• Nenhum resultado encontrado

Cada coisa em seu lugar O relacionamento com Deus é a essência de uma vida plena

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Cada coisa em seu lugar O relacionamento com Deus é a essência de uma vida plena"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SÉRIE: Vivendo acima da média – Princípios práticos para uma vida bem-sucedida DURAÇÃO: 5 SEMANAS (1/5)

OBJETIVO: Ensinar a praticar os princípios bíblicos que envolvem relacionamento com Deus, com o cônjuge, com os filhos, no trabalho e na vida ministerial, para uma vida plena, repleta de sentido e que vale a pena ser vivida.

BIBLIOGRAFIA: Série de mensagens criada a partir do livro “Uma vida com prioridades – Lições que Deus me ensinou”, de Carlos Alberto Bezerra, pastor presidente da Comunidade da Graça.

MENSAGEM 01

Cada coisa em seu lugar – O relacionamento com Deus é a essência de uma vida plena

INTRODUÇÃO – SENTIR

Todos aqui somos diferentes. Temos histórias diferentes, testemunhos diferentes...

Alguns gostam de um tipo de roupa, outros não. Alguns gostam de colocar o feijão por cima do arroz, outros não. Somos diferentes. Mas, da mesma forma, há coisas que nos unem. Por exemplo, tenho certeza de que, na nossa vida, todos temos coisas que consideramos essenciais. Coisas às que dedicamos mais tempo, energia, dedicação.

Coisas às que damos mais atenção, que priorizamos. Coisas que você e eu não conseguiríamos viver sem fazer diariamente.

Dar um beijo na esposa ou no esposo. Abraçar os filhos. Mostrar gratidão aos pais.

Dedicar tempo na nossa agenda lotada de compromissos para os amigos. Coisas boas, legítimas, verdadeiras... Que nos enchem de energia, que carregam nossas baterias.

Falar de algo que é prioridade para nós, é falar daquilo que ocupa o primeiro lugar de importância nas nossas vidas. Não é aquilo que pode ser urgente, pois isso envolve uma situação de emergência que precisa de atenção imediata e que pode ou vai gerar um certo nível de estresse.

O urgente não dá sentido às nossas vidas. Ao contrário, muitas vezes pode até roubar significado. Já o que é prioridade para nós, pode nos ajudar a construir uma base sólida para nossas vidas.

(2)

O Salmo 127, por exemplo, fala de duas casas com prioridades muito diferentes:

“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama. Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.

Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal”

Uma das casas está alicerçada no Senhor e em sua Palavra, e o resultado é uma família próspera e abençoada. A outra casa está alicerçada na capacidade humana e em ganhar dinheiro, e o resultado é que houve vergonha e derrota.

O Salmo mostra que o problema não está em trabalhar, mas nas prioridades. O que priorizamos em nossa vida determina o que vamos colher ao final dela. Por isso, precisamos responder uma pergunta: Quais são as prioridades de um cristão?

Conforme lemos Efésios capítulos 5 e 6 podemos identificar cinco prioridades na vida de um cristão. São elas:

1. Relacionamento com Deus (Ef 5.1-21);

2. Relacionamento Conjugal (Ef 5.22-33);

3. Relacionamento Familiar (Ef 6.1-4);

4. Relacionamento Profissional (Ef 6.5-9);

5. Relacionamento Ministerial (Ef 6.10-20)

Chamamos as prioridades de RELACIONAMENTOS pois o foco de todas elas, está nos relacionamentos. No trabalho, o sucesso dependerá de nossos relacionamentos profissionais, e no ministério o sucesso está atrelado a ganhar pessoas para Cristo pelo relacionamento de amizade e depois fazer delas discípulos de Jesus. Tudo isso acontece através de relacionamentos.

APRENDER

A prioridade máxima em nossa vida tem de ser o relacionamento com Deus. O maior desafio para todos nós, é o de colocarmos a Deus em primeiro lugar. Jesus reafirmou, no Novo Testamento, que o maior e primeiro mandamento é amar ao Senhor, nosso Deus, de todo o nosso coração, alma e entendimento (Mt. 22.37).

Em termos bíblicos, isso significa ser “cheio do Espírito Santo” (Ef 5.18) e viver uma vida voltada para “aquele que nos amou primeiro” (1 Jo. 4.19), assim como Cristo fez.

(3)

Jesus experimentou um relacionamento íntimo com o Pai durante sua vida terrena:

“Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz” - João 5.19

Uma vez que Jesus se relacionava intimamente com o Pai, ele só fazia o que o Pai orientava, tornando-se, assim, automaticamente identificado com ele.

E Jesus nos reconciliou com Deus, nos tornando filhos, e da mesma forma nós também podemos agora nos relacionar com Deus como nosso Pai.

“Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação” - Colossenses 1.22

Depois que fomos reconciliados com Deus e feitos justos por meio da salvação proporcionada pela morte e a ressurreição de Jesus, nos tornamos novas criaturas (2 Co. 5.17), irmãos de Cristo e interessados em imitá-lo em tudo o que vivemos:

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” - Efésios 5.1-2

O relacionamento com Deus é algo que precisamos desenvolver. Como qualquer relacionamento, precisamos:

TEMPO: Jesus sempre dedicava as primeiras horas do dia para a comunhão com o Pai.

Isto fala de oração e adoração.

CONVÍVIO: a consciência de que ele sempre está conosco, em todo tempo, pelo seu espírito. Significa falar sobre tudo com ele, em oração, mesmo durante o dia.

ATENÇÃO, OUVIR: se não ouvimos, não conhecemos o que a pessoa pensa e deseja;

ouvimos muito a Deus através de sua Palavra, e pela comunhão com o Espírito esta Palavra é revelada à nós e aplicada em nossa vida.

FALAR A VERDADE: nos dirigir a ele e falar a verdade, andando na luz, sem ocultar nada. Um relacionamento verdadeiro não se baseia em falsidades. Significa orar, confessar pecados, abrir o coração, suplicar, clamar, agradecer, elogiar.

(4)

No relacionamento com Deus através da Sua Palavra conhecemos quem Ele é e quem Ele diz que nós somos. Assim, conseguimos crer, ter fé, no Seu caráter, na Sua natureza de amor e na Sua fidelidade. Consequentemente, iremos obedecer Sua Palavra, procurando vivermos diariamente uma vida mais santa, para sermos mais parecidos com Jesus. É o Espírito Santo que nos leva a viver conforme a imagem de Cristo:

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” - Romanos 8.29

Uma vez mortos para o pecado, fomos ressuscitados em Cristo Jesus (Rm. 6.11). É o Espírito que revela e esclarece a obra da cruz. Sem Ele não há convencimento nem do pecado, nem da justiça, nem do juízo; é como uma faca sem gume, que não corta.

Portanto, “enchei-vos do Espírito”. O verbo ‘encher’ está no imperativo, é uma ordem.

Quanto mais nos alimentamos da Palavra de Deus diariamente, mais nos enchemos do Espírito Santo. E quanto mais nos enchemos do Espírito Santo, mais amamos a Palavra de Deus. O Espírito e a Palavra nos são dados para reproduzirmos a vida do Senhor Jesus.

Se temos provado a genuína manifestação do Espírito, jamais desejaremos outro nível de vida. Ser cheio do Espírito é experimentar o milagre de Cristo sendo reproduzido em nós todos os dias (Fp. 3.10; Gl. 2.10).

REFLETIR

A característica fundamental dos filhos de Deus é que eles possuem a mesma natureza espiritual e moral de seu Pai. Mas como saberemos qual é Sua natureza se não o conhecermos através da Sua Palavra?

Um famoso teólogo estadunidense, o doutor Cyrus Scofield, afirmou: “Em todas as épocas tem havido aqueles que se empenham em divorciar Cristo da Bíblia. Mas, sem a Bíblia, nada saberíamos de Cristo e, à parte de Cristo, nunca entenderíamos a Bíblia”.

Jesus e a Palavra sempre andaram juntos; um sempre apontando e revelando o outro.

Foi o próprio Mestre quem disse que o motivo dos erros constantemente cometidos pelos homens está na falta de conhecimento e revelação interior da Palavra de Deus (Mt. 22.29).

(5)

É justamente nessa área que Satanás exerce uma atividade constante, tentando impedir que o poder transformador de Deus, exercido pela Sua Palavra, alcance o entendimento dos homens para que sejam libertos (2 Co. 4.4).

Sem a Bíblia nos corrompemos e ficamos suscetíveis ao erro (Mc. 12.24). Não podemos nos permitir viver dessa forma!

A relação com Deus determina o sucesso de todos os outros relacionamentos na nossa vida, o que torna vital priorizá-lo.

Uma vez que sabemos que o relacionamento com o Pai era a base da vida de Jesus, podemos perguntar a nós mesmos: qual é a base de nossa vida? O Senhor é o centro de tudo que penso e faço? Meu relacionamento com meu Pai se reflete em minha conduta e no meu relacionamento com outras pessoas?

APLICAR

A igreja precisa entender urgentemente que não existe vida cristã sem o Espírito Santo. Sem Ele o cristianismo é seco, monótono, mundano, nosso trabalho se torna esgotador e a comunhão com Deus morre. Todas as obras de Jesus não teriam sido realizadas sem Ele - Atos 10.38. O mesmo vale para nós. Assim como um corpo sem espírito é um cadáver, não há vida cristã sem o Espírito Santo.

Ignorar Sua presença é tão grave que pode levar uma igreja a se transformar num clube, vivendo como uma organização, ao invés de se comportar como um organismo vivo.

É crucial acreditar que o Espírito Santo é uma pessoa divina – infinitamente santo, sábio, poderoso, carinhoso, sensível e compassivo – e que Ele quer estabelecer um relacionamento de amizade profundo conosco. Precisamos ter comunhão com Ele.

Precisamos ter um relacionamento verdadeiro com Deus, por encima de todas as coisas. Essa é a essência de uma vida plena.

Pr. Nestor de Morais Junior ACIMA DA MÉDIA 13/10/2019

RECADOS COMUNIDADE DATAS

WORKSHOP 15/10 – EMAGRECIMENTO - GERO

PR. DOUGLAS 20/10 – CULTO DA MANHÃ

WORKSHOP 22/10 – LESÕES – RAFAEL MARTINS

PR. FERNANDO 27/10 – CULTO DA NOITE

MAG RUN 01/12 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Referências

Documentos relacionados

 Se os pais dos catequizandos inscritos para iniciar a catequese em agosto de 2020 não participaram de encontros com os catequistas na sua comunidade, poderão

XVIII - Verificado o atendimento das exigências habilitatórias fixadas no edital pelo ofertante da melhor proposta, ou seja, daquela de menor preço que atenda às

Estudar a experiência do serviço de Uroginecologia na clínica de Ginecologia e Obstetrícia do HSPM (Hospital do Servidor Público Municipal) na correção da

entre Estados Unidos e União Soviética ocorreu na Guerra da Coréia (1950- Guerra da Coréia (1950- 1953), quando a Coréia do Norte,.. 1953), quando a Coréia do Norte, com

 Foi Deus que tomou a iniciativa de reconciliar o homem consigo mesmo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da

 Antes de usar sequências de imagens carregadas no Software de Planejamento de Tratamento por Irradiação da Brainlab, sempre compare as imagens exibidas no aplicativo Brainlab com as

A solução concentrada de ampicilina sódica + sulbactam sódico injetável para administração intramuscular deve ser utilizada dentro de 1 hora após

Entender o social mediado pela linguagem é importante para a constituição do que é currículo, do que é escola, pois não necessariamente as traduções e interpretações são dadas