020-2) teremos cinco convidados (quatro nacionais e um internacional, vide cronograma).

No dia da participação de um convidado, o período não utilizado, será destinado para o aprofundamento do assunto por meio de debate.

Avaliação

Frequência (dias) (Nota A= 10,0. Mínimo de 75% da frequência = 60% da nota para este item.

87,5% = 90%. 100% = 100%). Participação (Nota B = 10,0. Mínimo de uma participação por encontro = 60%. Duas/encontro = 90%. Acima = 100%). Infográficos (Nota C = 10,0. Todos os 2 infográficos = 10,0 [5,0/infográfico]). Vídeos (Nota D = 10,0. Todos os 2 vídeos = 10,0 [5,0 /vídeo]).

Nota final = (Ax2)+(Bx2)+(Cx3)+(Dx3)/10

(2)

Página 2 de 7

Infográfico: Qualidade, atualização e domínio da informação. Criatividade. Objetivo deve estar claro. A justificativa deve ser convincente. A solução do problema deve ser exequível.

Vídeo: Qualidade, atualização e domínio da informação. Criatividade. Objetivo e justificativa devem ser claros e convincentes, respectivamente. Duração mínima 3 minutos. Duração máxima: cinco minutos.

Google Meet: o link será enviado no dia dos encontros.

Internacionalização

Nessa edição (2021-1) teremos a participação do Dr. Emílio Arnaldo Leon, Médico Veterinário, Epidemiologista, Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), Argentina (aula em Espanhol).

Feedback: Os participantes serão convidados a preencherem um Google forms de avaliação do docente, da disciplina, dos convidados e a sua auto avaliação

Bibliografia Básica

HINRICHSEN, S.L. Biossegurança e Controle de Infecções: risco sanitário hospitalar. 2ª edição. Editora Guanabara Koogan. 2013. 435p.

MAJEROWICZ, J. Boas Práticas em Biotérios e Biossegurança. 1ª edição. Editora Interciência. Rio de Janeiro. 2008. 175p.

MASTROENI, M.F. Biossegurança aplicada a laboratórios e serviços de saúde. 2ª edição.

Editora Atheneu. 2006.338p.

Complementar

Fundação Oswaldo Cruz.

Procedimento para a manipulação de microrganismos patogênicos e/ou recombinantes na FIOCRUZ. Comissão Técnica de Biossegurança da FIOCRUZ CTBio

FIOCRUZ. 2005.

http://www3.iq.usp.br/uploads/grupos/grupo4/Biosseguran%C3%A7a/Manuais%20de%20Bio sseguran%C3%A7a/Manual_Biosseguranca_FIOCRUZ.pdf

U.S. Department of Health and Human Services. Biosafety in Microbiological and Biomedical Laboratories. 5

th

Edition. HHS Publication No. (CDC) 21-1112 Revised December 2009.

https://www.cdc.gov/labs/BMBL.html Artigos

Scopus

Pubmed

(3)

Página 3 de 7

Leituras Sugeridas

(4)

Página 4 de 7

(5)

Página 5 de 7

CRONOGRAMA (sujeito a adequações de conteúdo e de datas)

S T Q Q S S D

ABRIL

1 2 3 4 Dia 6 – Início da disciplina: Princípios éticos em experimentação animal;

Padrão de Qualidade Animal e Procedimentos Operacionais Padrão.

5 6 7 8 9 10 11 Dia 8 – Boas Práticas em biotérios; Biossegurança em biotérios;

identificando e minimizando riscos e descarte de resíduos.

12 13 14 15 16 17 18 Dia 13 – Princípios de biossegurança em laboratórios; níveis de biossegurança e procedimentos envolvidos; monitoramento de riscos.

19 20 21 22 23 24 25 Dia 15 - Profa. Clarice Gebara M. S. C. Tenorio

Presidente da COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO (CISSP) DA EVZ/UFG (14:00h às 16:00h). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) concluída em 2004 e mestrado em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) concluído em 2007, na área de concentração Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal. Doutorado em Tecnologia de Alimentos concluído em 2012 na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora adjunta da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), na área de tecnologia e inspeção de alimentos de origem animal, microbiologia e análise de alimentos no Centro de Pesquisa em Alimentos (CPA).

Atualmente é presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL). Experiência na área de tecnologia e inspeção de leite e derivados, qualidade do leite, microbiologia de alimentos, higiene de alimentos, resíduos de antimicrobianos em leite, micro-organismos probióticos, produtos lácteos probióticos, microencapsulação de micro-organismos probióticos.

Dia 15 – MV Daniel Silva Goulart

Graduado em Medicina Veterinária pela UFG (2009) e Mestrado em Ciência Animal pela EVZ/UFG (2011). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal EVZ/UFG, com período sanduíche no Poisonous Plant Research Laboratory/USDA. Atualmente é Médico Veterinário responsável pelo biotério do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) e do biotério da Faculdade de Farmácia/UFG.

Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/UFG) e da Comissão Estadual de Bem-estar Animal do CRMV-GO.

26 27 28 29 30

(6)

Página 6 de 7

Dia 20 – André de Oliveira Mendonça

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Botucatu-SP (1998), residência em Zoonoses e Saúde Pública pela mesma FMVZ (2000) e Mestrado em Medicina Veterinária (área de Vigilância Sanitária) também pela FMVZ-UNESP- Botucatu (2003). Ingressou por concurso público no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2002), ocupando o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP). De março de 2006 a maio de 2009 desempenhou a função de responsável pela Unidade de Sanidade Aviária do LFDA-SP.

De junho de 2009 a novembro de 2020 atuou como Coordenador do mesmo LFDA-SP. Atualmente exerce a função de Coordenador substituto do LFDA- SP, contribui com os assuntos afetos à biossegurança na rede LFDA/MAPA, é membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção (SB3) e contribui com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) no programa de sustentabilidade laboratorial. Em novembro de 2020 iniciou curso de doutorado em bioquímica aplicada com ênfase em biossegurança laboratorial pela Universidade Federal de Viçosa.

Dia 22 - Ricardo Spacagna Jordão

Médico Veterinário, formado em 2001 e mestre em microbiologia em 2006.

Ingressei no Instituto Biológico em 2001 e, em 2006, assumi como Responsável Técnico pela Produção de Imunobiológicos do Instituto Biológico, produzindo os antígenos do PNCEBT: tuberculinas e antígenos para diagnóstico de brucelose. Este ano completo 20 anos no Instituto Biológico e 15 anos como RT da Produção. Desde 2009 Presido a Comissão de Ética no Uso de Animais do IB (CEUA-IB).

No mestrado trabalhei no desenvolvimento de vacinas de BVDV, sendo que ingressei no IB em um projeto com a Vallée, onde desenvolvia vacinas virais contra IBR, BVD, BRSV e bPI3.

Na Buiatria, represento o Brasil na Associação Mundial de Buiatria (WAB), como Membro do Comitê Executivo. Fui presidente das Associações Brasileira e Paulista de Buiatria e, em 2015, organizei o XI Congresso Brasileiro e o XVII Congresso Latinoamericano de Buiatria, em São Paulo.

Dia 27 – André de Abreu Rangel Aguirre

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista ''Júlio de Mesquita Filho'' (Unesp), Campus de Araçatuba (2011). Mestre em Ciência Animal (2014) e Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias (2018) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia), Responsável Técnico pelos biotérios da Fiocruz Rondônia e coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Fiocruz Rondônia (2014). Tem experiência em acarologia, epidemiologia de zoonoses transmitidas por carrapatos, bioterismo, imunoensaios e biologia molecular. Desenvolve projetos de pesquisas com epidemiologia, biologia e bioprospecção de carrapatos de interesse em saúde pública.

Dia 29 - Emilio Arnaldo León

Médico Veterinario, graduado de la Facultad de Ciencias Veterinarias de la Universidad de Buenos Aires (FCV-UBA), en 1980.

Doctorado (PhD) de la Universidad de Reading, Reino Unido, en 2000.

Actividad laboral principal: investigador, en el Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), desde 1983 hasta 2019. Actualmente retirado.

Actividad docente: Profesor Adjunto en la Cátedra de Salud Pública de la FCV-UBA, desde 2006 hasta el presente.

Especialidad profesional: Epidemiología.

(7)

Página 7 de 7 Goiânia, 09 de março de 2021.

Prof. Álvaro Ferreira Júnior

Coordenador

Referências

Documentos relacionados

Em ambos os casos, os objetos de acesso a dados, podem ser configurados através de injeção de dependências, o que os possibilita usufruir de alguns serviços fornecidos pelo

The search for the potential use of the nematocidal compounds from different EM species has included a small number of studies using free-living nematodes [19–25] and some

A aceleração angular média define a variação da velocidade angular Δω que um ponto em movimento circular sofre por unidade de tempo. Grandezas lineare

De fato, é com base na valorização da diferença para o alcance da efetiva igualdade que vieram a lume os demais instrumentos formadores da espinha dorsal da normativa mundial

A relevância desse trabalho consiste na união das funcionalidades do ambiente de Elementos Finitos PZ e a biblioteca ObjectARX para a construção de uma nova ferramenta que trabalha

Processes involving C- lineage colonies have left a strong maternal sig- nature in populations from Pico, Graciosa, Faial, and São Miguel, but not in populations from Terceira,

canis in an endemic area, 217 whole blood samples from dogs were divided into three groups: 71 non-thrombocytopenic samples (group A, platelet counts greater than 200 000/µL) and

26 Tabela 3- Casuística das suspeitas solicitadas dos exames radiográficos do tórax relacionada com as espécies mais prevalentes acompanhados no período de estágio no setor