• Nenhum resultado encontrado

FUNSAÚDE EM CASA NUTRIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FUNSAÚDE EM CASA NUTRIÇÃO"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

FUNSAÚDE EM CASA

NUTRIÇÃO

Prof. Caio Farias

Especialista em Oncologia – Resmulti/ICC.

(2)

2015 - TJ-RO - Nutricionista

• 31

QUES TÕES

• 12

QUES TÕES

2015 - TJ-PI -

Analista Judiciário - Nutricionista

• 38

QUES TÕES

• 9

QUES TÕES

Prova FGV - 2014 - Prefeitu ra de

Osasco - SP -

Nutricio nista

• 28

QUES TÕES

• 10

QUES TÕES

TEMA DE HOJE: - OBESIDADE.

- DIABETES.

- CÂNCER.

FGV E NUTRIÇÃO

.

@

caiofnutri

(3)

COMO ESSAS DOENÇAS SE CONECTAM

E SE CORRELACIONAM?

(4)

1) R.S.T., 53 anos, sexo masculino, foi diagnosticado com câncer na língua e iniciou radioterapia. O nutricionista que o acompanha deve levar em consideração os possíveis efeitos agudos e tardios da terapia de radiação relacionados à nutrição. Assinale a opção que apresenta um possível efeito tardio da radioterapia.

A) Fadiga.

B) Disfagia.

C) Mucosite.

D) Perda de apetite.

E) Osteorradionecrose.

@

caiofnutri

(5)

2 - De acordo com a Diretriz Braspen de Terapia Nutricional no Paciente com Câncer (2019), a avaliação de sarcopenia no paciente oncológico engloba métodos de avaliação da massa muscular. Em caso de pacientes idosos com câncer, além da avaliação da massa muscular, deve-se considerar a avaliação de força por meio de:

A)densitometria óssea.

B)bioimpedância elétrica.

C)dinamometria.

D)absortometria radiológica de dupla energia.

E)pesagem hidrostática.

(6)

3 - Paciente do sexo masculino, 45 anos com tumor maligno de esôfago em terço médio inferior, no momento se

encontra em tratamento radioterápico e apresenta limitação da ingestão alimentar, a avaliação nutricional revelou índice de massa corporal de 17 kg/m2 e depleção da musculatura somática.

Assinale a opção em que se encontra a recomendação proteico e energética para esse paciente ganhar peso.

A) 0,8 a 1,0 g/kg/dia e 25 a 30 kcal/kg/dia.

B)1,0 a 1,2 g/kg/dia e 30 a 35 kcal/kg/dia.

C)1,5 a 2,0 g/kg/dia e 35 a 40 kcal/dia.

D)2,0 a 2,5 g/kg/dia e 40 a 45 kcal/dia.

E)2,5 a 3,0 g/kg/dia e 45 a 50 kcal/dia.

(7)

4 - Dados recentes da Organização Mundial da Saúde apontam o câncer como a segunda causa principal de morte em todo o mundo, com 9,6 milhões de mortes em 2018. De acordo com o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica, 2ª edição revisada, ampliada e atualizada, 2015, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a recomendação de quilocalorias por quilo de peso corporal atual, para um paciente oncológico adulto com obesidade em tratamento clínico

(radioterapia e quimioterapia), é:

A) 30 a 35 kcal/kg peso/dia.

B) 20 a 30 kcal/kg peso/dia.

C)15 a 20 kcal/kg peso/dia.

D)20 a 25 kcal/kg peso/dia.

E) 25 a 35 kcal/kg peso/dia.

(8)

5 - O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e uma das principais causas de internação hospitalar. A doença tem

repercussões metabólicas e nutricionais diferenciadas, segundo o tipo de tratamento oncológico e características tumorais de localização, tamanho e estadiamento. Nesse sentido, quanto à fisiopatologia do câncer e dietoterapia em pacientes com a doença, identifique a

alternativa CORRETA.

A - Câncer ou tumor pode ser definido como crescimento descontrolado, disseminado e invasivo de células bem diferenciadas, resultando na formação de massas sólidas tumorais bem delimitadas, com estrutura típica do tecido de origem.

B - Para tratamento de pacientes com sinais e sintomas relacionados à quimioterapia, recomenda-se modificações na dieta, como a restrição de frituras, alimentos gordurosos e líquidos durante as refeições, redução do volume, fracionamento da dieta, mastigação lenta, consumo de sucos, picolés de frutas cítricas e o hábito de chupar gelo para aqueles com disfagia, odinofagia e/ou mucosite.

C - Pacientes com câncer, adultos e idosos, em tratamento antineoplásico devem ter oferta proteica de 0,8 a 1,0 g/Kg/dia e se houver inflamação sistêmica, a oferta proteica deverá ser de 1,2 a 2,0 g/Kg/dia.

D - Para pacientes com câncer submetidos à cirurgia de grande ou médio porte, com estado nutricional de desnutrição ou em risco de desnutrição, é recomendado o uso de fórmulas hiperproteicas com imunonutrientes, na quantidade mínima de 500 mL/dia, iniciando 5 a 7 dias antes da cirurgia.

E - O uso de glutamina, ômega-3 e suplementações vitamínicas e minerais constitui parte das recomendações para terapia nutricional em pacientes críticos com câncer.

@

caiofnutri

(9)

6) A síndrome multifatorial, que pode ocorrer no câncer, caracterizada por perda de massa magra, com ou sem perda de tecido adiposo, que não pode ser totalmente revertida com a terapia nutricional convencional, é denominada como:

A - caquexia.

B - anorexia.

C - sarcopenia.

D - desnutrição.

E - bulimia.

(10)

A caquexia é uma síndrome de perda multifatorial caracterizada por perda involuntária de peso com perda contínua de massa muscular

esquelética com ou sem perda de tecido adiposo

@

caiofnutri

(11)

massa corporal magra

(principalmente músculo); fadiga é

comum, a força

pode ser reduzida e a função física

limitada, Como a funcionalidade é

perdida, os pacientes com câncer podem não

obesos. Nesses pacientes, os

médicos

freqüentemente ignoram a perda muscular devido à

presença de

excesso de gordura e água extracelular.

De fato, a presença de obesidade

sarcopênica é um

(12)

7) Existem fatores regulatórios envolvidos no controle de peso que incluem neurotransmissores cerebrais, hormônios intestinais, entre outros. É correto afirmar que:

A- Na obesidade, a leptina, uma adipocitocina secretada pelo tecido adiposo, inibe o consumo de energia ou aumenta o gasto energético;

B- Os hormônios da tireoide modulam a resposta do tecido às catecolaminas e devem ser verificados nas mulheres especialmente após a menopausa;

C- A grelina é produzida principalmente pelo tecido adiposo e age no hipotálamo para estimular a fome e a alimentação;

D- O peptídeo YY é secretado pelas células endócrinas que revestem o intestino delgado e grosso e inibem a saciedade;

E - Os níveis de serotonina são dependentes da ingestão alimentar de lipídeos.

@

caiofnutri

(13)

8) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O consumo alimentar excessivo também apresenta problemas que se manifestam como obesidade, diabetes, doença cardíaca aterosclerótica, hipertensão arterial e síndrome metabólica.

( ) A obesidade está associada a uma inflamação de alto grau, altas concentrações de marcadores inflamatórios (como proteína C- reativa) e citocinas pró-inflamatórias.

( ) Avaliar o paciente obeso doente representa um desafio ainda maior. As ferramentas de rastreio que identificam um indivíduo como estando em risco somente quando está subnutrido podem classificar o paciente obeso doente como de baixo risco e com menos probabilidade de ser

identificado como tendo maior potencial de morbidade.

A - F – V – V.

B - V – F – V.

C - V – F – F.

D - F – V – F.

E - F – F – V.

(14)

9) Na obesidade, as repercussões clínicas do excesso de adiposidade dependem não apenas de sua magnitude, mas particularmente de sua localização. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta

A) Na obesidade periférica ou ginecoide, os depósitos de gordura estão difusamente distribuídos.

B) O tecido adiposo visceral é mais resistente à lipólise e à ação da insulina.

C) A obesidade central, troncular ou androide é caracterizada por um maior depósito de gordura na região do quadril.

D)O tecido adiposo visceral secreta menores concentrações de adipocinas pró-inflamatórias, como a resistina, quando comparada com o tecido adiposo periférico.

E)O acúmulo de gordura visceral na região central é o mais potente fator de risco coronariano e cardiovascular, comparativamente aos demais indicadores de obesidade.

@

caiofnutri

(15)

10) Nas últimas décadas, a obesidade tem crescido de forma vertiginosa em todo o mundo e está associada a várias repercussões metabólicas importantes. Em relação ao assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é considerado obeso o indivíduo com Índice de Massa Corporal igual ou superior a 30 kg/m2 .

II. Pacientes obesos possuem maiores concentrações de ácidos graxos livres circulantes, resultantes da lipólise das triglicérides, provenientes do tecido adiposo. Assim, quanto maior a quantidade de tecido adiposo, maior a concentração de ácidos graxos circulantes.

III. A produção e a secreção aumentada de citocinas inflamatórias em pacientes obesos podem interferir na ação da insulina sobre a supressão da lipólise.

IV. A gordura visceral pode determinar um aumento na pressão intra-abdominal, cujos efeitos compressivos sobre os rins ativam o sistema renina- angiotensina-aldosterona e contribuem para a elevação da pressão arterial.

A) Apenas I.

B) Apenas I e III.

(16)

11) Os transtornos alimentares são enfermidades psiquiátricas debilitantes, que incluem distúrbios nos hábitos

alimentares com consequências na saúde física e psicossocial. Os pacientes com anorexia nervosa têm aparência e característica típicas. Dentre os sinais e sintomas físicos e clínicos da anorexia nervosa, encontram-se:

A - erosão do esmalte dentário e cabelo seco e quebradiço;

B - amenorreia e lanugo;

C - desidratação e calos nos dedos das mãos;

D - calos nos dedos das mãos e diarreia;

E - dor de garganta e arritmia cardíaca.

@

caiofnutri

(17)

12) A cirurgia bariátrica é uma ferramenta eficaz no tratamento e controle da obesidade mórbida. Após o tratamento clínico longitudinal sem sucesso, realizado por no mínimo dois anos, são considerados candidatos a esse tratamento cirúrgico, EXCETO

(A) Paciente com IMC > 35 kg/m2 associado à apneia do sono.

(B) Paciente com IMC > 30 kg/m2 associado a diabetes tipo II.

(C) Paciente com IMC > 40 kg/m2 independente da presença de comorbidade.

(D) Paciente com IMC 50 kg/m2.

(E) Paciente com IMC > 35 kg/m2 associado à doença articular degenerativa.

(18)

13) A deficiência de insulina por destruição autoimune das células β comprovada por exames laboratoriais é denominada de Diabetes Mellitus

A - tipo 1B.

B - tipo 1A.

C - tipo 2.

D - gestacional.

E - secundária a medicamentos.

@

caiofnutri

(19)

14) De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020, analise as afirmativas abaixo sobre as recomendações nutricionais para indivíduos com diabetes mellitus:

1. Um plano alimentar para um indivíduo com diabetes mellitus deve excluir a sacarose da dieta.

2. Recomenda-se que a adição de frutose aos alimentos seja de no máximo 5% do VET.

3. Recomenda-se que indivíduos com diabetes mellitus tenham a ingestão de carboidratos limitada a 45% do VET.

4. A recomendação de fibras para indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 é de 20 g/1.000 kcal.

5. As recomendações de ingestão diária de vitaminas e minerais para indivíduos com diabetes mellitusseguem as recomendações da população sem diabetes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A - É correta apenas a afirmativa 2.

B - É correta apenas a afirmativa 4.

C -São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.

D -São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

(20)

15) A insulina é um hormônio hipoglicemiante, produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose para produção de energia. A deficiência desse hormônio ou o defeito na sua ação causa hiperglicemia. A Organização

Mundial da Saúde (OMS) acredita que 1 em cada 11 pessoas no mundo tem diabetes. De acordo com a ADA (American Diabetes Association) 2019, o diagnóstico da diabetes é confirmado através dos seguintes resultados de exames,

Glicemia de jejum:

A- ≥126 mg / dL OU Glicemia plasmática após 2h do TOTG (teste oral de tolerância à glicose) ≥200 mg/dl OU A1C (hemoglobina glicada) ≥6,5% OU se paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia ou crise hiperglicêmica, uma glicose plasmática aleatória ≥200 mg / dL.

B -≥99 mg/dL OU Glicemia plasmática após 2h do TOTG ≥196 mg/dl OU A1C ≥6,5% OU se paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia ou crise hiperglicêmica, uma glicose plasmática aleatória ≥200 mg/dL.

C -≥96 mg / dL OU Glicemia plasmática após 2h do TOTG ≥204 mg/dl OU A1C ≥6,5% OU se paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia ou crise hiperglicêmica, uma glicose plasmática aleatória ≥200 mg / dL.

D -≥100 mg / dL OU Glicemia plasmática após 2h do TOTG ≥200 mg/dl OU A1C ≥6,5% OU se paciente com sintomas clássicos de hipoglicemia ou crise hipoglicêmica, uma glicose plasmática aleatória ≤200 mg / dL.

E -≥126 mg / dL OU Glicemia plasmática após 2h do TOTG ≥200 mg/dl OU A1C ≥5,5% OU se paciente com sintomas clássicos de hiperglicemia ou crise hiperglicêmica, uma glicose plasmática aleatória ≤200 mg / dL.

@

caiofnutri

(21)

16) O tratamento e acompanhamento do paciente diabético envolve equipe multidisciplinar, bem como o próprio

paciente, que deve estar atendo a sua alimentação à atividade física e à administração de medicamentos e/ou insulina, quando necessário. Alguns parâmetros bioquímicos devem ser monitorados para melhor prognóstico e

acompanhamento do paciente adulto diabético. Para esse público, dentre os parâmetros bioquímicos:

A - a glicose plasmática capilar pré-prandial é o mais importante parâmetro e deve ser mantida abaixo de 90 mg/dL.

B - o HDL-c para homens e mulheres deve estar abaixo de 40 mg/dL.

C - a glicose plasmática capilar pós-prandial de pico deve estar acima de 180 mg/dL, sendo o parâmetro mais fidedigno do controle da glicemia.

D - o LDL-c deve estar abaixo de 100 mg/dL somente para mulheres.

E - a hemoglobina glicada permite o controle glicêmico a longo prazo, sendo recomendável valores abaixo de 7,0%.

(22)

17) Paciente, 32 anos, sexo feminino, foi diagnosticada com diabetes melittus e encaminhada ao setor de nutrição para acompanhamento nutricional. Nesse caso, o plano alimentar pode conter:

A - frutose proveniente das frutas, mas não sacarose.

B - frutose e sacarose em qualquer quantidade e durante todo o dia C - de 2 a 5% do valor energético total proveniente de sacarose.

D - até 8% do valor energético total proveniente de sacarose E - até 10% do valor energético total proveniente de sacarose.

A OMS recomenda, desde 2015, que a ingestão de sacarose não ultrapasse 5% do valor energético total (VET) diário. Destaca-se que a recomendação de até 10% de sacarose/dia é o mínimo para beneficiar a saúde. No entanto, reduzir essa porcentagem para 5% parece proporcionar efeitos positivos adicionais.

Diretrizes SBD - 2017/2018

@

caiofnutri

(23)

Se é difícil demais pra você, faça por alguém

.

Muito obrigado!

Referências

Documentos relacionados

O basebol e a canoagem apresentam-se como matérias alternativas, no programa de Educação Física escolar, e foram apresentadas com intuito de auxiliar os

4) O valor contratado engloba tão somente a cessão de uso do espaço descrito no objeto deste contrato, ficando por conta do(a) locatário(a) todas as demais despesas para a

A motivação para a realização deste trabalho teve como mote uma primeira apresentação do software SmartMusic ao investigador que, no seguimento da utilização do

Independente do perfil de investimento, com a alta volatilidade do mercado de renda fixa, é bem-vinda uma alocação em títulos pós- fixados que acompanham a alta dos juros

competente, (órgão do estado em que a empresa possui domicilio e residência) dentro da validade na data do envio da documentação. As empresas isentas de

nesta edição Rede descentralizada de consulta de Normas P.1 ISO 9001 para Pequenas Empresas P.2 Marcação CE, uma porta aberta para o mercado Europeu P.3 Projecto Juventude P.3

5º lugar – Monica Augusto Vieira da Fonseca Hermes – 529 ptos. 5º lugar – Leonardo Vagner do Nascimento Moreira –

Além disso, informa que os prazos para a organização do acesso dos(as) estudantes pelos programas de ingresso estão muito curtos. Contudo, o Senhor Presidente