• Nenhum resultado encontrado

Teremos festa, sim! Mas de um

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Teremos festa, sim! Mas de um"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

25 de setembro

Início da Novena de São Francisco – “O TEMPO DA CRIAÇÃO”

Missas: terça a sábado às 10h e 15h Missas: domingo e segunda às 10 horas Momento Devocional: diariamente às 19h

(as missas das 10h e o Momento Devocional terão transmissão pelas redes sociais)

3 de outubro, sábado

19 horas - Trânsito de São Francisco (Celebração espe- cial em memória à morte de São Francisco), com trans- missão pelas redes sociais

4 de outubro, domingo

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Missas: 7h30, 9h (Igreja das Chagas), 10h, 12h e 15h

17h: benção de encerramento

Atividades ao longo do dia: benção de São Francis- co e benção dos animais, bolo de São Francisco, ven- da de pão do convento, artesanato e artigos religiosos Macarronada Italiana com equipe da Festa de Nossa Senhora da Achiropitta (apenas para viagem)

Celebremos Francisco!

Irmão das Criaturas

T

eremos festa, sim! Mas de um jeito diferente, pois o momen- to pede cuidado e respeito. E Francisco de Assis, ao longo de sua trajetória terrena, nos mostrou que, a exemplo de Cristo, é no cuidado com o próximo que o pro- jeto de Deus vai se realizando. Não se trata apenas de oferecer comida a quem tem fome ou conselho aos afl itos, o que não deve ser nunca esquecido,

mas também de comprometer-se com a vida do outro, mesmo a distância, como pedem os atuais protocolos sani- tários. Por isso, teremos uma festa sem aglomerações. Somos cristãos. Somos todos pela vida.

Assim, neste ano de 2020, al- guns momentos tradicionais dos fes- tejos de nosso padroeiro estão im- possibilitados de ocorrer. Mas, o que não pode faltar, é a nossa fé. Então,

assim como fazia o irmão Francisco em suas orações devocionais, que nós também possamos dedicar um tempo de nossos dias para a refl exão e contemplação da presença de Deus em nossas vidas. Celebremos, portan- to, São Francisco de Assis, irmão das criaturas e nosso irmão.

Confi ra a programação e parti- cipe destes momentos de integração com a família franciscana.

PROGRAMAÇÃO

(2)

T

erminamos o mês de Agosto, na Igreja do Brasil, dedicado ao tema das vo- cações. Iniciamos o mês de setembro, mês da Bíblia! Continuamos ainda en- tristecidos com tantas mortes pela Covid-19, no Brasil e no Mundo. Corremos o risco de, nas estatísticas, perdermos a consciência de que são vidas humanas, famílias arrasadas, entristecidas e destruídas. No Brasil se reve- lou ainda mais grave, uma vez que escanca- rou a brutal desigualdade em que vivemos deixando à margem milhões de pessoas sem acesso digno ao tratamento, à comida e le- vando milhares de pessoas a formarem fi las por um prato de comida.

Recentemente a CNBB (Conferência Na- cional dos Bispos do Brasil), com mais seis en- tidades, inclusive a OAB (Ordem dos Advoga- dos do Brasil) e a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), publicaram um documento intitulado “Pacto pela Vida e Pelo Brasil”. Recomendo a leitura para que todos nós nos unamos em defesa da vida. Ressalta o documento: “Não é justo jogar o ônus da imensa crise nos ombros dos mais pobres e dos trabalhadores. O princípio da dignidade humana impõe a todos e, sobretudo, ao Es- tado, o dever de dar absoluta prioridade às populações de rua, aos moradores de comu- nidades carentes, aos idosos, aos povos indí- genas, à população prisional e aos demais grupos em situação de vulnerabilidade. Acres- cente-se ao princípio da dignidade humana, o princípio da solidariedade – só assim iremos na direção de uma sociedade mais justa, sus- tentável e fraterna”.

No dia 1º de Setembro celebramos o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A Cáritas Internacional em uma nota diz: “A pandemia da Covid-19 deve

representar um chamado a respeitar a casa comum”. Diz ainda que o evento, “represen- ta uma ocasião importante para celebrar a riqueza da fé cristã que se expressa também na salvaguarda de nossa Casa comum” e para “renovar nosso coração e nossa men- te”, “renovando nosso relacionamento com Deus”. Os Franciscanos do mundo inteiro se unem para celebrar “O Tempo da Criação”

até a festa de São Francisco no dia 04 de outubro. Unamo-nos em oração e práticas concretas em defesa da vida e da criação.

Continuemos queridas irmãs e irmãos, nos cuidando e cuidando dos outros com respon- sabilidade, seguindo as orientações da vigi- lância sanitária. Em nosso Santuário estamos tomando todas as medidas para favorecer a ventilação, o distanciamento, o uso de másca- ra e álcool gel. Pesquisas recentes apontam que no mundo inteiro, nas Igrejas Católicas em que se seguem rigorosamente estas orien- tações a contaminação tem sido praticamente nula. Continuemos solidários principalmente com os mais pobres. Agradecemos a todos que partilham conosco alimentos, cobertores, quentinhas, doações em espécie. Um muito obrigado também ao grande número de vo- luntários e voluntárias que na Tenda Francisca- na da Solidariedade, em frente ao nosso San- tuários, juntando-se aos frades franciscanos, doam seu tempo, sua alegria, seu carinho e ternura fazendo-se próximos de centenas de famintos diariamente.

Em nome dos Frades Franciscanos do Convento, Santuário e Paróquia São Francis- co, o Senhor lhes abençoe e lhes conceda esperança, paz e bem! Fiquem bem!

Frei Mario Tagliari, OFM Pároco e Reitor do Santuário São Francisco

Queridas irmãs e irmãos, paz e bem!

(3)

INTENÇÕES PARA AS MISSAS

Mitra Arquidiocesana de São Paulo Paróquia São Francisco de Assis Banco Bradesco

Ag.: 0200 C/C.: 79083-4

CNPJ 63.089.825/0062-66

ATENÇÃO: Antes de concluir a operação confi ra a titularidade e o CNPJ da conta.

Apresente seus pedidos

usando e-mail ou whatsapp

santuariosf@franciscanos.org.br (11) 99546-2500

Pelos falecidos, saúde dos doentes e ação de graças por aniversário

Para as missas das 10h e 15h faça

com um dia de antecedência

A sua contribuição

espontânea, que ajuda

a manter nossa igreja e

nossas obras, poderá se

realizada por depósito

ou transferência para a

nossa conta:

(4)

É obrigatório o uso de máscara, todo momento. Já venha de casa com ela;

Se possível, traga consigo um pequeno frasco de álcool gel e use sempre que necessário;

Evite sair de casa se tiver com tosse, febre ou algum outro desconforto;

Idosos: evitem vir à igreja. De preferên- cia, acompanhe pelas redes sociais;

Respeite e siga as orientações da equi- pe de acolhida que estará na porta da igreja;

Evite tocar em qualquer parte do rosto;

Dentro da igreja, ocupe os lugares mar- cados;

Mantenha o distanciamento social;

Não toque nas imagens e em outros espaços da igreja;

Não haverá o momento do “abraço da paz”;

Para a Comunhão será feita uma única fi la, com distanciamento entre os fi éis;

Dirija-se para a fi la da Comunhão usan- do máscara;

Recebe a Comunhão na mão;

A saída será por um único local indica- do, e sem aglomeração;

Os folhetos não serão reutilizados, pode levar para casa;

Após cada missa a igreja será toda hi- gienizada.

Acompanhe também pelas redes sociais

Missa às 10h

Missa às 10h e 15h

AS TRANSMISSÕES DAS MISSAS SEGUIRÃO PELAS REDES SOCIAIS ESSA É UMA FORMA DE DAR ACESSO AQUELES QUE, POR ESTAREM NO GRUPO DE

RISCO, DEVEM EVITAR COMPARECER À IGREJA, PRINCIPALMENTE OS IDOSOS.

O número de fiéis presentes será reduzido, pois nem todos os lugares dos bancos estarão disponíveis, dada a necessidade do

distanciamento e determinação de lotação máxima do espaço.

Missa às 10h e 12h

Missa aos domingos, às 9h

ORIENTAÇÕES

Horário das Confi ssões

Terça-feira a domingo, das 9h30 às 11h30 Atendimento por ordem de chegada.

(5)

S

abemos que setembro é considerado o Mês da Bíblia. Neste mês, a Igreja pre- tende colocar a Palavra de Deus em evi- dência, principalmente para que entendamos e vivenciemos o processo de salvação. A experi- ência de São Francisco de Assis aprofundou-se no encontro com Deus por meio da sua Pala- vra. Nos seus escritos captamos sua dedicação em compreendê-la e vive-la na sociedade de seu tempo. Que neste mês dedicado a Bíblia, a exemplo de Francisco, sejamos capazes de viver e compartilhar, com nossos irmãos, a Pa- lavra de Deus e os dons que recebemos d’Ele gratuitamente. Leia a Bíblia!

17 de Setembro é a data em que a família fran- ciscana, em todo o mundo, faz memória da ocasião em que Francisco de Assis, em 1224, recebeu em seu corpo os sinais da Paixão de Cristo, e que permaneceram até sua morte. As chagas ou estigmas que muitos santos recebe- ram tal como ocorreu com o santo de Assis são o sinais de Deus na vida desses homens e mu- lheres. Essa marca, nos santos, representa que Deus encontrou ali plena abertura e a máxima liberdade para a sua presença.

PROGRAMAÇÃO

Setembro, mês da Bíblia Setembro, mês da Bíblia

Tríduo Preparatório

De 14 a 16 de Setembro, às 20 horas Transmissão pelo Youtube: Canal Animação Vocacional do Regional OFS de São Paulo Missa Festiva na Igreja das Chagas do Seráfi co Pai São Francisco (OFS)

17 de Setembro, às 16h30

Transmissão no www.facebook.com/ofsdaschagas

(6)

Boletim Informativo da Paróquia, Convento e Santuário São Francisco

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Arquidiocese de São Paulo Região Episcopal Sé Largo São Francisco, 133 - Centro

CEP: 01005-010 - São Paulo/SP Telefone: (11) 3291-2400 santuariosf@franciscanos.org.br

santuariosaofrancisco.com.br Facebook: facebook.com/

santuariosaofranciscosp

Instagram: instagram.com/santuariosaofrancisco Colaboradores:

Patricia Castellani Castelo e Rafael Faria Produção:

Pastoral da Comunicação do Santuário Distribuição interna e gratuita

Membros de Pastorais e Frades aniversariantes

06 João Vitor de Oliveira Siqueira - Coroinha

11 Frei José Martins, OFM 22 Vitória Paim de Oliveira -

Coroinha

24 Tizuru Kawanami - Filhas de Frei Galvão

26 Francisco Benedito Neto, OFS 30 Natalia Vieira - Coroinha 30 José Cauã dos Santos Cunha -

Coroinha

Dizimistas Aniversariantes

03 Paulo Santiago Neris

04 Rosana Simone Vieira da Silva 05 Nilvana Souza Almeida 07 Avelina Fernandes O.

Domingues 07 Celso da Silva

08 Ângela Maria Gianeze Ribeiro 08 Claudia Lima da Silva

08 Maris Noronha

08 Valério Pimenta de Moraes

08 Demétrius Tamarindo Cardoso 09 Monique Bastos Martins 10 João Rosa Figueiredo 11 João Martinho Gonçalves 12 Leonirde Aparecida Zanell 12 Luzia Araújo do Vale 15 Izalina Oliveira do

Nascimento 16 Caio Souza Silva 17 Rosa Maria Meneguzzi 18 Belizair Flavia

18 Zigomar de Menezes Finj 19 Helena caravaggi

20 Marta Maria Ceravolo Burcius 21 Olindo Paludete e Margarida 22 Rafael Reche

22 Ana Aparecida de Brito 24 Cleria da Luz do Santos 24 Carlos Henrique de O. Pereira 26 Maria do Livramento dos S.

Nascimento 29 Renata Morgado 30 Angela Maria Bortoluci 30 Patricia Fernandes Pinheiro

Q

uer ganhar um kit devocional completo? Na cesta você irá encontrar oratório artesanal com a imagem de São Francisco, quadrinhos de São Francisco e de Santa Clara, além de itens religiosos, como terço, tau, chaveiro e livro, além do saboroso vinho, mel e pão preparados pelos nossos freis. Adquira o cupom e garanta sua participação. Procure na lojinha do Santuário ou pelo app da Província Franciscana.

A secretaria do Santuário São Fran- cisco fi ca aberta de terça-feira a domingo, das 13h às 17h. Os tele- fones de contato são o (11) 3291- 2400 e o whatsapp (11) 99546- 2500. Os contatos também podem ser feitos através do e-mail santua- riosf@franciscanos.org.br

Horários

da Secretaria

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO

Referências

Documentos relacionados

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Costumes regionais e o aparecimento da lua podem causar variação de datas para os feriados islâmicos.]. MORTE

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Para muitas pessoas, os animais de produção também são seus meios de vida, fornecendo-lhes carne, leite, lã e couro, bem como adubo para fertilizar a terra.. Deus criou os animais

Para muitas pessoas, os animais de produção também são seus meios de vida, fornecendo-lhes carne, leite, lã e couro, bem como adubo para fertilizar a terra.. Deus criou os animais