• Nenhum resultado encontrado

ATITUDES, CONHECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DOS ENFERMEIROS PARA A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NO SERVIÇO HOSPITALAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ATITUDES, CONHECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DOS ENFERMEIROS PARA A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NO SERVIÇO HOSPITALAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATITUDES, CONHECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DOS ENFERMEIROS PARA A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NO SERVIÇO HOSPITALAR

Luciana na Simões de Melo (Especialista em Gestão em Saúde, Hospital Universitário de Sergipe. E-mail: lsmelo10@hotmail.com)

Maria Josiene Menezes Teles (Especialista, Hospital Universitário de Sergipe) Eugênia (Mestre em Enfermagem, Hospital Universitário de Sergipe)

Flávia Janólio Costacurta Pinto da Silva (Doutora em Ciências, Universidade Federal de Sergipe)

Juliana de Oliveira Musse Silva (Orientadora, Mestre em Saúde Pública, Hospital Universitário de Sergipe).

A pesquisa buscou descrever as práticas, atitudes e conhecimentos dos enfermeiros em relação à Prática Baseada em Evidências (PBE) em ambiente hospitalar. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, realizado com enfermeiros de um Hospital Universitário. A pontuação média final para a escala de Prática Baseada em Evidências e Efetividade foi de 115,9 (DP±22,94), indicando atitudes positivas por parte dos enfermeiros em relação a PBE.

O domínio que apresentou maior média foi o Domínio 2 - Atitudes (X=5,4, DP=±1,15), seguido do Domínio 1 - Práticas (x=4,70, DP=±) e o Domínio 3 - Conhecimentos e habilidades (X=4,60, DP=±1,00). Os resultados indicaram que os profissionais consideram as práticas baseadas em evidências fundamentais para subsidiar a assistência de enfermagem e que as atitudes são embasadas em resultados de pesquisa no seu campo de atuação. Por outro aspecto, percebe- se dificuldades de habilidade por parte dos mesmos para realizarem a pesquisa.

(2)

Palavras-chave: Enfermagem Baseada em Evidências; Assistência à Saúde.

INTRODUÇÃO

A Prática Baseada em Evidência (PBE) refere-se à utilização dos resultados de pesquisas científicas como subsídio para a adoção de condutas durante a assistência à saúde.

Nesse sentido, o profissional deve utilizar evidências científicas de pesquisas com rigor metodológico, com boa validade interna e externa, para a aplicação na prática clínica (DANSKI et al., 2017).

A transformação da prática social quanto cultural do cuidado de enfermagem está vinculada a produção de conhecimento na área. Desta forma, as pesquisas têm sido cada vez mais reconhecidas como essenciais aos processos de trabalho, tanto no campo clínico, gerencial ou de ensino, por possibilitar a renovação de conhecimentos e condutas (CAMARGO et al, 2017).

A PBE, na Enfermagem, constitui uma forma segura e organizada de estabelecer condutas profissionais com enfoque na identificação e solução de problemas, baseando-se nas melhores evidências científicas. Envolve as etapas de: definição do problema, a busca e avaliação crítica das evidências, implementação, e avaliação dos resultados. Outro aspecto a ser considerado pelo enfermeiro é a utilização das evidências de acordo com a sua competência profissional, quadro clínico e adesão do paciente, assim como a realidade dos recursos e materiais do serviço (PEDROSA et al.,2015).

Nesse sentido, a presente pesquisa buscou descrever as práticas, atitudes e conhecimentos dos enfermeiros em relação à prática baseada em evidência em ambiente hospitalar.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo observacional, descritivo, realizado em fevereiro de 2019, no Hospital Universitário de Sergipe com uma amostra de 125 enfermeiros de um total de 173.

Foram excluídos os profissionais que deixaram de preencher alguma pergunta do instrumento de coleta de dados, o Evidence-Based Practice Questionnaire (EBPQ), já validado internacionalmente e no Brasil, cujo objetivo é avaliar atitudes, conhecimento e implementação

(3)

numa escala de um a sete (Escala tipo Likert). O escore é calculado somando-se os valores das respostas de cada uma das questões, totalizando 168 pontos, com a maior pontuação indicando atitudes mais positivas em relação à efetividade clínica e a prática baseada em evidências.

A organização do banco de dados ocorreu através do programa Excel 365, categorizando variáveis qualitativas e quantificando as variáveis quantitativas. A análise estatística deu-se através do software Statistical Package for the Social Sciences, 22,0. Os scores do questionário de Prática Baseada em Evidências e Efetividade Clínica apresentava variação entre 1-7, sendo 1 a resposta mais negativa e 7 a mais positiva. Após a obtenção dos valores, foi realizado a divisão do questionário em três domínios: domínio 1 -“Prática Baseada em Evidências”; domínio 2 -“Atitudes relacionadas à PBE” e domínio 3 - “Conhecimentos e habilidades da PB”). Para análise, foi realizada a frequência absoluta e relativa para as variáveis categóricas qualitativas e média e desvio padrão (DP) para as variáveis quantitativas.

A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe e aprovada sob o parecer 2.897.833.

RESULTADOS

Do total de 124 enfermeiros, a maioria era do sexo feminino (86,3%), com média de idade igual a 34,5 anos (DP 5,74), tempo de formação de 5 a 10 anos (60,5%) e especialistas (76,6%) (Tabela 1).

Tabela 1: Caracterização dos sujeitos da pesquisa.

VARIÁVEL N (%) / Média (DP)

Gênero

Masculino 17 (13,7)

Feminino 107 (86,3)

Idade 34,8 (±5,74)

Tempo de Formação

<5 anos 3 (2,4)

5-10 anos 75 (60,5)

>10 anos 45 (36,3)

Não relatado 1 (0,8)

(4)

Grau de Formação

Graduação 15 (12,1)

Especialização 95 (76,6)

Mestrado 13 (10,5)

Não informado 1 (0,8)

Fonte: Dados da pesquisa, 2019.

A pontuação média final para a escala de Prática Baseada em Evidências e Efetividade foi de 115,9 (DP±22,94), indicando atitudes positivas por parte dos enfermeiros em relação a prática baseada em evidências. O domínio que apresentou maior média foi o Domínio 2 - Atitudes relacionadas à Prática Baseada em Evidências (Média=5,4, DP=±1,15), seguido do Domínio 1 - Prática da Enfermagem Baseada em Evidências (4,70, DP=±) e o Domínio 3 - Conhecimentos e habilidades (4,60, DP=±1,00).

Os itens que apresentaram menor pontuação foram: n. Sua capacidade de converter suas necessidades de conhecimento em uma questão de pesquisa (4,2, DP=±1,29) e k.

Sua habilidade em pesquisa (4,2 DP=±1,32), enquanto que a maior pontuação foi: i. Práticas baseadas em evidências são fundamentais para a prática profissional (6,4, DP=±1,42).

CONCLUSÃO

As pontuações elevadas nos domínios 1 e 2 indicaram que os profissionais consideram as práticas baseadas em evidências fundamentais para subsidiar a assistência de enfermagem e que as atitudes são embasadas em resultados de pesquisa no seu campo de atuação. Por outro aspecto, as menores médias pertenceram ao domínio 3, equivalente ao conhecimento relacionado à PBE, apontam dificuldades de habilidade por parte dos mesmos para realizarem a pesquisa.

A utilização da pesquisa no campo de atuação prático dos enfermeiros ainda é subutilizada. Para a incorporação da PBE na prática assistencial dos profissionais de enfermagem é necessário considerar o ambiente, as características dos profissionais e do processo de trabalho. A prática baseada em evidências na enfermagem hospitalar proporciona maior confiabilidade das intervenções dos profissionais e consequentemente promove a melhoria na qualidade do cuidado. Nesse sentido, o desenvolvimento de ações que fortaleçam a formação dos enfermeiros e qualifique a assistência de enfermagem têm sido um dos maiores

(5)

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

A determinação da ANVISA na Portaria n° 529, de 1º de abril de 2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente e a Resolução - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013,

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Os pontos Xinshu Be15, Shenmen C7, Sanyinjiao Ba6  são utilizados para tonificar o qi  do coração e do baço. Geng Junying e colegas (1996), aconselham uma selecção

[3] proves the existence of solutions for second order dynamic inclusions in time scales with boundary conditions.. The work [4] proves the existence of solutions for first