• Nenhum resultado encontrado

Inacreditável - Crer em Deus mas não na oração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Inacreditável - Crer em Deus mas não na oração"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 COMUNA – ESBOÇO DE MENSAGENS

SÉRIE: INACREDITÁVEL – A VIDA CRISTÃ COMO VOCÊ NUNCA EXPERIMENTOU

OBJETIVO: MARCAR A GERAÇÃO, GERAR IMPACTO, MUDANÇA, TRANSFORMAÇÃO E DESENVOLVER PESSOAS.

BIBLIOGRAFIA: Série de mensagens criada a partir do livro “O cristão ateu”, de Craig Groeschel, pastor da Life Church (EUA).

MENSAGEM 03 – O PODER DA ORAÇÃO

Inacreditável - Crer em Deus mas não na oração

INTRODUÇÃO – SENTIR

Quantas e quantas vezes ouvimos falar sobre oração? Quantas e quantas vezes trabalhamos sobre sua definição, sua prática, sua necessidade, e demais questões?

Mas estamos aqui para vivermos a vida cristã como nunca a experimentamos. Para deixarmos de lado o cristianismo nominal – só de nome – e vivermos realmente a vida e as promessas de Cristo hoje e agora.

Quando vivemos assim, não há nada que possa impedir o poder de Deus de se manifestar em nossas vidas e através de nós. Já experimentou isso através das suas orações? Não? Muitos cristãos não conseguem viver isso por algumas questões que precisamos analisar.

Mateus 18.18 – 20 - “Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.

“Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.

APRENDER

“E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma

(2)

2 coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos” - Mateus 6.5-7

É comum a muitos de nós querermos começar um tempo especial de oração com Deus, no lugar secreto. Você se prepara para que aquele momento seja só seu e do Seu Pai. Começa com um louvor na sua cabeça, as palavras parecem fluir com uma facilidade que você não imaginava e, do nada, você começa a pensar assim: “Hoje é dia de pagar aquela conta; não posso me esquecer de responder o e-mail do trabalho; ah, e nem falei para minha esposa do compromisso que temos no final de semana; será que vai a festa de aniversário que meu filho precisa ir pode atrapalhar isso? Oh, Pai, perdão, estava orando aqui... Deixa ver onde fiquei... Ah, sim, Senhor tu és maravilhoso...”

Pode parecer engraçado, mas isso esconde, na verdade, que para muitos de nós, a oração tem se tornado um ritual vazio, sem sentido e maçante. Somos todos seres humanos cheios de falhas, e ninguém está totalmente imune ao comportamento que acabo de descrever. No entanto, há uma grande diferença entre a vida de um cristão ateu, que crê em Deus mas vive como se Ele não existisse, e aquele que está passando por um processo de transformação radical e deseja viver a vida cristã como nunca antes a experimentou.

As vezes nem é a rotina que nos leva a deixar de orar, mas o fato de termos orado em outras oportunidades e nunca nada ter acontecido. Como se aquilo não tivesse feito diferença alguma ou fosse apenas uma perda de tempo.

Deus se move no meio das nossas orações:

A oração transforma nosso coração e nosso relacionamento com Deus;

Se você não ver o resultado das suas orações, saiba que elas mudarão sua perspectiva das coisas, pessoas e situações ao seu redor;

A oração nos ajuda a lembrar que não estamos no controle das coisas, mas que podemos deixar elas nas mãos de que controla todas as coisas.

A ORAÇÃO É...

>> Uma comunicação sincera

“E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos” - Mateus 6.7

A sinceridade pode nos levar a expressar indignação ou até questionar decisões do próprio Deus sobre nossas vidas. As Escrituras nos mostram alguns exemplos disso:

Moisés questionou ser escolhido:

(3)

3 Disse, porém, Moisés ao Senhor: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!” - Êxodo 4.10

Gideão, também:

[...] “se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? [...] - Juízes 6.13

[...] “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.” - Juízes 6.15

Elias indignou-se:

[...] “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”. - 1 Reis 19.4b

O profeta Habacuque, também:

Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti:

“Violência!” sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. - Habacuque 1.2-3

Jó não quis esconder seus sentimentos de Deus:

“Minha vida só me dá desgosto; por isso darei vazão à minha queixa e de alma amargurada me expressarei. - Jó 10.1

Jesus nunca criticou orações sinceras e nos incentivou a fazermos isso ao nos aproximar de Deus, nos reconciliar com Ele e nos orientar a chama-lo: “Pai nosso” (Mt.

6.9).

>> Uma comunicação constante

A maioria de nós tem um melhor amigo com quem conversa de modo franco, aberto e frequentemente. Alguém se daria por satisfeito conversando com um amigo íntimo uma vez em poucos anos?

Deus quer se comunicar conosco o tempo todo:

“Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” - 1 Tessalonicenses 5.17-18

Orar continuamente não implica em orações compridas e ininterruptas, mas sim, mais frequentes e intensas:

Quando vejo alguém em dificuldade oro de imediato

Quando tenho de tomar uma decisão, oro por direção

(4)

4

Quando alguém me pede para orar, para eu não esquecer, oro no mesmo instante

A oração da viúva persistente - Lucas 18

A oração de Ana desejando um filho mais do que a vida - 1 Samuel 1.12-13

>> Uma comunicação de mão dupla

Precisamos ouvir Deus falar. Orações frequentes e sinceras abrem nosso coração e nossa mente e nossos ouvidos para Deus.

Deus pode falar de várias maneiras:

Audível

Silenciosamente, por seu Espírito ao nosso espírito

Por intermédio de pessoas

Circunstâncias

Natureza

E, principalmente, por Sua Palavra.

REFLETIR

Esta serie de mensagens está inspirada no livro O Cristão Ateu, do pastor americano Craig Groeschel. No texto, ele conta a seguinte situação:

“Um pastor pediu aos membros da sua igreja para orarem para que Deus impedisse que um bar do bairro continuasse funcionando. No encontro da noite, toda a igreja começou a interceder para que o Senhor librasse o bairro do mal e de ter lugares como aquele bar. Algumas semanas depois, um raio caiu na porta do bar e provocou um incêndio que o destruiu totalmente.

O dono do bar tinha ficado sabendo das orações dos membros daquela igreja e decidiu apresentar queixa na justiça. Quando estiveram frente ao juiz, o dono do bar disse que Deus tinha destruído aquele lugar com um raio por conta das orações dos membros da igreja. Já o pastor rejeitou as acusações. Admitiu que a igreja tinha orado, mas afirmou que ninguém esperava que acontecesse nada.

O juiz, perplexo, disse: ‘Não acredito o que ouço. Diante de mim estão o dono de um bar que acredita no poder da oração e um pastor que não acredita.’”

A verdade é que alguns de nós podemos viver como cristãos ateus que acreditam em Deus, mas não na oração. Será que essa é nossa vida? Será que falamos que cremos no poder da oração mas nossas ações não dizem a mesma coisa?

(5)

5 Quando oramos o fazemos com paixão, sabendo que estamos diante do Criador do Universo, ansioso porque o chamemos de Pai, e usamos palavras e atitudes fúteis porque na verdade esperamos que nada mude?

APLICAR

Está na hora de mudar isso!

Pare de acreditar que você não é bom o suficiente ou que sua necessidade é pequena demais como para merecer a atenção de Deus ou “incomoda-lo”. Isso é maligno! É o que o diabo quer que você pense para, assim, deixar de ter contato com o seu Pai.

Pare de pensar que você não sabe orar. Você sabe falar e pode descrever com palavras sinceras o que acontece no seu coração.

Pare de pensar que Deus não responde suas orações. Ele já respondeu com Cristo Jesus, pois é nele que estão o sim e o amém de Deus (2 Co. 1.20).

O DEUS DO UNIVERSO ESTÁ PRONTO PARA OUVIR VOCÊ. Abra sua boca e experimente a vida cristã e a presença de Deus como nunca a experimentou antes.

Referências

Documentos relacionados

O profeta que se dispôs para fugir da presença do Senhor, agora, encurralado por Deus, depois de três dias e três noites no ventre do grande peixe, se entrega a

Se não consegue mesmo sobreviver sem aqueles cremes para o rosto especial, tente levar só a quantidade necessária para a viagem, nem mais nem menos.. Assim pode deixar

Nosso serviço ASP lhe dará acesso a uma plataforma INTEGRADA de serviços que implementa recursos tecnológicos de vanguarda, software, redes de comunicações e pessoal qualificado

EDI não é uma tecnologia dependente da internet, mas com o desenvolvimento das redes ajudou em sua implantação, sendo hoje em dia um sistema ágil, rápido e seguro que possibilita

Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a constituição genética específica para criar você em especial, exatamente como ele tinha em mente.. Eles tinham

Como as famílias não cuidavam das crianças, acarretando um desperdício de trabalho humano, o Estado começou a se incumbir de cuidar delas, estimulando inclusive

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Você não pode mexer muito o corpo para os lados, mas também não deve ficar totalmente