• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. Aluno: ​Breno Rios Ramos (brr@cin.ufpe.br) Orientador:​ Jaelson Freire Brelaz Castro (jbc@cin.ufpe.br) Área:​ Engenharia de Software; Engenharia de Requisitos.

(2) Resumo Uma Arquitetura Extensível é aquela que permite que qualquer um, além do autor original da aplicação, possa adicionar funcionalidades sem a necessidade de acesso ao código fonte. Ela está presente em vários tipos softwares hoje em dia e é uma escolha bem popular para uso no desenvolvimento de ​browsers e IDE's (​Integrated Development Environment​). No caso da ferramenta p​ iStar Tool​, há necessidade de expansão, tanto para dar suporte a novas extensões da linguagem i* quanto para suportar a criação de diagramas de outras linguagens. O uso de um tipo de Arquitetura Extensível pode aumentar a capacidade e velocidade de expansão dessa ferramenta. Este trabalho tem o objetivo de definir e implementar uma arquitetura extensível para a ferramenta p​ iStar Tool​. Isso será alcançado através de uma análise comparativa da arquitetura de ferramentas populares que já se utilizam da abordagem extensível. Além disso será documentado o atual estado da arquitetura da ferramenta piStar Tool, para que sejam apontados as características a serem modificadas para adequá-la a abordagem extensível. Como resultado teremos a definição da nova arquitetura a ser adotada pela ferramenta assim como a implementação dela, permitindo a instalação de novas extensões através da interface gráfica..

(3) Introdução Na Engenharia de Software tem-se como meta guiar o desenvolvimento para garantir certas qualidades como, formalidade, abstração, decomposição, generalização e flexibilidade [4]. Esta última vem se tornando uma característica cada vez mais desejada ultimamente devida a alta demanda de novas funcionalidades que devem ser implementadas cada vez mais rapidamente.[3]. As Arquiteturas Extensíveis tem se tornado uma escolha muito popular em diversos tipos de aplicações justamente por mitigarem o problema mencionado acima. Muitas delas acabam não apenas com a possibilidade de adicionar plugins, mas são completamente formada por vários deles que são conectados a um núcleo comum [5]. A piStar Tool é uma ferramenta CASE que possibilita a criação de diagramas Goal Modelling usando a linguagem i*. Comumente são criadas extensões mais específicas para modelagem em áreas mais específicas como Safety, Contextos, Riscos, Sustentabilidade e muitos outros listados em [7]. Além de extensões da linguagem i* a ferramenta também tem a possibilidade de suportar a criação de diagramas de outras linguagens de modelagem [8]. Dada a grande quantidade de extensões e diferentes linguagens que usam o mesmo estilo de diagramas que a piStar Tool suporta, a aplicação de uma Arquitetura Extensível a possibilidade de um avanço mais rápido no suporte de novas extensões e linguagens com a ajuda da comunidade de usuários.. Figura 1 - Tela da ferramenta piStar Tool..

(4) Objetivos Este trabalho tem o objetivo de definir e implementar uma Arquitetura Extensível para a ferramenta piStar Tool, permitindo uma expansão mais rápida de suas funcionalidades em relação a inclusão do suporte a novas linguagens e também a novas extensões da linguagem i* com a ajuda da comunidade de usuários. Para isso será feito um estudo comparativo das ferramentas que já se utilizam da abordagem extensível, além da documentação da atual arquitetura, assim como as modificações necessárias para torná-la extensível. Como resultado, a arquitetura deverá permitir a instalação de novas extensões através de sua interface gráfica..

(5) Metodologia Seguem as etapas a serem seguidas: ● Análise do estado-da-arte de ferramentas que já se utilizam de uma Arquitetura Extensível e quais de suas características podem ser replicadas ou melhoradas para o uso na piStar Tool. ● Estudo da linguagem i* e de como são construídas extensões para ela. ● Estudo da atual arquitetura da ferramenta piStar Tool para o levantamento das características que devem ser alteradas e/ou adicionadas para a torná-la extensível..

(6) Cronograma Período Atividade. Març o. Revisão bibliográfica ferramentas com arquitetura extensível. X. X. Estudo da linguagem pi*. X. X. Estudo da ferramenta piStar Tool. Abril. Maio. Julho. X X. Implementação. X X X X. Escrita do TG. X X X X X X X X. Preparação da apresentação. Junho. X X X. X.

(7) Referências MCVEIGH, ANDREW “A Rigorous, Architectural Approach to Extensible Applications.” Imperial College London - Department of Computing [2] BOLOUR, AZAD “Notes on the Eclipse Plug-in Architecture.” Bolour Computing [3] BIRSAN, DORIAN “On Plug-ins and Extensible Architectures.” ACME Queue Volume 3, Issue 2, March 18th, 2005. [4] PRIKLADNICKI, RAFAEL “Problemas, Desafios e Abordagens do Processo de Desenvolvimento de Software.” PUCRS. [5] RICHARDS, MARK “Software Achitecture Patterns”, O’REILLY. [6] GONÇALVES, ENYO “A Systematic Literature Review of iStar Extensions”, [7] iStar Extension Repository. Disponível em: <​https://istarextensions.cin.ufpe.br/catalogue/publication/list?q=&f=92​>.Acesso em: 22 março 2019. [8] PIMENTEL, JOÃO “piStar Tool - A Pluggable Online Tool For Goal Modeling.” [1].

(8) Possíveis Avaliadores Profa. Carla Taciana​ Lima Lourenço Silva Schuenemann Prof. Robson do Nascimento Fidalgo.

(9)

Referências

Documentos relacionados

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

Jornal do Commercio Recife - 21.12.99 Terça-feira Sem-teto aprovam terreno, mas cobram material de construção Líderes do Movimento Urbano dos Trabalhadores Sem Teto Must visitaram

Here, we aim to understand how expression of RA degradation enzymes (Cyp26) can be correlated with RA distribution and functions during amphioxus (B. lanceolatum)

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do