• Nenhum resultado encontrado

Bolsa de Investigação para Mestre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Bolsa de Investigação para Mestre"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Bolsa de Investigação para Mestre

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, inscrito em Doutoramento, no âmbito do Projeto THEIA: Automated Perception Driving, com a referência POCI-01-0247-FEDER-047264, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), com as seguintes condições:

Área Científica: Ciência de Computadores, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Requisitos de admissão:

Requisito 1:

- Ser estudante inscrito num curso de doutoramento na área de Ciência de Computadores, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, requisito a ser comprovado no ato da contratação.

Requisito 2:

- Ser detentor do grau de Mestrado em Ciência de Computadores, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.

Caso os documentos comprovativos de grau submetidos pelos candidatos não apresentem a classificação final do grau exigido no Aviso com a respetiva nota convertida para a escala de classificação portuguesa, o júri considerará, para efeitos de avaliação, que o candidato possui a classificação mínima exigida para a obtenção do grau em Portugal.

Requisitos preferenciais:

Será valorizada a experiência em sistema distribuídos e segurança/privacidade.

Também será bonificado a participação em projetos de investigação.

(2)

Plano de trabalhos: O plano de trabalho passa por explorar clouds descentralizadas de modo a fazer uso da capacidade instalada, permitindo a criação de uma plataforma integradora de computação e armazenamento capaz de ser uma alternativa as soluções de cloud centralizadas. As tarefas associadas ao plano de trabalhos são as que constam do projeto com as referências:

Perfil 213:

SP5_A25_T2 SP5_A26_T2 SP5_A27_T2 SP5_A28_T2 SP5_A29_T2

Estas tarefas podem ser alvo de ajustamento em função de exequibilidade do projeto. Todas as alterações que impliquem a afetação a outras tarefas serão alvo de pedido de aprovação à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2014, atualizada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto (Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento n.º 950/2019 de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia);

Regulamento n.º184/2021, de 3 de março (Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Porto) e Decreto-Lei n.º 66/2018 de 16 de agosto (Regime Jurídico de Reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior atribuídos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Ciência de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), sob a orientação científica do Professor Doutor Rolando da Silva Martins.

Duração da bolsa: A presente bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Novembro de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto. A bolsa apenas se realizará caso se verifique a assinatura do Contrato de Financiamento, de concessão de incentivos ao projeto. Caso o Contrato de Financiamento não seja assinado, a bolsa não será atribuída.

(3)

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa corresponde a 1104,64€

conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Tabela_Valores_SMM_LOE_2021.pdf ou tabela FCUP, conforme o financiamento. O pagamento será efetuado por transferência bancária.

Seguro Social Voluntário: Desde que a bolsa seja de duração igual ou superior a 6 meses, e em cumprimento do disposto no artigo 10.º da Lei n.º 40/2004, o bolseiro terá direito à assunção, por parte da FCUP, dos encargos resultantes das contribuições que incidem sobre o primeiro dos escalões referidos no artigo 36º do Decreto-Lei n.º 40/89, de 1 de fevereiro, correndo por conta própria o acréscimo de encargos decorrente da opção por uma base de incidência superior.

Seguro de Acidentes Pessoais: Durante o período de concessão da bolsa, o bolseiro será coberto por um seguro de acidentes pessoais.

Métodos de seleção:

Será feita uma Avaliação Curricular (AC), com os seguintes fatores:

 F1: Qualidade do CV - Peso: 40%

 F2: Adequação ao perfil requerido - Peso: 40%

 F3: Experiência em criptografia e participação em projetos de investigação: 10%

 F4: Classificação final do grau exigido no Aviso: 10%

AC= F1*0.4+F2*0.4+F3*0.1+F4*0.1

Caso a Comissão de seleção entenda, será realizada uma Entrevista profissional aos 3 candidatos com pontuação igual ou superior a 85% e, nesse caso, terá uma valorização de 25%.

Portanto, se for realizada Entrevista a Classificação final (CF), traduz-se na seguinte fórmula será:

CF= AC x 75% + E x 25%

Caso não haja Entrevista, a CF será:

CF= AC= 100%

Não são elegíveis para concessão de bolsa, os candidatos cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final inferior a 85%.

(4)

Em caso de desistência, os candidatos serão propostos para contratação por ordem de classificação final.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente – Prof. Doutor Rolando da Silva Martins – Professor Auxiliar, FCUP;

1.º vogal efetivo – Prof. Doutor Luís Filipe Coelho Antunes – Professor Catedrático, FCUP, 2.º vogal efetivo – Prof. Doutor Manuel Bernardo Martins Barbosa – Professor Associado, FCUP;

1.º vogal suplente – Prof. Doutor Rui Pedro de Magalhães Claro Prior – Professor Auxiliar, FCUP;

2.º vogal suplente- Prof. Doutor Ricardo Jorge Gomes Lopes da Rocha – Professor Associado, FCUP.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação serão divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de email.

Mais se informa, que ao abrigo do disposto nos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo, dispõe do prazo legal de 10 dias úteis a contar do dia imediato ao da notificação, para se pronunciar, caso assim o entenda.

Desta decisão pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou, em alternativa, interposto recurso no prazo de 30 dias úteis, endereçadas à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, nos termos do artigo 191º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo.

A entidade de acolhimento poderá recorrer à lista de ordenação final para substituição do bolseiro selecionado no caso deste desistir do lugar, até um ano.

Prazo de candidatura e forma de apresentação de candidaturas

O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis a partir da data da publicação do edital. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura para os emails recrutamento@fc.up.pt, rmartins@fc.up.pt, indicando no assunto a referência do projeto Theia – Perfil 213, acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, declaração de elegibilidade (em anexo) e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

(5)

As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt com conhecimento para rmartins@fc.up.pt, indicando no Assunto: Candidatura a Bolsa de Investigação Projeto Theia – Perfil 213.

Solicita-se que todos os documentos sejam anexados diretamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas. De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (pdf).

Documentos de suporte à contratualização: No ato da contratualização, o bolseiro deverá fornecer os documentos a seguir indicados:

 Formulário de dados pessoais;

 Fotocópia do Passaporte e/ou Autorização de Residência (se aplicável);

 Fotocópia do IBAN/NIB português,

 Reconhecimento de grau estrangeiro (se aplicável);

 Comprovativo da inscrição em doutoramento;

 Declaração de dedicação exclusiva;

 Ciência ID e ORCID ID.

O concurso encontra-se aberto até 21/11/2021 (prorrogação do prazo).

(6)

DECLARAÇÃO

Para efeitos de cumprimento do disposto no artigo 5º do Regulamento de Bolsa de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., declaro que:

 Não celebrei qualquer contrato de Bolsa de Investigação até à presente data;

 Celebrei, até à presente data, os seguintes contratos de Bolsa de Investigação:

Data Início Data Fim Entidade

Porto, _______________________

______________________________________

Referências

Documentos relacionados

 Continuidade das revisões normativas e elaboração de Textos-base referentes aos componentes (chapas de gesso, massa e fita para tratamento de juntas, parafusos e lã de

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

Inclusive, a visão regional previne distorções como as que isentam, igualitariamente, projetos de porte reduzido dos Estudos de Impacto Ambiental, sem uma avaliação

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

O presente documento corresponde ao conjunto de atividades destacadas a partir das Linhas Gerais de atuação para a XIII Legislatura, aprovadas em reunião da Comissão de

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Tais restrições, sendo convencionais, operam efeitos entre o loteador e os que vão construir no bairro, enquanto não colidentes com a legislação urbanística ordenadora da cidade e