• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICA DA QUALIDADE DA UNIMADEIRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "POLÍTICA DA QUALIDADE DA UNIMADEIRAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

POLÍTICA DA

QUALIDADE DA UNIMADEIRAS

www.unimadeiras.pt

(2)

A UNIMADEIRAS - PRODUÇÃO, COMÉRCIO E EXPLORAÇÃO FLORESTAL, S.A. orienta as suas ações em conformidade com a norma NP EN ISO 9001:2015 - Sistemas de Gestão da Qualidade - requisitos e as demais normativas aplicáveis implementadas e certificadas na organização, com as exigências legais, estatutárias e regulamentares aplicáveis ao setor, assim como outros preceitos internos e externos extensíveis, criando processos dinâmicos que asseguram o fornecimento de produtos e serviços de acordo com necessidades e expetativas dos clientes e de outras partes interessadas, numa perspetiva integrada de longo prazo e de melhoria contínua dos processos.

A gestão de topo da Unimadeiras, enquanto superior defensora da Cultura da Qualidade e responsável máxima pela eficácia do sistema e alcance dos objetivos, assume como compromisso:

 o cumprimento dos requisitos legais, regulamentares, normativos e internos aplicáveis à atividade e aos processos,

 a melhoria contínua da eficácia da qualidade e do sistema de gestão,

 a manutenção de um adequado planeamento estratégico a todos os níveis da estrutura, assim como o empenho na liderança organizacional.

 a manutenção da integração dos requisitos nos processos de negócio,

 o tratamento adequado dos riscos e oportunidades associadas ao contexto e aos objetivos organizacionais,

 as condições necessárias à prossecução dos objetivos definidos no sistema integrado de gestão, particularmente os alusivos à garantia da qualidade e conformidade dos produtos e serviços,

 o empenho no envolvimento, orientação, apoio e criação de condições aos colaboradores - recursos, competência e conhecimento - para a eficácia do sistema e alcance dos objetivos e metas,

 a compatibilidade entre a política e os objetivos com o contexto e com a direção estratégica estabelecida,

 o direcionamento da qualidade instituída na Unimadeiras para que ela contribua efetivamente para o alcance dos objetivos pretendidos em todos os setores da organização,

 o direcionamento da atenção para as necessidades e expetativas dos clientes – intermos e externos – e de outras partes interessadas da Unimadeiras, com vista à obtenção de elevados padrões de qualidade, conformidade, cumprimento e satisfação.

(3)

O sistema de gestão integrado adotado tem como  M B I T O

de aplicação as atividades relacionadas com:

 Comércio de material lenhoso.

 Produção de material não lenhoso de base florestal.

 Prestação de serviços técnicos de âmbito florestal.

 Gestão florestal.

 Gestão da cadeia de responsabilidade.

A UNIMADEIRAS - PRODUÇÃO, COMÉRCIO E EXPLORAÇÃO FLORESTAL, S.A. assume como seu direcionamento estratégico:

M I S S Ã O

Satisfazer as expetativas dos acionistas, assegurando a sustentabilidade e o crescimento constante da organização e gerando negócios proporcionadores de lucros adequados, por forma a que os acionistas recebam a justa recompensa pela aplicação do seu capital.

Satisfazer os clientes e outras partes interessadas, associando o resultado dos esforços da gestão e da comercialização, garantindo o escoamento do produto aos fornecedores e o fornecimento da matéria-prima aos clientes, de acordo com os requisitos legais, normativos e as especificações definidas pelos clientes.

Satisfazer as necessidades e expetativas dos clientes de serviços, assegurando o cumprimento dos objetivos definidos e das especificações acordadas.

Apoiar os empresários florestais na dignificação do trabalho florestal e na criação de trabalhadores florestais habilitados, de acordo com os requisitos aplicáveis e as boas práticas no trabalho florestal.

Apoiar os produtores florestais na construção de uma floresta mais diversificada, sustentável e rentável, capaz de gerar um produto conforme, assente em boas práticas florestais e de gestão com o mínimo possível de impactes socioeconómicos, ambientais e culturais associados.

V I S Ã O

Ser a organização de referência em Portugal para o fornecimento de madeira, com reconhecimento público da capacidade de fornecimento, da aplicação e promoção das boas práticas florestais e de responsabilidade social.

V A L O R E S A transparência.

A ética de trabalho.

A satisfação das necessidades e expetativas dos clientes e das restantes partes interessadas.

A sustentabilidade florestal.

O trabalho em equipa.

A melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão integrado.

(4)

A gestão de topo e os colaboradores da Unimadeiras assumem que a qualidade dos produtos fornecidos e dos serviços prestados é coerente com os princípios básicos decorrentes das normas de referência aplicáveis ao sistema de gestão integrado, assim como a toda a atividade desenvolvida na UNIMADEIRAS - PRODUÇÃO, COMÉRCIO E EXPLORAÇÃO FLORESTAL, S.A. está dirigida para:

 Assegurar o cumprimento dos requisitos legais, estatutários, regulamentares, normativos e outros internos e externos aplicáveis.

 Assegurar e procurar aumentar a satisfação dos clientes, fornecendo consistentemente produtos e serviços de acordo com as especificações, as exigências estatutárias e as regulamentares, dentro dos prazos e condições determinadas.

 Assegurar uma estrutura adequada ao cumprimento dos objetivos e metas da qualidade.

 Satisfazer as necessidades e expetativas dos nossos clientes e demais partes interessadas.

 Responder às questões apresentadas pelas partes interessadas, promovendo um relacionamento socialmente responsável, de elevada ética comercial, concorrencial e ambiental com as partes e com as comunidades envolventes.

 Assegurar a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade, atendendo aos requisitos do sistema de gestão integrado implementado na Unimadeiras, melhorando continuamente os processos e cumprindo, com êxito, os objetivos definidos.

 Promover o foco nos objetivos e a participação de todos os colaboradores, desenvolvendo a capacidade de iniciativa, o trabalho em equipa, a formação e a excelência na competência técnica e humana.

 Assegurar o funcionamento do sistema de gestão da qualidade, baseado na norma NP EN ISO 9001, eficaz e capaz de garantir o cumprimento dos requisitos, objetivos e metas, numa perspetiva de melhoria contínua de longo prazo.

(5)

A presente Politica da Qualidade do sistema de gestão integrado da Unimadeiras considera-se como informação documentada de nível estratégico, encontra- se apropriada ao propósito do negócio e ao contexto da UNIMADEIRAS - PRODUÇÃO, COMÉRCIO E EXPLORAÇÃO FLORESTAL, S.A., é mantida disponível para consulta, é atualizada sempre que necessário, é gerida de acordo com os requisitos internos de gestão de informação documentada, foi comunicada e disseminada por todas as secções, considerada compreendida por todos os colaboradores e encontra-se integralmente estabelecida na organização.

Promulgação da Gestão de Topo A Administração da Unimadeiras

Julho de 2018

(6)

Matriz de registo de controlo das alterações

Revisão nº Data Secção alterada Descrição das alterações

00 25.07.2018 - Primeira edição do documento.

Referências

Documentos relacionados

Neste cruzamento das perguntas de grau de conhecimento e possibilidade de voto ou não, vemos que Humberto Costa tem 34% de rejeição entre os eleitores que afirmaram que conhecem bem o

 É um dos coeficientes específicos mais utilizados para se avaliar as condições ou os níveis de saúde de uma população, pois teoricamente, nenhuma criança deveria morrer,

Somente serão elegíveis os candidatos que tenham obtido um percentual de 60% do score total possível nos referidos testes, aplicados em uma das seguintes instituições:

9.6 A documentação comprobatória para reserva de vagas, indicada no item 9, deverá ser entregue no Campus onde o curso será ofertado, no período estabelecido no cronograma do

Contudo a aplicação deste prazo às situações de impugnação de sanções diferentes do des- pedimento é tudo menos linear, sendo-lhe apontadas diversas críticas. Desde logo,

Podemos observar que os hidrogênios dos carbonos 3 e 4 não apresentam acoplamento, pois os sinais visíveis não apresentam simetria em relação à diagonal (característica

Desde que comecei a me preparar para o vestibular, não param de repetir que é um bom pretexto para não ajudar na limpeza da casa e. nos consertos que meu

O valor do saldo remanescente foi repassado no exercício de 2020 e não utilizado pela Entidade até 31/12/2020 (data do término do Termo de Colaboração nº 009/2018 e